• Nenhum resultado encontrado

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Física - Inglês

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Física - Inglês"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Nome:____________________________________________ Nº: ____ Turma: _____

Este caderno contém questões de:

(2)

Caderno de Atividades

2016

 Fazer os exercícios no caderno, indicando as páginas dos mesmos.

 Exercícios propostos pelo livro didático – Português (Projeto Apoema): páginas 153 a 155.

(3)

Caderno de Atividades

2016

 Os alunos deverão pesquisar e escrever um texto no caderno, de no mínimo 15 linhas, sobre a política do Apartheid na África do Sul.

Orientações de estudo:

 Os exercícios devem ser resolvidos no caderno.

 As correções dos exercícios serão realizadas em sala com o professor.  Fique atento aos comandos verbais das questões.

1. Com base nos seus conhecimentos sobre as características particulares da organização do território, da economia e da sociedade australiana, EXPLIQUE a importância da mineração para o processo de industrialização na Austrália.

2. Além da mineração, APONTE e COMENTE outro setor de destaque na economia australiana. 3. APRESENTE 4 fatores que qualificam a Austrália como um país enriquecido.

(4)

Caderno de Atividades

2016

Tipo  Introduzindo os estudos do Movimento Retilíneo Uniforme. Valor 5,0 pontos.

Tema Cinemática: Movimento Retilíneo Uniforme

Objetivos  Fixar os conceitos básicos da cinemática e introduzir o estudo do Movimento

Retilíneo Uniforme.

Habilidades  Caracterizar o movimento retilíneo uniforme, escrever matematicamente o

referido movimento, operar com unidades de medida e fazer transformações.

Etapas da tarefa  Realização da lista de questões em casa, apresentação e correção em

sala de aula.

Data de entrega  17.10.2016 – 2ª feira (apresentação em sala de aula) – valor: 5,0

pontos, distribuídos da seguinte forma: Apresentação = 2,0 pontos e correção = 3,0 pontos.

Critérios de avaliação  Pontualidade na entrega da atividade, realização das questões e

correção.

Material necessário  Em casa, anotações realizadas no caderno.

O trabalho deverá ser feito individualmente e valerá, no total, 5,0 pontos.

LISTA DE EXERCÍCIOS – CIÊNCIAS/FÍSICA

1. Num Shopping há uma escada rolante de 6 m de altura e 8 m de base que transporta uma pessoa entre dois andares consecutivos num intervalo de tempo de 20 s. A velocidade média dessa pessoa, em m/s, é:

(5)

Caderno de Atividades

2016

2. Um homem caminha com velocidade VH = 3,6 km/h, uma ave com velocidade VA = 30 m/min

e um inseto com VI = 60 cm/s. Essas velocidades satisfazem a relação:

a) VI > VH > VA

b) VA > VI > VH

c) VH > VA > VI

d) VA > VH > VI

e) VH > VI > VA

3. Um veículo passa pelo km 60 de uma rodovia às 8 horas, e logo após as 11 horas e 30 minutos, passa pelo km 445. A velocidade escalar média desenvolvida pelo veículo durante o intervalo de tempo foi de:

a) 110 km/h b) 80 km/h c) 120 km/h d) 130 km/h e) 95 km/h

4. Dois automóveis, A e B, partem num mesmo instante de uma cidade X com destino a outra cidade Y, distante 420 Km de X. O automóvel A faz o percurso em 5 horas e o B, em 6 horas. Pode-se afirmar que:

a) o automóvel B percorreu uma distância maior que a percorrida por A. b) a velocidade escalar média de B é maior que a de A.

c) é possível que, em algum momento, B tenha sido mais veloz que A. d) A esteve sempre na frente de B.

e) A e B não pararam nenhuma vez durante a viagem.

5. A velocidade escalar média de um ônibus que se moveu sempre no mesmo sentido foi de 10 m/s, num certo intervalo de tempo. Isso significa que:

a) o ônibus percorreu necessariamente 10 metros em cada segundo. b) o ônibus iniciou o movimento no espaço de 10 metros.

c) é possível que o ônibus tenha percorrido 10 metros em cada segundo. d) certamente o ônibus nunca parou durante o intervalo de tempo considerado. e) o ônibus não pode ter percorrido 15 metros em algum segundo.

(6)

Caderno de Atividades

2016

6. Um veículo se desloca em uma estrada durante três horas. Na primeira hora ele percorre 70 km; na segunda hora, 80 km, e na terceira hora, 60 km. Qual das respostas abaixo representa o valor da velocidade média do veículo durante o percurso, em km/h?

a) 60 b) 70 c) 80 d) 210 e) 40

7. Tem-se uma fonte sonora no vértice A de uma pista triangular equilátera e horizontal, de 340 m de lado. A fonte emite um sinal que após ser refletido sucessivamente em B e C retorna ao ponto A. No mesmo instante em que a fonte é acionada um corredor parte do ponto X, situado entre C e A, em direção a A, com velocidade constante de 10 m/s. Se o corredor e o sinal

refletido atingem A no mesmo instante, a distância AX é de: a) 10 m b) 20 m c) 30 m d) 340 m e) 1020 m

8. Uma composição ferroviária (19 vagões e uma locomotiva) desloca-se a 20 m/s. Sendo 10 m o comprimento de cada elemento da composição, qual é o tempo que o trem gasta para ultrapassar uma ponte de 100 m de comprimento?

9. A posição de um automóvel em viagem entre duas cidades foi registrada em função do tempo. O gráfico ao lado resume as observações realizadas do início ao fim da viagem.

Com base no gráfico, responda.

a) Quanto tempo, em hora, o carro permaneceu parado?

b) Qual o valor da velocidade escalar média do carro nessa viagem, em km/h?

10. Um trem de 200 m de comprimento, com velocidade escalar constante de 54 km/h, gasta 20s para atravessar completamente um túnel. Qual é o comprimento do túnel, em metros?

(7)

Caderno de Atividades

2016

11. Na Ferrovia Transiberiana, a qual chega a cortar dez fusos horários diferentes, existe um túnel no qual um trem de carga de 140 m de comprimento gasta 7,8 segundos para atravessá-lo completamente. Sabendo-se que esse trem se desloca com velocidade constante de 72 km/h, qual será o comprimento desse túnel em metro?

12. O gráfico da figura ao lado representa a distância percorrida por um homem em função do tempo. Para a situação, responda.

a) Qual o tipo de movimento que está sendo realizado pelo homem, desde t=0s até t=10s, Progressivo ou retrógrado? Explique.

b) Qual o valor da velocidade do homem em t = 20s? Explique.

13. Suponha que um motorista de sua cidade é contratado para levar uma carga até outra cidade que fica 600 km adiante, com a recomendação expressa de que deve entregá-la até as 18h, impreterivelmente. Ele parte então às 6h e viaja com uma média de 50 km/h até o meio dia, quando para em um posto onde almoça e reabastece o veículo, retomando a viagem às 13h. Para que o motorista consiga cumprir o contrato dentro do tempo previsto, qual o valor da velocidade média, em km/h, que ele deverá desenvolver, no restante do percurso?

14. Um estudante a caminho da UFRJ trafega 8,0 km na Linha Vermelha a 80 km/h (10 km/h a menos que o limite permitido nessa via). Se ele fosse interceptado e trafegasse a 100 km/h, quantos minutos ele economizaria nesse mesmo percurso?

15. Após a primeira aula de Cinemática, um aluno analisou o movimento de uma formiga, desenhando sua trajetória, e com um cronômetro marcou em diversos instantes a posição que ela ocupava. Adotou uma origem dos espaços, orientou e graduou a trajetória. O resultado obtido está indicado na figura abaixo.

(8)

Caderno de Atividades

2016

a) Qual foi a posição inicial da formiga?

b) Em que instante ela passa pela origem dos espaços?

c) Considerando as diversas posições ocupadas pela formiga na trajetória representada e os respectivos instantes, o que você poderia dizer que aconteceu com a sua velocidade ao longo do passeio? Ela aumentou, diminuiu ou se manteve a mesma? Explique.

d) Que tipo de movimento a formiga realizou? Justifique sua resposta.

e) Escreva a equação horária do movimento da formiga.

16. O gráfico ao lado ilustra a posição s, em função do tempo t, de uma pessoa caminhando em linha reta durante 400 segundos. Assinale a alternativa correta.

a) A velocidade no instante t = 200s vale 0,5m/s. b) Em nenhum instante a pessoa parou.

c) A distância total percorrida durante os 400 segundos foi 120m. d) O deslocamento durante os 400 segundos foi 180m.

e) O valor de sua velocidade no instante t=50s é menor do que no instante t=350s.

17. Dois móveis A e B, ambos com movimento uniforme percorrem uma trajetória retilínea conforme mostra a figura. Em t = 0, estes se encontram, respectivamente, nos pontos A e B na trajetória. As velocidades dos móveis são vA = 50 m/s e vB = 30 m/s no mesmo sentido.

Considerando as unidades de medida no S.I., para a situação, responda.

a) Qual a equação horária da posição para o móvel A?

b) Qual a equação horária da posição para o móvel B?

c) Em qual ponto da trajetória ocorrerá o encontro dos móveis?

(9)

Caderno de Atividades

2016

18. Numa competição, Fernanda nadou 6,0 km e, em seguida, correu outros 6,0 km. Na etapa de natação, conseguiu uma velocidade escalar média de 4,0 km/h; na corrida, sua velocidade escalar média foi de 12 km/h.

Calcule a velocidade escalar média de Fernanda no percurso total da prova em km/h.

19. Analisando o movimento de um automóvel, obteve-se a tabela abaixo, onde se lê a posição do automóvel em vários instantes do movimento:

a) Qual é o tipo de movimento que o automóvel está realizando? Explique.

b) Qual a equação horária do espaço para o movimento realizado?

20. A companhia Light, em 1910, concessionária da estrada de ferro do Corcovado desde 1906, transforma-a na primeira estrada de ferro do Brasil a ser totalmente eletrificada. O trem elétrico, em movimento uniforme, está prestes a iniciar a travessia de uma ponte de 60m de vão. Sabendo que o comprimento do trem é de 20m, e que a velocidade do trem sobre a ponte mantém em 4m/s, em quanto tempo o trem atravessará a ponte?

Tempo (s) Posição (m) 0 0 3 60 6 120 9 180 12 240

(10)

Caderno de Atividades

2016

 Students for Peace 4.  Páginas 117 e 118.

1) Olhe as pinturas de Tarsila do Amaral. Quais as similaridades que você vê entre elas? Escreva em Inglês.

2) Além das similaridades visuais, os 3 quadros tem alguma coisa a mais. Leia o texto sobre a biografia da Tarsila e responda: O que esses 3 quadros influenciaram?

3) Leia a biografia da página 117 de novo e escreva: The Black Woman, Abaporu, ou Anthropophagy próximo das frases correspondentes.

4) Leia as perguntas. Então, pense em um colega de classe e escreva respostas curtas sobre ele/ela.

5) Baseado na atividade 4, escreva frases com tag questions. Então cheque a informação com um colega de classe que você pensou na resposta da atividade anterior. Siga o modelo. 6) Como Edward Hopper disse, algumas coisas são melhores representadas com a arte visual

do que com palavras. Então, use o espaço abaixo e expresse como as artes visuais são importantes na sua vida. Desenhe, pinte, faça uma colagem, coloque uma foto. Use sua criatividade.

Referências

Documentos relacionados

Deu especial atenção à forma de atendimento prestado nas delegacias especializadas; previu o atendimento por equipes multidisciplinares; criou regras de ampliação do acesso à

Não devemos responder de uma forma defensiva; pelo contrário, tendo consciência do peso da China, devemos ver isso como uma oportunidade e procurar jogar na

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “O Mensageiro de Deus (S) proibiu que a mulher se enfeite para quem não seja seu marido, e se ela o fizer, será um direito de Deus,

412 do Código Civil – Valor que não comporta redução, por não se mostrar excessivo e sobretudo em razão do caráter intuitu personae da obrigação – Dano moral configurado

• Promover a constituição de comunidades de prática nas escolas em parcerias com outras entidades (outras escolas, portuguesas ou de países de língua portuguesa, autarquias, outras

RESUMO - Avaliaram-se dois modelos matemáticos no estudo do fluxo de fósforo no metabolismo de suínos com os objetivos de destacar o modelo mais eficiente e indicar a fonte de

Além desse capítulo de caráter introdutório, o segundo capítulo desta pesquisa está dividida em seis tópicos. O primeiro e sobre as relações de gênero e sexualidade, essa parte

- Diferentes graus de complexidade do modelo neural (evitando sobreaprendizado) - Ensaios com vários Pré-Processamentos alternativos (aumentando desempenho) - Descarte de