• Nenhum resultado encontrado

Cântico Salmo Leitura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cântico Salmo Leitura"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

nesta noite em que rezamos e contemplamos em chave cristã este mistério da vida, não podemos deixar de ter perante o nosso olhar o itinerário da vida na Palavra de Deus. Eu diria que são dois itinerários: primeiro, a origem inicial da vida, em Deus fonte da vida. «E disse Deus faça-se a luz, e a luz aconteceu». E a luz aparece no livro do Génesis como o elemento constitutivo que depois dá origem a todos os outros seres. É ao ritmo desse mistério da luz que Deus pode dizer "façamos o homem à nossa imagem e semelhança". Homem e mulher Ele os criou. «Crescei e multiplicai-vos, enchei a Terra».

No Natal, compreendemos que a paz é um dom de Deus e que é importante, em primeiro lugar, acolhê-lo. Somos chamados a uma verdadeira conversão, voltando-nos para uma criança num presépio. Sem esta conversão do coração, não há paz verdadeira, apenas aparência de paz, como a do imperador Augusto. «Começai em vocês próprios a obra de paz para que, uma vez pacificados vocês mesmos, possais levar a paz aos outros», dizia Santo Ambrósio.

Quando celebramos o Natal, Deus faz nascer em nós a paz de coração. Nós vamos buscá-la à confiança que temos de que Deus ama os homens, todos os homens sem distinção.

Contudo, para muitos dos nossos contemporâneos, entender tal palavra sobre o amor de Deus parece demasiado fácil. São muitos os que procuram seriamente dar um sentido à sua vida, sem, no entanto, serem capazes de acreditar num Deus pessoal que os ama. Estaremos suficientemente atentos àqueles a quem uma procura da fé coloca perante um Deus que lhes parece incompreensível?

No Natal celebramos um Deus que se faz próximo, mas não queremos esquecer que ele permanecerá sempre para além daquilo que podemos compreender. Abramos generosamente o nosso coração e a nossa inteligência a estas duas dimensões do mistério de Deus: à sua proximidade e à sua transcendência.

Nem todos podem compreender estas duas dimensões. Alguns são tocados pela sua presença muito próxima, quase sensível ao seu coração. Outros, como a Madre Teresa, conhecem sobretudo o silêncio de Deus. No entanto, é possível caminhar com Jesus: ele conheceu simultaneamente a grande proximidade e o silêncio ao mesmo tempo. Os Padres da Igreja comentaram muito bem a simultânea encarnação e incompreensibilidade de Deus.

A fé cristã aparece, então, como um risco, como a audácia da confiança. Toda a Bíblia nos conduz a esta confiança: é o Deus absolutamente transcendente que nos vem falar numa linguagem acessível.

Meditar a proximidade de Deus manifestada no Natal provocará sempre o espanto. O Verbo fez-se carne. Deus fez-se vulnerável. Santo Agostinho insiste: a sua palavra torna-se numa pequena criança incapaz de falar. A partir do torna-seu nascimento, Jesus é lançado à precariedade, à instabilidade da existência humana. Imediatamente depois, sofre com Maria e José a perseguição e o exílio.

No Natal, já se mostra a sombra da cruz. Encarnando-se, Deus escolhe revestir a fragilidade humana. Vem habitar as nossas rupturas e os nossos sofrimentos. Cristo junta-se a nós no mais baixo, faz-se homem como nós para melhor nos estender a mão. Pela vinda de Jesus, Deus compromete-se a uma verdadeira partilha. Assume a nossa humanidade e, através dela, a nossa própria pessoa. Em troca, comunica-nos a sua vida.

(2)

Maria é a garantia de que esta partilha é real, pois ela traz a promessa que conduzirá à reconciliação da humanidade com Deus.

Ousemos reconhecer na pequena criança do presépio a presença de Deus, acolhamos a sua paz, e com ela a esperança de paz para o mundo inteiro. No Natal, Deus envia-nos a transmitir esta paz a todo o lado. O nosso mundo precisa de mulheres e de homens corajosos que através da sua existência expressem o apelo do Evangelho à reconciliação.

Recordemos que na história, por vezes bastaram algumas pessoas para fazer inclinar a balança no sentido da paz. A confiança e a coragem de uma mulher, a Virgem Maria, foram suficientes para deixar Deus entrar na nossa humanidade. Deixemo-nos levar por esta confiança e por esta coragem. Podemos lê-las nos olhos desta Virgem com o Menino aqui representada, inspirada no rosto de uma jovem africana.

Natal 1

Cântico Salmo

Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas!

A sua mão direita e o seu santo braço lhe deram a vitória.

O Senhor anunciou a sua vitória, revelou aos povos a sua justiça.

Lembrou-se do seu amor e da sua fidelidade em favor da casa de Israel.

Todos os confins da terra presenciaram o triunfo libertador do nosso Deus. Aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai.

Cantai hinos ao Senhor, ao som da harpa, ao som da harpa e da lira;

ao som de cornetins e trombetas, aclamai o nosso rei e Senhor.

Do Salmo 98 (97) Leitura

Muitas vezes e de muitos modos, falou Deus aos nossos pais, nos tempos antigos, por meio dos profetas. Nestes dias, que são os últimos, Deus falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem fez o mundo. Este Filho, que é resplendor da sua glória e imagem fiel da sua substância e que tudo sustenta com a sua palavra poderosa, depois de ter realizado a purificação dos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas.

Hebreus 1,1-3

ou

Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este primeiro recenseamento efectuou-se quando Quirino era governador da Síria. Todos se

(3)

foram recensear, cada um à sua cidade. José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que estava para ser mãe. Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. Disse-lhes o Anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura». Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados»

Lucas 2,1-14 Cântico

Silêncio

Oração de louvor:

Ó Cristo, os profetas anunciaram a tua vinda, os pobres desejaram-na. - A alegria do nosso coração está em Deus!

Os céus celebraram o teu nascimento; os apóstolos, os mártires, os fiéis de todos os séculos repetiram os Cânticos dos anjos.

- A alegria do nosso coração está em Deus!

A tua Igreja louva-te em todas as línguas, porque viu a tua salvação. - A alegria do nosso coração está em Deus!

Filho de Deus, tu humilhaste-te tornando-te servo, para que nós nos pudéssemos levantar e partilhar a tua glória.

- A alegria do nosso coração está em Deus!

Estávamos nas trevas e tu deste-nos a luz e a força, a paz e a alegria. - A alegria do nosso coração está em Deus!

Conduz-nos à tua vontade de amor; faz de nós um povo que te segue na santidade. - A alegria do nosso coração está em Deus!

Dá-nos corações generosos para escutar a tua Palavra. Produz em nós frutos abundantes. - A alegria do nosso coração está em Deus!

Pai Nosso Oração

Jesus, filho da Virgem Maria, no Natal tu ofereces-nos a mensagem de alegria do teu Evangelho. Quem escuta, quem acolhe os dons do Espírito Santo, tanto de dia como nas vigílias da noite, descobre que com uma fé muito pequena, com quase nada, tem tudo. ou

Jesus Cristo, foram pastores humildes que te encontraram num estábulo. Concede-nos que descubramos a tua presença escondida em nós. Os nossos corações podem dizer-te: Jesus, minha alegria, minha esperança e minha vida.

(4)

Cânticos

Natal 2

Cântico Salmo

Dou-te graças, Senhor, de todo o coração, na presença dos poderosos te hei-de louvar. Inclino-me voltado para o teu santo templo e louvarei o teu nome,

pela tua bondade e pela tua fidelidade, porque foste mais além das tuas promessas. Quando te invoquei, atendeste-me

e aumentaste as forças da minha alma. Todos os reis da terra te louvarão, Senhor, ao ouvirem as palavras da tua boca.

Celebrarão os caminhos do Senhor, pois grande é a sua glória.

O Senhor é excelso, mas repara no humilde e reconhece de longe o soberbo.

Quando estou em angústia, conservas-me a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua mão direita me salva.

O Senhor tudo fará por mim! Ó Senhor, o teu amor é eterno! Não abandones a obra das tuas mãos!

Salmo 138 (137) Leitura

O que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplámos e as nossas mãos tocaram relativamente ao Verbo da Vida, – de facto, a Vida manifestou-se; nós vimo-la, dela damos testemunho e anunciamo-vos a Vida eterna que estava junto do Pai e que se manifestou a nós – o que nós vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também vós estejais em comunhão connosco. E nós estamos em comunhão com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. Escrevemo-vos isto para que a nossa alegria seja completa.

1 João 1,1-4

ou

E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade. João deu testemunho dele ao clamar: «Este era aquele de quem eu disse: ’O que vem depois de mim passou-me à frente, porque existia antes de mim.’» Sim, todos nós participamos da sua plenitude, recebendo graças sobre graças. É que a Lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo. A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi ele quem o deu a conhecer.

(5)

Cântico Silêncio

Oração de Louvor

Jesus, Filho do Deus vivo, esplendor do Pai, luz eterna, - Senhor, nós te louvamos!

Jesus, Rei de Glória, sol de justiça, filho da Virgem Maria, - Senhor, nós te louvamos!

Jesus, Conselheiro maravilhoso, Senhor eterno, príncipe da paz, - Senhor, nós te louvamos!

Jesus, manso e humilde de coração, nosso auxílio e nosso refúgio, - Senhor, nós te louvamos!

Jesus, Deus de paz, amigo dos homens, fonte de vida e de santidade, - Senhor, nós te louvamos!

Jesus, irmão dos pobres, bondade sem medida, sabedoria inesgotável, - Senhor, nós te louvamos!

Pai Nosso Oração

Jesus Cristo, desde o princípio que estavas em Deus. Quando vieste habitar entre os homens, tornaste acessível a humilde confiança da fé. Virá o dia em que poderemos dizer: eu sou de Cristo, eu pertenço a Cristo.

ou

Abençoa-nos, Jesus Cristo. Concede-nos acolher o teu amor. ou

Jesus Cristo, foram pessoas humildes, pastores, que te descobriram num estábulo. Concede que possamos avançar até à claridade da tua presença, escondida em nós. Assim, os nossos corações poderão dizer-te: Jesus, minha alegria, minha esperança e minha vida.

Natal 3

Cântico Salmo

Deus se compadeça de nós e nos abençoe, faça brilhar sobre nós a luz do seu rosto. Sejam conhecidos na terra os teus caminhos e entre as nações, a tua salvação!

Que os povos te louvem, ó Deus! Todos os povos te louvem! Alegrem-se e exultem as nações, porque julgas os povos com justiça e governas as nações sobre a terra.

(6)

Que os povos te louvem, ó Deus! Todos os povos te louvem! O campo dá os seus frutos. Deus, o nosso Deus, nos abençoa. Que Deus nos abençoe;

e o seu temor chegue aos confins da terra! Que os povos te louvem, ó Deus!

Todos os povos te louvem!

Do Salmo 67 (66) Leitura

Beberás do leite das nações, e serás amamentada com a riqueza dos reis; saberás que eu, o Senhor, serei o teu salvador. O teu redentor sou eu, o herói de Jacob. Já não será o Sol que te iluminará durante o dia, nem a Lua, durante a noite. O Senhor será a tua luz eterna, o teu Deus será o teu esplendor. Não se porá mais o teu Sol, e a tua Lua não mais se esconderá, porque o Senhor será a tua luz eterna e terão fim os dias do teu luto.

Isaías 60,16b.18-20

ou

Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há-de apascentar o meu povo de Israel.»Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.» Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho.

Mateus 2,1-12 Cântico

Silêncio Preces

Cristo, Filho de Deus, tu que existias antes do mundo e que vieste à terra para salvar todos os seres humanos, faz de nós testemunhas dessa Boa Nova.

(7)

Sol de Justiça, que brilhaste do seio do Pai e que iluminaste o universo, ilumina todos os que permanecem na sombra da morte.

- Bendito sejas Senhor!

Tu que te fizeste criança e que foste colocado numa manjedoura, renova em nós a simplicidade da infância.

- Bendito sejas Senhor!

Rei de glória que te submeteste a um inefável abaixamento, dá-nos corações de pobres. - Bendito sejas Senhor!

Tu que te tornaste no nosso pão vivo para nos dar a vida eterna, pela tua Eucaristia sê a nossa alegria.

- Bendito sejas Senhor! Pai Nosso

Oração

Jesus Cristo, filho da Virgem Maria, recebe a nossa oração de criança; nós gostaríamos de te entregar tudo, de tudo te confiar.

ou

Abençoa-nos, Jesus Cristo; com o teu amor vens sarar as feridas do nosso coração. Cânticos

Referências

Documentos relacionados

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós

Descrição: Organizações da sociedade civil brasileiras podem enviar propostas para o Prêmio Internacional Dubai para Melhores Práticas para Melhorar o Am- biente

Produtos de máxima confiabilidade que disponibilizam de numerosos recursos standard e que se ajustam as necessidades específicas do cliente com a finalidade de incrementar

SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. HINO DE LOUVOR- Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos

Glória Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós

Leitor – Envia-nos, Senhor Jesus, o Espírito de Sabedoria, para que os nossos seminaristas e os jovens da nossa Diocese possam compreender o projeto de Deus a seu

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós

- Senhor Jesus, nós te pedimos pela Igreja, para que só se glorie de Cristo crucificado, força e sabedoria de Deus, e siga sempre pelo caminho que conduz à vida.. -