• Nenhum resultado encontrado

Manual do Usuário. iotechcontrol

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Usuário. iotechcontrol"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

www.iotechautomacao.com.br 1

Manual do Usuário

iotechControl

Manual v1.0.1 4T17 21/10/2017

Parabéns,

Você acaba de adquirir um produto com a qualidade iotech Automação, produzido no Brasil com a mais alta tecnologia de fabricação. Este manual, mostra todas as funcionalidades e a correte instalação deste equipamento.

(2)

www.iotechautomacao.com.br 2

1. DESCRIÇÃO GERAL

O iotechControl tem por finalidade controlar e monitorar remotamente equipamentos (como centrais de alarmes, centrais de eletrificação de cercas, motores eletrônicos de portões), através de aplicativo de celular, possibilitando também ligar e desligar qualquer tipo de carga elétrica (motores, ar condicionados e outros).

A arquitetura do sistema se baseia em serviços na nuvem (cloud services), no qual o seu dispositivo, através de comunicação criptografada, transmite os dados de estado do equipamento monitorado em tempo real. Toda infraestrutura de rede está disponibilizada em nossos servidores, bastando apenas uma conexão de internet, ou seja, sem a necessidade de configurações avançadas da rede local de dados.

Figura 1 – Exemplos1 de uso do dispositivo

Observação: consulte nosso site para verificar a compatibilidade do iotechControl com o equipamento a ser monitorado. Caso não esteja listado ou em caso de dúvidas, confira nossos

fóruns ou entre em contato através do e-mail contato@iotechautomacao.com.br.

2. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Tensão de Alimentação: 12 a 20VCC

Corrente máxima: 200mA Consumo: 2W

Dimensões: C:100mm x L:80mm x H:42mm Peso: 200g

Protocolo de comunicação: TCP-IP

Corrente máxima fornecida pela saída de sirene (SIR): 400 mA Tensão máxima nas portas de entrada: 12VCC

Tensão máxima na porta de saída: 5VCC

(3)

www.iotechautomacao.com.br 3

3. MODO DE OPERAÇÃO

O iotechControl possui 2 (duas) portas de entrada e 1 (uma) porta de saída. A lógica de funcionamento é definida pelo aplicativo embarcado (firmware). Portanto, cada finalidade de uso possui seu respectivo firmware.

As portas de entrada são capazes de ler sinais digitais, e porta de saída é capaz de emitir sinal digital. Através de firmware, é feito a interpretação dos sinais de entrada e o comando necessário para o sinal de saída.

Equipamentos como central de alarme, centrais de eletrificação de cercas e portões eletrônicos utilizam saídas digitais para indicar o estado de ligado ou desligado, violação de segurança, final de percurso, e entradas digitais para receber comandos de liga e desliga.

Com isso, para utilizar de forma plena o dispositivo, utilize as duas entradas digitais para expor os principais estados de operação de seu equipamento (ligado/desligado e alarme ativo/não ativo, fim de curso aberto e fim de curso fechado) e a saída digital para acionar o seu equipamento (ligar/desligar).

Para a correta utilização, é importante conhecer seu equipamento para a correta instalação do seu iotechControl. Qualquer dúvida, entre em contato com um profissional qualificado ou envie um e-mail para contato@iotechautomacao.com.br.

4. INSTALAÇÃO

As principais portas frontais do iotechControl são ilustradas na figura 1.

Figura 2 – Portas de conexão do iotechControl

Porta 1 – Ethernet RJ-45 Porta 2 – Terra (-) Porta 3 – Positivo (+) Porta 4 – Entrada digital Porta 5 – Entrada digital Porta 6 – Saída digital Porta 7 – Sem uso

(4)

www.iotechautomacao.com.br 4

5. EXEMPLOS DE USO

5.1. Centrais de cerca eletrificada

Para centrais onde a indicação de ligado/desligado utiliza uma porta específica (porta LED, por exemplo), a indicação de violação (porta SIR, por exemplo) e a atuação através de pulso NEGATIVO (porta LIGA, por exemplo), o esquema de ligação entre a central e o iotechControl deverá ser:

2 – Sinal de referência ou Terra (-) 3 – Positivo (+)

4 – LED

5 – SIR (positivo) 6 – LIGA

Figura 3 – Exemplo de portas digitais de central de cerca eletrificada

5.2. Centrais de alarme

Para centrais onde a indicação de ligado/desligado e a atuação através de RETENÇÃO utiliza uma porta específica (porta Z1, por exemplo), a indicação de violação (porta SIRENE, por exemplo), o esquema de ligação entre a central e o iotechControl deverá ser:

2 – Sinal de referência ou Terra (-) 3 – Positivo (+)

4 – Jumper com entrada 62

5 – SIRENE (positivo) 6 – Z1

Figura 4 – Exemplo de portas digitais de central de alarme

2 Confirme se o acionamento via controle remoto IR altera o estado da porta Z1. Caso contrário, utilize outro

(5)

www.iotechautomacao.com.br 5

5.3. Portão eletrônico

Para portões onde o acionamento do motor se dá através de pulso utiliza uma porta específica (porta BOT, por exemplo), a indicação de fim de curso aberto (porta A, por exemplo) e a indicação de fim de curso fechado (porta F, por exemplo), o esquema de ligação entre o motor e o iotechControl deverá ser:

2 – Sinal de referência ou Terra (GND) 3 – Positivo (12VCC)

4 – A 5 – F 6 – BOT

Figura 5 – Exemplo de portas digitais de portões eletrônicos

6. APLICATIVO DO CELULAR

O usuário deve baixar da loja de aplicativos do seu celular e instalar o iotech Control®. É importante autorizar o aplicativo emitir notificações para recebê-las nos alertas de eventos do equipamento monitorado.

Ao instalar, o usuário deve criar um usuário utilizando como login um número telefone e uma senha.

Figura 6 – Tela inicial de registro de usuário

Observação: o usuário deve ter acesso ao celular com o número de telefone cadastrado, pois será enviado um SMS de confirmação do cadastro.

(6)

www.iotechautomacao.com.br 6

Para sua segurança, digite uma senha de sua escolha e memoriza-a para futuras recuperações de dados.

Figura 7 – Digite sua senha

Será enviado para o número de celular cadastrado um SMS com o código de confirmação (com 4 dígitos) para autenticação do usuário.

Figura 8 – Recebimento do código de confirmação

(7)

www.iotechautomacao.com.br 7

Após isso, basta adicionar o seu dispositivo iotechControl digitando o código do dispositivo e um nome para ele. Este nome será usado nas mensagens de notificação para identificar qual item do usuário emitiu o alerta.

Figura 9 – Tela para adicionar um dispositivo para monitoramento e controle

Figura 10 – Etiqueta com o código do dispositivo em destaque.

Após adicionar o código do seu dispositivo3, você já está pronto para controlar e monitorar seu

equipamento.

Figura 11 – Lista de dispositivos monitorados4

Na tela do seu equipamento estará as principais informações e o botão de acionamento, caso seu iotechControl esteja conectado a internet.

3 O código do dispositivo é pessoal, intransferível e garante sua privacidade. Recomendamos não compartilhar. 4 Verifique a quantidade de dispositivos permitidos para monitoramento no seu plano de serviços.

(8)

www.iotechautomacao.com.br 8

No momento de ocorrência dos principais eventos, você será notificado através de push notification. Por isso, é importante, no momento da instalação, o usuário autorizar o aplicativo emitir notificações.

Figura 12 – Notificação de equipamento ligado Figura 13 – Tela de monitoramento e controle do equipamento ligado

Figura 14 – Notificação de equipamento desligado Figura 15 – Tela de monitoramento e controle do equipamento desligado

(9)

www.iotechautomacao.com.br 9

Figura 16 - Notificação de equipamento Figura 17 – Tela de monitoramento e controle do equipamento com evento

Observação: as telas e os comandos mudam de acordo tanto com o equipamento monitorado, como também com a plataforma do seu celular. Em caso de dúvida, consulte nosso site para mais informações.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

• Não tente ajustar ou modificar o aparelho sem orientação técnica especializada. • A manutenção só poderá ser feita por pessoas indicadas pela iotech Automação. • O proprietário do aparelho deve testar o equipamento pelo menos uma vez por semana

para ter certeza que o mesmo esteja funciondo adequadamente. • Não instale em locais que crianças ou animais possam ter acesso.

• O equipamento não deverá se instalado em ambientes externos a fim de evitar exposição ao sol e chuva.

• O equipamento não deverá ser instalado dentro de armários, guarda-roupas ou locais não ventilados.

• Este aparelho não se destina à utilização por pessoas (inclusive crianças) com incapacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experiência e conhecimento, a menos que tenham recebido instruções referentes à utilização do aparelho ou estejam sob a supervisão de uma pessoa responsável pela sua segurança.

• Recomenda-se que as crianças sejam vigiadas para assegurar que elas não estejam brincando com o aparelho.

• Sempre desconecte a alimentação dos equipamentos elétricos antes de fazer qualquer manutenção ou interligação deste módulo de controle.

(10)

www.iotechautomacao.com.br 1

0

TERMO DE GARANTIA

A IOTECH AUTOMAÇÃO garante este aparelho por um período de 1 (um) ano a partir da data de aquisição, contra defeitos de fabricação que impeçam o funcionamento dentro das características técnicas especificadas do produto. Durante o período de vigência da garantia, a iotech Automação irá reparar (ou trocar, a critério próprio), qualquer componente que apresente defeito.

Excetuam-se da garantia os defeitos ocorridos por:

• Instalação fora do padrão técnico especificado neste manual; • Uso inadequado;

• Violação do equipamento;

• Fenômenos atmosféricos e acidentais.

A visita de pessoa técnica a local diverso dependerá de autorização expressa do cliente, que arcará com as despesas decorrentes da viagem, ou o aparelho deverá ser devolvido a empresa vendedora para que seja reparado.

IOTECH

T

ECNOLOGIA DA

I

NFORMAÇÃO

L

TDA

.

Avenida Gabriel Correa Pedrosa, 180, Sala 10 Parque 10 de Novembro,

Manaus-AM, 69055-011 www.iotechautomacao.com.br contato@iotechautomacao.com.br

Referências

Documentos relacionados

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Várias foram as teorias criadas pela doutrina para realizar a diferenciação entre dolo eventual e culpa consciente. De acordo com a Teoria do Consentimento, que

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Durantes nove dias, 30 de abril a 11 de maio, a CEDEAO for- mou em Eurotrace SQL quatro colaboradores do INE, dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, um do Depar- tamento

Os Investidores, ao aceitarem participar da Oferta, por meio da assinatura do Pedido de Reserva, serão convidados, mas não obrigados, a outorgar, de forma física ou