• Nenhum resultado encontrado

Instituto Rubem Alves Plano Anual 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instituto Rubem Alves Plano Anual 2015"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Instituto Rubem Alves – Plano Anual 2015

Proponente: Instituto Rubem Alves – CNPJ nº 17.030.336/0001-08

Período: 01/01/2015 a 31/12/2015

Segmento: Patrimônio Cultural – Preservação de acervos - Plano Anual – Lei Rouanet - Artigo 18

Resumo

Promover a manutenção e a expansão das atividades do Instituto Rubem Alves, associação sem fins lucrativos e de interesse publico, fundada pelo escritor e educador Rubem Azevedo Alves e sua família. O presente projeto visa manter as ações do Instituto, cujo foco está na preservação do acervo do autor, na disseminação e fruição do patrimônio intelectual e cultural de sua obra, visando aproximar o público através da exposição permanente do seu acervo. O Instituto realiza também ações com foco na literatura, no incentivo à leitura e na implantação de bibliotecas, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor.

Descrição

O Instituto Rubem Alves é uma associação aberta, sem fins econômicos e de interesse publico, fundada pelo escritor e educador Rubem Azevedo Alves e sua família.

Sensível à poesia da vida e à beleza abrigada em cada parte do mundo, Rubem Alves renova a força da alma humana e inspira lirismo e sabedoria por uma vasta obra que já tocou e encantou gerações inteiras. Com mais de 160 títulos publicados e distribuídos em 12 países, o educador, teólogo e, acima de tudo, humano autor, ilumina o cotidiano de quem se identifica com suas ideias e desafia a inteligência daqueles que ainda não puderam provar o gosto de suas palavras - deliciosamente leves de sentir.

Buscando semear o patrimônio intelectual e cultural do autor, o Instituto Rubem Alves visa aproximar o público às suas obras através da exposição permanente do seu acervo, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor. O espaço conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros, suas apropriações populares, adaptações e objetos relacionados. Também estão expostos prêmios e títulos recebidos por Rubem Alves, documentando a trajetória do escritor e educador.

A sua missão é ser um marco na educação, através do desenvolvimento de programas inovadores e alternativo.

(2)

Objetivos

Objetivos Gerais

O projeto visa a manutenção do INSTITUTO RUBEM ALVES proporcionando seu funcionamento enquanto:

 Local de preservação do Acervo do Escritor Rubem Alves;  Exposição Permanente do Acervo do Escritor Rubem Alves;  Biblioteca Rubem Alves – Portal do conhecimento;

 Auditório para palestras, oficinas e cursos (50 lugares);  Feira Permanente de Livros;

 Espaço para Eventos Culturais e literários;

Feira permanente de livros

 Promover ações para a formação de leitores;

 Promover ações de conscientização a respeito da importância do livro e da leitura;

 Ampliar os espaços de acesso à leitura no município;

 Desenvolver atividades de formação permanente para os mediadores de leitura;

 Apoiar a criação e a produção literária na cidade;

 Promover o diálogo com a sociedade no que concerne à literatura;

 Gerar resultados mensuráveis num determinado prazo;

 Dotar o Programa de estrutura governamental mínima ao atendimento das demandas da política municipal do livro, leitura e bibliotecas.

Espaço para eventos culturais e literários

Nosso objetivo é Criar um espaço com variedades culturais, como exposições, noite de autógrafos, eventos de música e dança, literatura e teatro; promovendo a sociedade o acesso, informação e contato com as diferentes formas de arte e cultura.

Objetivos Específicos

 Preservação de acervos culturais e literários;

 Promover a preservação do pensamento do autor enquanto patrimônio imaterial;

 Promover a inserção social pela cultura e educação;

 Desenvolver atividades de interação com programas governamentais;  Cursos e oficinas de cultura e literatura;

 Integrar as ações sociais e comunitárias com cidadania e cultura;

 Organizar e desenvolver eventos literários: feiras, congressos, seminários, palestras, exposições e fórum de debates;

 Estimular e organizar a formação de bibliotecas;

 Desenvolver livros impressos, informativos e material de apoio didático;  Formação de público para a literatura e para arte;

(3)

Justificativa

Buscando preservar e semear o patrimônio intelectual e cultural do autor, o Instituto Rubem Alves visa aproximar o público às suas obras através da exposição permanente do seu acervo, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor. O espaço conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros, suas apropriações populares, adaptações e objetos relacionados. Também estão expostos prêmios e títulos recebidos por Rubem Alves, documentando a trajetória do escritor e educador.

Além do acesso à cultura e sua valorização, o projeto mostrará ao público, através da obra de Rubem Alves, a importância da educação para o desenvolvimento do indivíduo e de todo um grupo social. Para isso, a exposição propõe mostrar que a cultura é a base da educação, seja ensinada nas escolas ou aprendida na sociedade e reafirmar que a educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado, sendo o aprendizado o fator primordial no desenvolvimento da personalidade, exato propósito da vida humana.

A exposição será totalmente gratuita e voltada para todo o tipo de público. Há um calendário mensal pré-determinado, com visitações gratuitas semanais de escolas (públicas e particulares), adultos, terceira idade e pessoas com necessidades especiais com monitoria. Em seguida acontece uma oficina com textos literários do autor para a realização de dinâmicas de aprendizagem e crescimento intelectual e cultural do público alvo.

Através do conhecimento da trajetória da vida do autor e do seu conhecimento intelectual e cultural, a região tem como contribuição a construção de um saber mais crítico, aprofundado de si próprio, do outro e da sociedade que está inserido, estimulando em nossa sociedade (crianças, jovens, adultos e 3º idade ) a ampliação do conhecimento literário , da criação de um senso crítico aguçado e da formação da autonomia e maior capacitação do cidadão.

CONTRAPARTIDAS

Plano de Acessibilidade

O espaço do Instituto Rubem Alves tem rampas de acesso para facilitar a locomoção de idosos e pessoas com algum tipo de dificuldade em sua mobilidade motora. O prédio foi escolhido com o intuito de permitir atividades direcionadas a esse público. O Instituto oferece um conjunto de atividades gratuitas com programações semanais pré-determinadas a todas as faixas etárias, sempre desenvolvendo trabalhos com grupos portadores de necessidades especiais.

Democratização de Acesso

A visitação do acervo do Instituto é totalmente gratuita e aberta a toda a população. O Instituto tem um calendário anual onde ocorre periodicamente a visitação gratuita de

(4)

instituições e escolas públicas oriundas de comunidades de alta vulnerabilidade. Nessas visitas, além da apresentação do acervo e da visita à exposição permanente, são organizadas atividades lúdicas através de peças de teatro e contação de histórias onde são trabalhadas temáticas presentes na obra de Rubem Alves como:

 respeito às diferenças

 a importância de compartilhar

 capacidade de transformação pelo amor  a magia da palavra

 superação

 valorização do eu

Detalhamento da Proposta

- Sinopse

Não se aplica a esta proposta. - Impacto Ambiental

A sede do Instituto segue as normas vigentes de segurança, higiene e prevenção de acidentes e contra impactos ambientais.

Plano Básico de Divulgação

O projeto se compromete a fazer constar a logomarca do Ministério da Cultura em todos os produtos, peças gráficas e de propaganda referentes à mídia e à divulgação do projeto supracitado, de acordo com o que determina a Port/MinC/219/97. Constarão como peças gráficas do projeto: banner, convite, flyer, anúncio nas redes sociais, site e anúncio de jornal.

O plano de mídia do projeto será estrategicamente aplicado no decorrer do ano através da consultoria prestada por uma assessoria de imprensa contratada.

Plano de Distribuição

PRODUTO

Preservação de acervo (principal): 300 visitas por mês/ 3600 visitas – distribuição gratuita.

PRODUTO

Oficinas / cursos/ palestras: 4 oficinas por mês para 20 pessoas: 960 vagas – distribuição gratuita.

(5)

Etapas de trabalho

Manutenção e Visitação do acervo; Curso de capacitação para professores;

Oficinas educacionais: confecção de jogos educativos, de histórias em quadrinhos; trabalho; com jornal; dinâmicas de aula com música; contação de histórias e oficinas de fantoches;

Montagem de peças de teatro segundo a temática estudada; Apresentações teatrais;

Bate papo com o autor Rubem Alves; Projeto Biblioteca - incentivo a leitura.

Especificações Técnicas/

Projeto Pedagógico das oficinas e das atividades de visitação

Visitação ao acervo

Objetivo geral:

Expor toda a obra do autor em meio de eternizá-las. Objetivo específico:

Promover a preservação do pensamento do autor enquanto patrimônio imaterial; desenvolver o senso crítico, despertar a imaginação e o lúdico em cada visitante. Justificativa:

Buscando preservar e propagar o patrimônio intelectual e cultural do autor, o Instituto Rubem Alves visa aproximar o público ás suas obras, através da exposição

permanente do seu acervo, incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do autor, além de mostrar através da obra de Rubem Alves, a importância da educação para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

Carga Horária Completa:

Duas visitações semanais, de uma hora e meia cada. Cliente/Público Alvo:

(6)

Educadores de escolas públicas e particulares de Campinas e Região.

Adultos que apreciem a obra do autor, incluindo idosos, cadeirantes de todo o Brasil. Metodologia aplicada:

Através de recepcionistas capacitados os alunos serão introduzido á obra do autor, com uma exposição das informações sobre a trajetória do mesmo, no fim passará um vídeo do autor e será aberto para questões pendentes.

Cursos de Capacitação para arte-educadores

Objetivo geral:

Firmar o construtivismo educacional. Objetivo Específico:

Resgatar no educador, o desejo de ser o melhor instrumento de propagação de conhecimento ao aluno, estimular o educador a acreditar na arte-educação, incentivar o uso do lúdico e da imaginação nas aulas.

Justificativa:

Se for analisada a educação atual brasileira fica claro, a defasagem de conteúdo, a falta de incentivo ao professor, alunos sem estímulo a aprender e escolas/lojas que vendem a educação. O curso de capacitação é para modificar esse cenário para retomarmos o desejo de se aprender e de se ensinar.

Carga Horária Completa:

4 palestras mensais, de 3 horas cada, sendo 2h15 de palestra expositiva e 45 minutos de bate papo.

Cliente/Público Alvo:

Educadores de escolas públicas e particulares do Brasil. Metodologia Aplicada:

Palestras expositivas sobre como reaver a vontade de educar e aprender, mostrar a vocação aos arte-educadores e métodos construtivistas de aprendizagem. Ao fim será aberto um espaço aberto de interação do palestrante e dos arte-educadores.

Oficinas de arte-educação:

confecção de jogos educativos, de histórias em

quadrinhos, trabalhos com jornal, dinâmicas de aula com música, contação de história e oficinas de fantoches, montagem de peças de teatro segundos a temática estudada.

(7)

Objetivo geral:

Despertar o lúdico e a imaginação das crianças para despertar a curiosidade de aprendizagem.

Objetivo Específico:

Iniciar o pensamento crítico nas crianças, despertar o gosto pelo debate de assuntos cotidianos, iniciar a bagagem cultural e intelectual das crianças.

Justificativa:

Em meio a um mundo cada vez mais tecnológico, a rapidez é vista como quesito principal para se viver nas eras modernas, porém são deixados para trás, pontos chaves na criação do indivíduo, o robotizando. Como busca de trazer a tona valores esquecidos, as oficinas visam criar mentes coerentes com a época contudo com um toque especial: Pensantes.

Carga Horária Completa:

4 oficinas mensais, de três horas cada. Cliente/Público Alvo:

Faixa etária de 7 a 17 anos, alunos de escolas públicas e particulares de Campinas e região.

Metodologia Aplicada:

Método construtivista de aprendizagem, com troca mutua de conhecimento entre aluno e professor, de maneira informal que deixe a criança à vontade, para que possa extrair das oficinas novos conhecimentos e curiosidades.

Apresentações Teatrais

Objetivo Geral:

Expor diferentes formas de eternizar o modo como o autor vê o mundo. Objetivo Específico:

Prender a atenção dos telespectadores como meio de aprendizagem, promover a cultura, e instigar o telespectador sobre temas atuais e cotidianos.

Justificativa:

Na vida corrida atual, é necessário o espaço para a cultura e nada melhor que peças teatrais para preencher esse espaço. Pois nem a televisão nem o cinema mostram tamanha realidade e emoção envolvente que o teatro.

(8)

Carga Horária Completa:

1 vez por mês, com 2 horas e meia. Cliente/Público alvo:

Faixa etária 14 a 17 anos, alunos de escolas de Campinas e região. Metodologia:

Apresentação das peças teatrais.

Projeto Biblioteca

Objetivo Geral:

Disponibilizar todas as obras do Rubem Alves e de autores referentes de Rubem Alves.

Objetivos específicos:

Aumentar a bagagem intelectual, estimula a busca a novos autores e visões sobre determinados temas.

Justificativa:

Em meio a tanto conteúdo tecnológico, o manuseio de livros é colocado em segundo plano, a Biblioteca visa reintroduzir o uso de livros para aumentar o conhecimento. Carga horária:

Disponível de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Cliente/Público alvo:

Faixa etária de 17 a 26 anos, alunos de ensino médio e superior de Campinas e região./ Educadores de escolas, faculdades e universidades públicas e particulares de Campinas e região.

Metodologia Aplicada: Livre manuseio de livros.

Ficha Técnica

Proponente: Instituto Rubem Alves Supervisão: Raquel Alves

Coordenação de comunicação e Marketing: Ana Paula Hunziker Conceito/Identidade Visual: Studios Mb

(9)

Coordenação Educativa: Maria Angélica Hunziker Produção Executiva: Marcos Mendes da Rocha

Referências

Documentos relacionados

Interestingly, other copies of potentially active elements in this family did not contain an intron, although alignment of the element’s intron (Tn14-94) with other transposon

Para tanto, submeteu-se o sêmen aos diluidores tris-gema de ovo e leite desnatado-glicose, e processado com ou sem centrifugação do plasma seminal, em que se ava- liaram os

Atividades: providenciar um endereço eletrônico para envio dos resumos e recebê-los; conferir os resumos com base nas normas estabelecidas e tomar as providências

Na Figura 1, podemos visualizar que os elementos que mais foram associados à utilização de jogos no ensino de matemática, como os mais importantes

No período de 1 a 11 de junho aconteceu a primeira edição da Feira de Troca de Livros para alunos e colaboradores do SENAI Sorocaba. O objetivo dessa campanha foi incentivar

Os valores dos parâmetros observados para altura da parte aérea e diâmetro do colo, seguidos pela taxa relativa de crescimento em altura (t) e a percentagem

x Avaliar e comparar, por meio de análises estatísticas e ferramentas de bioinformática, o polimorfismo de cinco SNPs, já descritos na literatura, presentes nos genes receptores

Agora você é capaz de saber onde é o lugar que você deseja conhecer, como chegar, que dias ele está aberto ou fechado e quanto pagar para visitá-lo ao ler um panfleto turístico,