• Nenhum resultado encontrado

FC Porto - Fenerbahçe SK DOSSIER DE IMPRENSA Estádio do Dragão, Porto Quarta-feira 17 de setembro de CET Grupo G - Jornada 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FC Porto - Fenerbahçe SK DOSSIER DE IMPRENSA Estádio do Dragão, Porto Quarta-feira 17 de setembro de CET Grupo G - Jornada 1"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Conteúdos

7 - Informações UEFA 1 - Retrospectiva

8 - Constituições das equipas 2 - Factos e números do jogo

9 - Factos e números da prova 3 - Plantel

10 - Factos e números das equipas 4 - Treinadores

11 - Legenda 5 - Árbitros e delegados

6 - Competições internas

Este dossier de imprensa inclui informação relativa a este jogo da UEFA Champions League. Para mais informação detalhada e exaustivas estatísticas da competição, por favor consulte o dossier de imprensa da jornada em questão, cujo "download" pode ser efectuado em: http://pt.uefa.com/uefa/mediaservices/presskits/index.html

Retrospectiva

Depois de levar a Espanha ao triunfo no UEFA EURO 2008™, Luis Aragonés sonha com o título europeu de clubes, numa altura em que o Fenerbahçe SK inicia a campanha no Grupo G com uma deslocação ao terreno do FC Porto. • O FC Porto, que já conquistou por duas vezes a Taça dos Clubes Campeões Europeus, vai ser o primeiro teste para Aragonés, que nunca defrontou um clube português ao longo de uma carreira de mais de 40 anos nas competições europeias, como jogador e treinador. No entanto, o espanhol, que não participa na mais importante das provas europeias desde 1978, não será o único elemento do Fenerbahçe com motivos para sonhar.

• Na época passada, sob o comando do brasileiro Zico, o clube de Istambul chegou pela primeira vez até aos quartos-de-final da UEFA Champions League. Depois, alguns dos seus jogadores, com destaque para o avançado Semih Şentürk (que marcou três golos), ajudaram a selecção da Turquia a alcançar as meias-finais do UEFA EURO 2008™, onde perdeu de forma tangencial ante a Alemanha.

• Este é a sexta presença consecutiva do FC Porto na fase de grupos e só por uma vez é que os "dragões" falharam a passagem aos oitavos-de-final.

• Na época passada, a equipa portuguesa somou três vitórias, dois empates e uma derrota, vencendo o seu grupo à frente do Liverpool FC, conjunto que chegaria até às meias-finais. No entanto, o FC Porto foi eliminado pelo FC Schalke 04 nos oitavos-de-final. Ambas as equipas venceram os seus jogos em casa por 1-0 e no desempate por grandes penalidades, no Estádio do Dragão, os alemães foram mais eficazes e impuseram-se por 4-1.

• O Fenerbahçe está a disputar a fase de grupos pela quarta vez em cinco épocas, um ano depois de ter realizado a melhor campanha europeia da sua história.

• Na época passada, os turcos começaram por afastar o RSC Anderlecht na terceira pré-eliminatória, conseguindo depois o segundo lugar no seu grupo, fruto de três vitórias, dois empates e uma derrota. O embate ante o Sevilla FC nos oitavos-de-final foi muito equilibrado e terminou empatado 5-5, pois ambas as equipas venceram os jogos em casa por 3-2. No desempate por penalties, a equipa de Istambul venceu por 3-2. Nos quartos-de-final, o Fenerbahçe impôs-se por 2-1 na recepção ao Chelsea FC e ainda chegou a sonhar com a qualificação, mas depois não evitou uma derrota, por 2-0, em Stamford Bridge.

Actualizado em 17.09.2008 10:09:25CET pt.uefa.com

Retrospectiva 1

Quarta-feira 17 de setembro de 2008 - 20.45CET

(2)

• O FC Porto só sofreu uma derrota nos últimos 20 encontros nesta competição que disputou frente aos seus adeptos, conseguindo dez vitórias. É uma estatística que pode provocar preocupações ao Fenerbahçe, tanto mais que nos últimos oito jogos longe de Istambul a contar para a UEFA Champions League os turcos não conseguiram melhor que dois empates e seis derrotas.

• A equipa de Jesualdo Ferreira sagrou-se campeã nacional e garantiu automaticamente o apuramento para a fase de grupos de 2008/09, enquanto o Fenerbahçe, que foi segundo na Liga turca, teve de passar por duas

pré-eliminatórias.

• Os jogadores de Aragonés começaram por afastar de forma contundente os campeões húngaros do MTK Budapest com um resultado total de 7-0. Roberto Carlos (15 minutos) e Selçuk Şahin (58') fizeram os golos do triunfo, por 2-0, na primeira mão em Istambul, antes de Semih ser a grande figura do encontro da segunda mão, ao marcar quatro golos (5', 61', 79' e 81') na goleada do Fenerbahçe, por 5-0, com Emre Belözoğlu (66') a marcar o outro golo em Budapeste, de penalty.

• O FK Partizan vendeu mais cara a eliminação na terceira pré-eliminatória, tendo estado a vencer na primeira mão em Belgrado, por 2-0, com golos de Veljko Paunović (10 minutos) e Miloš Bogunović (14'). No entanto, o Fenerbahçe conseguiu empatar mercê de uma grande penalidade de Alex e um golo do espanhol Daniel Güiza (50'), que se estreou a marcar pelo clube. Na segunda mão, os turcos venceram por 2-1 frente aos seus adeptos, com Semih (28') e Alex (58') a darem vantagem à equipa de Istambul e Zoran Tošić (76') a marcar o golo de honra dos visitantes. • Esta é apenas a terceira vez que o FC Porto vai defrontar uma equipa da Turquia. Os portistas afastaram o Denizlispor, por um total de 7-3, na quarta ronda da Taça UEFA de 2002/03, sendo que na fase de grupos da UEFA Champions League da época passada triunfaram nos dois embates contra o Beşiktaş JK, ganhando por 1-0 em Istambul e por 2-0 no Porto.

• O Fenerbahçe sofreu a derrota mais pesada do seu historial europeu na primeira visita a Portugal, sendo derrotado por 7-0 pelo Benfica na primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1975/76.

• Os turcos foram mais felizes na segunda deslocação a Portugal, triunfando em casa do Vitória de Guimarães, por 3-2, e conseguindo ultrapassar a primeira eliminatória da Taça UEFA de 1990/91 com um total de 6-2.

• O médio do FC Porto, Raul Meireles, saiu do banco de suplentes para marcar o segundo golo de Portugal no triunfo, por 2-0, sobre a Turquia, em Genebra, na primeira jornada do UEFA EURO 2008™. Do outro lado estavam os jogadores do Fenerbahce Volkan Demirel, Emre, Mehmet Aurelio, Kazım Kazım e Semih.

• Com 70 anos, Aragonés é o treinador mais velho nesta edição da UEFA Champions League e já há 30 anos que não participava na prova. Em 1977/78, levou o Club Atlético de Madrid até aos quartos-de-final, sendo eliminado pelo Club Brugge KV com um resultado total de 4-3.

• Em 1974, o treinador do Fenerbahçe esteve a poucos segundos de conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus com a camisola do Atlético de Madrid. Na final frente ao FC Bayern München, Aragonés colocou os "colchoneros" em vantagem no prolongamento, mas Georg Schwarzenbeck empatou nos instantes final e obrigou a uma finalíssima, onde os alemães venceram por 4-0.

• O defesa-esquerdo Roberto Carlos, do Fenerbahçe, defrontou o FC Porto por sete vezes nos anos em que esteve ao serviço do Real Madrid CF, perdendo apenas um encontro e conseguindo um total de cinco vitórias.

Factos e números do jogo

FC Porto

Marcos na UEFA

• Nenhum

Estatísticas na UEFA Champions League

• Nenhuma

Informação disciplinar

• Fucile cumpre um jogo de castigo na primeira jornada.

Actualizado em 17.09.2008 10:09:25CET pt.uefa.com

(3)

Última informação doméstica

• Sábado, 30 de Agosto: Benfica 1-1 FC Porto (Cardozo 56; Lucho 11, penalty)

Sem ter disputado uma partida no passado fim-de-semana, o derradeiro compromisso do FC Porto na Liga portuguesa teve lugar no final de Agosto, num encontro que marcou o fim de 1006 dias na frente da classificação, uma série que teve início a 25 de Novembro de 2005. Lucho González cedo deu vantagem à formação portista, de penalty, em Lisboa, mas Óscar Cardozo igualou o marcador depois do intervalo, sendo que apesar de o benfiquista Konstantinos Katsouranis ter sido expulso dois minutos mais tarde, o FC Porto não conseguiu chegar à vitória.

• O defesa-central Rolando e o médio-defensivo Fernando foram titulares em Lisboa, naquela que foi a sua estreia em jogos oficiais pelo clube "azul-e-branco".

• O FC Porto começou a defesa do título português seis dias antes com um triunfo por 2-0, em casa, frente ao Belenenses, graças a um tento de Mariano González aos 15 minutos e outro de Hulk, que entrou no decorrer da partida e se estreou a marcar pelo seu novo clube a oito minutos do fim. O desafio marcou também uma estreia positiva para Tomás Costa.

• A época oficial do FCPorto começou a 16 de Agosto, por sinal com o mesmo desfecho que em 2006 e 2007 – a derrota na SuperTaça. Tal como na época anterior, os "dragões" perderam frente ao Sporting, por 2-0, no Estádio Algarve, com Lucho a falhar um penalty quando o clube leonino já se encontrava a vencer por dois golos. Com este resultado, o FC Porto perdeu as quatro SuperTaças que já disputou frente ao Sporting.

• Jesualdo Ferreira permitiu a estreia dos reforços de Verão Nelson Benítez, Cristian Săpunaru, Freddy Guarín, Cristián Rodríguez, Hulk e Candeias (que regressou ao FC Porto depois de um período de empréstimo ao Varzim, da segunda divisão).

• O treinador do FC Porto está confiante para a deslocação à Turquia, tendo afirmado: "Istambul nunca é um sítio fácil para se jogar e o Fenerbahçe atingiu os quartos-de-final da UEFA Champions League na época passada. Ainda assim, independentemente do resultado do sorteio, a nossa meta é a mesma de sempre. Queremos passar a fase de grupos e, com o trabalho que estamos a desenvolver, é certo que vamos continuar a melhorar nas próximas semanas. Queremos jogar bem e vencer, sendo que o nosso objectivo é dar o melhor por um clube que aumentou as suas expectativas em relação ao passado".

Boletim clínico

• Mariano González – ausente desde 25 de Agosto (lesionado no joelho esquerdo) • Tarik Sektioui – ausente desde 7 de Junho (lesionado no tornozelo direito)

• Mariano e Sektioui já retomaram o treino sem limitações e podem alinhar frente ao Fenerbahçe.

Transferências de Verão

• Entradas

Cristián Rodríguez (Benfica) Tomás Costa (CA Rosario Central) Rolando (Belenenses)

Nelson Benítez (CA Lanús) Freddy Guarín (AS Saint-Étienne) Cristian Săpunaru (FC Rapid Bucureşti) Hulk (Tokyo Verdy 1969)

Pelé (FC Internazionale Milano) • Saídas

Bosingwa (Chelsea FC) Hélder Postiga (Sporting)

Marek Cech (West Bromwich Albion FC) Hélder Barbosa (Trofense)

Paulo Assunção (Club Atlético de Madrid) João Paulo (FC Rapid Bucureşti)

Leandro Lima (Vitória de Setúbal)

Przemysław Kazmierczak (Derby County FC) Ricardo Quaresma (FC Internazionale Milano)

Actualizado em 17.09.2008 10:09:25CET pt.uefa.com

(4)

Notícias internacionais

• Fucile e Rodríguez foram titulares na vitória do Uruguai, por 1-0, na Colômbia, a 6 de Setembro, em partida da fase de qualificação para o Mundial de 2010, com Freddy Guarín a alinhar durante os 90 minutos pela formação da casa. Fucile foi advertido com um cartão amarelo e suspenso para o jogo seguinte, que resultou num empate caseiro frente ao Equador, quatro dias depois, onde Rodríguez fez novamente parte do onze inicial.

• Raul Meireles jogou durante toda a partida na vitória de Portugal, por 4-0, frente a Malta, e na derrota, por 3-2, em casa, frente à Dinamarca, no Grupo 1 da fase de qualificação europeia para o Mundial, a 6 e 10 de Setembro, respectivamente. Já Bruno Alves foi suplente não utilizado em ambas as partidas.

• Cristian Săpunaru foi titular na derrota em casa da Roménia, por 3-0, frente à Lituânia, a 6 de Setembro, antes de ser suplente não utilizado quatro dias depois, quando a sua equipa conseguiu uma vitória, por 1-0, frente às Ilhas Faroé, no Grupo 7.

• Pelé estava suspenso quando Portugal perdeu por 2-1 contra a Inglaterra no Grupo 3 da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-21, no dia 5 de Setembro. Candeias jogou os últimos 32 minutos do encontro. Quatro dias mais tarde, Pelé foi titular, mas não conseguiu evitar um empate a dois golos frente à República da Irlanda, que pôs fim às esperanças lusas de conseguir um lugar no "play-off" de apuramento para o Europeu. • No UEFA EURO 2008™, Raul Meireles jogou os últimos sete minutos do jogo inaugural de Portugal frente à Turquia, marcando o seu primeiro golo pela selecção nacional aos 93 minutos, numa vitória por 2-0. Ficou no banco na partida frente à República Checa, mas foi novamente titular contra a Suíça, desafio que Portugal perdeu por 2-0, antes de entrar no decorrer da primeira parte do jogo dos quartos-de-final frente à Alemanha, que Portugal perdeu por 3-2. Bruno Alves jogou os 90 minutos frente à Suíça.

• O guarda-redes Nuno fez parte dos convocados de Portugal para o UEFA EURO 2008™, sendo incorporado à última hora em substituição de Quim, do Benfica, que se lesionou numa mão durante uma sessão de treino. Nuno chegou a tempo de se sentar no banco de suplentes frente à República Checa, Suíça e Alemanha. "Ao princípio, pensei que se tratava de uma brincadeira", admitiu. "Estava de partida para férias".

• O lateral-direito romeno Cristian Săpunaru foi suplente não utilizado da Roménia durante todo o torneio, com a sua selecção a não conseguir ser uma das apuradas no Grupo C.

Diversos

• Pelé, que chegou ao FC Porto neste Verão, vindo do FC Internazionale Milano e envolvido no negócio que levou Ricardo Quaresma para Milão, fez 21 anos este domingo.

• No dia 29 de Agosto, Lucho prolongou o seu vínculo contratual, ficando ligado ao FC Porto até Junho de 2012. • No dia 4 de Setembro, o FC Porto inaugurou a sua nova academia de futebol, denominada Vitalis Park e localizada no antigo Campo da Constituição – casa do clube entre 1913 e 1952. Vítor Baía é o responsável por este projecto.

Fenerbahçe Marcos na UEFA

• Nenhum

Estatísticas na UEFA Champions League

• Nove jogadores do Fenerbahçe participaram nos quatros jogos das pré-eliminatórias: Volkan Demirel, Lugano, Roberto Carlos, Gökhan Gönül, Alex, Uğur Boral, Kazım Kazım, Daniel Güiza e Semih Şentürk.

Informação disciplinar

• O Fenerbahçe não tem jogadores castigados ou no limiar de uma suspensão.

Última informação doméstica

• Sábado, 13 de Setembro: Hacettepe SK 2-1 Fenerbahçe SK (İbrahim Şahin 45, Can Arat (a.g) 60; Alex 20) O Fenerbahçe sofreu a segunda derrota na recém-principiada temporada turca, num jogo para esquecer por parte de Can Arat. Começaram bem os forasteiros, com Alex a cabecear para o primeiro golo do desafio, apesar de um deslize de Can Arat ter permitido o empate a İbrahim Şahin ainda antes do intervalo. O defesa, que esteve

particularmente infeliz, fez depois um autogolo à passagem dos 60 minutos, com a desilusão do Fenerbahçe a ser ainda maior quando Volkan fez falta para penalty no último minuto. Hacettepe falhou a conversão do castigo máximo, mas o guardião foi expulso por protestos, depois de ter recebido um cartão amarelo na sequência da falta que originou o penalty.

Actualizado em 17.09.2008 10:09:25CET pt.uefa.com

(5)

• "Depois de estarmos a vencer por 1-0, não conseguimos marcar mais um golo", disse o treinador Luis Aragonés. "O adversário fez bastantes contra-ataques na segunda parte. Estes resultados são comuns no futebol. Estaria a mentir se dissesse que não sentimos a falta dos jogadores que estão lesionados, mas não quero fazer críticas individuais".

• Com Edu lesionado e Diego Lugano poupado, depois de ter sido um dos 13 internacionais uruguaios afectados pelo intenso nevoeiro que causou um atraso de 24 horas no voo de regresso de Montevideu, o inexperiente Yasin Çakmak e Can Arat formaram a dupla de defesas-centrais. O último disputou mesmo o primeiro jogo da temporada. • Josico fez a sua estreia no papel de médio-defensivo, ao lado de Claudio Maldonado, substituindo Emre Belözoğlu no onze inicial. Semih ficou de fora da partida, depois de ter regressado da selecção com uma lesão no tornozelo. • O Fenerbahçe começou a Süper Lig turca com uma derrota por 1-0 no campo do Gaziantepspor, a 23 de Agosto, mas recuperou na semana seguinte, ao vencer o Istanbul BB SK, por 2-0, no Estádio Şükrü Saracoğlu, graças aos tentos de Kazım Kazım e Semih.

Boletim clínico

• Deivid – lesionado desde 7 de Julho (fractura do tornozelo) • Gökçek Vederson – lesionado desde 16 de Julho (lesão no joelho) • Edu – lesionado desde 23 de Agosto (fractura do metatarso)

• Selçuk Şahin – lesionado de 13 de Agosto até Setembro (lesão num pé) • Tümer Metin - lesionado de 12 de Junho até Setembro (lesão na virilha)

• Semih Şentürk - lesionado desde 13 de Setembro (lesão no tornozelo esquerdo)

• O médico do clube, Piyer Arzuman, acredita que Deivid e Vederson, lesionados de longa data, podem regressar aos treinos sem limitações em Outubro. O avançado brasileiro sofreu a lesão no primeiro dia de trabalhos do Fenerbahçe na pré-temporada, na Áustria.

Transferências de Verão

•Entradas

Daniel Güiza (RCD Mallorca) Burak Yılmaz (Beşiktaş JK) Josico (Villarreal CF)

Emre Belözoğlu (Newcastle United FC) •Saídas

Mehmet Aurélio (Real Betis Balompié) Olcan Adın (Gaziantepspor)

Mustafa Cevahir (Gaziantepspor) Serdar Kulbilge (Kocaelispor) Kemal Aslan (Kocaelispor)

Mateja Kežman (Paris Saint-Germain FC, por empréstimo) Kerim Zengin (İstanbul BB SK, por empréstimo)

Stephen Appiah (dispensado)

• O Fenerbahçe pagou ao Maiorca 14 milhões de euros para garantir a contratação de Daniel Güiza, o que fez do espanhol o jogador mais caro da história da Süper Lig turca.

Notícias internacionais

• Cinco atletas do Fenerbahçe estiveram envolvidos nos dois primeiros jogos da Turquia no Grupo 5 da fase de qualificação para o Mundial de 2010, nos dias 6 e 10 de Setembro. Demirel, Gökhan Gönül, Kazım Kazım, Belözoğlu e Semih alinharam frente à Arménia (2-0) e Bélgica (1-1). Semih marcou o segundo golo frente à Arménia.

• Güiza disputou os dois jogos da Espanha no mesmo grupo, frente à Bósnia-Herzegovina (1-0) e à Arménia (4-0), enquanto Lugano capitaneou o Uruguai na vitória por 1-0 na Colômbia e no empate a zero em casa frente ao Equador. • İlhan Parlak jogou pela Turquia na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-21, na vitória frente à Arménia (4-0), a 9 de Setembro, entrando na segunda parte e ajudando à passagem da sua selecção ao "play-off".

Actualizado em 17.09.2008 10:09:25CET pt.uefa.com

(6)

• Seis jogadores do Fenerbahçe fizeram parte da selecção da Turquia no UEFA EURO 2008™: Volkan, Emre Belözoğlu, Tümer Metin, Uğur Boral, Semih e Kazım Kazım. Volkan disputou os três jogos do Grupo A, mas esteve afastado das partidas dos quartos-de-final e da meia-final devido a ter sido expulso frente à República Checa, enquanto Semih teve prestações no torneio para mais tarde recordar, marcando três golos – valendo todos a igualdade na altura. Uğur Boral também facturou, neste caso na meia-final frente à Alemanha.

• No entanto, foi Güiza quem teve mais motivos para festejar, com o ponta-de-lança a marcar frente à Grécia e ainda na meia-final contra a Rússia, ajudando a Espanha (orientada por Aragonés) a conquistar o troféu.

Diversos

• Alex celebrou o seu 31º aniversário no dia 14 de Setembro, três dias antes do desafio frente ao FC Porto. • Cinco dias depois de ter levado a Espanha à conquista do UEFA EURO 2008™, derrotando a Alemanha por 1-0, na final disputada em Viena – a primeira conquista europeia ao nível de selecção sénior do seu país em 44 anos – no dia 5 de Julho, Aragonés foi confirmado como o novo treinador do Fenerbahçe. Assinou um contrato válido por dois anos, substituindo Zico no cargo, depois do vínculo deste ter terminado em Junho.

• Roberto Carlos recebeu o prémio Golden Foot, entregue anualmente e que premeia jogadores com mais de 29 anos, numa cerimónia que decorreu em Monte Carlo, a 1 de Setembro. O lateral-esquerdo brasileiro recebeu a distinção (devido à sua já longa contribuição para o desporto) das mãos do Príncipe Alberto do Mónaco e deixou um molde da sua pegada na Calçada dos Campeões, no principado.

• O Fenerbahçe já vendeu 30,000 bilhetes de época para 2008/09, um recorde para um emblema turco.

Actualizado em 17.09.2008 10:09:25CET pt.uefa.com

(7)

Plantel

Porto

Presente temporada UEFA UCL Liga UCL UCLQ Gls J Gls J Gls J Gls J Gls J BL Idade DN Nac. Jogador Nr Guarda-redes -25 -15 -2 -30 18.05.1978 BRA Helton 1 -20 14.01.1988 POR Hugo Ventura 24 -10 -7 -34 25.01.1974 POR Nuno 33 Defesas -24 -19 -2 -26 27.11.1981 POR Bruno Alves 2 1 60 1 37 -1 -33 11.02.1975 POR Pedro Emanuel 3 -8 -4 -25 02.04.1983 SRB Milan Stepanov 4 -1 -24 24.05.1984 ARG Nelson Benítez 5 -13 -13 -S 23 19.11.1984 URU Fucile 13 -2 -1 -23 31.08.1985 POR Rolando 14 -31 01.06.1977 BRA Lino 15 -9 -2 -24 05.04.1984 ROU Cristian Săpunaru 21 Médios -22 30.06.1986 COL Freddy Guarín 6 7 21 7 21 1 2 -27 19.01.1981 ARG Lucho González 8 -13 -5 -2 -22 30.09.1985 URU Cristián Rodríguez 10 1 18 -9 1 1 -27 05.05.1981 ARG Mariano González 11 1 17 1 17 -2 -25 17.03.1983 POR Raul Meireles 16 5 34 1 8 -1 -31 13.05.1977 MAR Tarik Sektioui 17 -2 -23 30.01.1985 ARG Tomás Costa 20 -21 25.07.1987 BRA Fernando 25 -19 17.02.1989 POR Tengarrinha 26 -1 -1 -21 14.09.1987 POR Pelé 30 Avançados 7 18 7 18 -2 -25 02.03.1983 ARG Lisandro 9 -22 25.07.1986 BRA Hulk 12 -3 -3 -28 29.05.1980 ARG Ernesto Farías 19 -1 -20 25.02.1988 POR Candeias 23 Treinador -20 -16 -62 24.05.1946 POR Jesualdo Ferreira

-Actualizado em 17.09.2008 10:09:26CET pt.uefa.com

(8)

Fenerbahçe

Presente temporada UEFA UCL Liga UCL UCLQ Gls J Gls J Gls J Gls J Gls J BL Idade DN Nac. Jogador Nr Guarda-redes -27 -17 -3 -4 -26 27.10.1981 TUR Volkan Demirel 1 -20 11.08.1988 TUR Volkan Babacan 88 -19 01.03.1989 TUR Fehmi Günok 89 Defesas 2 22 1 9 -2 -4 -27 02.11.1980 URU Lugano 2 20 130 16 114 -3 -1 4 -35 10.04.1973 BRA Roberto Carlos 3 -28 -15 -1 -3 -27 18.05.1981 BRA Edu 4 -11 -10 -27 22.07.1981 TUR Gökçek Vederson 6 1 4 -2 -24 21.01.1984 TUR Can Arat 17 1 27 -13 -3 -1 -27 14.07.1981 TUR Önder Turacı 19 -3 -2 -2 -1 -23 06.01.1985 TUR Yasin Çakmak 53 -18 01.04.1990 TUR İbrahim Doğan 63 -17 03.01.1991 TUR Özgür Çek 67 -12 -8 -3 -4 -23 04.01.1985 TUR Gökhan Gönül 77 Médios 4 75 1 37 -1 -1 3 -28 07.09.1980 TUR Emre Belözoğlu 5 -10 -1 -2 -3 -23 15.07.1985 TUR Burak Yılmaz 7 11 41 5 20 1 3 -2 4 -31 14.09.1977 BRA Alex 10 7 32 -5 -33 14.10.1974 TUR Tümer Metin 11 2 54 -11 -1 -33 06.01.1975 ESP Josico 16 -5 -4 -26 17.12.1981 TUR Ali Bilgin 18 2 21 1 12 -1 3 -27 31.01.1981 TUR Selçuk Şahin 21 3 26 2 5 -3 -4 -26 14.04.1982 TUR Uğur Boral 25 -2 -1 -2 -20 24.09.1987 TUR Gürhan Gürsoy 32 -4 -2 -3 -2 -28 03.01.1980 CHI Claudio Maldonado 33 -18 01.05.1990 TUR Görkem Özkul 64 -17 01.03.1991 TUR Enis Gül 68 Avançados 1 14 1 9 1 3 -4 -22 26.08.1986 TUR Kazım Kazım 8 3 6 -3 -1 4 -28 17.08.1980 ESP Daniel Güiza 14 9 21 2 10 1 2 -5 4 -25 29.04.1983 TUR Semih Şentürk 23 -6 -1 -21 18.01.1987 TUR İlhan Parlak 38 -18 14.01.1990 TUR Yasin Gurbet 62 7 25 5 9 -28 22.10.1979 BRA Deivid 99 Treinador -69 -4 -70 28.07.1938 ESP Luis Aragonés

-Actualizado em 17.09.2008 10:09:26CET pt.uefa.com

(9)

Treinadores

FC Porto: Jesualdo Ferreira

Data de nascimento: 6 de Junho de 1946 Nacionalidade: Português

Carreira como treinador: Académica, Estrela da Amadora, FAR Rabat, Federação Portuguesa de Futebol (escalões

jovens), Alverca, Benfica, Braga, Boavista, FC Porto

Jesualdo Ferreira percorreu um longo caminho antes de, aos 60 anos, assumir o comando do FC Porto no Verão de 2006. Apesar de ter sido um jogador discreto, a experiência permitiu-lhe conhecer todos os segredos do futebol. A Académica e o Estrela da Amadora foram os primeiros clubes que treinou, mas a sua carreira daria o primeiro grande salto quando aceitou ser adjunto de Toni no Benfica, contribuindo para o título nacional conquistado na época de 1993/94. Tentou depois uma aventura no estrangeiro ao serviço do FAR Rabat, de Marrocos.

Um ano depois regressou a Portugal para trabalhar na Federação Portuguesa de Futebol e entre 1996 e 2000 treinou várias selecções, com destaque para os Sub-21 e adjunto da selecção principal. Teve uma curta passagem pelo Alverca e acabou por regressar ao Benfica, mas depois de ter sido promovido a treinador principal acabou por não resistir à crise de resultados e deixou a Luz em Abril de 2003. Em 2003/04, assumiu o comando do Braga e iniciou o melhor período da sua carreira. No ano de estreia levou os bracarenses ao quinto lugar e nas duas épocas seguintes ficou na quarta posição, qualificando os "arsenalistas" para as competições europeias.

Os bons resultados no Minho levaram a que tivesse sido convidado para treinar o Boavista em Maio de 2006, mas o técnico deixaria o clube do Bessa sem dirigir qualquer jogo oficial. A oportunidade criada pela saída de Co Adriaanse do FC Porto revelou-se demasiado boa para deixar escapar, de modo que não conseguiu resistir ao apelo dos campeões nacionais, tendo assinado um contrato válido por um ano com os vencedores da UEFA Champions League de 2004. Em Novembro de 2006, foi premiado com a renovação do seu vínculo por mais um ano. Depois de ter conduzido o Sporting de Braga à participação na Taça UEFA em três épocas consecutivas, Jesualdo Ferreira conquistou o título ao serviço do FC Porto nas suas duas primeiras temporadas no Dragão, chegando ainda por duas vezes aos oitavos-de-final da UEFA Champions League.

Actualizado em 17.09.2008 10:09:28CET pt.uefa.com

(10)

Fenerbahçe SK: Luis Aragonés

Data de nascimento: 28 de Julho de 1938 Nacionalidade: Espanhol

Carreira de jogador: Getafe CF, Real Madrid CF, Real Oviedo, Real Betis Balompié, Club Atlético de Madrid Carreira de treinador: Club Atlético de Madrid (quatro vezes), Real Betis Balompié (duas vezes), FC Barcelona,

RCD Espanyol, Sevilla FC, Valencia CF, Real Oviedo, RCD Mallorca, Espanha, Fenerbahçe SK

Luis Aragonés enfrentou um teste às suas credenciais nos primeiros jogos de Espanha na fase de apuramento do UEFA EURO 2008™, com derrotas sucessivas frente à Irlanda do Norte e Suécia a deixar a equipa com apenas três pontos em nove possíveis. No entanto, este treinador, com uma vasta experiência, cedo retirou a Espanha da sua "crise", somando em seguida 25 pontos em 27 possíveis, que garantiram a vitória no grupo. Já na fase final, disputada na Áustria e Suíça, conduziu a Espanha ao seu primeiro grande troféu internacional desde 1964.

Nascido no ano de 1938, em Hortaleza (Madrid), Aragonés representou o Real Betis Balompié, Real Oviedo e RC Recreativo de Huelva como jogador, mas foi ao longo de uma década no Club Atlético de Madrid, onde ingressou em 1964, que causou maior sensação, graças aos seus dotes de goleador e técnica apurada na marcação de livres - e assim surgiu o apelido 'Zapatones'. Mudou-se directamente dos relvados para o banco de suplentes, quando, em 1974, enveredou pela carreira de treinador. Todavia, a vida do técnico, dono de uma personalidade forte e fechada, nem sempre foi fácil, e este acabou mesmo por conhecer um curto período de afastamento do futebol, em virtude de uma doença neurológica, antes de conduzir o Atlético ao triunfo na Taça de Espanha, na época 1991/92. Posteriormente, desempenhou funções no FC Barcelona, Sevilla FC, Valencia CF, RCD Espanyol, Bétis, Oviedo e RCD Mallorca, antes de assumir os destinos da selecção espanhola, substituindo Iñaki Sáez, após a fase final do UEFA EURO 2004™. O primeiro desafio de Aragonés na sua nova missão - apurar a Espanha para a fase final do Campeonato do Mundo - haveria de ser alcançado, através dos "play-off". Uma vez na Alemanha, a Espanha recebeu muitos elogios depois de ter passeado a sua classe pela fase de grupos, antes de perder por 3-1 frente à França, por ocasião dos oitavos-de-final. Esse foi o primeiro desaire dos espanhóis em 25 jogos, mas Aragonés já havia feito o suficiente para assinar um novo contrato de dois anos, vínculo esse que optou por não renovar após o UEFA EURO 2008™. Tendo conduzido a Espanha à glória fruto de um triunfo por 1-0 sobre a Alemanha na final da prova, Aragonés decidiu-se por um novo desafio no Fenerbahçe SK, assinando por dois anos e apurando de imediato o clube turco para a fase de grupos da UEFA Champions League.

Actualizado em 17.09.2008 10:09:28CET pt.uefa.com

(11)

Árbitros e delegados

Bertrand Layec (FRA)

Árbitro

David Benech (FRA), Michael Annonier (FRA)

Árbitros assistentes

Hervé Piccirillo (FRA)

Quarto árbitro

Eduard Dervishaj (ESP)

Delegado da UEFA Zoran Petrović (SRB) Observador

Árbitro

UEFA UCL Data de nascimento Nac. Nome 27 9 03.07.1965 FRA Bertrand Layec

Bertrand Layec está a dar seguimento a uma boa tradição de árbitros franceses ao mais alto nível, tanto nas competições de clubes como nas de selecções. Nascido na Bretanha, faz parte da principal categoria de árbitros da UEFA desde 2004, tendo feito grandes progressos na temporada 2005/06. Nas competições nacionais, talvez o auge tenha sido dirigir a final da Taça de França de 2003, quando o AJ Auxerre bateu o Paris Saint-Germain FC, por 2-1. Layec recebeu as insígnias da FIFA no início de 2002 e rapidamente ganhou experiência ao arbitrar os Sub-17, Sub-19 e Sub-21, tendo a primeira nomeação internacional surgido em Novembro de 2002, quando dirigiu um amigável entre a Polónia e a Austrália. Conheceu a UEFA Champions League em Agosto de 2003, quando arbitrou o encontro entre o Panathinaikos FC e o PFC Litex Lovech.

O primeiro encontro da fase de grupos teve lugar na época seguinte, depois de um Verão em que integrou a equipa de árbitros da UEFA que marcou presença na fase final do Campeonato da Europa de Sub-21. Daí em diante, continuou a ser presença habitual na UEFA Champions League e na Taça UEFA. Também arbitrou dois jogos da fase de qualificação do Campeonato do Mundo, sendo que a primeira experiência em campeonatos da Europa foi no jogo de qualificação entre a ARJ da Macedónia e a Inglaterra, em Setembro de 2006, um dos cinco jogos da fase de apuramento para o UEFA EURO 2008™ que teve a seu cargo. Casado e pai de três filhos, está envolvido com a arbitragem local, na Bretanha, e revela que o seu principal passatempo é a família.

Jogos na UEFA Champions League entre equipas dos países dos clubes que se encontram nesta partida Local Res Jogo Fase Comp. Data Kiev 1-2 FC Dynamo Kyiv - Sporting Clube de Portugal

Gr. UCL

02.10.2007

Outros Jogos - Jogos arbitrados nos quais participaram equipas de um dois países

Local Res Jogo Fase Comp. Data Rio Maior 4-2 Portugal - Inglaterra Pré-el. U21 28.03.2003 Oberhausen 3-2 Portugal - Suécia POff 3º U21 08.06.2004 Estugarda 3-0 VfB Stuttgart - SL Benfica Gr. UCUP 04.11.2004 Belgrado 1-1 Sérvia - Portugal Pré-el. EURO 28.03.2007 Lisboa 1-0

Sporting Clube de Portugal - Bolton Wanderers FC

1/8 UCUP

13.03.2008

Actualizado em 17.09.2008 10:09:28CET pt.uefa.com

(12)

Competições internas

FC Porto (SuperLiga)

Marcadores Res Adversário Data Comp. 0-2 Sporting Clube de Portugal (F) 16-08-08 Taça

Equipas: Helton, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Nelson Benítez, Săpunaru, Guarin (Candeias 69), Lucho González,

Rodríguez, Raul Meireles, Lisandro, Farías (Hulk 56)

Mariano González 15, Hulk 84 2-0

CF Os Belenenses (C) 24-08-08

Liga

Equipas: Helton, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Nelson Benítez, Săpunaru, Lucho González, Rodríguez (Hulk 68),

Mariano González (Fucile 81), Raul Meireles, Tomás Costa (Guarin 75), Lisandro Lucho González 11(pen) 1-1

SL Benfica (F) 30-08-08

Liga

Equipas: Helton, Rolando, Sektioui, Fucile, Săpunaru, Bruno Alves, Lucho González, Rodríguez, Raul Meireles

(Candeias 82), Tomás Costa (Guarin 46), Fernando (Hulk 61), Lisandro Rio Ave FC (F) 21-09-08 Liga FC Paços de Ferreira (C) 28-09-08 Liga Sporting Clube de Portugal (F) 05-10-08 Liga Leixões SC (C) 26-10-08 Liga A. Naval 1° Maio (F) 02-11-08 Liga Vitória SC (C) 16-11-08 Liga CF Estrela da Amadora (F) 23-11-08 Liga A. Académica de Coimbra (C) 30-11-08 Liga Vitória FC (F) 07-12-08 Liga CS Marítimo (C) 21-12-08 Liga CD Nacional (F) 04-01-09 Liga CD Trofense (C) 11-01-09 Liga SC Braga (F) 25-01-09 Liga CF Os Belenenses (F) 01-02-09 Liga SL Benfica (C) 08-02-09 Liga Rio Ave FC (C) 15-02-09 Liga FC Paços de Ferreira (F) 22-02-09 Liga Sporting Clube de Portugal (C) 01-03-09 Liga Leixões SC (F) 08-03-09 Liga A. Naval 1° Maio (C) 15-03-09 Liga Ptos GS GM D E V J Clubes Pos. 6 2 5 0 0 2 2 CD Nacional 1 6 1 4 0 0 2 2 Sporting Clube de Portugal

2 4 1 3 0 1 1 2 FC Porto 3 4 1 2 0 1 1 2 Vitória SC 4 4 1 2 0 1 1 2 Vitória FC 5 3 1 2 1 0 1 2 SC Braga 6 3 1 1 1 0 1 2 A. Académica de Coimbra 7 3 1 1 1 0 1 2 CF Estrela da Amadora 8 3 2 2 1 0 1 2 A. Naval 1° Maio 9 3 4 3 1 0 1 2 Leixões SC 10 2 2 2 0 2 0 2 SL Benfica 11 1 2 1 1 1 0 2 Rio Ave FC 12 1 4 2 1 1 0 2 CF Os Belenenses 13 1 4 2 1 1 0 2 FC Paços de Ferreira 14 0 2 0 2 0 0 2 CS Marítimo 15 0 5 2 2 0 0 2 CD Trofense 16

Actualizado em 17.09.2008 10:09:29CET pt.uefa.com

(13)

Fenerbahçe SK (Super League)

Marcadores Res Adversário Data Comp. 0-1 Gaziantepspor (F) 23-08-08 Liga

Kazım Kazım 51, Semih Şentürk 61 2-0 Istanbul BB SK (C) 30-08-08 Liga Alex 20 1-2 Hacettepe SK (F) 13-09-08 Liga Gençlerbirliği SK (C) 20-09-08 Liga Sivasspor (F) 26-09-08 Liga Kayserispor (C) 05-10-08 Liga Kocaelispor (F) 19-10-08 Liga Bursaspor (C) 26-10-08 Liga Eskisehirspor (F) 02-11-08 Liga Galatasaray AŞ (C) 09-11-08 Liga Ankaraspor AS (C) 16-11-08 Liga MKE Ankaragücü (F) 23-11-08 Liga Beşiktaş JK (C) 30-11-08 Liga Denizlispor (F) 07-12-08 Liga Antalyaspor (C) 14-12-08 Liga Konyaspor (F) 21-12-08 Liga Trabzonspor (C) 25-01-09 Liga Gaziantepspor (C) 01-02-09 Liga Istanbul BB SK (F) 08-02-09 Liga Hacettepe SK (C) 15-02-09 Liga Gençlerbirliği SK (F) 22-02-09 Liga Sivasspor (C) 01-03-09 Liga Kayserispor (F) 08-03-09 Liga Ptos GS GM D E V J Clubes Pos. 7 2 5 0 1 2 3 Beşiktaş JK 1 7 1 4 0 1 2 3 Trabzonspor 2 7 1 5 0 1 2 3 Sivasspor 3 7 2 5 0 1 2 3 Gaziantepspor 4 6 4 5 1 0 2 3 Bursaspor 5 5 2 5 0 2 1 3 Galatasaray AŞ 6 5 0 1 0 2 1 3 Kayserispor 7 4 5 4 1 1 1 3 Konyaspor 8 4 7 5 1 1 1 3 Denizlispor 9 4 4 4 1 1 1 3 Gençlerbirliği SK 10 4 3 3 1 1 1 3 Hacettepe SK 11 3 3 3 2 0 1 3 Fenerbahçe SK 12 3 5 2 2 0 1 3 Ankaraspor AS 13 2 3 1 1 2 0 3 Eskisehirspor 14 1 7 5 2 1 0 3 MKE Ankaragücü 15 1 7 5 2 1 0 3 Antalyaspor 16 1 4 1 2 1 0 3 Istanbul BB SK 17 1 4 1 2 1 0 3 Kocaelispor 18

Actualizado em 17.09.2008 10:09:29CET pt.uefa.com

(14)

Informações UEFA

Fórum de Treinadores de Elite

A UEFA proporcionou a alguns técnicos dos principais clubes da Europa a oportunidade única para trocarem ideias sobre o estado actual do futebol, numa reunião que decorreu em Nyon, na Suíça. O Fórum de Treinadores de Elite da UEFA comemorou o seu décimo aniversário na Casa do Futebol Europeu, tendo sido palco de discussões sobre as tendências tácticas e técnicas, a evolução das competições europeias de clubes, o papel de liderança do treinador moderno, como os treinadores lidam com as exigências dos jogos de alta pressão e a sua relação com os árbitros, entre outros assuntos. “É um encontro curto, mas muito intenso. Tivemos aqui 23 treinadores de topo, o que considero uma adesão fantástica", disse Andy Roxburgh, director-técnico da UEFA. "A UEFA respeita-os e escuta-os, tendo [ao longo dos anos] adoptado alguns dos seus conselhos".

O exemplo do EURO

A UEFA espera que a próxima edição da UEFA Champions League possa decorrer sob o mesmo espírito que marcou, em Junho, a fase final do UEFA EURO 2008™ da Áustria e Suíça. Durante o sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League, no Mónaco, o Secretário-Geral da UEFA, David Taylor, recordou a atitude dos jogadores, adeptos e dirigentes durante o Campeonato da Europa, prova que ficou na memória do organismo responsável pelo futebol europeu pelo sucesso que teve na promoção do respeito no futebol. Taylor felicitou os 32 clubes que se qualificaram para a fase de grupos da UEFA Champions League: "A nova época das competições europeias surge depois do enorme sucesso que constituiu o último Europeu, onde imperou o espírito de respeito e 'fair play', dentro e fora das quatro linhas. Por isso, gostaria de aproveitar esta oportunidade para convidar todos os clubes, jogadores e dirigentes a manterem esse espírito na época que está prestes a começar”.

Exposição de futebol em Liverpool

Os adeptos do futebol de todo o globo vão ter oportunidade de apreciar de perto alguns dos troféus mais cobiçados do futebol na exposição "Only a Game?" ("Apenas um Jogo?") que, em Outubro, será inaugurada em Liverpool, na Inglaterra. O troféu da UEFA Champions League, da Taça UEFA e da Taça dos Vencedores das Taças vão estar no centro das atenções na exposição interactiva no World Museum daquela cidade britânica. Além de proporcionar uma experiência idêntica à da visita a um museu tradicional, esta exposição pretende igualmente levar os visitantes a pensar sobre o impacto social e cultural do desporto mais popular a nível mundial. A exposição, que decorrerá de 11 de Outubro a 1 de Março de 2009, foi organizada pela UEFA em conjunto com a Agência de Desenvolvimento do Noroeste, o Museu Nacional do Futebol Inglês e os Museus Nacionais de Liverpool, no âmbito da Capital Europeia da Cultura de 2008.

Cheque de solidariedade

Na qualidade de embaixador da Associação Europeia de Leucodistrofia (ELA), Zinédine Zidane recebeu da UEFA um cheque de 619 mil euros (um milhão de francos suíços) durante a cerimónia do sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League, realizado no Mónaco. No início de cada temporada, a UEFA entrega o donativo a uma causa humanitária ou de solidariedade, e a antiga estrela do futebol francês referiu que a ELA teve a felicidade de ser este ano a contemplada com o montante. "Trata-se de uma enorme contribuição da UEFA e uma ajuda importante para esta associação, a qual patrocino há já oito anos", explicou Zidane ao uefa.com. "Acredito que fizemos grandes progressos e que a ELA tem muita sorte em receber este cheque da UEFA e do seu presidente, Michel Platini". A leucodistrofia é uma doença genética rara e este donativo da UEFA irá ajudar um projecto de quatro anos que visa desenvolver a informação a nível europeu e estabelecer uma maior rede de contactos.

Apoio aos árbitros

A UEFA pediu aos árbitros e assistentes de topo da Europa para continuarem o bom trabalho realizado esta época, aproveitando os "desempenhos de alto nível" e resultados positivos do UEFA EURO 2008™. A reunião anual da UEFA com os árbitros de topo constituiu o momento ideal para o organismo responsável pelo futebol europeu dar os parabéns aos juízes, assistentes e quartos árbitros que estiveram na Áustria e Suíça, em Junho, cujo papel foi fundamental na defesa do respeito que a UEFA tem vindo a promover intensamente entre jogadores, árbitros, dirigentes e espectadores. "Quero felicitar os 12 árbitros, os 24 assistentes e os oito quartos árbitros que estiveram na fase final do Europeu", afirmou o alemão Volker Roth, membro do Comité de Arbitragem, que explicou que os juízes corresponderam às expectativas na missão de substituir os árbitros de topo recentemente retirados. "Não tínhamos Pierluigi Collina, Anders Frisk ou Markus Merk, mas vocês corresponderam ao que era esperado. Fizeram excelentes arbitragens e deixaram-nos bastante orgulhosos. Apenas pedimos que mantenham este nível elevado de desempenho".

Actualizado em 17.09.2008 10:09:30CET pt.uefa.com

(15)

Constituições das equipas

Ptos GS GM D E V J Clube 0 0 0 0 0 0 0 Arsenal FC 0 0 0 0 0 0 0 FC Porto 0 0 0 0 0 0 0 Fenerbahçe SK 0 0 0 0 0 0 0 FC Dynamo Kyiv Estádio/Local Resultado Jogo Data

Estádio do Dragão, Porto

-Porto - Fenerbahçe 17.09.2008

Valeri Lobanovskiy, Kiev

-Dynamo Kyiv - Arsenal 17.09.2008

Arsenal Stadium, Londres

-Arsenal - Porto 30.09.2008

Sükrü Saraçoglu, Istambul

-Fenerbahçe - Dynamo Kyiv 30.09.2008

Sükrü Saraçoglu, Istambul

-Fenerbahçe - Arsenal 21.10.2008

Estádio do Dragão, Porto

-Porto - Dynamo Kyiv 21.10.2008

Arsenal Stadium, Londres

-Arsenal - Fenerbahçe 05.11.2008

Valeri Lobanovskiy, Kiev

-Dynamo Kyiv - Porto 05.11.2008

Sükrü Saraçoglu, Istambul

-Fenerbahçe - Porto 25.11.2008

Arsenal Stadium, Londres

-Arsenal - Dynamo Kyiv 25.11.2008

Estádio do Dragão, Porto

-Porto - Arsenal 10.12.2008

Valeri Lobanovskiy, Kiev

-Dynamo Kyiv - Fenerbahçe 10.12.2008

Actualizado em 17.09.2008 10:09:31CET pt.uefa.com

(16)

Factos e números da prova

• UEFA Champions League: Factos relevantes da fase de grupos

O detentor do título, Manchester United FC, espera poder evitar tornar-se no primeiro campeão em título a não ir além da fase de grupos desde que a UEFA Champions League teve início. (Este registo, assim como outros, inclui as temporadas 1999/00 e 2002/03, em que houve duas fases de grupos).

Em 1992/93, o FC Barcelona era detentor da Taça dos Clubes Campeões Europeus quando foi batido, por 4-3, no conjunto das duas mãos pelo PFC CSKA Moskva na segunda eliminatória.

O guarda-redes da S.S. Lazio, Marco Ballotta, tornou-se o jogador mais velho a participar na UEFA Champions League de 2007/08, tendo alinhado na deslocação ao terreno do Olympiacos CFP, por ocasião da primeira jornada, com 43 anos de idade e 168 dias. O guardião pulverizou o recorde de Alessandro Costacurta, que participou na quinta jornada da época 2006/07, frente ao AEK Athens FC, com 40 anos e 211 dias. Ballotta tinha 43 anos e 252 dias quando defrontou o Real Madrid CF na sexta jornada.

Laurent Blanc é o jogador com mais idade a marcar na prova, com 36 anos e 339 dias, tendo assinado um tento pelo Manchester United FC na vitória, por 3-2, frente ao Olympiacos CFP, a 23 de Outubro de 2002.

Celestine Babayaro é o jogador mais jovem a marcar presença na UEFA Champions League. Tinha 16 anos e 87 dias quando foi titular ao serviço do RSC Anderlecht, frente ao FC Steaua Bucuresti, a 23 de Novembro de 1994. Acabou expulso aos 37 minutos.

Em 2006/07, o PFC Levski Sofia juntou-se ao 1. FC Košice, tornando-se nas duas únicas equipas que alinharam na UEFA Champions League e nunca averbaram quaisquer pontos. A formação eslovaca não regressou a esta competição desde que perdeu os seis jogos da única presença que conseguiu, em 1997/98. Apenas seis outras equipas passaram pela fase de grupos sem conseguir pontuar, mais concretamente o FC Dynamo Kyiv (07/08), o Rapid Wien (05/06), o RSC Anderlecht (04/05), o FC Spartak Moskva e o Bayer 04 Leverkusen (02/03, primeira e segunda fase de grupos, respectivamente) e o Fenerbahçe SK (01/02, primeira fase de grupos).

O Dínamo também sofreu 18 golos nos seus seis jogos da campanha 2007/08 da prova, igualando o recorde da competição, estabelecido pelo Ferencvárosi TC (19) na temporada 1995/96.

Antes da vitória frente ao Sporting, por 3-1, na sexta jornada da época 2006/07, o FC Spartak Moskva esteve 22 jogos sem vencer nesta prova, superando o infeliz recorde do AEK Athens FC, que venceu na terceira jornada da mesma edição.

O menor número de pontos conseguido por uma equipa que se apurou para além da fase de grupos foram sete. A primeira a consegui-lo, desde que foi introduzido o sistema de três pontos por vitória, em 1995/96, foi o Legia Warszawa nessa mesma época, antes de o Bayer 04 Leverkusen ter repetido o feito em 1999/00 e o Liverpool FC em 2001/02. O FC Lokomotiv Moskva e a equipa que viria a sagrar-se campeã, a Juventus, seguiram em frente com apenas sete pontos em 2002/03, um feito também conseguido pelo Rangers FC e pelo Werder Bremen em 2005/06.

Última actualização: 01.09.2008

Actualizado em 17.09.2008 10:09:31CET pt.uefa.com

(17)

Factos e números das equipas

FC Porto

Marcos nas competições de clubes da UEFA

• O FC Porto sagrou-se campeão europeu em duas ocasiões, a primeira das quais em 1986/87, frente ao FC Bayern München. A segunda aconteceu diante do AS Monaco FC, em 2003/04. O clube portista venceu igualmente a Taça UEFA em 2002/03, ao derrotar o Celtic FC, por 3-2.

• A formação "azul-e-branca" disputou igualmente uma final da Taça dos Vencedores das Taças, em 1983/84, mas perdeu diante da Juventus, por 2-1.

Marcos na UEFA Champions League

• O triunfo de 2003/04 sobre o Mónaco permanece o ponto alto, quando os golos de Carlos Alberto, Deco e Dmitri Alenichev, em Gelsenkirchen, proporcionaram a conquista do troféu à equipa orientada por José Mourinho. Tendo disputado a primeira edição da prova, esta será a 14ª campanha dos portistas, feito que nenhuma equipa superou e apenas partilhado com o Manchester United FC.

Vitórias em competições de clubes da UEFA

• Taça dos Clubes Campeões Europeus: 1986/87, 2003/04 • Taça UEFA: 2002/03

• SuperTaça Europeia: 1997/98 • Taça Intercontinental: 1987, 2004

Registo das últimas dez temporadas

2007/08: UEFA Champions League - oitavos-de-final 2006/07: UEFA Champions League - oitavos-de-final 2005/06: UEFA Champions League - fase de grupos 2004/05: UEFA Champions League - oitavos-de-final 2003/04: UEFA Champions League - vencedor 2002/03: Taça UEFA - vencedor

2001/02: UEFA Champions League - segunda fase de grupos

2000/01: Taça UEFA - quartos-de-final (vindo da terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League) 1999/00: UEFA Champions League - quartos-de-final

1998/99: UEFA Champions League - fase de grupos Época 2007/08

Registo nas competições nacionais: O FC Porto venceu o título pela terceira vez consecutiva, com uma vantagem

de 20 pontos para o Sporting, mas revelou-se incapaz de conquistar a Taça de Portugal, precisamente frente aos "leões", tendo perdido já no prolongamento. A formação da Cidade Invicta conquistou 26 campeonatos desde 1921, menos cinco do que o Benfica.

Registo nas competições europeias: O FC Porto terminou a fase de grupos da UEFA Champions League no

primeiro lugar do Grupo A, tendo registado três vitórias e dois empates. Ainda assim, pela terceira vez em quatro épocas, os "dragões" não conseguiram passar dos oitavos-de-final, tendo sido batidos pelo FC Schalke 04 nas grandes penalidades, após um empate a uma bola no conjunto dos dois jogos.

Recordes

Competições europeias • Vitória mais dilatada

9-0: FC Porto v Rabat Ajax FC

17.09.1986, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1986/87, primeira eliminatória, primeira mão • Vitória mais dilatada em casa

9-0: FC Porto v Rabat Ajax FC (ver detalhes acima)

• Vitória mais dilatada fora

1-8: FC Porto v Portadown FC

03.10.1990, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1990/91, primeira eliminatória, segunda mão

Actualizado em 17.09.2008 10:09:31CET pt.uefa.com

(18)

• Derrotas mais pesadas

5-0: PSV Eindhoven v FC Porto

26.10.1988, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1988/89, segunda eliminatória, primeira mão

6-1: AEK Athens FC v FC Porto

13.09.1978, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1978/79, primeira eliminatória, primeira mão • Derrotas mais pesadas em casa

1-3: FC Porto v Real Madrid CF

01.10.2003, UEFA Champions League 2003/04, fase de grupos

0-2: FC Porto v FC Barcelona

07.03.2000, UEFA Champions League 1999/2000, segunda fase de grupos

0-2: FC Porto v Real Madrid CF

01.10.1997, UEFA Champions League 1997/98, fase de grupos

0-2: FC Porto v FC Bayern München

20.03.1991, UEFA Champions League 1990/91, quartos-de-final, segunda mão

0-2: FC Porto v FC Nantes

15.09.1971, Taça UEFA 1971/72, primeira eliminatória, primeira mão

0-2: FC Porto v TJ Cervená hviezda Bratislava

29.09.1959, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1959/60, pré-eliminatória, segunda mão • Derrota mais pesada fora de casa

5-0: PSV Eindhoven v FC Porto (ver detalhes acima) 6-1: AEK Athens FC v FC Porto (ver detalhes acima)

UEFA Champions League (apenas a partir da fase de grupos)

• Vitória mais dilatada

0-5: SV Werder Bremen v FC Porto

30.03.1994, UEFA Champions League 1993/94, fase de grupos • Vitórias mais dilatadas em casa

4-1: FC Porto v Hamburger SV

17.10.2006, UEFA Champions League 2006/07, fase de grupos 3-0: FC Porto v Celtic FC 17.10.2001, UEFA Champions League 2001/02, primeira fase de grupos

3-0: FC Porto v AFC Ajax

09.12.1998, UEFA Champions League 1998/99, fase de grupos

3-0: FC Porto v NK Croatia Zagreb

21.10.1998, UEFA Champions League 1998/99, fase de grupos

3-0: FC Porto v Rosenborg BK

30.10.1996, UEFA Champions League 1996/97, fase de grupos • Vitória mais dilatada fora

0-5: SV Werder Bremen v FC Porto (ver detalhes acima)

• Derrotas mais dilatadas

4-0: Real Madrid CF v FC Porto

10.12.1997, UEFA Champions League 1997/98, fase de grupos

4-0: Manchester United FC v FC Porto

05.03.1997, UEFA Champions League 1996/97, quartos-de-final, primeira mão • Derrotas mais dilatadas em casa

1-3: FC Porto v Real Madrid CF (ver detalhes acima) 0-2: FC Porto v FC Barcelona (ver detalhes acima) 0-2: FC Porto v Real Madrid CF (ver detalhes acima) 0-2: FC Porto v FC Bayern München (ver detalhes acima)

• Derrotas mais dilatadas fora

4-0: Real Madrid CF v FC Porto (ver detalhes acima) 4-0: Manchester United FC v FC Porto (ver detalhes acima) Última actualização: 16.07.2008

Actualizado em 17.09.2008 10:09:31CET pt.uefa.com

(19)

Fenerbahçe SK

Marcos nas competições de clubes da UEFA

• O Fenerbahçe atingiu os quartos-de-final da UEFA Champions League na última temporada, naquele que foi o seu melhor desempenho de sempre nas competições europeias. A formação turca apenas tinha marcado por uma vez presença nos quartos-de-final de uma competição de clubes da UEFA, mais precisamente na Taça dos Vencedores das Taças de 1963/64, quando perdeu frente ao MTK Budapest.

Marcos na UEFA Champions League

• Após se ter estreado na prova em 1996/97, o Fenerbahçe conseguiu, à quinta tentativa, ultrapassar pela primeira vez a fase de grupos na época transacta. A equipa de Istambul avançou até aos quartos-de-final, antes de ser eliminado pelo Chelsea FC com um total de 3-2.

Vitórias em competições de clubes da UEFA

• Nenhuma

Registo das últimas dez temporadas

2007/08: UEFA Champions League – quartos-de-final

2006/07: Taça UEFA – 16 avos-de-final (vindo da terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League) 2005/06: UEFA Champions League – fase de grupos

2004/05: Taça UEFA – 16 avos-de-final (vindo da fase de grupos da UEFA Champions League) 2003/04: Não participou nas competições europeias

2002/03: Taça UEFA – segunda eliminatória (vindo da terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League) 2001/02: UEFA Champions League – primeira fase de grupos

2000/01: Não participou nas competições europeias 1999/00: Taça UEFA – primeira eliminatória

1998/99: Taça UEFA – primeira eliminatória Época 2007/08

Registo nas competições nacionais: O Fenerbahçe terminou a Süper Lig turca na segunda posição, a seis pontos

do campeão e rival citadino Galatasaray AŞ. O clube também foi suplantado pelo Galatasaray nos quartos-de-final da Taça da Turquia, servindo de pouca consolação o facto de o seu grande rival ter também ele sido afastado nas meias-finais da competição.

Registo nas competições europeias: Depois de ter levado a melhor numa complicada terceira pré-eliminatória

ante o RSC Anderlecht, o Fenerbahçe foi integrado no Grupo G, juntamente com o FC Internazionale Milano, o PSV Eindhoven e o PFC CSKA Moskva. Os turcos estrearam-se com um excelente triunfo por 1-0 sobre o Inter, vindo a somar um total de 11 pontos e a garantir o segundo lugar do agrupamento. Seguiu-se um embate ante o Sevilla FC, no qual o Fenerbahçe se impôs no desempate por penalties, na sequência do 5-5 registado no cômputo das duas mãos. Apesar de ter logrado bater em casa o Chelsea FC, por 2-1, a formação de Istambul acabou por ser eliminada com um total de 3-2.

Recordes

Competições europeias

• Maior vitória

0-5: B36 Tórshavn - Fenerbahçe SK

01.08.2006, segunda mão da segunda pré-eliminatória da UEFA Champions League

5-0: Fenerbahçe SK - PFK Turan Tovuz

09.08.1994, primeira mão da ronda preliminar da Taça UEFA • Maior vitória em casa

5-0: Fenerbahçe SK - PFK Turan Tovuz (ver detalhes acima)

• Maior vitória fora

0-5: B36 Tórshavn v Fenerbahçe SK (ver detalhes acima)

• Maior derrota

7-0: Benfica - Fenerbahçe SK

17.09.1975, primeira mão da primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus

Actualizado em 17.09.2008 10:09:31CET pt.uefa.com

(20)

• Maior derrota em casa

0-4: Fenerbahçe SK - AC Milan

23.11.2005, fase de grupos da UEFA Champions League

1-5: Fenerbahçe SK - AS Cannes

27.09.1994, segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA

0-4: Fenerbahçe SK - FC Carl Zeiss Jena

16.09.1970, primeira mão da primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus • Maior derrota fora

7-0: Benfica v Fenerbahçe SK (ver detalhes acima)

UEFA Champions League (apenas a partir da fase de grupos)

• Maior vitória

3-0: Fenerbahçe SK - Manchester United FC

08.12.2004, fase de grupos da UEFA Champions League

3-0: Fenerbahçe SK - PSV Eindhoven

28.09.2005, fase de grupos da UEFA Champions League • Maior vitória em casa

3-0: Fenerbahçe SK - Manchester United FC (ver detalhes acima) 3-0: Fenerbahçe SK - PSV Eindhoven (ver detalhes acima)

• Maior vitória fora

0-1: AC Sparta Praha - Fenerbahçe SK

23.11.2004, fase de grupos da UEFA Champions League

0-1: Manchester United - Fenerbahçe SK

30.10.1996, fase de grupos da UEFA Champions League • Maior derrota

6-2: Manchester United - Fenerbahçe SK

28.09.2004, fase de grupos da UEFA Champions League

0-4: Fenerbahçe SK - AC Milan (ver detalhes acima)

• Maior derrota em casa

0-4: Fenerbahçe SK - AC Milan (ver detalhes acima)

• Maior derrota fora

6-2: Manchester United - Fenerbahçe SK (ver detalhes acima) Última actualização: 01.09.2008

Actualizado em 17.09.2008 10:09:31CET pt.uefa.com

(21)

Legenda

:: Estatísticas de sempre

As estatísticas dos clubes em prova nas competições da UEFA.

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de

clubes da UEFA - Taça dos Campeões Europeus, UEFA Champions League, Taça dos Vencedores das Taças (1960-1999), Taça UEFA, SuperTaça Europeia (a partir de 1973), Taça Intertoto e Taça Intercontinental (1960-2004). Os jogos referentes à Taça das Cidades com Feira e à SuperTaça Europeia de 1972 são incluídos apenas a título informativo, uma vez que não se realizaram sob os auspícios da UEFA, ao passo que o Campeonato do Mundo de Clubes foi excluído.

Golos a favor/contra: Os totais de golos incluem os que resultam de decisões disciplinares (ex.: penalizações que englobam uma derrota por

3-0). Os totais de golos não incluem os que foram marcados na decisão por grandes penalidades, como recurso para desempatar eliminatórias ou finais.

:: Lista de equipas

A lista de jogadores disponíveis obedece, primeiro, às posições ocupadas no terreno e só então à ordem numérica.

Época em curso - UCLQ: Número de presenças apenas nas pré-eliminatórias da UEFA Champions League. Época em curso - UCL: Número de presenças a partir da fase de grupos até à jornada que se segue.

Registo total - UCL: Número de presenças na UEFA Champions League desde a época 1992/93, apenas em jogos disputados entre a fase de

grupos e a final. Estes são os registos considerados válidos para apurar os recordes oficiais na competição.

Registo total - UEFA: Número de presenças em partidas das competições europeias (segundo a definição acima publicada), incluindo jogos das

pré-eliminatórias. Estes são os registos considerados válidos para apurar os recordes oficiais das competições.

:: Árbitros

Árbitros designados para dirigir o encontro.

UCL: Número de jogos dirigidos na UEFA Champions League a partir da época 1992/93, apenas referentes à fase de grupos. Os jogos nos quais

o juiz desempenhou funções de quarto árbitro não estão contemplados nestas estatísticas. Estes são os registos considerados válidos para apurar os recordes oficiais das competições.

UEFA: Números de jogos dirigidos nas competições europeias. Os jogos nos quais o juiz desempenhou funções de quarto árbitro não estão

contemplados nestas estatísticas. Estes são os registos considerados válidos para apurar os recordes oficiais das competições.

:: Competições Clubes

ECCC: Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões UCUP: Taça UEFA • UCWC: Taça dos Vencedores de Taças SCUP: SuperTaça Europeia • UIC: Taça Intertoto

Selecções

EURO: Campeonato Europeu da UEFA

Mundial: Campeonato do Mundo • : Taça das Confederações Part: Encontros particulares • : Jogos particulares Sub-21 U21: Campeonato da Europa de Sub-21

SUB17: Europeu de Sub-17 • SUB16: Europeu de Sub-16 SUB19: Europeu de Sub-19 • SUB18: Europeu de Sub-18

:: Outras abreviaturas :: Fases da competição Nr: Número PR: Presenças 3ª PE: 3ª pré-eliminatória F: Final J: Jogos disputados Comp.: Competição 1ª: Primeira eliminatória GS: Fase de grupos Pos.: Posição E: Empates 2ª: 2ª eliminatória 1ª Gr.: 1ª fase de grupos Ptos: Pontos DN: Data de nascimento 3ª: Terceira eliminatória 2ª Gr.: 2ª fase de grupos

V: Expulso (cartão vermelho) GS: Golos sofridos 4ª: Quarta eliminatória KO1: Oitavos-de-final Res: Resultado GM: Golos marcados 1/2: Meias-finais Prelim.: Fase preliminar

V: Vitórias D: Derrotas

1/8: Oitavos-de-final 1/4: Quartos-de-final

CA: Cartão amarelo Nac.: Nacionalidade

1/16: 16-avos-de-final Pré-el.: Pré-eliminatória

DA: Expulso (duplo cartão amarelo) N/a: Não se aplica

1ª: primeira mão 1ªPE: Primeira pré-eliminatória

2ª: segunda mão 2ªPE: Segunda pré-eliminatória

POff: Play-off FF: Fase final

:: Estatísticas

(+) : Indica um jogador recém-entrado (-) : Indica um jogador substituído

(+/-) : Indica um jogador recém-entrado e substituído (*) : Indica um jogador expulso

:: Cláusula de desresponsabilização: Apesar de a UEFA ter o máximo cuidado com a informação veiculada neste documento na altura da sua

publicação, nenhuma representação ou garantia (incluindo responsabilidade de terceiros), expressa ou implícita, é feita em relação à exactidão e fiabilidade do mesmo. Por isso, a UEFA não assume qualquer responsabilidade pela interpretação da informação nele contida. Poderá ser encontrada mais informação sobre o regulamento das competições no "site" www.uefa.com.

Actualizado em 17.09.2008 10:09:32CET pt.uefa.com

Referências

Documentos relacionados

O Paris quer o primeiro triunfo na Taça dos Clubes Campeões Europeus, mas vai ter de medir forças com o Bayern, cinco vezes vencedor da prova, na final da UEFA Champions League

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

• Enquanto treinador do FC Porto, Sérgio Conceição nunca perdeu frente ao Sporting CP na Liga NOS: cinco jogos, três vitórias e