• Nenhum resultado encontrado

Modelo de artigo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Modelo de artigo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MODELO PARA A FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS A SEREM

SUBMETIDOS À UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Nome do autor Nome do autor

Nome do Professor Responsável

Resumo

O trabalho de conclusão de curso é um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do título de bacharel em engenharia, onde os alunos devem elaborar um trabalho acadêmico relacionado a sua área de formação. Este documento apresenta aos alunos do 9° e do 10° semestres dos cursos de engenharia Mecânica e engenharia Civil da Universidade de Mogi das Cruzes – Campus Vila Lobos um modelo de formatação para a entrega dos artigos referentes as disciplinas de trabalhos de conclusão de curso I e II. Esse artigo é obrigatório e deverá ser entregue na data estipulada pelos professores da disciplina e pela coordenação. O presente documento já encontra-se escrito de acordo com o modelo a que se refere, servindo assim de referência. Observe atentamente as instruções e as indicações contidas e formate seu artigo de acordo com este padrão. A formatação correta é um dos critérios de avaliação do seu trabalho de conclusão de curso.

Palavras-chave: TCC. Artigos. Formatação.

1. FORMATAÇÃO GERAL

O texto deve ser redigido na ortografia oficial em português ou inglês e digitados em folhas de papel tamanho A4. As margens inferior e lateral direita devem ter 2,0 cm, e as margens superior e lateral esquerda) devem ter 3,0 cm, utilizando-se em todo o texto fonte do tipo Arial, recuo 1,25 cm.

As páginas são contadas a partir da primeira página onde começa a aparecer a numeração. O número, em algarismos arábicos, é colocado no canto superior direito da folha a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

Os artigos devem ser impressos em folha de sulfite branco, tamanho A-4 (21,0 cm x 29,7 cm), em 3 vias e entregues na data estipulada.

(2)

Título e subtítulo: deve estar na primeira linha da primeira página, 24 pontos

abaixo do cabeçalho, centralizada, fonte Arial, tamanho 14, espaçamento simples, em negrito, com todas as letras maiúsculas.

Nomes dos autores: o nome do (s) autor (es) deve vir 24 pontos abaixo do

título, centralizado, fonte Arial, com letra tamanho 12, espaçamento simples,

negrito.

Resumo (Abstract): (24 pontos) abaixo do(s) autor(es), o resumo deve ser

na própria língua do trabalho (inglês ou português), contendo entre 150 a 300 palavras. Deve-se utilizar texto justificado, fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples.

Palavras-chave (Keywords): (6 pontos) abaixo do resumo, devem ser

informadas as palavras-chave. Sugerem-se ao menos três palavras-chave e no máximo cinco, na língua do trabalho, separadas por (.), justificado, tamanho 12, fonte Arial, com espaçamento entre linhas simples.

Títulos das seções: os títulos das seções e das subseções devem ser

posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos, sem marcação entre o número e o título. Deve-se utilizar texto com fonte Arial tamanho 12 para as seções primárias todas as letras em maiúsculo, e, fonte Arial tamanho 12, com apenas a primeira letra maiúscula para as subseções, em negrito. O título da primeira seção deve ser posicionado (24 pontos) abaixo das palavras chave (keywords). Entre uma seção, ou subseção, e outra, considerar (12 pontos) de intervalo acima do título.

Corpo do texto: o texto deve iniciar (12 pontos) abaixo do título das seções,

ou subseções, fonte Arial, tamanho 12, justificado, com espaçamento entre linhas de 1,5 e entre parágrafos de 0 pt.

Em citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, entrelinhas de quadros e tabelas e legendas das ilustrações, deve ser utilizada fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples

Palavras em língua estrangeira (for exemple) devem ser escritas em Itálico. O artigo consistirá basicamente em introdução (inclui objetivo, justificativa parte da revisão bibliográfica), metodologia (materiais e métodos), resultados e discussões (estudo de caso) e conclusão.

(3)

Abreviaturas e Siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto,

deve-se colocar deve-seu nome por extenso, acrescentando-deve-se a abreviatura ou a sigla entre parênteses.

2. FORMATAÇÃO DE FIGURAS, GRÁFICOS, DIAGRAMAS, TABELAS E QUADROS

Ilustrações (figuras), gráficos e diagramas: devem ser numeradas em

algarismos arábicos, apresentar legenda na parte superior e fonte na parte inferior, centralizar à ilustração, gráfico ou diagramas, com fonte tamanho 10, bem como ser referenciados no corpo do texto.

Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço de 6 pontos entre texto-objeto e entre objeto-fonte (Figura 1).

Figura 1 – Exemplo de figura (12 pontos abaixo do texto e 6 pontos a cima do objeto)

Fonte: UMC (2015) (6 pontos abaixo do objeto e 12 pontos a cima do texto)

Tabelas e quadros: Os itens das tabelas e quadros devem ser escritos

utilizando fonte tamanho 10. O espaçamento entre os itens deve ser de 3 pontos e entre linhas, simples. A Tabela 1 apresenta um modelo a ser seguido.

Tabela 1 – Exemplo de tabela (12 pontos abaixo do texto e 6 pontos a cima do objeto)

Idade Percentual Até 20 anos 0 % Entre 21 e 30 anos 10 % Entre 31 e 40 anos 20 % Entre 41 e 50 anos 30 % Acima de 51 anos 40 %

(4)

3. EQUAÇÕES E SÍMBOLOS

O valor numérico da medida deverá ser representado seguido de um espaço de até um caractere e, em seguida, o símbolo da unidade em questão. Usar o sistema internacional de unidades (S.I.).

Exemplos: 12,3 cm, 25 ºC, 5 m/s², 3 kg.m²/s², 2,4 kg.m/(s³.K), 78 %, 23º 56’ 78”.

Para a representação das fórmulas, expressões ou equações, sempre que possível, utilize a função “equação” do word. Usar fonte 14, Cambria Math, e espaçamento entre linhas simples. As equações deverão ser separadas do texto que a antecede e a sucede por 12 pontos, numeradas sequencialmente, centralizadas e citadas no texto (Equação 1).

a=∆ v ∆ t (Eq.1) Onde: a = aceleração (m/s²) ∆v = variação da velocidade (m/s) ∆t = variação de tempo (s) 4. CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

No sistema numérico, a indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do trabalho, do capítulo ou da parte, na mesma ordem em que aparecem no texto. Não se inicia a numeração das citações a cada página. O sistema numérico não deve ser utilizado quando há notas de rodapé. A indicação da numeração pode ser feita entre colchetes, alinhada ao texto, ou situada pouco acima da linha do texto em expoente à linha do mesmo, após a pontuação que fecha a citação.

Exemplos: Diz Rui Barbosa: "Tudo é viver, previvendo.” [15] Diz Rui Barbosa: "Tudo é viver, previvendo."15

(5)

Para as referências, deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, alinhado à esquerda, prevendo (12 pontos) depois de cada referência, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências.

O sistema numérico não pode ser usado concomitantemente para notas de referência e notas explicativas. [grifo nosso].

Exemplos: Na lista de referências, a ordem será a de citação:

1 CRETELLA JÚNIOR, José. Do impeachment no direito brasileiro. [São Paulo]: Revista dos Tribunais, 1992. p. 107

2 BOLETIM ESTATÍSTICO [da] Rede Ferroviária Federal. Rio de Janeiro, 1965. p. 20.

No texto: De acordo com as novas tendências da jurisprudência brasileira¹, é facultado ao magistrado decidir sobre a matéria.

Todos os índices coletados para a região escolhida foram analisados minuciosamente².

(6)

Referências (exemplos)

1 CRETELLA JÚNIOR, José. Do impeachment no direito brasileiro. [São Paulo]: Revista dos Tribunais, 1992. p. 107

2 BOLETIM ESTATÍSTICO [da] Rede Ferroviária Federal. Rio de Janeiro, 1965. p. 20.

3 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

4______ . NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

5 ______. NBR ISO 14001: sistemas da gestão ambiental: requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2004.

6 SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com

bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Se você não entender os perigos ou as precauções de segurança descritas nesta ficha de dados, entre em contato com seu supervisor ou administrador de segurança antes de manusear

Revisamos, também, as Demonstrações do Valor Adicionado – DVA, individuais e consolidadas, referentes ao período de nove meses findo em 30 de setembro de 2017, preparadas sob

Foram empregadas funções de enriquecimento polinomiais para simulações em domínios bidimensionais de forma a obter melhores aproximações em problemas de valor de

e) as empresas cujos débitos já tenham sido quitados no Programa "EM DIA 2013", até 30 de dezembro de 2013, serão compensadas do valor pago referente a multa e a

Trabalho Recuperação.. A partir do final do século XIX, houve nos países desenvolvidos um processo de suburbanização da população de maior poder aquisitivo, que

O POTENCIAL de crescimento da produção de soja para 200 mi t até 2030 será sacrificado para menos da metade se não se apostar em maior industrialização no País. A soja cresceu

Renal Amyloid – systemic amyloidosis AL light chain Ig. AA Serum A