• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

NOVA MEDICAL SCHOOL | FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

Estágio Profissionalizante

Mestrado Integrado em Medicina

Relatório Final de Estágio

Bárbara Calé Mouco Gaspar

2013130

Orientador: Dra. Rita Machado Regente: Professor Doutor Rui Maio

(2)

Bárbara Calé Mouco Gaspar

INDICE

1. Introdução 2 2. Objetivos 2 3. Atividades Desenvolvidas 3 Cirurgia Geral 3 Medicina Interna 3 Saúde Mental 4

Medicina Geral e Familiar 5

Pediatria 5 Ginecologia e Obstetrícia 6 4. Elementos valorativos 7 5. Posicionamento Crítico 7 6. Anexos 10 SIGLAS:

AEFCM: Associação de Estudantes da NOVA

Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

CG: Cirurgia Geral

CHLC: Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE ECDs: Exames Complementares de Diagnóstico

IFMSA: Internacional Federation of Medical

Students’ Associations

GE: Gastroenterologia

GO: Ginecologia e Obstetrícia MGF: Medicina Geral e Familiar

MI: Medicina Interna

MIM: Mestrado Integrado em Medicina

NMS|FCM: NOVA Medical School | Faculdade

de Ciências Médicas

SAP: Serviço de Atendimento Permanente SPAP: Projeto Saúde Porta a Porta

SU: Serviço de Urgência

UCI: Unidade de Cuidados Intensivos USF: Unidade Saúde Familiar

(3)

1. Introdução

O Mestrado Integrado em Medicina da Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas tem a duração de 6 anos e divide-se em dois ciclos de estudos. O primeiro, a Licenciatura em Ciências Básicas da Saúde, pretende dar ao aluno uma preparação científica sólida; o segundo, o Mestrado em Medicina, de conteúdos mais práticos, culmina no 6º ano, o qual se pretende que seja profissionalizante. Como tal, o último ano do MIM é composto por uma unidade curricular teórica integradora de conhecimentos (Preparação para a Prática Clínica), por uma rotação de seis estágios clínicos que abrangem as principais áreas médicas e cirúrgicas, um estágio opcional e uma prova pública de discussão do Relatório Final.

Nesse seguimento, o presente relatório tem como objetivo descrever e fazer uma reflexão crítica das atividades que realizei ao longo do Estágio Profissionalizante, incluindo elementos valorativos relevantes realizados durante o presente ano, ou iniciados em anos anteriores. Assim, após descrever os objetivos e as expectativas formativas, irei expor o trabalho desenvolvido nos diversos estágios parcelares, terminando com o posicionamento crítico, em que faço um balanço sobre o meu desempenho face aos objetivos propostos, realizando ainda uma consideração geral sobre a globalidade do ano letivo e do MIM.

2. Objetivos

O MIM pretende garantir uma formação médica pré-graduada assente não só na aquisição de conhecimentos teóricos fundamentais como também na consolidação de valores e princípios éticos indispensáveis ao exercício autónomo da Medicina. O 6º ano, como última etapa nesta formação, surge como um ano profissionalizante que pretende ser um elo de ligação entre a formação médica pré-graduada e o exercício profissional, promovendo o ensino baseado na prática tutelada. Assim, o objetivo primordial após a conclusão deste ano é que o aluno se sinta capacitado para iniciar a formação médica pós-graduada pelo que, para tal, iniciei-o na perspetiva de cumprir os seguintes objetivos: 1) consolidar conhecimentos adquiridos ao longo do MIM com vista à sua aplicação prática num regime de autonomia progressiva; 2) aperfeiçoar competências na colheita da anamnese, execução do exame objetivo, estruturação de raciocínio clínico e tomada de decisões diagnósticas e

(4)

terapêuticas; 3) desenvolver aptidões de comunicação verbal e não verbal; 4) treinar procedimentos médicos e cirúrgicos simples e 5) evoluir na capacidade de exposição pública através da apresentação de trabalhos e discussão de casos clínicos.

3. Atividades Desenvolvidas

3.1. Cirurgia Geral (11/09/2017 – 03/11/2017)

O estágio de Cirurgia Geral, com duração de 8 semanas, sob regência do Professor Doutor Rui Maio e orientação do Dr. João Sousa Ramos, decorreu no Hospital Beatriz Ângelo. A título pessoal propus-me a: 1) reconhecer as principais patologias cirúrgicas, consolidando conhecimentos sobre o seu diagnóstico e respetiva terapêutica; 2) reconhecer e orientar as principais complicações de um doente no pós-operatório e 3) realizar procedimentos cirúrgicos, quer no Bloco Operatório quer na Pequena Cirurgia. As atividades desenvolvidas englobaram uma semana de aulas teórico-práticas, uma semana de permanência no S.U, duas semanas de Gastroenterologia, tendo as restantes quatro semanas sido dedicadas à Cirurgia Geral. No Bloco Operatório, tive oportunidade de familiarizar-me com os procedimentos pré-operatórios, de assistir e participar em cirurgias e de treinar as técnicas de assepsia. Já no Serviço de Internamento participei, fundamentalmente, na observação e acompanhamento dos doentes internados e contactei com os cuidados pós-operatórios. Na Consulta Externa pude compreender a gestão diagnostica e terapêutica de algumas das condições cirúrgicas mais prevalentes e realizar o exame objetivo dirigido. No SU participei, principalmente, na Pequena Cirurgia através da realização de procedimentos simples. Durante o estágio opcional de GE, pude compreender a importância e as principais indicações dos vários exames de imagem executados no âmbito da especialidade e os procedimentos de tratamentos possíveis de efetuar durante as técnicas endoscópicas. Participei também no Curso TEAM e no Mini-Congresso de Cirurgia onde apresentei um caso clínico intitulado de “Síndrome Compartimental Abdominal – um ciclo vicioso”.

3.2. Medicina Interna (06/11/2017 – 12/01/2018)

O estágio de Medicina Interna, com duração de 8 semanas, sob regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco e orientação da Dra. Susana Livramento, decorreu no Hospital CUF Descobertas.

(5)

Para este estágio, estabeleci como principais objetivos: 1) assumir uma autonomia progressiva na avaliação, diagnóstico, requisição de exames e prescrição da terapêutica das situações clínicas mais prevalentes; 2) aperfeiçoar a forma de comunicação com o doente e a sua família e 3) melhorar a capacidade de comunicação científica através das discussões de casos clínicos e apresentações de doentes. O estágio englobou um componente teórico que teve lugar na NMS|FCM e um componente prático que incluiu o Serviço de Internamento, a Consulta Externa, o SAP e ainda a permanência de uma semana na UCI. De uma forma geral, as minhas responsabilidades consistiram na realização da anamnese e exame objetivo, na interpretação e requisição de ECDs, na otimização terapêutica e na elaboração de registos nos diários clínicos, notas de entradas e notas de alta. Participei ainda nas reuniões de serviço através da apresentação de doentes e nas sessões clínicas do hospital. Assisti a consultas de Medicina Interna, especializadas em Doenças Autoimunes, e a consultas de Pneumologia. Na UCI pude compreender melhor os princípios de ventilação mecânica e das técnicas de substituição renal. Integrei semanalmente o SAP, tendo participado ativamente no Balcão de Atendimento. Apresentei ainda um trabalho intitulado “Abordagem da Insuficiência Renal Aguda” e realizei uma história clínica relativa a um caso de pneumonia complicada.

3.3. Saúde Mental (22/01/2018 – 16/02/2018)

O estágio parcelar de Saúde Mental, com duração de 4 semanas, sob a regência do Professor Doutor Miguel Talina e orientação da Dra. Mariana Morins, decorreu no Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca na Equipa Comunitária da Brandoa. Ao longo deste estágio estabeleci como objetivos: 1) identificar o padrão de sinais e sintomas das patologias psiquiátricas mais prevalentes; 2) aprimorar estratégias de comunicação com o doente e sua família e 3) aplicar algumas especificidades da história clínica psiquiátrica, nomeadamente a realização do Exame do Estado Mental. As atividades desenvolvidas contemplaram várias vertentes da prática assistencial, nomeadamente: as Consultas Externas, as Visitas Domiciliárias, o Serviço de Urgência, as Reuniões de Equipa e as Sessões Clínicas. A participação no SU permitiu-me assistir à descompensação aguda de patologias que observei também em contexto de consulta e, como tal, contactar com o espectro de apresentações possível de uma mesma doença, inteirando-me sobre as especificidades da abordagem em cada

(6)

uma das situações. Tive ainda oportunidade de entrevistar uma doente com uma Perturbação Afetiva, a partir da qual elaborei uma história clínica.

3.4. Medicina Geral e Familiar (19/02/2018 – 16/03/2018)

O Estágio de Medicina Geral e Familiar, com a duração de 4 semanas, sob a regência da Prof.ª Doutora Isabel Santos e orientação da Dra. Teresa Vale, decorreu na USF Vale do Sorraia, em Coruche. Delineei como objetivos primários: 1) dirigir consultas de forma progressivamente autónoma pondo em prática técnicas de comunicação verbal e não verbal com vista à criação de uma boa relação médico-doente; 2) aperfeiçoar e desenvolver aptidões em Medicina Preventiva e 3) familiarizar-me com as principais classes farmacológicas utilizadas no tratamento das doenças crónicas mais prevalentes e compreender os princípios da prescrição racional de fármacos. Neste estágio, participei ativamente em consultas de Saúde de Adultos, Saúde Infanto-Juvenil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Rastreio Oncológico e Doença Aguda, possibilitando o contacto com uma ampla diversidade de patologias nas várias faixas etárias. Nesse contexto, tive a possibilidade de conduzir consultas de forma autónoma (com supervisão posterior), realizando a entrevista clínica, exame objetivo, registo clínico e propondo a prescrição de ECDs e de terapêutica. Acompanhei ainda, por duas vezes, uma equipa na prestação de cuidados ao domicílio. Por fim, participei no programa de rádio de Educação para Saúde “1 minuto de Saúde”, promovido pela Rádio Local “Voz do Sorraia”, com a gravação de

programas sobre as temáticas: higiene oral, alterações de memória e alterações da audição.

3.5. Pediatria (19/03/2018 – 20/04/2018)

O estágio de Pediatria, com a duração de 4 semanas, sob regência do Prof. Doutor Luís Varandas e orientação da Dra. Paula Kjöllerström, decorreu no Hospital de Dona Estefânia-CHLC, no serviço de Pediatria Médica 5.2, tendo integrado a equipa de Hematologia Pediátrica. Para este estágio, propus-me a: 1) reconhecer as patologias mais prevalentes na idade pediátrica, designadamente a sua abordagem diagnóstica e terapêutica; 2) aperfeiçoar aptidões na colheita da anamnese e realização de exame objetivo num doente em idade pediátrica e 3) melhorar estratégias de comunicação em concordância com a idade. Pelo facto de ter realizado o estágio na equipa de Hematologia, estabeleci ainda como objetivo reconhecer as características semiológicas cardinais

(7)

dos principais grupos de doenças hematológicas e compreender as suas linhas de orientação diagnóstica e terapêutica. As atividades desenvolvidas contemplaram a Visita Clínica e Sessões Clínicas Hospitalares, o Serviço de Internamento, a Consulta Externa (de Hematologia e de Imunoalergologia) e o SU. Durante este período acompanhei a minha tutora na sua prática clínica e tive contacto, na sua maioria, com doenças crónicas e raras, quer na enfermaria, em fase de descompensação aguda, onde pude realizar diários clínicos, notas de entrada e notas de alta; quer em regime de consulta, na fase mais compensada, onde participei ativamente na colheita de anamnese, realização do exame objetivo, na discussão de hipóteses diagnósticas e pedido de ECDs. Por outro lado, a passagem semanal pelo SU permitiu-me o contacto com as principais patologias pediátricas agudas. No contexto do Seminário de Pediatria, apresentei um trabalho de grupo intitulado “Distúrbios do Potássio na Criança” e realizei ainda uma história clínica relativa a um caso

de Síndrome Torácica Aguda num doente com Anemia das Células Falciformes.

3.6. Ginecologia e Obstetrícia (23/04/2018 – 18/05/2018)

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, com a duração de 4 semanas, sob a regência da Prof.ª Doutora Teresa Ventura e orientação da Dra. Adriana Franco e da Dra. Luciana Patrício, decorreu no Hospital de Vila Franca de Xira. Para este estágio, estabeleci como principais objetivos: 1) reconhecer as principais patologias que acometem a mulher pré/pós-menopáusica e a grávida; 2) realizar o exame ginecológico/obstétrico de forma autónoma e 3) contactar com a diversidade de valências abrangidas por esta especialidade. No âmbito da Ginecologia as atividades englobaram o Bloco Operatório, a Consulta Externa de Ginecologia Geral, de Patologia do Colo, do Pavimento Pélvico e de Planeamento Familiar. Já em Obstetrícia participei em Consultas de Gravidez de Alto Risco e observei a realização de ecografias obstétricas e de procedimentos invasivos, nomeadamente amniocenteses e biópsias das vilosidades coriónicas. Acompanhei semanalmente as atividades no SU, tendo o tempo sido dividido entre as Admissões e o Bloco de Partos. Tanto em contexto de urgência como nas consultas tive oportunidade de realizar com frequência o exame ginecológico e obstétrico dirigido. No final do estágio, como objeto de avaliação, apresentei um trabalho de grupo intitulado: “Chlamydia trachomatis: um fator de risco para cancro do ovário?”.

(8)

4. Elementos Valorativos

Ao longo de todo o Mestrado Integrado em Medicina procurei integrar-me em atividades e projetos que contribuíssem para a minha formação pessoal e profissional.

Gostaria de destacar o estágio de Radiologia no âmbito do programa SCOPE, promovido pela IFMSA, realizado em Julho de 2017, tendo perfeito um total de 150 horas de estágio, contemplando assim as horas incluídas no currículo como Estágio Opcional. A escolha por esta especialidade no contexto do Intercâmbio Clínico passou pela necessidade pessoal de melhorar competências na interpretação de ECDs já que a sua apreciação e prescrição constituem a prática diária de qualquer clínico. Não menos importante aponto ainda o meu envolvimento no Escutismo e a minha participação no Associativismo, integrando a Direção da AEFCM por dois mandatos consecutivos, como Coordenadora do Departamento de Saúde Pública, em 2016, e Coordenadora do Projeto Saúde Porta a Porta, em 2017, do qual fui também voluntária desde do 3º ano até ao presente ano letivo.

Por fim, ao longo deste último ano, procurei também complementar a minha formação com a participação em algumas iniciativas, cuja descriminação e respetivos certificados de participação se encontram em anexo a este relatório.

5. Posicionamento Crítico

Concluído o 6º ano profissionalizante e refletindo criticamente sobre o trabalho realizado, considero que, de uma forma geral, atingi os objetivos delineados, adquirindo ferramentas fundamentais para os desafios que se perspetivam no próximo ano. Desse modo, pude progressivamente ganhar mais autonomia e confiança na realização das tarefas que me foram propostas, aperfeiçoando as minhas competências teóricas e humanas. De facto, considero a autonomia tutorada o melhor método de ensino e que quando proporcionada, responsabiliza, desafia e motiva os alunos, favorecendo o ambiente ideal para a aquisição de conhecimentos, discussão de hipóteses e prática de atos médicos. Nesse seguimento, destaco as condições formativas com um reduzido rácio tutor-aluno nos estágios, como condição essencial para tal ser possível.

Apreciando individualmente cada estágio, ao passar pelas várias valências da Cirurgia Geral pude contactar com os cuidados pré-, intra- e pós-operatórios, adquirindo noção dos cuidados

(9)

inerentes a cada uma destas etapas. Destaco o papel da componente prática como uma excelente oportunidade de participar em diversos atos cirúrgicos e de aperfeiçoar a técnica de desinfeção e de sutura, sendo por este motivo um meio fundamental para a preparação das exigências da prática clínica de um médico de qualquer especialidade. Por fim, é de salientar o estágio opcional de Gastroenterologia como completo ao de Cirurgia Geral, já que a maioria das patologias gastroenterológicas são comuns a ambas as especialidades, tendo sido por isso muito didático acompanhar a abordagem médica durante o estágio de GE e a abordagem cirúrgica durante o estágio em CG. Quanto ao estágio de Medicina Interna, estou ciente de que foi um dos estágios que mais contribuiu para a aquisição de autonomia e para o desenvolvimento do raciocínio clínico e do sentido de responsabilidade, além disso, os constantes momentos de discussão e exposição oral de situações clínicas permitiram uma franca evolução pessoal nesse campo. Outro aspeto positivo foi a perceção de uma realidade diferente face à que experienciei nos estágios anteriores em hospitais públicos, tirando ainda proveito das vantagens formativas inerentes a tal. Em relação ao estágio de Saúde Mental, ao integrar uma equipa comunitária, permitiu-me assistir de um modo privilegiado às vantagens da existência de um serviço de Psiquiatria cuja atividade decorre tanto a nível hospitalar como comunitário, possibilitando uma melhor acessibilidade aos cuidados de saúde mental e um melhor acompanhamento a longo prazo destes doentes. A realização da história clínica, em particular, permitiu-me pôr em prática as especificidades da entrevista psiquiátrica como pretendia. A par do estágio de MI, o estágio de MGF foi onde usufrui de maior autonomia na execução de tarefas e no qual mais pude trabalhar a relação médico-doente. Considero que contactei com a abrangência de patologias abordadas nos Cuidados de Saúde Primários e o facto de ter tido esta experiência num meio rural contribuiu para melhorar a minha compreensão da dinâmica deste tipo de cuidados e consciencializar-me da forma como as pessoas vivem e do impacto que a doença tem no seu dia-a-dia. No que toca a Pediatria, ao integrar o Serviço de Hematologia, pude contactar com um tipo de patologia que, apesar de abordado ao longo do curso sob o ponto vista teórico, nunca tinha tido a oportunidade de lidar sob a vertente prática. Aprendi a reconhecer os sinais e sintomas mais frequentes e aperfeiçoei a realização do exame objetivo, a interpretação de ECDs e a prescrição

(10)

terapêutica dirigidos à patologia hematológica.Além do contacto com esta vertente mais específica, a presença semanal no SU permitiu o contacto com as patologias pediátricas mais frequentes, com a possibilidade do treino da colheita de anamnese e do exame objetivo, adequando a minha forma de comunicar perante as diferentes faixas etárias. Já em GO pude aprender e treinar gestos base a qualquer médico generalista, que ainda não tinha realizado nos anos anteriores, nomeadamente o exame obstétrico e ginecológico. A possibilidade de rotação por várias das valências do serviço, como pretendia, permitiu-me construir uma ideia mais global e consciente da especialidade.

Em relação à globalidade do MIM, acredito que a mudança de paradigma do ensino teórico para um modelo mais prático, através do contacto mais precoce com o ambiente hospitalar, da existência de unidades curriculares integradoras de conhecimentos e da aplicação do modelo de aprendizagem por problemas, proporciona vantagens e qualidade à formação médica pré-graduada e, como tal, valoriza as alterações promovidas na reforma curricular.

Relativamente ao papel das atividades extracurriculares, destaco o Intercâmbio Clínico em Radiologia, como uma experiência muito enriquecedora tanto a nível pessoal como académico, aproveitando para ressalvar que a especialidade poderia ter um maior relevo no plano de estudos do MIM da NMS|FCM. Além disso, a minha experiência no associativismo revelou-se não só uma constante aprendizagem na gestão de tempo, recursos e de expectativas como me forneceu ferramentas essenciais para o trabalho em equipa, tudo aspetos que considero mais valias para encarar o meu futuro profissional. A par disso, o voluntariado, particularmente através do Escutismo e do SPAP, foi e é uma escola de valores que estimo e que acredito que contribuirá para a prática de uma medicina mais humana.

Em termos gerais, termino esta etapa convicta da capacidade de encarar os desafios com mais confiança e autonomia, ainda que consciente das minhas limitações e da continuidade do processo de aprendizagem.

Concluo, com uma palavra de agradecimento a todos os Professores, Tutores, Colegas e Amigos, que de alguma forma contribuíram para a minha formação e crescimento e tornaram estes seis anos num percurso repleto de Aprendizagens, Experiências e Valores.

(11)

Anexos

Formação

Anexo 1 | Curso Trauma Evaluation and Management (2017/2018) Anexo 2 | I Jornadas de Medicina Geral e Familiar (2017/2018) Anexo 3 | Anemia Crónica (2017/2018)

Anexo 4 | Congresso Nacional de Estudantes de Medicina (2017/2018) Anexo 5 | VII Reunião de Imunoalergologia de Lisboa (2017/2018) Anexo 6 | Saúde Mental nos Cuidados Primários (2017/2018) Anexo 7 | IV Jornadas Médicas da NOVA (2017/2018)

Anexo 8 | IV Jornadas de Saúde do Hospital D. Manuel de Aguiar – Prevenção em Medicina (2017/2018)

Estágios

Anexo 9 | CEMEF - Curtos Estágios Em Férias (2015/2016) Anexo 10 | SCOPE Profissional Exchange (2016/2017) Anexo 11 | Estágio no INEM (2017/2018)

Atividade Associativa

Anexo 12 | Direção da AEFCM 2016 – Coordenação Departamento Saúde Pública (2015/16 e

2016/17)

Anexo 13 | Direção da AEFCM 2017 – Coordenação Projeto Saúde Porta a Porta (2016/17 e

2017/18)

Voluntariado

Anexo 14 | Projeto Saúde Porta a Porta (2014/2015 a 2017/2018) Anexo 15 | Corpo Nacional de Escutas (2013/2014 a 2017/2018)

(12)

Formação

Anexo 1 | Certificado de participação no Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management) nos dias 14 e 15 de Setembro de 2017, organizado pela ATLS Portugal e pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia.

Anexo 2 | Certificado de participação nas “I Jornadas de Medicina Geral e Familiar“, realizadas

(13)

Anexo 3 | Certificado de participação na Sessão “Anemia Crónica“ realizada no dia 26 de Outubro de 2017, promovida pelo Hospital da Luz.

Anexo 4 | Certificado de participação no “Congresso Nacional de Estudantes de Medicina” nos

dias 11 e 12 de Novembro de 2017, promovido pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina.

(14)

Anexo 5 | Certificado de participação na “VII Reunião de Imunoalergologia de Lisboa” realizada no dia 20 de Abril de 2018, promovida pelo Serviço de Imunoalergologia do Hospital de Dona Estefânia, CHLC.

Anexo 6 | Certificado de participação na sessão “Saúde Mental nos Cuidados Primários –

Dúvidas Frequentes“ realizada no dia 10 de Maio de 2018, promovida pelo Hospital Beatriz Ângelo.

(15)

Anexo 7 | Certificado de participação nas “IV Jornadas Médicas da NOVA“, realizado nos dias 12 e 13 de Maio de 2018, promovidas pela Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas.

Anexo 8 | Certificado de participação nas “IV Jornadas de Saúde do Hospital D. Manuel de Aguiar – Prevenção em Medicina“ realizadas no dia 28 de Maio de 2018, promovidas pelo Hospital D. Manuel de Aguiar

(16)

Estágios

Anexo 9 | Certificado de participação nos “Curtos Estágios Em Férias” (CEMEFs), organizados

pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina, no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santo André, pertencente ao Centro Hospitalar de Leiria, em Agosto/Setembro de 2016.

(17)

Anexo 10 | Certificado de participação no “SCOPE Profissional Exchange”, organizado pela Internacional Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA), no Serviço de Radiologia do Hospital Base San José de Osorno, Chile, durante o mês de Julho de 2017.

(18)

Anexo 11 | Declaração Comprovativa de Realização de Estágio de Observação no INEM, nos dias 13 e 23 de Maio de 2018. O estágio consistiu num total de 16 horas na Viatura Médica de Emergência – VMER de São José.

(19)

Atividade Associativa

Anexo 12 | Certificado de membro da Direção da Associação de Estudantes da NOVA Medical |

School | Faculdade de Ciências Médicas no Mandato de 2016 enquanto Coordenadora do Departamento de Saúde Pública, pertencente à Equipa de Responsabilidade Social.

(20)

Anexo 13 | Certificado de membro da Direção da Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas no mandato de 2017 enquanto Coordenadora do Projeto Saúde Porta a Porta.

(21)

Voluntariado

Anexo 14 | Certificado de Participação no Projeto Saúde Porta a Porta promovido pela

Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas – 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Edições.

2ª Edição – Ano Letivo 2014/2015:

(22)

4ª Edição – Ano Letivo 2016/2017:

(23)

Anexo 15 | Declaração comprovativa da integração do Agrupamento 127 – Sé Leiria - Corpo Nacional de Escutas - CNE desde do ano Letivo 2013/2014 ao 2017/2018.

Referências

Documentos relacionados

Os estilos parentais podem ser vistos como um conjunto de padrões de comportamento dos pais para com os filhos, que os influenciam desde o início do seu

(Moreover, real ARNN s working in exponential time can decide any set!) And here arises the claim of hypercomputational power of recurrent neural nets made in [19]: If we can

integrom o universo deste estudo de caso centro-se no gestão da mobilidode internacional. Tendo como ponto de partida a questão de investigação, designadamente: Como é

Como oportunidade de reestruturação do departamento e inclusão de um processo mais robusto e que atingisse os níveis desejáveis de tempo de preenchimento de vaga de um novo

Visualiza-se que o aumento de 1% no índice ANEEL de satisfação do consumidor (IASC) reduz a ΔDER em 0,0346%, o que mostra que a percepção geral da satisfação do cliente –

Keywords: optimal design; bifurcated tubes; heat flux; laminar and turbulent flows; minimum expenditure of power; constructal law.. Miguel is an Associate Professor of

O paradigma transforma-se com a aprovação da Lei n.º 48/2007, de 29 de Setembro, surgindo um novo fundamento de indemnização por privação injustificada da liberdade: a

A Instituição de Ensino Superior voltada para a excelência de ensino e qualidade dos serviços educacionais prestados deverá exercitar-se na busca do novo, da reflexão