• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

         

E

STÁGIO  

P

ROFISSIONALIZANTE

 

R

ELATÓRIO  

F

INAL

 

   

Orientador: Dr. António Mário Santos Regente: Prof. Dr. Rui Maio

Inês Fernandes Tlemçani

Mestrado Integrado em Medicina| NOVA medical School | 6º ano| Junho 2018                            

(2)

Í

NDICE

 

   

1. I

NTRODUÇÃO

 

2. O

BJECTIVOS

 

3. A

CTIVIDADES  

D

ESENVOLVIDAS

 

3.

A

)

 

E

STÁGIO    CLÍNICO  DE  

C

IRURGIA

 

3.

B

)

 

E

STÁGIO  CLÍNICO  DE  

M

EDICINA  

I

NTERNA

 

3.

C

)

 

E

STÁGIO  CLÍNICO  DE  

G

INECOLOGIA  E  

O

BSTETRÍCIA

 

3.

D

)

 

E

STÁGIO  CLÍNICO  DE  

S

AÚDE  

M

ENTAL

 

3.

E

)

 

E

STÁGIO    CLÍNICO  DE  

M

EDICINA  

G

ERAL  E  

F

AMILIAR

 

3.

F

)

 

E

STÁGIO  CLÍNICO  DE  

P

EDIATRIA

 

3.

 G

)

 

E

STÁGIO  CLÍNICO  

O

PCIONAL  

 

C

IRURGIA  

P

LÁSTICA  E  

R

ECONSTRUTIVA

 

3.

H

)

 

A

CTIVIDADES  

E

XTRACURRICULARES

 

4.

   

A

PRECIAÇÃO  

C

RÍTICA

 

 

 

A

NEXOS

 

       

(3)

1. I

NTRODUÇÃO

 

 

O 6º e último ano do curso de Medicina pressupõe um último treino para o exercício da profissão que viremos a exercer no futuro. Serve o presente relatório para exposição e apreciação crítica pessoal das actividades desenvolvidas ao longo dos seis estágios clínicos profissionalizantes do 6º e último ano do curso: Mestrado Integrado em Medicina da FCM/ NMS-UNL.

Este relatório está organizado em 3 secções distintas: uma primeira parte onde são expostos os objectivos de cada uma das Unidades Curriculares e do 6º ano no geral, segunda parte com discrição resumida das actividades desenvolvidas em cada um dos estágios profissionais, incluindo o estágio Opcional que realizei na especialidade de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, e uma terceira e última parte, onde realizo a minha apreciação crítica pessoal detalhada, com explicitação de objectivos de cada um dos estágios, bem como do 6º ano no seu todo. Por fim, apresentam-se alguns anexos referentes a actividades extracurriculares realizadas ao longo do ano que considerei relevantes.

2. O

BJECTIVOS

 

 

Consultadas com detalhe todas as fichas de Unidades Curriculares do 6º ano, bem como bibliografias e documentos de apoio ao aluno, como “O Licenciado Médico em Portugal”, propus-me a cumprir essencial e resumidamente os seguintes objectivos, transversais a todos os estágios clínicos parciais, ao longo deste ano: Aquisição de competências relacionadas com o raciocínio clínico da medicina (colheita de boa história clínica, anamnese e exame físico detalhado); compreensão dos diversos tratamentos e intervenções terapêuticas, particularmente dosagens das várias classes de fármacos; Consolidação dos conhecimento teóricos adquiridos até à data, nos 5 anos precedentes; Aquisição de alguma autonomia e melhora na capacidade de lidar com a situação inesperada, não planeada; e por

(4)

fim, mas não menos importante a conclusão do curso que escolhi praticando uma medicina centrada na pessoa, respeitando sempre os seus princípios e valores, avaliando o indivíduo sob ponto de vista bio-psico-social enquadrado na sua família e nos vários subsistemas.

3. A

CTIVIDADES  DESENVOLVIDAS

 

 

Ao longo deste ano lectivo foram realizados 6 estágios parcelares, que se encontram descritos sucintamente a seguir: Cirurgia Geral, Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar e Pediatria.

 

3.a) Estágio Clínico de Cirurgia Geral – Hospital da Luz

O Estágio Clínico de Cirurgia Geral decorreu de 11 de setembro a 3 de novembro de 2017, sob tutoria do Dr. João Rebelo de Andrade e teve a duração de 6 semanas, duas das quais passei no serviço de Gastrenterologia. Os objectivos que seleciono como fundamentais e específicos nesta UC são: compreensão das regras de assepsia no bloco operatório e consequências do seu não respeito na saúde do doente; percepção das complicações mais frequentes no pós-operatório dos vários tipos de cirurgia e, por fim, diagnóstico diferencial das principais patologias que cursam com quadro de abdómen agudo.

Ao longo do estágio foram ainda assistidas diversas sessões teóricas sobre temas de interesse cirúrgico e de formação geral. O curso TEAM (Trauma Evaluation and Management), na primeira de estágio, foi essencial para a revisão de conceitos teóricos e aquisição de competências práticas na área da cirurgia.

No dia 3 de novembro, decorreu o Mini-Congresso no Hospital Beatriz Ângelo. Neste foram apresentados e expostos diversos casos clínicos, todos eles de uma importância e relevância

elevadas, quer pela sua raridade, dificuldade na abordagem e marcha diagnóstica ou outra particular especificidade. Apresentei o caso “Doença Rectal – uma abordagem Recta”, que consistia

(5)

sucintamente numa abordagem a neoplasia rectal de doença localmente avançada, com respectivo diagnóstico diferencial, marcha diagnostica e terapêutica, pós- operatório e revisão teórica.

 

3.b) Estágio Clínico de Medicina Interna – Serviço de Medicina 2.1 do Hospital dos Capuchos  

O estágio Clínico de Medicina Interna decorreu entre 6 de Novembro de 2017 e 6 de Janeiro de 2018, no serviço de Medicina 2.1 do hospital dos Capuchos, sob tutoria do Dr. Miguel Valente. Este estágio incidiu essencialmente sob as vertentes de Enfermaria, Banco de urgência e Consulta de Diabetes. Considero como objectivo específicos desta UC, além dos gerais já referidos anteriormente: a aprendizagem sobre o trabalho em equipa, a discussão acerca o sobre-tratamento e os cuidados em fim de vida e a aquisição de competências essenciais à realidade do serviço de urgência. Durante o estágio realizei e expus um trabalho sobre “Diarreia Crónica” a todos os membros do serviço.

 

3.c) Estágio Clínico de Ginecologia e Obstetrícia – Maternidade Alfredo da Costa

O estágio de ginecologia e obstetrícia teve a duração de 4 semanas (2 semanas de Ginecologia e 2 semanas de Obstetrícia). Neste estágio, as principais vertentes em que participei activamente foram Consulta externa, Bloco Operatório, Banco de Urgência, Histeroscopias e outros MCDTs e Enfermaria.

No dia 6 de fevereiro, decorreu, na sala de reuniões, a apresentação dos trabalhos/ Casos Clínicos dos alunos da faculdade. Por ocasião do dia 4 de Fevereiro (dia internacional da sensibilização para a mutilação genital femina), o grupo do qual fiz parte, apresentou o tema: “Mutilação Genital Feminina – Breve Introdução”, esta apresentação foi seguida por um debate sobre o tema.

(6)

3.d) Estágio Clínico de Saúde Mental - Pedopsiquiatria

No período de 22 de fevereiro a 17 de fevereiro de 2018, realizei estágio da UC de saúde mental, no Hospital D. Estefânia no serviço de pedopsiquiatria, sob tutoria do Dr. Juan Sanchez. Neste estágio, considero que o objectivo principal tenha sido a valorização da importância da doença mental, nomeadamente PHDA, no desenvolvimento psico-motor da criança e adolescente. Este estágio, de foro maioritariamente observacional, contou com 2 aulas teóricas, sessões de revisão de caso e consulta Externa. Observei cerca de 100 consultas, durante as 4 semanas.

3.e) Estágio Clínico de Medicina Geral e Familiar

Realizei estágio de MGF na USF alfa-Beja, na cidade de Beja sob tutoria do Dr. José Carlos Dionísio. Creio ter compreendido neste estágio a importância dos programas nacionais de Hipertensão,

Diabetes e Rastreio Oncológico bem como a importância do seguimento de grávidas e crianças ou jovens em consultas vigilância de saúde. Realizei por várias vezes exames objectivos completos ou sumários, colhi anameses, discuti ativamente hipóteses diagnósticas e participei em decisões sobre marcha diagnóstica adequada e hipóteses de tratamento. A componente humana da medicina foi verdadeiramente posta em prática, e o conceito de escuta terapêutica revelou-se para mim uma ferramenta essencial a muitas das consultas que realizei.

3.f) Estágio Clínico de Pediatria

O estágio clínico de Pediatria decorreu no hospital CUF Descobertas sob tutoria da Dra. Cláudia Cristovão. As principais vertentes da especialidade a que tive acesso durante estas 4 semanas foram: Serviço de Urgência, Enfermaria, Berçário, Consulta Externa e Consulta de Cirurgia Pediátrica e Ortopedia Pediátrica. Acredito que este estágio me proporcionou o contacto com patologia diferente da do adulto, em que cada caso é um caso particular, com peso e medida próprios requerendo os

(7)

seus cuidados peculiares. Acredito que pus em prática alguns dos conceitos que adquiri no workshop PECLICUF de urgências em Pediatria, realizado em anos anteriores.

3.g) Estágio opcional de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva

Devido ao pouco ou nenhum contacto com a especialidade de cirurgia plástica durante os 6 anos de curso, optei por escolher esta especialidade como estágio opcional, no Hospital de São José e tive como tutor o Dr. David Rasteiro durante 2 semanas. Passei por várias áreas dentro da cirurgia

plástica, tais como: a unidade de queimados, a pequena cirurgia, bloco operatório (cirurgia da mama e de mão). Acredito que consegui obter uma ideia geral daquilo que é a especialidade de cirurgia

plástica e as suas diversas valências, objectivo a que me propus quando decidi realizar este estágio opcional.

4. A

CTIVIDADES  

E

XTRACURRICULARES

 

 

Ao longo destes 6 anos de curso, participei em diversas actividades extra-curriculares as quais considero relevantes para a formação profissional e pessoal do jovem médico. Entre elas estão diversos congressos (destaco Imed, onde participei como parte da Crew) e palestras a que assisti (destaco conferência sobre a eutanásia), actividades de voluntariado e programa de intercâmbio no Rio de Janeiro de Fevereiro a Julho de 2017. Considero que de todas as experiências por que passei durante o curso, esta terá sido a mais importante, uma vez que no Brasil, o estudante de medicina adquire autonomia mais cedo, pelo que no 2º semestre do 5º ano acredito ter sido uma mais valia na transição para o ano profissionalizante (6º ano) que se seguiu.

No Rio de Janeiro, tive oportunidade de realizar sozinha (com supervisão de professores

(8)

estigmas na doença psiquiátrica e o enquadramento cultural da visão das populações sobre a mesma; em MGF realizei diversas visitas domiciliárias em áreas carenciadas da cidade, apercebendo-me assim das dificuldades no acesso aos cuidados de saúde noutro País, fazendo sempre o paralelismo com a situação em Portugal. Acredito que nesta experiência levei para o Brasil o melhor de mim e trouxe comigo a experiência do que de melhor aprendi nesses maravilhosos 6 meses que passei no Rio de Janeiro. Os certificados das actividades que considero relevantes, encontram-se em anexo.

 

5. A

PRECIAÇÃO  

C

RÍTICA

 

 

O 6º ano do Mestrado integrado em Medicina é, na minha opinião, o mais importante ano do Curso de Medicina. Trata-se do ano da verdadeira preparação, do contacto directo com o doente e o meio hospitalar, com os futuros colegas das várias especialidades e serviços. Os conhecimentos teóricos deverão agora ser consolidados, e vem à tona a componente humana, menos apreendida durante a faculdade, onde a sede de teoria, diagnósticos e muitos (muitos) tratamentos predominam.

Considero que durante o 6º ano, constitui a ponte fundamental do ensino para o exercício médico, e acredito que terá sido nos estágios de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar que me foi atribuída mais autonomia e a tão boa confiança nas capacidades do aluno, que já está no último ano, que para o ano já é colega.

Por outro lado, o estágio de psiquiatria permitiu-me reconhecer melhor a doença mental e os estigmas muitas vezes a ela associados, principalmente na área da Pedopsiquiatria. Este estágio permitiu-me reconhecer o problema da sobre e sub medicação e os dilemas a ela associados, levando-me a procurar sobre o tema em livros e artigos e a debatê-lo avidamente com outros colegas.

Levo dos estágios de Pediatria e Obstetrícia a alegria do ver nascer, o desenvolvimento e os cuidados pré e pós natais, a oportunidade de realização de pequenos procedimentos que já fazem o

(9)

dia, quem sabe a semana, ao estudante de medicina. Levo também e a importância dos programas de rastreio, dando alento à por vezes ingrata profissão do médico que actua apenas no remédio e não na prevenção da doença.

No estágio de Cirurgia, bem como o de Ginecologia, sobressaíram as competências práticas adquiridas, as técnicas, as suturas, a assepsia. Mas também a relação com a equipa e integração na mesma, a abordagem multidisciplinar e holística do doente e a compreensão de que é bom trabalhar num serviço onde todos têm voz: médicos, enfermeiros, auxiliares, alunos e mais importante, os doentes.

Acredito ter cumprido todos os objectivos propostos, já referidos anteriormente, em cada uma das Unidades Curriculares de estágio do 6º ano, ter dado o melhor de mim em cada momento, pessoal e profissionalmente. Por fim, sinto-me agora preparada para enfrentar os anos que seguem, feliz e realizada na profissão que escolhi para mim e que considero ainda mais, ao fim destes seis anos, a mais nobre profissão de todas: ser a médica das crianças, das mulheres e dos homens, das famílias, ser a médica das pessoas.

 

 

F

IM

 

 

 

(10)

A

NEXOS

 

I:

 

C

ERTIFICADO  DE  

C

REDITAÇÃO  DO  

I

NTERCÂMBIO  

R

IO  DE  

J

ANEIRO  FEV

-­‐

JUL  

2017  

                                                                                   

(11)

 

II:

 

C

ERTIFICADOS  DE  PARTICIPAÇÃO  EM  PALESTRAS  E  CONGRESSOS

 

 

 

   

II Jornadas Médicas da NOVA —  Certificado  de  Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE

EMITIDO POR:

NOME

Evento

II Jornadas Médicas da NOVA

30-04-2016

A grande missão das Jornadas Médicas da NOVA é desa ar os estudantes de Medicina a crescerem enquanto médicos compenetrados nas responsabilidades sociais inerentes à sua pro ssão. Nem só de ciência vive o médico, mas também de outras competências humanísticas e sociais, que tornam os estudantes de Medicina especialmente dotados para intervir na sua própria Educação.

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

Inês Fernandes Tlemçani

14155824 WMVKE

CHOQUE FRONTAL -EUTANÁSIA

—  Certificado  de  Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE

EMITIDO POR:

NOME

Evento

CHOQUE FRONTAL - EUTANÁSIA

27-04-2016 - 3 horas

[CHOQUE FRONTAL] Nunca a Eutanásia esteve tanto na ordem do dia. É cada vez mais crucial para a formação médica uma informação atualizada sobre este tema tão controverso. A Revista FRONTAL tem a honra de apresentar a uma Mesa Redonda de excelência, que te dará uma visão abrangente sobre a Eutanásia e o seu estado da arte em Portugal. Não percas esta oportunidade única de estar presente num momento formativo que contará com a presença de vários oradores especializados

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

Inês Fernandes Tlemçani

(12)

                                                    Congresso Nacional de Estudantes de Medicina —  Certificado  de  Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE

EMITIDO POR:

NOME

ANEM - Associação Nacional de Estudantes de Medicina Faculdade de Ciências da Saúde Universidade da Beira Interior Av. Infante D. Henrique

200-506 Covilhã

Inês Fernandes Tlemçani

14155824 YZHZS

INÊS FERNANDES

A AEFCML certifica que Inês Tlemçani participou na Palestra subordinada ao tema Disfunção Sexual, organizada pela Equipa de Saúde Pública e Reprodutiva da AEFCML, no dia 19 de Outubro de 2015.

Lisboa, 22 de Outubro de 2015

Ana Rita Patrício Gano

(13)

III:

 

C

ERTIFICADOS  DE  PARTICIPAÇÃO  EM  PALESTRAS  E  CONGRESSOS  COMO  

MEMBRO  DA  CREW

 

                                                                                             

Inês Tlemçani

(14)

IV:

 

C

ERTIFICADOS  DE  PARTICIPAÇÃO  EM  

W

ORKSHOPS

 

                                                                                                   

PECLICUF | Workshop de

Emergências Pediátricas

—  Certificado  de  Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE

EMITIDO POR:

NOME

Evento

PECLICUF | Workshop de Emergências Pediátricas

14-04-2016 - 1:30 horas

No âmbito do projecto PECLICUF organizámos um workshop de Emergências Pediátricas destinado aos alunos do 4º, 5º e 6º anos do MIM da NMS|FCM. Vem saber mais acerca do PECLICUF, um programa desenvolvido juntamente com a Academia CUF! Não percas esta oportunidade! O certi cado deste workshop poderá ser utilizado para critérios de selecção em actividades desenvolvidas pela ANEM (Intercâmbios Clínicos e Cientí cos).

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

Inês Fernandes Tlemçani

(15)

IV:

 

C

ERTIFICADOS  DE  

P

ROGRAMA  DE  TREINO  EM  ÉTICA  E  EVOLUÇÃO

 

 

   

Referências

Documentos relacionados

Os resultados obtidos mostraram que os fungicidas prochloraz, carbendazim, benomyl e azoxystrobin foram os mais eficientes no controle da antracnose foliar, tendo-se como parâmetro

São consideradas vantagens da alvenaria estrutural: economia de fôrmas: uma vez que a alvenaria substitui as vigas e os pilares a laje passa a ser o único

This work presents evidence that trade barriers such as nominal tariffs on imports result on a negative impact on the productivity – either labor productivity or total

This work presents a framework for the improvement of railway cabin interiors based on the assessment of the impact biomechanics. The use of these for crash scenarios, in which

Gestor de Turno/ Responsável da Unidade Checklist HSA no Ponto 8 em NC Iberdesk DESCONGELAÇÃO Controlo da temperatura e tempo de descongelação. Manutenção do

A Instituição de Ensino Superior voltada para a excelência de ensino e qualidade dos serviços educacionais prestados deverá exercitar-se na busca do novo, da reflexão

Para futuros encontros internacionais Sarton deixa sugestões 326 Caminhos de Cultura em Portugal Homenagem ao Professor Doutor Norberto Cunha 327 O III Congresso Internacional

O estágio teve uma duração de 4 semanas e decorreu no Departamento de Pediatria Médica do Hospital Dona Estefânia (HDE), onde tive a oportunidade de acompanhar