• Nenhum resultado encontrado

M ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "M ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Tatiana Louro, 2010412

R

ELATÓRIO

F

INAL

M

ESTRADO

I

NTEGRADO EM

M

EDICINA

(2)
(3)

Índice

Introdução ... 4

Actividades Curriculares Desenvolvidas ... 5

1. Estágio de Cirurgia ... 5

2. Estágio de Medicina ... 5

3. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia... 6

4. Estágio de Saúde Mental ... 7

5. Estágio de Medicina Geral e Familiar ... 7

6. Estágio de Pediatria... 8

7. Estágio Clínico Opcional em Neurologia ... 9

Posicionamento Crítico ... 9

(4)

Introdução

O 6º ano do curso de Medicina é encarado como estágio profissionalizante, tendo como fim o exercício orientado e programado de Medicina, passando os alunos por diversas áreas médico-cirúrgicas, e incidindo preferencialmente nos aspectos do raciocínio clínico, do diagnóstico diferencial e da terapêutica. As aptidões essenciais a serem alcançadas, a nível do Mestrado Integrado em Medicina, definem a área essencial e genérica no que concerne aos conhecimentos, competências, valores e posturas que todo o médico deve ser capaz de evidenciar.

O intuito da formação pré-graduada é permitir a geração de médicos fortemente comprometidos com os alicerces científicos da arte da Medicina e seus fundamentos éticos, aptos a praticar uma abordagem humanista e empenhados no aprendizagem contínua ao longo da vida de forma a fomentar e impulsionar a saúde e o bem-estar das comunidades.

Assim, destaco como principais objectivos a alcançar: avaliar o doente de forma global, gerindo de forma adequada os seus problemas médicos e tendo sempre em conta o seu contexto bio-psicosocial; desenvolver o raciocínio clínico, adquirindo a capacidade de formular hipóteses diagnósticas e proceder à requisição lógica de meios complementares de diagnóstico e à sua interpretação, bem como à discussão da terapêutica a instituir; actuar de forma ética e profissional, tendo em conta as minhas próprias limitações e competências; comunicar de forma eficaz com os doentes, colegas e outros profissionais de saúde; instigar nos doentes a promoção de hábitos saudáveis que resultem na prevenção da doença; aquisação de prática em procedimentos médicos variados; e consciencialização para a necessidade de constante actualização científica e fomento da autoaprendizagem.

(5)

Curriculares Desenvolvidas, com o resumo de cada estágio parcelar; Posicionamento Crítico e Anexos.

Actividades Curriculares Desenvolvidas

1. Estágio de Cirurgia (16 de Setembro a 8 de Novembro de 2013)

O estágio de Cirurgia com duração de 8 semanas foi realizado no Hospital Beatriz Ângelo sob a regência do Professor Doutor Rui Maio e sob orientação do Dr. João Sousa Ramos. Neste estágio tive a oportunidade de acompanhar o meu tutor nas actividades de Enfermaria, Consulta Externa, Bloco Operatório e Serviço de Urgência. Ao longo do estágio participei activamente na vida quotidiana do Serviço de Cirurgia, dando o meu contributo directo no pré-operatório, tomando parte no intra-operatório em variadas cirurgias e, por último, contribuindo também no seguimento pós-cirúrgico dos doentes. Tive ainda a possibilidade de realizar um estágio opcional no Serviço de Anestesiologia durante 2 semanas, ficando sob a orientação da Dr.ª Patrícia O’Neil. No decurso destas 2 semanas, pude contactar com as diversas vertentes da Anestesiologia, o que foi uma mais-valia, uma vez que esta especialidade não faz parte do plano curricular.

Neste período assisti, também, às sessões teórico práticas, de conteúdo bastante pertinente para a prática clínica. Juntamente com os meus colegas de grupo, realizei um trabalho cujo tema era “Achado Histopatológico Raro em Peça de Apendicectomia” que foi apresentado no Mini Congresso.

2. Estágio de Medicina (11 de Novembro de 2013 a 17 de Janeiro de 2014)

(6)

minha orientadora, permitindo-me contacto com o funcionamento de uma enfermaria de Medicina Interna, bem como, uma abordagem global dos doentes (acompanhando-os ao longo do seu período de internamento) e a discussão dos diferentes casos. O serviço de urgência foi realizado no Hospital de São José, sob a orientação da Dr.ª Brígida Ferrão.

A integração de facto na equipa da Dr.ª Maria Catarina Salvado foi altamente gratificante e o grande ponto forte deste estágio. O trabalho contínuo desenvolvido na enfermaria exigiu um maior compromisso pessoal na medida em que se assume o doente como nossa responsabilidade, implicando estar a par das intercorrências do internamento e da evolução clínica quotidiana. Como tal considero esta continuidade um elemento fulcral para o ganho de autonomia e confiança na prática clínica, competências essenciais para o exercício da medicina que já se avizinha. Juntamente com cinco colegas do 6º ano elaborei um artigo de revisão temática sobre “Anticoagulação e Antiagregação”, posteriormente apresentado como comunicação oral.

(7)

Durante este estágio realizei, também, um trabalho sobre “Indução Maturação Pulmonar Fetal”.

4. Estágio de Saúde Mental (24 de Fevereiro a 21 de Março de 2014)

O estágio de 4 semanas de Saúde Mental, sob regência do Professor Doutor Miguel Xavier, foi realizado no Internamento do Serviço de Psiquiatria no Hospital Fernando da Fonseca, sob orientação do Dr. Nuno Borja Santos. No início do estágio, foram leccionados seminários teórico-práticos pelo Professor Doutor Miguel Xavier, onde foram debatidas situações comuns na prática clínica e que interessam ao estagiário do sexto ano e futuro Interno do Ano Comum. No decorrer do estágio hospitalar, a minha actividade diária consistia no acompanhamento do meu tutor (Dr. Nuno Borja Santos, equipa da Damaia) e do seu interno (Dr. Guilherme Bastos Martins). Observei e participei em entrevistas clínicas, realizadas não só aos doentes mas também aos seus familiares, na consequente discussão de hipóteses diagnósticas, no pedido e interpretação de exames complementares de diagnóstico (principalmente solicitados no contexto de Urgência para exclusão de etiologia orgânica) e na escolha da terapêutica a instituir. Tive a oportunidade de observar e participar nas sessões de Electroconvulsivoterapia e de frequentar o Serviço de Urgência. Durante este período realizei um trabalho intitulado “Relação Médico-Doente”.

5. Estágio de Medicina Geral e Familiar (24 de Março a 24 de Abril de 2014)

(8)

No decurso deste estágio, participei activamente nas consultas de Adulto, Saúde Infantil e Juvenil, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Consultas do Dia. O facto do estágio decorrer em dois locais distintos, tornou-se uma mais valia e uma experiência muito enriquecedora, uma vez que são dois meios sociais muito diferentes (urbano e rural). Verifiquei, assim, as discrepâncias em relação à facilidade de acesso aos diferentes serviços de saúde, especialidades e exames complementares de diagnóstico. De facto, trata-se de uma especialidade particular, fundamental ao indivíduo e à comunidade, devido à abordagem holística do doente, bem como à prestação dos cuidados de saúde primários. Neste sentido, considero que este estágio me permitiu compreender o indivíduo como um todo, inserido num determinado contexto familiar, cultural e social.

6. Estágio de Pediatria (28 de Abril a 23 de Maio de 2014)

(9)

no Serviço de Urgência, juntamente com a equipa fixa, foi uma experiência verdadeiramente integradora.

De referir ainda que no âmbito dos Seminários Clínicos realizei e apresentei uma breve revisão acerca da Síndrome Hipotónica Hiporresonsiva Pós-Vacinação.

7. Estágio Clínico Opcional em Neurologia (26 de Maio a 6 de Junho de 2014)

O estágio Opcional decorreu no Serviço de Neurologia do Hospital Egas Moniz, sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco e sob a orientação do Professor Doutor Miguel Viana Baptista. A razão da minha escolha prende-se com a curiosidade despertada após a realização do estágio do 5º ano.

No decorrer deste estágio tive a possibilidade de assistir às Consultas de Neurologia, Consultas de Doenças Neuromusculares e Consultas de Doenças do Movimento. Acompanhei ainda a actividade diária na enfermaria, a cargo da Dr.ª Francisca Sá e frequentei o Serviço de Urgência do Hospital São Francisco Xavier.

Apesar da curta duração do estágio, penso ter conseguido compreender um pouco melhor o que é a Neurologia enquanto especialidade e as suas variadas valências.

Posicionamento Crítico

(10)

somos integrados, diferentemente do que se passa no quarto e quinto anos, onde predomina o componente observacional.

Todos os estágios foram um real valor acrescentado e contribuíram, cada um de forma particular, indubitavelmente para a minha formação como médica. Desde a abordagem populacional, gestão da saúde e doença, através da Medicina Geral e Familiar, como à abordagem mais particular e compartimentalizada no âmbito da patologia de Adultos (Medicina e Cirurgia), infantil (Pediatria), da mulher e grávida (Ginecologia e Obstetrícia) e da patologia psiquiátrica (Saúde Mental).

Devo no entanto realçar a importância dos estágios de Saúde Mental e de Medicina Geral e Familiar, já que se tratam de especialidades com as quais ainda não havíamos tido muito contacto com a vertente prática, sendo os anos anteriores quase exclusivamente teóricos. Adicionalmente o estágio de Medicina Geral e Familiar dá-nos uma noção totalmente diferente da Medicina da que vamos formando ao longo de todos os outros estágios, que decorrem em ambiente hospitalar; sendo bastante importante no desenvolvimento de competências na promoção da saúde e na prevenção da doença

No que diz respeito aos objectivos primordiais referidos previamente na introdução, sinto-me mais capacitada para responder às necessidades e expectativas dos doentes de uma forma geral. Tenho agora a noção de quão relevante é a integração entre cuidados de saúde e o contexto familiar, psicossocial, cultural e económico de cada doente, e da extrema importância da avaliação do doente como um todo.

(11)

Durante o ano, apercebi-me da importância da multidisciplinaridade envolvida na prática clínica, através da partilha de informação e a tomada de decisões entre os vários profissionais de saúde, de forma a possibilitar a prestação de cuidados de saúde mais criteriosos e de maior qualidade. A própria integração na rotina dos serviços e o contacto com os diversos profissionais de saúde deram lugar ao estabelecimento de relações interpessoais e interdisciplinares, indissociáveis da prática clínica.

A lamentar apenas a existência de discrepâncias no funcionamento de alguns estágios, nomeadamente no que diz respeito aos métodos de avaliação e carga horária, que diferem no mesmo estágio entre as diferentes instituições de ensino; o que confere grande heterogeneidade na formação final.

Passadas 34 semanas, posso afirmar que evoluí consideravelmente em responsabilidade e autonomia nas tarefas diárias das diferentes especialidades e, acima de tudo, ganhei uma nova consciência da profissão médica e da pratica clínica, mais realista, mais complexa, mais humanista e, ainda mais, apaixonante.

Para tal foram decisivos, pelos ensinamentos e pelo exemplo, todos os orientadores que me acompanharam e a quem reitero, aqui, o meu apreço.

(12)

Referências

Documentos relacionados

importância como parte integrante da minha formação médica e a sua contribuição para o meu.. desenvolvimento e crescimento

As actividades consistiram em Enfermaria da UCERN - onde acompanhei o internamento das crianças e tive autonomia para escrever diários clínicos e discutir o plano de

Enfermaria, Serviço de Urgência, Consulta Externa e Hospital de Dia. Obtive

da apresentação sobre “Técnicas de comunicação”; quatro semanas de actividades na especialidade de Cirurgia Geral; uma semana de Serviço de Urgência e duas

O estágio parcelar de Saúde Mental, sob a regência do Professor Doutor Miguel Xavier,. decorreu no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, sob a tutoria

Em seguida, descrevo cronológica e resumidamente os objetivos específicos e as atividades desenvolvidas em cada um dos seis estágios parcelares (Cirurgia; Medicina

Seguem-se, em anexo, os certificados de atividades facultativas que contribuíram para o enriquecimento da minha formação quer pessoal, quer profissional,

O estágio parcelar de Medicina teve a duração de 8 semanas e foi realizado no serviço. 1A e 1B do Hospital Curry Cabral (HCC), sob orientação da Dr.ª