• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Relatório Final Estágio Profissionalizante

Mestrado Integrado em Medicina

Alexandre Azevedo Pinheiro

Nº Aluno: 2013118 | Curso: 2013-2019

Ano Letivo: 2018/2019

Regente: Professor Doutor Rui Maio

Orientador: Professor Doutor Joaquim Filipe Candeias de Sousa Gago

Lisboa, Junho de 2019

(2)

Índice

I. Introdução ... 3

II. Objetivos ... 3

III. Estágios Parcelares... 4

A. Cirurgia Geral ... 4

B. Medicina Interna ... 5

C. Saúde Mental ... 5

D. Medicina Geral e Familiar ... 6

E. Pediatria ... 6

F. Ginecologia e Obstetrícia ... 7

G. Estágio Opcional - Anestesiologia ... 8

H. Elementos valorativos e atividades extracurriculares ... 8

IV. Reflexão crítica final ... 9

(3)

I.

Introdução

O Mestrado Integrado em Medicina (MIM) pretende transmitir a capacidade de interpretar as patologias que afetam o Ser Humano e conferir a nobre capacidade de poder cuidar, procurando a aplicação rigorosa do conhecimento moderno de base científica, todavia sem nunca esquecer os princípios milenares éticos, transmitidos pelos nossos antecessores e pelos quais esta arte se rege. O Estágio Profissionalizante do 6º ano letivo do MIM da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) oferece ao estudante de Medicina, na fase final da sua formação académica, a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente num contexto próximo do quotidiano de um clínico. Para este efeito, fui inserido em cada um dos múltiplos estágios parcelares numa equipa médica especializada, experienciando as diversas áreas que devem constituir a formação basal de um médico, conferindo-me autonomia tutorada. Este relatório final procura descrever sucintamente os objetivos pessoais estabelecidos e atividades realizadas ao longo do ano. Gostaria ainda de referir alguns pontos que enriqueceram o meu percurso académico. Finalizo com uma reflexão crítica, identificando o cumprimento ou não de objetivos e reflito acerca do MIM.

II.

Objetivos

Empenhei-me em colmatar alguns défices de conhecimento teórico. Com este fim, devo procurar pesquisar informação médica em fontes literárias respeitadas, de forma a aprofundar os conhecimentos obtidos nos estágios. Adicionalmente, programei utilizar o tempo investido em cada uma das rotações do estágio profissionalizante para adquirir conhecimentos práticos, que serão uteis para o sucesso na realização da Prova Nacional de Avaliação de 2019 (PNA), especialmente neste ano de mudança em que enfrentaremos uma prova, na qual o raciocínio clínico é altamente valorizado.

Pretendi consolidar as minhas habilitações clínicas, como a colheita de histórias clínicas e realização de exames objetivos dirigidos, incluindo a prática de gestos ou procedimentos técnicos mais específicos de cada área do estágio profissionalizante. Devo ser capaz de justificar a requisição de exames complementares de diagnóstico adequados às patologias mais comuns e implementação de um plano terapêutico inicial. Considerei importante avançar as minhas competências de comunicação com utentes, médicos e profissionais de saúde de diferentes classes, intencionando a transmissão compreensível do meu raciocínio clínico de abordagem ao diagnóstico assim como do plano terapêutico, ajustando também o registo de linguagem ao recetor-alvo.

Terminando, defini ainda como objetivo a solidificação da minha capacidade de gestão de tempo em conciliar o estudo para os estágios e PNA com as restantes atividades extracurriculares.

(4)

III.

Estágios Parcelares

Os estágios parcelares decorreram entre 10 de Setembro de 2018 e 31 de Maio de 2019, incluindo o estágio correspondente à Unidade Curricular Opcional de 6º ano, totalizando 34 semanas de experiência clínica. A seguinte secção visa enumerar as atividades realizadas.

A. Cirurgia Geral | 10 Setembro - 2 Novembro de 2018 | Hospital Beatriz Ângelo (HBA)

O estágio de Cirurgia Geral compreendeu oito semanas de treino clínico. Foi composto por uma semana de introdução teórica lecionada no HBA, quatro de Cirurgia Geral, duas de estágio opcional e uma de serviço de urgência. Na semana introdutória, para além das sessões teóricas foi lecionada uma formação prática denominada “TEAM – Trauma Evaluation And Management”, sendo um curso de abordagem à patologia traumática.

Na rotação de Cirurgia Geral, acompanhei a equipa do Dr. Luís Féria nas várias componentes da sua atividade. Na enfermaria, realizei a observação diária de vários utentes e participei na gestão de cuidados pré e pós-operatórios e pude praticar a realização de histórias clínicas e exames objetivos. No bloco operatório, observei vários procedimentos cirúrgicos e participei em 3 como segundo ajudante, tendo oportunidade de praticar a técnica de assepsia. Na consulta de Cirurgia Geral, assisti a um leque variado de patologia cirúrgica, maioritariamente do sistema gastrointestinal e de senologia. Aqui pude também praticar a colheita de histórias clínicas e exames objetivos sumários e acompanhar o raciocínio clínico que era feito para requisição de exames complementares de diagnóstico.

Dado o meu interesse pessoal pela área da Anestesiologia selecionei como rotação opcional o serviço de cuidados intensivos, por ser uma das áreas abrangidas por esta especialidade. Aqui contactei com o doente crítico e patologias não só do foro cirúrgico, mas também médico. Observei diversos procedimentos técnicos como a colocação de linhas arteriais e cateteres venosos centrais, técnicas de hemodiálise e pude ainda realizar a observação clínica diária de múltiplos utentes, discutindo posteriormente os casos com a equipa médica. Na rotação de serviço de urgência, tive a oportunidade de realizar várias anamneses sumárias assim como diversos procedimentos simples, como punções arteriais para análise gasimétrica e sutura de pequenas lesões cutâneas.

Na última semana, realizou-se um pequeno congresso de cirurgia com trabalhos apresentados pelos alunos, no qual o meu grupo apresentou um caso de tumor mucinoso apendicular cecal, que observámos durante o estágio. Ao longo destas semanas, presenciei ainda múltiplas reuniões multidisciplinares com o objetivo de discussão de casos interessantes ou apresentação de revisões teóricas.

(5)

B. Medicina Interna | 5 Novembro 2018 - 11 Janeiro 2019 | Medicina 1.2 - Hospital São José (HSJ)

O estágio de Medicina Interna compreendeu oito semanas de treino clínico. Foi constituído por uma componente teórica lecionada semanalmente na Faculdade de Ciências Médicas e uma prática no serviço hospitalar. Neste estágio pude acompanhar a equipa médica da Dr.ª Liliana Dias, acumulando experiência clínica na enfermaria, no serviço de urgência e na consulta de Medicina Interna. A enfermaria foi o principal componente do estágio, permitindo-me acompanhar os casos de dois utentes por dia, participando ativamente na gestão do caso. Neste contexto, realizei anamneses e exames objetivos mais extensos e pratiquei a requisição de exames complementares de diagnóstico dirigidos e ajustes de plano terapêutico, consoante o meu raciocínio clínico, mas sempre de forma tutorada, com discussão dos casos diariamente com a equipa médica. No serviço de urgência, dadas as características das patologias, que aqui tipicamente surgem, pude exercitar a colheita de anamneses mais sucintas e realizei por exemplo várias punções arteriais para análise gasimétrica. Neste local, lidei com um número superior de utentes num curto espaço de tempo, em comparação com a enfermaria. Na consulta de Medicina Interna, observei a gestão de vários casos de patologia frequente, mas também alguns casos interessantes de investigação diagnóstica, podendo acompanhar o raciocínio clínico da minha tutora e podendo também participar na colocação de hipóteses diagnósticas.

O serviço oferecia, quase diariamente, várias sessões de formação sobre imagiologia, eletrocardiografia e sessões de apresentação de artigos científicos. Numa destas sessões apresentei ainda um trabalho de grupo sobre diretrizes de abordagem e terapêutica da “Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)” criadas pelo comité internacional “Global Iniative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD)”.

C. Saúde Mental | 21 Janeiro - 15 Fevereiro 2019 | Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL)

O estágio parcelar de Saúde Mental compreendeu quatro semanas de treino clínico. Neste estágio fui inserido na equipa médica da Dr.ª Joana Teixeira. Existiu uma componente de dois dias de sessões teóricas introdutórias e o restante tempo foi investido na frequência dos serviços do CHPL. Estagiei no serviço de internamento da clínica 4, que se especializa na recuperação de utentes com doença de consumo abusivo de álcool e substâncias psicoativas, onde avaliei diariamente o estado de saúde mental de vários utentes internados e sua progressão ao longo do internamento. Para além disto, a observação diária incluiu a colheita de dados de anamnese, verificação de intercorrências, interpretação de análises ou outros exames complementares realizados, não ignorando ajustes necessários no plano de recuperação do utente, especialmente no pós-internamento. Constatei e participei na comunicação contínua com profissionais de assistência social, de forma a reintegrar estes utentes novamente nas comunidades. Na consulta externa, pude observar uma panóplia de patologias diferentes às do internamento e que complementaram a minha formação, desde patologia depressiva e bipolaridade até perturbações de personalidade. No serviço de

(6)

urgência, observei um contexto diferente da patologia psiquiátrica, podendo observar patologias ou abusos de substâncias psicoativas em fase aguda. Na unidade de tratamento e reabilitação de alcoologia (UTRA) são promovidas reuniões entre utentes, que sofrem ou sofreram no passado do distúrbio de consumo abusivo de álcool e podem aqui conversar sobre estratégias para controlar e superar a doença, assim como ter o apoio de psicólogos e médicos na sua recuperação.

O serviço também promove semanalmente sessões de formação em que se apresentam artigos científicos ou experiências pessoais interessantes de vários projetos com ligação à área da Saúde Mental.

D. Medicina Geral e Familiar | 18 Fevereiro - 15 de Março 2019 | USF LoureSaudável

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar compreendeu quatro semanas de treino clínico. Neste estágio realizei as minhas atividades tutorado pela Dr.ª Fernanda Fonseca na USF LoureSaudável em Loures. Observei e participei ativamente em diversos tipos de consultas, como de Saúde Materna, Saúde Infantil e Juvenil, consulta aberta, Planeamento Familiar e Saúde da Mulher, Saúde de Adultos, consulta de Diabetes. Procurou-se educar os utentes sobre os Procurou-seus problemas de saúde, relativamente a mudanças de estilo de vida. Foi sempre realizado e explicado um plano diagnóstico ou de tratamento que fosse exequível, procurando-se atingir a compreensão e disponibilidade por parte do utente no cumprimento do plano. Tive a possibilidade de observar a forma como os especialistas de Medicina Geral e Familiar conduzem a consulta e pude discutir várias decisões tomadas. Realço a oportunidade de ter podido conduzir várias consultas de forma tutorada, respeitando a estrutura da consulta. Este estágio representou mais uma importante oportunidade de prática de colheita de histórias clínicas, assim como da realização de vários gestos técnicos a nível de exame objetivo, como por exemplo, o exame objetivo ginecológico e obstétrico, o exame objetivo de patologia músculo-esquelética ou o rastreio de consequências fisiopatológicas da Diabetes Mellitus, entre outros. Ao longo deste estágio pude perceber em várias situações, o papel fundamental que o médico de família tem na gestão do utente polimedicado e nos vários tipos de prevenção, desde a primária à quaternária.

A USF promove também semanalmente sessões de formação às quais pude observar e onde realizei uma apresentação de uma revisão teórica do tema “Doença Respiratória Exacerbada pela Aspirina”.

E. Pediatria | 18 Março - 12 Abril 2019 | Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital Dona Estefânia (UCIPDE)

O estágio parcelar de Pediatria compreendeu quatro semanas de treino clínico. Neste estágio acompanhei a equipa da Dr.ª Raquel Ferreira na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIP). Foi também um estágio multifacetado que me permitiu experienciar o quotidiano de vários tipos de serviços pediátricos. Na UCIP pude realizar a observação clínica diária de casos clínicos de gravidade severa e pude também observar a realização de diversos procedimentos como a colocação de linhas arteriais, algaliação,

(7)

monitorização e ajustes de parâmetros ventilatórios e de hemodiálise, assim como pude discutir casos de elevado interesse diagnóstico.

No serviço de urgência, observei a colheita de histórias clínicas sumárias para rápida identificação dos problemas mais importantes, e contactei com patologias agudas frequentes e típicas desta faixa etária. No serviço de Cardiologia Pediátrica, contactei com um conjunto de patologias bastante específico e pude observar a realização de vários exames complementares de diagnóstico de imagem, como ecocardiogramas e a sua análise por parte dos especialistas. Na consulta de Pediatria Geral, observei a forma como um especialista conduz a entrevista clínica a nível de anamnese, exame objetivo e o raciocínio clínico em que se baseia a requisição de meios complementares de diagnóstico e a gestão de terapêutica. Na consulta de Imunoalergologia pude observar a realização de vários testes cutâneos de alergias e a sua análise posterior. No Workshop de urgência pratiquei a abordagem a casos de síndrome dificuldade respiratória.

Na última semana, realizou-se um seminário de alunos, no qual o meu grupo apresentou um caso de Encefalite Necrotizante Aguda, que observámos na UCIP. Acrescento ainda a presença no bloco operatório, acompanhando a equipa de Anestesiologia durante um dos dias de estágio. Para terminar, assisti ainda à oitava “Reunião de Imunoalergologia de Lisboa” cujo tema central foi “Tosse Crónica”.

F. Ginecologia e Obstetrícia | 22 Abril - 17 Maio 2019 | Hospital de S. Francisco Xavier (HSFX)

O estágio parcelar de Ginecologia compreendeu quatro semanas de treino clínico. Neste estágio acompanhei a equipa médica gerida pelo Dr. Fernando Cirurgião. O estágio consistiu numa rotação de duas semanas mais focada na área de Ginecologia e outra rotação de duas semanas mais focada na área da Obstetrícia.

Na consulta de Obstetrícia, pude observar o acompanhamento de grávidas com patologia materna ou fetal associada e pude praticar manobras de exame objetivo especificas deste tipo característico de utentes como por exemplo as manobras de Leopold. Observei ainda consultas médicas e de enfermagem de rastreio de patologia fetal, onde é explicado às utentes as limitações dos rastreios, a forma como se procedem e as várias opções que estão disponíveis. Neste contexto, observei adicionalmente alguns procedimentos invasivos como amniocenteses. Durante alguns dias do estágio observei várias ecografias obstétricas dos três trimestres, que permitem rastrear patologia malformativa, avaliar morfologia do desenvolvimento e crescimento fetal e também fatores que podem complicar o parto. No bloco operatório, observei ainda vários partos por via vaginal ou cesariana.

Na rotação de Ginecologia, em relação à consulta de Ginecologia Geral tive contacto com a investigação de várias apresentações clínicas frequentes, como por exemplo hemorragia uterina anómala ou amenorreia secundária. No bloco operatório, observei ou participei como segundo ajudante num conjunto de procedimentos mais específicos desta especialidade como a realização de histeroscopias ou laqueações

(8)

tubárias por via laparoscópica. No serviço de urgência, observei a realização de cardiotocografias, ecografias obstétricas sumárias, indução de trabalhos de parto e pude ainda praticar o exame objetivo obstétrico e ginecológico e gestos técnicos específicos, como por exemplo, a realização de toque vaginal para avaliação do colo uterino em gravidez de termo.

O serviço promove várias sessões clínicas sobre revisão de vários artigos científicos ou propostas protocolares às quais pude assistir, numa das quais apresentei uma revisão teórica do tema “Torção Anexial”.

G. Estágio Opcional – Anestesiologia | 20 Maio - 31 Maio 2019 | Hospital São José

O estágio opcional de Anestesiologia compreendeu duas semanas de treino clínico. Ao longo deste estágio integrei a equipa médica da Dr.ª Inês Tomé. Escolhi este estágio opcional por se tratar de uma área de preferência pessoal. A presença no bloco operatório foi o maior componente do estágio, contactei com a cirurgia da mama, Cirurgia Plástica, Urologia, Neurocirurgia e Cirurgia Maxilofacial, que me permitiram ver também outro tipo de procedimentos que nunca tinha assistido até então na Cirurgia Geral. Destaco a possibilidade de ter podido praticar em várias ocasiões, de forma tutorada, a intubação endotraqueal. Nos dias em que a equipa esteve escalada para o serviço de urgência pude ainda observar a abordagem ao doente traumático e que exemplificou a situação importante de via aérea difícil. Pude ainda participar na consulta de Anestesiologia no período pré-operatório, onde se tenta constatar o estado atual do doente e se as condições de segurança para a intervenção cirúrgica estão otimizadas.

H. Elementos valorativos e atividades extracurriculares

Neste ano letivo, a par do estágio profissionalizante, estive presente em várias conferências, complementando a minha formação académica ou contactando com algumas iniciativas inovadoras. As conferências frequentadas foram as seguintes: “iMed Conference 10.0”; “FutureMD – O congresso pelo teu futuro”; “Jornadas de Cardiologia de Lisboa Ocidental 2018”; “1st Portuguese Symposium on Research and Innovations in Urology”; “8ª Reunião de Imunoalergologia de Lisboa”; “Portugal ehealth Summit”.

A partir do 3º ano letivo do MIM, participei em vários cursos de língua alemã, lecionados pelo instituto de línguas “Goethe-Institut”, tendo conciliado estes com o plano curricular de estudos regular da NMS|FCM. Desta forma, consegui obter uma certificação oficial de nível de língua correspondente ao nível B2 (Independente), de acordo com a escala do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. No 5º ano letivo, tive a excelente oportunidade de participar no programa académico europeu “Erasmus+” no centro hospitalar universitário de Hamburgo “Universitaetsklinikum-Eppendorf (UKE)” durante dois semestres, equivalendo o 5º ano letivo do MIM na NMS|FCM.

Acrescento ainda como atividade de lazer praticada, ao longo do MIM, a prática de Aeromodelismo, sendo praticante licenciado pela Federação Portuguesa de Aeromodelismo (Licença nº 3229.08.CAVA).

(9)

IV.

Reflexão crítica final

Completado o 6º ano letivo de MIM, posso neste momento refletir acerca do meu percurso académico. Considero que a oportunidade de poder integrar várias equipas médicas das diferentes áreas da Medicina, sempre de forma tutorada, de acordo com um rácio de tutor:aluno de 1:1-3 destacam a política educativa da Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School perante os seus homólogos, como sendo a instituição de ensino médico com maior aposta numa formação médica prática e moderna.

No estágio profissionalizante do 6º ano, procurei respeitar os objetivos traçados inicialmente. Para enfrentar

défices teóricos sobre patologias frequentes, utilizei como referência literária a bibliografia sugerida em

Diário da República (2ª Serie - Nº86 - 4 de Maio de 2018) para a preparação da nova PNA, existindo uma extensa sobreposição entre temas pertinentes para a nova PNA e estágios parcelares. Adicionalmente, a participação nas lições teóricas da Unidade Curricular de 6º ano de “Preparação para a Prática Clínica” e a leitura de diretrizes internacionais e nacionais para os vários trabalhos de revisão teórica elaborados ao longo do ano permitiram-me aprofundar a minha base de conhecimentos teóricos. Em todos os estágios parcelares existiram momentos para melhorar as minhas aptidões clínicas. Destaco o estágio de Medicina Interna e Cirurgia Geral pela oportunidade de realizar a colheita de histórias clínicas e realização de exames objetivos mais extensos no contexto de enfermaria e os estágios de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, que me conferiram a possibilidade de praticar atos clínicos mais específicos como a colheita da anamnese pediátrica ou a realização do exame ginecológico ou obstétrico, por exemplo as manobras de Leopold ou a avaliação da evolução do colo uterino em gravidez de termo. Em Medicina Geral e Familiar, foi exercida especial atenção ao contexto familiar e estilo de vida dos utentes assim como pude praticar vários gestos cínicos transversais a várias áreas como o exame objetivo da patologia musculoesquelética, palpação de nódulos tiroideus, entre outros. A discussão diária dos casos clínicos com a equipa médica desenvolveram a minha capacidade de justificar os exames complementares de diagnósticos pretendidos e permitiu-me elaborar melhor um plano terapêutico inicial. O estágio de Saúde Mental complementou as minhas aptidões clínicas com a prática da avaliação sumária do estado mental. Considero oportuno referir que um estágio centrado na área da alcoologia pode, em certos casos, limitar a abrangência geral da formação do aluno na área da saúde mental, uma vez que não contacta tão frequentemente com outros grupos de patologias. Todavia no meu caso, a presença no serviço de urgência e na consulta de psiquiatria geral e num serviço especializado em patologias do foro psicótico durante o programa “Erasmus+”, acabaram por colmatar esta lacuna. Pelo referido, considerei este estágio não como uma limitação, mas sim um complemento interessante à minha formação. A comunicação é uma técnica essencial no repertório de qualquer clínico e penso que todas as rotações contribuíram de formas diferentes. Ao longo do ano, comuniquei diariamente acerca dos casos com outros clínicos e a observação diária dos doentes na enfermaria assim como a participação em algumas consultas

(10)

de enfermagem na área de Medicina Geral e Familiar e de Ginecologia e Obstetrícia permitiram-me comunicar com profissionais de enfermagem. Em saúde mental, destaco a comunicação com profissionais de assistência social, uma vez que nesta área é particularmente importante a reinserção dos utentes nas suas comunidades. Gostaria ainda de mencionar o estágio de Medicina Geral e Familiar por nem sempre ter sido possível motivar os utentes a alterações de estilo de vida importantes, como a cessação tabágica, ou a cumprir atos de prevenção secundária. Neste sentido, considero que no futuro terei de melhorar os meus conhecimentos no âmbito da entrevista motivacional e praticá-los durante o meu ano de internato de formação geral. Dada a exigência do MIM, torna-se também importante encontrar um equilíbrio entre as obrigações académicas e a vida pessoal. A gestão de tempo feita entre o estudo e a participação nas várias conferências, a aprendizagem da língua alemã assim como as atividades de lazer como o aeromodelismo permitiram-me saber enfrentar, de forma equilibrada, os desafios futuros. Considero por isto que os objetivos foram, de uma forma geral, cumpridos com sucesso.

Gostaria ainda de comentar comparativamente, a experiência académica alemã com a portuguesa. O centro hospitalar universitário de Hamburgo (UKE) usufrui de grande investimento financeiro público que lhe permite oferecer excelentes condições físicas de instalações e de recursos. Adicionalmente o UKE procura, tal como a NMS|FCM, oferecer aos seus alunos um ensino de caráter moderno, permitindo para além dos vários estágios práticos, a acessibilidade fácil a vários recursos modernos de ensino como a subscrição gratuita de plataformas de informação e ensino médico digitais e também o acesso a uma área de simulação médica, por requisito dos alunos, onde é possível a utilização de modelos de simulação, praticar a realização de ecografias, assim como pequenos consultórios de simulação onde é possível os alunos praticarem entre si “Role-plays” e “Objective Structured Clinical Examination” (OSCEs). Para além disto, o UKE integra em algumas Unidades Curriculares a realização de OSCEs de avaliação, contando com atores profissionais no papel de doentes, sendo possível avaliar os procedimentos da consulta, num ambiente mais controlado. Esta iniciativa foi também já implementada na NMS|FCM em Unidades Curriculares como “Medicina Geral e Familiar” no 5º ano letivo e considero uma iniciativa a seguir para as restantes Unidades Curriculares. Em contraste, a minha experiência ofereceu-me a perspetiva de que os serviços prestados à população, na área dos cuidados de saúde primários em Portugal, são mais completos pela superior acessibilidade que a rede de Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar proporciona.

Em jeito de conclusão, gostaria de agradecer a todos os intervenientes na minha formação académica: utentes, docentes, colegas e familiares por terem servido de rede de suporte e me ajudaram a enfrentar um mestrado integrado de elevado nível de exigência. Foram alguns dos anos mais desafiantes, mas também recompensadores da minha vida, tendo atingido um grande objetivo de vida e olhando agora ansiosamente para tudo o que o futuro me trará.

(11)

V.

Anexos

A. Cronograma Ano letivo 2018/2019 B. Erasmus +

1. Certificado Programa “Erasmus+” em Hamburgo, Alemanha (Ano letivo 2017/2018)

C. Outras atividades extracurriculares

1. Certificado Nível B2 de Alemão

D. Cursos e conferências frequentadas durante o 6º ano do MIM

1. iMed Conference® 10.0

i. Workshop “Cirurgia Plástica” ii. Workshop “Laparoscopia” 2. FutureMD – O congresso pelo teu futuro

3. 1º Simpósio Português de Investigação e Inovação em Urologia 4. Portugal eHealth Summit

5. Jornadas de Cardiologia de Lisboa Ocidental 6. 8ª Reunião de Imunoalergologia de Lisboa 7. Curso TEAM®

(12)

Anexo A. Cronograma Ano letivo 2018/2019

Estágio Parcelar

Data de

Realização Local Trabalho Realizado

Cirurgia Geral

10/09/2018 02/11/2018

Hospital Beatriz

Ângelo Tumores Mucinosos do Apêndice Cecal

Medicina Interna

05/11/2018 11/01/2019

Medicina 1.2 -

Hospital São José Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

Saúde Mental 21/01/2019 15/02/2019 Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa História Clínica

Consumo Abusivo de Etanol e Bipolaridade

Medicina Geral e Familiar

18/02/2019

15/03/2019 USF LoureSaudável Doença Respiratória Exacerbada Pela Aspirina

Pediatria

18/03/2019 12/04/2019

Hospital Dona

Estefânia Encefalopatia Necrotizante Aguda

Ginecologia e Obstetrícia

22/04/2019 17/05/2019

Hospital São

Francisco Xavier Torção anexial

Anestesiologia

20/05/2019

(13)
(14)
(15)

Anexo D. Cursos e conferências frequentadas durante o 6º ano do MIM

(16)

1. i. Workshop “Cirurgia Plástica”

(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)

Referências

Documentos relacionados

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Que Molière s’inspire de Cyrano pour l’usage de ce patois n’est contesté par personne – pas plus que ne peut l’être l’imitation qu’il fera ultérieurement de

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a