• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Faculdade Ciências Médicas

Universidade Nova de Lisboa

Relatório Final de Estágio de 6ºAno

Mestrado Integrado em Medicina

Gonçalo Bruno Mesquita Gerardo

Aluno 2010283 Turma 2

(2)

Índice

1. Introdução ...3

2. Estágios Parcelares ...4

2.1. Medicina Interna ...4

2.1. Cirurgia Geral ...4

2.3. Medicina Geral e Familiar ...5

2.4. Pediatria ...6

2.5. Ginecologia-Obstetrícia ...7

2.6. Saúde Mental ...7

2.7. Estágio Opcional - Neurologia ...8

3. Reflexão Crítica ...8

(3)

1 – Introdução

O presente relatório tem como finalidade descrever, analisar e refletir sobre a frequência do sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (FCML). Serão apresentados os objetivos gerais que foram tomados como prioritários, e, seguidamente, será feita uma síntese das atividades desenvolvidas ao longo de cada estágio parcelar, assim como dos respetivos objetivos específicos. No fim, farei um balanço crítico sobre o meu desempenho ao longo deste ano e anexarei elementos considerados relevantes para a formação profissionalizante.

Os objetivos gerais para este ano profissionalizante são a consolidação de conhecimentos teóricos adquiridos em anos anteriores e a aquisição de diversas competências profissionais, visando uma progressiva autonomia do aluno na colheita da anamnese e exame objetivo, no aprimoramento do raciocínio clínico, no pedido racional de exames complementares de diagnóstico, na instituição de terapêutica e no estabelecimento da relação médico-doente.

Para este ano, delineei alguns objetivos pessoais, que considero fulcrais a todas as especialidades, nomeadamente (1) aprender formas de estabelecer uma boa relação médico-doente; (2) compreender melhor os diversos ambientes sociais e familiares em que os doentes podem estar inseridos; (3) assimilar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso e aplicá-los na prática clinica, com alguma autonomia; (4) desenvolver competências pessoais e relacionais inerentes ao exercício da profissão médica; (5) aperfeiçoar técnicas e procedimentos práticos.

(4)

2.1. Medicina Interna

Realizei estágio de Medicina Interna no serviço de Medicina 2.3 do Hospital de Santo António dos Capuchos, sob a tutela do Dr. Augusto Ribeirinho. Este estágio teve a duração de oito semanas (14/09/15 a 06/11/15), em que realizei maioritariamente trabalho na enfermaria e cerca de 8 horas semanais no Serviço de Urgência, tendo havido também a oportunidade de assistir às sessões clínicas semanais apresentadas por médicos do serviço. Semanalmente eram lecionados seminários na Faculdade de Ciências Médicas, que incidiam sobre a prática no Serviço de Urgência e na prática de Medicina Interna.

Dos objetivos deste estágio, salienta-se o desenvolvimento de destreza no raciocínio clínico em contexto de internamento e em situação de urgência, o

aperfeiçoamento da anamnese e do exame objetivo, a sedimentação de

conhecimentos teóricos e a aquisição de competências práticas, tais como o pedido de exames complementares de diagnóstico e terapêutica, visando a uma progressiva autonomia.

Como trabalhos realizados, destaca-se uma apresentação individual sobre “Normas de Utilização de Antibioterapia” e uma apresentação de grupo, em conjunto com os meus colegas Patrícia Moreira e Emanuel Freitas, sobre “Interações Medicamentosas”.

2.2. Cirurgia Geral

Realizei estágio de Cirurgia Geral, no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), no serviço de Cirurgia Geral, sob a tutela da Dra. Sílvia Silva. Este estágio teve a duração de oito semanas (09/11/15 a 15/01/16) e foi dividido em 4 componentes

(5)

Cirurgia Geral e a outras especialidades cirúrgicas como por exemplo Ortopedia

e Urologia; duas semanas de estágio opcional, que realizei na área de

Gastroenterologia e Hepatologia, onde pude observar técnicas endoscópicas e assistir a consultas de Gastroenterologia geral, Hepatologia e Proctologia; uma semana no Serviço de Urgência do HBA; quatro semanas de Cirurgia Geral, em

que tive a oportunidade de acompanhar a minha tutora nas atividades de

enfermaria, nas consultas de Cirurgia Geral e Senologia e no bloco operatório. Tive como objetivos específicos para este estágio o desenvolvimento de algumas competências do âmbito cirúrgico, nomeadamente, conseguir reconhecer situações e aprender algumas técnicas cirúrgicas básicas.

No final do estágio os alunos participaram num Mini-congresso, onde foram apresentados trabalhos, relativamente a casos observados durante o estágio. Em conjunto com os meus colegas Inês Costa e Delfim Doutel apresentamos um trabalho intitulado “Peritonectomia/HIPEC: Uma visão retrospetiva”.

2.3. Medicina Geral e Familiar

Realizei estágio de Medicina Geral e Familiar na USF da Venda Nova, sob a tutela da Dra. Maria João Queiroz. Este estágio teve a duração de quatro semanas (25/01/16 a 20/02/16) e tive a oportunidade de participar em consultas abertas e programadas, nomeadamente Saúde do Adulto, Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Consulta de Hipertensão Arterial e Consulta de Diabetes.

Foram objetivos deste estágio o desenvolvimento de uma abordagem sistemática centrada na pessoa; familiarização com a forma de abordagem aos

(6)

cuidados de saúde primários; treino de competências diagnósticas e terapêuticas, adequadas a esta especialidade; reconhecimento das inter-relações entre fatores somáticos, psicológicos e sociais e a influência da família na doença e no comportamento da doença.

2.4. Pediatria

Realizei estágio de Pediatria no Hospital Dona Estefânia, na Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e Nutricionais (UCERN), durante 4 semanas (22/02/16 a 18/03/16), sob a tutela do Dr. António Pedro Campos. Durante este estágio, pude acompanhar as atividades de enfermaria na UCERN tal como assistir a consultas de Hepatologia e Imunoalergologia. Por fim, foi também possível participar nas reuniões de serviço e nas sessões clínicas do HDE.

Os objetivos principais do estágio foram os seguintes: observar as patologias pediátricas mais frequentes, a sua clínica, diagnóstico e tratamento; contactar com os procedimentos básicos e fundamentais de um pediatra; contactar com o Serviço de Urgência Pediátrico; consolidar conhecimentos sobre a abordagem clínica e humana na relação médico-doente na Pediatria; e experienciar as intervenções em equipa e colaboração multidisciplinar.

Como trabalhos realizados, destaco a História Clínica de uma criança diagnosticada com Bronquiolite e um seminário realizado em conjunto com os meus colegas Leandro Silva, Marta Mendes e Rui Malha, sobre um caso de Atresia do Esófago “Long Gap” observado na Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e Nutricionais.

(7)

Realizei estágio de Ginecologia-Obstetrícia na Maternidade Alfredo da Costa, sob tutela da Dra. Filomena Sousa. Durante quatro semanas (28/03/16 a 23/04/16) tive a oportunidade de acompanhar as diversas vertentes da especialidade, nomeadamente nas consultas de gravidez de alto risco, de ecografia ginecológica, de diagnóstico pré-natal, de planeamento familiar e de ginecologia; no bloco operatório de ginecologia, bloco de partos e histeroscopias; no serviço de urgência (SU); no serviço de internamento materno-fetal e de puérperas e no serviço de internamento de ginecologia.

Tive como objetivos principais sedimentar e aprofundar os conhecimentos já adquiridos no passado (4ºano) e adquirir competências nesta área que me sejam úteis no futuro profissional.

Como trabalho desenvolvido, destaca-se a apresentação de um seminário, em conjunto com o meu colega Diogo Luz, intitulado “Amenorreia e Diagnóstico Imunológico Positivo - Gravidez?”.

2.6. Saúde Mental

Realizei estágio de Saúde Mental no Departamento de Saúde Mental do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental. O estágio teve a duração de 4 semanas (26/04/16 a 20/05/16) sendo que as duas primeiras semanas foram no Hospital de Dia Psiquiátrico e as duas últimas semanas na Psiquiatria de Ligação, sob a tutela da Dra. Paula Duarte e do Dr. António Neves, respetivamente. É também de referir que cumpri cerca de 12h no Serviço de Urgência, em que pude complementar o estágio com observação de patologia psiquiátrica urgente, tal como a tentativa de suicídio e o abuso de substâncias.

(8)

Estabeleci como objetivos a aquisição de competências, essencialmente de diagnóstico, no âmbito da psiquiatria e a gestão multidisciplinar do doente psiquiátrico. Assisti também a um seminário teórico-prático, lecionado pelo Professor Miguel Xavier, acerca da abordagem prática a algumas situações psiquiátricas mais frequentes.

Durante este estágio tive também a oportunidade de assistir a uma conferência sobre Musicoterapia, no anfiteatro do bloco do Hospital Egas Moniz.

2.7. Opcional: Neurologia

Realizei estágio opcional no Serviço de Neurologia do Hospital de Santo António dos Capuchos, (23/05/16 a 03/06/16) onde pude acompanhar o Dr. Pedro Brás nas atividades de enfermaria, na consulta de Neurologia e no Serviço de Urgência.

Os objetivos que tracei para este estágio foram: aprofundar o meu conhecimento sobre Neurologia; treinar e aperfeiçoar o exame objetivo neurológico; perceber a dinâmica de enfermaria desta especialidade; e contactar com as patologias de urgência mais prevalentes.

Neste estágio, tive também a oportunidade de assistir a uma sessão clínica sobre um artigo da revista “Neurology” intitulado “Aumento dos biomarcadores do LCR na doença de Parkinson”.

3 – Reflexão Crítica

Ao encerrar este ciclo de formação de seis anos, considero ter atingido os objetivos a que me propus. O sexto ano, embora tenha sido um ano desafiante, principalmente no que toca à adaptação à rotina médica e à responsabilidade a

(9)

ela inerente, foi também um ano que me permitiu crescer muito, tanto dentro como fora da medicina.

Do percurso deste ano, destaco Medicina Interna como o estágio mais profissionalizante, dado que me senti integrado no funcionamento do serviço, com autonomia e a responsabilidade de ter doentes a meu cargo. Esta experiência permitiu-me desenvolver aptidões clínicas e humanas. O estágio de Medicina Geral e Familiar considero que foi o que mais me surpreendeu, pois não tinha a noção do trabalho de um médico de família e da sua importância para a população, pelo que considero ter atingido os objetivos específicos a que me propus. O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, embora tenha sido mais observacional, julgo que foi aquele em que observei mais diversidade de patologias, o que por um lado é positivo pois torna-se mais aliciante ao conhecimento, mas onde, por vezes, as situações mais comuns e prevalentes passam um pouco desapercebidas. O estágio de Saúde Mental foi aquele que achei mais aliciante, não só porque a psicopatologia é verdadeiramente fascinante, mas também porque no Hospital de Dia tive a oportunidade de observar muitos doentes, todos a interagir uns com os outros e fiquei a perceber melhor as interações entre as diversas patologias e o dia-a-dia dos doentes. O funcionamento do estágio de Cirurgia Geral creio que foi o que correu menos bem, pois havia três alunos por tutor, às vezes seis alunos por equipa cirúrgica, limitando assim a aprendizagem e prática de técnicas cirúrgicas que gostaria de ter observado e aprendido. O estágio de Pediatria creio que foi o mais específico deles todos, pois permitiu-me observar doenças crónicas graves, como síndrome do intestino curto e todos os cuidados inerentes a estas condições, mas, por

(10)

outro lado, limitou a minha aprendizagem sobre as patologias mais frequentes nas crianças, dado que estive integrado na equipa da UCERN.

Para além das atividades curriculares, gostaria de referir os momentos formativos extracurriculares realizados este ano como: o simpósio de PET-CT na inflamação e infeção; o 1º Curso de atualização em Medicina Interna do Hospital da Luz; as 1ªs Jornadas Académicas de Ginecologia-Obstetrícia do CHLC-NMS|FCM; as II Jornadas do Internato Médico do CHLN e o curso aí realizado sobre Tratamento de Dor.

Não posso deixar de fazer referência às competências adquiridas naquelas que foram componentes extracurriculares essenciais, não só ao longo do último ano, mas ao longo dos seis anos, e que contribuíram de forma determinante para a minha experiência pessoal e profissional: a Tuna Médica de Lisboa e o Grémio Académico. Creio que para complementar a parte científica que o curso nos dá, também é necessário um lugar não só para descontrair e divertir, mas também para desenvolver qualidades no âmbito do diálogo, liderança, trabalho de equipa, gestão de stress, gestão de conflitos e estabelecimento de relações interpessoais, que contribuirão no futuro para um

melhor desempenho nas equipas médicas em que vier a integrar como

profissional de saúde.

Concluindo, deixo aqui o meu eterno agradecimento a todos os professores, mestres, tutores e orientadores que, ao longo destes seis anos, me acompanharam e me fizerem gostar cada vez mais do meu curso e futura profissão, e que demonstraram, pela sua conduta, exemplos que terei como referência ao longo da minha vida profissional.

(11)

4 – Anexos

4.1. Certificado de Frequência no Curso de Formação Profissional Simpósio PET-CT na Infeção e Inflamação

(12)

4.2. Certificado de Frequência no 1º Curso Atualização em Medicina Interna do Hospital da Luz

(13)

4.3. Certificado de presença nas 1ªs Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do CHLC_NMS-FCM

(14)

4.4. Certificado de Participação nas II Jornadas do Internato Médico do Centro Hospitalar Lisboa Norte

(15)

4.5. Certificado de Participação no Curso Tratamento da Dor das II Jornadas do Internato Médico do CHLN

(16)
(17)
(18)
(19)

4.9. Certificado de Membro do Grémio Académico e do seu Conselho Disciplinar

Referências

Documentos relacionados

Ou ainda Donohew et al (1999, in Formiga et al, 2008), que a partir de instrumento de Zuckerman observaram que o sujeito que apresenta valores mais elevados

A Trigonometria Esférica é uma importante disciplina para a Geomática, pois dela advém diversos conceitos para a resolução dos problemas direto e indireto da Geodésia

Deste modo, a notícia gerou um grande impacto, com respostas emocionais, tais como, choque, negação, choro, tristeza, culpa, revolta e medo de não saber criar o filho, as quais

Para futuros encontros internacionais Sarton deixa sugestões 326 Caminhos de Cultura em Portugal Homenagem ao Professor Doutor Norberto Cunha 327 O III Congresso Internacional

Com a pretensão de pesquisar e conhecer o sofrimento psíquico de uma parte da população de Santos, foi utilizado o SRQ (Self Report Questionnaire), um questionário de auto relato

Muitos rituais, a nível familiar, são dedicados a estes mesmos kami, no entanto, ao contrário da maior parte, Amaterasu Ōmikami não só é considerada uma

Os valores entre os sólidos solúveis totais (ºBrix) da bebida fermentada de manga e outras bebidas fermentadas podem ser observados a partir da Tabela 5.. A Tabela 6 apresenta