• Nenhum resultado encontrado

ConvertIVA Alteração das Taxas de IVA em Portugal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ConvertIVA Alteração das Taxas de IVA em Portugal"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

ConvertIVA

2011

Alteração das Taxas de IVA em 2011

Portugal

Versão 1.0

Novembro 2010

(2)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 2

Índice

Índice ... 2 Introdução ... 3 Motivação ... 3 Requisitos ... 4 Instalação ... 4 Licenciamento ... 8 ConvertIVA ... 9 Início ... 9 Licença ... 9 Produto ... 11 Actualizações ... 11 Configurações ... 12 Empresas ... 12

Opção “Converte Contas” ... 13

Configurações ... 16

Logística ... 22

Contabilidade... 23

Plano de IVA ... 24

Plano de Contas ... 26

Plano de Contas (CNO) ... 26

Pré-visualizar ... 27 Validar / Executar ... 28 Outras Funcionalidades ... 29 Empresas ... 29 Listas ... 29 Ajudas... 31

(3)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 3

Introdução

Este documento descreve os procedimentos a ter em conta na adaptação/actualização dos módulos PRIMAVERA às novas taxas de IVA que entrarão em vigor no 1º semestre de 2011 em Portugal.

Esta mudança irá obrigar a alterações várias nas parametrizações dos módulos, para que estas se adaptem às novas regras. O ConvertIVA é um assistente desenvolvido com o objectivo de automatizar a tarefa de actualização que, de outro modo, poderia ser muito morosa.

Motivação

Com o aumento das taxas de IVA, a actualização e configuração dos produtos PRIMAVERA à mudança ocorrida seria bastante morosa para os utilizadores. Por esse motivo, foi desenvolvido um assistente que pretende automatizar a execução das tarefas de configuração.

As novas taxas de IVA são: - Portugal Continental

 Taxa normal: 21% para 23%

- Madeira e Açores

 Taxa normal: 15% para 16%

O ConvertIVA permite que os módulos PRIMAVERA suportem correctamente as novas taxas de IVA, sem perda de informação já registada. Entre os procedimentos efectuados de forma automática pelo assistente está:

 a criação de contas e de classes de IVA;

 as actualizações das taxas de IVA dos artigos, de preços de venda e de documentos pendentes;

(4)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 4

Requisitos

Antes de ser efectuada qualquer operação sobre as empresas a converter é indispensável a realização de uma cópia de segurança.

O assistente ConvertIVA pode ser executado nas seguintes versões:

 versão 7.50 (Professional e Executive)  versão 6.50 AP (Administração Pública)  versão 6.70 AP (Administração Pública)

Para instalar o ConvertIVA é necessário ter o ERP PRIMAVERA instalado e Microsoft .Net Framework 3.5.

As secções que referem Contabilidade Não Organizada e as opções “Procurar Actualizações” e “Converte Contas” não se aplicam às versões da AP

(Administração Pública).

Instalação

Nesta secção são apresentados os passos necessários à instalação do assistente ConvertIVA.

(5)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 5 2. É apresentada uma janela de início da configuração. Seleccionar

“Seguinte” para proceder com a instalação:

(6)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 6 4. Seleccionar a pasta de destino dos ficheiros a instalar:

(7)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 7 6. Concluir o processo de instalação do ConvertIVA:

7. É criada uma nova entrada no menu “Iniciar”, em Programas

(“PRIMAVERA – ConvertIVA 2011”) e um atalho no ambiente de trabalho:

Para instalar novas versões do ConvertIVA, aceder ao assistente e em “Início” clicar em “Procurar Actualizações”. Para mais informações, consultar o subcapítulo “Início” deste documento.

(8)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 8

Licenciamento

É obrigatório que o assistente esteja licenciado. A licença será gratuita para os utilizadores Executive e restantes utilizadores em regime de Continuidade (Continuity Service Agreement).

O licenciamento deve ser efectuado no próprio assistente, sendo o seu procedimento descrito em pormenor no subcapítulo “Início” deste documento.

(9)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 9

ConvertIVA

De seguida são apresentados cada um dos passos do ConvertIVA e a explicação das várias opções ao dispor.

Para auxiliar ao máximo a tarefa de adaptação à nova taxa de IVA, em cada passo o assistente ConvertIVA sugere as alterações a realizar, podendo o utilizador alterar esses dados. Deste modo, para o conjunto de contas, classes e taxas de IVA, entre outras definições, são apresentadas sugestões, tendo apenas o utilizador de verificar a adaptação à sua realidade.

A fase inicial do assistente é apresentado no idioma definido nos Parâmetros de Instalação do ERP, no Administrador. Os idiomas suportados são:

português e espanhol.

Início

Licença

Da primeira vez em que o assistente é executado, é necessário realizar o seu licenciamento. Se o assistente não tiver a licença do ConvertIVA, então os passos seguintes estarão inactivos.

No caso das versões v6.50 e 6.70 da Administração Pública (AP) apenas é necessário ter os módulos da AP licenciados (não é necessário licenciamento específico do ConvertIVA).

Clicando na opção “Carregar licença” é exibida uma nova janela com dois separadores. Se o assistente já estiver licenciado, então é possível visualizar a informação da licença. Caso contrário, a opção “Carregar Licença” permite indicar a licença que disponibiliza o ConvertIVA.

(10)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 10 Ao confirmar a licença a utilizar, a licença existente é substituída pela que disponibiliza o ConvertIVA (o nome do ficheiro permanece igual – “PRILIC.LIC” – mas fica actualizado).

No separador “Aplicações”, na coluna “Módulo”, o assistente deverá aparecer na listagem e estar seleccionado para ficar disponível.

PKB

(11)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 11

Produto

Após o licenciamento, preencher as seguintes opções:  Produto – versão do produto a actualizar;

Instância – instância onde se encontram as empresas a actualizar;

Localização – localização da(s) empresa(s) a actualizar.

Encontra-se disponível apenas uma localização: Portugal.

Para iniciar o assistente, definir o utilizador e respectiva palavra-chave e, posteriormente, clicar em “Entrar”.

Actualizações

Para verificar se existe uma nova versão do assistente, clicar no botão

“Procurar actualizações”. Caso exista uma nova versão, então seleccionar o botão “Descarregar” e, posteriormente, proceder com a actualização do assistente executando o ficheiro descarregado.

(12)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 12

Configurações

As configurações definidas nas fases seguintes do assistente podem ser guardadas para posterior utilização. Existem três opções:

 Não carregar nenhuma configuração – o assistente apresenta os dados sugeridos por omissão, como se tratasse da sua primeira execução.

 Carregar configuração da última sessão – é apresentada a configuração definida na última execução do assistente.

 Carregar configuração a partir de um ficheiro de utilizador – é apresentada a configuração seleccionada pelo utilizador. Para guardar uma configuração, aceder à fase “Validar / Executar” e seleccionar a opção “Guardar configuração”.

Empresas

O assistente é multi-empresa. Assim, após entrar no assistente seleccionar as empresas a actualizar:

Apenas são apresentadas as empresas na localização definida no início do assistente.

No caso de Portugal, são apresentadas empresas de Portugal Continental, Açores e Madeira.

Sugere-se a utilização de filtros para se apoiar na procura das empresas. É possível actualizar as empresas por grupos ou por módulos/dados.

(13)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 13 Opção “Converte Contas”

Clicando com o botão direito do rato na grelha, ao nível da empresa, poderá ser seleccionada a opção “Converte Contas”. Esta opção permite uniformizar os planos de Contas e de IVA, incrementando numa determinada posição das contas ou classes de IVA um número de dígitos especificado pelo utilizador. A funcionalidade tem como objectivo permitir criar novas contas e classes para as novas taxas de IVA, nos planos nos quais não existem dígitos suficientes para dar resposta a todas as alterações.

Motivação: os planos baseados na linha 6 do ERP PRIMAVERA utilizavam 4

dígitos para as classes de IVA e o token do IVA estava na posição três. Devido a esse histórico, todos os dígitos do 0 ao 9 encontram-se já a ser utilizados (faltando posições para criar os tokens das novas classes).

Para contornar esta situação, no passo 5 do assistente (Contabilidade) é possível, por exemplo, reaproveitar códigos antigos (ex: códigos de IVA de percentagens antigas) ou, de forma manual, aumentar todo o plano um dígito (Classes de IVA ou Contas do plano associadas ao IVA). Para esta última opção não existe suporte de máscaras, pelo que deve ser indicada linha a linha a nova conta ou classe, de acordo com a nova estrutura pretendida. Contudo, como será possível ver no exemplo abaixo, efectuando esta operação, a estrutura do plano deixa de estar uniformizada, o que poderá tornar-se confuso para os utilizadores.

(14)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 14 Exemplo: Conta 121 é transformada em 1210 12101 (token E=10) 12102 12103 1211 (token E=1) 1212 1213

Assim, o token usado para descodificar a taxa de IVA era 1 na conta antiga e passa a ser 10 na conta nova. Como é possível verificar, as novas contas ficam colocadas no plano entre as contas já existentes, o que, como foi referido, poderá tornar-se confuso para os utilizadores.

A opção “Converte Contas” permite aumentar a produtividade do utilizador nesta operação de aumento do plano de Contas, permitindo que se uniformize o plano antes de ser executada a conversão para as novas taxas.

Deste modo, o utilizador começa por uniformizar o plano, indicando a partir de que posição pretende acrescentar um dígito e, de seguida, testar a aplicação à selecção de classes indicadas no plano (ver imagem abaixo). No separador “Planos” o utilizador poderá realizar as alterações desejadas, contudo as mesmas apenas serão aplicadas no separador “Validar/Executar” do ecrã.

Exemplo:

Conta 121 transformada em: 1218

(15)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 15 Somente depois de se ter uniformizado os planos se aplica/executa a alteração da taxa de IVA (exemplo para a taxa intermédia da Madeira e Açores):

12981

12982 (token E=98) 12983

Validar que não existem erros (ex: ao converter uma conta estar a converter para uma que já existe) e executar.

De notar que a nova classe de IVA não poderá ser superior a 10 dígitos.

Procurar agrupar empresas com planos de conta semelhantes, de forma a tirar partido da funcionalidade de comparação de planos com vista à uniformização dos mesmos.

Empresas que não se encontrem migradas para uma versão suportada (versão instalada actualmente) não poderão ser actualizadas (por exemplo, a empresa “DEMOMD” da imagem acima). Nestes casos, migrar primeiro a empresa e só depois realizar a conversão através do assistente.

O utilizador poderá avançar para qualquer uma das fases existentes (excepto para o Início), não perdendo qualquer configuração já definida.

PKB

(16)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 16

Configurações

O ConvertIVA possibilita que um conjunto de operações possa ser executado a fim de simplificar a alteração das taxas de IVA.

Nesta fase, seleccionar as operações a executar.

Os módulos abrangidos e as respectivas operações disponibilizadas pelo assistente são:

Contabilidade (CBL)

o Criação de Contas no Plano de Contas e Classes de IVA São criadas classes de IVA com as novas taxas (Tabelas | Contabilidade | Planos | Plano IVA). São ainda actualizadas as contas do Plano de Contas associadas às classes com as novas taxas (Tabelas | Contabilidade | Planos | Plano Contas). Verificar secção “Contabilidade” deste documento.

No campo “Prefixo Plano de Contas” define-se o(s) prefixo(s) das contas que o assistente deverá sugerir no separador “Plano de Contas” na fase “Contabilidade” (por omissão este campo encontra-se preenchido com o prefixo 243). Para utilizar mais do que um prefixo, separá-los por vírgulas (ex.: 243, 61, 71).

(17)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 17  Contabilidade Não Organizada (CNO)

o Criação de Classes de IVA

São criadas classes de IVA com as novas taxas (Tabelas | Contabilidade Não Organizada | Planos | Plano de IVA CNO). Verificar secção “Contabilidade” deste documento.

Recursos Humanos (RHP)

o Actualização da Taxa de IVA nos Independentes Actualiza a taxa de IVA (Tabelas | Recursos Humanos | Independentes | Ficha do Independente) quando definida.

(18)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 18  Logística e Tesouraria (L&T)

o Criação de Taxas de IVA

Cria novas taxas de IVA (Tabelas | Gerais | Outras Tabelas | Taxas IVA). Verificar secção “Logística” deste documento.

o Actualização de preços de venda ao público (PVP)

Actualiza os preços para um novo valor tendo em conta a nova taxa (Tabelas | Gerais | Outras Tabelas | Artigos). Só serão actualizados os preços com IVA incluído (a definir nos parâmetros da empresa).

(19)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 19 o Actualização de linhas do Catálogo de Artigos

No caso da empresa possuir uma licença PEP/PRIMAVERA WebCentral (licença base com Catálogo de Artigos), actualiza os preços dos artigos (Tabelas | Inventário | Catálogos de Artigos), pois estes incluem IVA.

(20)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 20 o Actualização dos descritivos de contas correntes

Actualiza os itens de tesouraria cuja taxa de IVA tenha sido alterada (Tabelas | Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Itens de Tesouraria).

o Actualizar Avenças

Os documentos que servem de base para as avenças (Vendas | Avenças | Definição) são actualizados para a nova taxa de IVA definida. No entanto, a actualização cria sempre um documento do tipo “Cotação”, que será o novo documento base da avença actualizada. Esta operação deve-se ao facto de, por questões legais, não ser possível alterar os

documentos financeiros originais.

Do mesmo modo, é necessário de seguida indicar o código e descrição do novo tipo de documento Cotação que será criado em todas as empresas seleccionadas. Assim, o novo

documento de Cotação indicado será então o novo documento base para as avenças. O código atribuído não poderá existir. Deste modo, após a actualização das avenças é possível uma melhor rastreabilidade dos documentos alterados, uma vez que os documentos base das avenças convertidas passarão a ser distinguidos pelo código atribuído neste passo.

o Actualização de encomendas, pedidos de cotação, cotações, Stock/Transformação e Requisições Internas

Na opção “Actualizar tipos de documentos não convertidos” os itens dos documentos ainda não convertidos cuja taxa de IVA alterou serão corrigidos para a nova taxa e o valor do IVA dos respectivos documentos será actualizado.

Simultaneamente, é possível indicar uma data a partir da qual deverão ser convertidos os documentos pendentes. A data colocada na opção “Data criação dos documentos” indica que só serão convertidos os documentos com data de criação

(21)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 21 igual ou superior a essa. Deste modo, evita-se a conversão de documentos antigos que se encontram por fechar.

No caso das Requisições Internas, são actualizados todos os documentos internos deste tipo que são susceptíveis de ser transformados para documentos de compra, venda ou stock (podem estar processados, mas não se encontram fechados).

As contas do Plano de Contas, as Classes de IVA (CBL) e os tokens na configuração da integração com o módulo de Contabilidade dizem respeito a um determinado exercício. Assim, é necessário definir o exercício

correspondente às actualizações a realizar. Neste caso, o exercício deverá ser igual a 2011 (tal como sugerido pelo assistente).

O assistente detecta e sugere quais as opções que fazem sentido seleccionar para a instância e localização seleccionada em “Início”.

PKB

Plano de IVA Plano Contas Plano IVA CNO Independentes Taxas de IVA Artigo

Como criar um catálogo de artigos? Itens de Tesouraria

(22)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 22

Logística

Nesta fase o assistente sugere a criação das novas taxas de IVA (Tabelas | Gerais | Outras Tabelas | Taxas IVA).

Opcionalmente, o utilizador poderá indicar um código e descrição diferentes para a nova taxa de IVA.

É possível reutilizar códigos existentes, tendo para isso de escrever o código ou utilizar o F4 para aceder à lista de códigos disponíveis (para utilizar o F4, garantir que no campo “Empresa” se encontra seleccionada uma empresa).

A coluna “Nº Empresas” indica a percentagem de empresas seleccionadas que se encontram sujeitas a esta alteração.

A coluna “Ligação à CBL” permite a definição do valor utilizado para

descodificar o token “E” (Conta de IVA) utilizado na configuração da ligação à Contabilidade. Desta forma garante-se que as configurações de integração do módulo de Logística e Tesouraria com o módulo de Contabilidade são também actualizadas.

(23)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 23

Contabilidade

Nesta fase, indicar as novas contas e classes de IVA a criar/reutilizar através da definição de máscaras.

Em traços gerais, nesta fase os utilizadores terão de definir grupos de dígitos que identifiquem as contas e as classes de IVA dos seus planos. O objectivo é que a máscara seja capaz de filtrar e mostrar todas as contas e classes a criar, efectuando sugestão das alterações a realizar sem necessidade do utilizador ter de inserir manualmente esses dados (o que obrigaria a uma pesquisa exaustiva nos planos).

Pretende-se, por isso, que o utilizador seja capaz de reflectir neste quadro os identificadores que habitualmente utiliza nas contas e classes, para mais facilmente as agregar e reconhecer.

Os planos baseados na linha 6 do ERP PRIMAVERA utilizavam 4 dígitos para as classes de IVA e o token do IVA estava na posição três. Devido a esse histórico, todos os dígitos do 0 ao 9 encontram-se já a ser utilizados (faltando posições para criar os tokens das novas classes). Para contornar esta situação, neste passo do assistente é possível, por exemplo, reaproveitar códigos antigos (ex: códigos de IVA de percentagens antigas) ou, de forma automática aumentar todo o plano um ou mais dígitos (Classes de IVA ou Contas do plano associadas ao IVA) através da opção “Converte Contas”, disponível no passo 1 (Empresas). O plano pode igualmente ser aumentado de forma manual, mas para esta última opção não existe suporte de máscaras, pelo que deve ser indicada linha a linha a nova conta ou classe, de acordo com a nova estrutura pretendida.

(24)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 24

Plano de IVA

Inicialmente é apresentado o plano completo, com sugestões para os casos em que o sistema conheça as taxas associadas (realçado com letras na cor azul). Utilizar máscaras como apoio para aplicar em lote o preenchimento das novas contas ou das contas a reutilizar (utilizar, por exemplo, o F4 para procurar uma conta já existente).

Para reutilizar uma classe existente, preencher apenas a coluna “Classe IVA Nova”. Para criar uma nova classe, seleccionar a coluna “Criar”.

Se na coluna “Classe IVA Nova” estiver definida uma classe já existente e a coluna “Criar” se encontrar seleccionada, então na fase de validação do assistente será apresentada uma mensagem de erro, pois não será possível criar uma classe que já existe.

O ConvertIVA sugere vários conjuntos distintos de máscaras:

 Plano v7.50 – para visualizar um conjunto de máscaras direccionadas a empresas com base de dados na v7.50.

 Plano v7.00 – para visualizar um conjunto de máscaras direccionadas a empresas com base de dados na v7.0.

 Plano v6.00 – para visualizar um conjunto de máscaras direccionadas a empresas com base de dados na v7.0/v7.50, mas com a estrutura da L6.

Contudo, tratando-se de sugestões, o utilizador pode inserir outras máscaras que considere reflectirem melhor os seus planos.

(25)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 25 O quadro seguinte apresenta mais exemplos de máscaras e da sua aplicação:

Máscara Novo Identificador Resultado opção “Aplicar Máscaras”

Classe IVA >> Classe IVA Nova

2?1 9* 2311 >> 2391 2312 >> 2392 2313 >> 2393 2411 >> 2491 2412 >> 2492 2413 >> 2493 3??1 9* 37111 >> 37191 37211 >> 37291 37311 >> 37391 37511 >> 37591 37611 >> 37691 37616 >> 37696 37716 >> 37796 37911 >> 37991 243?2 5* 24312 >> 24315 243121 >> 243151 243122 >> 243152 243123 >> 243153 24322 >> 24325 24332 >> 24335 243??21 23* 2432321 >> 2432323 24323211 >> 24323231 24323212 >> 24323332 243??21 23 2432321 >> 2432323 24323211 >> não aplica 24323212 >> não aplica

Para melhor reflectir quais as classes de IVA afectadas pela máscara, definir uma cor própria (na última coluna do painel das “Máscaras”).

Clicar na opção “Aplicar Máscaras” para actualizar a grelha principal. Se a opção “Sobrepor dados introduzidos manualmente” se encontrar activa, então os dados inseridos directamente na grelha principal serão substituídos pela máscara definida, caso aplicável.

(26)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 26 Caso volte à fase de “Configurações” para alterar uma opção, então quando regressar a esta fase clicar no botão “Actualizar” para que as alterações sejam reflectidas. Atenção, este botão não irá considerar alterações realizadas anteriormente (por exemplo, aplicação de máscaras).

Considerar que uma máscara foi aplicada e que agora se pretende modificá-la. Para isso, remover a aplicação da máscara retirando o pisco da máscara (primeira coluna do painel das “Máscaras”) e seleccionando a opção “Aplicar Máscaras”. Em seguida, actualizar a máscara pretendida, seleccioná-la novamente e clicar em “Aplicar Máscaras”.

Preencher manualmente a grelha principal sempre que se tratem de casos mais particulares.

É possível copiar várias classes de IVA (coluna “Classe IVA”) para o painel das máscaras (coluna “Máscara”), através da sequência de teclas “CTRL+C” e “CTRL+V”.

Plano de Contas

Neste separador são apresentadas todas as contas iniciadas pelo prefixo definido na fase “Configuração” (campo “Prefixo Plano de Contas”) e pelas contas associadas às classes de IVA a actualizar (coluna “Conta” do separador “Plano de IVA”).

São actualizadas as contas cuja classe de IVA associada tenha sido actualizada.

Plano de Contas (CNO)

Na Contabilidade Não Organizada (CNO) as classes de IVA são sugeridas de acordo com a lógica de alteração da taxa de IVA. Ou seja, para a classe com uma taxa associada é criada uma nova classe com a nova taxa de IVA. Para isso, seleccionar as classes a actualizar (coluna “Criar”) e definir o código para a nova classe de IVA (coluna “Classe Nova”).

Utilizar filtros na coluna “Taxa” para facilitar a procura das classes com taxas definidas:

(27)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 27

Pré-visualizar

Nesta fase, o utilizador poderá visualizar um resumo das operações a realizar. Se identificar alguma operação que pretende ignorar/modificar, então voltar aos passos anteriores e actualizar as respectivas configurações.

(28)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 28

Validar / Executar

Antes de executar as operações anteriormente definidas, é obrigatório verificar se existem erros clicando no botão “Validar”.

Podem ser apresentados vários tipos de mensagens:

 Informação – esclarecimento acerca de algumas operações relevantes que serão realizadas. Por exemplo, informação acerca de uma conta do plano que passa a ser integradora.

 Erro – informação sobre erros que possam ocorrer. Neste caso, será necessário corrigir as configurações para que este tipo de mensagem não volte a ser apresentado.

 Aviso - informação sobre possíveis erros, mas que não impedem a execução do assistente. Por exemplo, a configuração definida para criar uma conta já existente.

É possível filtrar a grelha por tipo de mensagem, sendo que estes aparecem agrupados por empresa.

Clicando duas vezes sobre a mensagem, o utilizador será direccionado para a respectiva configuração. Corrigir cada uma das mensagens e voltar a validar. Após validadas as operações a realizar, clicar no botão “Executar” (disponível apenas quando não existem mensagens de erro).

As novas contas herdam as configurações das contas anteriores (mesmo as contas reutilizadas). Assim, se pretender alterar essas configurações, aceder à respectiva tabela de manutenção do ERP PRIMAVERA.

Documentos certificados não podem ser convertidos, pois os seus valores não poderão ser alterados. Nestes casos, é apresentada a seguinte mensagem de aviso: “Alteração do documento viola o disposto na portaria 363/2010 [Tipo Doc.]/[Série]/[Número]”.

(29)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 29

Outras Funcionalidades

O assistente ConvertIVA contém um conjunto de funcionalidades

complementares que permitem executar determinadas operações de forma mais rápida e produtiva, principalmente quando a quantidade de dados a tratar é elevada.

Estas funcionalidades são apresentadas neste capítulo.

Empresas

Apesar do assistente ser multi-empresa, sugere-se agrupar empresas com planos de conta semelhantes, de forma a tirar partido da funcionalidade de comparação de planos com vista à uniformização dos mesmos.

Por outro lado, nas fases “Logística” e “Contabilidade” é possível definir configurações diferentes por empresa.

A opção “(Todas)” no campo “Empresa” permite ter uma vista de todas as empresas que lhe possibilitará uniformizar os códigos a criar nas várias empresas. É também apresentada uma secção inferior com a lista de empresas em que um dado código existe.

Assim, as configurações podem ser definidas empresa a empresa:

Ou sobre todas as empresa:

Neste último cenário é possível definir excepções, desactivando as empresas para as quais não se pretende realizar a operação:

Listas

O assistente utiliza uma ferramenta já muito conhecida no ERP PRIMAVERA: as

Listas. É uma ferramenta de produtividade e usabilidade que, no caso deste

assistente, permite:

 Exportar para MS Excel - acessível clicando com o rato do lado direito sobre a lista. Útil, por exemplo, no tratamento de dados com várias linhas e colunas.

(30)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 30  Ordenar Ascendente / Descendente - ordena a lista de forma

ascendente/descendente na coluna seleccionada.

 Agrupar por este campo – reúne as linhas pelo valor da coluna seleccionada.

 Caixa de Agrupamento – adiciona/remove a secção de agrupamento. Agrupa a lista conforme os campos que são arrastados para a área do agrupamento.

 Lista de Colunas – apresenta uma janela com os campos disponíveis associados à respectiva lista. Arrastar o campo até adicioná-la à lista.  Melhor Ajuste – adapta a lista ao tamanho das colunas.

 Editor de Filtros – apresenta um painel onde é possível inserir filtros à lista.

 Filtro das linhas:

apresenta tudo

apresenta o que for seleccionado

apresenta as linhas seleccionadas

PKB

(31)

PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A 31

Ajudas

Ao longo de cada fase, o utilizador poderá obter mais informações acerca da fase actual apontando o rato para o ícone de informação:

© 1993 – 2010 PRIMAVERA Business Software Solutions S. A. Todos os direitos reservados

Referências

Documentos relacionados

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

quando o sistema de defesa está debilitado), infecção, peritonite (inflamação no peritônio); leucocitose (aumento do número de leucócitos no sangue); hipersensibilidade a

Mesmo havendo divergências doutrinárias a respeito do momento processual de sua aplicação, é certo que a prescrição intercorrente busca evitar a paralisação do

Os resultados se mostraram positivos, pois o burnout, a área superficial BET e a reatividade ao CO 2 dos oxi-chars foram semelhantes ou mais altos do que tais

O processo de seleção para o aceite na instituição estrangeira é realizado em duas etapas, sendo a primeira realizada internamente pela UNESP e a segunda pela

CARTA DA ANFAVEA é uma publicação mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Av. Centro de Documentação da Indústria Automobilística