• Nenhum resultado encontrado

Pode abrir: é legal Aprovada pela Câmara e sancionada pelo Prefeito, nova lei dá 4 anos para regularizar alvará. Pág.3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pode abrir: é legal Aprovada pela Câmara e sancionada pelo Prefeito, nova lei dá 4 anos para regularizar alvará. Pág.3"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

legislativo online

site da Câmara Municipal tem todas as informações

sobre o trabalho dos vereadores. pág. 6

Jornal da Câmara

muniCipal de S

ão paulo

DeZ/2011

Câmara muniCipal de São paulo Palácio Anchieta

Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01319-900 Tel: 3396-4000 Na internet: www.camara.sp.gov.br No Facebook: www.facebook.com/camarasp No Twitter: @camarasaopaulo Ouvidoria do Parlamento

0800-322-6272

DistRiBUiÇÃo

gRatUita

nº.7

tv CÂMaRa eM Canal aBeRto

em 2012, tv Câmara de são Paulo

transmitirá pelo canal 61 da tv

aberta digital. Capital e grande sP terão

acesso à programação. pág. 7

Pode abrir: é legal

(2)

de funcionamento provisório, que dá um prazo de até quatro anos para regularização dos peque-nos negócios.

Vale destacar dois aspectos importantes nessa notícia, que você vai ler na página 3.

Um é que essa lei trará um grande benefício à cidade e à população. Ela significa a paz para o pequeno empresário tocar o seu negócio. Daqui em diante, e durante pelo menos quatro anos, a inexistência de alvará de funcionamento não vai significar que um negócio é irregular.

Como dissemos lá na capa: pode abrir, é legal. Enquanto providencia o alvará provisório, o pe-gora é lei. No dia 7 de

dezem-bro o prefeito Gilberto Kassab sancionou o projeto da Câma-ra Municipal que dá até quatro anos para pequenos empresá-rios de São Paulo conseguirem seu alvará de funcionamento.

O projeto, assinado por todos os vereado-res, tinha sido aprovado por unanimidade no dia 9 de novembro pelo plenário da Câ-mara Municipal.

Com isso, mais de 1 milhão de pequenas empresas da cidade, das quais dependem mais de 5 milhões de pessoas – a metade da população de São Paulo – serão beneficiadas.

A lei cria uma nova modalidade para lega-lizar pequenas empresas: o auto de licença

É fácil e barato

ser legal

Mensagem

P.2_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo D e Ze MBR o /2011

a

expediente:

veReaDoRes: aBoU anni (PV), aDilson aMaDeU (PTB), aDolfo QUintas (PSDB), agnalDo tiMóteo (PR), alfReDinho (PT), aníBal De fReitas (PSDB), antonio CaRlos RoDRigUes (PR), antonio goUlaRt (PSD), aRselino tatto (PT), atílio fRanCisCo (PRB), attila RUssoManno (PP), aURélio MigUel (PR), aURélio noMURa (PSDB), CaRlos aPolináRio (DEM), CaRlos neDeR (PT), Celso Jatene (PTB), ChiCo MaCena (PT), ClaUDinho (PSDB), ClaUDio fonseCa (PPS), CláUDio PRaDo (PDT), Dalton silvano (PV), DaviD soaRes (PSD), DoMingos Dissei (PSD), Donato (PT), eDiR sales (PSD), eliseU gaBRiel (PSB), floRiano PesaRo (PSDB), fRanCisCo Chagas (PT), gilBeRto natalini (PV), gilson BaRReto (PSDB), ítalo CaR-Doso (PT), JaMil MURaD (PCdoB), José aMéRiCo (PT), José feRReiRa ZelÃo (PT), José PoliCe neto (PSD), José RoliM (PSDB), JUliana CaRCaR-Doso (PT), JUsCelino (PSB), MaRCo aURélio CUnha (PSD), MaRta Costa (PSD), Milton feRReiRa (PSD), Milton leite (DEM), netinho De PaUla (PCdoB), noeMi nonato (PSB), PaUlo fRange (PTB), QUito foRMiga (PR), RiCaRDo teixeiRa (PV), RoBeRto tRiPoli (PV), sanDRa taDeU (DEM), senival MoURa (PT), soUZa santos (PSD), tiÃo faRias (PSDB), toninho Paiva (PR), UshitaRo KaMia (PSD), WaDih MUtRan (PP)

PaRtiCiPaRaM Desta eDiÇÃo: Editora: fáBia Renata (Assessora de Imprensa Institucional), Textos: CaRlos MaRChi (Diretor de Comunicação Externa), fáBia Renata , feRnanDo noWiKoW (Assessor de Imprensa), Danilo MoReiRa e KaRoline CaRilli (Estagiários) fotos: Fábio Jr. Lazzari, Marcelo Ximenez e RenattodSousa.

PRoDUÇÃo e DistRiBUiÇÃo: Contexto Propaganda Viva PRoJeto gRáfiCo e DiagRaMaÇÃo: TDZ tiRageM: 200 mil exemplares iMPRessÃo: OESP Gráfica S.A.

Cardápio Paulistano

CuStódio

queno empresário terá tranquilidade para con-solidar o seu negócio. Crescerá como empresa, manterá empregos – e, quem sabe, criará outros – e implantará suas raízes no seu bairro.

Outro aspecto é o pacto construtivo feito por vereadores de todos os partidos, sinalizando para a população que na Câmara Municipal, embora exista disputa democrática entre partidos e ve-readores, todos se unem quando os interesses da cidade estão em questão.

Com essa nova lei, cada pequeno empresário que ainda não tem alvará de funcionamento pode começar a se preparar para, muito breve, ter um negócio completamente legal sem as complicações de antigamente.

Tudo indica que o prefeito Gilberto Kassab vai assinar a regulamentação da nova lei – última coisa que falta para a lei entrar em vigor – antes do fim do ano.

Pequenos empresários de todos os bairros de São Paulo podem, desde já, ir conhecendo a nova lei e providenciando os documentos que ela exige – tudo muito simples e fácil de conseguir.

Assim que o prazo para entrega do pedido de alvará provisório se abrir, todos devem fazer o pedi-do. Vai sair muito barato ser completamente legal.

E isso terá um imenso significado para a econo-mia de São Paulo.

(3)

Matéria de capa

Matéria de capa

P.

3_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo D e Ze MBR o /2011

Comerciantes aprovam

nova lei do alvará

Câmara Municipal

faz campanha

publicitária para divulgar

novo alvará de funcionamento

por danilo moreira e Karoline Carilli

O prefeito Gilberto Kassab transformou em lei o novo tipo de alvará de funcionamento, cujo projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) em novembro.

Assinado pelos 55 vereadores da CMSP, o projeto cria uma nova modalidade de licença para o co-mércio: o auto de licença de funcionamento con-dicionado, que dá prazo de até quatro anos para o comerciante regularizar o seu negócio.

Agora, para conseguir a licença de funciona-mento o proprietário não precisa mais apresen-tar o “habite-se” (documento que regulariza o imóvel).

O negócio pode funcionar normalmente en-quanto o imóvel e a documentação são regulari-zados. Assim, mais de um milhão de comerciantes instalados na cidade agora estão regulares.

Para Maurílio Rodrigues, dono de um salão de cabeleireiros há 15 anos na Capela do So-corro, a maior dificuldade para abrir um co-mércio é exatamente a planta do imóvel. “Se não estivesse de acordo com a lei, a licença não saía”, diz ele.

Manuel Messias, proprietário de uma loja de roupas na zona sul, elogiou o novo prazo para re-gularização. “Essa nova lei é ótima. Quatro anos é bastante tempo para regularizar, ajuda muito o comerciante. Fazer a solicitação pela internet também é ótimo, pois não preciso me deslocar e resolvo daqui mesmo”, conta.

Comerciantes da zona leste da capital também aprovam a ideia. “A lei vai facilitar muito a minha vida, posso ter meu negócio regularizado sem ter dor de cabeça”, disse José Carlos Azevedo, dono de uma sapataria no Jardim Aricanduva.

“Eu não me preocupava com a documentação por saber que é trabalhoso e por ter um salão bem simples, mas agora vou correr atrás”, disse a cabe-leireira Judite Souza da Silva, dona de um salão na Vila Antonieta.

Mesmo com a grande repercussão da notícia em rádios, jornais e TVs, a maioria dos comerciantes ainda não conhece a licença de funcionamento condicionado. Pensando nisso, a Câmara

Muni-cipal programou uma campanha de divulgação. Quem quiser conhecer todos os detalhes da nova lei paulistana basta acessar o Portal da Câmara, no endereço www.camara.sp.gov.br.

o QUe é?

• Licença provisória concedida ao empreendedor enquanto ele busca a regularização necessária pa-ra a obtenção do "Habite-se".

QUeM PoDe soliCitaR?

• Vale para atividades comerciais, industriais, institucionais e de prestação de serviços instaladas em imóveis com área total de até 1.500m2, como salões de cabeleireiro, bares,

restaurantes, etc.

existe algUMa ConDiÇÃo?

• Sim, ele só será emitido pela Prefeitura se o pro-prietário do negócio comprovar que já de início ao procedimento de regularização do imóvel.

eU Já Posso soliCitaR?

• A Prefeitura ainda precisa regulamentar a lei, para definir todas as regras.

CoMo faÇo PaRa soliCitaR?

• Ainda não há uma data para solicitar. As regras ainda vão ser definidas pela Prefeitura.

PoR QUanto teMPo vale o aUto?

• Após a expedição, a validade é de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

ele PoDe seR negaDo?

• Sim, para negócios instalados em imóveis situados em área contaminada ou de preservação ambien-tal permanente; que tenham invadido logradouro ou terreno público; que sejam objeto de ação judicial para demolição; que fiquem em área de risco geológico ou geotécnico.

tiRe sUas DÚviDas

_ prefeitura ainda precisa regulamentar a lei, para definir as regras

(4)

eventoS no paláCio anChieta (sede da CmSp)

• 10ª Edição do Parlamento Jovem • Seminários: II Seminário sobre a Atualização da Legislação de Trânsito; Relação entre Condutor, Pedestre e Ciclista; Área Escolar de Segurança; Avanços e Desafios; Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres; Paradiplomacia das Cidades; Altas Habilidades (Superdotados); Qualidade de Vida para um

Envelhecimento Saudável; Intersetorialidade na Assistência Social; Tráfico de Mulheres; Ocupação Artística dos Espaços

Públicos; Transportes na Copa 2014. • Exposição Afro-Brasil - Semana da Consciência Negra

• Lançamento do programa de Carona Solidária entre os servidores da CMSP

• Apoio 14ª Campanha Nacional contra o Diabetes promovida pela Associação Nacional de Assistência ao Diabético

• Câmara fica azul para marcar o Dia Mundial ao Diabetes

• Entrega do X Prêmio ABRASA de Pós-vendas e Sustentabilidade Ambiental 2011

• Exposição “As Cidades Somos Nós” – ITDP e Secovi

• Ato em Defesa da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

• Campanha Ponto Final na Violência Contra as Mulheres e Meninas no Brasil

• Conferência sobre Crianças e Adolescentes

• Diálogo Inter Religioso Umbanda por uma Cultura de Paz

• I Fórum Municipal sobre os Direitos dos Idosos na Cidade de São Paulo

• Entrega do 14º Troféu “São Paulo Capital Mundial da Gastronomia”, que premia as melhores reportagens sobre o tema publicados em jornais impressos, revistas, rádios, televisão e sites.

• Caminhada Noturna do Centro teve como tema a Câmara Municipal. Os participantes foram recebidos pelo presidente José Police Neto e conheceram o Plenário, a galeria dos presidentes e o salão nobre.

Prestação de contas

novembro_2011

P.

4_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo D e Ze MBR o /2011 audiênCiaS públiCaS

Em novembro, a CMSP realizaou13 audiências públicas temáticas sobre o Orçamento 2012. As comissões permanentes realizaram diversas audiências, que discutiram 63 projetos ao longo do mês de novembro.

Presença do

cidadão na Câmara

1.

atendimento ouvidoria

TIPOS DE ATENDIMENTO EM NOVEMBRO

peSSoalmenTe 159 por TeleFone 85 por e-mail 83 por CarTa 3 total:

330

atendimentos programa de viSitação

Em novembro, a CMSP recebeu 242 alunos de seis instituições diferentes: Escola Estadual Profª Olga Benatti e Uninove ...12 alunos Colégio Conde Domingos ...12 alunos Escola Cidade Jardim (Play Pen) ...58 alunos “Parlamento Jovem” da Câmara Municipal de Rio Claro . 15 adolescentes Instituto de Educação José de Paiva Neto e CIEE (foto) ...113 alunos Instituto Educadores Sem Fronteiras (Jardim Ângela) ...32 alunos

Para agendar a visita do seu grupo ligue para o Cerimonial da CMSP: 3396-4696 e 3396-4557. As visitas são realizadas nas tardes de terças, quartas e

quintas-feiras.

MARCELO XIMENEZ

(5)

boletim Cteo

O Boletim de Conjuntura Econômica da Consultoria Técnica de Economia e Orçamento (CTEO) de novembro traz estudo sobre a oferta de bens e serviços relacionados à educação na cidade de São Paulo. O levantamento é fruto de uma parceria firmada do CTEO e com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). O boletim completo está disponível no portal da Câmara: www.camara.sp.gov.br

eSCola do parlamento

A Escola do Parlamento realizou diversos eventos em novembro: seminários sobre Combate ao Trabalho Forçado Urbano; Temas e Valores da Primeira Cultura Brasileira; curso sobre Gestão de Políticas Educacionais e Direito à Educação no Brasil.

P.

5_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo D e Ze MBR o /2011

Produção de conhecimento

RENATTODSOUSA RENATTODSOUSA

Otimização

de recursos

4.

A Mesa Diretora da Câmara assinou protocolo de intenções com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, para iniciar discussões conjuntas sobre a implementação de ações de logística reversa na capital paulista. Logística reversa é a devolução para os fabricantes das embalagens ou produtos após o consumo.

MARCELO XIMENEZ

2.

3.

Fortalecimento

do poder local

Caminhada da Câmara

Pela primeira vez desde que foi criada, em janeiro de 2011, a Caminhada da Câmara foi realizada fora do centro. Desta vez os participantes percorreram as ruas do bairro de Santo Amaro, na zona sul, um dos mais antigos da cidade. A caminhada passou pelo Largo 13 de Maio, Praça Floriano Peixoto, Casa de Cultura de Santo Amaro (na frente da qual está um painel de Júlio Guerra, em homenagem aos romeiros) e Teatro Paulo Eiró. A próxima Caminhada da Câmara será no dia 18/12, no bairro de São Miguel Paulista, na zona leste.

bienal de arquitetura

Em novembro, a Câmara Municipal participou pela primeira vez da Bienal de Arquitetura de São Paulo, organizando um seminário que discutiu o papel do Legislativo no desenvolvimento urbano. Os temas foram: 10 anos do Estatuto da Cidade; O que mudou no planejamento das cidades; Plano Diretor e função social da propriedade; operação urbana, concessão urbanística, planos regionais estratégicos e áreas de intervenção urbana e plano de bairro.

(6)

transparência

netinho De PaUla (PCdoB) Telefone: 3396-4299 E-mail: netinhodepaula@camara.sp.gov.br Site: www.netinhodepaula.com.br Twitter: @netinhoDpaula

P.

6_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo D e Ze MBR o /2011

Projetos de vereadores

Propostas em estudo na pauta da Câmara Municipal

PaUlo fRange (PtB) Telefone: 3396-4428 E-mail: paulofrange@camara.sp.gov.br Site: www.paulofrange.com.br Blog: paulofrange.blogspot.com Twitter: @paulofrange

Prestação de contas, toda

a atividade legislativa

e também o salário dos

funcionários estão online

QUito foRMiga (PR) Telefone:3396-4292 E-mail: quitoformiga@camara.sp.gov.br Site: www.quitoformiga.com.br Twitter: @QuitoFormiga

eventos beneficentes

sem taxa

O vereador Quito Formiga apresentou o projeto de lei

427/2011que isenta de cobrança

de taxa de uso e ocupação do solo eventos beneficentes promovidos por entidades sociais ligadas a instituições ou cultos religiosos.

Toda instituição religiosa está ligada a causas beneficentes, dando auxílio a comunidades e indivíduos carentes. A maioria dessas instituições consegue re-cursos por meio de doações, par-cerias e da própria boa vontade dos cidadãos envolvidos e um dos mecanismos para arrecadação de fundos é a promoção de fes-tas, bazares, leilões entre outros eventos. noeMi nonato (PsB) Telefone:3396-4341 E-mail: noeminonato@camara.sp.gov.br Site: www.vereadoranoeminonato.com.br Facebook: Noemi Nonato Twitter: @vnoeminonato

banheiro

família

A vereadora Noemi Nonato apresentou o projeto de lei

número 403/2010, que obriga

os shopping centers da cidade a construírem um banheiro famí-lia. Este banheiro se destina ao uso de crianças de até 10 anos de idade, devidamente acompanha-das por seus responsáveis.

A aprovação deste projeto evi-tará o constrangimento dos pais que precisam levar o filho ou a filha ao banheiro e hoje são obrigados a usar o destinado ao sexo oposto. Alguns shoppings centers já se anteciparam, pois consideram uma maneira de tratar melhor e respeitar seus clientes.

Ônibus grátis para

estudantes

O Projeto de Lei 256/2011, do vereador Netinho de Paula, prevê que estudantes bolsistas do ProUni não paguem passagem nos ônibus municipais. O pro-jeto combate a evasão escolar e procura estimular a expansão da educação superior.

“A grande maioria dos estu-dantes que ingressa nas uni-versidades pelo ProUni vem de famílias de baixa ou baixíssima renda e vive na periferia, em áreas afastadas das instituições de ensino. Não podemos per-mitir que um jovem bolsista do ProUni abandone os estudos por dificuldades de pagar os custos do transporte”.

obesidade zero

em São paulo

Em 2011, o vereador Paulo Fran-ge apresentou o Projeto de Lei

número 97, que institui o

Pro-grama de Obesidade Zero. São propostas mais amplas e coordenadas para adequar a silhueta da população, que vão de educação nutricional nas escolas até incentivos tributários para a instalação de barracas de frutas nas ruas, oferecendo opções baratas à comida rápida e gordurosa.

Neste ano, o projeto já foi tema das revistas Carta Capital (ou-tubro) e da Veja SP (novembro), além de destaque no Congresso Sul-americano de Nutrição em Curitiba.

_ todas as informações sobre o trabalho

da Câmara estão disponíveis no portal

por danilo moreira

O Portal da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) é um canal para o Legislativo dialogar com os cidadãos. Em 2011 o Portal mudou muito: novas ferramentas foram implantadas para dar mais transparência a esse diálogo.

No Portal (www.camara.sp.gov.br), qual-quer paulistano pode acompanhar os traba-lhos dos vereadores – os debates em plenário, as reuniões de lideranças, as votações e

dis-cussões de projetos, tudo em tempo real (link Auditórios online).

Na aba Transparência, os paulistanos po-dem conhecer a íntegra dos contratos de forne-cedores com a CMSP (link Contratos Abertos). E fiscalizar esses contratos: lá está quanto a CMSP pagou a cada um deles em cada mês (link Da-dos Abertos).

É uma prestação de contas aberta a toda a cidade. Se o paulistano quiser saber quanto ga-nham os funcionários da CMSP, basta clicar o link Salários Abertos. Nada escondido, tudo às claras.

Há outros links interessantes. Em Atividade

Legislativa é possível encontrar projetos de lei

desde 1948 até o último que foi protocolado re-centemente. Basta acessar o link Projetos e fazer a busca.

No campo Agenda da Câmara estão descritos todos os eventos realizados no Palácio Anchieta.

No item Pauta das Sessões está a lista dos proje-tos de lei que podem ser votados na sessão do dia. “O Portal cumpre seu propósito de informar ao público da maneira mais completa as atividades da Câmara Municipal”, explicou o diretor do Por-tal, jornalista Marco Chiaretti.

Ele explica que em 2011 houve mudança subs-tancial no conteúdo do Portal. A publicação de notícias que envolvem a Câmara sextuplicou – a antiga média de 2 notícias por dia foi superada pela média atual de 12 notícias diárias.

Portal da Câmara: transparência

e informação em um clique

(7)

P.

7_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo D e Ze MBR o /2011

PRóxiMo MÊs:

senival Moura (Pt), souza santos (PsD), tião farias (PsDB),

toninho Paiva (PR), Ushitaro Kamia (PsD) e Wadih Mutran (PP)

nÚMeRos

610

é o número de projetos protocolados até 30 de novembro de 2011

533

projetos de lei estão em tramitação na CMSP

105

são Projetos de Decreto Legislativo, que prestam homenagem a pessoas que se destacaram na cidade

90

projetos delei foram aprovados em plenário em 2011

44

destes projetos foram vetados pelo Prefeito.

novidade

São Paulo. A novidade é resultado do convênio entre a Câmara dos Deputados e a Câmara Mu-nicipal de São Paulo (CMSP), assinado no dia 13 de dezembro.

Será o primeiro canal aberto digital das Câma-ras municipais bCâma-rasileiCâma-ras. A parceria vai permitir que todos os programas da TV Câmara de São Paulo, além das transmissões ao vivo das sessões, fiquem agora disponíveis para um público poten-cial de 20 milhões de pessoas.

Segundo o diretor de comunicação externa da CMSP, Carlos Marchi, o acordo não acarretará grande custo ao legislativo municipal, pois a an-tena – o item mais caro de uma nova TV – já está instalada pela Câmara dos Deputados.

“Nossa única despesa será a manutenção da antena de difusão do canal 61 (em torno de R$ 90

mil mensais), a qual será dividida com a Assem-bleia Legislativa de São Paulo (Alesp)”, esclarece o jornalista.

Como todo canal digital, o 61 poderá transmi-tir quatro programações simultâneas, cada uma por meio de um subcanal. Dois desses subcanais – que na TV digital funciona como um canal au-tônomo – serão operados pela TV Câmara SP e pela TV Alesp.

Desde setembro a TV Câmara de São Paulo já faz toda sua produção de conteúdo em sistema digital, assim como transmite seu sinal em for-mato digital. Mas o único meio de transmissão até aqui era pelo sistema a cabo.

Até dezembro, os sinais da TV Câmara SP são transmitidos pelos canais 13 (analógico) e 7 (digital) da Net e canais 66 (analógico) e 185 (digital) da TVA.

Para quem ainda não tem televisor digital em casa, uma opção é acoplar um pequeno conver-sor para captar toda a sinalização dos canais digitais, sem pagar mensalmente, como ocorre com a TV a cabo.

detectores de

metais nas escolas

Preocupada com a segurança de alunos e professores, a verea-dora Sandra Tadeu apresentou o PL 368/2011, que determina a instalação de detectores de me-tais nas escolas da rede pública municipal de São Paulo.

O projeto estabelece que os detectores fiquem nos acessos às escolas com mais de 250 alunos por turno e valerá para o ingres-so de todas as pesingres-soas. O objetivo é dificultar a entrada de armas e garantir a redução da violência nas escolas.

“É preciso evitar que aconteçam novamente tragédias como as de Realengo (RJ) e de São Caetano do Sul (SP)”, disse a vereadora. sanDRa

taDeU (DeM) Telefone: 3396-4244 E-mail: sandratadeu@camara.sp.gov.br Site: www.sandratadeu.com.br Facebook: Vereadora Sandra Tadeu Twitter: @SandraTadeu

por Fernando nowiKow

Em 2012 a TV Câmara de São Paulo passará a transmitir sua programação em canal aberto digital (canal 61) para toda a capital e Grande

Convênio com a Câmara

dos Deputados dará a TV

Câmara SP alcance para toda

região metropolitana

TV Câmara de

São Paulo

transmitirá em

canal aberto

animal não

é brinde

O vereador e ambientalista Ro-berto Tripoli (PV) é autor do

Pro-jeto de Lei 477/10, que proíbe o

uso de animais em shows e mos-tras; e veda a entrega de filhotes como brindes ou em sorteios e concursos, além do uso decorati-vo em estabelecimentos diversos.

As regras valem para animais domésticos, domesticados, silves-tres nativos e exóticos. O projeto não proíbe a venda regular de filhotes em pet shops e nem as exposições de raça. O projeto foi elaborado em parceria com ON-Gs do movimento de proteção e defesa animal e advogados liga-dos à causa; e já foi aprovado em primeira discussão. RoBeRto tRiPoli (Pv) Telefone: 3396-4522 E-mail: tripoli@camara.sp.gov.br Site: www.robertotripoli.com.br RiCaRDo teixeiRa (Pv) Telefone: 3396-4261 E-mail: ricardoteixeira@camara.sp.gov.br Site: www.ricardoteixeira.com.br

onde é a escola

de samba?

O vereador Ricardo Teixeira é autor do PL 194/2010 que quer a instalação de placas de sinali-zação identificando os ende-reços das escolas de samba da cidade de São Paulo.

O objetivo é mostrar para moradores e turistas onde estão localizadas as escolas de samba. Para Ricardo Teixeira é impor-tante incentivar o turismo e as escolas de samba são verdadei-ros pontos turísticos.

“Hoje o carnaval de São Pau-lo é um dos mais importan-tes do Brasil e as escolas de samba são o berço da cultura e da música da população da cidade”, disse.

• NET – canais 13 analógico e 07 digital • TVA – canais 66 analógico e 185 digital • TV aberta digital – canal 61

(8)

P.

8_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo D e Ze MBR o /2011

Prêmios reconhecem quem faz

o melhor pela cidade de São Paulo

l Prêmio Betinho de Democra-cia e Cidadania – Homenageia

organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolvem ati-vidades, programas e projetos para acabar com a fome, a exclusão, a miséria e a violência, além de outras formas de luta pela cidadania.

l Prêmio Paulo Freire de Quali-dade do Ensino Público Muni-cipal – Criado para homenagear

atividades relacionadas à melhoria na qualidade do ensino da escola pública municipal.

l Troféu “São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia” – Tem

como objetivo incenti-var a mídia especializa-da a divulgar a gastronomia paulistana.

l Selo Empresa Cidadã –

Prêmio bienal que tem por objetivo reconhecer publicamente os esforços das empresas que apre-sentarem qualidade no seu balanço social.

por Karoline Carilli

Reconhecer quem faz o melhor pela cidade de São Paulo em diversas áreas é a intenção dos prêmios institucionais que a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) concede a cidadãos e insti-tuições todos os anos.

Empresas, voluntários, incentivadores de trote solidário, organizações não governamentais (ON-Gs), escolas, estudantes e órgãos de imprensa po-dem inscrever seus trabalhos para concorrer aos prêmios, que são entregues desde 1997.

“Os inscritos passam por uma rigorosa seleção, feita pelas comissões julgadoras definidas pelo regulamento de cada prêmio. Os vencedores são homenageados em sessão solene com uma salva de prata ou menção honrosa”, explicou o super-visor da equipe de eventos da CMSP, Benedito Airton dos Santos.

Conheça os Prêmios Institucionais da Câmara:

l Prêmio Milton Santos –

Home-nageia pessoas físicas, jurídicas e ONGs que tenham por objetivo a am-pliação de direitos territoriais, políti-cos e culturais. l Prêmio de Cidada-nia Universitária Edison Tsung-Chi Hsueh – Reconhece as entidades estudantis de nível superior que se destacarem na recepção aos calouros, estimulando a cidadania, a preservação ambiental e a participação comunitária.

l Parlamento Jovem Paulistano –

Possibili-ta aos alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, de escolas públicas e particulares, a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício de mandato.

Para mais informações acesse o link Prêmios Institucionais no portal da CMSP ou envie e-mail para eventos@camara.sp.gov.br .

Honrarias são entregues

anualmente em sessão

solene realizada no salão

nobre da Câmara

por danilo moreira

Criada no início de 2011, a Escola do Parlamen-to tem como principais objetivos aproximar a Câmara Municipal da sociedade e melhorar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por uma das maiores casas legislativas do País.

A Escola oferece cursos, seminários e or-ganiza eventos que discutem os rumos do legislativo e o papel dos vereadores, além de desenvolver programas de ensino com o obje-tivo de formar e qualificar lideranças comu-nitárias. Qualquer munícipe pode participar destas atividades.

Especialistas e representantes de diversas insti-tuições são convidados para ministrar os cursos e dividirem suas experiências de acordo com suas áreas de atuação.

“Do ponto de vista das atividades, o balanço é bastante positivo. Alguns cursos já foram reali-zados com grande receptividade e com um nível satisfatório de aprofundamento e de qualidade científica”, avaliou o diretor da Escola do Parla-mento, professor-doutor em Direito da Universi-dade de São Paulo (USP), Antonio Rodrigues de Freitas Júnior.

O diretor ainda destaca a riqueza de aborda-gens, que vão de temas amplos, como os desafios

e perspectivas do parlamento na sociedade atual, trabalho decente, políticas educacionais, cultu-ra bcultu-rasileicultu-ra, até temas mais específicos, como o Parlamento Metropolitano.

Os munícipes também podem fazer sugestão de cursos, basta preencher o formulário disponí-vel no porta da Câmara: www.camara.sp.gov.br, no item Escola do Parlamento.

Escola do Parlamento: cursos para

aproximar a população da Câmara

TROFÉU

SÃO PAULO CAPITAL MUNDIAL DA GASTRONOMIA

TROFÉU

SÃO PAULO GASTRONOMIA

CAPITAL MUNDIAL DA Paulistano

Referências

Documentos relacionados

Acabamentos, móveis e utensílios são sugestão de decoração, com dimensões comercias, e não são parte integrante da unidade autônoma e das áreas comuns do empreendimento, conforme

O presente Projeto de Lei verte sobre a autorização e realização de abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, no valor de no valor total de

Eietrocardlografia e Gasoterapia, Auxiliar de Serviços de Saúde na área de Laboratório e em regime de plantão nas Unidades de Saúde previstas nesta Lei, farão jus a

O BOX 21 da garagem situada no térreo ou primeiro pavimento do RESIDENCIAL LUFT com entrada pela Rua Willibaldo Tempass, frente secundária, através de uma circulação

À medida que se caminha do Municí- pio de São Paulo para as regiões perifé- ricas do Grande São Paulo, observa-se que o número de unidades sanitárias di- minuem exatamente nas

reynei foi observado: corpo alongado e vermiforme com valvas restritas a porção anterior do corpo; coração também localizado anteriormente constituído de ventrículo e duas

Oro para que haja o tempo de vê-lo como um homem justo e honesto, Amando a Deus e servindo a todos.. Senhor, dá-me sabedoria para perceber que hoje é o meu dia com

EMENTA: CONSTITUCIONAL-PROCESSO-LEGISLATIVO- - ANTEPROJETO DE RESOLUÇÃO- INICIATIVA-MESA DA CÂMARA- DISPÕE SOBRE O PROGRAMA 'NOSSA CÂMARA' NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PAULÍNIA