• Nenhum resultado encontrado

Travel Guide Istambul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Travel Guide Istambul"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Travel Guide

Istambul

02 02 03 04 04 05 05 07 08 09 10 11 Visão geral Turquia Regras em viagem Saúde Chamadas telefónicas e internet Como se locomover em Istambul 10 atrações imperdíveis Compras em Istambul Restaurantes Vida noturna Calendãrio de eventos Hotéis © sabino.parente - Fotolia.com

(2)

Visão geral

Istambul – Visão geral

Já não é novidade: Istambul é onde o oriente se encontra com o ocidente, uma ponte entre civilizações. Mas, com cerca de 15 milhões de habitantes, a maior cidade da Turquia tem razões para ser considerada uma encruzilhada cultural tão importante. Quantas outras paisagens urbanas misturam mesquitas antigas e arranha-céus? Antes da queda de Constantinopla para os Otomanos em 1453, era a maior cidade do mundo conhecido.

Sobreviveram até hoje a incrível igreja de Hagia Sophia (Santa Sofia) e a famosa Mesquita Azul. Estes contrastes fascinantes são o que define esta metrópole crescente: da zona antiga, com ruas serpenteantes aromatizadas com especiarias e shisha, à zona de Beyoğlu, repleta de bares, localizada ao longo do Estreito do Bósforo, que separa a Ásia e a Europa..

Turquia

Informações gerais

Visão geral

É difícil igualar a diversidade da Turquia. O país parece existir em multitudes – de pessoas, de paisagens naturais, de culturas. É uma terra de amplos espaços abertos, grandes cordilheiras de montanhas, vales férteis e costas acidentadas, cidades em rápido crescimento e aldeias adormecidas, resorts à beira mar com luzes néon e praias desertas.

Vagas sem fim de invasões, rebeliões e imigração contínua criaram um país que poderá surpreender os visitantes com a amplitude e profundidade da oferta cultural, não apenas nas grandes cidades, mas por todo o país, entre curdos, gregos, árabes e muitos outros grupos a descobrir.

Geografia

A Turquia faz fronteira com o mar Negro, a Geórgia e a Arménia a nordeste, o Irão a leste, o Iraque a sudeste, a Síria e o mar Mediterrâneo a sul, o mar Egeu a oeste e a Grécia e a Bulgária a noroeste. À península que forma uma ponte entre a Europa e a Ásia, dá-se o nome de Ásia Menor (ou Anatólia). Representa 97% da área do país e forma uma península comprida e longa, com 1650 km de leste a oeste e 650 km de norte a sul. A maior cidade é Ancara, situada nas planícies centrais de Anatólia.

Os restantes 3% do país são a Trácia, a pequena massa de terra que representa a porção europeia da Turquia, com fronteiras com a Bulgária e a Grécia, e separada da Anatólia pelo Bósforo, um estreito que liga o mar Negro e o mar Egeu. Apesar das dimensões reduzidas, 10% da população reside aqui, com a maioria em Istambul.

Duas cordilheiras de montanhas de leste a oeste, os Montes Pônticos a norte e os Montes Tauro a sul cercam o planalto central de Anatólia, mas convergem numa região vasta e montanhosa no extremo leste do país. Aqui nascem os antigos rios Tigre e Eufrates.

Travel Guide

Istambul

(3)

Conhecimento geral

Factos essenciais População: 80694485

Densidade populacional (por Km2): 103 Capital: Ancara.

Idioma

O idioma oficial é o turco. Uma minoria no sudeste fala também curdo. Fala-se também francês, alemão e inglês nas grandes cidades e zonas turísticas. Moeda

Nova Lira Turca (TRY; símbolo YTL) = 100 Novos Kurus (Ykr). As notas têm as denominações de YTL 200, 100, 50, 20, 10 e 5. As moedas têm as denominações de YTL 1 e 50, 10, 5 e 1 Novos Kurus.

Eletricidade

220 volts CA, 50 Hz. As tomadas utilizadas são as de tipo europeu, redondas e com dois pinos.

Horas gerais de expediente

Seg.-sex. 08h30-12h00 e 13h30-17h30.

Feriados nacionais

2016

Dia de Ano Novo: 1. Janeiro 2016

Dia da Soberania Nacional e da Criança: 23. Abril 2016 Dia do Trabalhador: 1. Maio 2016

Comemoração do Dia de Atatürk, da Juventude e do Desporto: 19. Maio 2016 Ramazan Bayrami (Fim do Ramadão): 12.-14. Julho 2016

Dia da Vitória: 30. Agosto 2016

Kurban Bayrami (Festa do Sacrifício): 12.-15. Setembro 2016 Dia da República: 29. Outubro 2016

2017

Dia de Ano Novo: 1. Janeiro 2017

Dia da Soberania Nacional e da Criança: 23. Abril 2017 Dia do Trabalhador: 1. Maio 2017

Comemoração do Dia de Atatürk, da Juventude e do Desporto: 19. Maio 2017 Ramazan Bayrami (Fim do Ramadão): 25.-27. Junho 2017

Dia da Vitória: 30. Agosto 2017

Kurban Bayrami (Festa do Sacrifício): 1.-4. Setembro 2017 Dia da República: 29. Outubro 2017

Regras em viagem

Regras em viagem

Convenções sociais

A forma habitual de cumprimentar uma pessoa desconhecida é o aperto de mão; o beijo na face é reservado para amigos e família. A hospitalidade é muito

Travel Guide

Istambul

(4)

importante e os visitantes devem respeitar os costumes islâmicos. É aceitável o vestuário informal, mas o vestuário de praia deve ser utilizado apenas na praia ou piscina. É amplamente aceitável fumar, mas é proibido nos cinemas, teatros, autocarros e dolmuş (táxis coletivos).

Até recentemente, as mulheres que trabalhassem na função pública ou para o governo, ou que estudassem na universidade, estavam proibidas de utilizar um lenço na cabeça.

A proibição foi retirada em 2013, mas o assunto continua a ser polémico. Ainda assim, se visitarem uma mesquita, as senhoras devem usar lenços para cobrir o cabelo e usar roupa de manga comprida. Tanto homens como senhoras devem ter as pernas cobertas dos joelhos para cima.

Saúde

Saúde

Principal número de emergência: 112

Comida e bebida

A água da torneira é tratada com cloro nas vilas e cidades, mas é aconselhável escolher água engarrafada. Se uma fonte de água exibir o termo içilmez, não é potável; se exibir içiliroriçme suyuare é própria para consumo. O leite é

pasteurizado. Coma apenas carne e peixe bem cozinhados. No que diz respeito à comida de rua, é aconselhável senso comum: coma comida cozinhada de fresco e, de preferência, que tenha sido preparada à sua frente. Durante o verão, a Turquia pode registar temperaturas até 40 °C, por isso deve levar consigo uma garrafa de água, para evitar a desidratação.

Outros riscos

É, por vezes, recomendada vacinação contra a tuberculose e a Hepatite B. Recomenda-se que os viajantes que vão para áreas rurais sejam vacinados contra a raiva, uma vez que se encontra em cães, gatos e outros animais dessas zonas. A Turquia tem um risco muito baixo de malária, sendo que este aumenta em direção à fronteira síria, no sudeste do país. Se aprecia caminhadas, será boa ideia levar consigo um bom repelente de insetos.

Médico contratante da Lufthansa Dr. Sayali, Erhan

Kadiköy 3 No´Lu ASM Eminalipasa Cad. 7 Suadiye-Kadiköy Istanbul Turkey

Tel. +90-532-2329443

Note que a Lufthansa não assume as despesas e a responsabilidade pelo tratamento.

Chamadas telefónicas e internet

Chamadas telefónicas e internet

Telefone/Telemóvel

Travel Guide

Istambul

(5)

Indicativo: +90

Telefone

A forma mais económica de realizar chamadas é em cabinas telefónicas PTT, que se encontram por todo o lado. Estas funcionam com cartões telefónicos, que podem ser comprados em quiosques, ou com os principais cartões de crédito. Telemóvel

A rede móvel tem, de forma geral, boa cobertura, mas pode ser inconstante em algumas zonas rurais do leste da Turquia. Estando a Turquia fora da UE, as taxas de roaming são muito superiores às do custo das chamadas no Reino Unido e no resto da UE.

Internet

Existem cibercafés em toda a Turquia, mesmo em pequenas cidades e aldeias. Quase todos os hotéis (incluindo pequenas pousadas e hostels) oferecem acesso à Internet com Wi-Fi gratuito, tal como muitos restaurantes, bares e cafés.

Como se locomover em Istambul

Como se locomover em Istambul

Transportes públicos

O sistema de transportes públicos da cidade é muito bom, sendo de destacar o elétrico que funciona das 6 h da manhã à meia-noite. Faz ligação entre a zona antiga de Sultanahmet e Beyoğlu, e também tem ligação com o metro moderno. Para as suas deslocações, vale a pena comprar o passe de viagem pela cidade, Istanbulkart (www.istanbul-ulasim.com.tr); é válido para elétricos, autocarros e barcos.

Táxis

A cidade tem uma frota de táxis amarelos, mas o regateio dos preços pode torná-los pouco convidativos para os turistas. Certifique-se de que o taxista liga o taxímetro, ou estabelece um preço predefinido ao reservar através do seu hotel.

Atmeydani Caddesi Sultan Ahmet Mh. 34122 Istambul Turquia Tel: (+90) 212 458 0776 Horário de abertura: Diariamente 09h00-18h30 www.sultanahmetcami.org

10 atrações imperdíveis

10 atrações imperdíveis em Istambul

Mesquita Azul

Conhecida como Mesquita Azul no Ocidente, Sultanahmet Camii foi construída para ultrapassar a igreja Santa Sofia, após a conquista pelos Otomanos. Os seis minaretes e cúpulas gloriosas faz deste um dos símbolos mais reconhecidos da arquitetura islâmica.

Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia)

Travel Guide

Istambul

(6)

Hagia Sophia Square, Sultanahmet Istambul Turquia Tel: +90 212 522 1750 Horário de abertura: Ter.-dom. 09h00-19h00 (verão) Ter.-dom. 09h00-17h00 (inverno) ayasofyamuzesi.gov.tr

Mimar Sinan Caddesi Istambul Turquia Horário de abertura: Diariamente 09h00-17h30 www.suleymaniyecamii.org Hasircilar Caddesi 90 34116 Fatih/Istambul Turquia

Meclis-i Mebusan Cad. Liman İşletmeleri

Sahası Antrepo No: 4, 34433 Karaköy/Istambul Turquia Tel: (+90) 212 334 73 00 Horário de abertura: Ter.-dom. 10h00-18h00 Qui. 10h00-20h00 istanbulmodern.org

Meşrutiyet Caddesi No.65 Horário de abertura:

Durante cerca de mil anos antes da queda de Constantinopla, esta foi a maior igreja do mundo cristão. Atualmente, esta catedral cor-de-rosa está um pouco mal tratada no exterior, mas os mosaicos dourados no interior brilham na luminosidade fraca.

Mesquita Süleymaniye

No alto de uma colina, protegida por muros antigos, esta importante mesquita é mais solene que a extravagante Sultanahmet Camii. Foi construída no séc. XVI em honra de Süleymaniye, o Magnífico, que está aqui sepultado.

Mesquita de Rüstem Paxá

A elegância cinzenta das mesquitas de Istambul pode torná-las semelhantes, mas a Mesquita de Rüstem Paxá é uma exceção repleta de cor. O nome vem do grão-vizir de Süleymaniye, e encontra-se na extremidade do bazar de especiarias.

Museu de Arte Moderna de Istambul

O próspero ambiente artístico da cidade deve muito a este museu de arte contemporânea. Documenta a história da arte moderna da Turquia, e localiza-se num amplo edifício que já funcionou como armazém, perto do Bósforo.

Museu de Pera

Localizado num edifício palaciano de estilo vitoriano, a coleção permanente do embaixador é impressionante, incluindo o quadro icónico de Osman Handi Bey, O Treinador de Tartarugas. Existem também grandes exposições temporárias de nomes como Goya e Botero.

Travel Guide

Istambul

(7)

34443 Tepebaşı - Beyoğlu - Istambul Turquia Tel: (+90) 212 334 99 00 Ter.-sáb. 10h00-19h00 Dom. 12h00-18h00 peramuzesi.org.tr

At Meydanı Sok. No:46 İbrahim Paşa Sarayı Sultanahmet 34122 Istambul Turquia Tel: (+90) 212 518 18 05 Horário de abertura: Ter.-dom. 09h00-19h00 (verão) Ter.-dom. 09h00-17h00 (inverno) www.tiem.gov.tr Beyazit Istambul Turquia Tel: (+90) 212 519 1248 Horário de abertura: Seg.-sáb. 09h00-19h00 www.grandbazaaristanbul.org Cankurtaran Mh 34122 Istambul Turquia Tel: +90 212 512 0480 Horário de abertura: Qua.-seg. 09h00-18h45 (verão) Qua.-seg. 09h00-16h45 (inverno) topkapisarayi.gov.tr

Bedrettin Mh, Evliya Celebi Caddesi 1-4, Beyoğlu Istambul Turquia Tel: +90 212 313 800 Horário de abertura: Diariamente 13h00-15h00 www.sehirhatlari.com.tr

Museu de Arte Turca e Islâmica

Este museu inclui portas, arcas e mobiliário de madeira com trabalho detalhado, e tem uma galeria cativante de tapetes turcos regionais.

Grande Bazar

Ainda que seja bastante turístico, o labirinto de lojas do Grande Bazar merece uma visita, tratando-se do lendário mercado dos Otomanos, construído em 1461.

Palácio de Topkapi

Instalado entre jardins enormes e majestosos, este palácio foi a base utilizada pelos sultões Otomanos para governar o seu vasto império.

Cruzeiro pelo Bósforo

As travessias da Europa para a Ásia e vice-versa são essenciais, sobretudo para vislumbrar a Mesquita Azul como foi pensada para ser vista: através do Corno de Ouro.

Compras em Istambul

Compras em Istambul

Travel Guide

Istambul

(8)

Áreas principais

Servindo de ponte entre o Ocidente e o Oriente através do Bósforo, Istambul tem sido uma rota comercial importante desde os tempos antigos, sendo, desde sempre, um centro de compras. Além de tapetes artesanais e relíquias Otomanas, existem lojas de designers, centros comerciais e lojas a explorar. A principal rua de comércio é a İstiklal Caddesi, em Beyoğlu, enquanto as pequenas ruas adjacentes estão repletas de pequenas lojas e endereços vintage. Mercados

No Grande Bazar encontrará de tudo, desde lanternas a artigos de prata, mas caso seja demasiado movimentado para o seu gosto, tem várias outras escolhas. Um é o Mercado Bakirköy, ao sábado, em Osmaniye Mahallesi; outro é o encantador Bazar Kadiköy no lado oriental. A não perder também o mercado de

especiarias, no labirinto de ruas perto da Ponte Gálata. Centros comerciais

Os amantes de centros comerciais ficarão impressionados pelo İstinye Park, equipado com carrinhos de golfe para o transportar até ao seu automóvel. Existe também um centro comercial, de estilo londrino – o Kanyon.

Meşrutiyet Caddesi 15, Beyoğlu 34430 Istambul

Turquia

Preço: Elevado

Caferaga Mh, Güneslibahce Sokak 43 Kadiköy

Istambul Turquia

Preço: Moderado

Firuzağa Mh, Cezayir Sokak 10-8, Preço: Moderado

Restaurantes

Restaurantes em Istambul

A cozinha turca vai bem além do conhecido kebab. Tem uma rica variedade, com imensos guisados, saladas, doces e pastelaria, incluindo a deliciosa

baklava.Enquanto capital culinária da nação, Istambul oferece uma mistura de cafés tradicionais, endereços gourmet e restaurantes de estilo internacional.

Mikla

Uma mistura de influências de Istambul e da Escandinávia, pelas mãos do chef finlandês Mehmet Gürs, este é talvez o restaurante mais chique da cidade.

Ciya Sofrasi

Com uma oferta incrível de pratos, incluindo beringela recheada de carneiro, figos assados e pão tradicional turco, este é um endereço a não perder.

Chez Boré

Este restaurante animado na zona de Beyoğlu apresenta regularmente música ao vivo, tornando este endereço ideal para começar uma noite de festa.

Travel Guide

Istambul

(9)

Beyoğlu Istambul Turquia

TurnacIbasi Caddesi Kartal Sokak No.1/A

Galatasaray Istambul Turquia

Preço: Económico

Siraselviler Caddesi 20, Taksim Istambul

Turquia

Preço: Económico

Çukur Meyhane

Este restaurante local tradicional é conhecido pelos excelentes pratos de peixe e o ótimo ambiente, criado pelos grupos de pessoas animados por garrafas de raki.

Bambi

Para provar um clássico turco, o doner kebab, o endereço de eleição será o Bambi, com preços acessíveis e frequentado por locais.

Muallim Naci Caddesi 44, Ortaköy Istambul

Turquia

Istiklal Caddesi, Balo Sokak 32, Beyoğlu

Istambul Turquia

Vida noturna

Vida noturna em Istambul

Embora o consumo de álcool possa ser mal visto nesta cidade de contrastes, Istambul tem uma das vidas noturnas mais animadas do mundo. A praça Taksim e Beyoğlu são os centros da noite, cheios de bares, música ao vivo e um ótimo ambiente.Mesmo quando não estão a beber, os locais festejam até de madrugada.

Reina

Com vistas para o brilhante Bósforo, este clube decadente atrai os mais ricos e elegantes de Istambul.

Araf

Este famoso endereço tem música ao vivo todas as noites, incluindo estrelas turcas e favoritos da música do mundo.

Travel Guide

Istambul

(10)

Cevdetpaşa Caddesi No:51 B, Bebek Istambul

Tuquia

Istiklal Caddesi 163, Misir Apartman Floor 8, Beyoğlu

34330 Istambul Turquia

Sali Pazari Sira Mağazalar 101-1a, Beyoğlu

Istambul Turquia

Lucca

Talvez o bar mais in de Istambul, o Lucca é um endereço exclusivo no centro da zona de Bebek.

360

Este bar localiza-se no último andar do edifício, com vistas inigualáveis da cidade.

Nargilem

Numa rua caótica de Tophane, repleta de bares e música, o Nargilem é um endereço mais tranquilo.

Calendãrio de eventos

Calendãrio de eventos

Festival Internacional de Cinema de Istambul

Organizado pela prestigiosa Fundação para a Cultura e Artes de Istambul, este festival anual de cinema exibe uma ampla seleção de filmes turcos e estrangeiros. As exibições decorrem em vários locais da cidade, e são atribuídos vários prémios ao melhor filme de cada categoria.

7 - 17 Abril 2016

film.iksv.org

Nome do local: Vários cinemas e teatros

Festival Internacional de Teatro

Espetáculos com grande variedade de peças teatrais da Turquia e da Europa.

3 - 28 Maio 2016

tiyatro.iksv.org

Nome do local: Vários teatros e espaços de espetáculo em Istambul e nas redondezas

Travel Guide

Istambul

(11)

Festival Internacional de Música de Istambul

Organizado pela Fundação para a Cultura e as Artes de Istambul, este evento anual é um dos maiores festivais do género na Turquia. Os espetáculos decorrem em vários locais espantosos por toda a cidade, e vão desde orquestras

internacionais a grupos tradicionais turcos.

1 - 24 Junho 2016

muzik.iksv.org

Nome do local: Vários locais

Festival One Love

Um festival de rock e dança de dois dias, ao ar livre, que decorre em meados do verão.

Julho 2016

www.oneloveistanbul.com Nome do local: Santralİstanbul

Festival de Jazz de Akbank

Um festival de jazz com atuação de vários grandes nomes internacionais.

Outubro - Dezembro 2016

www.akbanksanat.com/en/caz-festivali/hakkinda

Nome do local: Sala de concertos Cemal Resit Rey, Babylon e o Centro de Arte e Cultura de Akbank.

Bienal de Istambul

O principal festival de artes de Istambul tem lugar em vários edifícios e locais históricos da cidade. Desde a sua criação, em 1987, que o objetivo foi reunir artistas nacionais e internacionais, de forma a encorajar uma troca livre de ideias e inspiração. Uma montra da arte contemporânea, a Bienal de Istambul atraiu já expositores de renome, como os vencedores do prémio British Turner, Gillian Wearing e Gavin Turk.

Setembro - Novembro 2017bienal.iksv.org

Nome do local: Vários locais

Hotéis

Hotéis em Istambul

Moderna e cosmopolita, Istambul não tem falta de alojamento, desde propriedades discretas e casas Otomanas convertidas, a luxuosos hotéis internacionais.O centro turístico na zona antiga de Sultanahmet tem uma vasta gama de opções económicas.

Marti

Travel Guide

Istambul

(12)

Abdulhak Hamit Caddesi 25B, Taksim 34000 Istambul Turquia Preço: Elevado Çırağan Caddesi 32 34349 Istambul Turquia Preço: Elevado

Bereketzade Mah. Buyuk Hendek Caddesi 11, Beyońülu, Kuledibi 34000 Istambul

Turquia

Preço: Moderado

Asmalı Çeşme Sk. No: 2 Adliye Yanı Sultanahmet

34490 Istambul Turquia

Preço: Moderado

Mithat Pasa Caddesi Kucuk Haydar Efendi Sokak 14

34080 Istambul Turquia

Preço: Económico

Este incrível hotel artístico foi criado pela designer local, Zeynep Fadillioglu, a primeira mulher da Turquia a construir uma mesquita.

Çırağan Palace Kempinski

Este palácio restaurado, em tempos ocupado pelos sultões Otomanos, oferece vistas incríveis do Bósforo.

Anemon Galata

O Anemon Galata combina o antigo e o moderno, com elementos de design e mobiliário tradicionais Otomanos, mas perto da ação em Beyoğlu.

Turkoman

Instalado na mesma praça da Sultanahmet Camii, os 20 quartos do Turkoman têm uma vista espetacular dos minaretes da mesquita.

Momento

Este fantástico hotel, construído em 2011, tem quartos espaçosos, uma localização central, e fornece uma boa relação qualidade-preço.

Travel Guide

Istambul

Referências

Documentos relacionados

A transição entre os níveis de representação (sub-microscópico, macroscópico e simbólico) mostrou-se necessária tanto na construção quanto na comunicação de

Acessórios Sistema de Cabeamento Óptico Cabos Lan Patch Cord Sistemas de Saída na Estação de Trabalho Patch Panels. & Guia

- Verificar guiador, avanço , selim e carris, e espigão do selim - Verificar se os calços de travão e os aros apresentam desgaste - Verificar discos de travão seguindo instruções

• serviu como secretário de clube pago • Morrow a contratou para organizar outros Clubes Soroptimistas. • salvou muitos dos primeiros documentos e correspondência dos clubes,

показать mostrar, fazer ver покидать deixar, [ш] abandonar по Λ день meio-dia по Λ е campo по Λ ный inteiro, cheio по Λ овина meio, metade, a по Λ ожешь

Dever + infinitivo O senhor deve informar-se se faz favor Ficar +a + infinitivo Ele fica a fazer o trabalho de casa Haver +de+ infinitivo Há um livro naquela papelaria

Entre as recém-chegadas que prometem uma concorrência acirrada está a Topshop, marca britânica de moda jovem que inaugurou este ano duas lojas em São Paulo,

Deste modo, partindo do pressuposto que o ensino por competências, na atualidade, é um dos métodos mais investigados por educadores diversos, os quais salientam sua