• Nenhum resultado encontrado

VIVENDO EM COMUNIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIVENDO EM COMUNIDADE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

VIVENDO EM COMUNIDADE

INFORMATIVO DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - DIOCESE DE AMPARO

PRAÇA HOLAMBRA, S/N JOAO ALDO NASSIF - JAGUARIÚNA–SP, TEL 38373309

64º edição – Mensal Março de 2017 Distribuição Gratuito

PALAVRA DO PADRE JOSÉ SIQUEIRA BARBOSA, PÁROCO

A Quarta-Feira de Cinzas tem um significado muito grande para os cristãos; é o primeiro dia da Quaresma, Isto é, 40 dias e que termina na véspera do Domingo de Ramos. A Quaresma é a preparação para Celebrar na Semana Santa o Mistério da Paixão Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa Começa no domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa. O Tempo Pascal Começa no domingo de Páscoa e dura 50 dias. A Quaresma e a Semana Santa nos faz lembrar mudanças de vida, dever de conversão, o arrependimento dos pecados e o pedido de perdão a Deus. Na Quarta-Feira de Cinzas é realizada a Santa Missa de imposição das Cinzas dos Ramos que foram queimados do Domingo de Ramos do ano anterior. Essas Cinzas úmidas são usadas para lembrar a cada fiel o testemunho de fé. “Convertei-vos e crede no Evangelho” (cf. Bíblia Marcos 1,15). Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa a Igreja Católica Apostólica Romana aconselha os fieis a não comerem carne, pois é importante fazer Jejum. Neste sentido tem pessoas que sempre estão fazendo isso toda quarta e sexta-feira dos 40 dias, inclusive tem pessoas que ficam sem comer carne todos os 40 dias. Nessa época os fieis sempre fazem sacrifícios para receberem o perdão dos pecados. Jesus se sacrificou na cruz por nós, então nessa época do ano, nós nos sacrificamos por Ele, nos abstendo de coisas que gostamos, e muitos optam pela carne. (cf. Bíblia Gênesis 7,4-12; Gênesis 8,6; Êxodo 24,18; Deuteronômio 8,2-4; Juízes 3,11; 1Reis 19,8) Os cidadãos de Nínive fazem penitência durante Quarenta dias para obter o perdão de Deus (cf. Bíblia Jonas 3,4-5).

Jesus, antes de iniciar a sua vida pública, retira-se no deserto por Quarenta dias e Quarenta noites, sem comer nem beber (Mateus 4, 2; Marcos 1,13 e Lucas 4,1-2). Assim, Durante Quarenta dias Jesus ressuscitado instrui os seus discípulos, antes de subir ao Céu e enviar o Espírito Santo (cf. Bíblia Atos 1, 1-3). Confira também em Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Na Quinta-Feira Santa o próprio Jesus reúne os Apóstolos e Celebra com eles o Mistério de sua Paixão Morte e Ressurreição e pede a eles que continuem fazendo isso em sua Memória, para alcançarem a Salvação. Nesta Quaresma de 2017, cujo Tema é Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida prepare-se para viver verdadeiramente a Páscoa de Jesus Cristo, pois a Páscoa de Jesus é um momento de grande alegria, e a certeza de que Ele venceu o poder da morte e com o seu Sangue derramado na Cruz Ele nos purifica dos pecados tornando-nos co-herdeiros da Glória Eterna. Assim, celebrar continuamente a Páscoa de Jesus significa entrar nos Mistérios da Encarnação e da Paixão Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e permanecer nestes Mistérios de Salvação Eternamente (cf. Bíblia João 6, 54-56).

(2)

PALAVRA DO PAPA FRANCISCO

Amados irmãos e irmãs!

A Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa de Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. E este tempo não cessa de nos dirigir um forte convite à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus «de todo o coração» (cf. Bíblia Joel 2, 12), não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor. Jesus é o amigo fiel que nunca nos abandona, pois, mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso a Ele e, com esta espera, manifesta a sua vontade de perdão.

A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo. Aqui queria deter-me, em particular, na parábola do homem rico e do pobre Lázaro (cf. Lucas 16, 19-31). Deixemo-nos inspirar por esta página tão significativa, que nos dá a chave para compreender como temos de agir para alcançarmos a verdadeira felicidade e a vida eterna, incitando-nos a uma sincera conversão.

A Quaresma é um tempo propício para abrir a porta a cada necessitado e nele reconhecer o rosto de Cristo. Cada um de nós encontra-o no próprio caminho. Cada vida que se cruza conosco é um dom e merece aceitação, respeito, amor. A Palavra de Deus ajuda-nos a abrir os olhos para acolher a vida e amá-la, sobretudo quando é frágil. Mas, para se poder fazer isto, é necessário tomar a sério também aquilo que o Evangelho nos revela a propósito do homem rico.O Evangelho do homem rico e do pobre Lázaro ajuda a prepararmo-nos bem para a Páscoa que se aproxima.

A liturgia de Quarta-Feira de Cinzas convida-nos a viver uma experiência semelhante à que faz de forma tão dramática o rico. Quando impõe as cinzas sobre a cabeça, o sacerdote repete estas palavras: «Lembra-te, homem, que és pó da terra e à terra hás de voltar». De fato, tanto o rico como o pobre morrem, e a parte principal da parábola desenrola-se no Além. Dum momento para o outro, os dois personagens descobrem que nós «nada trouxemos ao mundo e nada podemos levar dele» (cf. Bíblia 1Timóteo 6, 7).

A Palavra de Deus é uma força viva, capaz de suscitar a conversão no coração dos homens e orientar de novo a pessoa para Deus. Fechar o coração ao dom de Deus que fala, tem como conseqüência fechar o coração ao dom do irmão.Amados irmãos e irmãs, a Quaresma é o tempo favorável para nos renovarmos, encontrando Cristo vivo na sua Palavra, nos Sacramentos e no próximo. O Senhor – que, nos quarenta dias passados no deserto, venceu as ciladas do Tentador – indica-nos o caminho a seguir.

Que o Espírito Santo nos guie na realização dum verdadeiro caminho de conversão, para redescobrirmos o dom da Palavra de Deus, sermos purificados do pecado que nos cega e servirmos Cristo presente nos irmãos necessitados. Encorajo todos os fiéis a expressar esta renovação espiritual, inclusive participando nas Campanhas de Quaresma que muitos organismos eclesiais, em várias partes do mundo, promovem para fazer crescer a cultura do encontro na única família humana. Rezemos uns pelos outros para que, participando na vitória de Cristo, saibamos abrir as nossas portas ao frágil e ao pobre. Então poderemos viver e testemunhar em plenitude a alegria da Páscoa.

(3)

DOM LUIZ GONZAGA FECHIO

Dom Luiz Reuniu os Padre em Águas de Lindóia nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2017 para Estudos e Atualização do Clero da Diocese de Amparo. O Tema: SOFRIMENTO PSÍQUICO DOS PRESBITEROS foi desenvolvido pelo Professor e Dr. William Cesar Castilho Pereira formado pela UFRJ.

SÃO JOSÉ

Sua missão na História da Salvação Humana é das mais importantes: dar um nome a Jesus e fazê-lo descendente de David, necessário para que as profecias se cumprissem. Por isso, na Igreja, José recebeu o título de “homem justo”. A palavra “justo” recorda a sua retidão moral, a sua sincera adesão ao exercício da lei e a sua atitude de abertura total à vontade do Pai celestial. Também nos momentos difíceis e às vezes dramáticos, o humilde carpinteiro de Nazaré nunca arrogou para si mesmo o direito de pôr em discussão o projeto de Deus.

Esperou a chamada do Senhor e em silêncio respeitou o mistério, deixando-se orientar pelo Altíssimo. Quando recebeu a tarefa, cumpriu-a com dócil responsabilidade: escutou solícito o anjo, quando se tratou de tomar como esposa a Virgem de Nazaré, na fuga para o Egito e no regresso para Israel (cf. Bíblia Mateus 1 e 2, 18-25 e 13-23). Com poucos, mas significativos traços, os Evangelistas o descreveram como cuidadoso guardião de Jesus, esposo atento e fiel, que exerceu a autoridade familiar numa constante atitude de serviço.

As Sagradas Escrituras nada mais nos dizem sobre ele, mas neste silêncio está encerrado o próprio estilo da sua missão: uma existência vivida no anonimato de todos os dias, mas com uma fé segura na Providência Divina. Somente uma fé profunda poderia fazer com que alguém se mostrasse tão disponível à vontade de Deus. José amou, acreditou, confiou em Deus e no Messias, com toda sua esperança. Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte.

Os teólogos acreditam que José tenha morrido três anos antes da crucificação de Jesus, ou seja, quanto Ele tinha trinta anos.Por isso, hoje é dia de festa para a Fé. O culto a São José começou no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o Papa Pio IX o proclamou São José, padroeiro universal da Igreja e, a partir de então, passou a ser venerado no dia 19 de março. Porém, em 1955, o Papa Pio XII fixou também, o dia primeiro de maio para celebrar São José, o trabalhador. Enquanto, o Papa João XXIII, inseriu o nome de São José no Cânone romano, durante o seu pontificado.

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade criastes o Universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum, cresça em nosso imenso Brasil o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas e da beleza e riqueza da Criação alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém!

(4)

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Senhor Jesus Cristo, foi com muito amor, e depois de muita oração que escolhestes e chamastes os Apóstolos para continuar vossa missão. Também nós, com muito amor, e com muita insistência, vos fazemos está oração: chamai muitos jovens para o serviço na vossa Igreja. Distribui com generosidade entre nós as graças das vocações matrimonial, sacerdotal, religiosa e missionária. Mostrai-nos também qual o caminho de vida que devemos seguir, que ministério podemos assumir, para melhor servir-vos em nossos irmãos e irmãs. Maria, Mãe de Deus, vós sois exemplo de disponibilidade, de amor e de serviço em favor do reino. Queremos seguir vosso modo de ser. Ajudai-nos. Amém.

PASTORAL DO DIZIMO

Viver o Dízimo, através da contribuição mensal, é saber agradecer a Deus e reconhecer o seu amor por cada um de seus filhos. Nós, cristãos, não pagamos o Dízimo porque ao temos nada a comprar de Deus: Ele já nos dá tudo gratuitamente. Mas porque amamos, queremos partilhar colocando em comum o que, de direito, pertence a todos, porque pertence a Deus. Impulsionados pelo amor do Pai vamos “arregaçar as nossas mangas” assumamos a nossa comunidade com responsabilidade, sejamos fieis a nossa fé. E como batizados façamos a nossa parte, pois só assim a comunidade atingirá aquela que é a sua meta prioritária: a evangelização de todos. Procure a Secretaria de sua Paróquia

ou a Pastoral do Dízimo em sua Comunidade e assuma esse compromisso com o anuncio da Palavra de Deus.

PASTORAL DO CANTO LITÚRGICO

Cantai ao Senhor um Cântico novo. Tocai bem e com Alegria. Salmo 33,3

A Pastoral do Canto Litúrgico é uma das mais importantes numa Comunidade de Fé. Ela é composta de pessoas de boa vontade que gostam da Igreja e gostam de cantar. Todos os integrantes da Pastoral do Canto Litúrgico devem ensaiar bem os cantos para cada Celebração Litúrgica (Missa) e estar atentos ao tempo Litúrgico. Em geral a música desperta a nossa consciência alegra a nossa alma. Disse Santo Agostinho: “Quem canta reza duas vezes.” As equipes de cantos convidam a todos os que queiram participas da Liturgia através do Canto Pastoral. Basta boa vontade e um tempinho disponível para os ensaios. No ato do Batismo toda pessoa é chamada a dar testemunho de fé em família, em comunidade e na sociedade. E as crianças também são convidadas a cantar e louvar com alegria, venham fazer parte da nossa Pastoral.

INFORMATIVO “VIVENDO EM COMUNIDADE”

Coordenação: Padre José Siqueira Barbosa / Pároco

E-mail: jsbarbosamg@yahoo.com

Tiragem: 500 Unidades – Distribuição nas Comunidades Atendimento na Secretaria da Paróquia:

De segunda a sexta feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 Horas Sábado das 08:00 às 12:00 Horas

Atendimento do Padre:

Terça e Quinta Feira das 08:00/12:00 e das 14:00 às 17:00 Horas Sábado das 08:00 às 12:00 Horas

Paróquia Sagrado Coração De Jesus – Diocese de Amparo Praça Holambra, S/N - Bairro João Aldo Nassif

CEP: 13820-000 – Jaguariúna – SP

E-mail: paroquiasagradocoraçãojesus33@hotmail.com

Fone: (19) 38373309 Jaguariúna – SP

Facebook: Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Jaguariúna-SP Site: www.paroquiasagrado.com.br

(5)

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PROGRAMAÇÃO PARA MARÇO 2017

DIA SEMANA ATIVIDADES LOCAL HORÁRIO

01 QUARTA MISSA COM AS CINZAS SANTO EXPEDITO 18h00

01 QUARTA MISSA COM AS CINZAS MATRIZ S C JESUS 19h30

01 QUARTA MISSA COM AS CINZAS SÃO BENEDITO 21h00

01 QUARTA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS TODAS COMUNIDADES 19h30

02 QUINTA MISSA SÃO FRANCISCO ASSIS 07h00

02 QUINTA MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

03 SEXTA MISSA DA SAÚDE MATRIZ S C JESUS 15h00

03 SEXTA ADOR. BÊNÇÃO SANTISSIMO E MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

04 SÁBADO MISSA SÃO FRANCISCO ASSIS 15h30

04 SÁBADO MISSA SANTO EXPEDITO 17h00

04 SÁBADO MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

04 SÁBADO EVENTO BENEFICENTE SANTA CRUZ T. VELHO 19h00

05 DOMINGO MISSA NOSSA S. APARECIDA 07h00

05 DOMINGO MISSA MATRIZ S C JESUS 09h00

05 DOMINGO ADOR. SANTISSIMO E MISSA SÃO BENEDITO 17h30

06 SEGUNDA MISSA CEMITÉRIO 07h30

07 TERÇA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS MATRIZ S C JESUS 19h00

07 TERÇA MISSA SANTA CRUZ T. VELHO 19h30

08 QUARTA MISSA E REUNIÃO DO CPP NOSSA S. DAS GRAÇAS 19h00

09 QUINTA MISSA SÃO FRANCISCO ASSIS 07h00

09 QUINTA FORMAÇÃO LITURGIA FORANIA SANTANA P. ST. ANTONIO POSSE 19h30

10 SEXTA ADOR. SANTISSIMO MINISTROS E CATEQ. SÃO FRANCISCO ASSIS 19h30

11 SÁBADO MISSA SÃO MIGUEL ARCANJO 15h30

11 SÁBADO MISSA SANTO EXPEDITO 17h00

11 SÁBADO MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

12 DOMINGO MISSA NOSSA S. APARECIDA 07h00

12 DOMINGO MISSA MATRIZ S C JESUS 09h00

12 DOMINGO MISSA SÃO BENEDITO 19h00

13 SEGUNDA REUNIÃO - FESTA SAG. CORAÇÃO JESUS MATRIZ S C JESUS 19h30

14 TERÇA MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

15 QUARTA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS MATRIZ S C JESUS 19h00

15 QUARTA MISSA NOSSA S. DAS GRAÇAS 19h30

15 QUARTA PÓS ENCONTRO ECC MATRIZ S C JESUS 20h15

16 QUINTA MISSA SÃO FRANCISCO ASSIS 07h00

16 QUINTA MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

17 SEXTA MISSA SÃO MIGUEL ARCANJO 19h00

18 SÁBADO REUNIÃO COORDENADORES AP. ORAÇÃO C PAST. S. JOÃO 23 14h às 16h

18 SÁBADO MISSA SANTO EXPEDITO 17h00

18 SÁBADO MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

18 SÁBADO MISSA NOSSA S. DAS GRAÇAS 20h30

19 DOMINGO MISSA E BÊNÇÃO DE SÃO JOSÉ NOSSA S. APARECIDA 07h00

19 DOMINGO MISSA E BÊNÇÃO DE SÃO JOSÉ MATRIZ S C JESUS 09h00

19 DOMINGO MISSA E BÊNÇÃO DE SÃO JOSÉ SÃO BENEDITO 19h00

21 TERÇA MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

21 TERÇA ADOR. SANTISSIMO GRUPO ORAÇAO SÃO MIGUEL ARCANJO 20h15

22 QUARTA MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

23 QUINTA MISSA SÃO FRANCISCO ASSIS 07h00

23 QUINTA MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

23 QUINTA REUNIÃO DE LITURGIA – COMUNIDADES MATRIZ S C JESUS 20h15

24 SEXTA MISSA SÃO MIGUEL ARCANJO 19h00

25 SÁBADO MISSA DA 3ª ROMARIA DIOCESE AMPARO ST. N. DE APARECIDA 09h00

25 SÁBADO CELEBRAÇÃO / TERÇO SANTO EXPEDITO 17h00

25 SÁBADO MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

26 DOMINGO MISSA NOSSA S. APARECIDA 07h00

26 DOMINGO MISSA MATRIZ S C JESUS 09h00

26 DOMINGO MISSA SÃO BENEDITO 19h00

28 TERÇA MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

29 QUARTA FORMAÇÃO AGENTES PASTORAL DOC 105 PAROQUIA ST. MARIA 19h30

30 QUINTA MISSA SÃO FRANCISCO ASSIS 07h00

30 QUINTA MISSA MATRIZ S C JESUS 19h00

30 QUINTA REUNIÃO DO CAEP MATRIZ S C JESUS 20h15

31 SEXTA MISSA SÃO MIGUEL ARCANJO 19h00

31 SEXTA REUNIÃO COM MINISTROS E MINISTRAS MATRIZ S C JESUS 20h15

(6)

Padre José faz vista aos doentes, idosos e Bênção de

residências toda quarta-feira das 14h00 às 18h30.

Agendar na Secretaria da Paróquia, fone 38373309

Referências

Documentos relacionados

8.069 de 1990 - Fundo Especial para a Infância e Adolescência (Conselho Gestor de Política Pública).. 7.1.1 A definição do montante de recurso financeiro a ser aportado aos Projetos

Então os soldados prendem Jesus e o levam para fora pelo corredor central, no caminho vão o maltratando.. Abrem-se as cortinas e no centro do palco está em cena Pilatos sentado

Celebrar a Páscoa é celebrar a passa- gem da morte à vida, a Ressurreição de Jesus Cristo que, morto na Cruz para dar a vida por nós, ressuscita ao terceiro dia, para que

Não mais a passagem pelo Mar vermelho, mas a passagem da morte para a ressurreição de Jesus, que está pre- sente no meio de nós.. Essa é a Páscoa de Jesus que celebramos

A escolha para essa distinção repousa em pensar sobre o conjunto de ações que age e interfere nos casos, isto é, como a rede afeta o caso e como o caso afeta a rede, como

Mas a cruz de Cristo, os próprios discípulos nos explicam mais tarde, em todo o Novo Testamento, é símbolo da esperança e do amor de Deus por nós, que perdoa os nossos pecados

Quando Jesus Cristo a sua vida entregou A minha Páscoa bem mais doce se tornou Morreu na cruz, foi assim que me salvou Mas no terceiro dia

Seja em pinturas corporais ou na decoração de objetos, o grafismo está sempre presente na cultura dos povos indígenas.. Os padrões geométricos são predominantes na