• Nenhum resultado encontrado

Paróquia São Judas Tadeu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Paróquia São Judas Tadeu"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Diocese de Piracicaba - SP

COMUNICANDO A LUZ DA PALAVRA DE DEUS | ABRIL de 2015

Páscoa é o tema da Palavra do Pároco deste mês de Abril – pág. 02

Pastoral da Criança precisa de voluntários – pág. 02 Confira nas páginas 02, 03 e 04 as fotos da semana Santa na Matriz

Diocese de Piracicaba - SP

(2)

Sinta-se chamado - Pastoral da Criança

Côn.Norberto Cazellotto Junior, O. Praem

Quantas maravilhas vivemos nestes dias que nos preparam para viver a grande Festa da Páscoa.

A festa da Páscoa é a festa mais antiga, não só dentro do cristianismo. “Ela, na sua origem, é uma festa judaica na qual se ce- lebra a libertação do Egito, um grande mo- mento na história do povo de Israel onde eles fazem a experiência da libertação do Deus que vem ao encontro deles, os tira da escravidão, faz passar pelo Mar Vermelho, leva até o Monte Sinai, para lá fazer a alian- ça com ele, e depois prosseguir sua cami-

nhada até a terra prometida. ‘.A terra onde jorra leite e mel. Depois, com Jesus Cristo, esta festa ganha outro sentido.”

Não mais a libertação do Egito, mas do pe- cado e da morte. Não mais a passagem pelo Mar vermelho, mas a passagem da morte para a ressurreição de Jesus, que está pre- sente no meio de nós! Essa é a Páscoa de Jesus que celebramos e recordamos.

A palavra recordar significa trazer de novo ao coração. Essa é a experiência da morte e ressurreição de Jesus. Não apenas como um fato do passado. Mas é um fato

PALAVRA DO PÁROCO

QUERIDOS PAROQUIANOS, AMIGOS E DEVOTOS DE SÃO JUDAS TADEU!

que hoje, aqui e agora, acontece novamen- te na vida de cada um de nós. Esse é o sen- tido da liturgia que nos fazemos memória.

“Lembramos porque sabemos que o Se- nhor, aqui e agora, ressuscita conosco. Isso é a festa da Páscoa para nós. Com todos os hinos, com todos os símbolos, com toda a palavra. É essa a celebração que nós fize- mos e vivemos em comunidade paroquial.

Que a ressurreição de Jesus possa ressusci- tar nosso coração para a vida nova que o Cris- to Senhor nos traz. Vivamos o Tempo Pascal com o coração aberto e vibrante pois Ele está no meio de nós e nos traz a sua paz.

Que Deus nos abencoe e que São Judas Ta- deu também nos faça testemunha da palavra que se fez carne e habitou entre nós!

Um grande abraço, Côn. Norberto, opraem.

Na última sexta-feira, dia 10 de Abril de 2015, às 19h30, no Centro Catequético da Matriz, a equipe da Pastoral da Criança da nossa paróquia se reuniu com as pessoas interessadas em conhecer mais profundamente os trabalhos dessa pastoral. Que Deus abençoe e ilumine o árduo e valoroso trabalho dessa Pas- toral e suscite nos corações das pessoas o desejo de fazer parte dessa equipe.

CAMINHADA PENITENCIAL

(3)

Côn. Luiz Carlos Emilio de Oliveira

O relato está descrito no Evangelho de João 20,19-31 que diz que Tomé não estava com eles quando Jesus veio. Oito dias depois, Jesus apareceu novamente, agora Tomé estava presente, Jesus pôs-se no meio deles e disse a Tomé: toca em mim.

Não sejas incrédulo, mas fiel. Tomé respondeu: Meu Senhor e meu Deus!

Tomé ficou marcado na história como incrédulo e existe até a expressão: “sou igual a Tomé, sé creio se ver”!

Querido leitor (a), em momento algum o tex- to fala sobre fé, mas da forma que lidamos com as nossas dores. Jesus fala como Tomé lidou com a dor impressa em seu coração por causa da crucifixão de Jesus.

Esse texto fala de um homem em conflito. Ele foi invadido por angústias, entra em pânico, mergu- lhou numa crise e solidão; daí a reação de Tomé foi igual a da maioria de nós, isto é, deixa a comunidade, isola-se, falta à missa, entrega-se ao embassamen- to dos olhos porque o seu projeto, seus sonhos, o seu amado, seu Senhor morreu. Quando Jesus diz:

não seja incrédulo, mas crente está dizendo: Tomé aprenda a transcender seus problemas e não per-

mita que eles embassem a sua forma de ver a vida.

Tomé não pode ser um incrédulo pelo simples fato que não estava presente na reunião. O que Je- sus faz? Volta para tratar de Tomé e não faria isso se não o conhecesse.

Esse texto não é uma lição de fé, mas uma pos- tura ante às angústias da vida. Todos nós passa- mos por conflitos. O que difere é como os tratamos.

Tomé é um exemplo de postura, humanidade e fé.

Tomé teve a coragem de dizer o que estava sen- tindo em seu coração, pois, ao chegar os apóstolos disseram-lhe: vimos o Senhor. Tomé poderia ficar calado ou, então, eu queria ser igual a vocês, vou ficar quieto, o que vão pensar de mim? Um apóstolo com crise de fé. Porém, ele teve a coragem de dizer o que estava em seu coração: desculpe-me se eu não tocar não acredito! Sabe de uma coisa, Jesus respeita um cara de fé em crise, ele sabe que todos nós passamos por crise de fé. Jesus não aceita os falsos que se julgam Jesus júnior na terra, parecem ser mais crente que Jesus. O próprio Jesus não teve a vergonha de dizer: Deus porque me desamparaste?

Tomé era um homem em crise, mas honesto consi-

PALAVRA DO VIGÁRIO

A LINDA HISTÓRIA DE TOMÉ

go mesmo.

Perfeito para Deus é aquele que se reconhece im- perfeito, mas não se entrega à imperfeição sem luta.

Eu reconheço imperfeito, abalável, apesar de tudo, posso cair, mas vai ter dificuldade de manter caído porque vivo na esperança daquele que me chamou.

O que Deus quer da gente que a gente seja gente apesar do que as outras gentes pensam da gente.

Tomé voltou à comunidade, diferentemente de muitos que passam por dificuldades afastam-se e culpam os que ficaram. Porque sempre é outro que tem que vir em sua direção? E não você ao outro?

Sempre o culpado é quem fica. O problema não está na comunidade, em Deus e na Igreja, mas na postura que tomamos diante dele. Quando Tomé volta está dizendo que o lugar de aflição, angústia não pode ser o meu lugar definitivo, o que cabe a mim fazer vou fazer, vou voltar. O lugar da ovelha é no rebanho. Há pessoas que dizem que a Igreja é um lixo como se o mundo lá fora fosse um paraíso. Outros dizem que na Igreja só tem Judas como se no bar tivesse amigos.

Jesus volta em direção de Tomé e diz: toca em mim, nas minhas chagas. Tomé faz uma belíssima profissão de fé: Meu Senhor e meu Deus! Jesus diz:

Tomé, aprenda que não será assim a vida toda, você precisa de uma fé que vá além que seus olhos veem.

Você precisa crescer, amadurecer na fé. Diante de uma causa insolúvel, meu irmão e irmã precisa dizer:

feliz quem crê sem ver.

Feliz Páscoa!

DOMINGO DE RAMOS

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS MISSA DE LAVA-PÉS

(4)

15 HS - PAIXÃO DE JESUS CRISTO

SEXTA - PROCISSÃO DO SENHOR MORTO

SÁBADO 20 HS – VIGÍLIA PASCAL

(5)

ANO XII - EDIÇÃO 173

Informações: cj.ribeiro1@gmail.com | Projeto gráfico: Rodrigo Cardoso | rodrigocardoso02@msn.com | Edição fechada em 07/04/2015

(6)

ANUNCIE EM NOSSO INFORMATIVO

SUA MARCA SEMPRE EM EVIDÊNCIA

19

3422.2173

Referências

Documentos relacionados

A partir de pesquisa realizada junto ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o artigo analisa alguns efeitos colaterais do processo de preparação e

apresenta‐o como o filho do proprietário, morto pelos trabalhadores da 

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Conforme Mateus 28:1-11 O Que Estudiosos Falam Sobre a Ressurreição de Cristo As Afirmações de Que Jesus Ressuscitaria e a Importância Delas Para o Cristianismo Três Pontos de

Tabela de Preços Supremo | São Paulo - Capital Data das tabelas: Setembro/2020 até Agosto/2021 Atualização do material: Setembro/2020.. 515 F

Isaías fala a um povo no exílio, num tempo de distância, a um povo afastado, porque se esqueceu do Senhor; consolar e libertar são os nomes dos passos concretos para se aproximar

Então os soldados prendem Jesus e o levam para fora pelo corredor central, no caminho vão o maltratando.. Abrem-se as cortinas e no centro do palco está em cena Pilatos sentado