• Nenhum resultado encontrado

WORKSHOP DE ARTE URBANA PARA IDOSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "WORKSHOP DE ARTE URBANA PARA IDOSOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

LATA 65

OBJECTIVOS

WORKSHOP DE ARTE URBANA PARA IDOSOS

A evolução científica e a democratização do acesso a serviços de saúde no último meio século trouxeram, entre outras coisas, o aumento da esperança média de vida. Em qualquer país considerado desenvolvido, sabemos que não seremos tão facilmente fulminados por doenças como o eram os nossos antepassados. Assim, existe em cada um de nós a clara noção de que temos uma quantidade razoável de anos para viver, e isto é, de facto, uma admirável conquista da Humanidade, conseguida em muito pouco tempo de História.

Mas, como é sabido, quantidade não é qualidade. E quantidade sem qualidade é apenas uma grande maldição. Enquanto sociedade ainda estamos a tentar aprender como abordar esse período de anos extra, recentemente ganho, ao qual chamámos “terceira idade”.

Na Europa, um território relativamente pequeno onde existem muitos países e muitas cidades, o fenómeno do envelhecimento das populações é facilmente detectável. Nas praças e jardins das cidades vê-se cada vez menos carrinhos de bebé e cada vez mais grupos de pessoas reformadas cujas vidas não foram dinamicamente reformuladas.

Destas certezas vividas no nosso quotidiano, fomos constantando adicionalmente, a cada nova intervenção realizada pelo WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã, a simplicidade e naturalidade com que a Arte Urbana atingia as mais variadas faixas etárias, particularmente os ‘habitantes’ mais idosos da nossa área de actuação.

Foram estes que se transformaram nos nossos companheiros e espectadores de todas as horas. Diariamente assistimos a romarias diurnas e nocturnas, de idosos que saiam de casa, não para ir à habitual missa ou jogo de cartas, mas para seguir todos os detalhes das pinturas. Ouvimos mil histórias sobre o que poderia estar a surgir nas paredes e comoveu-nos ouvir coisas como ‘hoje sinto-me mais segura com a imagem do pastor, que me acompanha todo o dia pela janela’.

O LATA 65 – workshop de Arte Urbana para idosos, surgiu como um desafio, de levar este interesse demonstrado pela Arte Urbana mais além, com vontades objectivas de:

- provar que conceitos como ENVELHECIMENTO ACTIVO e solidariedade entre gerações fazem a cada dia mais sentido;

(2)

FORMATO/ ACÇÃO

CONFIRMAÇÕES

- demonstrar que a Arte Urbana tem o PODER DE FOMENTAR, PROMOVER E VALORIZAR A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À ARTE Contemporânea;

- aproximar os menos jovens a uma forma de expressão artística habitualmente associada aos mais jovens;

- demonstrar que a idade é só um número.

O modelo desenhado para ‘verificar estas vontades’ foi simples: juntar pequenos grupos de pessoas que já passaram a idade da reforma e assistidos por artistas urbanos, os participantes aprendem a história do Graffiti e da Arte Urbana, os vários termos ‘técnicos’, as várias técnicas de intervenção na rua e por fim, vão para a rua, partilhar com o mundo as suas ideias, numa parede da cidade.

Em todas as acções realizadas, o entusiasmo demonstrado por parte dos alunos foi enorme, parecendo que este projecto, de real colaboração e partilha, acorda um espírito criativo esquecido, e acima de tudo, traz a sensação de pura diversão, essencial em qualquer idade. Mas para atestar estas ideias, expomos alguns testemunhos na primeira pessoa:

“… chegam com um espírito jovem que me fascina…”, Dr. Isabel Brito (directora técnica CSPA) “… extremamente motivados.”, Dr. Isabel Brito (directora técnica CSPA)

“… agora olho para as paredes com outros olhos, sei o que está à minha frente na rua.”, D. Lurdes aka Armando

“… enquanto estou aqui, não estou a pensar nas horas e dias que me faltam para morrer.”, Sr. Manuel aka Balé

“… descobri algo por que viver…”, Luísa Cortesão1

Permitimo-nos assim, afirmar que:

- é possível e DESEJÁVEL DESPERTAR, MOTIVAR E ENTUSIASMAR os mais idosos através da Arte Urbana;

1

uma das participantes do 1º grupo (Novembro de 2012), Luísa Cortesão, não mais deixou de fazer stencil, que continua a aplicar pelas ruas da cidade de Lisboa. O logótipo do projecto, foi criado e cedido pela Luísa. Na 2º acção do LATA 65 ela assumiu o papel de formadora. A sua página pessoal, com o trabalho desenvolvido: www.facebook.com/osstenceisdal

(3)

METODOLOGIA

módulo 01

módulo 02

módulo 03

módulo 04

- é desejável, apresentar a estas gerações, NOVAS ACTIVIDADES, NOVAS TÉCNICAS, DITAS DOS MAIS JOVENS, como forma de escape e quebra de rotinas, GERANDO QUALIDADE, JOVIALIDADE E BEM ESTAR nas suas vidas.

Todo o workshop foi pensado para ser ministrado num ambiente de trabalho descontraído e de participação activa, tanto na transmissão de conteúdos teóricos como nas fases práticas do mesmo.

Estas duas componentes, teoria e prática, assumem-se como obrigatórias a cada novo tema ou técnica de intervenção urbana em análise, para que se atinja um dos objectivos primários deste workshop, o reconhecimento ‘do que se vê nas ruas’ e como se faz.

O workshop foi estruturado em 4 (quatro) módulos, que seguem naturalmente uma cronologia, que reflecte igualmente o aparecimento e evolução do trabalho ‘na rua’.

ENQUADRAMENTO HISTÓRICO do aparecimento do Graffiti (anos 70, E.U.A.) e sua evolução / derivação para Arte Urbana, que se assume hoje como uma das principais correntes artísticas do século XXI.

Enumeração das características (plásticas, físicas, materiais, geográficas e/ou sociais) do Graffiti e da Arte Urbana; aspectos comuns e distanciamentos entre ambas. Exposição das terminalogias específicas de cada expressão artística.

Todo o módulo é permanentemente acompanhado com a visualização de fotografias / imagens (projecção / publicações) de intervenções artísticas urbanas, com destaque para as nacionais. Serão apresentadas ainda algumas peças (de pequena dimensão) de alguns artistas urbanos.

Neste primeiro módulo, pretende-se estimular o diálogo, a discussão e simultaneamente a descontracção do grupo para as fases seguintes de trabalho.

duração do módulo _45m (estimado)

O TAG, como sendo a base (identidade) de qualquer writter. Apresentação de exemplos que ilustram várias fases da evolução da ‘escrita’ do tag.

‘Criação’ de tag e projecto de mesmo, que será posteriormente pintado sobre a parede, na última fase deste workshop. O participante irá escolher a sua ‘alcunha’ única, que irá desenhar e redesenhar, desconstruindo-a de forma semelhante ao trabalho do writter. O módulo é suportado pela visualização de projectos concretos de writters nacionais e internacionais.

duração do módulo _ 1h (estimado)

Aprendizagem da técnica de STENCIL, sendo esta a técnica de intervenção de rua de mais fácil apreensão e apreciação e que igualmente está na base do trabalho de conceituados artistas, cujos trabalhos serão apresentados numa primeira fase deste módulo.

Numa segunda fase, o participante irá desenhar e cortar os seus próprios stencils (moldes), que posteriormente serã usados na execução do mural.

duração do módulo _ 2/3h (estimado)

Execução de PINTURA MURAL, tendo como suporte de desenho e pintura, o projecto de tag e os stencils criados anteriormente.

Dependendo da dinâmica do grupo, poderá ser criado um tema comum que será explorado por todos na pintura do mural.

(4)

dimensão grupo

duração

formadores

material formativo

preenchido por todos os participantes duração do módulo _ 2/3h (estimado)

Os conteúdos teóricos programados, não pretendem ser de grande complexidade e extensão, mas sim facultar aos participantes noções concretas e concisas sobre os temas propostos. A duraçao de cada módulo foi estimada reconhecendo as limitações físicas e motoras dos indivíduos destas faixas etárias.

Das acções já realizadas, constatou-se que as dinâmicas de grupo para grupo, são bastantes distintas, gerando resultados finais bastante diversos, bem como atrasos ou antecipações nas durações propostas para cada módulo.

Estas estimativas temporárias, também poderão variar, de acordo com as intenções da entidade promotora.

Grupo de 10 a 12 idosos (15 max)

Pelas já referidas limitações físicas e motoras do público-alvo deste workshop, defendemos que os vários módulos não deverão decorrer num só dia, uma vez que estes requerem bastante trabalho prático e poder-se-á tornar algo cansativo.

Propomos os seguintes prazos:

mínimo: 2 dias – 4h + 4h (tardes ou manhãs) desejável: 3 dias - 4h + 4h + 4h (tardes ou manhãs)

O LATA 65, prevê a presença constante de 2 formadores, que transmitirão todos os conteúdos teóricos dos referidos módulos e igualmente darão suporte a todas as fases práticas.

Um dos formadores será assumidamente um artista urbano, algo que defendemos de extrema importância, para fomentar o contacto directo dos participantes com um agente ‘real’ no trabalho de rua.

sala + cadeiras + mesas * computador (dispensável) projector *

parede, preferencialmente exterior, dim. 4/5m larg x 2m alt * papel branco tamanho A3 + A4

marcadores lápis de cor lápis carvão

protecção de mesas (corte) / bases de corte cartão fino tesouras + x-actos fita-cola transparente fita-cola ‘pintor’ sprays luvas máscaras

(5)

HONORÁRIOS

CONTACTO

diluente

A presente proposta inclui:

- a presença de 2 formadores durante todos os módulos - todo o material visual acessório às apresentações teóricas - todo o material necessário ao trabalho prático

- deslocação até ao local de formação A proposta exclui:

- todas as referências de material assinaladas com * - estadia

- alimentação

Referências

Documentos relacionados

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Contribuições/Originalidade: A identificação dos atributos que conferem qualidade ao projeto habitacional e das diretrizes de projeto que visam alcançá-los, são de fundamental

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade

O pressuposto teórico à desconstrução da paisagem, no caso da cidade de Altinópolis, define que os exemplares para essa análise, quer sejam eles materiais e/ou imateriais,

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores