• Nenhum resultado encontrado

Lição 04 Sabado 24 de Outubro de 2015 PROMESSAS CUMPRIDAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lição 04 Sabado 24 de Outubro de 2015 PROMESSAS CUMPRIDAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROMESSAS CUMPRIDAS

“E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados.” (Romanos 8:17).

Jamais esteve o Senhor sem verdadeiros representantes na Terra e que fazem do interesse de Deus o seu próprio interesse. Essas testemunhas do Senhor são contadas entre o Israel espiritual, e em relação a eles se cumprirão todas as promessas do concerto feitas por Jeová a Seu antigo povo. — Profetas e reis, p. 713.

Estudo adicional:

Profetas e reis, pp. 703-721 (“A casa de Israel”).

1. OPORTUNIDADES IGUAIS DOMINGO, 18 DE OUTUBRO.

A. Ao invés de fazer promessas incondicionais, o que Deus espera? Jeremias 18:7-10. (No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, (JR 18:8) Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. (JR 18:9) No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,

(JR 18:10) Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.)

Não há segurança alguma a não ser na obediência estrita à Palavra de Deus. Todas as Suas promessas são feitas sob condição de fé e obediência, e uma falta de conformação com as Suas ordens elimina de nós a plena utilização dos abundantes recursos providos nas Escrituras. — Patriarcas e profetas, p. 621.

B. Que qualidades o Senhor procura nas pessoas, independentemente de sua condição social ou privilégios? Atos 10:34 e 35. (AT 10:34) E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; (AT 10:35) Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.)

No reino de Deus, não se obtêm posições por favoritismo. Não são alcançadas nem recebidas por uma concessão arbitrária. São o resultado do caráter. O trono e a coroa são os penhores de uma condição atingida; são os testemunhos da vitória sobre o próprio eu, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. — O Desejado de Todas as Nações, p. 549.

2. O VERDADEIRO ISRAEL SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO.

A. O que é prometido em relação ao futuro de Israel? Jeremias 33:16; (Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome com o qual Deus a chamará: O SENHOR é a nossa justiça.) Romanos 11:25-27. (Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo para que não presumais de vós mesmos: que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

(RM 11:26) E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.

(RM 11:27) Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.)

Deus é abundantemente capaz de transformar os corações dos judeus e gentios semelhantemente, e conceder a cada crente em Cristo as bênçãos prometidas a Israel. — Atos dos apóstolos, p. 379.

(2)

B. Qual é o único caminho para a salvação, seja o indivíduo judeu ou gentio por nascimento? Atos 4:10-12. ( Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. (AT 4:11) Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.

(AT 4:12) E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.)

Alguns pretendem que a espécie humana necessita, não de redenção, mas de desenvolvimento — que ela pode aperfeiçoar-se, elevar-se e regenerar-se. [...] A história de Caim mostra qual deverá ser o resultado. Mostra o que o homem se tornará separado de Cristo. A humanidade não tem poder para regenerar-se. Ela não tende a ir para cima, para o que é divino, mas para baixo, para o que é satânico. Cristo é a nossa única esperança. — Patriarcas e profetas, p. 73.

C. O que caracteriza o verdadeiro Israel? Romanos 2:28 e 29. ((RM 2:28) Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. (RM 2:29) Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.) Em vista disso, a quem as promessas realmente se aplicam? Romanos 9:6-8. (Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; (RM 9:7) Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. (RM 9:8) Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.)

Os fariseus pretendiam ser filhos de Abraão, e vangloriavam-se de possuir os oráculos de Deus; todavia, essas vantagens não os preservavam do egoísmo, da malignidade, da ganância e da mais baixa hipocrisia. Julgavam-se os maiores religiosos do mundo, mas sua chamada ortodoxia os levou a crucificar o Senhor da glória.

O mesmo perigo existe ainda. Muitos se têm na conta de cristãos, simplesmente porque concordam com certos dogmas teológicos. Não introduziram, porém, a verdade na vida prática. Não creram nela nem a amaram; não receberam, portanto, o poder e a graça que advêm mediante a santificação da verdade. Os homens podem professar fé na verdade; mas, se ela não os torna sinceros, bondosos, pacientes, dominados, tomando prazer nas coisas de cima, é uma maldição a seu possuidor e, por meio de sua influência, uma maldição ao mundo. — O Desejado de Todas as Nações, pp. 309, 310.

3. SEMENTE DE ABRAÃO TERÇA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO.

A. Que promessa foi feita a Abraão com respeito à sua relação para com o resto do mundo? Gênesis 22:18. (E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz)

Alta honra aquela a que Abraão foi chamado, para ser o pai do povo que durante séculos foram os guardas e preservadores da verdade de Deus para o mundo, sim, daquele povo por meio do qual todas as nações da Terra seriam benditas no advento do Messias prometido. — Patriarcas e profetas, pp. 140, 141.

B. Que significa o termo “semente” nesta promessa? Gálatas 3:16. (Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.) O que é preciso para receber as bênçãos? Gálatas 3: 8 e 9 (Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. (GL 3:9) De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.)

E a Bíblia claramente ensina que as promessas feitas a Abraão devem cumprir-se por meio de Cristo. Todos os que são de Cristo são “descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa” — herdeiros de uma “herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar” (Gálatas 3:19; 1 Pedro 1:4), a saber, a Terra livre da maldição do pecado. — Ibidem, p. 170.

(3)

C. Estude o diálogo registrado em João 8:31-45, e em seguida descreva o tipo de caráter necessário para participar da relação espiritual ali mencionada. (Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; (JO 8:32) E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (JO 8:33) Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? (JO 8:34) Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. (JO 8:35) Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.

(JO 8:36) Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (JO 8:37) Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. (JO 8:38) Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. (JO 8:39) Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. (JO 8:40) Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto. (JO 8:41) Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. (JO 8:42) Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. (JO 8:43) Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. (JO 8:44) Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (JO 8:45) Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.)

Os fariseus haviam declarado ser filhos de Abraão. Jesus lhes disse que essa pretensão só podia ser assegurada mediante a prática das obras de Abraão. Os verdadeiros filhos de Abraão viveram, como ele próprio vivera, uma vida de obediência a Deus. Não buscariam matar Aquele que estava falando a verdade que Lhe fora dada por Deus. Conspirando contra Cristo, os rabis não estavam fazendo as obras de Abraão. Não tinha nenhum valor a simples descendência natural de Abraão. Sem ter com ele ligação espiritual, a qual se manifestaria em possuir o mesmo espírito, e fazer as mesmas obras, não eram seus filhos. — O Desejado de Todas as Nações, pp. 466, 467.

4. HERDANDO A TERRA QUARTA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO.

A. Como os patriarcas foram incluídos na promessa de herdar a terra? Êxodo 6:8. (E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o SENHOR.) O que deve acontecer para que essa promessa seja cumprida? Lucas 20:34-38. (E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; (LC 20:35) Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; (LC 20:36) Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. (LC 20:37) E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. (LC 20:38) Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos.)

A herança que Deus prometeu a Seu povo não está neste mundo. Abraão não teve possessão na Terra, “nem ainda o espaço de um pé”. (Atos 7:5). Ele possuía muitos recursos, e deles fazia uso para a glória de Deus e para o bem de seus semelhantes; mas não olhava para este mundo como sua pátria. O Senhor o chamara para deixar seus patrícios idólatras, com a promessa da terra de Canaã em possessão eterna; todavia nem ele, nem seu filho, nem o filho de seu filho, a recebeu. Quando Abraão quis um lugar para sepultar seus mortos teve de comprá-lo aos cananeus. Sua única possessão na terra da promessa foi aquele túmulo cavado na pedra, na caverna de Macpela.

A palavra de Deus, porém, não havia falhado; tampouco teve ela o seu cumprimento final na ocupação de Canaã pelo povo judeu. “As promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade.” (Gálatas 3:16). O próprio Abraão deveria participar da herança. O cumprimento da promessa de Deus pode parecer achar-se muito demorado, pois “um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” (2 Pedro 3:8); pode parecer tardar; mas no tempo adequado “certamente virá, não tardará”. (Habacuque 2:3). A dádiva a Abraão e sua semente incluirá não simplesmente a região de Canaã, mas a Terra toda. — Patriarcas e profetas, pp. 169, 170.

B. Como podemos saber que os patriarcas entenderam isso? Hebreus 11:13-16. (Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram

(4)

estrangeiros e peregrinos na terra. (HB 11:14) Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. (HB 11:15) E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. (HB 11:16) Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.)

C. Quem são considerados os verdadeiros descendentes de Abraão, e, portanto, os herdeiros da promessa? Gálatas 3:27-29; (Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. (GL 3:28) Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. (GL 3:29) E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.) Mateus 8:11 e 12. (Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; (MT 8:12) E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.)

Cristo não reconhecia virtude na estirpe . Ensinava que a ligação espiritual supera a natural. [...] Somente os que provam estar em harmonia espiritual com Abraão, obedecendo à voz de Deus, são tidos como da legítima descendência. — Parábolas de Jesus, p. 268.

5. GLORIOSA HERANÇA QUINTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO.

A. Em que condição estará a terra quando a promessa for cumprida? Isaías 65:17-19. (Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. (IS 65:18) Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo. (IS 65:19) E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.)

Na Bíblia a herança dos salvos é chamada um país (Hebreus 11:14-16). Ali o Pastor celestial conduz Seu rebanho às fontes de águas vivas. A árvore da vida produz seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. Existem torrentes sempre a fluir, claras como cristal, e ao lado delas, árvores ondeantes projetam sua sombra sobre as veredas preparadas para os resgatados do Senhor. Ali as extensas planícies avultam em colinas de beleza, e as montanhas de Deus erguem seus altivos píncaros. Nessas pacíficas planícies, ao lado daquelas correntes vivas, o povo de Deus, durante tanto tempo peregrino e errante, encontrará um lar. — O grande conflito, p. 675.

B. Como as Escrituras descrevem a unidade espiritual do reino que caberá aos salvos como herança? Jeremias 23:3-6; (E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. (JR 23:4) E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR. (JR 23:5) Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. (JR 23:6) Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.) Ezequiel 37:24-27. (E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão. (EZ 37:25) E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente. (EZ 37:26) E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. (EZ 37:27) E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.)

Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação [...]. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor. — Ibidem, p. 678.

C. Quando a terra for renovada, o que Deus fará com Sua habitação? Apocalipse 21:1-3. (E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. (AP 21:2) E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu

(5)

marido. (AP 21:3) E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.)

6. RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL SEXTA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO.

1. Quando Deus faz uma promessa, como seu cumprimento pode depender de condições? 2. O que é necessário além da profissão de fé em Cristo?

3. O que torna alguém um verdadeiro filho de Abraão? 4. Quando se cumprirá a promessa de herdar a terra? 5. Como viverão os salvos na Nova Terra?

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar