• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRICO DA IES UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRICO DA IES UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

HISTÓRICO DA IES

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Em 1970, um grupo de publicitários instalou em São Paulo a Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Um ano mais tarde, outro grupo, formado por engenheiros e arquitetos, fundou a Faculdade de Turismo do Morumbi, com o primeiro curso superior de Turismo no Brasil a formar graduados na área. Em 1982, as duas instituições se uniram e surgiu a Faculdade Anhembi Morumbi, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngue e Administração.

Na década de 90 foram lançados cursos superiores inéditos no Brasil: Negócios da Moda; Pedagogia, com habilitações em Tecnologia Educacional e Desenvolvimento na Empresa; Farmácia, com ênfase em Cosmetologia; Design Digital, entre outros. Em 1997, a Instituição se credenciou como Universidade. No ano seguinte, fundou o Campus Centro, no prédio que abrigava a fábrica da São Paulo Alpargatas no bairro do Brás, um marco da industrialização do Estado. O novo campus abrigou vários cursos da instituição, e expandindo a área de saúde com a criação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Quiropraxia. Em 1999 tiveram início vários cursos sequenciais, que ofereciam diploma de Formação Específica em dois anos.

Em 2001 foi implantada a Graduação Modulada, inspirada no modelo americano dos community colleges, formando o estudante em dois anos e fornecendo um certificado de nível superior em período intermediário à conclusão do curso de graduação, antecipando assim seu ingresso no mercado profissional. No mesmo ano a Universidade instalou o programa de mestrado em Hospitalidade, inédito no País e recomendado pela Capes, implementado no ano seguinte. Ainda em 2001, foi criado o curso de Aviação Civil, primeiro na área e único em São Paulo. Em 2002 inaugurou o Campus Morumbi que abriga os cursos nas áreas de design e moda, e o Campus Vale do Anhangabaú, que passou a sediar o novo curso de Direito, entre outros da área de Negócios. Em 2005 foi criado o curso de Cinema e implantado o mestrado em Design. Em 2006 foi a vez do mestrado em Comunicação. Em 2005, depois de ampliar sua gama de cursos com muita criatividade, a Universidade Anhembi Morumbi passa a pertencer à Rede Internacional de Universidades Laureate - a maior e mais importante rede de universidades do mundo. Os estudantes da Anhembi Morumbi passaram a ter oportunidade de formação e atuação mundial, por meio de programas exclusivos de intercâmbios para complemento da matriz curricular, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Em 2013 teve foi aprovado o doutorado em Hospitalidade, em 2014 os cursos de doutorado em Comunicação e em Design, e em 2015 o mestrado profissional em Alimentos e Bebidas.

A Anhembi Morumbi tem como missão: “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social e ambiental com espírito empreendedor e valores éticos”.

A visão da Universidade é: “Consolidar nossa posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atuamos, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores estão baseados em: Paixão, Respeito à Diversidade, Trabalho em Equipe, Inovação, Foco em Resultado, Responsabilidade Corporativa, Compromisso Social, Ética e Transparência. A Anhembi Morumbi atende atualmente mais de 44 mil estudantes, distribuídos nos cursos de graduação, superiores de curta duração e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

(3)

3 SOBRE O CURSO

Em um tempo em que as informações percorrem o globo numa velocidade impressionante, ao mesmo tempo em que surgem formas plurais de pensar e vivenciar o mundo, a Fisioterapia não pode estar alheia aos múltiplos processos de transformação, pelos quais passa a sociedade.

A Fisioterapia, calcada em preceitos teóricos científicos se manifesta por meio de técnicas e tecnologias na abordagem à saúde, e por isso não pode se isentar diante dessa multiplicidade de tendências. Inúmeras tendências e conceitos permeiam a estrutura social e influem sobre a forma de pensar o corpo, a saúde, a doença. Também plurais são as formas com as quais se organizam os saberes e o conhecimento.

O diferencial do curso oferecido pela Universidade Anhembi Morumbi possibilita ao aluno conhecer a multiplicidade de tendências conceituais e teórico-práticas na abordagem do corpo e no cuidado à saúde. Mais ainda, no subsídio dado para a formação de uma visão crítica, permitindo a utilização dos recursos inerentes à profissão de forma criativa e empreendedora.

A estrutura curricular adotada está organizada de modo a fornecer os instrumentais básicos para a compreensão da temporalidade e espacialidade das situações de saúde. O ciclo básico obrigatório permite ao aluno estar em contato com importantes vertentes do pensamento e conhecimento humano, abrangendo a visão filosófica, sociológica e psicológica, ao mesmo tempo em que fornece subsídios específicos da área das ciências biológicas. Par e passo, oferece conhecimentos acerca da organização da produção e do trabalho.

Esta formação é veiculada por unidades de conteúdos como Desenvolvimento Humano e Social, Princípios da Fisioterapia, Saúde Coletiva, Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente, Ética Profissional entre outras que trazem em conteúdos transversais a discussão das questões de saúde a partir de um prisma interdisciplinar. Mas não basta apenas apresentar essas unidades de conhecimento, este curso objetiva fazer com que os conteúdos tratados sejam retomados nas unidades de conteúdo de conhecimentos fisioterapêuticos, evidenciando o cunho prático desses conteúdos na abordagem prática e no estágio supervisionado.

A partir dos conhecimentos básicos, a universidade oferece unidades de conteúdo específicas, teórico-práticas, além de oferecer espaço para a atualização e aproximação com novas técnicas e percepções da abordagem fisioterapêutica, sistematicamente.

A aplicação e vivência profissional iniciam-se com as práticas clínicas e culminam no estágio supervisionado. Nesse momento o aluno pode discutir os casos clínicos e a relação terapeuta com seus professores, funcionando como suporte à ação. A ênfase na interdisciplinaridade ganha nos estágios e nas ações de extensão a vivência do dia-a-dia, com outros profissionais e estudantes. Esse momento viabiliza a participação direta do discente e docente da Universidade Anhembi Morumbi junto à comunidade, tanto na efetivação de abordagem terapêutica, quanto na investigação científica. A investigação científica, realizada com trabalhos de conclusão de curso e ações comunitárias, pretende conhecer mais profundamente a população atendida e sua problemática, bem como propor soluções adequadas às suas necessidades e expectativas.

O curso de Fisioterapia tem como proposta pedagógica assegurar uma formação generalista do profissional fisioterapeuta, aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com uma visão ampla e global, respeitando os princípios bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade com o objetivo de preservar, desenvolver, restaurar a integridade dos órgãos, sistemas e funções, sendo um

(4)

4 profissional voltado ao desenvolvimento científico, preparado a adquirir, por iniciativa própria, conhecimento que possa garantir uma educação continuada e permanente.

Este projeto foi desenvolvido dentro da concepção do Projeto de Desenvolvimento Institucional da Anhembi Morumbi, procurando elaborar normas e diretrizes para formar um fisioterapeuta segundo os padrões exigidos pela Universidade, capaz de destacar no contexto profissional e social brasileiro, não só pela sua capacitação profissional, mas também pelo seu posicionamento moral, ético e humano. O egresso da Anhembi Morumbi deve, ao se graduar, possuir o potencial de se desenvolver em qualquer área de atuação, buscando seus ideais e revelando-se para o mundo.

Assim, o projeto do curso de Fisioterapia está voltado para estimular o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade, por meio do conhecimento, da busca de sua identidade e de sua realização pessoal e profissional, transformando-o num cidadão socialmente comprometido, detentor de competência tecnológica, formador de opiniões, crítico e capaz de enfrentar os desafios, buscando soluções inovadoras e que possa contribuir para o crescimento de si próprio e da comunidade, promovendo a melhora da qualidade de vida das pessoas.

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Os objetivos estabelecidos estão relacionados às habilidades e competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), bem como nas habilidades e competências definidas no âmbito institucional e da Escola a que pertence o curso.

Sendo assim, os objetivos gerais do curso direcionam-se à compreensão dos fatos e dos fenômenos ligados à Ciência da Fisioterapia, tais como:

I - Formar um profissional consciente de sua função e responsabilidades, capaz de assumi-las legal e integralmente, impondo-se como membro qualificado e competente dentro de uma equipe multidisciplinar de saúde e de educação;

II - Oferecer condições ao aluno para - com sua criatividade - num movimento constante de avaliação dos métodos e das técnicas específicas do fisioterapeuta - integrar a teoria às práticas adquiridas e refletir sobre uma realidade concreta relacionada com o trinômio: fisioterapeuta - saúde – sociedade.

PÚBLICO ALVO

O Fisioterapeuta formado pela Universidade Anhembi Morumbi deve possuir conhecimento técnico científico, estar em constante busca por novos desafios, ser investigativo e intelectual com conhecimentos teóricos aplicados à prática, respeitando os princípios éticos da profissão. Também deve possuir entre outros requisitos pessoais, ética profissional, responsabilidade, versatilidade e criatividade, autocrítica, organização, capacidade para interagir com equipe multidisciplinar. Deve estar capacitado a atuar em todas as áreas da Fisioterapia, com base no rigor científico e intelectual. Deter visão ampla e global, respeitando os princípios éticos e culturais.

(5)

5 Como fundamentação deste trabalho, e de acordo com as características essenciais de atuação, habilidades fins e requisitos pessoais, o fisioterapeuta deverá ser consciente de suas atribuições e da necessidade de seu constante aperfeiçoamento profissional acompanhado e evolução científica e tecnológica. Ser capacitado a atuar em todas as áreas concernentes à profissão; respeitando sempre o código de ética, apor meio do cultivo de personalidades íntegras, dignificantes à profissão, por meio de uma postura compatível com o equilíbrio moral ético.

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, como profissional da saúde, uma vez que compreende e reconhece os fatores que comprometem a qualidade de vida, respeitando os princípios éticos inerentes da profissão. Deverá participar de atividades relacionadas com o estudo, pesquisa, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento que promovem a saúde, o bem estar e a qualidade de vida do ser humano, desenvolvendo estudos relacionados com planejamento que facilitem a integração de componentes sociais, gerenciamento de ações que visam à prática de atividades voltadas à promoção de saúde, prevenção e recuperação de doenças, requerendo novas técnicas e o desenvolvimento de práticas adaptadas à realidade. Deverá promover organizar e supervisionar ações em saúde, gerir negócios, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classes em projetos nas áreas de saúde. Atuar em equipes multidisciplinares no desenvolvimento de ideias inovadoras e ações estratégicas.

Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/habilidades: Competências Gerais

a) Atenção à saúde: os profissionais de Fisioterapia, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, proteção, promoção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços de saúde dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

b) Tomada de decisões: o Fisioterapeuta deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficaz e análise custo-benefício da força de trabalho, de métodos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

c) Comunicação: os profissionais de Fisioterapeuta devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura, o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os fisioterapeutas deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve

(6)

6 compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

e) Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto dos recursos humanos, físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

f) Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os Fisioterapeutas formados pela Universidade Anhembi Morumbi devem ter responsabilidade e compromisso com a educação e os treinamentos/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros educadores e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.

Competências e Habilidades específicas

O egresso do curso de Fisioterapia deverá apresentar as seguintes competências e habilidades específicas:

Valores Profissionais, Atitudes, Comportamentos e Ética

a) Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

b) Exercer a profissão de forma responsável e comprometida com a sociedade e o mundo do trabalho, identificando suas limitações e restrições, procurando a atualização permanente;

c) Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na prevenção de doenças e na promoção da saúde individual e coletiva, baseado na convicção científica, de cidadania e da ética, assim, o ideal da profissão define-se pela prestação de um atendimento melhor e mais qualificado a um número cada vez maior de pessoas, tendo como referência um conjunto de princípios, normas e valores éticos livremente assumidos, individual e coletivamente, pelos Profissionais de Fisioterapia;

d) Ter atitude pró ativa diante da vida, dos problemas e dos desafios, buscando soluções criativas e inovadoras no exercício da profissão e no cenário futuro;

e) Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integridade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

f) Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, reconhecendo o indivíduo na dimensão holística, respeitando as diversidades éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;

g) Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação, transformando e promovendo o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas;

(7)

7

Fundamentos Científicos

a) Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes modelos de intervenção.

b) Compreender e reconhecer a estrutura e função do corpo humano, a nível molecular, celular, tissular, orgânico e dos sistemas em todas as etapas do ciclo da vida;

c) Compreender e reconhecer os efeitos, mecanismos e manifestações das enfermidades sobre o corpo humano;

d) Compreender e reconhecer os agentes causais e os fatores de risco que determinam a saúde e a doença;

e) Compreender o desenvolvimento humano enquanto fenômeno processual, mediado por múltiplas e complexas influências;

f) Reconhecer e saber discernir as ações em Fisioterapia, suas indicações, contraindicações e sua eficácia baseado em evidência científica.

Habilidades Clínicas

a) Atuar na promoção de estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos pacientes e quanto às da comunidade, atuando como agente de transformação social;

b) Atuar em todos os níveis de saúde, gerenciando, planejando, orientando e supervisionando intervenções fisioterapêuticas preventivas, promocionais, protetoras e reabilitadoras, tanto em nível individual quanto multiprofissional e social;

c) Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente, colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando e decidindo pela alta fisioterapêutica;

d) Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;

e) Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;

f) Desenvolver atividades de educação, assessoria, consultoria e gestão de negócios em saúde, pautadas em uma visão empreendedora, sintonizada com as mudanças nas relações de trabalho; g) Participar da equipe de saúde, contribuindo para o desenvolvimento de programas integrados aptos a gerar, com eficiência, a cobertura e a satisfação das demandas por saúde;

h) Atuar de maneira eficiente em situações de emergência, aplicando conhecimentos e práticas de primeiros socorros e de suporte básico de vida.

(8)

8

Habilidades de Comunicação

a) Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais e o público em geral;

b) Encaminhar o cliente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;

c) Comunicar-se de modo claro e efetivo, tanto de forma oral como escrita com os clientes e pacientes, os familiares e outros profissionais que possam compor uma equipe interdisciplinar;

d) Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico;

e) Gerar empatia e boa comunicação interpessoal;

f) Denotar sensibilidade e continência, sem deixar de conduzir com discernimento e critério; g) Ter capacidade de vincular-se terapeuticamente de modo a lidar com níveis diferenciados de atendimentos.

Saúde Coletiva e Sistemas de Saúde

a) Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;

b) Reconhecer os determinantes da saúde da população, levando em consideração o estilo de vida e os aspectos demográficos, geográficos, ambientais, sociais, culturais, econômicos e psicológicos; c) Atuar em programas de promoção, prevenção de enfermidades, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, tanto no nível individual como comunitário; enfatizando o fisioterapeuta como profissional de atenção primária à saúde;

d) Compreender os conceitos fisiológicos, métodos e técnicas de investigação, indicadores de saúde, análise de tendências e riscos em saúde coletiva;

e) Conhecer as organizações nacionais e internacionais de saúde e os diferentes sistemas e métodos aplicados no Brasil e no mundo.

Manejo da Informação

a) Manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;

b) Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

c) Saber organizar as informações para compor sua estratégia de atuação profissional;

d) Saber organizar as informações obtidas dos registros com informações dos clientes e pacientes para análise e investigação;

(9)

9 e) Ter competência na área de tecnologia de informação e nas ferramentas utilizadas nas atividades em saúde.

Análise Crítica e Investigação

a) Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos científicos;

b) Ter pensamento crítico e reflexivo sobre os assuntos relacionados ao contexto socioeconômico, político e da saúde;

c) Assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO APARELHO UROGENITAL

Aborda o desenvolvimento intrauterino do aparelho urogenital, a estrutura macro e microscópica e a função dos órgãos que o compõem e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste aparelho.

APARELHO LOCOMOTOR

Aborda o desenvolvimento intrauterino do aparelho locomotor, a estrutura macro e microscópica e a função dos órgãos que o compõem e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste aparelho.

BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA

A unidade curricular aborda o estudo do movimento humano desde os fundamentos até a análise biomecânica, considerando os movimentos fisiológicos normais. Discute os mecanismos de lesões intervenientes na manutenção do movimento fisiológico.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Apresenta as transformações do ser humano e das relações de trabalho nas diferentes configurações geográficas e na evolução tecnológica e discute o ser humano no mercado de trabalho sob a perspectiva da cidadania e sustentabilidade.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Permite a prática das ações nos diferentes campos de atuação da fisioterapia baseadas na avaliação e diagnóstico do paciente, além de estabelecer os objetivos e condutas com indicações das técnicas mais apropriadas, levando em consideração as evidências científicas, questões éticas e filosóficas. ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Participa de discussões clínicas do campo de atuação em que está inserido sob orientação do seu supervisor, dando continuidade a prática das ações baseadas na avaliação e diagnóstico do paciente,

(10)

10 dos objetivos e condutas com indicações das técnicas mais apropriadas, permanecendo as considerações das evidências científicas, questões éticas e filosóficas.

ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Discute Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente como objetos complexos. Trata a diversidade cultural, étnico-racial com ênfase nos afrodescendentes e alteridade nas sociedades complexas e suas repercussões no estilo de vida, bem-estar, beleza, funcionalidade, corporeidade, qualidade de vida, saúde e meio ambiente.

ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA

Aborda os aspectos da estrutura dos órgãos e os mecanismos homeostáticos, integrando o conhecimento da estrutura e do funcionamento do organismo normal, as variações anatômicas e as relações tridimensionais. Estuda os órgãos do aparelho locomotor, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino, bem como os tecidos fundamentais.

ÉTICA E PROFISSIONALISMO

Apresenta temas relacionados à Bioética na promoção, proteção e recuperação da saúde, dando ênfase na relação entre os documentos normativos que sustentam o tema e os dilemas da vida real. Apresenta a aplicabilidade das ferramentas que sustentam a ética na prática profissional contextualizando os campos de atuação.

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Aborda respostas e adaptações fisiológicas dos sistemas corporais ao exercício físico, aliando os métodos de avaliação e performance, tanto em atletas como em indivíduos sedentários, sadios e doentes, em todos os níveis de atenção à saúde.

FISIOTERAPIA MÚSCULOESQUELÉTICA

A unidade curricular aborda o tratamento clínico e fisioterapêutico das disfunções musculoesqueléticas nas diferentes faixas etárias, desde a avaliação, diagnóstico cinético funcional e prescrição de condutas fisioterapêuticas adequadas, incluindo a promoção, prevenção e reabilitação. FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL

Aborda o sistema tegumentar, os principais distúrbios físico-estéticos-funcionais, propedêutica e semiologia nas disfunções dermatofuncionais e em queimados, em diferentes fases, para condução da análise cinesiológica funcional, com fins de diagnóstico e elaboração dos programas terapêuticos visando desenvolver e/ou restaurar a integridade da saúde.

FISIOTERAPIA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA

Aborda as alterações decorrentes do processo de envelhecimento, disfunções crônicas e situações peculiares aos idosos, além das implicações clínicas-funcionais sobre o controle de postura e movimento. Proporciona conhecimento da fisioterapia na prevenção, reabilitação e manutenção das condições físicas do idoso nos diferentes aspectos da gerontologia.

(11)

11 FISIOTERAPIA

Aborda a atuação do fisioterapeuta no processo promocional, preventivo e de reabilitação em todas as faixas etárias do atleta, a fim de preservar, desenvolver e/ou restaurar a integridade da saúde. Possibilita o diagnóstico cinético-funcional para a tomada de decisão dos procedimentos fisioterapêuticos apropriados.

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

A unidade curricular aborda o tratamento clínico e fisioterapêutico das alterações do sistema nervoso nas diferentes faixas etárias, desde a avaliação, diagnóstico cinético funcional e prescrição de condutas fisioterapêuticas adequadas às disfunções neurológicas, incluindo a promoção, prevenção e reabilitação.

FISIOTERAPIA PEDIATRICA

A unidade curricular aborda os aspectos biológicos, neuroevolutivos, psíquicos e socioculturais envolvidos na organização e integração da motricidade e corporeidade humana. Aborda todas as fases do desenvolvimento motor e suas implicações no tratamento fisioterapêutico.

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E CARDIOVASCULAR

A unidade curricular aborda o tratamento clínico e fisioterapêutico das alterações do sistema respiratório e cardiovascular nas diferentes faixas etárias, desde a avaliação, diagnóstico cinético funcional e prescrição de condutas fisioterapêuticas adequadas às disfunções cardiopulmonares e metabólicas, incluindo a promoção, prevenção e reabilitação.

FISIOTERAPIA UROGENITAL

Aborda os aspectos da saúde da mulher e do homem no contexto, biológico, psicológico e social, com direcionamento para a atuação fisioterapêutica no processo promocional, preventivo e de reabilitação. Abrange o desenvolvimento do processo gestacional normal, suas alterações e possíveis complicações e na importância do trabalho multidisciplinar e da humanização da saúde.

INTERAÇÃO CLÍNICO PATOLÓGICA

Aborda as doenças mais prevalentes na população, suas manifestações clínicas, fisiopatologia, etiopatologia, anatomia patológica, patologia clínica, imagenologia, o prognóstico e os princípios terapêuticos, promovendo o raciocínio clínico, o estabelecimento de hipótese diagnóstica e tratamento adequado.

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA

Aborda o aprendizado dos mecanismos de virulência dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, vírus e parasitos) e sua interação com o sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença. Enfoca aspectos básicos e aplicados da Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

(12)

12 PRÁTICAS COMPLEMANTARES

A unidade curricular aborda a aplicação dos recursos fisioterapêuticos que abrangem o universo das terapias alternativas e complementares, contemplando suas principais indicações e contraindicações, bem como suas formas de aplicação.

PRÁTICAS EM FISIOTERAPIA I

A unidade curricular aborda aspectos legais bem como o contexto histórico da Fisioterapia, discutindo especificidades da atuação profissional e formas de pesquisa científica em saúde. Além disso, introduz conceitos básicos profissionais, tais como valores, atitudes e competências. Introduz a terapia manual e oferece a observação na atuação prática em diferentes áreas da profissão

PRÁTICAS EM FISIOTERAPIA II

A unidade curricular aborda a semiologia para a prática da avaliação fisioterapêutica, incluindo anamnese, exame físico detalhado, testes específicos e exames complementares do sistema musculoesquelético, levando à elaboração do diagnóstico cinético funcional do paciente.

PRÁTICAS EM FISIOTERAPIA III

A unidade curricular aborda a semiologia para a prática da avaliação fisioterapêutica, incluindo anamnese, exame físico detalhado, testes específicos e exames complementares dos sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso, levando à elaboração do diagnóstico cinético funcional do paciente.

PROCESSOS BIOLÓGICOS

Aborda de maneira intensa a organização, estrutura e função dos seres vivos com ênfase nos componentes celulares e moleculares, discutindo a dinâmica das principais vias metabólicas e a transmissão das informações genéticas.

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE COMUNIDADE

Promove o conhecimento de diferentes áreas de atenção em saúde e bem-estar e o aprendizado em grupos interprofissionais, contribuindo para a formação integral do estudante. Permite a integração teórico-prática na promoção de saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida a partir da prática colaborativa em instituições e comunidades.

RECURSOS HÍDRICOS

A unidade curricular aborda o recurso hídrico como agente físico utilizado na reabilitação, relacionado os quadros clínicos e sintomatológicos das doenças com as devidas indicações terapêuticas segundo as propriedades e fenômenos físicos particulares e consequentes benefícios terapêuticos.

RECURSOS TERAPÊUTICOS

A unidade curricular aborda a aplicação dos principais recursos fisioterapêuticos nas áreas de traumato-ortopedia, neurologia, cardiovascular, respiratória e ergonômica, contemplando as indicações e contraindicações, bem como formas de aplicação baseadas em evidências científicas.

(13)

13 SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO

Aborda o desenvolvimento intrauterino dos sistemas circulatório e respiratório, a estrutura e função dos componentes das partes central e periférica e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia destes sistemas.

SISTEMA NERVOSO

Aborda o desenvolvimento intrauterino do sistema nervoso, a estrutura e função dos componentes das partes central e periférica e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste sistema.

TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA

Aborda os conceitos básicos de farmacocinética (absorção, distribuição, metabolismo e excreção de drogas) e farmacodinâmica (local de ação dos fármacos), relacionados com a biodisponibilidade do medicamento, sua posologia e interações medicamentosas.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aborda a o desenvolvimento de investigação científica visando à consolidação dos conhecimentos adquiridos sobre temas relevantes para as ciências da saúde e a divulgação dos resultados encontrados na prática baseada em evidências e em pesquisas científicas da área.

METODOLOGIA CIENTÍFICA

A disciplina estuda as diferentes formas de conhecimento e seus métodos. Aborda o uso da metodologia científica para a informação, organização, pesquisa, sua operacionalização e apresentação de resultados científicos.

SAÚDE COLETIVA

Aborda as políticas de saúde, os sistemas de saúde no Brasil e as características das modalidades de atenção à saúde. Discute os desafios num contexto de mudanças demográfica e epidemiológica, as crescentes demandas de saúde e as novas expectativas das populações. Apresenta uma visão global de prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde e melhoria da qualidade de vida das populações.

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA

Aborda e explora conceitos relacionados à organização e a forma de análise de dados estatísticos, bem como introduz ao estudo das probabilidades, amostras, distribuições discretas especiais e contínuas, aproximação normal, inferências estatísticas, estimação, hipóteses e os testes de variância aplicados nas áreas biológicas, importantes à descrição e interpretação de dados.

GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

Discute temas de gestão em saúde relacionados ao planejamento de uma unidade de negócios, enfatizando a necessidade do empreendedorismo nesta área. Abrange a evolução das Teorias de Administração, bem como uma visão das transformações ocorridas nas organizações e o papel do administrador ao longo do tempo, com uma reflexão crítica a respeito dos modelos gerenciais no contexto da saúde.

(14)

14 EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

A importância da comunicação nas ações de controle social como forma de qualificar e tornar mais eficaz o trabalho dos profissionais em saúde. As formas de comunicação, os canais de comunicação, a relevância de uma escolha contextualizada e seu impacto na mensagem emitida. A relação entre a mídia, o avanço das tecnologias e a comunicação. A comunicação e a promoção à saúde e autocuidado. FUNDAMENTOS DE NUTRIÇÃO

Aborda os conceitos de alimentação e nutrição, definindo a importância da Nutrição na determinação da saúde dos indivíduos e populações. Enfoca os nutrientes, os alimentos e suas necessidades, bem como as consequências das carências e dos excessos nutricionais, visando a promoção, prevenção e/ou recuperação da saúde, por meio de uma alimentação saudável.

ERGONOMIA E FISIOTERAPIA DO TRABALHO

Aborda a atuação do fisioterapeuta no processo promocional, preventivo e de reabilitação do indivíduo trabalhador, a fim de preservar, desenvolver e/ou restaurar a integridade da saúde. Possibilita o diagnóstico cinético-funcional para a tomada de decisão dos procedimentos fisioterapêuticos apropriados.

GESTÃO E SERVIÇOS DE SAÚDE

Discute temas de gestão em saúde relacionados ao planejamento de uma unidade de negócios e a necessidade do empreendedorismo nesta área. Abrange a evolução das Teorias de Administração, bem como uma visão das transformações ocorridas nas organizações e o papel do administrador ao longo do tempo, promovendo uma reflexão crítica a respeito dos modelos gerenciais no contexto da saúde.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do aluno, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

OPTATIVA

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

(15)

15 UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Universidade oferece.

São diversos campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais.

 Campus Mooca – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134  Campus Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630  Campus Paulista – Av. Paulista, 2.000

 Campus Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266

 Campus Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487

(16)

Referências

Documentos relacionados

A Reitoria da Universidade Anhembi Morumbi, por meio do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento Científico da Universidade Anhembi Morumbi, torna público o Edital para seleção de

A disciplina aborda a introdução das técnicas radiológicas dos exames de imagem simples e avançados, explora desde a revisão anatômica aplicada a imagenologia clínica até

Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Diversidade Biológica Vegetal, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em

O curso de Graduação em Biomedicina da Universidade Anhembi Morumbi, conta com uma matriz curricular que valoriza as diferentes áreas de atuação do profissional Biomédico,

 Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação

A disciplina aborda os conceitos elementares de sistemas de equações lineares e suas técnicas de solução, introduzindo ainda ideias fundamentais de vetores,

Deverá participar de atividades relacionadas com o estudo, pesquisa, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento que promovem a saúde, o bem estar e a qualidade de vida

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - Arquitetura e Urbanismo Universidade Anhembi Morumbi - Arquitetura e Urbanismo. Universidade Anhembi Morumbi