• Nenhum resultado encontrado

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA 06/11/2013 CONSEG - BARUERI - ALPHAVILLE / TAMBORÉ. 06/11/2013 Hora de Início: 18:00

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA 06/11/2013 CONSEG - BARUERI - ALPHAVILLE / TAMBORÉ. 06/11/2013 Hora de Início: 18:00"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA – 06/11/2013 CONSEG - BARUERI - ALPHAVILLE / TAMBORÉ

Data da

Reunião: 06/11/2013 Hora de Início: 18:00

Hora de Encerramento: 20:00 Local da Reunião: - No - Pessoas Presentes: 20

FORMAS DE DIVULGAÇÃO DA REUNIÃO

E-mail/Convite eletrônico Confirmações via telefone MEMBROS DA DIRETORIA PRESENTES

Presidente GISLANE GANDRA LIMA

Primeiro Secretário LEONARDO R. CUNHA Segundo Secretário EVALDO BRAUN

Diretor Social JOAQUIM DOMINGUES FILHO

FALA DOS MEMBROS DA DIRETORIA

A Presidente abriu a reunião com os agradecimentos a todos os presentes e submeteu a Ata anterior à aprovação. Agradeceu a presença do colaborador da CCR ViaOeste José Marcelo, o qual ministrará a palestra sobre “ Segurança viária em época de férias”. Parabenizou o presidente da AREA José Geraldo Michelotti e desejou uma boa sorte e sucesso em sua gestão.

MEMBROS NATOS Membro Nato

PM: SUBSTITUÍDO

Membro Nato

PC: PRESENTE

AUTORIDADES PRESENTES - MEMBROS INSTITUCIONAIS E REPRESENTATIVOS

FALA DOS MEMBROS NATOS E AUTORIDADES PRESENTES

Pela Guarda Municipal de Barueri o Sup. Branco, reforça que houve aumento de ocorrências na região do Tamboré, porém na Av. Marcos Penteado foram registrados em outubro 4 furtos, em julho 10, agosto de 5 a 6 furtos, houve uma certa diminuição, por isso a GMB, ROCAM e Polícia Civil, têm realizados operações diversas para coibir esse aumento. No mês de outubro foram realizados 7 flagrantes (em 10 dias foram detidos 16 indivíduos) a maioria menores de idade, em Alphaville e Tamboré foram apreendidas 4 armas, ressalta que a AREA apoiou a maioria dos crimes, em conjunto com a PM. Diz que a GMB tem sim trabalhado em Alphaville, esclarece que em 2012 houve criação da 3ª Cia (correspondente ao Belval, Centro e Aldeia), e por isso foi necessário dividir o efetivo da 1ª e 2ª para compor a 3ª Cia, porém a prefeitura

(2)

contratará mais 100 efetivos e viaturas, justamente para preencher as Cias. Uma 5ª Cia será criada para representar Alphaville, Tamboré, Mutinga e Imperial. Além disto, estão realizando serviços de bloqueios em saídas de municípios, isto também passa à sensação de diminuição do efetivo, disse. Por fim parabeniza o apoio da SOCET e em especial a AREA pelos importantes flagrantes realizados nos últimos meses. Alertou sobre a ocorrência na Av. Andrômeda, onde o ladrão bateu na traseira de um carro blindado, simulando um acidente, e a motorista desceu para reclamar, neste momento os ladrões a levaram até o Centro de São Paulo e liberaram a vítima.

PREFEITURA

Sr. Leonardo R. Cunha questiona o Coordenador do Demutran Sr. Orlando Fernandes sobre a necessidade de uma pequena intervenção na rotatória do Residencial 1, para melhor fluidez no trânsito da Mamoré, trata-se de uma obra muito pequena, caso a prefeitura tenha dificuldade, solicitou autorização para AREA realizar a obra. Sr. Orlando levará a solicitação até o Secretário Sr. João Amâncio. Luiz Salge questiona sobre o projeto para adequação no final da Piracema, o coordenador diz que está sendo estudado.

ASSUNTOS TRATADOS

Delitos Apontados

Furtos de Veículos - Assunto: Solicitações Interessado: 2º Tenente Airton Maciel

Pela 5ª Cia. do 20º BPM/M o Ten Maciel informou que as ocorrências são recorrentes, roubos e furtos de veículos, roubo outros, o Jubran é o local de principal incidência, no mês passado o número baixou, porém este mês as ocorrências retornaram, afirmou. Já os roubos outros estão ocorrendo na Rod. Castello Branco, em geral são roubos de carga, é necessário o trabalho em conjunto com a Polícia Rodoviária. Apresentou um comparativo de 2012 e 2013 (furtos de veículos), com 4 em outubro de 2012 contra 10 em 2013. Roubos de Veículos subiu para 3 ocorrências (06 Al. Araguaia, 04 Al. Rio Negro e 03 Al. Madeira). Já os furtos foram registrados 38, com destaque na Al. Madeira. Em Alphaville e Tamboré aumentou de 10 para 41 furtos normais. Furtos de Veículos no Tamboré de 10 para 15. Roubo a pedestres de 5 para 19. Alerta para a prevenção, segundo ele as pessoas estão desatentas e nem mesmo possuem orientação do risco que correm. O presidente da AREA, Sr. José Michelotti, diz que Alphaville está com problemas, conforme as estatísticas, as incidências aumentaram drasticamente nestes últimos meses, questiona sobre a ausência de policiamento da GMB na região. Referente às redes sociais deve-se tomar cuidados com as informações divulgadas, pois se cria uma instabilidade na sociedade, o órgão representativo é o Conseg, afirmou.

(3)

Delitos Apontados

Furtos de Veículos - Assunto: Solicitações Interessado: Dr. Alexandre M. Palermo

O Dr. Alexandre Palermo, Delegado Titular do 2º DP, diz que é importante discutir os fatos para um bom planejamento em termos de prevenção, apesar da região ser

privilegiada, faz parte da grande São Paulo, e como uma grande Metrópole tem problemas. Infelizmente é uma realidade que é necessária enfrentar como qualquer outra, tem que ficar atento para evitar a criminalidade, assim como temos cautela para evitar acidentes de trânsito no dia-a-dia. Apresentou números compilados pela AREA e Polícia Civil: Outubro: 3 roubos a transeuntes e 3 roubos de veículos na Al. Araguaia - Al. Rio Negro 3 roubos a transeuntes – Al. Madeira 2 roubos a transeuntes - Al.

Mamoré 1 roubo a transeunte - Av. Tamboré 1 roubo a transeunte – Al. Tocantins 1 roubo a transeunte – Av. Alphaville 1 roubo a transeunte – Av. Andrômeda 1 roubo de veículo – Av. Piracema 4 roubos a transeuntes – Av. Marcos P. de Ulhôa 1 roubo a transeunte – Av. Tucunaré 1 roubo a transeunte – Av. Ceci 1 roubo a transeunte – Rod. Castello Branco 2 roubos a transeuntes e 2 roubos de veículos – Al. Amazonas 1 roubo a transeunte e Av. Dr. Dib Sauaia Neto 1 roubo a transeunte. Furtos de veículos 3 casos na Al. Madeira – 1 na Al. Grajaú – 1 na Al. Mamoré – 1 na Al. Cauaxi – 1 na Av. Tamboré e Alphaville – 3 na Av. Piracema – 4 na Av. Marcos P. de Ulhôa – 2 na Av. Tucunaré – 2 Av. Ceci – 1 na Rod. Castello Branco – 1 na Al. Aruanã. Identificou um aumento no mês de outubro e precisa identificar o que está acontecendo, já adianta que a maioria dos casos envolve motociclista com garupa.

Delitos Apontados

Outros - Assunto: Ocorrências Interessado: SOCET

O Sr. Oswaldo Silva, Gerente Geral da Socet, informou que sua vigilância registrou 2 ocorrências, um roubo de bolsa de uma senhora que caminhava sozinha na rua, o carro parou com 3 ocupantes, um deles desceu e roubou a bolsa e apenas 25 segundos e a outra foi o furto de automóvel (Hyundai). Reforça que a Socet sempre teve a presença forte da GMB, porém a vigilância não tem visto a presença da GMB, convida o Sup. Branco para uma visita no escritório da Socet para verificar de que forma resolver esse problema.

Outros - Assunto: Ocorrências Interessado: AREA

O Sr. Leonardo R. Cunha, Gerente Geral da AREA, destaca o aumento de assaltos a transeunte no Centro Empresarial de Alphaville, o número levantado deixou a diretoria da AREA preocupada. A vigilância registrou também 16 acidentes com vítima, a cada 2 dias 1 vítima, a grande maioria são os motoboys, foram 46 acidentes sem vítimas e 1 atropelamento.

(4)

No ano de 2013 foram registrados 13 atropelamentos, contudo este foi o pior mês de

ocorrências de trânsito registrados na AREA.Citou os registros de 2013: Jan 0 , Fev 0, Mar

0 , Abr 0, Maio 0, Junho 2, Julho 2, Ago 0, Set 4, Out 10, além de 3 flagrantes e 2 tentativas. Conforme apresentado está ocorrendo roubo a transeunte dia sim e dia não, é uma explosão, por outro lado se todos tomarem providencia poderá baixar. O Gerente de Segurança Joaquim Domingues explana sobre os 7 flagrantes realizados com o apoio das câmeras de monitoramento da AREA, além do trabalho preventivo de orientação junto as empresas, realizado pelo representante comercial Danilo Peleje e Supervisores. Citou também 2 flagrantes em novembro, envolvendo condutores de motos que

praticavam roubos a transeuntes, já no mês de outubro foram realizados 5 flagrantes. Agradece o Sup. Branco da GMB pelo atendimento do alerta geral e Força Tática da PM, esse trabalho integrado ajudará a conter esse número elevado de ocorrências, finalizou o Gerente Domingues. O Presidente da AREA Michelotti sugere que sejam realizadas blitz com motociclistas e garupa, com maior frequência, diz que poderá ajudar a inibir os furtos e roubos na região, e ainda alerta sobre a falta de atenção das pessoas, dos pedestres em especial.

OBSERVAÇÕES

A funcionária do Bradesco, Mônica Trindade fala sobre parada de ônibus em rodovia, segundo ela o código de trânsito não permite. As pessoas estão atravessando tanto pela Al. Rio Negro (sentido interior) e Tamboré. Alerta sobre o ponto de ônibus depois da casa de usuário sentido capital, antes do trevo da entrada de Alphaville, o ônibus para e não segue para Alphaville, causando freadas bruscas e riscos de acidentes, porque o ônibus não para na casa do usuário? Luiz Salge fala que tem conversado com o Sérgio Ribeiro da CCR ViaOeste sobre paradas irregulares no Tamboré, na saída da Av. Piracema sentido Carapicuíba e vice-versa, paradas de ônibus em todos os horários, segundo Salge a CCR pretende pedir ajuda da Prefeitura, mas alerta para a necessidade de providencia, devido aos riscos constantes de acidentes.

A Dra. Maria Clara informa que o Governador do Estado está determinando que os Promotores de Justiça acompanhem as reuniões do Conseg, pois a preocupação com a violência está aumentando. Aproveita o ensejo e convida a todos para a formatura do PROERD, em nome do Ten Cel Bolognini do 20º BPM/M, que será realizado no dia 08/11 às 19h30 no Ginásio de Esportes do Colégio Mackenzie. Informa que o Rotary Clube está à frente no combate ao avanço das drogas, destaca o trabalho do Proerd realizado pela Polícia Militar, o qual ensina a criança no momento certo, em que vai aprender a dizer não.

(5)

PALESTRA

O colaborador da CCR ViaOeste, supervisor de operações e trafego José Marcelo, ministrou a palestra sobre “ Segurança Viária em Época de Férias”. Abordará sobre o álcool (zero álcool), o dia-a-dia na rodovia e sobre o período de final do ano (feriado) e acidentes. Alerta que nem sempre o que é mais fácil e rápido será seguro, a utilização do cinto de segurança em locais próximos, cadeirinha para criança, etc. Na rodovia acontecem acidentes graves devido à falta de segurança e utilização dos itens citados, além de imprudências, como ré em rodovias. Explica sobre o significado do acidente e da segurança. Fator interação para os acidentes: Fator veículo, Fator Via, Fator Social e Humano. O mais importante é fator humano, pois 90% dos acidentes são causados pelas atitudes do motorista, como o estresse e tensão nervosa; ingestão de álcool ou drogas; desconhecimento da via; distração; imprudência e imperícia (autoconfiança); sono; outros. Os medos nos preserva a vida, afirmou. Tempo Médio de Reação: Condições Normais 0,7 a 1,3 segundos, já Sob o Efeito de Álcool de 2,5 segundos. Motorista consciente freia o carro em 1” que é equivalente a 33,33 metros. Motorista embriagado a 100 km/h : 3” tempo equivalente a 99,99 metros. O fator social já abrange sobre exigência mínima de instrução, imprudência, não cumprimento do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), etc. Fator Via: Geometria de Pista, ou seja, o motorista não conhece a pista, o ângulo da curva e ainda dirige em velocidade alta; falta de iluminação; entre outros. Período de Festas: Maior presença de motoristas à passeio; Festas e confraternizações de final de ano (A ViaOeste não autoriza que os motoristas bebam em suas confraternizações); Maior incidência de usuários alcoolizados (1/3 dos acidentes fatais envolvem motoristas alcoolizados); Motos andando pelos corredores; Usuários parando em acostamentos e sobre faixa. Há pouco tempo ocorreu um acidente fatal envolvendo duas pessoas que morreram carbonizadas, a motorista parou no acostamento, paralelo ao rodoanel, por que passou a entrada. Informações diversas: A CCR ViaOeste aumenta seu efetivo nesse período , porém ressalta que as palestras nas escolas e empresas são importantes, influencia na educação. Os acidentes não acontecem somente com o outro, finalizou.

LOCAL E DATA DA PRÓXIMA REUNIÃO Data da

Reunião: 04/12/2013

Hora de

Início: 18:00

Local: BASE DE SEGURANÇA AREA - CENTRO

EMPRESARIAL ALPHA Endereço: ALAMEDA SURUBIJU Número: 1.860

Referências

Documentos relacionados

Uma redução do VEF 1 no adulto jovem e uma que- da anual mais rápida do que seria a esperada são dois achados úteis para identificar, de forma precoce, os fumantes que

alegado que a alínea 5 deveria ser também considerada verdadeira, não sendo contudo aceite pelo júri, uma vez que na página 1670 na tabela 309-1 as infecções virais

The Curricular Unit aims to give medical students clinical skills based on daily hospital and general practice activities throughout a relationship with the tutor of 1:1 or

E os objetivos específicos compreenderam: mapear os alunos com deficiência visual da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Identificar os alunos com deficiência visual

Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar a representação do profissional de arquivo, bem como dos próprios arquivos, em obras no formato audiovisual.. tanto,

Existem evidências de que fatores organizacionais como a má comunicação entre pares e a insatisfação geral com o ecossistema em que se desenrola a atividade docente estão associados

Aliás, observando a Tabela 1, foi o exame periapi- cal o mais sugerido pelos acadêmicos para as situações clínicas apresentadas: cárie nos dentes posteriores, abscesso

a) Considere um pre¸co da barra de chocolate constante ao longo do tempo, e mostre que este seria um equil´ıbrio. Calcule a aloca¸c˜ ao de equil´ıbrio associada a essa trajet´ oria