• Nenhum resultado encontrado

EDITAL UFRJ Nº 327/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL UFRJ Nº 327/2015"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ está localizado na Rua Moncorvo Filho, 08, andar térreo – Centro. Rio de Janeiro - Telefones: (21) 2242-7319 ou (21) 3938-1016. E-mail – posgraduacao@direito.ufrj.br.

EDITAL UFRJ Nº 327/2015

A Coordenação do Curso de Mestrado em Direito, nos termos do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e conforme aprovação de sua Comissão Deliberativa, resolve publicar o Edital do Concurso de Seleção para o Mestrado em Teorias Jurídicas Contemporâneas, para ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2016.

I – DO CURSO

Art. 1° - O Programa de Mestrado em Teorias Jurídicas Contemporâneas é integrado pelas

seguintes Linhas de Pesquisa:

I. Sociedade, Direitos Humanos e Arte; II. Teorias da Decisão e Justiça; e

III. Democracia, Instituições e Desenhos Institucionais.

§ 1° O curso tem duração de 24 (vinte e quatro) meses, distribuídos em quatro semestres letivos.

§ 2° A seleção ocorre anualmente e o começo das atividades letivas se dará no início do próximo ano letivo, de acordo com o Calendário Acadêmico divulgado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PR2 (www.pr2.ufrj.br).

II – DAS INSCRIÇÕES

Art. 2º - O período de inscrições ocorrerá entre 16/11/2015 (segunda-feira) e 11/12/2015

(sexta-feira), nos dias úteis, das 10h às 18h, na Secretaria do PPGD, localizada no andar térreo da Faculdade Nacional de Direito.

I - Poderão inscrever-se aqueles que sejam portadores de diploma de graduação na área do Direito ou outras Ciências Humanas ou Sociais afins, bem como graduandos que cursem o último período de créditos nestas mesmas áreas.

II - Os documentos necessários para a inscrição dos candidatos ao Mestrado são:

a) Pedido de Admissão ao Programa de Pós-Graduação devidamente preenchido (Anexo I); b) Diploma (cópia) ou certificado de conclusão da graduação (original) ou declaração de estar cursando o último período de créditos (original);

c) Histórico escolar do curso de graduação (cópia);

d) Currículo Lattes (elaboração e impressão no site http://lattes.cnpq.br); e) Documento de identidade: RG – com CPF constante ou separado (cópia);

f) Formulário de indicação circunstanciada do tema que o candidato pretende desenvolver (Anexo II);

g) Exemplar de 1 (um) trabalho acadêmico elaborado pelo candidato, publicado ou não, que pode consistir em relatório de pesquisa, resumo expandido, artigo científico, capítulo de livro, resenha, ensaio, monografia, trabalho de conclusão de curso ou similar.

(2)

i) Comprovante original do depósito ou transferência da taxa de inscrição no processo seletivo, salvo se o candidato for declarado isento do pagamento, nos termos previstos neste edital.

§ 1° No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a língua estrangeira (inglês, francês, italiano ou alemão) em que prestará exame de proficiência.

§ 2° Os pedidos de inscrição deverão ser encaminhados à Secretaria do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Nacional de Direito e instruídos com a documentação indicada no item II acima.

§ 3° Serão aceitos pedidos de inscrição encaminhados à SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UFRJ por correio convencional (na forma de Carta Registrada ou Sedex). Neste caso, o candidato deverá obrigatoriamente enviar o comprovante de envio da correspondência por e-mail (posgraduacao@direito.ufrj.br), indicando seu nome completo, CPF e telefone de contato. A confirmação da inscrição será igualmente enviada por e-mail, juntamente com o número de sua inscrição, quando a documentação for recebida. § 4° Só serão aceitas inscrições por Carta Registrada ou Sedex postadas até a data limite para inscrições de acordo com o art. 2º deste edital, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento da entrega e confirmação da inscrição.

§ 5o Os documentos exigidos para inscrição – diplomas, certificados, históricos escolares etc.

– poderão ser apresentados posteriormente, caso o movimento grevista dificulte sua obtenção e apresentação.

§ 6oOs estudantes admitidos no mestrado e que eventualmente não tenham colado grau por

causa da greve poderão matricular-se no Programa e inscrever-se em disciplinas, com o compromisso de apresentar a colação de grau em prazo compatível com as condições de funcionamento das universidades afetadas pela greve.

§ 7º O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais), deverá ser feito por meio de depósito identificado na Conta Única do Tesouro Nacional, através do Banco do Brasil, com os seguintes dados:

Código identificador 1: 1.531.151.523.628.883-7; Código identificador 2: CPF do candidato.

§ 8° Os candidatos correntistas do Banco do Brasil poderão realizar transferências on-line através do serviço de internet banking e devem, obrigatoriamente, imprimir o demonstrativo da transferência realizada para comprovação de sua realização.

§ 9° A Conta Única do Tesouro Nacional não permite a realização de depósito em terminal de autoatendimento.

§ 10 Não serão cobradas taxa de matrícula ou mensalidades neste Curso de Mestrado, que se rege pelo primado da gratuidade do ensino público.

§ 11 A homologação das candidaturas será divulgada no dia 18/12/2015 (sexta-feira).°

III – DAS PROVAS

Art. 3º - As provas realizar-se-ão em 3 (três) etapas:

A. Prova de proficiência em língua estrangeira (eliminatória);

B. Prova de conhecimentos Específicos (eliminatória/classificatória); C. Entrevista (eliminatória/classificatória).

§ 1º Todas as provas serão identificadas por códigos alfanuméricos gerados aleatoriamente pela secretaria do PPGD e não poderão ser informados pelo candidato em outro documento que não seja sua própria prova escrita e a relação de presença no local de prova.

(3)

§ 2º Cada etapa de prova terá um código alfanumérico distinto do anterior.

Art. 4º - A avaliação ficará a cargo de Banca Examinadora constituída em conformidade com

a competência, os critérios e os procedimentos fixados no Regulamento da Pós-Graduação em Direito, observados os termos e condições do presente Edital.

I - A prova de língua estrangeira consistirá em interpretação de texto, a partir de questões formuladas e com consulta a somente um dicionário impresso, na língua escolhida pelo candidato. A avaliação indicará a condição de “apto” ou “não apto” do candidato.

II - A prova escrita de conhecimentos específicos versará sobre temas e questões tratadas na bibliografia constante deste edital (item XI). O candidato que obtiver média geral inferior a 7,0 (sete) será considerado desclassificado da seleção.

III - Na entrevista, serão observados os seguintes aspectos: a) Exame e esclarecimentos acerca do currículo;

b) Apreciação do exemplar de trabalho acadêmico apresentado, tendo em vista a capacidade de construção de um texto coerente e tecnicamente adequado;

c) Avaliação do tema que o candidato pretende desenvolver, indicado no Formulário de indicação circunstanciada do tema (Anexo II), considerando a adequação dos interesses intelectuais do candidato às linhas de pesquisa do Programa;

d) Indagações sobre a prova escrita;

e) Perfil e potencialidade acadêmica do candidato; f) Capacidade de dedicação ao Programa;

g) Dados sobre solicitação de bolsas.

§ 1° - Não será permitida consulta a qualquer tipo de material durante as provas. Para a realização da prova de língua estrangeira, será admitida a consulta a 01 (um) dicionário que esteja de acordo com a língua estrangeira escolhida no Formulário de Pedido de Admissão ao PPGD (anexo I), sob pena de o candidato ser desclassificado.

§ 2° - Nos dias de aplicação das provas, os candidatos deverão ingressar na sala com antecedência mínima de 15 minutos, portando comprovante de inscrição, documento de identidade oficial válido com foto e caneta azul ou preta.

§ 3º - Iniciada a prova, não é admitido o ingresso de nenhum candidato em sala, e os candidatos presentes deverão aguardar, no mínimo, 30 minutos após o início das provas (Específica e Língua Estrangeira) para se retirarem de sala.

§ 4° - A prova de língua estrangeira terá duração máxima de 2 (duas) horas e a prova de conhecimentos específicos terá duração máxima de 4 (quatro) horas.

§ 5° - O candidato que comparecer à entrevista com atraso superior à 30 (trinta) minutos será considerado desclassificado.

§ 6° - O candidato que não comparecer a qualquer das etapas descritas no art. 3º deste edital, nos horários determinados no art. 6º, será considerado desclassificado.

§ 7° - A Classificação Final dos candidatos será composta pela média aritmética das etapas B e C, estabelecidas no artigo 3º deste edital.

Art. 5º - A solicitação de dispensa de prova de língua estrangeira deverá ser feita no próprio

formulário de inscrição, anexando-se a documentação comprobatória. O deferimento ou indeferimento da solicitação será veiculado junto à homologação da inscrição, não cabendo pedido de revisão.

§ 1o - A comprovação de proficiência em língua estrangeira para fins de dispensa da prova

dar-se-á mediante apresentação dos seguintes certificados, sempre no mínimo em nível inter-mediário (B1 ou equivalente):

(4)

a) Inglês: certificado do Test of English as Foreign Language (TOEFL), ITP ou superior; cer-tificado do International English Language Test (IELTS), com nota igual ou superior a 6,5; Cambridge, nível CAE (Advanced in English) ou CPE (Proficiency in English); Michigan, ECPE – Examination for the Certificate of Proficiency in English.

b) Italiano: Certificazione di Italiano come Lingua Straniera (CILS 1), nível B1; ou Certifica-to di Conoscenza della Lingua Italiana (CELI), nível 2;

c) Francês: Diplôme d’Études en Langue Française (DELF), nível B1; Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF); ou certificado de teste de proficiência em língua francesa da CAPES, nível B1;

d) Alemão: Goethe-Zertifikat B1, TestDaF nível 4, Kleines Deutsches Sprachdiplom (KDS), Großes Deutsches Sprachdiplom (GDS) e Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang (DSH).

e) diploma de graduação em Letras com habilitação na língua estrangeira, expedido por Insti-tuição de Ensino Superior devidamente reconhecida pelo MEC.

f) aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira expedida exclusivamente pelo PPGD/UFRJ.

IV – DAS DATAS E DOS HORÁRIOS DAS PROVAS

Art. 6º - As fases do presente concurso serão realizadas na Faculdade Nacional de Direito,

Rua Moncorvo Filho, n. 08, Centro, Rio de Janeiro, nos seguintes dias e horários:

Etapa Prova Realização Resultado Pedido de Vista e

Recurso Resultado Final A Prova de Língua Estrangeira 14/01/2016 das 15h às 17h 18/01/2016 no site do PPGD 19/01/2016 das 11h às 17h na secretaria do PPGD 21/01/2016 no site do PPGD B Prova Específica 15/01/2016 das 14h às 18h 25/01/2016 no site do PPGD 26/01/2016 das 11h às 17h na secretaria do PPGD 27/01/2016, no site do PPGD C Entrevista 28 e 29/01/2016 entre 10h e 18h 29/01/2016 a partir das 20h no site do PPGD

Não caberá recurso 29/01/2016

a partir das 20h no site do

PPGD § 1º - Os resultados serão divulgados também no mural da Secretaria do PPGD, de acordo com as datas estipuladas no caput deste artigo.

§ 2º - Os pedidos de vistas e/ou interposições de recursos deverão ser feitos pessoalmente pelo interessado, ou por seu representante legal, na Secretaria do PPGD, em formulário para este fim, de acordo com as datas estipuladas no caput deste artigo. Não serão acatados recursos por outro meio.

(5)

§ 4º - A agenda das Entrevistas (etapa C) será divulgada juntamente com o resultado da Prova Específica e será organizada através de ordem alfabética.

§ 5° - Não caberá recurso ao PPGD quanto aos candidatos desclassificados na entrevista.

V – DOS CANDIDATOS ESTRANGEIROS

Art. 7° - Candidatos estrangeiros prestarão adicionalmente exame de proficiência em língua

portuguesa, exceto aqueles oriundos de países lusófonos, ou deverão apresentar certificado Celpe-Bras.

VI – DA COMISSÃO EXAMINADORA

Art. 8º - A Comissão Organizadora da Seleção para o Curso de Mestrado é composta pelos seguintes professores: José Ribas Vieira (Presidente), Fábio Perin Shecaira, Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues, Margarida Lacombe Camargo, Rachel Herdy de Barros Francisco, Ana Paula Barbosa-Fohrmann (suplente) e Ana Lucia Sabadell (suplente).

VII – DOS RESULTADOS FINAIS

Art. 9°- Cumpridas as etapas do processo de seleção, a Comissão Organizadora da Seleção

para o Curso de Mestrado fará divulgar o resultado em ordem de classificação, na sede da Faculdade Nacional de Direito.

VIII - DO NÚMERO DE VAGAS

Art. 10º - Serão oferecidas 25 (vinte e cinco) vagas para o Curso de Mestrado em Direito; por

meio de processo unificado de seleção, independentemente das linhas de pesquisa. § 1° A Comissão de Seleção pode não preencher todas as vagas disponíveis.

IX - DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO DE TAXA

Art. 11 - Os pedidos de isenção deverão ser encaminhados à Comissão de Seleção para o

Curso de Mestrado, por requerimento entregue na Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade Nacional de Direito, de acordo com o modelo (anexo II), no período de 16/11/2015 a 19/11/2015, das 10h às 18h, juntamente com os seguintes documentos:

a) declaração de Imposto de Renda do candidato e/ou de seu responsável, referente ao último ano base declarado;

b) contracheque(s), declaração de salário, pensão, aposentadoria do candidato, se houver; c) comprovação de que concluiu, ou concluirá, o curso de graduação em instituição pública de ensino ou em instituição privada na qualidade de bolsista (integral ou parcial);

d) Outros documentos comprobatórios que o candidato julgue necessários.

§ 1º A divulgação do resultado do julgamento dos pedidos de isenção ocorrerá no dia 25/11/2015, por meio de listagem afixada na Faculdade, a partir das 11h. Em caso de ser concedida a isenção, o candidato contemplado deverá cumprir todos os procedimentos previstos, que obedecerão aos prazos e horários estabelecidos no presente edital.

§ 2º Poderá a Comissão de Seleção, para o Curso de Mestrado, conceder isenção integral ou parcial (50%) do valor da taxa de inscrição.

(6)

§ 3º Não caberá recurso ao resultado do pedido de isenção de taxa de inscrição.

X – DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 12 - A Comissão de Seleção para o Curso de Mestrado resolverá todos os casos omissos.

§ 1º Toda a documentação entregue no ato da matrícula ficará disponível, para retirada pelo candidato não aprovado, por até sessenta dias após a divulgação do resultado final. Depois deste prazo serão descartados pela secretaria.

Art. 13 - O candidato, depois de aprovado, para efetivar sua matrícula, deverá assinar termo

de autorização para publicação da dissertação na Biblioteca Digital da UFRJ. Ao final do curso, a dissertação produzida pelo aluno será incorporada à produção intelectual do Programa, e como tal disponibilizada na íntegra, em sítio na Internet, em observância às orientações da CAPES.

Art. 14 – Fica estabelecida a Comarca do Rio de Janeiro como Foro para dirimir quaisquer

questões não previstas por este edital.

XI – BIBLIOGRAFIA

MacCormick, Neil. Retórica e o estado de direito. Tradução de Conrado Hübner Mendes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008 (Capítulos 1 a 7).

Nussbaum, Martha. Fronteiras da justiça: deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. São Paulo: Martins Fontes, 2013 (Capítulos 3 e 6).

Arendt, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999 (todo o livro).

Müller, Friedrich. O novo paradigma do direito: introdução à teoria e metódica estruturantes. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

Rio de Janeiro, 2 de outubro de 2015. Juliana Neuenschwander Magalhães

Coordenadora do Programa do PPGD-UFRJ

Luiz Eduardo Figueira

(7)

ANEXO I

PEDIDO DE ADMISSÃO AO MESTRADO ACADÊMICO

Teorias Jurídicas Contemporâneas Preencha os dados de forma legível Nome:

CPF: - Data de Nascimento / /

Naturalidade: Nacionalidade:

RG Órgão Emissão: / /

T. Eleitor: Z. Eleitoral: Seção: Estado Civil: Certificado de Serviço Militar nº:

Tel( ) Cont.( ) Cel. ( )

Endereço:

Bairro: CEP: Cidade: Estado: E-mail:

Atividade Profissional:

Graduação em: Universidade: Período:____a____ Pós-Graduação em: Universidade: Período:____a____ Opção de Prova de Língua: ( ) Alemão ( ) Francês ( ) Inglês ( ) Italiano

Pedido de dispensa de prova de proficiência em língua estrangeira ( ) Documento anexado:_______________ ________________________________ Resultado: ( ) Deferido ( ) Indeferido Visto do responsável: ______________

Rio de Janeiro, ____ de ________________ de 2014. _____________________________________________ Assinatura do Candidato

RECIBO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE MESTRADO ACADÊMICO

Teorias Jurídicas Contemporâneas Nome:

PROTOCOLO nº Visto do Funcionário Responsável.

Foto 3X4

(8)

ANEXO II

INDICAÇÃO CIRCUNSTANCIADA DO TEMA QUE O CANDIDATO PRETENDE DESENVOLVER

Não exceder o espaço indicado para preenchimento – equivalente a 2 (duas) laudas.

Tema

(9)

Justificativa

(10)

ANEXO III

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DO CURSO DO MESTRADO

Nome:

CPF:

Estado Civil: Data de Nasc.: Telefones: ( ) Celular: ( )

Endereço:

Bairro: CEP: Cidade: Estado: E-mail:

DECLARAÇÃO

Eu, ___________________________________________________________, declaro que não tenho condições de arcar com a integralidade da taxa requerida para a inscrição no processo seletivo do curso de Mestrado em Direito da UFRJ, motivo pelo qual venho requerer a isenção ______________(total/parcial) do pagamento da taxa. Estou ciente de que devo comparecer a partir da data constante do edital em seu artigo 11, parágrafo 1º para verificar o resultado deste requerimento. Seguem anexos os seguintes documentos*:

( ) Declaração de imposto de renda do candidato e/ou de seu responsável, referente ao último ano de declaração ou comprovante de isenção do Imposto de Renda;

( ) Contracheque, declaração de salário, pensão, aposentadoria do candidato, se houver;

( ) Comprovação de que concluiu ou concluirá o curso de graduação em instituição pública de ensino ou em instituição privada na qualidade de bolsista (integral/parcial);

( ) Outros: _____________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________. Rio de Janeiro, ____ de ________________ de ___________.

______________________________________________ Assinatura do Candidato *O candidato pode incluir suas razões escritas, fundamentando o pedido, em anexo ao presente requerimento.

Referências

Documentos relacionados

Leia o código de barras apropriado abaixo para selecionar se deseja ou não transmitir uma mensagem NGR definida pelo usuário (Leitura Ruim) quando o leitor falha ao decodificar

Há um jogo proposto pela escolha do nome do livro em que “Ho- menagem a Roberto Arlt” foi publicado: Nome falso. Isso porque as questões da “falsificação” e da

Para ostentar o que seria “o maior patrocínio da América Latina”, frase também usada pelo presidente do Palmeiras, Mauricio Galiotte, Leila Pereira resolveu abrir os valores

Ferramenta para montagem do jogo de reparação de vedantes de guia grande da pinça de travão SAF (Ref.. Ferramenta para desmontagem e montagem do casquilho guia da pinça

Porque, se Poe criou o conto policial, criou, mais tarde, o tipo de leitor de ficção policial” (BORGES, 1985, p. O texto policial é marcado por uma narrativa consciente da presença

Capítulo II * A intriga secundária: Pedro, Maria Monforte, Tancredo (2) [23] Capítulo III O tema da Educação: Eusébio (tradicional) vs..

Com relação a indústria Mecânica é importante destacar que 60% dos municípios da microrregião não apresentam esse tipo de atividade, aparecendo somente nos municípios de

anteriores, a imputar à fase da cadeia de valo ou atividade no ano em causa. 17) «Custos não controláveis base» - Deve ser indicado o total dos gastos não controláveis aceites