• Nenhum resultado encontrado

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS - AULA 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS - AULA 3"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Estratégia de leitura textual

e literal

ABERTURA

Olá!

A leitura é um processo em que o leitor constrói significados para o texto.

Para isso, deve considerar o conhecimento que possui sobre o tema, o autor, o sistema de escrita e o gênero textual. O leitor também deve considerar o que busca no texto.

As informações do texto não são extraídas a partir de cada letra ou cada palavra, mas do significado que juntas formam.

De acordo com as pesquisadoras Marisa Lajolo e Reina Ziberman, a leitura é um processo de interlocução que ocorre entre leitor e o autor por meio da mediação do texto.

Ler não e decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir de texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relaciona-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista.

BONS ESTUDOS!

(3)

REFERENCIAL TEÓRICO

Nesta aula aprenderemos sobre as estratégias de leitura conhecidas como textual e literal.

A compreensão é a finalidade natural de qualquer ato habitual de leitura. Os fatores que condicionam a compreensão relacionam-se com os dois elementos que interagem no processo de leitura: o leitor e o texto. Para se compreender um texto passa-se por um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimento prévio.

O leitor utiliza na leitura o que ele já sabe e mediante a interação de diversos níveis de conhecimento como o linguístico, o textual, o conhecimento de mundo, que o leitor consegue construir o sentido do texto.

Há fatores da compreensão leitora derivados do emissor (escritor) como o conhecimento dos códigos manejados pelo autor, os conhecimentos dos esquemas cognitivos do autor, conhecimento do patrimônio cultural do autor e o conhecimento das circunstâncias da escrita.

Os fatores derivados do texto são fatores físicos, linguísticos, elementos da estrutura textual, derivados do conteúdo do texto. Já os fatores da compreensão provenientes do leitor são correlatos dos fatores provenientes do emissor. Os códigos, esquemas cognitivos, patrimônio cultural, circunstâncias de leitura. Confira maiores detalhes no capítulo a seguir.

BOA LEITURA!

Ao final desta unidade de ensino, você estará apto a:

• Diferenciar as perspectivas de leitura moderna e tradicional;

• Desenvolver leituras verticais e horizontais, adequadas aos objetivos do leitor;

• Incrementar as estratégias de leitura literal de um texto.

(4)

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

(5)
(6)

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

(7)
(8)

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

(9)
(10)

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

(11)

afetado, um estilo tão encontrado a toda arte e a toda natureza? Boa razão é também está. O estilo há de ser muito fácil e muito natural. Por isso, Cristo comparou o pregar ao semear.

Compara Cristo o pregar ao semear, porque o semear é uma arte que tem mais de natureza que de arte.

Já que falo contra os estilos modernos, quero alegar por mim o estilo do mais antigo pregador que houve no Mundo. E qual foi ele? O mais antigo pregador que houve no Mundo foi o Céu.

Suposto que o Céu é pregador, deve ter sermões e deve ter palavras. E quais são estes sermões e estas palavras do Céu? As palavras são as estrelas, os sermões são a composição, a ordem, a harmonia e o curso delas. O pregar há de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte está brando, de outra há de estar negro; se de uma parte está dia, de outra há de estar noite? Se de uma parte dizem luz, da outra hão de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão de dizer subiu. Basta que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz? Todas hão de estar sempre em fronteira com o seu contrário?

Mas dir-me-eis: Padre, os pregadores de hoje não pregam do Evangelho, não pregam das Sagradas Escrituras? Pois como não pregam a palavra de Deus? Esse é o mal. Pregam palavras de Deus, mas não pregam a Palavra de Deus.

(VIEIRA, 1960, p.107)

O primeiro passo para interpretarmos um texto é conhecê-lo em sua literalidade. Para isso, algumas perguntas básicas devem ser respondidas. Seu desafio é explorar o texto do Pe.

Antônio Vieira, respondendo às seguintes perguntas:

• Qual o tulo do texto?

• Qual o gênero do texto e o domínio discursivo que representa?

• Que informações literais estão registradas no texto?

• Que variedade linguís ca foi usada no texto?

• Como o texto foi veiculado? Como alcançou o público-alvo?

• Que estratégias de ar culação entre as partes do texto foram u lizadas pelo autor?

OBS: Para redigir sua resposta, use uma linguagem acadêmica. Faça um texto com no mínimo 20 linhas e máximo 35 linhas. Lembre-se de não escrever em primeira pessoa do singular, não usar gírias, usar as normas da ABNT: texto com fonte tamanho 12, fonte arial ou times, espaçamento 1,5 entre linhas, texto justificado.

(12)

PESQUISA

AUTOESTUDO!

Aprofunde seu conhecimento, pesquisando na internet e na biblioteca virtual, sobre as diferentes estratégias de leitura e, a seguir, faça uma redação sobre o tema: A formação do leitor competente: estratégias de leitura.

Estude, pratique, participe!

Você também é responsável pelo seu conhecimento !

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

A importância de uma análise aprofundada nos métodos desenvolvidos por Paul Rolland no ensino para crianças se dá pela influência que este pedagogo exerceu

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Como já afirmamos, o acompanhamento realizado pelas tutorias é nosso cartão de visitas, nossa atividade em que o objeto social do Gauss se manifesta de forma mais

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos