• Nenhum resultado encontrado

Curso GESTÃO EM SAÚDE. Disciplina GUIA DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Curso GESTÃO EM SAÚDE. Disciplina GUIA DE CURSO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Curso

GESTÃO EM SAÚDE

Disciplina

GUIA DE CURSO

(2)

AVM Faculdade Integrada, desde sua criação, apresenta como proposta básica e norteadora a democratização do acesso à pós-graduação e a conseqüente socialização do saber.

A Educação a Distância representa hoje no Brasil um dos principais caminhos para a educação permanente e continuada e, nesta direção, os cursos de Pós-Graduação a distância da AVM reafirmam os objetivos gerais deste projeto, estendendo seu compromisso a nível nacional.

Guia do curso

O objetivo deste GUIA DE CURSO é que você conheça melhor a proposta pedagógica do curso que está iniciando na AVM Faculdade Integrada a distância.

Nele você encontra:

 Descrição geral do curso

 Área de concentração

 Fundamentação teórica

 Objetivo

 Público alvo

 Grade curricular

 Ementário

Desta maneira você poderá acompanhar melhor a proposta e o perfil do curso que você escolheu.

Realize seus estudos com dedicação e verifique continuamente se os objetivos de sua formação estão sendo alcançados.

O processo ensino aprendizagem a distância

Realizar um curso a distância exige organização, disciplina e método. Sendo assim, o aluno precisa Importante

Ao matricular-se no curso, você recebe o GUIA DO ALUNO com informações sobre o formato geral dos cursos de pós-graduação do AVM Faculdade Integrada A DISTÂNCIA, formas de avaliação e procedimentos administrativos básicos. Fique atento à finalidade deste outro guia!

Uma vez que no GUIA DE CURSO, os objetivos são diferentes!

(3)

construir uma metodologia de estudo diferenciada da que está acostumado na modalidade presencial (aquela que vivencia em sala de aula, uma situação de troca direta entre professor e aluno).

Como se a construção do conhecimento nos cursos a distância?

Costuma-se pensar que não existe professor na EAD (Educação a distância). Mas ele existe sim! No entanto, ao invés de estar frente a frente com o aluno, ele se faz presente no material didático recebido e estudado.

Por isso, você vai perceber que a diagramação do texto dos módulos instrucionais busca despertar a ATIVIDADE do aluno diante do conteúdo, apresentando CAIXAS DE TEXTO nas quais são colocadas sugestões, curiosidades, dicas e também propostas de atividades e exercícios.

Diferente da sala de aula tradicional, ninguém vai cobrar de você a realização destas atividades, mas saiba que elas são fundamentais para seu aprendizado no formato a distância.

Lembre-se: os nove cadernos iniciais dos cursos são INSTRUCIONAIS (1 a 9), ou seja, compostos pelos conteúdos das disciplinas que você encontra no ementário. Os três módulos finais são de ORIENTAÇÃO (10 a 12) onde você deverá elaborar seu trabalho monográfico.

ATENÇÃO: todas as sugestões das caixas de texto contribuem na escolha do tema de sua monografia e disponibilizam sugestões bibliográficas importantes para o desenvolvimento de seu trabalho monográfico!

Importante

Se você não se lembra direito desta divisão, consulte novamente o GUIA DO ALUNO e esclareça suas dúvidas.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre a Educação a Distância, consulte o site do Professor José Manuel Moran Fonte:

http://www.eca.usp.

br/prof/moran/

Ou procure um livro sobre o assunto.

Sugestões:

BARRETO, Raquel Goulart. (org.) Tecnologias Educacionais e educação à

distância: avaliando políticas e práticas.

Rio de Janeiro:

Quartet, 2001.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância.

Campinas: Papirus, 2003.

(4)

Aproveite bem estes recursos! Desenvolva sua AUTONOMIA! Uma vez construída esta competência, você terá uma estrutura firme e independente para

“aprender a aprender continuamente”.

Importante

Não se esqueça de que pode contar sempre com o acompanhamento constante da equipe de professores do AVM Faculdade Integrada para qualquer dúvida e todo tipo de esclarecimento.

Pelo telefone:

(21) 2531-1344 das 9 às 21h, de segunda à sexta.

Pela Internet:

Site: www.avm.edu.br

Email: distancia@avm.edu.br Ou pelo correio:

Rua do Carmo, nº 7, 13º andar, Centro – RJ – Cep: 20011-020.

(5)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM GESTÃO EM SAÚDE

DESCRIÇÃO GERAL

O curso permitirá ao aluno conhecer os processos relacionados a saúde da população e as formas de planejamento, gestão da qualidade, prevenção e promoção de saúde. Neste sentido o aluno compreenderá o funcionamento das organizações de saúde, a importância do próprio gestor e as diferentes vertentes da Gestão em Saúde e suas possíveis inserções neste campo de trabalho.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O curso de Gestão em Saúde está voltado para a área de gerenciamento em saúde, com forte ênfase nos aspectos reflexivos da sociedade.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando falamos em Bem-estar social e cidadania, lembramos imediatamente de dois pilares para o bom funcionamento da sociedade: a saúde e a educação. A saúde e a educação são, o que chamamos, de direitos sociais, isto é, direitos que devem ser garantidos para o desenvolvimento da sociedade.

No que nos interessa mais especificamente, a área de saúde, se transformou muito ao longo do século XX. O século XXI traz mudanças de paradigmas no que diz respeito a concepção de direitos, a importante e necessária participação popular, do entendimento dos processo saúde/doença, da melhoria contínua do atendimento e qualidade dos serviços prestados em organizações de saúde, da importância do terceiro setor, entre tantos outros temas que podemos discutir e perceber estas transformações.

Estas mudanças e transformações são, na realidade, uma reestruturação nos sistemas de saúde, não apenas público, mas também na saúde privada, que chamamos de saúde suplementar, em que fica claro que devemos levar em consideração as peculiaridades da sociedade brasileira, que exige uma formação mais crítica e reflexiva, mais apta a analisar novos modelos de na área de saúde.

Inclui também o reconhecimento de que o profissional de gestão, especificamente o de saúde, necessita de constante qualificação profissional para lidar com as

(6)

constantes mudanças organizacionais e que instituições de saúde, cada vez mais, devem investir e estimular a formação desses profissionais.

Neste sentido, o curso de Gestão em Saúde tem como objetivo capacitar o profissional para gerir organizações de saúde, contribuindo desta forma para a sociedade. Este profissional deve estar apto a lidar com o complexo cotidiano de uma instituição em saúde e sua atuação não se restringe ao setor público, suplementar ou ao terceiro setor.

OBJETIVO DO CURSO

O Curso de Gestão em Saúde tem como objetivo oferecer aos alunos uma compreensão dos processos políticos, sociais, culturais, históricos e econômicos no exercício profissional, articulando-os aos saberes da Epidemiologia e da perspectiva atual da Vigilância em Saúde; a utilização das ferramentas de gestão competitiva das organizações de saúde, numa visão sistêmica incluindo normas e estratégias de melhoria da produtividade destas organizações; Análise e avaliação dos processos de políticas públicas de saúde, seus métodos e demonstrações analíticas para a melhoria contínua do desempenho organizacional das entidades de saúde.

PÚBLICO ALVO

Profissionais da área de Ciências da Saúde e Administração, funcionários de organizações e instituições de saúde do setor público, privado e terceiro setor;

secretarias estaduais e municipais de saúde.

GRADE CURRICULAR

MÓDULO DISCIPLINA

1 Promoção da Saúde e Qualidade de Vida 2 Saúde Pública

3 Saúde da Família

4 Aspectos Legais e Econômicos da Gestão em Saúde 5 Princípios da Administração

6 Epidemiologia

7 Planejamento em Saúde

8 Qualidade e Atendimento em Saúde 9 Metodologia da Pesquisa

10 Plano de Pesquisa

11 Primeira Versão do Trabalho Monográfico 12 Versão Final da Monografia

(7)

CERTIFICAÇÃO PARCIAL – núcleos formativos

Os cursos a distância do IAVM estão adotando um novo formato ainda mais flexível e dinâmico. Procurando atender às demandas do mercado e oferecendo aos nossos alunos produtos variados e integrados, o IAVM apresenta em seus novos cursos formações gradativas e acumulativas a seus alunos através de Certificações Parciais.

Núcleos Formativos: O aluno que se matricula em um curso de pós- graduação a distância do AVM poderá receber, até o final de seu curso, 3 certificações relativas ao que denominamos Núcleos Formativos do curso. Assim sendo, a área de Formação Profissional em Gestão em Saúde apresenta 3 Núcleos Formativos:

Curso de Extensão -120h – Promoção da Saúde

Curso de Qualificação Profissional – 240h - Integralidade em Saúde Curso de Pós-Graduação – 360h – Gestão em Saúde

ÁREA DE

FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

GESTÃO EM SAÚDE

Pós Graduação (360h):

Gestão em Saúde

Curso de Qualificação Profissional (240h):

Integralidade em Saúde

Curso de Extensão (120h):

Promoção da Saúde

Mód 1 – Promoção da Saúde Mód 2 – Saúde Pública Mód 3 – Saúde da Família

Mód 4 – Aspectos Legais e Econômicos da Gestão em Saúde Mód 5 – Epidemiologia

Mód 6 Princípios da Administração

Mód 7 – Planejamento em Saúde Mód 8 Qualidade e Atendimento em Saúde

Mód 9 – Metodologia da Pesquisa Mód 10 – Plano de Pesquisa Mód 11 – Primeira versão do trabalho monográfico

Mód 12- Versão final da monografia

(8)

EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO PARCIAL NA ÁREA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO EM SAÚDE

Apresentação da Documentação Necessária para cada certificação;

Curso de Extensão – Promoção da Saúde – 120h:

Aprovação nas disciplinas dos módulos de 1, 2 e 3;

Curso de Qualificação Profissional – Integralidade em Saúde - 240h:

Certificação do curso de extensão em Promoção da Saúde + aprovação nas disciplinas dos módulos 4, 5 e 6;

Curso de Pós-Graduação – Gestão em Saúde - 360h:

Certificação do curso de qualificação profissional em Integralidade em Saúde + aprovação nas disciplinas dos módulos 7 e 8 + elaboração do trabalho monográfico (módulos 10 a 12) + aprovação do trabalho monográfico pelo professor orientador + apresentação oral da monografia.

Para obtenção acumulativa das certificações parciais, o aluno deve concluir seu curso de Pós-Graduação em um prazo máximo de 24 meses.

Ementário

PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Objetivo: Promover a reflexão sobre as conexões entre saúde e sociedade, numa perspectiva interdisciplinar focada na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida através da formação de uma consciência ecológica. Discutir os sentidos da integralidade e sua relação com a área da atenção básica. Compreender a importância da criação e implementação das chamadas Políticas Públicas Saudáveis (PPS) e conhecer alguns documentos de associações relacionadas à saúde pública como a Carta de Otawa (1986) e o Informe Lalande.

(9)

Ementa: Promoção da Saúde e Qualidade de Vida; Integralidade, Cidadania e Saúde; Saúde e Meio Ambiente: Questões Atuais; Políticas Públicas Saudáveis.

SAÚDE PÚBLICA

Objetivo: Refletir sobre as diferenças culturais nas sociedades contemporâneas e como influenciam e afetam o sistema de saúde e a distribuição equânime de saúde para a população. Analisar o sistema de saúde brasileiro, nas questões específicas de gênero, e as políticas públicas voltadas para estas questões, para crianças e adolescentes, para idosos na área da saúde.

Ementa: Aspectos culturais da Saúde Pública; Saúde e Gênero – a saúde feminina e masculina; Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes na área de saúde; Políticas Públicas para Terceira Idade na Área da Saúde.

SAÚDE DA FAMÍLIA

Objetivo: Discutir a estratégia do PSF, o papel da epidemiologia como disciplina básica da saúde pública voltada para a compreensão saúde-doença no âmbito das populações e da promoção da saúde. Compreender o novo caráter das ações educativas de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Analisar o conceito de comunidade, a relação entre cultura, saúde e comunidade a partir da noção de habitus, refletindo sobre o papel do Agente Comunitário de Saúde no âmbito da Saúde da Família. Introduzir a idéia do trabalho em rede social como possibilidade de intervenção para superação das dificuldades do cotidiano familiar.

Ementa: Saúde da Família; Educação em Saúde da Família; Saúde e Comunidade; Rede Social e Família.

ASPECTOS LEGAIS E ECONÔMICOS DA GESTÃO EM SAÚDE

Objetivo: A partir de um enfoque histórico-social, visando ao debate conceitual e político do vasto campo da saúde, os temas nela apresentados dizem respeito aos aspectos legais e econômicos da gestão em saúde. Para uma compreensão “macro” da situação das políticas de saúde no Brasil, é preciso resgatar antecedentes históricos que culminaram com a criação da seguridade social, o direito à saúde e a efetivação do SUS (Sistema Único de Saúde). Com esta

(10)

perspectiva, se destaca a complexa teia de conhecimentos que caracterizam as relações institucionais e políticas da política e da gestão em saúde. Espera-se, assim, compartilhar o conhecimento, o debate e a análise dos principais instrumentos políticos, de avaliação, programas e modelos de assistência à saúde do sistema brasileiro, com vistas, ainda, à tomada de decisões por parte de seus gestores.

Ementa: Percurso da seguridade social no Brasil; Principais políticas do campo da saúde pública; Princípios do SUS enquanto política pública de saúde;

Origens do direito à saúde; Estratégia Saúde da Família enquanto mecanismo de promoção da saúde pública.

EPIDEMIOLOGIA

Objetivo: Nesta disciplina, a Epidemiologia será apresentada a partir de muitos conceitos que acompanharam sua evolução até os dias de hoje, fazendo com que ela passe a ser mais que uma disciplina da área das ciências da saúde.

A epidemiologia se presta ao estudo das condições de saúde das populações, a análise adequada da saúde de populações passa necessariamente pelo conhecimento básico do conceito de saúde e sobre o processo de doença e suas causas. Importante frisar que nas últimas décadas, a epidemiologia tem aperfeiçoado de forma significativa seu arsenal metodológico. Tal fato deve-se, de um lado, à melhor compreensão do processo saúde-doença, que nos permitiu uma visão mais clara dos múltiplos fatores que interagem na sua determinação e, de outro, ao desenvolvimento de novas técnicas estatísticas aplicadas à epidemiologia e também à utilização, cada vez mais ampla, dos computadores pessoais e à criação de novos programas (softwares), tornando acessíveis a um número cada vez maior de pesquisadores a aplicação de análises estatísticas de dados obtidos em investigações epidemiológicas. É neste sentido que entendemos a utilização da epidemiologia para além do estudo da situação de saúde de populações e indivíduos, tornando-a um subsídio indispensável na tomada de decisão na Gestão em Saúde.

Ementa: Epidemiologia: seu campo de estudo e trabalho; Bases Epidemiológicas para atuação na área de saúde; Estatísticas Vitais e Medidas da Saúde; Vigilância em saúde; Desigualdades em Saúde; Uso da Epidemiologia no planejamento das ações em saúde

(11)

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Objetivo: O Estudo dos Princípios da Administração tem por meta desenvolver e aprofundar a análise das teorias da administração sob um enfoque histórico e evolutivo. Oferecendo condições para a construção do conhecimento essencial e identificação dos mais diversos aspectos que compõem a estrutura organizacional nos seus diferentes modelos. Com isso, oferecer aos futuros gestores o instrumental necessário para que possam optar por um tipo de organização que atenda às necessidades e às características da empresa moderna e dos seus trabalhadores.

Ementa: Evolução da administração; As Funções do Planejamento; A Organização do trabalho; A direção como ferramenta administrativa; Controles Administrativos e análises de Casos Empresariais.

PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Objetivo: Esta disciplina tem por foco o planejamento e a gestão em saúde no Brasil. Para tal, estudaremos conceitos importantes sobre o planejamento estratégico segundo Mário Testa; o planejamento situacional segundo Carlos Matus;

o agir comunicativo e o planejamento social segundo Jürgen Habermas, Celso Furtado, Guerreiro Ramos, Paulo Freire e Fernando Tenório. Analisaremos ainda o Sistema Único de Saúde à luz das teorias de redes sociais. Será ainda apresentado ao aluno as diretrizes do PlanejaSUS.

Ementa: Campo dos projetos de saúde; Diversas formas de planejamento em saúde; Capacitação dos gestores em saúde para atuação junto ao SUS; Análise das estratégias e programas do PlanejaSUS; Responsabilidade Social, Ética e Bioética: reflexões para o planejamento e a gestão em saúde.

QUALIDADE E ATENDIMENTO EM SAÚDE

Objetivo: No momento em que se discutem novas políticas e estratégias da organização dos serviços de saúde no Brasil, a avaliação da qualidade destes serviços ganha importância. As metodologias propostas para reconhecimento público da qualidade oferecida permitem a comparabilidade dos serviços, ainda que as necessidades de cada um, cada usuário, cada cliente, tornem o conceito de qualidade bastante intangível e pessoal.

(12)

Assim, a qualidade em saúde antes de qualquer outra avaliação, passa pela garantia de segurança técnica assistencial, decorrente e devidamente evidenciada a partir de práticas de gestão. Esta disciplina tem como objetivo trabalhar com a qualidade no atendimento e nas instituições em saúde, garantindo não apenas que esta qualidade perpasse cada aspecto organizacional, incluindo estrutura e atendimento, como também dialoga com o Sistema Único de Saúde e o projeto do HumanizaSus e a própria capacitação e treinamento contínuo do profissional de saúde

Ementa: Gestão da Qualidade Total; Qualidade em Saúde; Qualidade &

Saúde Suplementar; Acreditação em Saúde; Humanização como estratégia de Qualidade em Saúde; RH em saúde – Treinamento e desenvolvimento

METODOLOGIA DA PESQUISA

Objetivo: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo.

Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.

Ementa: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo;

O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

(13)

Referências

Documentos relacionados

Área de concentração do curso de Saúde da Família: promoção da saúde e qualidade de vida, saúde pública e sexualidade, dinâmica de grupo, história social e

Professor Auxiliar (coordenador) responsável pela disciplina de Introdução à Gestão (6º Curso de Pós-Graduação em Gestão e Administração em Saúde e 4º

13.1 – O não cumprimento de qualquer cláusula do presente instrumento Convocatório ou do Contrato, sujeitará a parte infratora à multa de 20% (vinte por cento)

Os grupos devem discutir qual o significado dos princípios da Pneps-SUS e relacioná-los com seu processo de trabalho, identifican- do fatores positivos (que facilitam) e negativos

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Se, de um lado, esta percepção recente acerca do significado dos “recursos humanos” tem apontado para a criação de fóruns de negociação no âmbito da

flexibilidade de horário, característica dessa modalidade de ensino, é um fator que atende às suas necessidades e, muitos veem nesse formato de ensino, uma oportunidade de acesso

 Use uma superfície de apoio ativo (sobreposição ou colchão) para os pacientes com maior risco de desenvolvimento de úlceras por pressão, 12 quando o