• Nenhum resultado encontrado

Imagens Ilustrativas. Soluções Integradas. Proteção à cabeça, face e ouvidos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Imagens Ilustrativas. Soluções Integradas. Proteção à cabeça, face e ouvidos"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Imagens Ilustrativas

Proteção à cabeça, face e ouvidos

Soluções Integradas

(2)

[ MSA – Referência mundial de proteção à cabeça ]

Nossa Missão: que homens e mulheres possam trabalhar em

condições seguras e que eles, suas famílias e a comunidade vivam

em perfeita saúde através do mundo.

(3)

Após décadas de experiência em proteção à cabeça, tanto para trabalhadores industriais quanto para bombeiros, policiais, soldados e pilotos aéreos, a MSA tornou-se especialista e líder mundial em proteção à cabeça.

No Brasil, também somos líderes. Produzimos capacetes industriais desde 1978 e somos por mais de dez anos seguidos avaliados pelo mercado e usuários como a principal marca em proteção à cabeça.

Além disso, a MSA oferece ao mercado uma linha completa de equipamentos de proteção individual, dentre eles proteção facial e auditiva que integrados ao capacete formam a solução completa de proteção à cabeça.

Com pioneirismo e determinação, a MSA contribui efetivamente para melhorar as condições de trabalho dos brasileiros, conquistando a confiança do mercado.

Introdução

Capacetes para Bombeiros

Capacetes para Forças Especiais

Capacetes para

Pilotos de helicópteros e aviões em geral Capacetes

Industriais

(4)

Proteção à Cabeça

Use a cabeça, proteja sua vida

Em muitos trabalhos realiza- dos na indústria, a proteção à cabeça é essencial. Algo que os profissionais não podem negligenciar.

Uma colisão na cabeça pode resultar em sérios problemas físicos e consequentemente sociais para o indivíduo po- dendo até ocasionar a morte dependendo da gravidade da colisão.

Por esta razão, o uso de capa- cete é um método simples e eficaz para evitar ou minimizar os problemas ocasionados pelo impacto, respingos de produtos químicos e choques elétricos ocorridos na região da cabeça.

Especificar um capacete de segurança, a primeira vista, pode parecer uma tarefa fácil porém, proteger sua cabeça significa proteger sua vida e isto merece muita atenção para decidir realmente qual a melhor solução para a sua proteção.

Pontos relevantes para serem observados durante a especificação de capacetes Industriais:

Performance

Em primeiro lugar, um bom capacete para uso industrial deve cumprir plenamente as exigências das normas.

No Brasil, a ABNT NBR 8221 é a norma que especifica os tipos de testes e os limites que devem ser alcançados para serem aprovados. Após comprovação do atendimento na totalidade da norma por meio de testes realizados em laboratório credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro, é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE – o certificado de aprovação do produto, comumente conhecido no mercado como CA.

Tanto o selo do Inmetro quanto o número do CA, devem ser gravados de forma indelével no casco do capacete e sua manutenção de atendimento a norma em referência avaliada e validada frequentemente por um organismo de certificação de produto (OCP) através de auditoria.

Durabilidade

Atender plenamente as especificações da norma é mandatório para a comercialização legal do produto no território nacional, porém a durabilidade está associada às características técnicas do produto que, por sua vez, podem extrapolar as exigências e diferenciando-se dos demais produtos aprovados.

Basicamente a matéria prima do capacete é um polímero (plástico) – entre eles, polietileno (PEAD), ABS, policarbonato (PC) - , e sua qualidade, associada a forma de armazenagem, métodos e processos de produção da indústria fabricante do capacete, potencializam a geração de um produto diferenciado.

Conforto

Um bom capacete deve exceder as questões de durabilidade e performance. É essencial que o usuário sinta-se confortável para utilizá-lo durante todo o período em que for submetido. O formato do casco e o encaixe da suspensão no casco e na cabeça são basicamente os principais fatores que determinarão uma distribuição harmoniosa das cargas, proporcionando melhor balanço e consequentemente mais conforto.

Capacetes Industriais

(5)

Casco Suspensão Solução=

Casco + Supensão

Integração

Muitas tarefas realizadas no ambiente industrial necessitam do uso de outros equipamentos de proteção acoplados ao capacete para proteger demais partes da cabeça como a face e os ouvidos. Neste caso, tão importante quanto a performance, durabilidade e conforto do capacete é a associação com os acessórios. Estes também passam por rigorosos testes e só podem ser utilizados com o modelo de capacete com o qual foram testados e aprovados, caso contrário não terão nenhuma legalidade e podem apresentar um desempenho comprometido.

Características extras

Cada ambiente e aplicação possuem suas particularidades e isto também deve ser levado em consideração para decidir o modelo de capacete ideal para uso. Utilize sempre a experiência dos profi ssionais MSA para auxiliá-lo no estudo e especifi cações dos produtos adequados.

O capacete, basicamente, é composto por dois componentes:

• casco;

• suspensão.

O casco é a parte externa, desenvolvido em polímero que envolve a cabeça.

Ele deve ser rígido, leve e resistente a impactos, perfurações e respingos de agentes químicos.

Seu formato deve ser ergonomicamente projetado para ser ao mesmo tempo seguro e confortável para o uso diário.

A suspensão é projetada para alcançar dois objetivos:

• acomodar o casco devidamente sobre a cabeça;

• ter a função de amortecedor e, em conjunto com o casco, absorver a energia do impacto se algo atingir o capacete.

O princípio básico de

funcionamento da suspensão é parecido com o princípio de suspensão de um carro que suporta a carroceria, afastando-a da roda.

A suspensão dentro do capacete apóia o casco isolando-o da cabeça, para proporcionar a folga necessária entre o topo da cabeça e o casco.

Sendo assim, caso haja algum impacto no casco, a suspensão distende-se para absorver a energia do impacto dentro da área da folga, minimizando o impacto sobre a cabeça do usuário.

Sequência de Absorção de Impacto

1 - Quando há um impacto, o casco cede levemente, amortecendo a força da colisão e dando a proteção parcial para sua cabeça.

2 - Depois as tiras da

suspensão, comprimem-se ao redor da cabeça.

3 - Finalmente as tiras do casco, esticam-se para absorver a energia dentro da área da folga.

Tudo isto ocorre em cerca de 0,4s

Composição do capacete

(6)

Proteção à Cabeça

Classificações dos Capacetes Industriais:

Os capacetes são classificados pela norma ABNT NBR 8221 de acordo com o seu formato e capacidade de resistência a choques elétricos.

Os capacetes submetidos e aprovados ao ensaio de rigidez dielétrica e tensão elétrica aplicada são classificados como classe B e oferecem proteção contra choques elétricos.

Já os modelos que por alguma razão, não antende as especificações dos testes de tensão elétrica aplicada e rigidez dielétrica, não são destinados a trabalhos com energia elétrica e são classificados como classe A.

Exija sempre o CA do capacete para saber exatamente qual é o Tipo e Classe do produto.

Formato Tipo

Tipo I

Tipo II

Tipo III

Conceito

Tem o formato de chapéu. A aba se estende por todo o contorno do casco possibilitando maior proteção à face, ao pescoço e aos ombros.

Aba Total

Aba Frontal

Sem Aba

Tem o formato de boné. A aba fica somente na parte frontal do rosto, protegendo os olhos e face.

Não possui aba por todo o perímetro do casco. Isto permite maior agilidade em locais de espaço reduzidos e facilidade para movimentos da cabeça e visão angular.

Classe A

B

Aplicação

Não apropriado para trabalhos com energia elétrica

Apropriado para trabalhos com energia elétrica

!

(7)

“ é mais do que um capacete, é um verdadeiro Sistema de Proteção à Cabeça”.

V-GARD®

Líder de mercado em capacete no Brasil, o V-GARD® é um dos mais reconhecidos símbolos no ambiente industrial. Este reconhecimento é fruto de um grande trabalho de pesquisa e desenvolvimento, que resultou em um produto com o mais alto nível de resistência e conforto, que garante ao usuário a proteção adequada em distintas atividades nos vários segmentos industriais.

O casco do V-GARD® é rígido, leve, forte e seu formato balanceado foi ergonomica- mente projetado para ser, ao mesmo tempo, seguro e confortável para o uso diário.

Com design moderno que evidencia o “V” como marca registrada da MSA e, ao mesmo tempo oferece uma proteção à impactos adicional no casco, está disponível com uma grande variedade de cores e possibilidade de customizações por meio de gravação de logomarca, integração com outros EPI´S e montagem com diferentes acessórios.

A suspensão MSA produzida em poliamida de alta resistência e banda de suor de PVC, ambas totalmente antialérgicas, completam a solução de proteção à cabeça.

(8)

Perfeita sinergia com outros EPI´S

A legalidade de uso dos protetores auditivos e faciais está vinculada ao modelo de capacete ao qual o

conjunto foi submetido ao teste.

A MSA oferece uma linha completa de equipamentos de proteção individual que foram especialmente desen- volvidos para encaixarem perfeitamente ao capacete V-GARD®.

Garantia de Qualidade

O capacete V-GARD® atende com méritos todos os requisitos exigidos pela norma ABNT NBR 8221 e possui certifi cado de aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e certifi cado de conformidade Inmetro.

Para garantir que os capacetes V-GARD® atendam continu- amente às especifi cações normativas, a MSA possui uma rotina de coleta de amostras diária para realização de todos os testes estabelecidos, inclu- sive simulando as condições de acondicionamento mais severas possíveis.

Além dos modernos equipa- mentos de testes do nosso laboratório, o monitoramento constante dos nossos proces- sos e maquinários, aliado ao histórico de resultados de testes coletados por mais de 10 anos, garantem a confi ança na qualidade do capacete V-GARD® reconhecida no mercado.

Orientado as Necessidades dos Clientes

Foco no cliente é um dos princípios de atuação da MSA no mercado. Entendemos que além de oferecer um excelente produto é necessário também dispor de um serviço de atendimento a altura.

Baseado nesta premissa, continuamente a MSA vem aumentando sua cobertura geográfi ca com colaboradores e rede de distribuição qualifi ca- da visando aproximar cada vez mais seu relacionamento com os clientes para entender as suas necessidades e convertê- las em soluções.

Customização

A MSA oferece a opção de personalização do V-GARD®

por meio da gravação de uma logomarca específi ca.

As empresas que adotam o sistema de gravação, além da criação de identidade visual diferenciada, benefi ciam-se pela facilidade de identifi cação de seus trabalhadores.

A gravação pode ser feita na parte frontal, laterais ou traseira, com imagens ou textos, conforme necessidade do cliente.

Neste processo utiliza-se tintas específi cas para a perfeita adesão e grande durabilidade no casco.

Proteção à Cabeça

Diferenciais MSA

(9)

Proteção Auditiva

Introdução ... 29

Protetores faciais ... 30

Protetores faciais para aplicações especiais ... 32

FAQ. - Proteção facial... 37

Introdução ...19

Plugue de inserção ...23

Abafadores de ruídos...23

FAQ. - Proteção Auditiva ...38

Proteção Facial

Capacete V-GARD® Aba Frontal... 10

Capacete V-GARD® Aba Frontal para Mineiro... 11

Capacete V-GARD® Aba Total ... 12

Capacete V-GARD® Sem Aba... 13

Capacete MAX T-GARD®... 14

Suspensões para capacetes... 15

Acessórios ... 17

FAQ. - Capacetes ... 34

Capacete

A MSA oferece ao mercado a solução completa para proteção à cabeça, composta por capacete, protetor facial e abafador de ruídos.

(10)

Capacete V-GARD®

Aba Frontal

Tem o formato de boné. A aba fi ca somente na parte frontal do rosto, protegendo os olhos e a face, liberando o restante da circunferência da cabeça para que o usuário tenha maior agilidade na realização dos trabalhos.

Sem Jugular

Cor Com Jugular

Branco Amarelo Azul Cinza Verde Vermelho Azul Marinho Laranja

Marrom Escuro**

Azul Pastel**

Bege Pêssego**

Cinza Alumínio**

Marrom Cacau**

Laranja CVRD**

Amarelo Manga**

297442 297441 297445 297519 297444 297443 297448 297446 297520 297521 297508 297447 297522 297524 297523 Sem Gravação

297450 297449 297453 297525 297452 297451 297456 297454 297526 297527 297509 297455 297528 297530 297529 Com Gravação

297458 297457 297461 297531 297460 297459 297464 297462 297532 297533 297510 297463 297534 297536 297535 Sem Gravação

297466 297465 297469 297537 297468 297467 297472 297470 297538 297539 297511 297471 297540 297542 297541 Com Gravação

Opção de

Jugular Opção de uso com Kit abafador de

ruídos

Opção de uso com protetor

facial

Opção de uso com kit abafador

de ruídos e protetor facial

Opção de impressão de logotipo

Opção de uso com suspensão

catraca

• Líder de mercado na categoria.

• Desenvolvido em polietileno de alta densidade, oferece resistência, leveza e balanceamento, garatindo ao usuário a segurança e conforto necessário para a realização dos trabalhos diários.

• Design moderno e projetado para desviar os objetos que colidem com o casco.

• Oferece grande resistência dielétrica e classifi cado como Classe B.

• Aberturas laterais (slots) para o perfeito encaixe dos kit’s abafadores de ruídos e protetores faciais MSA.

• Diversas opções de cores.

• Atende aos requisitos da norma ABNT NBR 8221.

• Certifi cado pelo Inmetro.

Todos os códigos são unitários compostos pelo casco e suspensão tipo Staz-On® (Fikafi rme). (Veja detalhes do modelo na seção suspensões MSA). Pedido mínimo de 20 unidades por código.

Para utilização com os outros tipos de suspensões, adquira o casco e a respectiva suspensão. (Veja detalhes e especifi cações dos outros modelos de suspensões na seção suspensões MSA).

Vento forte ou impacto podem deslocar o capacete da cabeça, neste caso, para garantir uma capacidade adicional de retenção, utilize a tira jugular.

** Para estas cores, o pedido mínimo deverá ser de 60 unidades por código.

C.A. 498

Tipo II - Classe B

(11)

Capacete V-GARD®

Aba Frontal para Mineiro

Sem Jugular Com Jugular

297474 297473 297477 297543 297476 297475 297480 297478 297544 297545 297586 297479 297546 297548 297547 Sem Gravação

297482 297481 297485 297549 297484 297483 297488 297486 297550 297551 297587 297487 297552 297554 297553 Com Gravação

297490 297489 297493 297555 297492 297491 297496 297494 297556 297557 297588 297495 297558 297560 297559 Sem Gravação

297498 297497 297501 297561 297500 297499 297504 297502 297562 297563 297589 297503 297564 297566 297565 Com Gravação Cor

Branco Amarelo Azul Cinza Verde Vermelho Azul Marinho Laranja

Marrom Escuro**

Azul Pastel**

Bege Pêssego**

Cinza Alumínio**

Marrom Cacau**

Laranja CVRD**

Amarelo Manga**

Opção de

Jugular Opção de uso com Kit abafador de

ruídos

Opção de uso com protetor

facial

Opção de uso com kit abafador

de ruídos e protetor facial

Opção de impressão de logotipo

Opção de uso com suspensão

catraca

• Disponível no mesmo formato, material e qualidade do consagrado V-GARD® aba frontal.

• Permite que o mineiro tenha as duas mãos livres e iluminação no seu foco de trabalho.

• Equipado com suporte tamanho padrão para colocação de lanterna de mineiro.

• Aberturas laterais (slots) para o perfeito encaixe dos kit’s abafadores de ruídos e protetores faciais MSA.

• Suporte traseiro para a acomodação do cabo da lanterna.

• Diversas opções de cores.

• Atende aos requisitos da norma ABNT NBR 8221

• Certifi cado pelo Inmetro.

Todos os códigos são unitários compostos pelo casco e suspensão tipo Staz-On® (Fikafi rme). (Veja detalhes do modelo na seção suspensões MSA). Pedido mínimo de 20 unidades por código.

Para utilização com os outros tipos de suspensões, adquira o casco e a respectiva suspensão. (Veja detalhes e especifi cações dos outros modelos de suspensões na seção suspensões MSA).

Vento forte ou impacto podem deslocar o capacete da cabeça, neste caso, para garantir uma capacidade adicional de retenção, utilize a tira jugular.

** Para estas cores, o pedido mínimo deverá ser de 60 unidades por código.

Tipo II - Classe A

C.A. 8304

(12)

Capacete V-GARD®

Aba Total

Tem o formato de chapéu. A aba se estende por todo o contorno do casco, possibili- tando maior proteção a face, ao pescoço e aos ombros, principalmente contra a queda de objetos e líquidos químicos.

Opção de

Jugular Opção de

impressão de logotipo

Opção de uso com suspensão

catraca

• Desenvolvido em polietileno de alta densidade, oferece resistência, leveza e balanceamento garatindo ao usuário segurança e conforto necessário para a realização dos trabalhos diários.

• Maior proteção contra líquidos que podem escorrer pelo casco.

• Oferece grande resistência dielétrica e classifi cado como Classe B.

• Para uso nas mais diversas aplicações industriais.

Destaque nas indústrias química e elétrica.

• Diversas opções de cores • Atende aos requisitos da norma ABNT NBR 8221 • Certifi cado pelo

Inmetro.

Sem Jugular Com Jugular

Branco Amarelo Azul Vermelho Verde

297187 297186 297190 297188 297189 Sem Gravação

296071 296070 296074 296072 296073 Com Gravação

297204 297203 297207 297205 297206 Sem Gravação

296813 296812 296816 296814 296815 Com Gravação Cor

C.A. 495

Todos os códigos são unitários compostos pelo casco e suspensão tipo Staz-On® (Fikafi rme). (Veja detalhes do modelo na seção suspensões MSA). Pedido mínimo de 20 unidades por código Para utilização com os outros tipos de suspensões, adquira o casco e a respectiva suspensão. (Veja detalhes e especifi cações dos outros modelos de suspensões na seção suspensões MSA).

Vento forte ou impacto podem deslocar o capacete da cabeça, neste caso, para garantir uma capacidade adicional de retenção, utilize a tira jugular.

Tipo I - Classe B

(13)

Capacete V-GARD®

Sem Aba

Não possui aba por todo o perímetro do casco. Isto permite maior agilidade em locais de espaço reduzido e facilidades para movimentos da cabeça e visão angular.

Opção de

Jugular Opção de uso com Kit abafador de

ruídos

Opção de uso com suspensão

catraca

Opção de uso com suspensão

FikaFirme Opção de

impressão de logotipo

• Características idênticas ao V-GARD® com aba, desenvolvido em polietileno de alta densidade, oferece resistência, leveza e balanceamento, garatindo ao usuário a segurança e conforto necessário para a realização dos trabalhos diários.

• Opção ideal para trabalhos em altura, alta tensão e/ou espaço confi nado.

• Aberturas laterais (slots) para o perfeito encaixe dos kit’s abafadores de ruídos MSA.

• Oferece grande resistência dielétrica e classifi cado como Classe B.

• Diversas opções de cores

• Atende os requisitos da norma ABNT-NBR 8221 Classe B.

• Fornecido com a suspensão de três pontos com fi xação catraca Fas-Trac Force, que possui jugular para garantir uma fi xação adicional do casco à cabeça na realização de trabalhos em altura e movimentos bruscos.

• Certifi cado pelo Inmetro.

Todos os códigos são unitários composto do casco e suspensão tipo Fas-trac force. Pedido de 20 unidades por código.

A Fas-trac force é composta por suspensão mais jugular com queixeira – Esta solução permite melhor fi xação do produto na cabeça.

Para utilização com os outros tipo de suspensão, adquira o casco e a respectivo suspensão (veja detalhes e especifi cações dos outros modelos de suspensões na seção suspensões MSA).

Com Jugular

Branco Amarelo Azul Cinza Verde Vermelho Azul Marinho Laranja Marrom Escuro**

Laranja CVRD

218399 218400 218401 218419 218412 218411 218418 218417 218420 218421 Sem Gravação

218399G 218400G 218401G 218419G 218412G 218411G 218418G 218417G 218420G 218421G Com Gravação Cor

C.A. 19727

Tipo III - Classe B

(14)

Capacete MAX T-GARD®

Aba Frontal

Tem o formato de boné. A aba fi ca somente na parte frontal do rosto, protegendo os olhos e a face, liberando o restante da circunferência da cabeça para que o usuário tenha maior agilidade na realização dos trabalhos e oferece maior resistência à temperatura.

• Desenvolvido em policarbonato com design moderno que garante resistência, leveza e correto balanceamento para as mais severas condições de trabalho industrial.

• Indicado para trabalhos em temperatura elevadas de até 130ºC.

• Aberturas laterais (slots) para o perfeito encaixe dos kit’s abafadores de ruídos MSA e Kits protetores faciais.

• Oferece grande resistência dielétrica e classifi cado como Classe B.

• Disponível nas cores branca e amarela.

• Atende os requisitos da norma ABNT NBR 8221 • Certifi cado pelo Inmetro.

Suspensão Fikafirme Suspensão Fas-trac® Suspensão One Touch Suspensão Fas-trac Force®

Branco Amarelo

218459 218455 Sem Gravação

218459G 218455G

218462 218458

218462G 218458G

218460 218456

218460G 218456G Com Gravação Sem Gravação Com Gravação Sem Gravação Com Gravação

218425 218428 Sem Gravação

218425G 218428G Com Gravação Cor

Capacetes Max T-GARD® com Jugular Capacetes Max T-GARD® sem Jugular

Suspensão Fikafirme Suspensão Fas-trac® Suspensão One Touch

Branco Amarelo

218429 218426 Sem Gravação

218429G 218426G

218461 218457

218461G 218457G

218430 218427

218430G 218427G Com Gravação Sem Gravação Com Gravação Sem Gravação Com Gravação Cor

(Veja detalhes do modelo na seção suspensões MSA). Pedido mínimo de 20 unidades por código.

Vento forte ou impacto podem deslocar o capacete da cabeça, neste caso, para garantir uma capacidade adicional de retenção, utilize a tira jugular.

C.A. 19824

Opção de

Jugular Opção de uso com Kit abafador de

ruídos

Opção de uso com protetor

facial

Opção de uso com kit abafador

de ruídos e protetor facial

Opção de impressão de logotipo

Opção de uso com suspensão

catraca

Tipo II - Classe B

(15)

Suspensões MSA

Proteção à cabeça

Suspensão Staz-On® (Fikafi rme)

• Permite o ajuste por um sistema deslizante de fácil regulagem

• Opções com e sem jugular.

Suspensão Fas-Trac® (Tipo Catraca)

• Este modelo de suspensão possui uma catraca giratória, que permite um ajuste rápido para ganho de tempo, conforto e segurança na região da nuca.

• Opções com e sem jugular.

Quantidade de Fornecimento Caixa com 25 peças Caixa com 300 peças Caixa com 25 peças Caixa com 300 peças

297414 218101 297415**

218102**

Código

** Modelo com jugular costurada inclusa

** Modelo com jugular têxtil costurada inclusa

*** Modelo com jugular elástica costurada inclusa

Composição da Suspensão MSA

Carneira

Parte da suspensão que circunda a cabeça.

Confeccionada em polietileno de baixa densidade, é a parte responsável pela fixação e estabilidade da suspensão no casco e contato com a cabeça do usuário.

Testeira absorvedora de suor Produzida em laminado de PVC atóxico, revestida com espuma

multiperfurada de poliuretano tem como objetivo absorver e evaporar o suor, refrescando a testa do usuário.

Jugular

Fita de helanca ou poliamida, permite uma segurança adicional da fixação do capacete na cabeça.

Jugular com queixeira

Além da proteção adicional oferecida pela jugular, esta versão oferece proteção na região do queixo.

Cinta Dupla

Fitas de poliamida com tratamento antialérgico posicionada em forma de cruz, costuradas e com 4 pontos de sustentação, que garantem à suspensão grande resistência ao desgaste e excelente performance na absorção da energia resultante do impacto.

Quantidade de Fornecimento Caixa com 15 peças Caixa com 15 peças Caixa com 15 peças

297766 218517**

218471***

Código

(16)

Proteção à cabeça

Jugular Têxtil

• Ajustável com gancho.

• Feita de material têxtil atóxico que garante retenção adicional do capacete na cabeça do usuário.

• Possibilita ajuste para mais conforto.

Código Quantidade de Fornecimento

Caixa com 25 peças 297604

Jugular Elástica

• Ajustável com gancho.

• Oferece mais elasticidade na fi xação do casco ao queixo do usuário.

• Possibilita ajuste para mais conforto.

O gancho usado na jugular MSA foi desenvolvido com material de grande resiliência, que permite em uma situação de risco ou sufocamento, a remoção da jugular com um movimento brusco, sem que haja qualquer comprometimento da estrutura do produto.

O gancho usado na jugular MSA foi desenvolvido com material de grande resiliência, que permite em uma situação de risco ou sufocamento, a remoção da jugular com um movimento brusco, sem que haja qualquer comprometimento da estrutura do produto.

Código Quantidade de Fornecimento

Caixa com 25 peças 218288

Suspensão Fas-Trac Force® (Três Pontos)

• Solução composta por suspensão tipo catraca e jugular com queixeira integrada.

• Capacidade de retenção adicional do capacete na cabeça.

Suspensão One Touch®

• Uma grande inovação em ajuste de suspensão.

• Utilizando apenas uma das mãos, permite de forma rápida e fácil abertura e fechamento na região da nuca.

Quantidade de Fornecimento

Caixa com 15 peças 218449**

Código Quantidade de Fornecimento Caixa com 15 peças Caixa com 15 peças

218450 Código

** Modelo com jugular com queixeira costurada inclusa

Suspensões MSA

(17)

Fita Refl etiva

• Refl ete a luz que incide no capacete permitindo melhor visualização do usuário em ambientes escuros.

• Fácil visualização por diferentes ângulos.

• Aplicação diretamente no capacete V-GARD® Aba Total, frontal, sem aba e MAX T-GARD®.

Capacete Dourado

• Modelo de capacete para premiações e comemorações.

• Não pode ser utilizado como equipamento de proteção individual.

Acessórios MSA

Proteção à cabeça

Lanterna

• Encaixe direto nas aberturas laterais (slots) do capacete V-GARD® e MAX T-GARD®.

• Funcionamento com quatro pilhas tamanho AA (inclusas na embalagem).

• Lâmpada de Xenon - distribuição precisa da luz brilhante, semelhante à “luz do dia”.

• Produto feito totalmente de policarbonato – alta resistência à impacto.

Código para montagem completa de nove capacetes.

Capacete não incluso no fornecimento.

A adesivação deverá ser feita pelo usuário, seguindo as instruções fornecidas na embalagem do produto.

Código unitário composto pelo casco e suspensão tipo Fas-trac® (tipo Catraca).

Lanterna para uso geral. Não é intrinsecamente segura.

Touca Árabe - Sunshade

Com o Sunshade, trabalhadores podem realizar suas tarefas confortavelmente, sem que o calor excessivo prejudique-o.

• Feito de poliéster de grande resistência, antialérgico e perfurado, que garante a proteção e a troca de calor.

• Bandana fl uorescente de alta visibilidade.

• Elástico fl exível que permite que o acessório fi xe nos capacetes aba total e aba frontal.

• Clips que garantem uma fi xação segura no casco do capacete.

• Não interfere no uso com o protetor facial.

Sombreiro - Sunshield

• Extensão de aba para ser utilizada com o capacete V-GARD® Aba Frontal.

• Proteção extendida contra luz solar nas regiões da face, pescoço e ombro.

• Flexível, permite fácil montagem.

Código Lanterna

Suporte de fixação para lanterna

697261 814322 Produto

Touca Árabe 10098032

Produto Código

Código Quantidade de Fornecimento

1 cartela c/ 9 adesivos lado direito 1 cartela c/ 9 adesivos lado esquerdo 1 cartela c/ 9 adesivos traseiro

218748

Código 10061550 Produto

Capacete Dourado

Código Produto

Sombreiro 697290

(18)

Proteção auditiva

Vivemos em um mundo ruidoso. Não podemos vê-los, porém sabemos que os sons inconvenientes estão presentes diariamente em nossas vidas.

No ambiente de trabalho, a exposição frequente aos ruídos de alta intensidade, vão, abruptamente em alguns casos, ou gradativamente em outros, reduzindo nossa habilidade auditiva por meio de um processo irreversível.

Por esta razão, conhecer os conceitos sobre som, ruídos, riscos envolvidos à exposição e as possibilidade de realizar a apropriada atenuação com a utilização de EPI, são necessários para uma correta ação preventiva das empresas e seus colaboradores.

Conheça o range de produtos MSA destinados a proteção auditiva.

(19)

Proteção auditiva

Antes de falarmos em ruído, é necessário uma definição para a palavra som.

O som é uma forma de energia e, como tal, obedece às leis fundamentais da física.

Segundo definição dada pela ABNT, o som é “toda e qualquer vibração ou onda mecânica em um meio elástico (no ar, água ou outro meio) dentro da faixa de áudio frequência.” Quando a intensidade ou frequência destas vibrações, transmitidas na forma de ondas, agride e não é conveniente ao sistema auditivo dos seres humanos, o som altera seu nome e passa a se chamar ruído.

O ruído tem sido uma ameaça constante à saúde do trabalhador desde as primeiras atividades industriais.

Exposições em excesso podem provocar alterações tempo- rárias (zumbido nos ouvidos), sendo que estes efeitos de curto prazo geralmente tendem a desaparecer após alguns minutos ou após o afastamento da fonte ruidosa.

No entanto, repetidas exposições a ruídos mais intensos podem conduzir a uma perda auditiva permanente.

A perda auditiva é um problema muito mais sério do que se imagina: milhões de pessoas estão em risco no local de trabalho, no lazer e em casa.

Medição de Ruídos

O ruído possui duas unidades de grandeza. A frequência, que é o número de vezes que a oscilação de pressão é repetida, na unidade de tempo, normalmente, é medida em ciclos por segundo ou Hertz (Hz).

A outra grandeza é a intensidade, que pode ser definida como o volume do som ou ruído, cuja unidade é o decibel (dB). É caracterizada

por som forte ou fraco. Decolagem

de avião Britadeira Motor de

automóvel Conversa

normal Sussurros Sons da

natureza

0 1020 30 4050 6070 80 10090 110120 130 140150

dB

Intensidade de som gerado em diferentes situações

hms 0.0005 0.0010 0.0015 0.0020 0.0025

Pressão Sonora

Tempo (s)

hms 0.0005 0.0010 0.0015 0.0020 0.0025

Pressão Sonora

Tempo (s)

Pressão Sonora

Tempo (s)hms 0.001 0.002 0.003 0.004 0.005 0.006 0.007

hms 0.0005 0.0010 0.0015 0.0020 0.0025

Pressão Sonora

Tempo (s)

Frequência (Hz)

Intensidade Sonora (dB)

Som grave

baixa frequência = sons graves

Baixa amplitude

Baixa amplitude = baixo volume Alta amplitude

Alta amplitude = alto volume Som agudo

alta frequência = sons agudos

(20)

Proteção auditiva

Limites de Tolerância para Ruído

A agressão causada pelo ruído ao sistema auditivo do ser humano está associado basicamente a três grandezas:

intensidade, e frequência da onda sonora e período ao qual o indivíduo ficará exposto ao som.

Obviamente, cada indivíduo possui uma sensibilidade au- dível diferente do outro e que pode variar com a idade, sexo, etnia e exposições anteriores.

Os limites de intensidade sonora que pode ser alcançada pelo ser humano é de 0dB até 120dB e a frequência entre 20Hz até 20.000Hz. Os sons que são produzidos abaixo dos 20Hz são denominados infra-sons e os produzidos acima dos 20.000Hz, denominados ultra-sons.

Apesar do alcance ser estendi- do aos limites apresentados, há uma limitação com relação a in- tensidade permitida para o ser humano sem que haja nenhum problema de saúde.

Esta limitação auditiva, aplica- da tanto para ruído contínuo ou intermitente co-relaciona a intensidade ao tempo em que o indivíduo estará exposto e está regulamentada de acordo com o Anexo I da Norma Regulamentadora (NR 15), Portaria 3.214 de 08/06/1978 (Ministério do Trabalho e Emprego), que dispões sobre o programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Tabela de tolerância auditiva - Anexo I NR15, Portaria 3.215 85

86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 98 100 102 104 105 106 108 110 112 114 115

8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos

4 horas 3 horas e trinta minutos

3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos

2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos

1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos Máxima exposição diária

permissível Nível de ruído

db (A)

Sons Graves Sons Agudos

20 Hz 200 Hz 2 000 Hz 20 000 Hz

Gama audível

Infra-sons Ultra-sons

(21)

A exposição repetida ao ruído excessivo pode levar à perda irreversível da audição. Como o processo de perda é lento e progressivo, o indivíduo só consegue perceber quando as lesões já estão avançadas.

Os trabalhadores que sofrem com perda auditiva começam a ter dificuldades para perce- ber os sons agudos, tais como toques de telefones, apitos, campainhas e, posteriormente, começam a ter dificuldades de escutar as outras pessoas e sofrem de zumbidos e tonturas.

A perda da audição, ainda que parcial, tem uma grande influ- ência negativa na qualidade de vida do ser humano, causando danos ao seu comportamento individual, social e psíquico, como: perda da auto-estima, insegurança, ansiedade, inquietude, estresse, depres- são, alterações do sono, maior irritabilidade, isolamento etc.

Quando não é possível eliminar ou reduzir a níveis seguros as fontes de exposição de ruídos, faz-se necessário o uso de Equipamentos de Proteção Individual: o protetor auditivo.

A importância do uso dos protetores auditivos

O protetor auditivo é a solução mais simples e eficiente de atenuar o som e permitir a pro- teção do trabalhador contra os altos níveis de ruído e a perda auditiva.

Basicamente existem dois tipos de proteção auditiva individual:

os protetores de inserção, tam- bém conhecidos como plugue e os abafadores tipo concha.

Os plugues podem ser de in- serção moldável, desenvolvido em espuma que se expande e adequa-se ao ouvido do indiví- duo e os modelos de inserção pré moldados geralmente confeccionados em silicone.

Os abafadores tipo concha, como o próprio nome diz, são compostos por duas conchas que contém espuma na parte interna da cavidade, interliga- das por um arco.

Outra opção largamente utilizada no mercado é o kit abafador de ruídos, que é uma solução composta por duas conchas que se encaixam nas laterais do capacete e permi- tem a proteção conjugada da cabeça e dos ouvidos.

(22)

A Atenuação de Ruído do Protetor Auditivo Proteção auditiva

A atenuação de ruído fornecida pelo protetor auditivo depende de alguns parâmetros relacionados:

1 - Usuário: formato e geometria dos ouvidos, colocação do protetor e experiência do usuário no uso do protetor auditivo.

2 - Tipo do protetor: pode ser do tipo plugue ou conchas, desenvolvidos em diferentes formatos geométricos, materiais, dimensões etc.

3 - Ambiente: níveis de ruído em função da frequência, uso de outros equipamentos de proteção individual, entre outras.

Em função deste número de variáveis, a determinação de atenuação do protetor auditivo deve ser feita de forma esta- tística. Qualquer avaliação de atenuação do protetor auditivo feita de forma individual é considerada completamente errada.

A atenuação de ruído do pro- tetor deve ser medida no labo- ratório, em ambiente acústico qualificado, utilizando normas nacionais e/ou internacionais.

REAT (Real Ear Attenuation at Threshold) é o método inter- nacional mais comum e mais usado para medição de atenu- ação de ruído dos protetores auditivos.

Em 1997 foi aprovada a norma para os ensaios dos protetores auditivos ANSI S12.6, onde exis- tem dois métodos, um deles conhecido como Método B (subject fit) - colocação do protetor pelo ouvinte - e que atualmente está sendo aplica- do no mercado brasileiro.

Neste método, os ouvintes que participam dos ensaios no laboratório não devem ter experiência do uso do protetor, eles simplesmente lêem as instruções disponíveis no manual de instrução do produto, o executor do teste não pode colocar o protetor e/

ou modificar a colocação e/ou conversar com eles durante o teste. Os ouvintes participam poucas vezes nos testes e são substituidos frequentemente.

Resultados de pesquisas mostram que a aproximação dos valores de atenuação medidos no laboratório com a norma ANSI S12.6(B) são mais próximos dos valores do mundo real.

Os protetores auditivos MSA possuem certificado de apro- vação emitido pelo MTE e são testados e aprovados com os capacetes MSA. Portanto, só oferecem legalidade de uso e performance adequada quan- do utilizados nesta configura- ção, ou seja, quando utilizados em conjunto com o nº de CA do capacete, que é indicado no respectivo CA do protetor auditivo.

Referência bibliográfica: Livro - Ruído: Fundamentos e Controle, autor Samir N. Y. Gerges, NR Editora, segunda edição 2000, 700 páginas.

(23)

Prêmium Plug

Norma ANSI S12.6 - Método B

Abafador de Ruídos Tipo Arco Comfo 500

Norma ANSI S12.6 - Método B

• Produzido em silicone - maior higiene, durabilidade e conforto ao canal auditivo.

• Três fl anges para encaixe nos diferentes formatos de orelha.

• Opção de fornecimento com mini capacete, para facilitar a armazenagem e transporte do produto auditivo.

• Arco que gira 360º : para melhor acomodação à orelha do usuário.

• Opção de tira de

sustentação para usuário que necessita utilizar o abafador com outros EPI´s.

Proteção auditiva

250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

19,7 20,9 22,4 21,0 24,1 - 25,6 - 32,4 15 dB

6,3 6,0 7,4 4,8 5,4 - 5,8 - 9,1

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

6,9 14,7 19,7 20,6 30,4 - 32,7 - 32,5

17 dB

2,7 1,9 1,7 2,7 3,6 - 2,9 - 2,9

218154 218333 Prêmium Plug 100 pares

Produto / Quantidade Código

Prêmium Plug 100 pares

embalagem especial, mini capacete

COMFO 500 - Caixa com 15 295486

COMFO 500 - Kit higiênico

Código Produto / Quantidade

C.A. 10.666

C.A. 820

O kit higiênico é composto por 2 selos e 2 espumas internas.

Plugue de Inserção

Abafador de Ruídos Comfo 500

(24)

Abafador de Ruídos Tipo Arco

Norma ANSI S12.6 - Método B

Abafador de Ruídos Tipo Arco XLS

Norma ANSI S12.6 - Método B

Kit Abafador para Uso com Capacete MSA

Norma ANSI S12.6 - Método B

Kit Abafador de Ruídos XLS

Norma ANSI S12.6 - Método B 250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

11,9 20,3 26,2 32,9 33,9 - 30,1 - 32,5

22 dB

3,1 2,7 2,5 2,3 3,1 - 2,2 - 3,9

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

12,5 18,7 27,4 29,0 30,0 - 36,0 - 37,5

21 dB

4,6 4,4 4,1 3,0 2,2 - 2,2 - 4,3

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

9,7 15,7 21,3 25,1 29,0 - 24,5 - 23,1 15 dB

4,7 5,4 4,1 3,0 4,4 - 5,2 - 5,5

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

9,9 16,4 25,3 28,2 32,2 - 35,7 - 35,5 20 dB

4,6 3,0 2,8 2,2 2,6 - 2,9 - 5,5

NRRsf Abafador de Ruídos Cinza

Abafador de Ruídos Amarelo Abafador de Ruídos Azul Kit Higiênico

297421 297761 297760 Código Produto / Quantidade

Abafador de Ruídos XLS 216745

Código Produto

Kit Abafador de Ruídos Cinza 297423

Código Produto / Quantidade

Kit Abafador de Ruídos XLS Kit Higiênico XLS

216746 216747 Código Produto

C.A. 4026

C.A. 15624 C.A. 28089

C.A. 27971

Abafador de Ruídos Mark V

Abafador de Ruídos XLS

Código unitário.

O kit higiênico é composto por 2 selos e 2 espumas internas.

Código unitário.

O kit higiênico é composto por 2 selos e 2 espumas internas.

Código unitário.

Código unitário.

• Arco que gira 360º : para melhor acomodação à orelha do usuário.

• Opção de tira de

sustentação para usuário que necessita utilizar o abafador com outros EPI´s.

(25)

Abafador de Ruídos Tipo Arco HPE

Norma ANSI S12.6 - Método B

Kit Abafador de Ruídos HPE

Norma ANSI S12.6 - Método B 250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

21,0 24,2 27,4 33,4 31,2 - 36,2 - 38,9

26 dB

2,9 1,5 2,2 1,6 1,6 - 2,6 - 3,7

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

16,2 19,1 25,7 28,6 31,7 - 36,0 - 39,3 22 dB

3,9 3,6 2,8 2,7 2,6 - 3,1 - 6,4

Abafador de Ruídos HPE 216751

Código Produto

Kit Abafador de ruídos HPE Kit Higiênico HPE

216752 216753 Código Produto

C.A. 15623

C.A. 27972

Abafador de Ruídos HPE

Código unitário.

O kit higiênico é composto por 2 selos e 2 espumas internas.

Código unitário.

(26)

Proteção auditiva

Abafador de Ruídos left/RIGHT

O abafador de ruídos left/RIGHT foi desenvolvido baseado em um único conceito:

Todos nós somos diferentes • As cabeças e as orelhas das pessoas possuem formatos e tamanhos diferentes.

• Não somos simétricos.

Nosso lado esquerdo é diferente do nosso lado direito.

• As aplicações e as preferências individuais não são idênticas.

Seu revolucionário formato, com personalizações dos lados esquerdo e direito, possibilita a perfeita acomodação na cabeça e garante um grande conforto e maior produtividade.

O left/RIGHT está disponível em três tamanhos: LOW, MEDIUM e HIGH, com diferentes atenuações de ruídos e cores para atender as mais diversas necessidades e preferências.

Abafador de Ruídos Tipo Arco left/RIGHT LOW

Norma ANSI S12.6 - Método B

Kit Abafador de Ruídos left/RIGHT LOW

Norma ANSI S12.6 - Método B 250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

7,4 13,7 22,9 30,3 25,3 - 31,0 - 29,5 18 dB

1,8 1,6 2,8 4,0 3,4 - 3,6 - 3,8

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

6,4 10,8 19,2 25,1 25,3 - 29,1 - 27,2 15 dB

3,1 2,7 4,0 5,0 4,2 - 3,6 - 4,3

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

Abafador de Ruídos - LOW 218499

Produto Código

Kit abafador de ruídos - LOW Kit higiênico - LOW

218500 10092878

Código Produto

C.A. 26803

C.A. 26805

O kit higiênico é composto por 2 selos e 2 espumas internas.

(27)

Abafador de Ruídos Tipo Arco left/RIGHT MEDIUM

Norma ANSI S12.6 - Método B

Abafador de Ruídos Tipo Arco left/RIGHT HIGH

Norma ANSI S12.6 - Método B

Kit Abafador de Ruídos left/RIGHT MEDIUM

Norma ANSI S12.6 - Método B

Kit Abafador de Ruídos left/RIGHT HIGH

Norma ANSI S12.6 - Método B 250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

10,1 19,7 27,0 34,8 31,2 - 33,7 - 34,6 22 dB

2,2 2,6 3,9 4,3 4,2 - 2,9 - 4,2

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

13,7 22,1 31,9 35,7 32,2 - 35,3 - 36,9 25 dB

3,0 2,4 3,5 2,5 3,2 - 2,5 - 5,6

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000

8,2 16,0 23,5 28,0 29,7 - 31,8 - 34,4

18 dB

5,6 4,7 3,9 3,9 4,3 - 2,7 - 2,5

NRRsf Média (dB)

Desvio Padrão (dB)

250 125

Frequência (Hz) 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsf

13,7 20,4 27,6 31,2 29,9 - 31,9 - 35,0

20 dB

2,6 3,9 4,3 7,1 5,7 - 5,9 - 6,6

Média (dB) Desvio Padrão (dB)

Abafador de ruídos - MEDIUM 218501

Código Produto

Abafador de ruídos - HIGH 218503

Código Produto

Kit abafador de ruídos - MEDIUM Kit higiênico - MEDIUM

218502 10092879

Código Produto

Kit Abafador de ruídos - HIGH Kit Higiênico - HIGH

218504 10092880

Produto Código

C.A. 26801

C.A. 26800 C.A. 26802

C.A. 26804

Código unitário

O kit higiênico é composto por 2 selos e 2 espumas internas.

Código unitário

O kit higiênico é composto por 2 selos e 2 espumas internas.

Código unitário.

Código unitário.

Referências

Documentos relacionados

É possível a dedução integral do IVA suportado com a aquisição do veículo, desde que o valor de aquisição não exceda o respetivo limite fiscal (50.000€, no caso das

• Construção de regras sociais para a escola quanto ao uso de eletrônicos.. • Escuta de canção e elaboração de coreografi a para fi xação de

Com o presente trabalho pode-se observar que quase 20% dos cães submetidos ao exame necroscópico no LABOPAVE, entre 2014 e 2020, apresentaram degeneração mixomatosa valvar,

Infelizmente, neste mês de março trabalhamos presencialmente somente na primeira semana com aulas para o Grupo 1, mas tivemos um mês com muitas devolutivas através da videoaulas e

Não podia esta Revista de Guimarães deixar passar esta importante efeméride sem a registar nas suas páginas, não só para assinalar um importantíssimo evento cultural mas

Explorando as facilidades oferecidas pelo processo de dis- solução eletrolítica, e a versatilidade inerentes aos sistemas de análises por injeção em fluxo (FIA), uma

(2) Após inserir a unidade de suporte de lado fi xo, prenda a porca de travamento utilizando a peça de fi xação e os parafusos de aperto sextavados de cabeça cilíndrica. Em

• Leitura de texto para ampliação do repertório cultural.. • Escuta de canção para fi xação de