• Nenhum resultado encontrado

A água é um tema-chave durante o festival de Sucot e Shemini Atzeret, que é comemorado hoje.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A água é um tema-chave durante o festival de Sucot e Shemini Atzeret, que é comemorado hoje."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Shemini Atzeret (Oitavo dia de Assembléia)

No último e grande dia do festival [Sucot], Ieshua ficou em pé e disse em voz alta, "E, no último dia, o grande dia da festa, Ieshua pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de águas vivas manarão do seu ventre” (Jo 7:37-38).

O Povo judeu em Israel e em todo o mundo celebra o fim de Sucot com três dias festivos: Hoshana Rabah (grande salvação), Shemini Atzeret (oitavo dia da Assembléia) e Simchat Torah (alegria da Torah).

A água é um tema-chave durante o festival de Sucot e Shemini Atzeret, que é comemorado hoje.

Nos tempos antigos, foi realizada uma cerimônia de derramamento especial da água durante Sucot chamado Simchat Beit Hashoeva (alegria de retirada da casa de água).

Esta cerimônia parece ter-se originado durante o período do segundo templo, quando o Cohen haGadol (sumo sacerdote) iria tirar água do reservatório de Siloé. Ele, em seguida, derramou-lo sobre o altar como uma libação de água (oferta).

O povo iria seguir o cohen (sacerdote) para o reservatório de Siloé em uma alegre procissão de cantos, danças e alegria, recitando tehillim hallel - louvores dos Salmos 113-118 e 120-134 e cantando a escritura de Isaías: 12:3.

"Com alegria você vai tirar água dos poços da salvação (Ieshua)".

(2)

Adonai" , que significa "Salva-nos IHVH"!

Esta oração nunca é pronunciada em vão: D-us promete que todos os que chamam seu nome serão salvos.

"E há de ser que todo aquele que invocar o nome do IHVH será salvo; porque no monte de Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o IHVH tem dito, e nos restantes, que o IHVH chamar" (Joel 2:32; ver também Romanos 10:13)

A água é um tema tão importante que no último dia da festa, que encontramos Ieshua proclamando que todos aqueles que crêem nele receberão refrigério com as águas da salvação. Por esta 'água', ele falou do Espírito Eterno de Deus. (João 7:37-38)

Devemos, Orar que o povo judeu possa tirar as águas vivas dos poços de salvação verdadeira no Messias Ieshua, e que todo o Israel clame o nome do Senhor e ser salvo.

Shemini Atzeret: uma Assembléia solene no fechamento de Sucot

"Durante sete dias apresentará ofertas de comida para o Senhor e no oitavo dia mantenha uma Assembléia sagrada e uma oferenda de alimentos ao Senhor. É fechamento da Assembléia especial; não fazer nenhum trabalho regular" (Levítico 23:36; ver também Números 29:35).

A Tradição rabínica que ensina no oitavo dia de assembéia, Shemini Atzeret, D-us julga o mundo acerca a água; Ele decidirá sobre a quantidade de chuva para o próximo ano.

Por esse motivo, hoje — neste oitavo dia separado por Deus para um fechamento especial da assembléia — o povo judeu recita orações especiais para a chuva.

(3)

Mais uma vez, vemos uma ênfase na água, que é o tema que se conecta a este feriado a Sucot.

Mas por que a ênfase na água?

Além da óbvia necessidade da chuva para regar a Terra neste clima árido, as chuvas também simbolizam chuvas de bênçãos e especificamente, a esperança da próximidade da vinda do Messias.

Depois do longo, quente e seco verão em Israel, o povo derrama água desesperadamente sobre o altar como um ato de sacrifício, demonstrando sua fé em D-us para prover as chuvas no próximo ano.

Da mesma forma, quando nos sentimos no final dos nossos recursos, nos damos

sacrificialmente ao Senhor, ele dá de volta em nossas vidas, fornecendo para nós as nossas necessidades.

Ieshua entendia bem estes princípios espirituais. Sabia que quando nos derramarmos para Ele, Ele então vai derramar em nós com abundância!

Ieshua foi "derramado como água", conforme descrito no Salmo 22:14; foi depois que ele derramou sua alma até a morte, que D-us derramou o 'chuva do Espírito o Santo' sobre a terra.

Neste país quente e seco de Israel é fácil desidratar-se se nós não bebermos bastante água.

Às vezes, podemos estar sedentos sem mesmo perceber. Se nós não bebermos bastante água, a desidratação resultante pode levar ao colapso físico, e isso é perigoso.

(4)

Se aceitamos o convite de Ieshua de vir a ele quando estamos cansados ou cheio de tristeza e bebermos do Espírito, então nós podemos impedir um colapso espiritual.

"Durante sete dias apresentará ofertas de comida para o Senhor e no oitavo dia mantenha uma Assembléia sagrada e uma oferta de alimento ao Senhor. É o fechamento da Assembléia especial; não fazer nenhum trabalho regular".

Simchat Torah: O início e o fim do ciclo da Parasha

"Oh! quanto amo a tua lei é a minha meditação em todo o dia. Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos; pois estão sempre comigo. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho" (Salmo 119:97-98, 105).

Termina hoje à noite ao por do sol, Shemini Atzeret, e começa Simchat Torah (alegria da Torah). As festas de inverno concluem com Simchat Torah.

O Povo judeu ama a Torah e diligentemente preservaram a palavra de D-us por mais de três mil anos.

Simchat Torah dá expressão jubilante ao amor do povo judeu da Torah.

Em Simchat Torah, os Sefer Torah (rolos da Torah) belamente decorados são tirados fora da Arca em que são mantidos.

Em todo o mundo, o povo judeu vai desfilar com estes rolos da Torah preciosos em torno de suas sinagogas, dabçam em círculos chamados 'hakafot', acompanhado por alegre cantos e danças.

(5)

leitura de Deuteronômio 34.

Uma parte do Capítulo 1 do Gênesis é lida imediatamente depois, lembrando-nos que nosso estudo da Torah nunca termina. Assim que concluímos, podemos começar novamente. A Torah aponta na direção certa

O que é a Torah? Em Hebraico esta palavra, Torah, muitas vezes é traduzida na maioria das Bíblias como "Lei"; no entanto, esta é uma tradução bastante pobre.

A palavra “Torah” vem das raízes yarah, que significa a disparar, destinam-se, ou aponta para “morah”, que significa professor.

Por conseguinte, a Torah é instrução de D-us para seu povo. Estas instruções nos ensinam como viver nesta terra e apontar-nos para a vida eterna por meio de Ieshua.

Então por que nós temos um dia especial apenas para se alegrar na Torah de D-us? É porque a palavra de D-us é uma árvore da vida para nós; e se nós nos mantivermos nele, veremos que todos os seus caminhos são agradáveis e nos levarão a paz (shalom).

A Torah contém toda a sabedoria e instrução que precisamos viver uma vida saudável, feliz, bem sucedida, próspera.

"Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moshe te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Torah; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás" (Josué 1:7-8).

(6)

A Torah, no seu sentido mais estrito, inclui os cinco livros de Moshe: Gênesis (Bereshit), Exodus (Shemot), Levítico (Vayikra), Números (Bamidbar) e Deuteronômio (Devarim).

No entanto, Ieshua citando Paulo e outros livros da Bíblia, incluindo os Salmos e os profetas e também os chamou de Torah (lei).

"Ieshua respondeu-lhes: “Não está escrito na vossa lei (Torah): Eu disse: sois deuses?” (Jo 10:34) Nesta passagem, Ieshua está citando o Salmo 82:6.

"Está escrito na Torah: Por gente doutras línguas e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o IHVH" (I Coríntios 14:21) aqui Paulo faz referencia ao livro profético de Isaías como Torah. (Isaías 28:11)

Outra palavra para Torah frequentemente usada pelo povo judeu é o Tanakh. O Tanakh é um nome hebraico para todos os livros das escrituras judaicas.

Esta palavra é realmente o acrônimo (T-N-K) de Torah, Nevi'im (profetas) e Ketuvim (escritos – Salmos, provérbios, etc). A palavra compreende as três primeiras letras de cada uma destas palavras: T-N-K [tav, nun, kaf].

Os Judeus ortodoxos consideram outra compilação dos escritos como 'Torah'. Este é o Talmud (Mishná e Guemará) que são interpretações rabínicas e comentários da Torah (Cinco livros de Moshe) escrita. Eles acreditam que ambos são a Torah, porque você não pode ter "Torah escrita" sem a interpretação da "Torah oral".

A maioria dos judeus ortodoxos consideram a lei oral como tendo maior peso e autoridade do que a Torah escrita e passam a maior parte de seu tempo de estudo destes manuais, às vezes com a exclusão do resto da Tanakh (Bíblia).

(7)

Inicialmente, D-us escolheu revelar sua Torah para a nação de Israel, e ele deu-lhes a missão de espalhar a sua luz e ensinamentos para todas as Nações da terra.

Enquanto Ieshua cumpriu a Torah, (orientações morais de D-us para a humanidade viver na Justiça), Ieshua deixa claro que ele nunca chegou a aboli-la.

"Não entendem porque eu tenho vir. Eu não vim para abolir a Torah de Moshe ou os escritos dos profetas. Não, Eu vim para cumprir sua finalidade. Digo-lhe a verdade, até que os céus e a terra desaparecer ,nem mesmo o mais pequeno pormenor da Torah de Deus irá desaparecer até o seu objectivo é cumprido.

"Não cuideis que vim ab-rogar a Torah ou os profetas; não vim ab-rogar-los, mas cumprir-los. Porque em verdade vos digo que, até que os céus e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da Torah sem que tudo seja cumprido. De maneira que qualquer que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus" (Mateus 5:17-19).

Através de Ieshua, a luz da palavra de D-us se espalhou por todo o globo. E ainda, quase todos em Israel (99%) ainda não reconhecem Ieshua como o Messias que cumpriu os escritos dos profetas.

Neste Simchat Torah levante-se conosco para trazer Ieshua, oculto nas profecias da palavra eterna de D-us – para levar esta palavra às ovelhas perdidas da Casa de Israel.

"Abençoarei os que te abençoarem..." (Gênesis 12:3).

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Como já afirmamos, o acompanhamento realizado pelas tutorias é nosso cartão de visitas, nossa atividade em que o objeto social do Gauss se manifesta de forma mais

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não