• Nenhum resultado encontrado

CURSO PREPARATÓRIO Para MISSÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO PREPARATÓRIO Para MISSÕES"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

CURSO

PREPARATÓRIO

Para MISSÕES

APOSTILA 2

O DESAFIO

MISSIONÁRIO

(2)

Curso Preparatório Para Missões – O Desafio Missionário

COMO ESTUDAR A LIÇÃO

1. Oração

Ore antes de estudar a Lição e de responder o Teste, pedindo a Deus que lhe ajude na compreensão e assimilação dos assuntos ensinados.

2. Material necessário para o estudo - Bíblia Sagrada

- Apostila

- Lápis e Borracha Para Apontamentos 3. Teste da Lição

No final de cada Lição o aluno se submeterá a um teste. O aluno deverá alcançar nota igual ou superior a 5,0 para ser aprovado em cada Lição.

4.1 – O teste será constituído somente por questões. O valor de cada questão constará no Teste.

5. Certificado

O aluno que obter aprovação em todos os testes fará jus a um certificado que será emitido pelo PROJETO LANÇANDO A REDE.

C u r s o P r e p a r a t ó r i o P a r a M i s s õ e s O D e s a f i o M i s s i C u r s

(3)

UMA PALAVRA SOBRE OS DADOS ESTATÍSTICOS

É impossível abordar o tema desta Lição sem mencionar dados estatísticos. No entanto, a quantidade de informações disponíveis em nosso país sobre a situação religiosa nacional e mundial é pequena e alguns dados variam de uma fonte para outra. Optamos pelas informações divulgadas pelos mais renomados pesquisadores evangélicos. Estaremos atentos ao surgimento de novos dados que possam melhorar a exatidão do texto, embora saibamos que, em termos de proporção e magnitude, os números apresentados são suficientemente exatos para desafiar-nos.

Esta Lição foi escrita de maneira que ao terminar o seu estudo você seja capaz de avaliar por si mesmo a carência de evangelização, tanto em volta de você, sua “Jerusalém”, como além de você, até os confins e tomar as atitudes mais adequadas para que a vontade de Deus se cumpra em sua vida. A Lição tem também a finalidade de despertar vocações, de questionar, de envolver, de desafiar, mesmo que o faça de forma preliminar. Fornecer, todavia, as informações necessárias sem as quais não é possível um posicionamento sério e honesto para enfrentarmos o maior desafio da Igreja, o da evangelização mundial.

Desafio é a provocação, a instigação a uma ação corajosa, enérgica e pronta. Realizar Missões é algo que exige urgência e que pode e deve ser realizado em

qualquer tempo ou lugar, individual ou coletivamente, a tempo e fora de tempo. Missões só oferece duas opções: ir ou enviar.

Realizar Missões é criar oportunidades para todos em todos os lugares: hospitais, presídios, albergues, vilas de pescadores, aldeias indígenas, vilas, cidades, campos, praças, praias, eventos de massa, bem como grupos humanos específicos, para que creiam em Jesus Cristo e o aceitem como Salvador.

Ainda que cheio de religiões, crendices e heresias, o mundo está carente de Deus, o que aumenta consideravelmente nosso desafio e nos convida a ter uma visão apaixonada de Missões. Abra a sua Bíblia e leia com atenção João 6.1-15. Nesta passagem destacam-se algumas expressões importantes como: “... e grande multidão o seguia” e “Jesus levantando os olhos e vendo a grande multidão perguntou a Felipe: Onde compraremos pão para esses comerem?” Leia, também, Marcos 6.30-44. Só continue o estudo após ler este texto. Agora que você leu as duas passagens bíblicas indicadas, pense em duas coisas que os discípulos não tinham. Eles não tinham ___________________ nem onde comprar _________. Se eles não tinham dinheiro nem onde comprar pão para alimentar as multidões, eles tinham um tremendo desafio. Isso é Missões. Alimentar as multidões famintas em lugares desertos da terra é um desafio que foge da lógica natural da vida. É necessário olhar além e ver os campos brancos para a ceifa, é partir com cinco pães e dois peixes, mas é menor do que o dos discípulos. A tarefa de evangelizar o mundo é tão sublime que Deus não confiou aos anjos. Ele delegou à Igreja, única agência transmissora da Sua multiforme graça.

Veja o mundo em que vivemos. Veja na próxima página a extensão da Obra que nos espera:

(4)

Curso Preparatório Para Missões – O Desafio Missionário

1,6 bilhões = sem 2,5 bilhões

nenhum contato não-cristãos que com cristãos, nunca vivem em contato

ouviram o Evangelho com cristãos

1 1,9 bilhões de cristãos

Depois de conhecer os atuais desafios da evangelização mundial, você nunca mais será a mesma pessoa.

Para Pensar:

“A Igreja justifica sua existência somente quando cumpre sua obrigação missionária”. Josué Gonçalves.

“A igreja que não evangeliza em breve deixará de ser evangélica”. Alexandre Duff. “Quando os cristãos evangelizam, não estão empenhando-se em algum passatempo agradável e inofensivo, mas, sim, em uma luta terrível, cujos resultados são eternos”. Leon Morris.

“Tua incumbência única sobre a terra é salvar almas”. João Wesley.

“Meu destino é proclamar a mensagem, sem me importar com as conseqüências pessoais para mim mesmo”. Zinzendorf.

“Não podemos levar o mundo todo a Cristo, mas podemos levar Cristo a todo o mundo”. J. Blanchard.

“Não tenho o menor interesse em uma teologia que não evangelize”. James Denney. “A Evangelização deve ser uma atitude que permeia todas as atividades do cristão”. Bryn Green.

“O evangelho não cai das nuvens como chuva, por acidente, mas é levado pelas mãos dos homens para onde Deus o enviou”. João Calvino.

“Não há melhor evangelista no mundo do que o Espírito Santo”. D. L. Moody. “Deus tinha um único filho e fez dEle um missionário”. Livingstone.

“O melhor remédio para uma igreja enferma é uma dieta missionária”. Josué Gonçalves.

“Não estamos preocupados com os sacrifícios e desafios que teremos de realizar e enfrentar para ganhar vidas para Cristo. Afinal, para Jesus nos salvar custou-lhe a própria vida”. L. P. Landim.

(5)

I. CONHECENDO AS NECESSIDADES DO MUNDO ATUAL

Um bom procedimento para começar a conhecer as necessidades do mundo atual é ter _________________________________________________. Sim, ter uma visão geral do mundo oferece ao crente um amplo conhecimento das necessidades do mundo atual.

1.1 - Um Panorama Mundial

O mundo que hoje temos de alcançar tem mais ou menos 7 bilhões de pessoas distribuídas em 252 países, territórios e colônias, que falam cerca de 6.000 línguas e dialetos, com 11.500 grupos etno-lingüísticos, com 2,2 bilhões de adolescentes, com 3,3 bilhões de pessoas vivendo em áreas urbanas, com 2,7 bilhões de pessoas vivendo em áreas rurais, com 1 bilhão de analfabetos – desafios que temos que aceitar e vencer.

O mundo enfrenta a explosão demográfica, o crescimento desordenado da população com o nascimento diário de cerca de 468 mil crianças. Incluindo a Antártica, a área do mundo é de 143.000.000 Km². A média de habitantes por quilômetro quadrado é de 30 pessoas. O mundo cresce à velocidade de 160 milhões de pessoas por ano. Estimava-se que no ano de 2005 o mundo teria 433 cidades com mais de um milhão de habitantes. De quantos missionários necessitamos?

Há, também, o crescimento científico e tecnológico, o crescimento vertiginoso do Islamismo, do Hinduísmo, do Budismo, da feitiçaria presente até nos desenhos infantis, nas artes, na mídia eletrônica e em todos os meios de comunicação de massa.

Em João 4.35b, você lê: “Ora, eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede os ____________________, que já estão brancos para a ceifa”. Vamos levantar os olhos e ver os campos. “O campo é o __________________”. Mateus 13.38a.

No nosso campo, o mundo, existe desafios específicos que precisam ser vencidos urgentemente. Eis alguns deles:

1. Os 210 milhões de alcoólatras. 2. Os 70 milhões de homossexuais. 3. Os 40 milhões de lésbicas. 4. Os 12 milhões de refugiados. 5. Os 200 milhões de nômades.

6. As crianças de rua que somam milhões ainda não totalmente estimados.

7. Os muçulmanos (seguidores do Islamismo) com quase 1,3 bilhões e com o crescimento médio de 16% ao ano, enquanto os cristãos crescem apenas 9%.

8. Hinduísmo com quase 900 milhões de adeptos e com o crescimento de 12% ao ano. 9. O Budismo com cerca de 600 milhões de adeptos e crescimento de 15% ao ano. 10. As 1.700 línguas e dialetos sem sequer um versículo bíblico traduzido.

Agora que você teve uma visão geral do mundo em que vivemos, vamos olhar especificadamente a situação religiosa dele.

Os quatro segmentos em que a situação religiosa do mundo pode ser dividida são: mundo religioso, os cristãos, os não-cristãos já evangelizados e os não-cristãos.

1.2 – A Situação Religiosa Mundial

(6)

Curso Preparatório Para Missões – O Desafio Missionário

1. __________________________________________________________________. 2. __________________________________________________________________. 3. __________________________________________________________________. 4. __________________________________________________________________. Os quatro segmentos em que a situação religiosa do mundo pode ser dividida são: mundo religioso, os cristãos, os não-cristãos já evangelizados e os não-cristãos.

1.2.1 – Mundo Religioso

Veja abaixo um quadro estatístico do mundo religioso:

Religiões 1986 2000

Cristãos (todos os ramos) 1.572.875.100 2.019.921.400

Muçulmanos 837.308.700 1.200.653.000 Hindus 661.371.700 859.252.300 Budista 300.146.900 659.092.100 Religiões Tribais 91.365.600 100.535.900 Novas Religiões 108.505.600 138.263.800 Judeus 18.023.700 20.173.600 Outras Religiões 222.676.100 203.582.200

No quadro religioso mostrado, você observou que o grupo religioso que está mais próximo dos cristãos, em número de adeptos, são os ____________________. Sim, são os muçulmanos que atualmente têm mais adeptos, abaixo dos cristãos. Eles representam quase que uma ameaça para o crescimento dos cristãos. Em porcentagem anual, eles crescem mais do que os cristãos. Na verdade, eles querem conquistar o mundo também. Há 35 milhões de muçulmanos na Europa. Estão próximos de serem considerados o segundo maior grupo religioso europeu. Eles cresceram aceleradamente em países como a Itália, Alemanha, França e Inglaterra. A cada 15 dias, na Inglaterra, é inaugurada uma nova mesquita, segundo líderes muçulmanos. Na América Latina, o Islamismo está crescendo principalmente em dois países: Guiana Inglesa e Suriname.

No Brasil foi construída a primeira mesquita em 1929, no centro de São Paulo. Agora, o Islamismo avança a passos largos em nosso país. Em março de 1991, havia no Brasil cerca de 2 milhões de muçulmanos. São Paulo é o Estado que tem maior número de mesquitas. Noventa por cento dos muçulmanos que vivem no Brasil são de origem libanesa, mas, já se podem contar brasileiros adotando o Islamismo como sua religião.

(7)

“Ao invés de considerá-los uma ameaça”, diz Bill Wagner, presidente da Federação Batista Européia, “os muçulmanos devem ser um desafio para as missões cristãs”. Mas por que é um desafio? A melhor resposta é dada pelo pastor Caio Fábio: “O Comunismo no auge da sua força perto do mundo muçulmano de hoje é brincadeira. Porque o Comunismo é uma batalha absolutamente diferente. Deus é o oposto para eles. É muito bom lutar contra o oposto e especialmente quando o oposto é nada transformado em ação política. Agora quando você enfrenta o mundo muçulmano, você não está lutando contra o nada, você está lutando contra um semelhante que traz consigo todo o sentido da vida. Um deus que dá para a população todo o sentido de realização espiritual, moral e política. É um sistema fechado, auto-suficiente com um deus fortíssimo e em nome desse deus se vive e se morre. Uma atitude de repressão extremamente forte. É aí que reside o grande desafio missionário”.

1.2.2 – Os Cristãos

A maioria das fontes estatística disponível engloba no contingente de “cristãos”, os protestantes, os evangélicos e os católicos. Totalizam, dessa forma, 1 bilhão e 900 milhões de pessoas vivendo em 150 países (32% da população mundial). No entanto, há a estimativa que somente 700 milhões são cristãos ativos (crentes de fé e prática) reunidos em cerca de 7 milhões de igrejas ou congregações. Os evangélicos somam 550 milhões de pessoas distribuídas em quase 20 mil denominações.

1,9 bilhões

de

cristãos

Há a informação, também, que um em cada cinco cristãos é pentecostal ou carismático, ou seja, 382 milhões de cristãos. Afirmam os missiólogos que o movimento pentecostal inclui cerca de 11 mil denominações e mais de 3 mil denominações carismáticas independentes, e dois em cada três membros do movimento vivem no Terceiro Mundo. TOTAL DE CRISTÃOS POR CONTINENTES

Continentes 1986 2000

África 196.874.500 323.914.900

Ásia 249.994.500 332.138.000

(8)

Curso Preparatório Para Missões – O Desafio Missionário

América Latina 392.314.400 555.486.000

América do Norte 184.860.600 201.265.200

Oceania 17.063.300 20.361.500

Entre os Cristãos de todo o mundo, há os que estão de amor pelos milhões sem Cristo e estão envolvidos diretamente com o trabalho de evangelização, fazendo com que a força missionária total seja constituída de 121 mil missionários, 30 % deles enviados por igreja de países do Terceiro Mundo.

TAREFA: Escreva num caderno o nome de algum missionário ou missionária. Você poderia aproveitar a oportunidade para escrever-lhe uma carta de incentivo.

O número de missionários do Terceiro Mundo está crescendo cinco vezes mais do que os do Primeiro e Segundo mundos. Em 1988 saíram da Índia mais de 8 mil missionários, número duas vezes maior do que em 1980. A meta da Coréia do Sul era treinar aos menos 10 mil missionários e colocar um em cada país do mundo até o ano 2000. A Igreja Pentecostal Mombasa no Quênia, rodeada por cinco mesquitas, é uma base de envio de obreiros para trabalhar entre os muçulmanos da África Oriental. E o que os brasileiros estão fazendo para alcançar os países da língua portuguesa da África?

A previsão era que, por volta do ano 2000, o número de missionários do Terceiro Mundo alcançasse 162 mil em comparação aos 120 mil que se prevê para o Ocidente.

Quantos seremos nós, os evangélicos, no ano de 2010, depende do nosso engajamento pessoal e de cada igreja no trabalho missionário.

Marque com um “X” a afirmação mais correta:

(a) Não se deve ter pressa; esperemos primeiro a igreja crescer e então realizaremos um grande trabalho evangelístico.

(b) Vamos orar e jejuar e Deus fará crescer o seu rebanho. (c) A Igreja é de Deus e Ele mesmo a fará crescer.

(d) Vamos evangelizar intensamente, cumprindo a nossa parte, e Deus fará frutificar a Sua Palavra.

1.2.3 – Os Não-Cristãos Já Evangelizados

2,5 bilhões

não-cristãos que

vive em contato

com cristãos

(9)

Dos 6 bilhões de habitantes da terra, 2,5 bilhões estão evangelizados mas não são cristãos, ou seja, já ouviram o Evangelho pelo menos uma vez com condições de compreendê-lo, mas ainda não o aceitaram ou se tornaram seguidores de Cristo. Eles vivem em mais de 70 países. Muitos deles são seus vizinhos! Eles precisam ser confrontados

________________________________ com a pregação do Evangelho. Não podemos pensar que estamos livres da responsabilidade de evangelização dos não-cristãos já evangelizados. Eles precisam ser confrontados pelo menos uma vez com a pregação do Evangelho.

1.2.4 – Os Não-Cristãos

1,6 bilhões sem nenhum contato com

cristãos. Nunca ouviram o Evangelho.

Resta 1,6 bilhões de pessoas que ainda, de fato, não ouviram a pregação do Evangelho.

Os não-cristãos estão espalhados em 30 países sendo 20 deles considerados os menos evangelizados do mundo. São eles: Líbia, Afeganistão, Butão, Guiné, Omã, Lêmen do Norte, Mauritânia, Maldivas, Arábia Saudita, Somália, Níger, Mongólia, Argélia, China, Coréia do Norte, Mali, Nepal, Kuwait e Turquia.

Neste mundo não-evangelizado estão mil tribos indígenas que nunca receberam a visita de um missionário.

Apenas 0,01% dos recursos financeiros levantados anualmente para a evangelização mundial é aplicado para alcançar os não-cristãos. Somente 5% dos missionários de todo o mundo estão trabalhando entre eles.

Assinale com um “X” o que está certo abaixo:

(a) A quantidade de missionários trabalhando entre os não-cristãos é suficiente.

(b) A quantidade de missionários trabalhando entre os não-cristãos é grande.

(c) A quantidade de missionários trabalhando entre os não-cristãos é pequena.

(10)

Curso Preparatório Para Missões – O Desafio Missionário

Temos que ganhar os chamados não-cristãos para Cristo. Mas quanto tempo levará a mensagem do Evangelho para chegar até cada um deles? Se continuarmos na média de 50 mil por dia ouvindo a Palavra pela primeira vez, somente alcançaremos os não-evangelizados daqui há 71 anos. A nossa tarefa é enorme!

1.3 – OS CONTINENTES DO PONTO DE VISTA DE MISSÕES 1.3.1 – ÁFRICA

O imenso continente africano com uma população acima de 740 milhões de pessoas é cerca de quatro vezes a população brasileira.

Sem contar a grande variedade de povos que ali vivem e a constante mudança de ideologia política efervescente em todo o Terceiro Mundo, a igreja na África tem tido vertiginoso crescimento. A média é de 30 mil pessoas acrescidas por dia. Na região do Sul do Saara existem cerca de 300 milhões de cristãos. A previsão era que, por volta do ano 2000, 49% da população africana seria cristã e 16% desse total seriam evangélicos.

Apesar desse crescimento da igreja, existem grandes desafios no continente africano. Muitos povos e tribos de línguas e dialetos diferentes ainda vivem em completa escuridão espiritual, envolvidos em práticas animistas e pagãs, além de 14 países muçulmanos inteiramente fechados para a pregação do evangelho.

Para realizar a tarefa inacabada da evangelização no continente africano, estima-se serem necessários mais de 30 mil missionários.

Antes de continuar o estudo da Lição, ore dez minutos pelo povo africano.

Motivo específico de oração: GABÂO – país com 980 mil habitantes. Ore e peça oração em sua igreja ou congregação para que sejam aumentados os esforços evangelísticos no Gabão. Em mais da metade do território há pouquíssimos evangélicos residentes e cerca de 24 tribos que ainda não foram alcançadas pelo Evangelho. Intercedamos pelos missionários que ali trabalham e pelas agências ou igrejas que os mantém.

Abra a sua Bíblia e leia vagarosamente os seguintes textos: Isaías 6.1-8; 9.2 e Marcos 16.15. Deus continua perguntando ainda hoje: Quem enviarei? Quem há de ir?

(11)

TAREFA: Na África existem cinco países que o idioma oficial é o mesmo falado no Brasil. Faça uma pesquisa em Atlas, almanaques e escreva abaixo os nomes desses países:

1. ___________________________________ 2. ___________________________________ 3. ___________________________________ 4. ___________________________________ 5. ___________________________________ 1.3.2 – ÁSIA

Berço de religiões mundiais como o Budismo e o Hinduísmo, com população maior do que a metade de toda população mundial. Apenas 5% dela é cristã. Ali tem-se constatado perseguição muito ativa ao trabalho missionário. Entretanto, no coração desse continente, a Coréia do Sul, que há um século atrás não tinha nenhuma igreja, está se convertendo rapidamente num baluarte do Cristianismo na Ásia. Ali crescem e florescem as maiores igrejas do mundo – Metodista, Presbiteriana e Pentecostal, totalizando cerca de 14,5 milhões de crentes e com suas sedes em Seul. Percentualmente, isto significa 30% de toda a sua população. O extraordinário crescimento da igreja poderia fazer da Coréia do Seul, antes do ano 2000 o primeiro país a ver mais de 50% de toda a sua população fazendo parte de igrejas protestantes. Também, a Coréia do Norte, separada do Sul na década de 1950, mesmo tendo os seus templos destruídos pelo Comunismo ali implantado, conta com 10 mil cristãos evangélicos, frutos de reuniões em lares.

Os maiores desafios missionários são os seguintes: China, Vietnã, Laos, Japão, Birmânia e Índia.

Ore 10 minutos pela Ásia e pelo esforço missionário naquela imensa região do mundo. Leia novamente Isaías 6.1-8.

Motivo específico de oração: NEPAL – país com mais de 19 milhões de habitantes. Durante anos esteve fechado para o Evangelho, mas na presente década centenas de pessoas têm conhecido a Cristo em meio a grande perseguição. Oremos pelo crescimento da igreja e pelos colaboradores que estão encarcerados por vender livros evangélicos.

(12)

Curso Preparatório Para Missões – O Desafio Missionário

Berço do Cristianismo, terra natal de Abraão que ali ficava situada junto ao atual Golfo Pérsico, onde deságuam os bíblicos rios Tigre e Eufrates. Região situada no antigo crescente fértil onde floresceram os antigos impérios sumérios, acádio e babilônico, hoje predominantemente muçulmana, potencialmente rica em petróleo e em conflitos. A região também é base das três maiores religiões do mundo: o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo. Talvez seja a mais difícil e perigosa região do mundo para se anunciar o Evangelho. A recompensa do missionário pode ser a morte. O número de cristãos no Oriente Médio é de mais ou menos 6% com sua maioria no Líbano, Chipre e Egito, sendo muito pequeno o número de evangélicos. A população é 99% islâmica e a religião se confunde com o Estado. Quando um islamita se converte ao Evangelho é considerado traidor e infiel.

Segundo alguns pesquisadores da evangelização na região, a Guerra do Golfo Pérsico acontecida em janeiro de 1991 poderá resultar de alguma forma em um meio para se espalhar o Evangelho, visto que os governos da península árabe estão necessitando de ajuda estrangeira para reconstruir suas nações e as portas estão abertas para cristãos chamados “fazedores de tendas” – profissionais de todo o tipo, tais como engenheiros, professores e especialistas em comunicações. Outro meio que Deus está se utilizando para ganhar o povo do Oriente Médio são os estudantes cristãos africanos que se encontram estudando em universidades árabes e dão um testemunho positivo entre os colegas de classe. Portanto, podemos afirmar que no Oriente Médio:

(a) É fácil trabalhar como missionário de tempo integral, anunciando abertamente o Evangelho.

(b) Somente como “fazedor de tendas” que se pode dar testemunho do Evangelho.

Motivo específico de oração: POVO CURDO – Maior nação do mundo sem um território próprio. Grande parte do povo vive no Iraque e na Turquia. São 99% muçulmanos o que os tornam fechados à mensagem do Evangelho. É um povo com profundas necessidades espirituais e políticas. Oremos para que a Bíblia ou porções sejam traduzidas nos 16 dialetos usados pela nação curda e pelo testemunho corajoso de missionários que trabalham entre esse povo duro e sofrido. Aceitemos esse desafio sabendo que as barreiras só serão derrubadas com oração e jejum. Faça uma cruzada de oração na sua igreja ou congregação em favor da nação curda.

Lembre-se que Deus tem um alvo. Leia Ezequiel 33.11 e 2 Reis 13.17. Decida hoje mesmo ser um instrumento de Deus.

(13)

1.3.4 – EUROPA

População superior a 480 milhões de habitantes, mas cria um total de cristãos inferior a 5%, apesar de no passado, ter dali partido missionários, tais como Guilherme Carey, David Livingstone e Carlos Studd. Hoje, o continente sofre com o Humanismo e nenhum zelo religioso.

Historiadores declaram que o continente europeu não pode mais ser considerado cristão devido a decadência espiritual do seu povo, talvez por influência do pensamento filosófico de Descartes, do Comunismo ateu, do Socialismo na formação dos jovens nos últimos 70 anos, herança de Marx e Engels.

Hoje, uma réstea de luz brilha no horizonte do Leste europeu com o desmoronamento do Comunismo como filosofia de vida. As orações do povo de Deus em todo o mundo demoliram os muros como nos dias de Josué. A Albânia, a última resistência do Comunismo na Europa à abertura, agora, está sofrendo mudanças políticas e já tem um governo não-comunista. A Romênia está recebendo um grande avivamento espiritual com cerca de 500 mil pentecostais, assim como a Polônia. Há, contudo tremendos desafios tais como Portugal, França, Itália e Inglaterra. Oremos para que a chama do Evangelho queime novamente por todo o continente europeu.

Motivo específico de oração: ESPANHA – Tem 50 milhões de habitantes que vivem sob o forte e preponderante domínio do Catolicismo Romano. A presença evangélica é de apenas 0,3% da população. Oremos pelas 7.600 cidades e vilas sem nenhuma presença evangélica. Oremos para que Deus levante obreiros vocacionados para a Espanha.

(14)

Curso Preparatório Para Missões – O Desafio Missionário

1.3.5 – OCEANIA

Um continente composto de milhares de ilhas, com uma população total de aproximadamente 45 milhões de pessoas e considerado 80% cristão (contando cristãos ativos e nominais). Mas, existem ainda centenas de ilhas onde há pessoas que precisam do testemunho de Cristo. Há milhares de nativos envolvidos em crenças pagãs que nem sabem que Jesus existe, não conhecem o verdadeiro Deus. Eles nascem, vivem e morrem sem esperança.

Motivo específico de oração: FIJI – Mais de 700 mil habitantes sendo 50,8% indianos. Há predominância do Hinduísmo e do Islamismo. Pouco está sendo feito para alcançar os indianos e aos poucos que se convertem a Cristo sofrem considerável perseguição.

Leia e medite em Apocalipse 7.9 1.3.6 – AMÉRICAS

Apesar de ser considerado um continente totalmente cristão e apresentar extraordinário crescimento da Igreja em alguns países, a grande maioria da população da América (Norte, Central e Sul) são evangélicos e desses 70% são pentecostais. Há muitas religiões, milhares de seitas e grupos que falam de Cristo e até usam a Bíblia, porém não são seguidores de Cristo segundo a Sua Palavra. O Catolicismo intolerante e perseguidor em muitos países ainda é a religião oficial da Bolívia, Colômbia, onde até 1980 existiu perseguição religiosa com templos queimados e pastores presos e mortos, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Paraguai e Argentina.

(15)

A igreja cresceu na América do Sul à medida de quase três vezes o crescimento populacional. Em 1900, somente 70 mil crentes evangélicos residiam na América do Sul e Central. Em 1990, o número aumentou para 40 milhões e pesquisadores acreditam que chegará a 100 milhões em dez anos.

Os maiores contingentes de evangélicos da América estão no Brasil, Chile e Guatemala. Porém, juntamente com esses fatos vêm grandes responsabilidades. Cerca de 1/5 de 1% dos fundos levantados entre os evangélicos da América seria suficiente para implantar igrejas em 12 mil povos não-alcançados.

A evangelização na América enfrenta como o seu grande desafio o sincretismo religioso com o domínio do Catolicismo.

Abaixo, veja alguns países da América do Sul que se constituem grandes desafios para a igreja brasileira:

ARGENTINA COLÔMBIA

População: 39.000.000 População: 37.000.000

Religião oficial: Católica Romana Religião Oficial: Católica Romana

Evangélicos: menos de 5% Evangélicos: menos de 2,5%

BOLÍVIA EQUADOR

População: 8.500.000 População: 11.500.000

Religião oficial: Católica Romana Religião Oficial: Liberdade de Culto

Evangélicos: menos de 8% Evangélicos: 3,2 %

PARAGUAI PERU

População: 6.000.000 População: 30.000.000

Religião oficial: Católica Romana Religião Oficial: desde 1978 com

Evangélicos: menos de 3% liberdade de culto.

Evangélicos: 3% OBS: Apesar da liberdade religiosa no Peru, houve perseguição (10/01/89). As favelas

peruanas são de uma pobreza indescritível. Existe convulsão social com guerrilhas e mortes. 1.4 – OS POVOS DO PONTO DE VISTA DE MISSÕES

A população mundial não é somente distribuída por países. O mundo está dividido em povos, ou seja, grupos de pessoas que mantêm uma afinidade uns com os outros, baseados em uma origem comum (raça ou etnia) e compartilham cultura, língua, religião e outras peculiaridades similares. É assim que Deus vê todo o mundo. Na Bíblia, encontramos termos, tais como povos, nações, famílias, línguas, tribos, gentios e até mesmo gregos, todos significando a idéia de grupos de pessoas. O plano de Deus é que o Corpo de Cristo seja multicultural.

Na época da Torre de Babel havia 70 grupos de pessoas e quando Jesus ordenou que se fizessem discípulos em todas as “nações” ou grupos de pessoas, havia cerca de 60 mil povos.

Do ponto de vista da evangelização mundial, os povos são separados em povos alcançados e povos não-alcançados.

(16)

Curso Preparatório Para Missões – O Desafio Missionário

Os povos alcançados são formados pelos cristãos e pelos não-cristãos que já ouviram a mensagem do Evangelho pelo menos uma vez, mas ainda não o aceitaram.

- Cristãos Ativos

Povos Alcançados - Cristãos Nominais

- Não-Cristãos evangelizados

Os povos não-alcançados são aqueles que nunca ouviram a mensagem do Evangelho e se encontram em todos os continentes.

- tribais - chineses

Povos Não-Alcançados - hindus - muçulmanos

- ateus

A maioria dos pesquisadores afirma que existem 12 mil povos não-alcançados. Eles são, por exemplo, os nômades Chang-pa do norte da Índia, os sudaneses da Indonésia, os engenni da Nigéria, as tribos indígenas. Eles vivem em regiões do interior dos países e também entre os habitantes das grandes cidades do mundo. Havia uma previsão que por volta do ano 2000 cerca de 80% deles estariam vivendo em países com fortes restrições à atividade missionária tradicional. Todo dia morrem 55 mil pessoas não-alcançadas. Podemos calcular que, com 7 milhões de igrejas em todo o mundo, existam mais de 583 igrejas para cada povo não-alcançado.

Então, do ponto de vista de Missões, os povos são separados em: _____________________________ e ___________________________________.

(17)

Podemos entender o desafio brasileiro tendo uma visão do quadro estatístico religioso do país, onde o crescimento dos evangélicos se contrapõe com o crescimento de seitas, e das suas necessidades e carências sociais e espirituais.

Em 1970 nossos habitantes somavam cerca de 93 milhões; em 1980, 120 milhões; em 1990 chegamos a 150 milhões com uma previsão de quase 190 milhões no ano 2000. Um país-continente com 8.175 distritos e 8.511.265 Km²; 5º maior país populacional do mundo, considerado cristão contando os ativos, os nominais e aos católico-espíritas e ramificações. Oficialmente, segundo dados do IBGE, em 1980, os evangélicos somavam cerca de 7,9 milhões, ou 6,6% da população.

A população brasileira cresceu 2,5% ao ano e a igreja 5%. Possivelmente, na década de 90, o número oficial de evangélicos seria cerca de 8% da população, isto é, 15 milhões de pessoas.

Fontes estatísticas independentes avaliam assim o crescimento das três mais importantes religiões do Brasil:

ANO GRUPO PERCENTUAL SOBRE POPULAÇÃO OBS

Evangélicos 1%

1900 Espíritas 12,6% Fonte: Missão 3

Católicos 86,2% Brasil Evangélicos 15,5% +2% p/decênio 1970 Espíritas 19,3% +0,7% p/decênio Católicos 63,2% -3% p/decênio Evangélicos 16,8% +1,3% p/decênio 1980 Espíritas 27,7% +8,4% p/decênio Católicos 55,5% -9,7% p/decênio

Analise em oração os seguintes gráficos preparados com dados oriundos do censo de 1980 do IBGE (em 1.000 habitantes):

Região População Evangélicos Pentecostais Tradicionais

Norte 5.888,7 496,0 306,5 189,3

Centro Oeste 7.545,7 588,8 351,5 237,3

Nordeste 34.815,5 1.183,4 660,6 522,8

Sul 19.031,9 1.936,6 659,6 1.276,7

Sudeste 51.737,2 3.681,3 1.885,0 1.796,3

A representação gráfica dos percentuais dos dados acima expostos pode ser assim: % 50 45 40 35 30

(18)

Curso Preparatório Para Missões – O Desafio Missionário 25 20 15 10 5 ··

Sudoeste Sul Nordeste Centro-Oeste Norte

O número de evangélicos se concentra nos grandes centros industriais; e apenas 30% nas áreas rurais.

Lembre-se de que há milhões de brasileiros para serem salvos por Cristo. Das 221 tribos indígenas apenas 62 já foram alcançadas com o Evangelho e dessas apenas 46 possuem texto bíblico em seus idiomas ou dialetos. As necessidades e carências precisam ser assistidas pela igreja brasileira.

3. ACEITANDO OS DESAFIOS MUNDIAIS

A igreja precisa urgentemente rever seus métodos de evangelização para vencer os atuais desafios mundiais com o mesmo poder e o mesmo Evangelho. Mais do que crescer numericamente, a igreja precisa crescer mais em entendimento e envolvimento nas grandes questões do contexto em que vivemos e influenciar mais fazendo prevalecer a verdade entre os homens.

Assinale com um “X” o que a Igreja precisa rever urgentemente para atender os desafios mundiais:

(a) Os métodos de interpretação da Bíblia (b) Os costumes adaptando-os ao século XXI (c) A Doutrina da Salvação e do Espírito Santo (d) Os métodos de evangelização

As Boas Novas da Salvação precisam chegar até o homem urbano, ao estudante, ao operário, à dona de casa, ao profissional liberal. Devem chegar também ao órfão, ao deficiente físico, as prostitutas, aos homossexuais. À quantas dessas necessidades sua Igreja está ministrando? E você mesmo, qual é o seu comprometimento?

3.1 - É PRECISO ORAR MAIS

Se, pelo menos houvesse uma hora de oração por dia em favor de cada novo missionário que vai trabalhar entre os não-alcançados as barreiras que impedem a evangelização deles seriam destruídas. Bastaria somente 2% do tempo que os evangélicos gastam diariamente vendo televisão e fazendo compras. A oração é o que vai à frente do evangelista ou missionário. A oração é a chave do despertamento evangelístico. A oração move o dedo de Deus. Jesus mesmo ensinou-nos a orar quando disse: “Rogai ao Senhor da Seara que mande ceifeiros para sua seara”. Mateus 9.38.

Deus levantará Igrejas e indivíduos que viajarão por todo o globo terrestre por meio da oração intercessória.

(19)

Uma igreja viva, poderosa, renovada e dinâmica, com toda certeza, é fruto da unção do Espírito Santo na vida de cada crente e do incessante labor evangelístico de casa em casa, de pessoa a pessoa, “tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

“... recebereis poder...” é o segredo da vitória em Missões. Leia todo o capítulo 2 do Livro de Atos dos Apóstolos. Leu? Agora, leia novamente os versículos 37 a 47. Você aprendeu que o derramamento do Espírito traz despertamento evangelístico com testemunhas avivadas (Atos 1.8). É por isso que a Comissão da Década da Colheita deseja alcançar 3 milhões de intercessores para Deus dar um derramamento de poder à igreja e ganhar 50 milhões de brasileiros para Cristo. E se você pensou em orar 30 minutos antes de qualquer culto ou outras reuniões da igreja, em promover uma vigília de oração mensal, em separar um dia da semana para jejum, saiba que você está em plena harmonia com as diretrizes da Década da Colheita e com Deus para vencermos os desafios da evangelização do Brasil e do Mundo. A oração é a chave do sucesso missionário, do seu sucesso porque você e eu fomos chamados para sermos testemunhas.

3.2 - É PRECISO AUMENTAR A CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA

Contribuir financeiramente para Missões é realizar o maior investimento que conhecemos. É ajuntar tesouros no céu. (Mateus 6.20)

É impossível a realização de Missões para abranger os gigantescos desafios mundiais sem dinheiro.

Leia o relato de um impressionante testemunho de contribuição financeira para Missões: (Veja que se trata de um assunto financeiro, relativo a uma igreja que cuida do missionário. Torna-se lógico, então, que Deus supre as nossas necessidades quando estamos aplicando em missões).

“Este é um princípio extraordinário, e posso dar testemunho disso. A nossa igreja construiu em dois anos e oito meses um templo com capacidade para mil pessoas, e o inaugurou sem nenhuma dívida. O segredo? Aplicamos primeiramente o dinheiro em missões. O templo estava sendo construído somente com o que restava de dízimos e ofertas. No ano de 1985, realizamos nossa VI Convenção Missionária e, naquela época, tínhamos um terreno vazio, onde adaptamos uma cobertura de lona, para improvisar um refeitório. No ano de 1986, onze meses depois, tivemos a VII Convenção Missionária, e no mesmo lugar onde estava o terreno vazio havia um prédio de sete andares, construído e coberto, mas sem acabamento. Um pastor que participava da conferência de 1985 perguntou-me: Edison, como isto é possível? No ano passado havia aqui um terreno vazio e agora já existe um prédio! Então lhe respondi: Você quer saber qual é o nome deste prédio? É resto. Ele ficou espantado e perguntou: Porque resto? Novamente lhe respondi: Porque nesta igreja aplicamos o dinheiro em primeiro lugar na obra missionária e com o resto construímos este prédio. Quando missões ocupa o primeiro lugar, Deus supre as necessidades, conforme prometeu. Faça um teste”. (A IGREJA LOCAL E

MISSÕES, Edison Queiroz, 2º Edição, Editora Vida Nova, pág.87).

Um meio prático de se contribuir financeiramente para a obra missionária é: 1. Tornar-se “Parceiro Missionário” do PROJETO LANÇANDO A REDE, isto é, sócio

n t e n e d o r ;

(20)

Curso Preparatório Para Missões – O Desafio Missionário 2. Realizar culto missionário mensal com renda destinada a manter ou ajudar na

manutenção de missionários no campo; e etc. Leia e medite em Filipenses 4.10-19.

3.3 - É PRECISO CONSAGRAÇÃO PESSOAL

Deus quer usar toda a igreja, todos os crentes em todos os lugares, entretanto, há um preço a ser pago, não há apenas rosas em nosso caminho, os espinhos ferem os nossos pés e mãos. A realidade despida de sonhos e fantasias é o que pretendemos enfatizar, até porque sem renúncia e espírito abnegado não existirá vida cristã vitoriosa, valores que aliados à integridade pessoal e espiritual são as bases de um ministério autêntico.

Há o custo da obediência. Obediência significa mudar a expectativa de ser abençoado para ser apenas uma bênção. Recusar envolver-se na visão de ser uma bênção foi a chave do problema de Israel no Antigo Testamento.

O preço de ser parte do plano global de Deus é perder a vida pela causa Dele. Em alguns lugares da terra, evangelizar pode ser considerado o negócio mais perigoso da terra. Eis a estatística dos que venceram a morte pelo martírio de suas próprias vidas: Em 1900, 35.600 pessoas e em 1990 foram mortos nas trincheiras cristãs cerca de 330 mil pessoas. A previsão que tinha para o ano 2000 era de serem sacrificados cerca de 500 mil, entre missionários e evangelistas em todo o mundo.

Leia os seguintes versículos do capítulo 11 de Hebreus: 17; 24-26; 36-38.

O versículo 13 desse mesmo capítulo diz: “Todos estes morreram _________, sem terem recebido as ___________________, mas vendo-as ________________, e

______________________, e _____________________, confessaram que eram ______________________ e _________________________ na terra”.

Consagrar-se é estar à disposição; é entregar-se total e incondicionalmente; é entrega voluntária; é estar pronto a ir nu a ficar; é não escolher lugar nem a qualidade do serviço que vai prestar; é servir por servir.

Agora, ore por alguns minutos desejando ouvir a voz de Deus e Sua soberana vontade para a sua vida.

Conheça como Deus falou e fala para os seus servos:

1. Atos 11.5 – Deus falou a Pedro através _____________________________. 2. Daniel 9.21-23 – Deus falou a Daniel através __________________________. 3. Atos 22.17-18 – Deus falou a Paulo através ____________________________. 4. Atos 8.26 – Deus falou a Felipe através _______________________________. 5. Êxodo 3.4-10 – Deus falou a Moisés através ___________________________. 6. I Samuel 3.8-10 – Deus falou a Samuel através _________________________. 7. Atos 8.29-31; 34-36 – Deus falou ao eunuco através _____________________. 8. Atos 13.1-3 – Deus falou a Barnabé através ___________________________. 9. Atos 21.4 – Deus falou a Paulo através _______________________________.

Você agora sabe que Deus chama uma pessoa para a sua obra de muitas maneiras e fala de muitas maneiras. Fala através de visão, arrebatamento, anjos, voz audível, sonho, profecia. Sua palavra e até por um conselho de pessoa consagrada e espiritual. Todas estas

(21)

evidências aliadas a uma forte convicção interior e circunstâncias da vida indicam a direção e a chamada de Deus. Agora você tem a chave da evangelização mundial, use-a. Se você não fizer o trabalho quem o fará?

Não importa como e o que Deus tem falado com você. Saiba que a igreja é a agência missionária por excelência e todo trabalho deve estar a ela vinculado e subordinado. É muito importante ter o apoio do ministério da sua igreja. Se você ainda não realiza o trabalho evangelístico, comece agora.

Aliste, abaixo, áreas que você conhece onde pode iniciar seu ministério evangelístico: 1. ________________________________ 2. ________________________________ 3. ________________________________ 4. ________________________________ 5. ________________________________ 6. ________________________________

Além de saber a área de atuação, você deve conhecer alguns métodos que estão sendo usados para a disseminação do evangelho ao redor do mundo. Você pode e deve usá-los de acordo com cada momento. São eles:

1. Evangelismo em massa (cruzadas, campanhas, etc...)

Método genuinamente bíblico usado por Pedro no dia do Pentecostes; por Felipe em Samaria; e por Paulo em diversas ocasiões (Atos 2.14-41).

2. Mídia eletrônica (rádio, tv, veículos sonorizados)

Técnica de comunicação em massa, moderna e de grande poder de penetração, com audiência hoje de mais de 2 bilhões de pessoas alcançadas mensalmente em todo o mundo.

3. Literatura (Bíblias, livros, revistas, jornais, folhetos)

Meio moderno e poderoso de comunicação, conscientização e persuasão humana tem sido a palavra escrita, especialmente a Bíblia. Só a eternidade poderá dizer o valor de um folheto distribuído com a mensagem da palavra de Deus.

4. Evangelismo pessoal (pessoa a pessoa, casa em casa)

Genuinamente bíblico, vivo e atual. É a maior força evangelística e ao mesmo tempo discipuladora do mundo. Toda a igreja deve trabalhar, sem exceção de nenhum crente.

As combinações dos métodos acima descritas sob a unção e orientação do Espírito Santo são armas poderosas para destruir as fortalezas do inimigo. Use-as.

Aprendemos assim que é preciso ______________ mais, ________________ e _______________________, para a igreja vencer os grandes desafios da evangelização, neste novo milênio.

Tome agora uma atitude de fé e comprometimento com a Obra de Missões. Faça um propósito de contribuir financeiramente com a Missão SAEM. Coloque-se à disposição para realizar a Obra de Deus nas áreas de oração, contribuição e consagração.

Na próxima Lição, você conhecerá o plano, o desejo e as bênçãos de Deus para as nações, com embasamento bíblico, histórico, teológico e prático, sob o título: BASES BÍBLICAS DE MISSÕES.

(22)

O ALUNO FAZ A PROVA NA ULTIMA SEMANA DO MÊS ELE RECEBE A PROVA PELO EMAIL FAZ E RETORMA PARA O PROJETO VIA EMAIL E CORREGIDA E NO INICIO DO MÊS É POSTADO A NOVA APOSTILA NO SITE DO PROJETO A NOTA É MANDADA NO EMAIL DO ALUNO O ALUNO TEM UMA SEMANA PARA FAZER A PROVA E MANDAR POR EMAIL PARA O PROJETO NÃO SENDO ENVIADA NESSE PRAZO O ALUNO É RETIDO NO CURSO.

Referências

Documentos relacionados

Diretriz de Prevenção da Aterosclerose na Infância e na Adolescência 34 sugere que a análise do perfil lipídico seja feita em crianças e adolescentes que

Trazemos novamente a questão sobre televisão e au- tonomia colocada pela pesquisa: as séries de televisão têm.. ou podem ter um papel mediador na busca por relações au- tônomas

bilidade de produção de painéis de partículas de maravalha de Pinus spp com substituição parcial por fibras da casca do coco verde, utilizando re- sinas poliuretana bicomponente

A IMPRENSA POPULAR teve ontem oportunidade de recolher entre os mo- toristas de taxis do centro da cidade os mais indigna- dos protestos contra o no- vo aumento

Medida Programa Emergencial de Suporte a Empregos Linha de capital de giro da Caixa MPME, imobiliário e construção Linha da CAIXA para compra de carteira Linha da CAIXA para

Instrução: As questões de números 01 a 14 referem-se ao texto abaixo. Estima-se que até 2050 nosso planeta tenha entre 9 e 11 bilhões de habitantes. A terra agriculturável é

1 - Aceite a inscri<;ao, o Tribunal Constitucional envia extracto da sua decisao, juntamente corn os estatutos do partido politico, para publica<;ao no

Outro grupo de compostos frequentemente encontrado em matrizes ambientais são os alquilfenois, estes xenoestrogenos podem estar presente nas amostras ambientais como