• Nenhum resultado encontrado

A TRANSFORMAÇÃO DA CONTABILIDADE NO MUNDO ATUAL SOLENIDADE DE ABERTURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A TRANSFORMAÇÃO DA CONTABILIDADE NO MUNDO ATUAL SOLENIDADE DE ABERTURA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A TRANSFORMAÇÃO DA CONTABILIDADE NO MUNDO ATUAL DIA: 13 DE JUNHO DE 2019 (QUINTA-FEIRA)

19h às 22h

SOLENIDADE DE ABERTURA

PALESTRA MAGNA: DESAFIOS DA CONTABILIDADE NA 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Palestrante: Valcemiro Nossa

Contador; Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP); Pesquisador do CNPq Nível 2; Presidente da FUCAPE Business School e Coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da Fucape;

Presidente do Instituto Fucape de Tecnologias Sociais; Vice-Presidente da CEBRAF – Confederação Brasileira de Fundações; Diretor de Conteúdo e Inovação do IBEF/ES; Membro da Diretoria da CEMA - Centro de Mediação e Arbitragem da AESCON; Membro do Grupo de Experts em Padrões de Contabilidade Internacional (ISAR), órgão ligado a área de Negócios e Desenvolvimento da ONU; Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON (Cátedra 8); Membro da Academia Capixaba de Ciências Contábeis – ACACICON (Cátedra 8); Membro do Conselho Fiscal do Instituto Terra, Consultor de Empresas na área de gestão e contabilidade.

COQUETEL DE ABERTURA E ATRAÇÕES CULTURAIS

DIA 14 DE JUNHO DE 2019 (SEXTA-FEIRA)

9h às 10h10

PALESTRA: ESTRUTURA FISCAL E TRIBUTÁRIA BRASILEIRA Carlos Mauro Benevides Filho

Professor do curso de Mestrado e Doutorado em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na área administrativa, exerceu cargos como o de diretor pelo Banco Central no Banco do Estado do Ceará, Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretário do Planejamento e Coordenação do Governo do Estado, Secretário da Casa Civil, Secretário da Administração e Secretário da Fazenda no Estado do Ceará. Foi coordenador geral do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Em janeiro de 2015, sob o comando do governador eleito, Camilo Santana, reassumiu a Fazenda Estadual, completando em 2018 seu décimo segundo ano à frente daquela pasta fazendária. Graduado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Ph.d. na mesma área pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, onde foi professor visitante.

10h10 às

10h30 FEIRA DE NEGÓCIOS

(2)

10h30

às

12h30 (EVENTOS PARALELOS)

ENCONTRO NORDESTINO DAS JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBEIS, ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DA CLASSE CONTÁBIL – PVCC

1. PALESTRA: O PAPEL DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE NA APLICAÇÃO DOS FUNDOS ESPECIAIS: GARANTIA DO DIREITO DA CRIANÇA, ADOLESCENTE E DO IDOSO.

Palestrante: Tadeu Pedro Vieira

Contador, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Pós-graduação MBA em Planejamento Tributário pela Universidade Cândido Mendes/RJ; Sócio das empresas RTACONT Assessoria Contábil e RTA CONSULT Consultoria Empresarial; Conselheiro e Coordenador da Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina - CRCSC; Membro dos Conselhos: de Contribuinte do Município de São José; do Conselho do Observatório Social de São José/SC; da Conselho Fiscal da Rede de Monitoramento do Cidadão de – RMC; do ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis. Diretor de patrimônio da Associação Vida Nueva. Membro da Comissão Permanente de Captação do FIA Estadual – CEDCA e Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação em Gestão Eclesial da Faculdade Católica de Santa Catarina –FACASC.

2. TALK SHOW: NOVAS APOSTAS DE EMPREENDEDORISMO PARA JOVENS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

Fernanda Rocha

Contadora, fundadora do NUCONT e do Movimento Contabilidade Sem Chatice, ambos com o propósito de propagar a contabilidade consultiva por todo o país, gerando mais riqueza para as empresas e tornando os contadores protagonistas das incríveis mudanças do mercado.

Joaquim Alencar Bezerra Bezerra Filho

Ex-líder estudantil de Ciências Contábeis, é contador, empresário e pós-graduado em Auditoria e em Contabilidade. Foi conselheiro da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, membro do Conselho Nacional de Juventude do Governo Federal e secretário da Juventude de Teresina. Atualmente, é conselheiro do CFC, onde ocupa a Vice-Presidência de Política Institucional.

Weberth Fernandes

Coordenador da Comissão Jovens Lideranças Contábeis e Conselheiro do CFC

PAINEL: A BUSCA PELA MENSURAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.

Palestrante: João Eudes Bezerra Júnior

Doutorando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, Mestre em Ciências Contábeis pela USP-SP, Pós- graduação lato senso em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE, graduação em Ciências Contábeis pela UFPE, graduação em Engenharia Mecânica pela UPE. Auditor de Controle Externo do TCE- PE, Professor Assistente da FUCAPE Business School - ES. Autor de artigos e livros de Contabilidade, Orçamento e Custos no Setor Público.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

(3)

14h30 às 16h

PALESTRA: O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DA CONTABILIDADE Palestrante: Vicente Sevilha

Contador, especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; especialista em Negócios de Alto Crescimento pela faculdade Babson College – Boston – Estados Unidos, e Mestre em Gestão da Qualidade pelo Latin American Quality Institute. Empresário de contabilidade, fundou a Sevilha Contabilidade e a Sevilha Franquias. Ganhador dos prêmios:Top Empreendedor pela revista Top Of Businees; Medalha do Mérito Profissional em Ciências Contábeis pela Academia Brasileira de Cultura;

Prêmio Estadão Pequenas e Médias Empresas, pelo Jornal o Estado de São Paulo; Best Brazilian Tax Consultant pela publicação inglesa World Finance; Finalista do prêmio Isto É As Empresas Mais Conscientes do BrasilAutor do livro “Assim Nasce Uma Empresa”, consultor da Confederação Nacional da Indústria e palestrante.

16h às 16h30 FEIRA DE NEGÓCIOS

16h30

às

18h30

(EVENTOS PARALELOS)

ENCONTRO NORDESTINO DE PROFESSORES E COORDENADORES DE CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) DA REGIÃO NORDESTE

TALK SHOW: EDUCAÇÃO CONTÁBIL: Transformação e Inovação Liêda Amaral

Graduada em Ciências Contábeis (UFRN), Mestrado em Engenharia da Produção (UFRN), Doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informações (Uminho -em defesa), Consultora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Especialista em Compliance, Riscos e eSocial. Co-responsável pelo Projeto de unificação das Receitas Federal e Previdenciária. Membro do Painel de Especialistas do Fundo Monetário Internacional, Consultora e Instrutora das Nações Unidas. Conferencista e painelista em eventos nacionais e internacionais. Participou de missões em diversos países, dentre os quais Estados Unidos, México, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Espanha, Mozambique, Argentina, Chile e outros. Pesquisadora nas áreas de Finanças, Empreendedorismo e Inovação.

Fábio José Lira dos Santos

Auditor Independente registrado na Comissão de Valores Imobiliários- CVM; Delegado do IBRACON - Instituto dos Auditores Independente do Brasil; Professor da Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Diretor Presidente da BR Audit & Consulting S/S; Consultor e Instrutor de cursos e treinamentos empresariais sobre Contabilidade Internacional, Controladoria, Auditoria e Finanças promovidos em todo o Brasil, conduzindo dezenas de treinamentos; Consultor Global Certificado e Instrutor do Institute for International Research do Brasil – IIR, Informa Group (Grupo inglês, líder mundial em treinamentos corporativos para executivos com atuação em mais de 40 países); Pós Graduado em Auditoria e Controladoria(UNIPÊ). Contador Formado pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ); Especialista em Reestruturação Societária e Formação de Grupos Empresarias(HOLDING).

José Jassuipe da Silva Morais

Professor Universitário, Formação Interdisciplinar atuando na interlocução entre Educação,Estudos Históricos e Culturais, Educação Profissionalizante, Finanças e Contabilidade. Pesquisador, Palestrante e Gestor, Educacional, Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, Doutorado em Educação pela UFPB, Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu, Especialização em Pedagogia pelo Centro Universitário de João Pessoa e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa. Coordenador de Graduação em Ciências Contábeis da UFPB Mamanguape -

(4)

Litoral Norte, Avaliador de Cursos de Graduação e de Instituições Superiores do MEC. Pesquisador na área de História da Educação Contábil, Avaliação e Financiamento da Educação Superior e Líder do GHEC - Grupo de Pesquisa em História da Educação Contábil.

PAINEL: AUDITORIA INDEPENDENTE NO BRASIL E NO MUNDO Idésio da Silva Coelho Júnior

Contador, atuando na atividade de auditoria independente há mais de 30 anos. Sócio na EY Brasil, firma de auditoria na qual ocupa a posição de sócio do Comitê Executivo, líder para Gestão de Riscos, Questões Éticas, Regulatórias e de Conformidade. foi eleito Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade para o período de 2018/2021 e ocupa a posição de Vice-presidente técnico para o período 2018/2019. Coordenador de Operações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Internacionalmente é Conselheiro de Administração da International Federation of Accountants (IFAC). Na IFAC é, também, membro do Comitê de Auditoria. Foi presidente do IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil na gestão 2015/2017, quando em janeiro de 2017, o Ibracon foi agraciado com o Diploma de Mérito COAF, outorgado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) em reconhecimento à contribuição da entidade na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo no Brasil

.

Antoninho MarmoTrevisan

Consultor e empresário; Presidente da Trevisan Escola de Negócios e da Trevisan Editora; Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis; da Academia Paulista de Contabilidade; do Conselho Superior de Estudos Avançados – CONSEA da Fiesp e membro do conselho consultivo da FBC – Fundação Brasileira de Contabilidade. Autor do livro Empresários do Futuro e dos livretos Como Entender Balanços e Como Participar do Mercado de Capitais; fundou em 1983 a Trevisan Auditores e Trevisan Consultores e foi seu presidente por 26 anos.

Eduardo Pocetti

Bacharel em Ciências contábeis pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou por 39 anos na função de auditoria contábil, coordenando trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis de empresas e conglomerados empresariais de diversos segmentos.

MINICURSO: ASPECTOS TRIBUTÁRIOS E CONTÁBEIS DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Palestrante: Nailton Cazumbá

Contador, pós-graduado em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, em Auditoria e em Controladoria. Coordenador da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor do CRC-BA. Consultor em Gestão de Parcerias em órgãos da administração pública. Contador e Consultor em entidades privadas sem fins lucrativos. Professor em curso de Pós Graduação. Sócio-Gerente da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento. Autor e instrutor de cursos de capacitação na área do Terceiro Setor. Palestrante.

Colunista no site Nossa Causa.

(5)

DIA 15 DE JUNHO DE 2019 (SÁBADO)

9h às 10h10

PALESTRA: SEGURANÇA DIGITAL Palestrante: Leandro Bissoli

Sócio do escritório Patricia Peck Advogados, membro do HTCIA - International High Technology Crime Investigation Association, do Instituto Brasileiro de Direito Digital (IBDDIG) e do IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional. Professor da pós-graduação em Gestão da Inovação e Direito Digital da FIA

10h10 às 10h30 FEIRA DE NEGÓCIOS

10h30 às 12h30 (EVENTOS PARALELOS)

MINICURSO: HONORÁRIOS EM PERÍCIA CONTÁBIL – CONDIÇÕES E RISCOS

Palestrante: Paulo Cordeiro de Mello

Economista e Contador, pós-graduado em Avaliações Periciais Contábeis, perito judicial com 20 anos de experiência, professor da Trevisan Escola de Negócios, autor dos livros Perícia Contábil e Perícia Financeira (Senac) e A Perícia no Novo Código de Processo Civil (Trevisan), membro da comissão responsável pela criação do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis - CNPC e da primeira comissão administradora do Exame de Qualificação Técnica - Perito Contábil do Conselho Federal de Contabilidade - CFC.

MINICURSO: O PAPEL DA CONTABILIDADE NO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Palestrante: Joana Dark Nascimento de Lima

Bacharel em Ciências Sociais; Contadora; Técnica em Contabilidade; MBA em Controle e Gestão do Terceiro Setor; Empresária Contábil; Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Contabilidade - CRC/PE; Membro da Comissão Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil no Conselho Federal de Contabilidade - PVCC-CFC; Coordenadora Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil no Estado de Pernambuco - PVCC-PE, Coordenadora da Comissão de Constituição do Observatório Social do Brasil em Recife; Contabilista voluntária no setor de Orientação Empresarial do SEBRAE/PE; Voluntária do Conselho Missionário Diocesano - COMIDI.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

14h30 às 16h

PALESTRA: SPED NOVIDADES E DESAFIOS Palestrante: Ederlei Norberto Majolo

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Graduado em Direito pela UFPR. Graduando em Contabilidade pela FIPECAFI. Legal Law Master (LLM) in Business & Law pelo IBMEC. Foi membro da equipe de especificação e desenvolvimento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), nos sistemas da Escrituração Contábil Digital - ECD e Escrituração Contábil Fiscal – ECF.

Atualmente exerce a função de Supervisor Nacional do SPED na Receita Federal Trabalhou por 15 anos na iniciativa privada com projetos de Tecnologia da Informação.

(6)

16h às 16h30 FEIRA DE NEGÓCIOS

16h30 PREMIAÇÃO CONCURSO DE ARTIGOS

SHOW: HUMOR & MÚSICA COM JOÃO CLAUDIO MORENO

18h FESTA DE ENCERRAMENTO

Referências

Documentos relacionados

< < ; Microsol e Microsol e ; BLOQUEIO DE FUNÇÕES ; SAIR DA FUNÇÃO ; SELEÇÃO DE FUNÇÃO ; AJUSTA A TEMPERATURA DESEJADA PARA PISCINA OU RESERVATÓRIO TÉRMICO ALTERA MODO DA

Na segunda parte destes ensaios, pretendeu-se estabilizar soluções sobressaturadas de KHT para diferentes graus de sobressaturação e temperaturas, de modo a obter as

Capacitar o aluno para realizar projetos de aeronaves mediante a integração de conceitos e métodos aprendidos nas disciplinas anteriormente cursadas.

O problema de roteamento em DTNs consiste em entregar as mensagens aos destinos de acordo com uma métrica pré-determinada, levando-se em conta as restrições de disponibilidade

José Eduardo Fonseca Oliveira Almir Ferreira da Silva Júnior Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a natureza humana a partir de uma perspectiva

Flávio Galiano Pós Graduado em Direito Tributário, atual Diretor de Planejamento Tributário da Heineken Jesonias Castanho Pós Graduado em Gestão Financeira, atual

Assim como os centros universitários, as universidades têm autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de ensino superior, assim como remanejar ou ampliar

Os participantes declaram-se cientes desde já, que somente poderão enviar projetos de sua autoria, sendo que os mesmos não poderão constituir plágio de espécie