• Nenhum resultado encontrado

01 out. (sexta-feira) 04 out. (segunda-feira)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01 out. (sexta-feira) 04 out. (segunda-feira)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ORAÇÃO DA MANHÃ

(2)

01 out. (sexta-feira)

Na Igreja, o mês de Outubro é conhecido como o “Mês Missionário”. Ter um coração missionário significa estar presente nas situações onde há alguém a sofrer (de fome, de violência, de injustiça, de alguma doença) e poder ser presença de Cristo que cura e liberta. Mas, como posso ser eu este coração missionário na minha escola? Deixo aqui alguns exemplos: dizer “bom dia”, acolher com o olhar quem passa por mim, respeitar as filas no refeitório, poder ceder o meu lugar a quem vejo que precisa mais, ser cumpridor com os meus deveres de estudante, telefonar ou enviar uma mensagem a alguém que eu sei que ficaria feliz com este meu gesto, ser amável com todos nas redes sociais, ser voluntário numa causa.

04 out. (segunda-feira)

Bom dia.

Ouve a seguinte história e reflete pessoalmente ou em conjunto sobre ela.

Um menino tinha duas maçãs. Quando o amigo lhe pediu se lhe podia dar uma das maçãs o rapaz não hesitou. Deu uma dentada numa das maçãs e, de seguida, na outra.

Perante aquela cena pensa consigo: Que egoísta! O amigo, de seguida, diz:

– A maçã mais doce é esta! E entrega-lhe a maçã.

Quantas vezes já, todos nós, fizemos um julgamento perante uma atitude que não esperávamos? Porque não dar aos outros a oportunidade para se explicarem?

Mesmo que a ação pareça errada, o motivo poder ser bom. Pensa nisso numa próxima situação semelhante a esta.

05 out. (terça-feira) FERIADO

(3)

06 out. (quarta-feira)

Em 1990, Vaclav Havel diz algo que, ainda hoje, precisa de nos fazer pensar: “A salvação deste mundo não está noutro lugar que não seja o coração humano, o poder humano de refletir, a docilidade humana e a responsabilidade humana.

Somos todos humanos. Somos todos irmãos. Longe e perto há corações que palpitam e desejam viver em paz. Trabalhemos juntos pela paz.

07 out. (quinta-feira)

No passado dia 26 de setembro, dia Mundial do Migrante e do Refugiado, o papa Francisco escreveu o seguinte: É preciso caminhar juntos, sem preconceitos e sem medo, ao lado dos mais vulneráveis: migrantes, refugiados, deslocados, vítimas do tráfico e abandonados. Somos chamados a construir um mundo cada vez mais inclusivo que não exclui ninguém.

Fraternidade é isto mesmo!

08 out. (sexta-feira)

Take Time Take time to think...

It is the source of power.

Take time to play...

It is the secret of perpetual youth.

Take time to laugh...

It is the music of the soul.

Take time to pray...

It is the greatest power on Earth.

(Anónimo - inscrito no muro das "Missionárias da Caridade", congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá)

(4)

11 out. (segunda-feira)

Bom dia.

Durante esta semana exercitemos o nosso ouvido! Pode parecer estranho, mas é algo fundamental. Escuta o que nos diz, sobre isso, o papa Francisco: Todos nós temos ouvidos, mas muitas vezes não conseguimos ouvir. Porquê? Na nossa pressa, com mil coisas para dizer e fazer, não encontramos tempo para parar e ouvir aqueles que falam connosco. Perguntemo-nos: como vai a minha escuta? Será que sei como ter tempo para ouvir os que me rodeiam? Primeiro ouvir, depois responder. Pensemos na vida em família: quantas vezes falamos sem ouvir primeiro! Incapazes de ouvir, dizemos as mesmas coisas vezes sem conta, ou não deixamos que a outra pessoa acabe de falar, de se expressar, e interrompemo-la. A cura do coração começa com a escuta. Há pessoas que reclamam e dizem, “padre, há pessoas chatas que dizem sempre as mesmas coisas...”. Escuta-as! E depois, quando acabarem de falar, diz a tua palavra, mas ouve tudo.

12 out. (terça-feira)

Era uma vez uma nota musical que disse: “Não é uma nota que faz a música”. Aconteceu que não houve sinfonia.

Era uma vez uma palavra que disse: “Não é uma palavra que faz um livro”. Aconteceu que não houve livro.

Era uma vez uma gota de água que disse: “Não é uma gota que faz um ribeiro”.

Aconteceu que não houve ribeiro.

Era uma vez um homem que disse: “Não é um gesto de amor que pode salvar a humanidade”. Aconteceu que surgiu um mundo onde não havia justiça, nem solidariedade, nem paz, nem liberdade, nem qualidade de vida. Pelo contrário surgiu um mundo de injustiças, egoísmos, guerras, opressões, tristezas e solidão.

Uma nota musical, uma palavra, uma gota de água ou um gesto de amor…podem salvar o mundo!

(5)

13 out. (quarta-feira)

Bom dia.

Não sei se alguma vez já te aconteceu, de repente, por alguma razão, ter que abrandar o passo, baixar a música ou olhar com muito mais atenção para detalhes que antes tinham passado despercebidos! Sempre que isto aconteceu percebeste que era necessário sentir a situação de uma forma mais intensa, escutar com particular cuidado ou ver de um modo diferente.

A nossa vida corre veloz, mas por algum motivo há situações que nos exigem uma atitude demorada e atenta. Hoje, tenta que o ritmo dos teus passos te ajudem a escutar e a ver com mais cuidado, o que sentes e o que vês à tua volta. Não corras! Sente a vida que passa e que merece ser ouvida e olhada.

14 out. (quinta-feira)

As folhas mudam de cor. A noite cai mais cedo. O frio reaparece. As lareiras ganham o brilho de outros tempos. Recuperamos o agasalho quente que já estava esquecido num qualquer gavetão. O mar agita-se. É Outono. Vivamos este tempo profundamente gratos por tudo o que já nos foi dado viver até aqui. Depois dos dias frios, a certeza de uma primavera que há de chegar e, com ela, uma nova vida e tempos novos.

15 out. (sexta-feira)

Bom dia! Neste momento é apenas isto que quero sussurrar ao teu ouvido: bom dia!.

Apenas te desejo isto do fundo do meu coração, por isso, hoje ofereço-te mais um nascer do sol; por isso, hoje dou-te água quente para o banho; por isso, hoje dou-te forças para os desafios do teu dia. Eu sou o teu Deus que te ama e te dá um bom dia.

Já agora: ao longo do dia de hoje vais encontrar muitas pessoas. Diz-lhes “bom dia”. Um

“bom dia” sonoro, enérgico, que as anime, que lhes faça chegar a Minha luz e força.

Porque não?! Experimenta!

(João Delicado, sj,adpt)

(6)

18 out. (segunda-feira)

“A verdade, como o sol, não é património exclusivo de ninguém, mas pertence a todos e para todos produz luz e vida” (P. Usera).

Senhor, que eu hoje acolha o outro como a mais bela das verdades que brilha diante dos meus passos. Que juntos, nas nossas diferenças, nos deixemos transformar por esta luz que é muito maior do que sou ou do que penso.

19 out. (terça-feira)

Amigos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama, nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.

E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que, por Ele, tenhamos a vida. É nisto que está o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou.

Amigos, se Deus nos amou assim, também nós devemos amar-nos uns aos outros.

(1ªcarta de São João 4,7-10)

20 out. (quarta-feira)

Num hospital havia uma irmã que, com extrema ternura e paciência, cuidava de um paciente ateu. Durante todo o tempo em que o paciente esteve no hospital, ela nunca lhe falou de Deus nem de Jesus Cristo. Passado algum tempo, o paciente recuperou e voltou para casa, mas antes de abandonar o hospital, voltou-se para a irmã e disse:

“Irmã, nunca me falou de Deus porque fez algo muito mais difícil: fez com que eu O visse!”

Esse é, para todos nós hoje, o desafio! Pela forma como cuidamos e somos pacientes mostrar a presença de Deus!

(7)

21 out. (quinta-feira)

Há uma frase de São João da Cruz que nos pode ajudar a começar o dia de hoje: Onde não há amor, põe amor e colherás amor. Onde encontrares desânimo, palavras azedas, atitudes mesquinhas, planta amor, espalha amor, vive a partir do amor. Acredita que um verdadeiro milagre, daqueles que qualquer um de nós pode fazer, acontece!

22 out. (sexta-feira)

No dia de hoje, recordemos o papa São João Paulo II, que os fala sobre a necessidade de permanecermos de mente e coração abertos ao outro na construção de um mundo muito mais humano.

«Os crentes de todas as religiões, junto com os homens de boa vontade, abandonando qualquer forma de intolerância e discriminação, estão convocados a construir a paz. […]

A pior prisão é um coração fechado.»

25 out. (segunda-feira)

Hoje, vamos refletir com um provérbio árabe:

"Não digas tudo quanto sabes não faças tudo quanto podes não creias em tudo quanto ouves

não gastes tudo quanto tens porque quem diz tudo quanto sabe

quem faz tudo quanto pode quem crê em tudo quanto ouve

quem gasta tudo quanto tem muitas vezes diz o que não convém

faz o que não deve julga o que não vê gasta o que não pode"

(8)

26 out. (terça-feira)

Um ato de bondade é sempre um ato de amor. Reconhecido e entendido em todas as partes do mundo. Ao longo do dia de hoje, está atento. Na primeira oportunidade, não hesites em fazer um pequeno gesto de bondade. Não é preciso que alguém veja. É preciso, isso sim, que não deixes passar a oportunidade de fazer a diferença na tua vida e na vida de outro.

27 out. (quarta-feira)

Bom dia.

O sorriso custa menos que a eletricidade e ilumina mais que a luz. Ao longo do dia de hoje, aproveita a oportunidade para irradiar luz. Sê luz para os outros através do teu sorriso. Vais iluminar, mas vais sentir-te profundamente por também seres iluminado.

28 out. (quinta-feira)

Ser uma pessoa educada. Parece uma afirmação banal, mas é, hoje mais que nunca, uma atitude urgente. A boa educação aprende-se sempre que se pratica. Quanto mais se pratica deixa de ser algo que fazemos como “obrigação” para passar a ser um “estilo de vida”. E, como todos bem sabemos, ser uma pessoa educada passa, necessariamente, por saber respeitar, saber sorrir, mesmo nas situações mais difíceis, cumprimentar de forma correta, saber controlar as palavras para não ferir os outros.

Hoje, fica atento, não tenha medo de continuar a pôr em prática uma educada forma de estar.

(9)

29 out. (sexta-feira)

Obrigado, Senhor, pelos amigos que me deste.

Os amigos que nos fazem sentir amados sem porquê.

Que têm a habilidade especial de nos fazer sorrir.

Que sabem tudo de nós, perguntando pouco.

Que conhecem o segredo das pequenas coisas que nos deixam felizes.

Obrigado, Senhor, por essas e esses,

sem os quais caminhar pela vida não seria o mesmo.

Os amigos que nos aguentam quando o mundo parece um sítio incerto.

Que nos motivam só com a sua presença.

Que nos surpreendem, de propósito, porque acham mal tanta rotina.

Que nos dão a ver um outro lado das coisas.

Referências

Documentos relacionados

Para as empresas que exigirem de seus empregados Farmacêuticos a prestação de serviços com exclusividade, será garantido para estes um acréscimo de 40% (quarenta por

O marco teórico para estruturação desse espaço ocorreu no ano de 2009, por intermédio do edital de extensão PROEXT 2009 – MEC/SESu, cujo financiamento permitiu

Disse que os danos materiais requeridos pelo autor, qual seja, a restituição da integralidade do valor pago pela passagem não merece prosperar pois o trecho não cumprido foi

Esta exposição itinerante encontra-se inserida no projeto “Arqueologia para todos”, que pretende divulgar o Sítio de Santa Eulália e os trabalhos arqueológicos levados

De facto, e contrariamente à evolução do crédito ao sector público administrativo, que recuperou fortemente, em linha com o aumento das necessi- dades de financiamento

Professor Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Engenharia.

Não diga “amém” para tudo e, quando for dizer, saiba que o nosso Deus, que é o nosso Rei e o único que é Fiel, vai fazer com que assim seja feita a vontade d’Ele em nós e

Após a introdução, no primeiro capítulo tratamos a estrutura dramatúrgica de Bertolt Brecht, discutindo questões a respeito do teatro épico, do gestus, do