• Nenhum resultado encontrado

Qual a importância do sistema respiratório?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Qual a importância do sistema respiratório?"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Para esta atividade ser realizada, o tema “Órgãos do Corpo” deverá ter sido trabalhado com os alunos de forma didática, pois as aulas são mais intensas e com uma pegada mais firme. O sistema respiratório como um todo é bem extenso, portanto o professor precisa explicar calmamente suas funções.

Qual a importância do sistema respiratório?

O sistema respiratório é aquele que realiza as trocas gasosas com o ar da atmosfera, de modo que se assegure da concentração de oxigênio no sangue, importante para o

metabolismo do próprio organismo. Ele também é uma porta de saída para a eliminação do gás carbônico.

O que é o gás carbônico?

Conhecido como Dióxido de Carbono é um dos vários compostos químicos que se constituem por apenas dois átomos de O2 e um único átomo de carbono. A representação deste

elemento na tabela periódica é: CO2.

Muitos organismos presentes no planeta Terra usam o gás carbônico para que possam realizar a fotossíntese, respirar e decompor este mesmo gás. Ele também é um dos principais responsáveis por causar um desbalanceamento no efeito estufa.

O que são átomos?

Átomos são matérias de cargas positivas que está sempre envolto de cargas negativas. Além disso, nos átomos pode-se encontrar elétrons, nêutrons, prótons, núcleos, etc. Eles estão presentes em todas as coisas que conhecemos e tocamos diariamente.

(2)

Caderno de atividades sobre o sistema

respiratório para imprimir

Para explicar de maneira lúdica aos alunos, a equipe do Minhas Atividades produziu um conteúdo especial e divertido que deve ser passado em sala de aula. Conhecer o sistema respiratório é importante para que os alunos compreendam-no melhor e saiba seu

(3)
(4)

A equipe do Minhas Atividades agradece todos os professores da área da ciências biológicas que se esforçam todos os dias para ensinar sobre o corpo humano! Vocês são cientistas incríveis.

Ciências naturais

O aluno deverá ler o pequeno texto explicativo e ver as imagens de como respiramos para conseguir responder as perguntas abaixo.

(5)
(6)

O aluno deve completar as frases com as palavras distribuídas nos quadrinhos, conforme lê o enunciado proposto para a atividade.

Marque os elementos

O aluno deve marcar um X nos órgãos que não fazem parte do sistema respiratório. Em sala de aula, o professor deve reunir os alunos em grupos para que realizem uma experiência com garrafa pet.

(7)
(8)

O aluno deve escrever nas linhas abaixo as partes do sistema respiratório que são semelhantes com o pulmão feito por ele.

Identifique os órgãos

O aluno deve identificar os órgãos que correspondem ao sistema respiratório na imagem e escrever nas lacunas corretas.

(9)
(10)

Caso o aluno não consiga responder, deverá pedir ajuda do professor que precisa explicar de modo que ele possa compreender a atividade.

Qual dos elementos abaixo não faz parte do sistema

respiratório?

O aluno precisa responder qual imagem abaixo não possui qualquer tipo de relação com o sistema respiratório. Basta que ele assinale na resposta certa.

(11)
(12)

O aluno precisa descobrir e prestar atenção no órgão que não pertence ali e pensar sobre o motivo pelo qual aquele órgão não é capaz de respirar.

Leia o texto e responda:

O aluno deverá ler o texto e responder todas as perguntas com bastante calma e atenção, se por algum motivo sentir dificuldades nesta atividade, peça ajuda de um professor.

(13)
(14)

Algumas perguntas podem ser bem complexas, portanto um livro didático poderá auxiliar os alunos nesta parte da atividade.

O caminho do ar

O aluno deve ler o pequeno texto “O Caminho do Ar”, e lembrar que esta atividade é uma resposta para as perguntas anteriores.

(15)
(16)

Esta leitura ajudará a memorização do aluno, uma vez que esteja bem explicativo e intuitivo para a localização dos itens solicitados.

Complete:

O aluno deve ler as frases e tentar completar com o que falta nas linhas. Deverão explicar sobre a importância dos vegetais para nossa respiração.

(17)
(18)

Observe a sistemática e responda o que se pede.

O cigarro é um grande inimigo

O aluno deve ler o texto que fala sobre o cigarro ser um grande inimigo para a saúde dos pulmões, de modo que compreendam isso e evitem usá-lo um dia.

(19)
(20)

Abaixo existem duas perguntas que precisam ser lidas com calma e responder em seguida.

Marque o órgão

O aluno deve marcar o órgão que aparece destacado na imagem, ler outra pergunta e respondê-la ao marcar um X na correta, inclusive compreenderá o que são fumantes passivos e como isso afeta a vida dessa pessoa.

(21)
(22)

Por fim, o aluno precisa apenas assinalar o órgão que aparece destacado na figura deste sistema respiratório.

Recorte e cole

O aluno precisa, primeiro, ler e reconhecer as letras e reescrevê-las para conseguir descobrir os nomes dos órgãos que compõem o sistema respiratório.

(23)
(24)

Posteriormente deverão recortar os vagões para serem colados diretamente no caderno e lá eles conseguirão descobrir a palavra inteira.

Cruza-respiração

O aluno precisará completar a cruza-respiração ao ler as lacunas com dicas para as linhas horizontais e verticais.

(25)
(26)

A atividade de cruza-respiração ajudará diretamente na memorização do aluno, uma vez que as perguntas repitam diversas vezes para este caso.

Preencha a cruzadinha

O aluno deve preencher a cruzadinha a partir da palavra “Expiração” presente na cruzadinha proposta para esta atividade.

(27)
(28)

Haverão dicas abaixo para o aluno ler e conseguir completar toda a cruzadinha sem sentir qualquer tipo de dificuldade.

Sistema respiratório

O aluno precisa ler o texto que fala sobre o Sistema Respiratório para poder conseguir responder as perguntas e por fim, marcar a ordem correta das lacunas.

(29)
(30)

Portanto, o aluno deve ser capaz de interpretar todo o texto para que seja possível responder as lacunas na ordem correta.

Complete as frases

O aluno deve completar as frases abaixo, de modo que utilizem corretamente as palavras propostas para a atividade.

(31)
(32)

Todas as frases devem ser completadas com as palavras citadas no quadro.

Numere de acordo com a ordem

O aluno deverá numerar a ordem correta do caminho feito pelo ar até chegar em nossos pulmões, portanto, ele precisa interpretar o texto.

(33)
(34)

Ele deve dizer a diferença entre inspiração e expiração, e concluir esta etapa da atividade ao observar as modificações em sua respiração.

Encontre as palavras

Por fim, o aluno deve completar este caça-palavras e procurar todas as palavras que possam estar escondidas na horizontal e vertical.

(35)
(36)

A atividade do sistema respiratório servirá para que os alunos compreendam o funcionamento desses órgãos essenciais para os seres humanos sobreviverem.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como trabalhar os diversos órgãos do corpo humano em sala de aula e quer aprender cada vez mais sobre este e outros temas, fique atento ao Minhas Atividades e encontre os melhores materiais de ensino para tornar suas aulas ainda melhores.

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Com o fomento de políticas voltadas o contexto da Língua de Sinais nos cursos de Ensino Superior tem como fator de observação a prática docente e o uso de

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Os volumes de cada solução foram calculados para que, da mesma forma que nos catalisadores híbridos, a razão mássica entre o catalisador de síntese de

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

SOUTHAMPON, m. Jorge Wallace Simonsen, Clás. Câmara Municipal de São Paulo, P. Vicente Jorge Wallace Simonsen, Clás. Câmara Municipal de São Paulo, P. Vicente Jorge Wallace