• Nenhum resultado encontrado

TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO

GEOGRAFIA – 3ª SÉRIE

1. Os escorregamentos, também conhecidos como deslizamentos, são processos de movimentos de massa envolvendo materiais que recobrem as superfícies das vertentes ou encostas, tais como solos, rochas e vegetação. Estes processos estão presentes nas regiões montanhosas e serranas em várias partes do mundo, principalmente naquelas onde predominam climas úmidos. No Brasil, são mais frequentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

(TOMINAGA, L.K. “Escorregamentos”. In.: Desastres naturais: conhecer e prevenir. Cap. 9, p. 27-38.

Org.: TOMINAGA, L.K.; SANTORO, J. AMARAL, R. Instituto Geológico, São Paulo, 2009).

Sobre esses processos, considere as seguintes afirmativas:

1. Os escorregamento consistem em importante processo natural que atua na dinâmica das vertentes, fazendo parte da evolução do relevo terrestre, principalmente nas regiões serranas.

2. Nos grandes centros urbanos, os escorregamentos assumem frequentemente proporções

catastróficas, uma vez que cortes nas encostas, depósitos de lixo, entre outras ações promovidas pelo homem geram novas relações com os fatores condicionantes naturais.

3. É necessário que o ser humano deixe de devastar as florestas, impermeabilizar os solos e contaminar os rios para que não mais ocorram os escorregamentos.

4. A origem vulcânica do relevo brasileiro gerou um conjunto de serras propícias para os

escorregamentos, que acarretam grandes prejuízos e perdas significativas, inclusive de vidas humanas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

2. Uma professora de geografia, querendo lembrar brincadeiras de sua infância, convidou seus alunos para brincar e estabeleceu este diálogo:

PROFESSORA – Boquinha de forno?

ALUNOS – Forno.

PROFESSORA – Pra onde eu mandar?

ALUNOS – Vou.

PROFESSORA – Senhor Rei mandou perguntar como anda o trabalho infantil no Brasil.

Os alunos, de posse das fotografias abaixo, as enviaram para o Rei.

(2)

Posteriormente, a professora apresentou as seguintes proposições, conforme propostas sugeridas pelo Rei.

Com base nos seus conhecimentos sobre o tema analise-as e marque a alternativa correta.

I.Quando a renda dos pais é insuficiente para a sobrevivência da família, as crianças são empurradas para a mineração, olarias, carvoarias, pedreiras, aos lixões etc., onde passam o dia cavando,

quebrando pedras, cortando e transportando lenha, em contato com agentes cancerígenos, como o mercúrio, expostas a temperaturas elevadas e ruídos insuportáveis, sem falar do uso como prostitutas em bordéis nas rodovias brasileiras. Nesses locais de trabalho foi passada a borracha nos artigos da Constituição que trata dos diretos das crianças e adolescentes.

II. Segundo a Organização do Trabalho Infantil - OTI, o que mais preocupa nas cidades nordestinas é a questão das meninas mães. Na maioria das vezes abandonadas pelo namorado, pela sociedade e muitas vezes pela própria família, sem qualificação educacional e profissional, sem amparo para sustentar a si mesmas e à criança, sujeitam-se à prostituição, ao tráfico de drogas e ao trabalho doméstico, vivendo, em algumas situações, sob regime de escravidão.

III. É comum ouvirmos a expressão “órfãos da violência”: não são apenas meninas e meninos cujos pais morreram, mas também crianças cuja ausência de pais vivos é sentida logo cedo. Sem família, sem escola, sem abrigo, estas crianças ficam expostas ao tráfico de drogas, aos pedófilos que usam seus corpos e como matéria-prima para espetáculos pornográficos.

IV. Apesar dos avanços e da fiscalização do Ministério Público do Trabalho, da OIT e da UNICEF, em relação à exploração do trabalho infantil, a historiografia brasileira ainda não conseguiu banir

definitivamente de suas páginas essa nódoa que tanto envergonha qualquer sociedade.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas a proposição I b) Todas as proposições c) Apenas a proposição II d) Apenas a proposição III e) Apenas a proposição IV

3. Analise as afirmativas sobre a segregação espacial das cidades brasileiras.

I. A população de baixa renda reside em bairros afastados do centro, coleta de lixo irregular (ou nenhum), rios assoreados, que em chuvas fortes invadem as casas, policiamento fraco ou inexistente, transporte urbano deficiente, dentre outros problemas que variam entre as cidades.

II. Há bairros nas cidades que recebem grande atenção do poder público, com modernização do equipamento urbano, melhores serviços de infraestrutura, enquanto outros bairros, os mais afastados das áreas centrais, são esquecidos.

III. Os cenários de disparidades entre bairros ricos e pobres são exclusivos das grandes metrópoles situadas no Sudeste.

IV. A segregação espacial das cidades está relacionada à falta de políticas públicas habitacionais.

(3)

Estão corretas as afirmativas a) I, II e III, apenas.

b) I, II e IV, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

4. Analise os gráficos.

Com base nas informações fornecidas e em conhecimentos sobre a dinâmica do lixo sólido no Brasil, é correto afirmar que a coleta seletiva

a) mais do que dobrou de 2006 a 2008, devido ao surgimento de usinas de compostagem, sendo as regiões Sul e Norte as mais atendidas em 2010.

b) dobrou de 2004 a 2006, devido ao crescimento de cooperativas de catadores de lixo, sendo as regiões Sudeste e Centro-Oeste as mais atendidas em 2010.

c) mais do que quintuplicou de 1994 a 2010, devido à possibilidade de reciclagem de vários materiais, sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.

d) triplicou de 1994 a 1999, devido à rígida Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.

e) dobrou de 1994 a 2004, devido à instalação de cooperativas de reciclagem, sendo as regiões Sul e Nordeste as mais atendidas em 2010.

5. Práticas, flexíveis e descartáveis, as sacolas plásticas parecem reunir, num só produto, as principais características da vida moderna. Nos últimos anos, esse símbolo da sociedade de consumo ganhou significados negativos: poluidora, antiecológica e politicamente de uso incorreto.

(http://educacao.uol.com.br/atualidades/meio ambiente - Adaptado) Com base no texto e seus conhecimentos sobre o tema, é INCORRETO afirmar:

a) O ciclo de vida das sacolas de plástico vai além de 100 anos (para se degradarem). Jogadas em aterros sanitários, nos rios e oceanos, poluem os ecossistemas, provocando a morte de peixes, aves e tartarugas, por meio de asfixia e indigestão.

b) Desde os anos de 1970, as sacolas de plástico cumprem duas funções essenciais na vida dos brasileiros: carregar as compras do supermercado e armazenar o lixo doméstico.

(4)

c) O lobby do setor argumenta que o impasse não está no uso, e, sim, no descarte feito de forma inadequada. Jogadas no espaço urbano com outros tipos de detritos, entopem bueiros e galerias contribuindo para alagamento nas cidades na época das chuvas.

d) A natureza já conseguiu um meio de digerir com eficiência esses “monstros” do polietileno, como também toda sociedade aderiu à campanha educativa, realizada pelo governo brasileiro com o lema:

“Por uma Vida menos Plástica”.

e) Em 25 de janeiro, o acordo estabelecido pelo governo de São Paulo e pelo comércio varejista aboliu o uso de sacolas plásticas em supermercados. Sem preocupação com o meio ambiente, os produtores e defensores do uso das sacolas argumentam que o término da distribuição prejudicou apenas as famílias mais pobres, que terão gastos extras no orçamento com a compra de sacos plásticos para armazenar lixo.

6. Observe a imagem abaixo.

A área de risco representada pela imagem está associada a) à construção em encostas.

b) à ocupação de planície de inundação.

c) à grande quantidade de chuva ao longo do ano.

d) ao lixo acumulado no solo.

7. O Indicador de Salubridade Ambiental é um instrumento de medida que identifica as demandas para melhoria dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e coleta e disposição final do lixo urbano.

No gráfico, que representa a posição dos municípios paulistas no final da década de noventa, quanto maiores os valores no eixo horizontal, melhor é a situação municipal no que se refere aos três indicadores.

(5)

Assinale a alternativa que indica em quantos municípios paulistas há necessidade de intervenção, formulação e implantação de políticas públicas e sua justificativa.

a) Em poucos, porque a grande maioria concentra-se nos níveis superiores do indicador.

b) Na maioria, pois grande parte concentra-se nos níveis intermediários do indicador.

c) Em apenas 200, porque são exclusivamente eles que apresentam problemas quanto ao indicador.

d) Em apenas 80, porque estão bem posicionados nos níveis superiores do indicador.

e) Em apenas 120, porque estão concentrados nos níveis inferiores do indicador.

Referências

Documentos relacionados

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,