• Nenhum resultado encontrado

Aposentadoria por idade rural

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aposentadoria por idade rural"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Importante registrar que a aposentadoria por idade está prevista para os beneficiários que atinjam uma determinada faixa etária, que estará prevista expressamente na legislação.

Nesse seguimento, destaca-se que é fundamental a comprovação da característica como segurado do Regime Geral de Previdência Social para as aposentadorias que serão tratadas no presente texto.

A aposentadoria por idade rural é um benefício concedido aos segurados que exerçam suas atividades em um ambiente rural ou em regime de economia familiar ou individual.

Nesse sentido, é fundamental estabelecer quem são os trabalhadores rurais de acordo com a legislação.

Aposentadoria por idade: Híbrida x Rural

Professor Marcelino

Marcelino Alves de Alcân- tara é advogado e profes- sor de suma influência no mundo jurídico, haja vista sua competência técnica para lidar com as deman- das judiciais e a maestria no âmbito educacional, atuan-

do no setor do direito previ- denciário e tributário fiscal.

Em sua formação acadêmica, possui graduação em Direi- to pelo Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo, é Especialista em Direito Previ- denciário pela Escola Paulista

de Direito (EPD), Especialista em Direito Tributário pela Es- cola Paulista de Direito (EPD), Mestre em Direito das Rela- ções Sociais (área de Concen- tração: Direito Previdenciário) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP).

Aposentadoria por idade rural

(2)

Em primeira análise, é fundamental estabelecer que será considerado trabalhador rural o segurado empregado com vínculo, o segurado contribuinte individual, segurado trabalhador avulso e o segurado especial. Ademais, também fará jus ao benefício da aposentadoria por idade rural os segurados espeicias, que são: produtor rural; pescador artesanal; membros de grupo familiar e; indígenas.

Portanto, após identificar a abrangência da aposentadoria por idade rural, é fundamental estabelecer as atividades exercidas por cada segurado informado acima:

a) Segurado empregado: São os trabalhadores rurais que possuem vínculo empregatício com o empregador, possuindo registro na CTPS e tendo as contribuições recolhidas pelo empregador.

b) Segurado contribuinte individual: São os trabalhadores rurais que não possuem vínculo empregatício com o empregador, nesse sentido, o recolhimento das contribuições deverá ser realizado através da inscrição na previdência social e da obtenção das guias de recolhimento.

(3)

c) Segurado trabalhador avulso: São os trabalhadores rurais que não possuem vínculo empregatício com o empregador, entretanto, são vinculados a um determinado sindicato ou cooperativa, que faz os recolhimentos previdenciários.

d) Segurado especial: São os trabalhadores rurais que não possuem vínculo empregatício com o empregador e produzem rendimento através do regime de economia familiar, nesse sentido, encontram-se as seguintes categorias de segurados especiais:

Produtor rural; pescador artesanal; membros do grupo familiar em regime de economia familiar e; indígenas.

Após a compreensão das atividades e do requerimento ou não de vínculo empregatício, é de suma importância destacar que para a concessão do benefício de aposentadoria por idade rural, há a necessidade do cumprimento de determinados requisitos.

Destaca-se que o advento da Reforma da Previdência não alterou os requisitos e as condições estabelecidas na lei para a concessão do benefício da aposentadoria por idade rural.

Muitas vezes, pessoas que acabam exercendo suas atividades laborativas no meio rural, migram-se para as cidades em busca de uma qualidade de vida melhor por conta das oportunidades que o centro urbano possibilita às pessoas, havendo diversos tipos de trabalhos nos campos mais variados do exercício da atividade habitual.

Nesse seguimento, as pessoas que exerciam atividade rural e migram para os centros

Aposentadoria por idade híbrida

(4)

urbanos precisarão de um método plausível para se aposentar em decorrência da alteração das atividades e, por conta disso, o legislador consagrou a hipótese de aposentadoria por idade híbrida.

Entende-se que a aposentadoria por idade híbrida é um benefício concedido com a utilização do tempo rural somado com o tempo de atividade urbana, a fim de conquistar o benefício em questão.

Destaca-se que haverá então, a somatória do período de contribuição adquirido pela outra modalidade enquanto segurado (exercício do trabalho rural) com o período de contribuição atual (exercício do trabalho urbano).

Diferente da aposentadoria por idade rural, a aposentadoria por idade híbrida teve alterações em suas condições e requisitos após o advento da Reforma da Previdência. Nesse seguimento, verifica-se os seguintes requisitos antes e depois da Reforma da Previdência.

Destaca-se que, por conta das regras da Reforma da Previdência, o tempo de transição para a concessão do benefício, terá sua idade mínima inicial para as mulheres mantida em 60 anos, sendo possível a observância de um aumento progressivo de 6 meses anualmente até chegar nos 62 anos.

60 anos para mulheres 65 anos para homens período de carência de

180 meses

62 anos para mulheres 65 anos para homens

15 anos de tempo

de contribuição

(5)

Por fim, ressalta-se que se o segurado cumpriu os requisitos até a vigência da Reforma de Previdência, será possível requerer o benefício de acordo com as regras antigas por conta do direito adquirido.

Referências

Documentos relacionados

Cultura e desenvolvimento psíquico Embora Vigotski 1995 compreenda o desenvolvimento infantil como uma unidade entre as linhas de desenvolvimento biológico e cultural, a

Páscoa lembra que quando as pessoas morrem não é o fim pois há uma vida eterna com Deus para aqueles que.

Silva IB. Estudo do desenvolvimento neurocomportamental inicial de neonatos pré-termo pequenos e adequados para a idade gestacional [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de

A aposentadoria especial, uma vez cumprida a carência exigida, será devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual, este somente quando cooperado filiado

Novos estudos e novas estratégicas para delineamento de protocolos terapêuticos, como o emprego de cálculos de extrapolação alométrica , podem contribuir grandemente para que

Atualmente, a Lei em vigor é a 8.213/91 e em seus § 1º e 2º, menciona a idade mínima para acessar o benefício, mas, a redução da idade está citada na lei, pelo trabalhador

1) Escolher o esquema de sinalização de acordo com o estabelecido no princípio P.12. 2) Escolher a estrutura da mensagem tendo em conta a localização do evento face à posição

Além disso, tendo em conta que o padrão discursivo corresponde à forma como se articulam, organizam e emergem os tipos de discur- so ao nível do plano de texto,