• Nenhum resultado encontrado

Aula 6 - NOÇÕES BÁSICAS DE BIOSSEGURANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Aula 6 - NOÇÕES BÁSICAS DE BIOSSEGURANÇA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

1

Aula 6 - NOÇÕES BÁSICAS DE BIOSSEGURANÇA

Olá aluno (a), na aula de hoje vamos falar sobre noções básicas de biossegurança, dando ênfase no uso de equipamento de proteção individual.

Introdução

A Biossegurança é um conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, as quais possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

A Biossegurança está presente ao adotarmos procedimentos específicos para evitar ou minimizar os riscos de atividades potencialmente perigosas que envolvem organismos vivos.

Os profissionais que atuam em local de crime estão expostos a risco biológico intenso e permanente por manusearem artigos com matéria orgânica das vítimas atendidas, podendo ser veículos de transmissão de microrganismos para si próprios como também para outras vítimas.

Esse risco é ainda maior quando se considera as condições adversas em que o serviço é prestado, uma vez que acontece fora do ambiente hospitalar, favorecendo a contaminação.

Deve-se ainda considerar o risco aumentado dos usuários desse serviço de contraírem algum tipo de infecção ocasionada na pele relacionada a ferimentos e escoriações e ao local, normalmente insalubre em que os acidentes ocorrem (asfalto, terra, lixo e outros). Risco este também relacionado à inadequada limpeza e desinfecção da viatura ou dos materiais de trabalho.

Sendo assim, faz-se necessária a implementação de treinamentos e protocolos de biossegurança destinados às suas atividades para a minimização dos riscos aos profissionais e aos usuários desse serviço. O conhecimento é importante para a formação da chamada disciplina consciente, onde o militar adere às práticas e às rotinas de biossegurança, independentemente de qualquer tipo de fiscalização.

O conhecimento é fundamental para o seu bem-estar, de sua equipe e das possíveis vítimas que serão atendidas.

(2)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

2

Conceitos

Para o melhor entendimento deste capítulo é necessário o conhecimento dos seguintes conceitos:

● Artigos: materiais e/ou equipamentos destinados à conservação e assistência à saúde individual ou coletiva, à higiene pessoal ou de ambientes.

●Reprocessamento: passos para converter um produto contaminado em dispositivo biologicamente seguro e pronto para uso.

● Limpeza: processo pelo qual ocorre na remoção física da sujidade dos artigos, realizada com água e sabão apropriado, por meio de ação mecânica. É a primeira e mais importante etapa para a eficácia do procedimento de desinfecção de artigos.

Todos os artigos, materiais e equipamentos devem ser lavados antes de ser desinfetados ou esterilizados, independentemente de presença visível de sujidade e/ou matéria orgânica. A limpeza deve ser feita sempre com água e sabão. Se for utilizado o método de imersão, deve-se utilizar preferencialmente o detergente enzimático.

● Tipos de limpeza:

Concorrente: procedimento de limpeza realizado nas trocas de plantão e após cada ocorrência (atendimento), com o objetivo de limpar e organizar o ambiente, repor os materiais de consumo e recolher os resíduos. Terminal: limpeza minuciosa, abrangendo todas as superfícies horizontais e verticais. Ela deve ser programada, geralmente para cada 15 dias, quando ocorre a retirada da viatura da escala de serviço para a limpeza, bem como de todos os materiais é necessária a programação para que não haja prejuízos ao serviço.

● Desinfecção: processo físico ou químico aplicado a objetos inanimados e superfícies, que destrói todos os microrganismos causadores de doenças (patogênicos), com exceção de esporos bacterianos.

● Produtos saneantes: produtos utilizados para a limpeza e desinfecção (sabões, detergentes e desinfetantes).

● Precauções Padrão (PP): são ações adotadas pelos profissionais expostos a riscos biológicos no atendimento a todo e qualquer paciente, independentemente de doença infectocontagiosa diagnosticada. O profissional deve ter postura consciente da utilização destas precauções como forma de não se infectar ou servir de fonte de contaminação, visto que não é possível saber previamente se as vítimas são portadoras de doenças infectocontagiosas como a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), hepatites, meningites e outras.

(3)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

3

As Precauções Padrão constituem em:

• Correta higienização das mãos;

• Uso adequado de equipamentos de proteção individual – EPI;

• Descarte adequado de perfuro cortantes.

Higienização das mãos: A higienização das mãos é medida simples, individual, consciente e indiscutivelmente a mais eficiente e menos dispendiosa na prevenção de infecções. Essa medida se torna indispensável devido às condições adversas em que o serviço acontece, aumentando consideravelmente a exposição biológica. A higienização simples é realizada com água e sabão e indicada nas seguintes situações:

Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais;

• Ao iniciar e terminar o plantão;

• Antes e após ir ao banheiro;

• Antes e depois das refeições;

• Após várias aplicações consecutivas de produto alcoólico; e

• Entre cada atendimento.

BARREIRAS DE CONTENÇÃO - EPI e EPC

É a utilização correta das medidas de proteção para minimizar qualquer risco para o profissional.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIS)

“Todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

OS EPI ́S UTILIZADOS NO DIA A DIA DOS PROFISSIONAIS SEJA ELE DA SAÚDE OU DA SEGURANÇA PÚBLICA SÃO:

1. Calçados: Para proteger de respingos de substâncias químicas; material biológico; derramamento de líquidos quentes; impacto de objetos; cacos de vidrarias;

materiais perfuro cortantes, etc.

(4)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

4

ATENÇÃO:

Calçados que NÃO devem ser usados:

• Tamancos;

• Sapatos de salto alto;

• Sandálias e sapatilhas;

• Sapatos de tecido.

LUVAS:

As luvas são equipamentos padrão como barreira biológica. Devem ser anatômicas, resistentes, confortáveis e flexíveis. Temos as Luvas Estéreis (luvas cirúrgicas) e Luvas Descartáveis ou não estéreis (luvas de procedimento), que servem para manipulação de materiais potencialmente infectantes (sangue e fluidos corporais).

(5)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

5

Temos também as luvas Reutilizáveis: resistentes a rasgos, cortes e detergentes.

Devem ser descontaminadas após o uso, e servem para a parte da limpeza e lavagem de material.

Quando utilizar luvas?

Sempre que houver risco e\ou contato direto com sangue e fluidos corporais, membranas, mucosas, lesões de pele ou qualquer outro material potencialmente infectado;

Durante a manipulação de pacientes colonizados ou infectados com patógenos transmissíveis por contato.

Toucas ou Gorros

Esse material Evita acidentes ou contaminação por microrganismos e também a contaminação do ambiente de Trabalho.

Nossos cabelos são veículos de contaminantes e o gorro deve envolver completamente o cabelo; deve permitir a oxigenação do couro cabeludo e podem ser reutilizáveis ou descartáveis.

Óculos

São usados em situações em que ocorrem riscos de exposição do profissional a respingos de sangue, secreções ou excreções, durante a realização de suas atividades ou mesmo manejo e transporte de materiais contaminados.

(6)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

6

OBSERVAÇÃO: O uso de óculos de grau não isenta ao uso dos óculos de proteção, pois depende do tipo de lente empregada que deve ser compatível com o uso de respiradores ou máscaras.

Devem proteger completamente os olhos, sem comprometer o campo visual.

Os Óculos comuns não oferecem proteção adequada. Devem ser constituídos de material que permita a desinfecção.

Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) Máscaras cirúrgicas;

Máscara N95

Quando utilizar?

Durante a realização de procedimentos em que exista risco de contágio por secreções respiratórias, sangue e fluidos corporais um exemplo é um paciente que apresenta quadro de tosse.

(7)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

7

EPCS – equipamentos de proteção coletiva

Caixa para descarte de artigos perfuro cortantes:

Nas quais suas paredes devem ser rígidas e apropriadas para descartar materiais como agulha, ampolas e vidros em geral. Deve ser utilizada até a sinalização pontilhada efetuada pelo fabricante, não ultrapassando dois terços de seu volume.

Chuveiro de Emergência: está presente principalmente em laboratórios, com função de eliminar ou minimizar os danos em caso de acidentes com produtos químicos, biológicos ou fogo.

Tipos de exposições

Os profissionais peritos podem exercer atividades onde há risco de exposição ao sangue e a outros materiais biológicos.

As exposições que podem trazer riscos de transmissão ocupacional do HIV e dos vírus das hepatites B (HBV) e C (HCV) são definidas como:

(8)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

8

• Exposições percutâneas – lesões provocadas por instrumentos perfurantes e cortantes (por ex. agulhas, bisturi, vidrarias);

• Exposições em mucosas – por exemplo, quando há respingos na face envolvendo olho, nariz, boca ou genitália;

• Exposições cutâneas (em pele não íntegra) – por exemplo, contato com pele com dermatite ou feridas abertas;

• Mordeduras humanas – consideradas como exposição de risco quando envolverem a presença de sangue, devendo ser avaliadas tanto para o indivíduo que provocou a lesão quanto àquele que tenha sido exposto.

Cuidados imediatos com a área de exposição

Recomendam-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.

Apesar de não haver nenhum estudo que demonstre o benefício adicional ao uso do sabão neutro nesses casos, a utilização de soluções antissépticas degermantes é uma opção. Não há nenhum estudo que justifique a realização de expressão do local exposto como forma de facilitar o sangramento espontâneo.

Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com água ou com solução salina fisiológica. Procedimentos que aumentam a área exposta (cortes, injeções locais) e a utilização de soluções irritantes como éter, hipoclorito ou glutaraldeído são contraindicados.

Quimioprofilaxia para o HIV

As principais evidências da quimioprofilaxia pós-exposição ocupacional (PEP) dos medicamentos antirretrovirais na redução da transmissão do HIV estão baseadas em:

Estudo caso-controle, multicêntrico, envolvendo profissionais de saúde que tiveram exposições percutâneas com sangue sabidamente infectado pelo HIV.

Evidências com os protocolos de uso de antirretrovirais para prevenção da transmissão vertical do HIV sugerindo um efeito protetor com o uso dos medicamentos pós-exposição.

(9)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

9

Sinalizações presentes no cotidiano do profissional

• Resíduos com risco biológico - Grupo A

• Resíduos com risco químico - Grupo B

• Rejeitos radioativos - Grupo C

• Resíduos comuns - Grupo D

• Resíduos perfuro cortantes - Grupo E

Riscos biológicos

Considera-se Risco Biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos (agentes Biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons).

Riscos químicos

Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde. Todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase e de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento. É vedado o procedimento de reutilização das embalagens de produtos químicos.

(10)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

10

Radiações ionizantes

Definido como qualquer material derivado do uso pacífico de energia nuclear que contém isótopos radioativos para os quais não se espera reutilização.

Resíduo comum

Todo o resíduo reciclável é capaz de passar pelo processo de transformação.

Nesse processo o resíduo pode voltar para o seu estado original ou se transformar em outro produto. Os resíduos recicláveis devem ser separados e armazenados corretamente.

Material perfuro cortante

São objetos com partes rígidas ou agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, lâminas, pinças, seringas, vidros, entre outros.

(11)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

11

Podemos verificar que são diversos os riscos que o profissional pode enfrentar no seu dia a dia, por isso a importância de usar equipamentos de proteção individual.

Bibliografia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Biosseguran%C3%A7a

https://onsafety.com.br/o-que-e-biosseguranca-e-porque-e-tao-importante/

https://blog.radcare.com.br/quais-sao-as-principais-normas-de-biosseguranca/

(12)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

12

Atividade Complementar (Aula 6)

Caro aluno (a), conforme visto nesta aula podemos definir o quão importante é a biossegurança em nossas vidas, principalmente no ambiente de trabalho, levando em consideração o que aprendeu sobre conduta pós exposição. Escreva com no máximo 30 linhas qual é a conduta pós exposição, a material com suspeita de contaminação por vírus HIV e Hepatite C.

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Mediante o Real decreto lei 5/2005, do 11 de marzo, de reformas urxentes para o impulso da produtividade e para a mellora da contratación pública, en cuxo artigo

Esta atividade é importante para que você reforce os conceitos básicos vistos em sala de.. aula e os correlacione com uma aplicação prática, no caso o conceito de sistemas

Não administrar medicamentos preparados por outras pessoas; Evitar sujar o rótulo do frasco durante o preparo do medicamento; Identificar situações de alergia a medicamentos e anotar

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

Assim, conclu´ımos que, caso ocorra uma muta¸ c˜ ao, quanto maior o n´ umero de altera¸c˜ oes gen´ eticas provocadas pela muta¸ c˜ ao, maior ser´ a a popula¸c˜ ao de c´

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

➢ Para realizar a gravação das chamadas é necessário configurar os parâmetros monitor-format,