• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO ROTA DA BAIRRADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ASSOCIAÇÃO ROTA DA BAIRRADA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

2016

(2)

RELATÓRIO E MENSAGEM DA DIRECÇÃO Caros Associados e Parceiros,

Mais um ano de atividade que com enorme satisfação vemos cumprido e no qual se pretendeu dar continuidade ao trabalho de promoção e dinamização da Bairrada. Consolidar a valorização da marca Bairrada, marcando presença em diversas iniciativas, organizando eventos e partilhando informação nos nossos Espaços Bairrada, foram alguns dos objetivos do Plano de Atividades de 2016.

As atividades e ações foram implementadas de forma coordenada, tendo sempre presente os recursos humanos e a capacidade financeira da Associação. Um crescimento sustentado e sólido.

Salientamos a abertura e funcionamento dos dois Espaços Bairrada, em Oliveira do Bairro e Curia, que ao longo dos últimos anos têm vindo a desenvolver um importante papel na promoção da região Bairrada e dos seus produtos endógenos. O aumento significativo de visitantes à região Bairrada reflete um acréscimo de visitas às adegas e vendas de vinhos e espumantes. Um balanço muito positivo!

A aprovação, já no final do ano de 2016, de uma candidatura para a região Bairrada - Plano Estratégico da Fileira do Vinho na Região Centro - tendo como promotor a Comissão Vitivinícola da Bairrada, foi um importante passo para em 2017 se prosseguir com os objetivos de afirmação da marca Bairrada.

Salientamos ainda e reforçamos a participação ativa dos oito municípios da Bairrada neste projeto da Rota que é da Região.

A Direção da Rota da Bairrada gostaria de agradecer as todas as instituições públicas e privadas, que contribuíram durante o ano de 2016 para a concretização do plano de atividades, salientando municípios associados e os parceiros privados, Verallia Portugal, Crédito Agrícola de Anadia e Oliveira do Bairro pelo contributo financeiro, sem o qual não teria sido possível executar as atividades a seguir descritas.

Ainda um especial agradecimento a todos os associados, que desde a primeira hora acreditaram no projecto e que muito contribuíram para a consolidação e desenvolvimento do mesmo.

O todos o nosso muito obrigado!

Anadia, 01 de Fevereiro de 2017

(3)

A.RELATÓRIODEACTIVIDADES2016

A1.ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS –ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA DA BAIRRADA

1. Alargamento da Rota da Bairrada a novos e potenciais associados

O contínuo alargamento da Rota da Bairrada a novos e potenciais associados era um dos objetivos em 2016 e cumprido com a adesão de seis associados produtores de vinho (Cave Central da Bairrada, Destilaria Levira, Kompassus, Quinta das Bágeiras, Quinta dos Abibes e Quinta Vale do Cruz) e quatro associados do setor da restauração (Dom Ferraz, A Portagem, O Painel, Mugasa).

No final de 2016 a Rota da Bairrada tem 52 associados (8 municípios, 2 instituições, 23 produtores, 11 restaurantes e 8 unidades de alojamento)

2. Organização de visitas à Bairrada – Roteiros turísticos

Com o objectivo de potenciar a visitação às caves e adegas associados, a Rota da Bairrada promoveu a visita de alguns grupos de visitantes e individuais. Com marcação prévia e com os programas escolhidos pelos clientes/visitantes, a Rota da Bairrada intermediou na marcação das visitas e sugestão de itinerários na Região.

Tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, em 2016, a Associação Rota da Bairrada recebeu inúmeros pedidos para sugestões e indicações de locais para visitar, roteiros na Bairrada e provas de vinhos. Estes pedidos têm, nos últimos tempos, sido regulares, quer seja por individuais, grupos organizados mas também por agências de viagens.

A pedido de visitantes, elaboramos roteiros à medida, tendo em conta a diversidade da oferta da Região e o tempo de permanência no território: natureza, gastronomia, provas de vinho e visitas a adegas, património, praias, termas ou cultura, de acordo com a preferência do visitante.

Ao longo de 2016 recebemos cerca de 30 grupos organizados, aproximadamente 1500 visitantes à região da Bairrada, para além dos individuais.

Esta é uma das actividades principais da Associação que pretendemos vir a fomentar, promovendo o serviço junto de agências, operadores, empresas e visitantes à Região.

(4)

3. Monitorização da visitação à Região da Rota da Bairrada

Dando continuidade ao trabalho iniciado, a Rota da Bairrada, continua a recolher informação sobre os visitantes à região, através de uma folha modelo de recolha de informação de dados estatísticos. Salientamos a importância destes dados para a definição de estratégias de desenvolvimento e intervenção em termos de promoção e investimento.

Em 2016 e numa parceria com a Universidade de Aveiro / IDTOUR foi possível ser feito um pequeno questionário e a sistematização dos dados estatísticos da região da Bairrada até 2015 e um comparativo com 2014.

Os dados de 2016 estão ainda em análise devendo em breve ser apresentados.

A2.PROMOÇÃO,DINAMIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA BAIRRADA

1. Dinamização do Espaço Bairrada | Estação da Curia e Oliveira do Bairro

Os Espaços Bairrada cumprem os objetivos de promoção turística e cultural, informação e comercialização, dos quais salientamos: a) Integração, num mesmo espaço, da diversidade da oferta turística existente no território; b) Recepção do visitante ao território da Bairrada e da população residente; c) Apoio à informação turística específica através do atendimento personalizado e da cedência de material promocional da Região e dos associados, sugestão de circuitos, marcação de visitas e outras actividades; d) Divulgação e promoção de um programa de actividades educativas e promocionais do território, como sejam as provas de vinhos e produtos locais, workshop temáticos, entre outras.

O Espaço Bairrada da Curia, aberto desde 2010, contabilizou-se a recepção e atendimento a cerca de 9300 visitantes no ano de 2016, sendo que o mercado nacional representa 80% e o mercado internacional 20%, evidenciando-se como principais mercados internacionais: a França, Espanha, Brasil e Alemanha.

A importância do mercado nacional revela-se em função da prioridade dada às acções de promoção no mercado regional e nacional.

O Espaço Bairrada de Oliveira do Bairro, com um ano de abertura, tem tido um crescimento bastante positivo.

2. Edição de Material Promocional / Brochura Genéricas

No ano de 2016 editamos 5000 brochuras genéricas da Rota da Bairrada, com informação dos espaços bairrada, da região, de experiências na região e dos associados.

(5)

O material promocional editado foi essencial para a prossecução dos objetivos de participação em ações de promoção e eventos. Desta forma foi possível distribuirmos este material em diversas iniciativas e levarmos a nossa Bairrada e os agentes económicos mais longe.

O material foi ainda distribuído pelos postos de turismo de Aveiro, Coimbra, Cantanhede e Águeda.

3. Criação da Loja on-line: loja.rotadabairrada.pt

A loja on-line foi lançada em Abril de 2016 e veio juntar-se aos Espaços Bairrada da Curia e Oliveira do Bairro que, em conjunto, pretendem potenciar o conhecimento pela região uma vez que em todos os espaços, físicos e digital, é possível comprar produtos e conhecer o território, a sua história, os seus costumes, a vinha e o vinho.

A loja online tem disponível, atualmente, cerca de duzentas referências, entre vinhos, espumantes, aguardentes e licorosos com a Denominação de Origem Bairrada ou Beira Atlântico, assim como literatura sobre a temática vínica e acessórios de vinho, todos os artigos a preços muito convidativos.

O desempenho da loja on-line tem sido bastante positiva, não obstante ainda não termos iniciado uma campanha promocional.

(6)

4. Dinamização da página de facebook – Promoção da Região e agentes económicos

As redes sociais continuam a ser uma ferramenta cada vez mais eficaz e fundamental no mundo do trabalho pois representam um excelente canal de comunicação. Tendo presente esta realidade, nesta era digital, a Rota da Bairrada continuou a promover a sua atividade, a região, os seus agentes económicos e parceiros na sua página do facebook.

A sua manutenção e inserção de conteúdos representam uma tarefa diária, de forma a assegurarmos a divulgação do projeto Rota da Bairrada.

5. Sons na Bairrada

Demos início aos ‘Sons na Bairrada’, previsto em Plano de Atividades, e que pretendeu promover concertos em adegas com prova de vinhos e degustação de produtos regionais, como forma a potenciar a visitação e os produtos vitícolas.

O primeiro Sons na Bairrada decorreu no dia 28 de Outubro nas Caves São Domingos e o segundo teve lugar na Aliança vinhos de Portugal a 18 de novembro.

Ambos decorreram com enorme sucesso, sendo intenção retoma-los em 2017.

(7)

6. Participação em Feiras Promocionais 6.1 Participação na FITUR 2016

Marcamos presença na FITUR - Feira Internacional de Turismo, em Madrid, no stand do Turismo de Portugal, promovendo dois momentos de degustação de espumante Bairrada e produtos regionais. Pretendemos com esta participação promover a Bairrada de forma integrada, potenciando a captação de visitantes no mercado espanhol. A feira realizou-se 20 a 24 de janeiro 2016, tendo a degustação Bairrada, decorrido com sucesso, no dia 21 de janeiro.

6.2 Bolsa de Turismo de Lisboa 2016

A Bolsa de Turismo de Portugal (BTL) é a mais importante feira de turismo a nível nacional.

Neste sentido e com o objetivo de promovermos a Bairrada em Lisboa, a Rota da Bairrada participou na BTL, que decorreu de 2 a 6 de Março, integrada no espaço de Enoturismo promovido pela VINITUR.

Durante estes cinco dias foram feitas provas de vinhos e espumantes, reuniões com agências de viagens e operadores turísticos para promoção do dossier de enoturismo, contatos com público e potenciais visitantes. A Bairrada marcou assim presença na mais importante feira de turismo de Portugal.

(8)

6.3 Participação no ‘Peixe em Lisboa 2016’

Voltamos ao Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, em 2016 ao Peixe em Lisboa, de 7 a 17 de abril. No mercado gourmet promovemos e comercializamos produtos Bairrada, tendo a afluência de visitantes / turistas sido bastante menor em relação ao ano anterior. Não obstante, a presença da Bairrada permitiu reforçar a promoção da Bairrada no mercado de Lisboa.

6.4 Participação na Feira Medieval em Anadia

Uma iniciativa de caráter municipal que decorreu nos dias 4 e 5 de Maio em Anadia, mas que se revelou bastante positiva para a promoção da Bairrada, uma vez que, em simultâneo, decorreu na cidade o Portugal Wine Trophy, tendo o público sido bastante interessado e interessante. O evento permitiu a venda de espumante a copo e à garrafa e produtos regionais, tendo as mesmas sido bastante positivas.

(9)

6.5 Participação no TedEx Aveiro

Mais um ano de TedEx em Aveiro e a Rota da Bairrada marcou presença com o espumante de honra aos oradores e participantes. Realizou-se no dia 21 de Maio, no Teatro Aveirense e decorreu com sucesso.

6.6 Participação na Feira Cultura de Coimbra

A Feira Cultural de Coimbra decorreu em Coimbra de 3 a 12 de Junho. Com o objetivo de reforçar a relação da Bairrada com Coimbra, a Rota da Bairrada marcou presença, pela primeira vez, neste evento municipal, tendo promovido a região com o seu material promocional e degustações de espumante.

6.7 Participação no Vagos Sensation Gourmet

O Vagos Sensation Gourmet, que decoreu de 1 a 3 de julho, pretendeu promover a gastronomia, as raízes culturais e tradições gastronómicas vaguenses, através de um conjunto variado de atividades e iniciativas na Praia da Vagueira. Foram três dias repletos de experiências gastronómicas.

A Rota da Bairrada esteve presente com um espaço lounge, de promoção da Bairrada e venda de espumantes.

(10)

6.8 Participação na ExpoBairrada em Oliveira do Bairro

Marcamos presença na ExpoBairrada, em Oliveira do Bairro, de 8 a 17 de Julho com um espaço de promoção Bairrada e venda espumantes. Este ano o Município dedicou um espaço, uma tenda no exterior, apenas para os vinhos Bairrada, tendo a adesão sido positiva.

6.9 Participação no Ílhavo Sea Festival

Alguns dos maiores e mais belos veleiros do Mundo regressaram a Ílhavo, para a segunda edição do Ílhavo Sea Festival, que, de 5 a 8 de agosto, transformaram o Terminal Norte do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, num animado cais de encontro de diferentes culturas, línguas e tradições.A Rota da Bairrada esteve presente neste evento com um espaço lounge de promoção Bairrada e venda de espumantes.

6.10 Participação no Festival do Bacalhau

Pelo terceiro ano consecutivo a Bairrada marca presença forte no Festival do Bacalhau de Ílhavo, que este ano decorreu de 17 a 21 de Agosto no Jardim Oudinot na Gafanha da Nazaré em Ílhavo. Para além do habitual espaço bairrada lounge na área exterior, ao lado da restauração, onde o espumante foi o Rei, a Rota da Bairrada esteve também presente com um um balcão na tenda institucional, ainda na harmonização dos showcookings na cozinha Teka e com espaço bar no porão do Navio, durante os concertos à noite.

Um festival de verão gorado de sucesso, onde se sente uma perfeita harmonia entre a gastronomia, o bacalhau e o espumante Bairrada!

(11)

6.11 Participação no Dia da Gastronomia Portuguesa

A Assembleia da República aprovou em Junho de 2015, por unanimidade, um projeto de resolução que institui o Dia Nacional da Gastronomia no último domingo de maio de cada ano.

Em 2016 celebrou-se esse dia a 29 de maio na cidade de Aveiro, numa organização da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG) e da AHRESP. Com múltiplas atividades na cidade e sessões de showcooking numa versão tradição por parte das confrarias, e noutra de inovação, por parte das escolas de turismo. Foi ainda apresentada uma plataforma com um inventário dos produtos regionais elaborada pela Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas e o Mercado Manuel Firmino abriu as suas portas para compras e degustações.

A Rota da Bairrada esteve presente no mercado com uma mostra de produtos Bairrada e venda dos mesmos. O Dia da Gastronomia em Aveiro decorreu com grande sucesso tendo sido elevada adesão da população e visitantes.

6.12 Participação no Congresso da APAVT

A cidade de Aveiro recebeu o 42º Congresso Nacional da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo), que se realizou de 8 a 11 de Dezembro de 2016, no Centro de Congresso.

Por convite da APAVT, a Rota da Bairrada esteve presente durante os dois dias do congresso num espaço designado de trade show e cujo objetivo foi o de promover a Bairrada através da oferta de material promocional, contatos com os presentes no congresso e troca de experiências. Tendo presente o público do congresso, a presença da Bairrada foi bastante positiva.

(12)

6.13 Participação no Mercado de Natal de Lamballe, França

A convite do Município de Oliveira do Bairro, a Rota da Bairrada esteve presente no Mercado de Natal de Lamballe, em França. A Lamballe é cidade geminada de Oliveira do Bairro e anualmente organiza um mercado onde comercializam produtos regionais e onde este ano demos destaque aos Vinhos e Espumantes Bairrada.

6.14 Participação na Feira Wien Plus Convention em Munique

Esta ação resultou de uma parceria entre a Rota da Bairrada e a Comissão Vitivinícola da Bairrada. A presença dos vinhos Bairrada em Munique, que decorreu de 2 a 4 Abril, foi muito positiva. Estivemos em dois momentos distintos, o primeiro na Feira Wien Plus Convention e o segundo na apresentação e degustação de vinhos Portugueses (Bairrada e Porto) no restaurante/bar 35mm no centro de Munique. A presença nestes dois momentos foi possível através do importador OLD-PORT, sediado perto de Munique que de Portugal importa essencialmente vinhos do Porto, Douro e região dos Vinhos Verdes.

7. Outras ações de promoção e comunicação da Bairrada 7.1 Edição Especial Olímpicos 2016

A Rota da Bairrada e a Comissão Vitivinícola da Bairrada assinaram um contrato de parceria que teve como objetivo a promoção de três vinhos da região da Bairrada, um branco, um tinto e um espumante, durante a participação da Missão Portuguesa nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Espumante, branco e tinto: foram os três vinhos que envergaram a marca ‘Comité Olímpico de Portugal Bairrada' e estiveram à prova nos momentos gastronómicos e de celebração da Missão Portuguesa nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

(13)

7.2 Apoio à Organização do Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2016

Decorreu em 2016 mais uma edição do Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada, uma organização da Comissão Vitivinícola da Bairrada. A Rota da Bairrada, à semelhança das últimas edições, foi parceira da CVB, na organização deste evento, potenciando a promoção da Bairrada, seus produtos e agentes económicos. Participou ainda com um stand para promoção da Bairrada.

7.3 Apoio à organização do jantar ‘Os melhores do ano 2015’ da Revista de Vinhos

A Revista de Vinhos organiza todos os anos um jantar de entrega de prémios ‘Os melhores do ano’. Em 2016 realizou-se na Bairrada, em Anadia, e teve a participação de aproximadamente 900 pessoas. A Rota da Bairrada apenas apoiou a organização na sugestão do alojamento e preços recomendados para os participantes.

7.4 Apoio na Organização do Concurso Internacional Portugal Wine Trophy

A Bairrada recebeu em 2016, o concurso internacional de Vinho, Portugal Wine Trophy, que decorreu em Anadia, de 5 a 9 maio. Um número elevado de jornalistas, opinion makers e enófilos estiveram na região Bairrada cerca de 4 dias. A Rota da Bairrada apoiou a organização nas marcações do alojamento e acompanhamento nas visitas técnicas à região e caves/adegas.

7.5 Apoio à organização da cerimónia de entrega de prémios do concurso de vinhos da Viniportugal

Anualmente a Viniportugal distinguiu os melhores do ano no Concurso Vinhos de Portugal e este ano o jantar da entrega de prémios realizou-se também na Bairrada no dia 13 de Maio no Bussaco. A Rota da Bairrada, à semelhança de outros eventos que acolhe, colaborou com a organização, neste caso concreto, com o apoio logística no transporte dos júris e jurados.

(14)

D.FORMAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DAS PARCERIAS INSTITUCIONAIS

1. COMEMORAÇÃO DO 10º ANIVERSÁRIO DA ROTA DA BAIRRADA

A Rota da Bairrada comemora o seu 10º aniversário em novembro de 2016. Para assinalar a esta efeméride promovemos uma cerimónia no nosso Espaço Bairrada com um espumante de honra e o corte do bolo de aniversário seguido de almoço no Aliança Underground Museum.

Para além de todos os associados e amigos da Bairrada também marcou presença na cerimónia de comemoração do 10º aniversário da Rota da Bairrada o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

2. Formação nos restaurantes em serviços de vinhos / Região Bairrada

A formação em serviço de vinhos e região Bairrada é de extrema importância para a promoção e comunicação de um produto. A Rota da Bairrada em 2016 deu formação / workshops sobre serviços de vinhos e região Bairrada aos seus restaurantes associados. Uma escanção, Vera Oliveira, percorreu os restaurantes, e num horário definido pelo associado partilhou informação sobre a região e serviço de vinhos a todos os colaboradores do restaurante. O objetivo foi melhorar o serviço e o conhecimento deste produto, para que possa ser transmitido ao cliente potenciando a região.

Pretende-se que este género de workshop/formação, gratuita para os associados, seja anual e com temáticas diversificadas, com o objetivo de melhorar o serviço dos restaurantes e potenciar a região da Bairrada.

(15)

3. Formação ‘Bairrada, conhecer para promover’

Dando continuidade às ações já realizadas em anos anteriores, a Rota da Bairrada promoveu visitas dos rececionistas dos hotéis associados aos produtores com enoturismo, com o objetivo de potenciar o conhecimento da região de forma a melhorar o atendimento e as recomendações sobre a Região.

4. Candidatura ao Programa de Cooperação Transfronteiriço Espaço-Portugal (POCTEP) Entidade líder do projeto, desenvolvemos uma candidatura à área de cooperação 3 – Castela e Leão – Centro de Portugal, com o objetivo de qualificar e diversificar a oferta transfronteiriça na área do enoturismo.

Os parceiros deste projeto são: Rota da Bairrada (líder), Universidade de Aveiro, CVR Bairrada, Vinos de Cebreros, Asocación Turismo La Moraña, E.U. De Educación y Turismo de la Universidad de Salamanca, Diputación Provincial de Ávila. O valor global da candidatura é aproximadamente 1,7000,000€ financiada da 75%. Aguardamos os resultados.

A Direção da Associação Rota da Bairrada

Referências

Documentos relacionados

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1989), Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1991) e em

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários