• Nenhum resultado encontrado

Sistema de Informação Abrasca às Companhias Abertas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sistema de Informação Abrasca às Companhias Abertas"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

NESTA EDIÇÃO

Abrasca responde Consulta Pública da RFB sobre Receita de Contrato com Cliente, 2 Notas S&C, 6

CVM debate modernização das regras de divulgação de informações e ofertas públicas

Vale planeja crescimento

Lançados livros “Contabilidade dos Contratos de Seguro” e

“Contabilidade dos Contratos de Resseguro e Retrocessão”, 7 Semana no Congresso, 7

Calendário do Conselho Diretor/Diretoria 2017/2018, 9

Sistema de Informação Abrasca às Companhias Abertas

Edição semanal • 9 páginas • Número 1369 • 25/09/2017

Sistema de Informação Abrasca às Companhias Abertas - SIA & CIA é editado pela Associação Brasileira das Companhias Abertas, São Paulo: Av. Brig. Luis Antônio, 2504 - Conj 151 - CEP 01402-000 - tel e fax (11) 3107-5557; Rio de Janeiro:

Rua da Conceição, 105 - Salas 1304 e 1305 - CEP 20051-011 - tel (21) 2223-3656 - www.abrasca.org.br - abrasca@abrasca.org.br Alfried Karl Plöger - Presidente; Frederico Carlos Gerdau Johannpeter - 1º Vice-Presidente; José Salim Mattar Junior - 2º Vice-Presidente; Maurício Perez Botelho - 3º Vice-Presidente;

Antonio D. C. Castro, Guilherme Setubal Souza e Silva, Henry Sztutman, João Roberto Massoco Júnior, Luiz Serafim Spínola Santos, Maria Isabel Bocater, Morvan Figueiredo Paula e Silva, Paulo Cezar Aragão - Diretores.

Eduardo Lucano da Ponte - Presidente Executivo; Ivanildi Lustosa de Sousa Augusto - Supervisora Financeira

É permitida a transcrição das matérias, desde que citada a fonte.

Solicita-se a remessa de um exemplar da publicação.

Expediente

(2)

2 25 de setembro de 2017 A Receita Federal do Brasil abriu con-

sulta pública que trata do Pronuncia- mento Técnico nº 47 – Receita de Con- trato com Cliente, divulgado em 22 de dezembro de 2016 pelo Comitê de Pro- nunciamentos Contábeis (CPC).

A resposta foi elaborada baseada no debate ocorrido em reunião da CANC, que contou com a participação de repre- sentantes de mais de 80 companhias.

O relator do tema foi o advogado Edison Fernandes, sócio do Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advo- gados, escritório associado à Abrasca.

Abrasca responde Consulta Pública da RFB sobre Receita de Contrato com Cliente

A Abrasca enviou à RFB a comuni- cação abaixo:

PRE – 035/17 Rio de Janeiro,

25 de setembro de 2017.

Assunto:

CP-RFB nº 07/2017 – Controles e ajustes decorrentes

da adoção do pronunciamento Técnico nº 47 – Receita de Contrato com Cliente

Prezados Senhores,

Vimos por meio desta, encaminhar o formulário contendo as observações da Abrasca – Associação Brasileira das Companhias Abertas, sobre o assunto em epígrafe.

Cordialmente,

Alfried K. Plöger Presidente da Abrasca – Associação Brasileira das Companhias

(3)

3 25 de setembro de 2017

(4)

4 25 de setembro de 2017

(5)

5 25 de setembro de 2017

(6)

6 25 de setembro de 2017 CVM debate modernização

das regras de divulgação de informações e ofertas públicas

A Comissão de Valores Mobiliários realizará no dia 6 de outubro, às 11 ho- ras, na sede da autarquia, no Rio de Janeiro, mesa redonda para debater a modernização das regras de divulgação de informações e de ofertas públicas.

O evento, que integra a agenda oficial da World Investor Week (WIW 2017) – Semana Mundial do Investidor, será coordenado por Gustavo Gonzalez, di- retor da autarquia e terá como

debatedores Carlos Alberto Rebello Sobrinho, membro da Câmara Consul- tiva de Listagem da B3, e Andre Grunspun Pitta, superintendente Jurídi- co de Regulação da B3.

Data: 06/10/2017 Hora: 11h às 12h30

Local: Auditório da CVM-RJ (Rua Sete de Setembro, 111, 34º andar - Centro, Rio de Janeiro)

Inscrições: Acesse https://goo.gl/SZJDni.

Vale planeja crescimento

O diretor-geral de Recursos Hu-

manos e Consultoria Geral da Vale, Clóvis Torres, informou, no dia 19 de setembro, que a empresa está elaborando um estudo para definir uma nova estratégia de crescimen- to,” que deverá ser colocada em prá- tica quando a companhia cumprir sua meta de reduzir o endividamento para níveis confortáveis”, acentuou.

A meta é reduzir o endividamento para cerca de US$ 15 bilhões, o que deve ser atingida 2018. No fim do segundo trimestre, a dívida líquida da empresa estava em aproximada- mente US$ 22 bilhões.

Notas S&C

(7)

7 25 de setembro de 2017

Lançados livros

“Contabilidade dos Contratos de Seguro”

e “Contabilidade dos Contratos de Resseguro e Retrocessão”

Recentemente, foram publicados dois livros de Contabilidade de Seguro, Resseguro e Retrocessão, de autoria de Gabriel Caldas, representante da Susep no CPC e professor e profissio- nal de Contabilidade, em conjunto com os professores Rodrigo Curvello e Adriano Rodrigues.

As obras tratam da Contabilidade aplicada ao mercado de seguros e res- seguros brasileiro e estão disponíveis para download gratuito na página da editora Escola Nacional de Seguros.

Contabilidade dos Contratos de Seguro

Esta obra foi elaborada a partir da percepção de que há pouco material didático nacional sobre contabilidade de seguros e de que praticamente todos os textos existentes estão desatua- lizados devido à grande quantidade de alterações introduzidas anualmente pelo supervisor. Essas alterações foram in- tensificadas nos últimos anos, em ra- zão da convergência às normas inter- nacionais de contabilidade ainda em

andamento. vale destacar que os próxi- mos anos serão de muito trabalho para os contadores do mercado segurador, uma vez que está prevista a adoção de pelo menos dois normativos com con- siderável impacto: o IFRS 17 e o IFRS 9, que abordam respectivamente con- tratos de seguro e instrumentos finan- ceiros. O objetivo principal deste livro é apresentar o conteúdo básico da con- tabilidade aplicada às operações de seguro apenas no que se refere aos pro- dutos estruturados em regime de repar- tição simples do risco (produto de ris- co), elencando aspectos essenciais da operação, seus reflexos contábeis e divulgações relevantes.

Link para acesso gratuito:

https://goo.gl/PGs4mn.

Contabilidade dos Contratos de Resseguro e Retrocessão

Esta obra possui como público-alvo as comunidades acadêmica e profissi- onal interessadas nas operações de resseguro e retrocessão. A inexistência de material nacional, e até mesmo in- ternacional, que trate com detalhes da contabilização dessas operações foi a mola propulsora para decidirmos escre- ver este livro. A abertura do mercado de resseguro e, mais recentemente, a entrada em vigor de normas contábeis nacionais específicas para o registro contábil das operações de resseguro significaram mudanças relevantes. Des- se modo, o objetivo principal deste livro é apresentar o conteúdo básico da con-

tabilidade aplicada às operações de res- seguro e retrocessão, bem como auxi- liar preparadores das demonstrações contábeis, auditores, supervisores e quaisquer outros envolvidos no enten- dimento dos registros contábeis oriun- dos dos principais eventos relativos aos contratos de resseguro e retrocessão.

Link para acesso gratuito:

https://goo.gl/dToJCr.

Semana no Congresso

Segue a pauta das atividades legislativas da Câmara e do Senado selecionada pelo associado Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados para a semana de 25 a 29 de setembro de 2017:

CÂMARA DOS DEPUTADOS Plenário

O Plenário da Câmara dos Deputa- dos pautou, entre outras, a seguinte proposição legislativa:

• Programa Especial de Regulari- zação Tributária. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno úni- co, a Medida Provisória n° 783/2017 que institui o Programa Especial de Regu- larização Tributária junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil e à Procu- radoria-Geral da Fazenda Nacional.

Acesse em: https://goo.gl/CDxSz9.

Comissões

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (“CCJC”)

A CCJC realiza no dia 26 de setem- bro, às 14h30min, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

• Telecomunicações. O Projeto de Lei n° 3.434/2017 altera o art. 175 da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997 (Lei de Geral de Telecomunicações) para estabelecer condições e restrições à adoção de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) como instrumento con- ciliatório nos casos de infração à legis- lação e às demais normas aplicáveis às prestadoras de serviços de teleco- municações. O relator desse projeto é o Dep. Sandro Alex (PSD-PR). Acesse em: https://goo.gl/ySyFmD.

• Corrupção Privada. O Projeto de Lei n° 3.163/2015 define como crime a

(8)

8 25 de setembro de 2017 corrupção praticada no âmbito do setor

privado no curso de atividades econô- micas, financeiras ou comerciais.

O relator desse projeto é o Dep. Tadeu Alencar (PSB-PE). Acesse em:

https://goo.gl/sIBWLf.

Comissão Especial do Projeto de Lei n° 2.303/2015 – Moedas Virtuais

• Audiência Pública. Moedas Vir- tuais. A Comissão Especial realiza au- diência pública no dia 27 de setembro, às 14h30min, para debater o PL 2.303/

2015 que trata da inclusão das moedas virtuais e programas de milhagem aére- as na definição de “arranjos de paga- mento” sob a supervisão do Banco Cen- tral. Foram convidados os Senhores - Erik Oioli (Doutor em Direito em Direito Bancário, Mercado de Capitais e Indús- tria de Fundos), Spencer Toth Sydow (Doutor em Direito pela USP, autor do livro “Crimes Informáticos e suas Víti- mas”) e representantes do BitcoinToYou, Mercado Bitcoin e do Ins- tituto Brasileiro do Consumidor – IDEC).

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (“CDEICS”)

A CDEICS no dia 27 de setembro, às 9h30min, realiza reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes temas:

• Contratos de Parcerias Público-Pri- vadas. O Projeto de Lei n° 7.063/2017 altera a Lei nº 11.079, de 30 de dezem- bro de 2004 (PPP) para reduzir o valor mínimo dos contratos de parcerias públi- co-privadas celebrados por Estados, Dis- trito Federal e Municípios. O relator des- se projeto é o Dep Jorge Côrte Real (PTB- PE). Acesse em: https://goo.gl/jZMQyN.

• Sociedade Simples. Exclusão de Sócio. O Projeto de Lei n° 2.660/2015 altera os arts. 1.006 e 1.007 do Código Civil para fins de estabelecer punição de exclusão ao sócio de sociedade sim- ples que, salvo convenção em contrá- rio, empregar-se em atividade estranha à sociedade. O relator desse projeto é o Dep. Vinicius Carvalho (PRB-SP).

Acesse em: https://goo.gl/pzrwd9.

SENADO FEDERAL Comissões:

Comissão Mista da Medida Provisória n° 789/2017 (“CMMPV 789/2017”)

• Audiência Pública. CFEM. A Co- missão Mista realiza audiência pública no

dia 26 de setembro, às 14h30min, para debater a Medida Provisória n° 789/2017 que trata da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Foram convidados o Senhore Helenilson Cunha Pontes (Professor de Legislação Tributária da Universidade de São Paulo) e os representantes da Asso- ciação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais – AMIG, Confederação Na- cional dos Municípios – CNM e da Com- panhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – Codemig.

Comissão Mista da Medida Provisória n° 790/2017 (“CMMPV 790/2017”)

• Audiência Pública. Código de Mineração. A Comissão Mista realiza audiência pública no dia 26 de setem- bro, às 16 horas, para debater a Medi- da Provisória n° 790/2017 que altera o Código de Mineração e trata do regime especial para exploração e aproveita- mento das substâncias minerais. Fo- ram convidados o Senhor Adriano Drummond Cançado Trindade (Advoga- do) e os representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Departamen- to Nacional de Produção Mineral (DNPM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos, Naturais Renováveis (IBAMA), Associação Bra- sileira de Empresas de Pesquisa Mine- ral (ABPM) e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará.

• Audiência Pública. Código de Mineração. A Comissão Mista realiza audiência pública no dia 27 de setem- bro, às 16 horas, para debater a Medi- da Provisória n° 790/2017 que altera o Código de Mineração e trata do regime especial para exploração e aproveita- mento das substâncias minerais. Fo- ram convidados os Senhores Bruno Milanez (Professor da UFJF e membro do Comitê Nacional em Defesa dos Ter- ritórios Frente à Mineração), Raimundo Gomes da Cruz Neto (Educador Popu- lar do Centro de Educação, Pesquisa e Assessoria Sindical e Popular - CEPASP), General Geraldo Antônio Miotto (Comandante Militar da Amazô- nia), Telton Elber Correa (Ex-Diretor Geral Interino do Departamento Nacio- nal de Produção Mineral - DNPM) e os representantes da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agre- gados para Construção (ANEPAC), As- sociação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (ABINAM), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais,

Cal e Calcários do Espírito Santo (SINDIROCHAS), Movimento Nacional pela Soberania Popular Frente à Mine- ração (MAM), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBA- SE), Ministério Público Federal, WWF Brasil, Greenpeace Brasil, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG) e Instituto de Desenvolvimento da Mineração.

Comissão Mista da Medida Provisória n° 791/2017 (“CMMPV 791/2017”)

• Audiência Pública. ANM. A Co- missão Mista realiza audiência pública no dia 27 de setembro, às 09h30min, para debater a Medida Provisória n° 791/

2017 que cria a Agência Nacional de Mineração (ANM) e extingue o Departa- mento Nacional de Produção Mineral.

Foram convidados os representantes do Ministério de Minas e Energia- MME e do Ministério do Planejamento, Desen- volvimento e Gestão.

NOVOS PROJETOS DE LEI

Abaixo seguem novas proposições legislativas protocoladas no Congresso Nacional na semana passada, e que podem impactar a esfera privada.

Câmara dos Deputados

• Estabelecimentos de Saúde. O Pro- jeto de Lei n° 8.608/2017 trata do ressar- cimento a estabelecimentos de saúde públicos e privados de atendimentos de urgência e emergência por eles presta- dos. Acesse em: https://goo.gl/u2DrXU.

• Cláusula Abusiva. O Projeto de Lei n° 8.626/2017 estabelece como abusiva a cláusula de fidelização nos contratos de prestação de serviços. Acesse em:

https://goo.gl/zQaEq6.

• Petróleo e Gás Natural. O Projeto de Lei n° 8.629/2017 trata sobre o con- teúdo local para o setor de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Acesse em: https://goo.gl/AtPhui.

• Isenções Tributárias para Taxistas. O Projeto de Lei n° 8.630/2017 altera a Lei que institui a Unidade Fis- cal de Referência e a Lei que isenta os automóveis do Imposto Sobre Produ- tos Industrializados para ampliar o al- cance dos dispositivos aos taxistas.

Acesse em: https://goo.gl/pFSMcS.

• Declaração de Capitais Brasilei- ros no Exterior. O Projeto de Lei n°

8.644/2017 trata da exclusão da multa

(9)

9 25 de setembro de 2017

relativa a não declaração de informa- ções sobre capitais brasileiros no exte- rior na forma definida pela Resolução nº 3.854 do Banco Central do Brasil.

Acesse em: https://goo.gl/gCjr1X.

• Prazos de Recolhimento de Tri- butos Federais. O Projeto de Lei n°

8.645/2017 cria medida anticíclica para ampliar temporariamente os prazos de recolhimento de tributos federais admi- nistrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e do Fundo de Garan- tia do Tempo de Serviço a cargo da Caixa Econômica Federal, devidos pe- las empresas do setor fabricante de máquinas e equipamentos. Acesse em:

https://goo.gl/s49vXb.

• Administradores das Companhi- as. O Projeto de Lei n° 8.657/2017 altera os arts. 157 e 158 da Lei das Socieda- des por Ações para fins de disciplinar a responsabilidade civil e o dever de infor- mar dos administradores das companhias.

Acesse em: https://goo.gl/V4TRLv.

Senado Federal

• Receitas dos Estados. O Projeto de Lei do Senado n° 334/2017 modifica a Lei Complementar nº 101, de 4 maio de 2000 (Lei da Responsabilidade na Ges- tão Fiscal) para vedar que as receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios decorrentes do parágrafo 1º do art. 20 da Constituição Federal se- jam consideradas para fins de cálculo dos limites da despesa total com pes- soal. Acesse em: https://goo.gl/XYyV2a.

• Taxa de Câmbio PTAX. O Projeto de Lei do Senado n° 342/2017 determi- na o uso da taxa de câmbio PTAX na conversão para a moeda brasileira do valor de pagamentos feitos em moeda estrangeira por meio de cartão de crédi- to. Acesse em: https://goo.gl/yA8UDW.

Congresso

• Investimentos em Concessões

Rodoviárias Federais. A Medida Provi- sória n° 800/2017 estabelece as diretri- zes para a reprogramação de investimen- tos em concessões rodoviárias federais.

Acesse em: https://goo.gl/Jtvhg9.

• Contratação, Aditamento, Repactuação e Renegociação de Operações de Crédito. A Medida Pro- visória n° 801/2017 trata da contra- tação, aditamento, repactuação e renegociação de operações de crédi- to, a concessão de garantia pela União e a contratação com a União realiza- das com fundamento na Lei Comple- mentar nº 156, de 28 de dezembro de 2016 (Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal) e na Lei Comple- mentar nº 159, de 19 de maio de 2017.

A MP trata ainda da realização de ter- mos aditivos a contratos de refi- nanciamento celebrados com a União com fundamento na Lei Complemen- tar nº 148, de 25 de novembro de 2014.

Acesse em: https://goo.gl/KRfFJx.

Calendário do Conselho Diretor/Diretoria 2017/2018

Evento Data Local

Reunião da Diretoria 05/10/2017 BMA Advogados / SP

Reunião do Conselho Diretor/Diretoria 30/11/2017 Souza Cescon Advogados / SP

Reunião da Diretoria 18/01/2018 Rio de Janeiro

Reunião da Diretoria 15/03/2018 São Paulo

Referências

Documentos relacionados

Após o almoço, teremos um painel para apresentar e debater importante projeto capitaneado pela Abrasca de simplificação e modernização da obri- gação de prestação de

Alfried Plöger deu início à reunião do Conselho Diretor da Abrasca, dia 30 de novembro de 2017 em São Paulo, agradecendo à associada B3, represen- tada pelo superintendente de

No dia 5 de junho, o Ministro Ricardo Lewandowski indeferiu o ingresso como amici curiae da FEBRAFITE – Associa- ções de Fiscais de Tributos Estaduais, do FENAFISCO –

Especialmente no que se refere à política de remuneração e ao regimento interno da diretoria, do conselho de ad- ministração e do conselho fiscal, a Abrasca sugeriu que a redação

A Comissão Espe- cial realiza em 21 de novembro, às 10 horas, reunião deliberativa para apre- ciação e votação do relatório do depu- tado Nilto Tatto (PT-SP) no Projeto de Lei

O presidente do Conselho Diretor da Abrasca, Alfried Plöger, considerou muito relevante a CVM ter colocado em audiência pública minuta de ins- trução com várias propostas para re-

O presidente da COJUR reafirmou o que havia dito na última reunião da Comissão em 14 de setembro do pre- sente ano, de que a Abrasca tem pre- visão no seu Estatuto Social

PTdoB: excluiu do texto o §4º do artigo 6º do PLV 16: a base de cálculo do valor global do Bônus de Eficiência e Produti- vidade na Atividade Tributária e Adua- neira será