• Nenhum resultado encontrado

Conhecendo um pouco mais dos cuidados à pessoa com dermatite atópica: revisão integrativa / Knowing a little bit more about the care of people with atopic dermatitis: integrative review

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Conhecendo um pouco mais dos cuidados à pessoa com dermatite atópica: revisão integrativa / Knowing a little bit more about the care of people with atopic dermatitis: integrative review"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Conhecendo um pouco mais dos cuidados à pessoa com dermatite atópica:

revisão integrativa

Knowing a little bit more about the care of people with atopic dermatitis:

integrative review

DOI:10.34117/bjdv6n6-281

Recebimento dos originais: 08/05/2020 Aceitação para publicação: 12/06/2020

Juliana da Costa Silva

Formação acadêmica: Enfermeira. Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde Instituição: Universidade Federal Fluminense.

Endereço: Rua Dr. Celestino 74 - SL.51 -Centro/ Niterói – RJ, Brasil. E-mail: ju9costa@gmail.com

Enéas Rangel Teixeira

Formação acadêmica: Docente. Doutor em Enfermagem Instituição: Universidade Federal Fluminense.

Endereço: Rua Dr. Celestino 74 - SL. 51 -Centro/ Niterói – RJ, Brasil. E-mail: eneaspsi@hotmail.com

Jorge Luiz Lima da Silva

Formação acadêmica: Doutor em saúde pública/Ensp-Fiocruz. Instituição: Universidade Federal Fluminense.

Endereço: Rua Dr. Celestino 74 - SL. 51 -Centro/ Niterói – RJ, Brasil. E-mail: jorgeluizlima@gmail.com

Giulia Lemos de Almeida

Formação acadêmica: Acadêmica de enfermagem Instituição: Universidade Federal Fluminense.

Endereço: Rua Dr. Celestino 74 - SL. 51 -Centro/ Niterói – RJ, Brasil. E-mail: giulialemos@id.uff.br

RESUMO

A dermatite atópica é uma doença que pode causar prejuízos psicológicos e sociais importantes, pois influencia diretamente na rotina da pessoa acometida, interferindo no relacionamento interpessoal e nos afazeres diários. Objetivos: identificar a repercussão da dermatite atópica no âmbito da enfermagem e discutir as temáticas encontradas dos artigos publicados. Método: foi realizada revisão integrativa. Resultados: surgiram as seguintes temáticas: incidência da doença e o perfil comportamental e cuidados com a pele de pessoas acometidas. Conclusão: acredita-se na importância do conhecimento referente à dermatite atópica, seus efeitos e o impacto individual/coletivo, visando orientar e criar suportes focando a saúde e o cuidado desses sujeitos de maneira holística.

Palavra-chave: dermatite atópica; enfermagem; cuidado. ABSTRACT

Atopic dermatitis is a disease that can cause significant psychological and social damage, as it directly influences the affected person's routine, interfering in interpersonal relationships and daily chores.

(2)

Objectives: to identify the repercussion of atopic dermatitis in nursing and to discuss the themes found in published articles. Method: an integrative review was carried out. Results: the following themes emerged: disease incidence and the behavioral profile and skin care of affected people. Conclusion: we believe in the importance of knowledge regarding atopic dermatitis, its effects and the individual collective impact, aiming to guide and create supports focusing on the health and care of these subjects in a holistic way.

Key word: atopic dermatitis; nursing; caution. 1 INTRODUÇÃO

A pele pode revelar parte da história de um indivíduo. Além de proteção e revestimento do corpo, observa-se asseio, cuidado, etnia, dentre outros. Ao apresentar alguma coloração que se julga ser diferente ou erupções, nossos olhos são focados com intuito de tentar compreender o ocorrido e buscar soluções para possível melhora.

Pesquisadores consideram a pele um dos órgãos da relação com o outro, onde as vivências emocionais podem ser representadas, sendo um local de demonstração de conflitos e emoções. Estudos sugerem que fatores psicológicos e sociais exercem um papel na patogênese e curso de muitas doenças dermatológicas e muitos problemas de pele também causam problemas psicossociais, uma vez que sendo um canal de comunicação não verbal está exposta ao olhar do outro e ao constrangimento.(1)

Dentre diversas formas de doenças que podem acometer, a dermatite atópica (DA) chama atenção pela forma de como se apresenta, desenvolve grau de comprometimento e significados que podem trazer ao longo da vida do sujeito que apresenta esta patologia.

Trata-se de doença inflamatória crônica cutânea, recidivante, com intenso prurido, lesões maculopapulares eritematosas ou vesiculares, descamação, acompanhadas de ressecamento, crostas e/ou liquenificação.(2) Pode ser desencadeada por infecções,uso recorrente de antibióticos, alimentos, cosméticos, fragrâncias. Extremos de temperaturas climáticas entre quente e frio são pouco suportados por pacientes com a doença e podem dar início aos sintomas como sudorese e pele seca, respectivamente, iniciando prurido. Na infância, descobriu-se que a lã é um gatilho conhecido para desencadeamento dos sintomas. Exposição a alérgenos ambientais, como ácaros, pólen, fungos, fumaça de cigarro e caspa de animais, podem intensificá-los. Os alérgenos alimentares, mais comumente encontrados em ovos, leite, amendoim, trigo, soja, nozes e peixes, contribuem para aproximadamente 40% dos casos na infância, mas não são a causa principal da doença.(3)

Além disso, considerada como a mais prevalente das doenças dermatológicas que podem ser desenvolvidas na infância, afetando entre 10% e 20% das crianças em todo o mundo.(4)No Brasil,

incide em 5 a 10% das crianças abaixo de 12 anos, causando grande impacto em suas vidas e de seus familiares.Sempre presente e de graus variáveis, podendo persistir na fase adulta em cerca de 40 a

(3)

60% dos casos e causa substancial desconforto psicológico e físico, com considerável impacto na qualidade de vida.(5)

Há relatos onde a presença de problemas de comportamento caracterizados como ansiedade, depressão, queixas somáticas, isolamento social, irritabilidade, desobediência; probabilidade de desenvolvimento de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ocorrem com maior incidência em crianças que desenvolvem a DA.(4) Com isso, levanta-se como problema de pesquisa: quais os cuidados de enfermagem preconizados a pessoa com DA?

Para o desenvolvimento deste estudo, apresentam-se os seguintes objetivos: identificar a repercussão da doença, no âmbito da enfermagem, e discutir as temáticas encontradas dos artigos publicados.

2 MÉTODO

Trata-se de estudo de revisão integrativa, considerada tipo de pesquisa que viabiliza a avaliação crítica e síntese referente ao estado de conhecimento direcionado a determinado assunto, sendo uma parte primordial do processo investigativo.(6) Este estudo segue o método elaborado

seguindo as seis etapas para a revisão da literatura descrita por Mendes detalhadas a seguir: identificação do tema e seleção da hipótese para a revisão integrativa; estabelecimento de critérios e amostragem que irão compor a revisão; definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; interpretação dos resultados; apresentação da síntese do conhecimento obtido com a revisão.(7)

Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um rastreamento bibliográfico dos periódicos dos últimos cinco anos, entre 2014 a 2020, onde foi encontrado o total de 87 artigos. Foram analisados e utilizados nos idiomas inglês, espanhol e português utilizando o operador booleano and para dermatite atópica and psicossomática (01 – 2017); dermatite atópica and enfermagem (01 – no período de 2004 a 2011 – este não foi contemplado na bibliografia), não existindo essa temática atualizada na área da enfermagem. Dermatite atópica and psicologia foram encontrados 8 e utilizados 3; dermatite atópica and psicologia and psicossomática somente 01. E, somente dermatite atópica foram encontrados 37 estudos, utilizados 09. Os demais não se aplicam a área da saúde humana.

A pesquisa foi realizada no Portal de Periódico Capes/MEC. Quando selecionados para leitura, eram remetidos para as bases cadastradas, como as plataformas das Bibliotecas Virtuais Lilacs, Pubmed, Latindex e Scielo.

(4)

Figura 1. Fluxograma apresentando as bases eletrônicas pesquisadas para realização do estudo proposto, 2020. DEFINIÇÃO DA TEMÁTICA A SER ESTUDADA

1ª etapa: levantamento Busca nas bibliotecas virtuais Total de obras

Bases eletrônicas 

Periódicos Capes 241

Scielo 06

Lilacs 01

Pubmed 04

2ª etapa: seleção  Aplicação de critérios de inclusão e exclusão

3ª etapa resultado  12

Fonte: os autores, artigos selecionados, em bases eletrônicas de revistas científicas, 2020. 3 RESULTADOS

No decorrer das pesquisas e leituras, observa-se que a maioria dos artigos discute os temas referentes ao comportamento apresentado por crianças com DA, a manipulação de produtos que reduzem os sintomas descritos e a necessidade da criação de protocolos de atendimento, aumentando as informações colhidas com intuito de promover melhorias na assistência.

Quadro 1. Obras capturadas em meio virtual no período de novembro de 2019 a janeiro de 2020. Título Tipo/Método Ano Objetivo Área de atuação Idioma Obediência infantil: orientação comportamental para mães de crianças com dermatite atópica.

Qualitativo. 2015 Avaliar os efeitos de um programa de orientação comportamental breve para mães de crianças portadoras de dermatite atópica. Psicologia Português Comparação do perfil comportamental de crianças com diferentes dermatoses crônicas.

Quantitativo. 2017 Comparar o perfil comportamental de crianças com doenças crônicas de pele (dermatite atópica, psorías e e vitiligo). Psicologia Português Prenatal mold exposure associated with development of atopic dermatitis in infants through allergic inflammation.

Quantitativo. 2018 Identificar a associação da exposição a mofo e o desenvolvimento da dermatite atópica.

Medicina Inglês

Estudo clínico para avaliar a eficácia e segurança de um hidratante ativo reparador de barreira como auxiliar no tratamento de dermatite atópica em crianças.

Quantitativo. 2017 Avaliar eficácia e segurança de hidratante ativo reparador de barreira à base de glicerina, erythritol, Imperatacili ndrica e homarine como tratamento auxiliar da dermatite atópica. Medicina Português

Estudo de caso com paciente com dermatite atópica:

Qualitativo 2017 Elaborar o

psicodiagnóstico de uma paciente com queixa dermatológica,

(5)

uma leitura biopsicossocial. mais especificamente dermatite atópica. Guia prático de atualização em dermatite atópica - Parte I: etiopatogenia, clínica e diagnóstico.

Quantitativo. 2017 Elaborar um documento prático e que auxilie na compreensão dos mecanismos envolvidos na DA, assim como dos possíveis fatores de risco associados à sua apresentação, bem como sobre a avaliação subsidiária disponível para a identificação dos fatores associados à DA. Medicina Português Abordagem da dermatite atópica na infância pelo Médico de Família e Comunidade. Quantitativo. 2014 --- Medicina Português Impacto da dermatite atópica na qualidade de vida de pacientes pediátricos e seus responsáveis.

Quantitativo. 2017 Mensurar, por meio de questionários validados, o impacto da dermatite atópica na qualidade de vida de pacientes pediátricos e seus responsáveis atendidos em um serviço de referência em dermatologia pediátrica localizado na Amazônia oriental. Medicina Português Update on Atopic Dermatitis. Revisão não sistemática. 2019 --- Medicina Inglês Dupilumabe no tratamento da dermatite tópica grave refratária à imunossupressão sistêmica: relato de caso

Relato de caso. 2019 --- Medicina Português

Estudo de caso de pacientes com dermatite atópica: uma leitura biopsicossocial. Qualitativo. 2017 Elaborar o psicodiagnóstico de uma paciente com dermatite atópica. Psicologia Português Dermatite atópica em crianças e o papel da microbiota intestinal na fisiopatologia da doença. Revisão integrativa. 2019 Relacionar a dermatite atópica infantil com a atuação na microbiota intestinal e destacar as principais condutas frente à doença.

Medicina Português

Fonte: os autores, artigos analisados e utilizados no estudo, 2020.

A maioria dos estudos está focada na DA infantil. Mesmo sabendo que os relatos apontam a continuidade dessa patologia na fase adulta, não foram encontrados estudos específicos preocupados com relatos referentes à manifestação dos sintomas e convívio do indivíduo adulto com a doença.

(6)

Sabe-se que é uma doença com forte tendência familiar apesar de não se conhecerem padrões específicos de hereditariedade. Trata-se de doença complexa na qual se encontram associados desequilíbrios imunológicos e uma base inflamatória com a função de barreira cutânea, caracterizada por ciclos de recaídas e remissões, apresentando maior taxa de incidência durante a infância e elevada prevalência na fase adulta.(5)

Assim, é necessário que a esta patologia seja discutida e melhor compreendida pelos profissionais enfermeiros e comunidade científica no intuito de desenvolverem subsídios que auxiliem na prevenção dos sintomas na infância, reduzindo assim as chances de ser carreada para fase adulta, e, se esta persistir que este indivíduo seja orientado, e tenha aporte necessário para bem conviver com a doença sem que o impeça de realizar suas atividades do dia a dia, melhorando assim a qualidade de vida.

4 DISCUSSÃO

Durante as buscas, foram encontrados estudos atualizados em psicologia e medicina. Os poucos achados na área da enfermagem referentes à temática abordada são datados dos anos de 2004 a 2011, sendo assim um estímulo para o aprofundamento neste tema seja realizado para melhor atender a essa clientela.

4.1 INCIDÊNCIA DA DOENÇA

A DA é uma doença inflamatória da pele, de curso crônico, comum na população mundial e que vem aumentado gradualmente, sobretudo nos países industrializados. No Brasil, a incidência de DA é de 13% entre crianças e adolescentes e, em 90% dos casos, o início das lesões acontece durante os cinco primeiros anos de vida, sendo possível sua persistência durante toda a vida.(7) Inclui alteração da barreira cutânea, em alguns casos associada a mutações gênicas e aumento da colonização por

Staphylococcus aureuscom resposta imune exacerbada, sensibilização a alérgenos, níveis elevados

de IgE e eosinofilia.(2)

Trata-se de doença inflamatória crônica, resultado de complexa inter-relação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais que necessitam de rotinas de tratamento e cuidados constantes. Em alguns pacientes, o prurido é constante e incontrolável, sendo um dos fatores responsáveis pela diminuição da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.(8) O ressecamento da pele é um

dos principais sinais da afecção, com várias repercussões para o organismo. A etiologia desta doença ainda não é completamente conhecida e o uso de medicação tópica é necessário para o controle dos sintomas.(4)

(7)

Acrescido à exposição constante a situações de preconceito devido à condição inestética da pele em diversos contextos sociais, os sintomas da doença provocam desconforto físico e há necessidade de estabelecer rotinas de tratamento que nem sempre produzem efeitos imediatos e que concorrem com outras atividades consideradas mais reforçadoras para a criança.(8) Juntamente às principais manifestações da doença, existe ainda um viés de grande importância a se acompanhar na DA que é a qualidade de vida, pois é de extrema importância na investigação clínica da doença e deve incluir os aspectos emocionais, sociais e físicos da vida do paciente, afetando a dinâmica familiar e sua produtividade.(3)

Do nascimento até o sexto mês de vida é caracterizada por prurido intenso e lesões cutâneas com eritema, pápulas, vesículas e formação de crostas, que se localizam na face. Infecção secundária é comum e caracterizada por exsudação e crostas, surtos de eczema podem ser desencadeados por infecções respiratórias, alterações climáticas, fatores emocionais e alimentos. Entre os oito e 10 meses de idade as lesões acometem as regiões extensoras dos membros. Pacientes que na infância apresentaram formas graves da doença e alterações psicológicas importantes têm maior chance de persistência da doença na fase adulta. Este aspecto é importante, pois chama à atenção para a necessidade de maior controle do quadro emocional nas crianças atópicas.(9)

Quando manifestada aos dois anos de idade, persiste até a puberdade. As lesões localizam-se principalmente nas regiões flexurais dos joelhos e dos cotovelos, pescoço, pulsos e tornozelos. As pápulas eritematosas e vesículas são substituídas gradualmente por liquenificação (espessamento, escurecimento e acentuação dos sulcos da pele). O prurido está presente e pode ser de difícil controle. Destaca-se que 60% dos pacientes apresentam melhora importante ou desaparecimento total das lesões nesta fase da doença. Na fase adulta, as lesões são mais liquefeitas, principalmente, em regiões flexurais e nas mãos. A face e as mãos frequentemente são as regiões mais acometidas nesta faixa etária, lesões localizadas nos mamilos podem ocorrer com frequência nas mulheres e adolescentes jovens, e, pacientes com eritrodermia ou lesões generalizadas não são raros nesta fase.(9)

A partir do momento em que a qualidade de vida é alterada, o corpo apresenta instabilidade da saúde. O conhecimento da influência da DA, na dinâmica familiar deve incentivar até mesmo que políticas públicas de saúde sejam pensadas para amenizar ou controlar a doença, entre as quais, destacam-se as políticas de educação em saúde, atualização em saúde e a distribuição gratuita de restauradores da barreira cutânea.(5)

O artigo mais recente no âmbito da enfermagem que aborda a temática discutida foi publicado em 2004, levando a buscar compreender o porquê da baixa de estudos nesta área, uma vez que se trata de uma patologia crônica que atinge diretamente no cotidiano do indivíduo que possui DA e que apresenta números elevados de casos de caráter mundial.

(8)

4.2 PERFIL COMPORTAMENTAL E CUIDADOS COM A PELE DE PESSOAS COM DA A doença apresenta importante impacto na qualidade de vida das pessoas acometidas. Para os familiares, pesam mais as despesas com o tratamento, as alterações no sono, o cansaço e a preocupação. Não há correlação clara entre a gravidade clínica da doença e a gravidade atribuída pelos pais. Assim, é fundamental a realização de tratamentos individualizados, integrando farmacologia e medidas socioeducativas, visando menores danos no cotidiano dos pacientes e familiares.(10)

A identificação de fatores desencadeantes individuais é crucial para o manejo da DA, permitindo assim a presença de fases mais longas de remissão ou eliminação total dos sintomas. Inúmeros fatores ambientais podem irritar a pele com a doença, e provocar crises de eczema a partir do contato com irritantes mecânicos (por exemplo, lã, tecidos e fibras irritantes), produtos químicos (ácidos, alvejantes, solventes, surfactantes em produtos cosméticos e de higiene), biológicos (alérgenos, micróbios) e poluentes do ar, como fumaça de tabaco, compostos orgânicos voláteis e escape de tráfego. Além disso, os cuidados adequados com a pele e os procedimentos de higiene na limpeza, no banho e no curativo desempenham papel relevante no manejo dos casos, e devem ser discutidos com o paciente e incluídos na intervenção educacional.(11)

O tratamento consiste em aliviar o prurido, restabelecer a pele e diminuir a inflamação. Para que este produza bons resultados, é necessário que o paciente seja educado desde a infância por seus cuidadores para que os sintomas sejam cessados e/ou reduzidos. Educar o paciente com a afecção significa informar a cronicidade da doença e a possibilidade do convívio com a patologia e o estabelecendo a qualidade de vida. Deve ser orientado a realizar os seguintes procedimentos: banhos com período curto e água morna; uso de roupas de algodão; uso de sabonete neutro e sem perfume; retirar as etiquetas das vestimentas; evitar contato direto com animais e pelos. Esses procedimentos são indicados com o intuito de aliviar o prurido, estabelecer e aumentar a proteção da pele e diminuir a inflamação.(12)

Os objetivos terapêuticos requerem uma abordagem em várias etapas, focada na redução do prurido e o controle da doença. A seleção do tratamento baseia-se principalmente no que se refere a gravidade, mas também na idade, comorbidades, adesão e custos para o paciente. As opções de tratamento licenciado para DA moderada a grave são limitadas, mas as ideias atuais da pesquisa básica e clínica vêm sendo traduzidas para os ensaios e aprovação de novos tratamentos. A prevenção deve começar o mais rápido possível, visando a barreira da pele, aspectos imunológicos, alérgicos e ambientais. Abordagens preventivas, incluindo suplementação alimentar, amamentação, leites hipoalergênicos com fórmulas hidrolisadas e probióticos, mostraram resultados inconsistentes e não demonstraram efeito significativo na redução do risco de desenvolver a DA.(11)

(9)

A enfermagem apresenta subsídios que auxiliam na promoção de saúde e prevenção de agravos através de estudos pautados na utilização de diagnósticos de enfermagem. Para a patologia em questão, destacam-se: integridade da pele prejudicada; risco de integridade da pele prejudicada; integridade tissular prejudicada; risco de infecção(13), permitindo a produção de planos de cuidados individual de maneira integral.

Os cuidados com a pele concentram-se na hidratação e lubrificação do local ferido. A base principal da terapia para pacientes com a patologia é tratada juntamente com práticas adequadas de limpeza/banho, usando diariamente, hidratantes com emolientes não aquosos, agentes oclusivos e umectantes melhorando assim a função de barreira, reduzindo sinais e sintomas da doença e a necessidade do uso de corticosteroides tópicos. Em casos onde o controle da doença não puder ser alcançado com medidas tópicas, a fototerapia em curto prazo deve ser considerada como adjuvante, utilizando a radiação UV, preferencialmente com luz ultravioleta B e luz ultravioleta de dose média. Quando terapias tópicas e a fototerapia falham, ou se tornam impraticáveis, a terapia sistêmica é indicada. As terapias sistêmicas não biológicas incluem os imunossupressores inespecíficos.(11)

Além dos diagnósticos relacionados com a patologia, podem-se destacar aqueles que se preocupam com a dignidade da pessoa (risco de dignidade humana comprometida relacionado à estigmatização exposição do corpo) e referente ao conhecimento do indivíduo e familiar em relação à doença (conhecimento deficiente), proporcionando formas de manejos pautados nas necessidades gerais da pessoa com DA em especial.

É essencial prover informações simples, clara e sem ambiguidades, com o objetivo de reduzir o impacto negativo na qualidade de vida familiar, pois a falta de conhecimento aumenta a ansiedade dos cuidadores e dificulta a adesão ao tratamento e os cuidados gerais, que são primordiais para o sucesso terapêutico.(5)

Estresse, ansiedade, tristeza, retraimento e dificuldades de interação social são os problemas mais comumente identificados em pessoas com a patologia em questão. No entanto, existem poucos estudos e evidências empíricas conclusivas que demonstrem um perfil comportamental peculiar a indivíduos com doenças crônicas de pele, sobretudo durante a infância.(4)

5 CONCLUSÃO

Diante desses fatos, conhecer a história de vida e o cotidiano destes sujeitos possibilitará um estudo mais aprofundado, a fim de evitar os transtornos que interferem a rotina, para que possam minimizar ou mesmo evitar os efeitos causados pela doença ao longo de sua vida. Estes são visíveis, geram desconfortos como pruridos e hiperemia e, quando intensos, impedem a realização de

(10)

atividades diárias e promovem o isolamento social. Durante a pesquisa, as buscas aumentaram e poucos estudos atualizados foram encontrados referentes à temática na área da enfermagem.

Dada a importância do tema, promover estudos sobre a DA contribuirá para a percepção e conhecimento das formas de cuidado com a saúde estabelecido pelo profissional que assiste à pessoa com acometida, e pelo indivíduo que apresenta os efeitos da doença, já que a manifestação da doença requer atenção e compreensão maior em torno das dificuldades para realização de seus afazeres diários. Conhecendo a realidade e os riscos à saúde aos quais estão expostos e o contexto social que estão inseridos, podem-se fornecer subsídios para prática de assistência de qualidade, integral, eficaz, visando à reabilitação e a prevenção de agravos.

Outrossim, que este artigo seja instrumento motivador para a ampliação de novos estudos referentes à temática abordada para melhor contribuição para as ciências do cuidado, ensino, assistência em saúde e enfermagem e para comunidade científica no que diz respeito ao conhecimento das formas de desenvolvimento da doença, causas e o impacto individual e coletiva da pessoa com DA e principalmente como criar e orientar estratégias visando a melhoraria do dia a dia desses sujeitos.

Assim, percebe-se a necessidade de estudos mais aprofundados na área da enfermagem, pois compreendendo as manifestações psicossomáticas e físicas, têm-se subsídios no que diz respeito à promoção do cuidado à pessoa, pois as causas e os efeitos manifestados pela doença modificam a rotina do indivíduo, levando ao isolamento social, gerando impedimento para realização de suas atividades diárias.

REFERÊNCIAS

1. Santos-Silva C, Rodrigues A L, Roitberg SEB. Estudo de caso de paciente com dermatite atópica: uma leitura biopsicossocial. Psic., Saúde & Doenças, 2017 Ago;18(2):389-400.

2. Giavina-Bianchi MH, Giavina-Bianchi P,Rizzo LV. Dupilumabe no tratamento da dermatite atópica grave refratária à imunossupressão sistêmica: relato de caso. Einstein, 2019; 17(4): 455-459.

3. Sousa AG, Borges GHI. Dermatite atópica em crianças e o papel da microbiota intestinal na fisiopatologia da doença. 2019; 7(1) Anais da 16ª mostra de saúde.

4. Dias NG, Gon MCC, Zazula R.Comparação do perfil comportamental de crianças com diferentes dermatoses crônicas. Avances en Psicología Latinoamericana. 2017; 35(3):559-570.

5. Rodrigues, AMF. Uma aproximação farmacêutica à dermatite atópica. Dissertação de mestrado. Jul-2016. Edição: Coimbra.

(11)

6. PiresMC, Vidigal MR, Reis NI,Santos LR, Rotter A,Torloni LBO. Estudo clínico para avaliar a eficácia e segurança de um hidratante ativo reparador de barreira como auxiliar no tratamento de dermatite atópica em crianças. SurgCosmetDermatol. 2017: 9(2):139-44.

7. LeiteIA, Leão MCMelo, Oliveira JM, França AMB. Assistência de Enfermagem na sífilis na gravidez: uma revisão integrativa. Ciências Biológicas e da Saúde. 2016; (3):165-176.

8. Monteiro LM, Spiri WC. Indicadores de qualidade e carga de trabalho uma revisão integrativa em enfermagem.Rev Min Enferm. 2016; (20):1-8.

9. CarvalhoJF, Gon MCC. Obediência infantil: orientação comportamental para mães de crianças com dermatite atópica. Temas psicol. 2015; 23(2):371-381.

10. Antunes AA, Solé D, Carvalho VO, Bau AE, Kuschnir FC, Mallozi MC, Markus JR et al. Guia prático de atualização em dermatite atópica - Parte I: etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Posicionamento conjunto da Associação Brasileira de Alergia e Imunologiae da Sociedade Brasileira de Pediatria. Arq Asma Alerg Imunol. 2017;1(1).

11. GuilhermeAQ, Carvalho BC, DinizBP, Bianco BF, Andrade TG, Araújo LA. Abordagem da dermatite atópica na infância pelo Médico de Família e Comunidade. Rev Brás Méd Fam Comunidade.2014;9(31):159-68.

12. Torres T, Ferreira EO, Gonçalo MMB, MendesPM, Selores M, Felipe P. Acta MedPort 2019; 32 (9):606–613.

13. Guidelines of Care for the Management of Atopic Dermatitis. J Am Acad Dermatol. 2014;70(2):338-351.

14. NANDA International. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação 2012-2014. Porto Alegre. ed. Artmed; 2013.606 p.

Imagem

Figura 1. Fluxograma apresentando as bases eletrônicas pesquisadas para realização do estudo proposto, 2020

Referências

Documentos relacionados

Todos os serviços auxiliares de construção civil serão fornecidos pelo CONTRATANTE, tais como: bases de alvenaria para os equipamentos, abertura e fechamento de

Será preciso firmar também o Termo de Opção pelo PP-3, que é onde o participante define de fato as escolhas em relação ao novo plano, como forma de recebimento de benefício,

Ainda que haja negativa da liberação de crédito pela Instituição Financeira após o leilão, o ARREMATANTE não se desobrigará dos compromissos assumidos para

Actividade eléctrica de células excitáveis • Células excitáveis • Existem no tecido nervoso e muscular • Exibem um potencial de repouso e um potencial de acção

O professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve propiciar ao aluno atividades que possibilitem a construção de noções geométricas, que

A estrutura deste trabalho está organizada da seguinte forma: na seção 2 está descrito o processo de mapea- mento do ambiente, utilizando a representação espacial em grade

A detecção de vírus nas colônias de animais de laboratório é importante não só para o biotério que mantém colônias de criação de camundongos e ratos, mas para o pesquisador

PROFESSOR(A) GRACY KARLA JOSEFA RISOMAR IRLAN MARQUES JOSEFA RISOMAR JAMESON THIAGO RAFAEL SANTA ROSA SALA PERÍODO QUINTA NOTURNO SEXTA 7H MATUTINO SEXTA NOTURNO