• Nenhum resultado encontrado

ASSUNTOS DIVERSOS FÉRIAS COLETIVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSUNTOS DIVERSOS FÉRIAS COLETIVAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

BOLETIM INFORMATIVO

DUARTE BENETTI CONTABILIDADE

ANO XXIX – Nº 122 – Dezembro / 2013

Assuntos Diversos...1

Fiscal... 2

Pessoal... 3

Social... 4

Feriado e Agenda Obrigações...5

Mensagem...6

FÉRIAS COLETIVAS

Informamos a todos os nossos clientes que neste ano NÃO faremos férias coletivas; no entanto muitos dos nossos colaboradores estarão gozando suas férias individuais neste período, motivo pelo qual estaremos com poucas pessoas para atendimento e execução dos serviços.

Assim, pedimos a compreensão de todos, principalmente no período entre os dias 23/12/2013 e 03/01/2014.

Desde já agradecemos a colaboração. Administração Duarte Benetti.

IMPOSTOS PAGOS

Guias originais dos impostos pagos estão sendo mantidas na movimentação contábil do mês desde 07/2012 Prezados clientes,

Gostaríamos de informá-los que, desde o segundo semestre do ano passado (2012) os impostos pagos pela empresa não estão sendo separados da documentação contábil.

Anteriormente, quando os documentos era enviados ao escritório, as guias originais dos impostos pagos (Pis, Cofins, ISS, IRRF, IRPJ, CSLL, GPS, GFIP entre outros) eram contabilizados separadas e arquivadas pelo período de aproximadamente 2 anos em nosso escritório e, após esse período, eram protocoladas e entregues em uma pasta, separadamente da documentação contábil.

No entanto, a partir do segundo semestre de 2012 (a partir de Julho/2012) os impostos não foram mais separados da documentação contábil e estão sendo contabilizados e devolvidos da mesma forma que foram enviados: juntamente com as notas, extratos, pagamentos, etc.

Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso setor de Atendimento, e fale com Luziana.

(2)

LEVANTAMENTO DO ESTOQUE

Alertamos aos senhores da obrigatoriedade de emitirem o relatório dos estoques na data de 31/12/2013. Mercadorias para revenda, matéria prima, materiais auxiliares, produtos prontos, produtos em elaboração, embalagens e outros que a empresa mantenha em estoque. Para as empresas de categoria Geral no ICMS, é obrigatória a apresentação do inventário por processamento de dados. Para as empresas obrigadas ao Sped Fiscal também devem informar no arquivo de fevereiro referente ao estoque de 31/12/2013.

O relatório deverá ser enviado ao escritório no máximo até 08/01/2014.

Segue abaixo um modelo do relatório, bem como um exemplo:

O valor unitário, segundo a legislação do imposto de renda é o custo médio das aquisições, porém caso a empresa não tenha sistema de controle do estoques e consequentemente a apuração do custo médio, deverá informar nesta coluna o valor da ultima aquisição.

Código DESCRIÇÃO Classificação

Fiscal

Unidade Quantidade Valor

Unitário

Valor Total

1030010 Tênis Nike 64029990 Par 10 100,00 1.000,00

PROJETO DE UNIFICAÇÃO DO PIS/COFINS ELEVA CARGA DE TRIBUTOS PAGA PELO SETOR DE SERVIÇOS

O cálculo foi feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) e pela Fenacon (federação nacional do setor contábil). A ideia do governo é unificar a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e o PIS (Programa de Integração Social). Existem hoje duas formas de pagar PIS e Cofins. Uma é pelo regime não cumulativo, em que tributos já pagos pelos fornecedores viram créditos tributários que podem ser abatidos do valor devido. O outro é o cumulativo. Nesse caso, não há a utilização de créditos tributários -os tributos "se acumulam". A vantagem do regime cumulativo é ter alíquotas mais baixas -3,65%, ante 9,25%. O projeto do governo incluiria acabar com o regime cumulativo. Todos pagariam a alíquota de 9,3%, mas poderiam abater seus créditos. O problema é que o setor de serviços tem poucos créditos tributários. É fácil entender: quanto mais insumos uma empresa compra, mais créditos tributários ela terá. Mas empresas de serviços gastam pouco com insumos. Se na indústria eles representam 42,3% das despesas, no setor de serviços esse valor é de 12,5% -a maior parte do dinheiro vai em mão de obra. Não à toa, a grande maioria das empresas do setor opta pelo regime cumulativo. A mudança representaria um aumento na arrecadação de R$ 35 bilhões ao ano para o governo federal. Como o setor de serviços tem mais facilidade para repassar preços ao consumidor do que a indústria -esta tem a concorrência de importados-, haveria aumento na inflação. O estudo aponta um impacto de 0,6 ponto percentual sobre o IPCA. POLÍTICA TRIBUTÁRIA

As mudanças tributárias propostas pelo governo têm transformado entidades tradicionalmente entusiastas de reformas fiscais em defensoras do status quo. Isso porque há a percepção de que alegadas desonerações e simplificações acabam tendo como objetivo, na verdade, aumentar a arrecadação. Um caso recente foi a desoneração da folha de pagamento. A crítica dos empresários é que eles não puderam escolher entre aderir ou não. Apesar da anunciada vontade de desonerar do governo, diz Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon, "a sede de arrecadação é incrível, eles não sossegam".

Fonte: Folha de S. Paulo

(3)

PESSOAL

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O e-SOCIAL – Parte II

A partir de 2014, todas as empresas brasileiras terão de se adaptar ao eSocial. As exigências do novo sistema, também conhecido como folha de pagamento digital, ainda despertam muitas dúvidas de empreendedores e empresas de vários portes. O melhor a fazer, segundo especialistas de consultorias, órgãos do governo envolvidos e empresas que já estão testando o sistema é procurar entender o eSocial agora e não deixar o problema para depois. - Quais atividades serão afetadas?

São exemplos: cadastramento de trabalhadores, eventos trabalhistas diversos (como admissão, demissão, afastamento, aviso prévio, férias, comunicação de acidente de trabalho, mudança de salário, obrigações de medicina do trabalho, folha de pagamento, ações judiciais trabalhistas, retenções de contribuições previdenciárias), Imposto de renda retido na fonte, informações sobre FGTS.

- Como o eSocial vai funcionar?

O empregador poderá acessar o site www.esocial.com.br para enviar os dados ou fazer uma conexão direta entre o software usado pela empresa com o sistema do eSocial. Após a verificação da integridade das informações, a Receita vai emitir um protocolo de recebimento e o enviará ao empregador.

- O sistema do eSocial corre o Risco de ficar sobrecarregado no dia do envio da folha de pagamento?

Juntas, todas as empresas brasileiras devem gerar e enviar 200 milhões de arquivos por mês, segundo a previsão da Receita Federal. A expectativa é de que 50% desse volume mensal seja enviado perto do dia de fechamento da folha pagamento. Com essa expectativa, a Receita Federal afirma que o sistema do eSocial está preparado tecnologicamente para receber esse volume de informações sem erros.

- Por onde começar?

O primeiro passo será o cadastramento dos funcionários que têm contrato de trabalho ativo com a empresa. Assim, não haverá a necessidade de informar os dados de quem já saiu da empresa. O modelo de identificação será modificado, para evitar o cruzamento de diversos registro. As empresas serão identificadas somente pelo CNPJ e os trabalhadores pela dupla CPF e Número de Identificação Social (NIS), que pode ser o PIS/PASEP ou NIT. Por isso, é importante que as empresas comecem o processo revisando as informações cadastrais dos empregados, para evitar inconsistências.

- Dentro das empresas, qual departamento deverá cuidar da adequação ao eSocial?

A adequação ao eSocial envolve diversas áreas de uma empresa, entre elas: recursos humanos, tecnologia, fiscal, contábil, logística, folha de pagamento, medicina do trabalho e financeiro. Por isso, é importante que a própria direção das empresas entenda o impacto da mudança e incentive a criação de um grupo de trabalho que envolva responsáveis das diversas áreas. Será necessário realizar treinamentos e revisar rotinas de trabalho e também a maneira como os dados circulas dentro da empresa, segundo a sócia da área de outsourcing da Deloitte, Angela Castro. “É uma mudança cultural”, diz.

- Qual o prazo para envio das informações?

O eSocial não muda a lei atual. O envio dos dados obedecerá aos prazos determinados na legislação atual referente

a cada evento trabalhista. A admissão ou demissão de um empregado, por exemplo, deverá ser informada assim

que ocorrer. O trabalhador não poderá começar a trabalhar antes de o arquivo com a respectiva informação seja transmitido. Já a folha de pagamento deverá ter envio mensal, até o dia 7 do mês subsequente.

- O que acontece se a empresa não se adequar?

O eSocial não altera nenhuma legislação, e sim muda a forma de envio e apresentação dos dados aos agentes do governo. Se hoje a empresa só sofre fiscalização quando um fiscal da Receita Federal ou do Ministério do Trabalho pede para ver os registros dos trabalhadores, com o eSocial a fiscalização será automática. A empresa que não se

(4)

SOCIAL

(5)

AGENDA

Vencimento Obrigações

02/12/2013 - Honorários Duarte Benetti

06/12/2013 - FGTS

09/12/2013 - ICMS Substituição Tributária 10/12/2013 - ISSQN (Porto Alegre e Campo Bom) 12/12/2013 - ICMS (221 Comércio)

13/12/2013 - Retenção Pis / Cofins / CSLL – 2ª quinzena de novembro- ISSQN (Novo Hamburgo e São Leopoldo) 16/12/2013 - GPS de Domésticas e Facultativos

20/12/2013

- GPS (INSS)

- INSS Receita Bruta - IRRF

- ISSQN (Sapiranga) - Simples Nacional 23/12/2013 - ICMS (222 Indústria)

24/12/2013

- Cofins (2172 Presumido e 5856 Lucro Real) - PIS (6912 Lucro Real e 8109 Presumido) - IPI Mensal (5123)

- ISSQN (Ivoti, Estância Velha)

30/12/2013

- Retenção Pis / Cofins / CSLL – 1ª quinzena dezembro - Refis (9100) e Refis II

- ISSQN (Dois Irmãos) - GPS Refis II – INSS (4103)

- Contribuição Social (2484 - Lucro Real Estimado/Bal. de Redução/Suspensão) - IRPJ (5993 - Lucro Real Estimado/Balancete de Redução/Suspensão)

Observações: Caso vencimento em dia não útil, antecipar o pagamento.

FERIADOS

08/12 – Imaculada Conceição (Domingo) - Morro Reuter, Porto Algre e São Leopoldo 24/12 – Véspera do Natal (3ª Feira) - Ponto Facultativo após as 14 horas

25/12 – Natal (4ª Feira) - Feriado Nacional

28/12 – Emancipação Municipal (Sábado) - Araricá

(6)

MENSAGEM

O Ano Novo está chegando,

momento de uma breve pausa

para recarregarmos as energias, e

que os desafios do ano que vem

pela frente se transformem em

oportunidades de negócios,

crescimento e realizações.

Desejamos que o próximo ano seja

repleto de conquistas e vitórias e

que nossa parceria seja sinônimo

de sucesso.

Feliz Natal e Boas Festas!!

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho descreve as medidas de proteção radiológica adotadas no primeiro e segundo níveis de atendimento e que consistiram de: controle de contaminação, controle de

Diego Lunelli / Raphael de Oliveira Mendonca Clínica Cirúrgica de ruminantes Mauricio Civiero Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais Diego Lunelli Zootecnia III (equideocultura,

A discussão de natureza constitucional que envolve o presente Recurso Extraordinário tem por objeto o cabimento de habeas data para obtenção de todas as

LTDA BECKER GRAD.. LTDA

O chefe dos Capitães da Areia era amigo de João Grande não por sua força, mas porque Pedro o achava muito bom, até melhor que eles. João

Os anti-histamínicos (anti-H1) de segunda geração são considerados primeira linha de tratamento das rinites alérgicas e via de administração pode ser oral ou tópica nasal.. Os

Resumo: Em conformidade com o programa definido pelo Departamento de História do Colégio Pedro II, os temas da pesquisa proposta para turmas do 8º ano do Campus Centro foram o

Escalabilidade e flexibilidade: Cisco AUMENTA pode ser distribuído através do Switches Cisco Nexus série 7000 e permite que os dispositivos do serviço sejam executado nos