• Nenhum resultado encontrado

Faculdades EST Liturgia do culto do dia 19 de Setembro de 2012 Dia Internacional de Oração pela Paz. Liturgia de Entrada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdades EST Liturgia do culto do dia 19 de Setembro de 2012 Dia Internacional de Oração pela Paz. Liturgia de Entrada"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 Faculdades EST

Liturgia do culto do dia 19 de Setembro de 2012 Dia Internacional de Oração pela Paz

Liturgia de Entrada Oração silenciosa individual

Prelúdio – PPLM

() Acolhida –– Quero dar as boas vindas a todos e todas! Hoje lembramos o Dia Internacional da Paz, declarado pela ONU e o Dia Internacional de Oração pela Paz do CMI. Explicação do Dia Internacional da Paz –

Em 1981, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução 36/67, que declarava um Dia Internacional da Paz. Em 2001, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma nova resolução 55/282, na qual declarava o dia 21 de Setembro como Dia Internacional da Paz. A intenção da resolução era que o mundo inteiro observasse um dia de paz e não-violência. O Secretário Geral Kofi Annan pediu que todos os departamentos e organismos da ONU ampliassem sua

observância, convidando também e de maneira especial a sociedade civil. O dia da ONU é um dia em que se espera que todo conflito armado pode ser detido, um dia em que os combatentes devem observar o cessar fogo, um dia que convida todas as pessoas a

comprometer-se ou reafirmar seu compromisso com a não-violência e a solução pacífica das controvérsias.

O Dia Internacional da Paz das Nações Unidas se celebra a cada ano no dia 21 de setembro, paralelamente ao Dia Internacional de Oração pela Paz. O Dia Internacional de Oração pela Paz – promovido pelo CMI – foi realizado a primeira vez em 2004, e fazia parte das celebrações de outra campanha intitulada “Década de Superação da Violência”, iniciativa realizada entre 2001 e 2010. A ideia do Dia Internacional de

Oração pela Paz foi proposta em 2004 durante um encontro entre o secretário geral do CMI, Rev. Dr. Samuel Kobia e o Secretário Geral da ONU, Kofi Annan para coincidir com o Dia Internacional de Paz da ONU. Portanto, hoje o culto será coordenado por membros do SERPAZ – Serviço de Paz, uma ONG com sede aqui em São Leopoldo e que se dedica a diversas ações que promovam a paz e a resolução não violenta de conflitos. Apresento agora as pessoas que oficiam este culto

(apresentar todos e todas). O SERPAZ agradece este espaço para celebrar o Dia Internacional da Paz.

Temos outras visitantes entre nós hoje? Que todos e todas possam se sentir muito bem acolhidas entre nós.

Agradecemos também, como sempre, a contribuição importantíssima do grupo do PPLM.

A liturgia do culto será projetada na tela e alguns hinos cantaremos do HPD 2 distribuídos já nas cadeiras.

Iniciemos este culto, cantando: O mundo pede paz – p.35 La Paz: Imagínala.

O mundo pede paz, o mundo pede luz, o mundo pede amor, ó Deus! (2x)

Escuta o clamor do teu povo, Senhor! (2x) (cantar o todo 2 vezes)

L.: (Allan): - Acolhida trinitária: Estamos reunidos e reunidas hoje aqui no nome do Deus da Paz, que é Pai e Mãe, no nome de Jesus Cristo, seu filho, nosso salvador e em nome do Espírito Santo, que nos anima e renova nossas forças nesta jornada pela paz. )

(Allan) Confissão de Pecados:

(2)

2 C. Aqui estou, Senhor, com minha vida diante de ti, confessando

minhas faltas, sussurrando–te ao ouvido meus pecados. Ao não aceitar a paz que tu me ofereces, valorizando pensamentos violentos: ()Voz 1: Me custa perdoar ao outro ou à outra.

(Inge) Voz 2: Quem me ofende, recebe outra ofensa como resposta. (Binô)Voz 3: Compartilhar é uma palavra que quase não existe no meu vocabulário.

(Deise) Voz 4: Semeio joio em vez de ricas frutas.

() Voz 5: Cruzo meus braços sabendo que eu poderia movê-los para construir algo justo.

C. Hoje quero te rogar: tem misericórdia de mim.

Dá-me forças e coragem para caminhar da escuridão da violência para a luz da tua paz.

C. Aqui estamos, Senhor, com nossas vidas diante de ti,

Confessando nossas faltas, sussurrando-te ao ouvido nossos pecados. Ao não entender a paz que tu nos ofereces, institucionalizando a violência:

() Voz 1: Aceitamos sistemas sócio-políticos que oprimem aos mais fracos.

() Voz 2: Respondemos à violência com mais violência.

() Voz 3: É difícil e custoso nos comprometermos com a transformação de nossas realidades dolorosas.

() Voz 4: Projetamos a violência como pretexto de entretenimento. () Voz 5: Mantemos silêncio frente à injustiça.

C. Hoje queremos te rogar: tem misericórdia de nossa sociedade. Dá-nos forças e coragem para caminhar da escuridão da violência para a luz da tua paz.

C. Aqui estamos como igreja, Senhor, com nossa vida diante de ti, confessando nossas faltas, sussurrando-te ao ouvido nosso pecado. Não praticamos a paz que tu nos ofereces:

() Voz 1: Justificamos com tua Palavra atitudes que geram violência. () Voz 2: Abusamos do poder eclesiástico.

() Voz 3: Não aceitamos a diversidade do outro/da outra e somos excludentes.

() Voz 4: Rejeitamos os oprimidos e abraçamos os opressores. () Voz 5: Como cristãos e cristãs cremos ter a absoluta verdade. C. Hoje queremos te rogar: tem misericórdia de nossa igreja. Dá-nos forças e coragem para caminhar da escuridão da violência para a luz da tua paz. Amém.

() Absolvição

Os discípulos que abandonaram e negaram Jesus na hora da

crucificação, cheios de medo receberam as primeiras palavras de Jesus, palavras de perdão e ânimo, “Paz esteja com vocês.” Nestas palavras de Jesus, o ressuscitado, temos certeza do perdão de Deus, e podemos cantar: Em Cristo há nova vida (p. 36 – La Paz: Imaginínala).

Em Cristo há nova vida, em Cristo há perdão. Em Cristo há esperança, em Cristo achamos paz.

Em Cristo há nova vida, em Cristo há perdão. Em Cristo há esperança, em Cristo achamos paz.

Clamamos pelas dores deste mundo cantando: Kyrie Eleison (Rodolfo Gaede) – p. 2 Em tua casa

Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação.

Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.

A tua paz, bendita, irmanada co’a justiça, abraça o mundo inteiro. Tem compaixão!

O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!

(3)

3 (): Oração do dia: Ó Deus, agradecemos por podermos estar aqui

reunidos e reunidas em teu nome, lembrando hoje especialmente o Dia Internacional de Oração pela Paz. Agradecemos que temos este dia para nos lembrar do compromisso pela paz, mesmo sabendo que devemos, sim, orar e trabalhar pela paz todos os dias das nossas vidas. Dá-nos forças e coragem, ó Deus, para sermos sempre instrumentos da tua paz. Amém.

Liturgia da Palavra

Aclamemos o Evangelho cantando: Aleluia (p.6 – Em tua Casa)

Por estarmos celebrando hoje um dia especial tomamos a liberdade de escolher textos diferentes dos indicados. O texto do evangelho

escolhido para hoje é de Mateus 5.38-48 (dar um tempo para pessoas que tenham suas bíblias, possam encontrar o texto). Convido .... para fazer a leitura.

(): Leio do Evangelho de Mateus capítulo 5, versículos 38 a 48: ...Palavra do Senhor!

C. canta: Louvado sejas, Cristo. (Em tua Casa – p.7) Pregação: - 1 Coríntios 1.26-27 – prédica

() E “círculos concêntricos” em pares.

1. Fala de uma pessoa que você admira por seu servir. 2. Uma fraqueza minha que Deus usa para o bem. () Comentário de fechamento.

Confessemos nossa fé com as palavras do Credo Niceno:

Cremos em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Cremos em um só Senhor, Jesus Cristo, filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não feito; consubstancial com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas; que, por nós e para nossa salvação, desceu dos céus, e se encarnou, por obra do Espírito Santo, da virgem Maria, e se fez homem. Foi também crucificado, sob o poder de Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, segunda as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai. Virá outra vez com glória para julgar os vivos e os mortos, e o seu Reino na terá fim.

Cremos no Espírito Santo, o Senhor que dá vida, e procede do Pai e do Filho; que, com o Pai e o Filho, é juntamente adorado e glorificado; Ele, que falou pelos profetas. E cremos na Igreja una, santa, universal e apostólica. Reconhecemos um só Batismo para remissão dos pecados. E esperamos a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.

C. canta: Momento Novo – p.434 HPD 2, enquanto se recolhe as ofertas. As ofertas de hoje se destinam à CESE .... (Informar o destino da coleta do dia)

(Oração de intercessão – a oração foi elaborada por Bonnie Burkholder da Heartland Center for Spirituality/Dominican Sisters of Peace) ():Oremos por um Cessar Fogo (ficar atrás do altar, ver projeção, dividir o grupo) Fiquemos sentados.

Todos: Deus te declarou, ó mortal, o que é bom; e o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia e andes humildemente com o teu Deus? (Miquéias 6.8)

() Líder: O profeta Miquéias levanta a sua voz numa pergunta e, atravessando os séculos, chega aos nossos ouvidos, à nossa consciência.

Lado 1: A pergunta de Miquéias, mesmo sendo antiga, é eterna. Nós também precisamos buscar o nosso chamado à paz nas nossas vidas, à paz nos nossos tempos.

(4)

4 Lado 2: A pergunta de Miquéias, mesmo sendo antiga, nos chama à

reflexão e à ação.

Líder: Sim, Deus nos chama a considerar as nossas ações e atitudes. O que cessamos e o que começamos ao buscarmos fazer a justiça? Lado 1: Oramos por um cessar fogo dentro de nós – um cessar fogo de palavras e ações que nos impedem de nos relacionarmos com todos os filhos e filhas de Deus com compaixão, bondade e respeito.

Todos: Ó Deus, faze-nos ser um povo que prega a paz, constrói a paz, vive a paz.

Lado 2: Oramos por um cessar fogo de pensamentos e

comportamentos que tiram vantagem de qualquer poder e status que tenhamos nas nossas igrejas, nos nossos lares, nas nossas vizinhanças, nos nossos lugares de trabalho.

Todos: Ó Deus, faze-nos ser um povo que prega a paz, constrói a paz, vive a paz.

Líder: Deus nos chama a considerar o estado dos nossos corações ao buscarmos mostrar bondade amorosa.

Lado 1: Oramos por um cessar fogo de abuso e violência contra mulheres, crianças e idosos. Dá-nos vozes quando outros silenciam, quando acontece abuso.

Todos: Ó Deus, faze-nos ser um povo que prega a paz, constrói a paz, vive a paz.

Lado 2: Oramos por um cessar fogo de bullying nas escolas e de comportamentos ameaçadores. Dá-nos coragem para falar a verdade a abusadores/as e oferecer o evangelho de transformação e graça. Todos: Ó Deus, faze-nos ser um povo que prega a paz, constrói a paz, vive a paz.

Líder: Deus nos chama a caminhar humildemente na nossa vida de fé com nosso Criador, com o mundo e com outras pessoas.

Lado 1: Oramos por um cessar fogo no pensar que podemos viver sem a orientação fundante de Deus. Dá-nos a graça de humildemente nos achegar a ti quando estamos com espírito quebrantado.

Todos: Ó Deus, faze-nos ser um povo que prega a paz, constrói a paz, vive a paz.

Lado 2: Oramos por um cessar fogo da destruição e do abuso da bondade e do sagrado da terra preciosa de Deus.

Todos: Ó Deus, faze-nos ser um povo que prega a paz, constrói a paz, vive a paz.

Lado 1: Oramos por um cessar fogo na construção de muros que mantêm fora as pessoas que são diferentes de nós. Cria em nós uma atitude que nos ajuda a ver todas as pessoas como filhos e filhas amadas por ti.

Todos: Ó Deus, faze-nos ser um povo que prega a paz, constrói a paz, vive a paz.

Lado 2: Oramos por um cessar fogo do uso da Palavra de Deus como munição para julgamento. Dá-nos corações humildes para receber o convite gracioso da transformação de nós mesmos primeiro, antes de tentar mudar outros/as.

Todos: Ó Deus, faze-nos ser um povo que prega a paz, constrói a paz, vive a paz.

Líder: Ó Deus, que escuta todas as nossas orações, atende a estas orações por paz, por um cessar fogo, por uma transformação das nossas vidas e do nosso mundo. Oramos isto no nome daquele que é o Príncipe da Paz, Jesus, o Cristo.

Todos: Amém! Que assim seja!

() Trazemos agora as ofertas e os elementos da ceia para o altar e, enquanto isso, cantamos o hino A Paz (da Miriã, p. 30).

C: (♫ ) – Justiça terá por fruto prá sempre a paz. Paz pra tua vida, paz pra todo o povo; Paz, a qual em Cristo podes encontrar. Paz, a qual em Cristo podes encontrar.

() L: Oremos. Nós te louvamos, Deus da fidelidade, por tua

generosidade: pela terra, pelo sol e pela chuva, pelo trabalho e pelos dons para te servir. Em gratidão a ti colocamos em tuas mãos parte do que nos deste. Que estas ofertas sirvam para o bem-estar das pessoas que as receberem.

(5)

5 () L: Louvado sejas, Deus fiel, pelo pão e pelo suco, frutos da ampla e

generosa natureza que alimenta teus filhos e tuas filhas. Dá que este pão e este fruto da videira sejam recebidos por nós, nesta Ceia, como comida e bebida da salvação em Cristo Jesus.

C: Amém.

Liturgia da Ceia () L: O Senhor esteja com vocês.

C: E também com você.

L: Vamos elevar os nossos corações a Deus. C: Ao Senhor os elevamos.

L: Demos graças ao Senhor, nosso Deus. C: Isto é digno e justo.

() L: Oremos:

Graças, Deus de toda bondade e misericórdia, pois criaste um mundo bonito, que

sustenta todo ser que respira.

C: (canta) Graças, Senhor! Graças, Senhor! Por tua bondade, teu poder, teu amor. Graças,

Senhor! (Em Tua Casa – p. 8)

L: Graças, Deus companheiro de caminhada, pois através de Jesus ensinaste o

milagre da partilha dos bens da terra, de sorte que todas as pessoas possam viver

com dignidade.

C: (canta) Graças, Senhor!...

L: Graças, Deus consolador, pois pelo Espírito Santo renovas corações insensíveis

e fazes com que nos disponhamos a abrir nossas mãos para sermos generosos.

C: (canta) Graças, Senhor!...

() L: É para nos fortalecer para este serviço que celebramos a Ceia do Senhor, conforme Jesus ordenou, pois, na noite em que foi traído, Jesus tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim (breve pausa). Por

semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

Vem, Senhor Jesus!

C: Anunciamos, Senhor, a tua morte, e proclamamos tua ressurreição. Vem, Senhor Jesus!

L: Dá, Senhor, que a comunhão no corpo de Cristo nos motive para a generosidade e que, pela ação do Espírito Santo, nossa vida em

comunidade se transforme em sinal visível da presença do teu Reino de justiça e dignidade.

C: A ti, trino Deus, rendemos toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

Amém.

Para compartilhar a paz e depois tomarmos a ceia, formaremos agora um grande círculo e oraremos , de mão dadas , junto com Jesus, o Pai Nosso.

[Formar círculo] Pai Nosso Fração

() L: O cálice, pelo qual damos graças, é a comunhão do sangue de Cristo.

() L: O pão, pelo qual damos graças, é a comunhão do corpo de Cristo. C: Nós, embora muitos, somos um só corpo.

Comunhão:( .... distribuem)

( ...- do lugar onde estiver na roda) - Oremos:

Concede, Senhor, que os lábios que cantaram teu louvor doravante testemunhem tua verdade; que os pés que pisaram este lugar doravante pisem os caminhos da luz e da paz; que os corpos que receberam o corpo vivo de Jesus doravante se disponham para uma nova vida. Graças por tua indizível graça. Amém.

(6)

6 () Avisos

() L: A bênção será comunitária cantando todos juntos e colocando a mão direita sobre o ombro esquerdo do vizinho/a à direita e a mão esquerda sobre a cabeça do vizinho/a à esquerda. (Bênção – Miriã – p.33)

(♫ ) A bênção do Deus de Sara, Abraão e Hagar, a bênção do Filho, nascido de Maria, a bênção do Santo Espírito de amor, que cuida com carinho qual mãe cuida da gente, esteja sobre todos nós. Amém. Envio cantado pelo PPLM – HPD 2 374 –Vamos agora em paz. (enquanto se canta a equipe litúrgica processa para a entrada) () L: Palavras finais.

Referências

Documentos relacionados

Este botão pode ser utilizado para ligar ou desligar a unidade quando o controlo remoto não está disponível..

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não

7.1- O pagamento será efetuado mediante o processamento dos documentos de cobrança apresentados pela contatada, num prazo máximo de CONFORME EDITAL, contados da data do

Se os faders das bandas de frequência e todos os outros elementos de comando não estiverem já activados, use o botão IN/OUT ( ) para os activar.. Para monitorizar o nível de saída,

O que nos levou a fazer a mudança do critério, eu comentei um pouco na pergunta do Thiago, mas só para repetir, foi uma percepção, que foi crescente para

E em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado de seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não-

Creio em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado de seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,