• Nenhum resultado encontrado

11 0 ENOREX ENCONTRO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO 11 a 17 de outubro de 2009 Brasília - DF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "11 0 ENOREX ENCONTRO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO 11 a 17 de outubro de 2009 Brasília - DF"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

 

 

 

 

 

 

11

0

ENOREX

ENCONTRO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO 11 a 17 de outubro de 2009

(2)

1 

SUMÁRIO

  AORE Planalto 2 Ello Alliance 3 Brasília 4 110 ENOREX 5 Programação 6 Cota de Patrocínio 7 Custos do Evento 8

(3)

2 

AORE PLANALTO

Associação de Oficiais da Reserva do Distrito Federal

A exemplo de outras 17 agremiações congêneres existentes no Brasil, todas filiadas ao CNOR – Conselho Nacional de Oficiais da Reserva - sediado no Rio de Janeiro, aqui estamos prontos para “cerrar fileiras” inspirados no eterno ideal de Correia Lima.

A AORE PLANALTO fundada em 2002, graças ao espírito de corpo e disposição do incansável 20 Ten R2 João Lopes de Araújo Júnior, sofreu um certo desaquecimento com sua saída de Brasília, superou-o e, agora, com o apoio da Força, do CNOR e com a participação de diversos reservistas, está fincando seus alicerces definitivos e “partindo para a missão”.

O ideal da Associação de Oficiais da Reserva, é unir, definitivamente, todos os Oficiais R2 que residam na Capital do País, independentemente de onde tenha se formado ou servido ao Exército, mas que aqui residam e estejam dispostos a atender de pronto ao “toque de reunir”. Aqui está o nosso Quartel General, o Comando do Exército e o centro de decisões do País.

O fato de um dia os Oficiais terem se despedido da sagrada pele Verde Oliva não pode ser resumido a um simples “adeus”, ao contrário, estão assumindo o papel de, uma vez prontos, passar a servir eternamente ao Exército – na Reserva – onde hoje estão, e a Força sabe e conta com isto e com cada um deles.

A “ordem do dia” é manter o espírito de unidade, de companheirismo, de fraternidade, de civismo, de honestidade, de amor à Pátria, enfim, de fidelidade aos valores, aprendidos, cultivados e mantidos.

(4)

3 

ELLO ALLIANCE

A Ello Alliance atua no mercado de eventos em todo território nacional com o objetivo de superar as expectativas dos nossos clientes, atuando com compromisso, ética e pontualidade.

Com profissionais especializados, planeja e operacionaliza os eventos de pequeno, médio e grande porte.

Focados em realizar cada evento com uma identidade própria e uma estratégia para que os objetivos sejam alcançados.

Dentre os diversos serviços na área de eventos, atuamos com assessoria, equipamentos, secretaria executiva, Buffet, feiras e exposições, entre outros.

EVENTOS

O Brasil é um país com um enorme potencial turístico, devido à diversidade cultural e suas belezas naturais.

A atividade turística no Brasil, é uma atividade econômica importante, representa 1% do fluxo mundial, e gera aproximadamente, de acordo com a OMT, 26,6 milhões de reais anualmente.

O turismo de eventos representa hoje, 80% dos negócios de turismo no Brasil, e é uma atividade que vem apresentando crescimento constante em todo o mundo, tornando-se uma importante fonte econômica e geradora de benefícios sociais.

Os eventos têm por finalidade reunir profissionais e especialistas de uma determinada área de atuação para transmissão de informações de interesse comum. Podem ser realizados, de acordo com a importância e a abrangência do assunto tratado, de pequenos encontros até congressos e feiras internacionais reunindo um grande número de participantes.

(5)

4 

BRASÍLIA

Capital de Todos os

Brasileiros

“... E no ponto mais alto da região, o Marechal

José Pessoa manda erguer uma cruz”.

(Homenagem ao Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque)

A cidade que nasceu de um sonho, Brasília, foi construída em mil dias, projetada por Oscar Niemeyer e Lucio Costa, ganhou forma com os traços do concretismo.

Foi convidado em 1954 pelo presidente Café Filho para ocupar a presidência da Comissão de Localização da Nova Capital Federal, encarregada de examinar as condições gerais de instalação da cidade a ser construída. Em seguida, Café Filho homologou a escolha do sítio da nova capital e delimitou a área do futuro Distrito Federal, determinando que a comissão encaminhasse o estudo de todos oÉ mister que se faça justiça em resgate da verdade histórica, reconhecendo-se que foi a Comissão de Planejamento e Localização da nova Capital, sob a Presidência de José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, a responsável pela exata escolha do local onde hoje, exuberante e imponente, se ergue Brasília. A idealização do plano-piloto, também foi obra daquela memorável Comissão que em robusto relatório, redigido pelo Gen José Pessôa, de título “Nova Metrópole do Brasil”, entregue ao Presidente Café Filho, detalhou os pormenores do arrojado planejamento que se realizou, (de largas avenidas, da rede de esgotos, das povoações que fariam seu entorno e os problemas que gerariam, como habitação, transporte público, violência, etc). O Gen José Pessôa não imaginou o nome da capital como Brasília, mas sim Vera Cruz, caracterizando o flamejante sentimento de um povo que nasceu sob o signo da Cruz de Cristo e estabelecendo ligação com o primeiro nome dado pelos descobridores. O plano elaborado respeitava a História e não descaracterizava as tradições brasileiras. Grandes avenidas chamar-se-iam “Independência”, “Bandeirantes” etc, bem diferentes, portanto, das atuais siglas alfas-numéricas de Brasília, como W-3, SQS, SCS, SMU e outros. Foi assim que José Pessôa, um patriota, imaginou a Capital do País.

(6)

5  Erguida no quadrilátero do Planalto Central, na segunda metade do século passado, Brasília atraiu de imediato milhares de cidadãos para a nova fronteira do país. As decisões ousadas do presidente Juscelino Kubitschek, de construir bem no coração do Brasil a nova capital federal, encontraram algumas resistências no início. Mas, com o passar do tempo mostrou-se que estava correto.

Inaugurada em 1960, nossa Capital continua à frente de seu tempo. É uma cidade monumento. É a primeira cidade moderna reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Projetada para ser o centro das decisões do Brasil, acabou transformando-se também em destino mundial de excelência no mercado de negócios e eventos, baseado na excelente infra-estrutura turística, a localização central da cidade e, é claro, a beleza única de Brasília.

Tem uma população que representa todas unidades da federação, com tanta diversidade cultural, Brasília guarda segredos que muitos brasileiros não imaginam. Ao conhecer a capital do país você sentirá orgulho de ser brasileiro e se apaixonará ainda mais pelo Brasil, afinal, Brasília é a nossa capital.

Um andar pelas largas avenidas da nossa Capital Federal nos permite contemplar preciosidades, como o paisagismo de Burle Marx, a arte-arquitetura de Athos Bulcão, os vitrais de Marianne Peretti e as esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi, dentre outras obras expostas a céu aberto de grandes artistas de renome nacional e internacional.

(7)

6 

11

0

ENOREX

Encontro Nacional de Oficiais da Reserva do Exército

Há doze anos, quatro Associações de Oficiais da R2 existentes no Brasil resolveram se reunir para um congraçamento no Rio de Janeiro.

Na oportunidade, o Ten Sérgio Pinto Monteiro, Presidente Associação dos Oficiais do Exército do Rio de Janeiro, acatando sugestão do amigo particular e então Ministro do Exército Exmo. Sr. Gen Ex Gleuber Vieira, levou a termo a missão e criar uma entidade nacional com o objetivo de simplificar o acesso da categoria à Força.

Estava criado ali o CNOR – Conselho Nacional de Oficiais da Reserva, cuja sede, juntamente com a AORE/RJ – Associação dos Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, está localizada no Quartel do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva – CPOR/RJ.

Aquele encontro inspirou a criação de outras associações, outros oficiais R2 de diferentes localidades do Brasil foram se reunindo e, atualmente, 18 associações estão filiadas ao CNOR.

Desde então os encontros se tornaram anuais, os ENOREX, cada um numa capital diferente. Em onze anos de existência o CNOR, com a adesão maciça da Reserva Atenta e Forte, realizou 10 encontros anuais.

Esses ENOREX têm sido realizados com a presença efetiva dos Oficiais R2 dos mais distantes rincões do Brasil. A média de participações é de 150 camaradas, e o Exército, cada vez mais, estimula e incentiva esses encontros.

Os oficiais são acatados e recebidos em unidades militares onde são oferecidos alojamento e alimentação. Dentro das possibilidades e austeridades, são alvos do apoio logístico indispensável e possível. Por cinco dias retorna-se à caserna. Volta-se a conviver com o dia-a-dia da alvorada, do rancho, da formatura... Do toque de silêncio.

(8)

7  Além do congraçamento, que por si já premia o esforço da organização, da viagem, da diferença das acomodações e do rancho, são distinguidos com a atenção da Força Terrestre que, com a participação das co-irmãs Marinha e Aeronáutica, além de entidades civis de relevante participação na atualidade nacional, por meio de excelentes e enriquecedoras palestras, proferidas por oficiais generais e pessoas de notável destaque, nos atualizam os conhecimentos e nos “municiam” com o que de mais relevante ocorre no País, e onde as FFAA estão engajadas.

Existem os momentos de lazer e entretenimento, o turismo e as competições de tiro. Os momentos de descontração, as velhas histórias e estórias, a aproximação dos Oficiais, enfim, a salutar, emocionante e necessária volta à Casa, de onde só se tem boas lembranças.

O 110 ENOREX será realizado de 12 a 17 de outubro de 2009, em Brasília. Os dez encontros anteriores já foram realizados, com excelência, em todos os demais Comandos de Área do Exército, quer pela Força quer pela oficialidade local. Chegou a vez do Comando Militar do Planalto, chegou a vez do Oficial R2 de Brasília receber seus camaradas do Brasil afora.

(9)

8 

PROGRAMAÇÃO

11 de Outubro (domingo)

Das 9h às 17h30min – Chegada/Credenciamento

12 de Outubro (segunda-feira)

Das 9h às 17h30min – Chegada/Credenciamento

20h – Seção Solene Câmara Legislativa do Distrito Federal

13 de Outubro (terça-feira)

06h30min às 07h30min – Desjejum e Deslocamento para o BGP 08h00min – Concentração para Formatura

08h30min às 09h10min – Formatura, Abertura solene e Desfile Militar Cmdo Cmt Ex 09h10min às 09h30min – Coffee Break

09h30min às 10h15min – Palestra do Gen Ex Maynard Marques de SANTA ROSA 10h15min às 10h25min – Intervalo

10h25min às 11h10min – Palestra do Gen Ex Augusto HELENO Ribeiro Pereira 11h10min às 11h20min – Intervalo

11h20min às 12h05min – Palestra do Gen Ex RUI MONARCA da Silveira 12h05min às 12h30min – Debates

12h30min às 14h30min – Almoço

14h30min às 15h15min – Palestra do Gen Div Américo SALVADOR de Oliveira 15h15min às 15h25min – Intervalo

15h25min às 16h10min – Palestra do Gen Div Carlos Norberto LANZELLOTTE 16h10min às 16h30min – Coffee Break

16h30min às 17h15min – Palestra do Gen Div ADHEMAR da Costa Machado Flho 17h15min às 17h45min – Debates - Encerramento

14 de Outubro (quarta-feira)

06h30min às 07h30min – Desjejum e Deslocamento para o 320 GAC

09h00min às 09h45min – Palestra do Gen Div Sérgio Westphalen ETCHEGOYEN 09h45min às 09h55min - Intervalo

09h55min às 10h40min – Palestra do Gen Div Mário Matheus de Paula MADUREIRA 10h40min às 11h00min – Coffee Break – Palestra da Marinha

11h00min às 11h45min – Palestra do Gen Bda João Carlos de JESUS CORRÊA 11h45min às 12h15min – Debates

12h15min às 14h00min – Almoço

14h00min às 14h50min – Palestra do Comando da Marinha do Brasil 14h50min às 15h00min – Intervalo

15h00min às 15h50min – Palestra do Comando da Força Aérea Brasileira 15h50min às 16h10min – Coffee Break

16h10min às 17h00min – Palestra do 20 Ten R2 Márcio Paulo Buzannelli 17h00min às 17h30min – Debates - Encerramento

15 de Outubro (quinta-feira)

07h00min às 16h30min – Deslocamento e visita à Brig de Operações Especiais - GO 19h30min às 20h30min - Jantar

16 de Outubro (sexta-feira)

08h00min às 12h00min – Deslocamento e visita ao CONDABRA 12h00min às 14h00min – Almoço

14h30min às 17h30min – City Tour 2oh00min às 23h30min – Jantar Fest

17 de Outubro (sábado)

09h30min às 12h30min – Assembléia-Geral do CNOR (Simultaneamente) 09h30min às 12h30min – Competição de Tiro (simultaneamente)

(10)

9 

CUSTOS DO EVENTO

• Criação de WebSite;

• Criação e confecção da Marca do evento; • Secretaria Executiva do Evento;

• Material Promocional e Brindes (criação, impressão e

confecção);

• Traslado para Seção Solene na CLDF;

• Traslados durante o período de 11 a 17 de outubro de

2009;

• Traslado dos participantes para Goiânia e retorno a

Brasília, no dia 14 de outubro de 2009;

• Ornamentação dos espaços;

• Contratação de serviços terceirizados;

• Realização de um Brunch no dia 13 de outubro com a

presença de autoridades;

• 01 (um) City Tour aos participantes do evento;

• Realização de um Jantar Fest de confraternização no dia

16 de outubro de 2009.

• Retribuição às OM pelos custos de alojamento e

Referências

Documentos relacionados

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários