• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR14725: ed.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR14725: ed."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ

Conforme NBR14725:2009 - 2°ed.

Revisão: 01 Data: 01/05/2011 Página 1 de 5

1. Identificação do produto e da Empresa

Nome Solução Padrão Monoelementar de Háfnio para AA/ICP e Colorimetria Nº: 000050 – HF Códigos / AAHF1000V / ICPHF10000V / ICPHF1000V / ICPHF5000 /

2. Composição e informações sobre as substâncias que oferecem risco no produto

Substância: CAS Fórmula molecular Peso molecular: Classificação: Concentração

Ácido Nítrico 7697-37-2 HNO3 63,1 Corrosivo/Oxidante 0,1% a 10%

Ácido Fluorídrico 7664-39-3 HF 20,00 Corrosivo 0,1% a 1%

Háfnio 7440-58-6 Hf 178,49 Háfnio < 0,1%

As substâncias mencionadas se referem aquelas utilizadas na formulação do produto.

3. Identificação de perigos

Periculosidade :.Provoca queimaduras graves na pele e irritação aos olhos.

4. Medidas de primeiros-socorros

Após inalação : Exposição ao ar fresco. Consultar um médico - Após contato com a pele : Lavar abundantemente com água. Limpar com algodão embebido em polietilenoglicol 400. Tirar imediatamente a roupa contaminada - Após contato com os olhos : Enxaguar abundantemente com água, mantendo a pálpebra aberta (durante pelo menos 10 minutos). Consultar imediatamente um oftalmologista - Depois de engolir : Fazer beber muita água (eventualmente vários litros), evitar o vômito (perigo de perfuração). Consultar imediatamente um médico. Não tentar neutralizar a substância tóxica.

5. Medidas de combate a incêndio

Meios de extinção apropriados: adaptar ao meio ambiente. Utilizar meios extintores apropriados para os produtos em volta do foco de incêndio. Extinguir com grandes quantidades de água. Utilizar borrifador de água para resfriar os recipientes expostos ao fogo.

Perigos específicos: Produto não combustível. Possibilidade de formação de fumos perigosos em caso de incêndio nas zonas próximas. Emite vapores tóxicos, corrosivos e/ou irritantes em situações de incêndio.

(2)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ

Conforme NBR14725:2009 - 2°ed.

Revisão: 01 Data: 01/05/2011 Página 2 de 5

Proteção dos bombeiros: Não ficar na zona de perigo sem aparelhos respiratórios autônomos apropriados para respiração independente do ambiente. Evitar o contato com a pele e com os olhos. Manter distância de segurança. Utilizar vestuário protetor adequado.

Outras informações: Métodos específicos de combate aos incêndios: não apontar um jato maciço de água ou de espuma no material derretido que estiver queimando; isso pode provocar a formação de salpicos e espalhar o fogo.

Evitar a infiltração da água de extinção nas águas superficiais e nas águas subterrâneas.

6. Medidas de controle para derramamento

Medidas de proteção para as pessoas : Evitar o contato com a substância. Não inalar os vapores/aerosóis. Garantir a ventilação com ar fresco em recintos fechados - Medidas de proteção do meio ambiente : Não deixar escapar para a canalização de águas residuais - Método de limpeza / absorção : Absorver com um agente higroscópico. Proceder à eliminação de resíduos. Limpeza posterior - Indicações adicionais : Degradação : neutralizar com soda cáustica diluída ou dispersão de cal, areia calcária ou carbonato de sódio.

7. Manuseio e Armazenamento

Manuseio: Não há exigências específicas.

Exposição do usuário: Não respirar o vapor. Não deixar que toque nos olhos, na pele e/ou no vestuário. Evitar a exposição prolongada e/ou repetida.

Armazenamento:

O frasco deve ser armazenado hermeticamente fechado, em local bem ventilado, no frasco original e protegido da luz solar. A temperatura de armazenamento deve ser adequada: de +15 °C a +30 °C. Manter o recipiente fechado quando não em uso.

8. Controle de exposição e proteção individual

A existência de exaustores ou outra forma de renovação do ar ambiente é recomendável quando se manuseia regularmente a substância. A proteção respiratória deve ser realizada mediante a utilização de máscaras específicas para tais produtos. A proteção para as mãos deve ser feita com luvas de borracha em neoprene ou nitrila. A proteção ocular também é necessária. Roupas normais em tecidos sintéticos ou algodão podem ser usadas na composição de indumentária, quando do manuseio da substância.

9. Propriedades físico-químicas

O produto ocorre na forma de líquido com cheiro irritante e sem material em suspensão. Densidade: Aproximadamente 1,0 g/mL

Ponto de Fulgor: Não combustível Ponto de Fusão: Aproximadamente 0 oC

Ponto de Ebulição; Aproximadamente 100 oC a 1 atm pH: <1 a 25oC

Solubilidade: Solúvel em água e solvente polares como etanol e metanol. Insolúvel em solventes apolares como hidrocarbonetos, querosene, gasolina e óleos.

(3)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ

Conforme NBR14725:2009 - 2°ed.

Revisão: 01 Data: 01/05/2011 Página 3 de 5

10. Estabilidade e reatividade

Instabilidade: Produto estável sob as condições recomendadas de armazenamento. Condições a evitar: Aquecimento forte.

Condições de instabilidade: Pode descorar-se caso exposto à luz.

Materiais ou substâncias incompatíveis: Pode reagir com metais e ligas metálicas liberando gás hidrogênio inflamável. Reatividade aumentada com: substâncias oxidáveis e metais reativos como ferro, zinco, ligas metálicas reativas, metais alcalinos e metais alcalino-terrosos reage desprendendo hidrogênio e óxidos de nitrogênio. Reage com solução de amônia, hidróxidos alcalinos de sódio e potássio com liberação de calor. Com ácido sulfúrico ocorre grande liberação de calor com riscos de respingamentos e liberação de óxidos de nitrogênio. Reage com cianetos alcalinos liberando cianeto de hidrogênio, gás cianídrico, altamente tóxico. Reage com sulfetos liberando gás sulfídrico, tóxico. Reage com selenetos e teluretos liberando respectivamente seleneto de hidrogênio e telureto de hidrogênio, gases altamente tóxicos.

Necessidade de adicionar aditivos e inibidores: Não há indicações.

Produtos perigosos da decomposição: óxidos de nitrogênio e vapor de ácido nítrico e ácido fluorídrico.

11. Informações toxicológicas

Informações de acordo com as diferentes vias de exposição Limites de Tolerância ao ácido nítrico

TLV-TWA: – 2 ppm (~ 5mg/m3) (ACGIH) TLV-STEL: – 4 ppm (~10mg/m3) (ACGIH) Limites de Tolerância ao ácido fluorídrico TLV-TWA (8 horas): 3 ppm) (ACGIH) TLV-STEL (15 min): 6 ppm) (ACGIH)

Toxicidade aguda: Não estão disponíveis dados quantitativos relativos à toxicidade do produto. Efeitos locais: Propriedades que devemos prever com base nos componentes da preparação:

Após inalação: irritação das mucosas, tosse e dificuldade em respirar. Pode ser nocivo se inalado. O material pode ser irritante para as membranas mucosas e para o trato respiratório superior.

Após contato com a pele: irritação.

Após absorção pela pele: pode ser nocivo se absorvido pela pele. Após contato com os olhos: irritação.

Após ingestão: irritação das mucosas. Pode ser nocivo se engolido. Órgãos ou Sistemas Alvos: Sistema Cardiovascular, Dentes e Pulmões.

A respeito de nitritos / nitratos em geral: metahemoglobinemia após ingestão de grandes quantidades.

Informação adicional: Não se pode excluir outras propriedades perigosas, mas são relativamente improváveis devido à baixa concentração da(s) substância(s) dissolvida(s) / diluída(s).

O produto deve ser manipulado com as precauções habituais de manipulação de produtos químicos.

12. Informações ecológicas

Degradação biológica : Os métodos para a determinação da biodegradabilidade não podem ser empregados para substâncias inorgânicas - Comportamento no meio ambiente : Distribuição : log P(oct) : -2.3 (experimental); Não se prevê qualquer

(4)

bio-FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ

Conforme NBR14725:2009 - 2°ed.

Revisão: 01 Data: 01/05/2011 Página 4 de 5

acumulação (log P o/w <1). Efeitos biológicos : Efeito prejudicial nos organismos aquáticos. Efeito tóxico nos peixes e no plâncton. Efeito prejudicial devido à mudança do pH. Não obstante a diluição, ainda forma misturas cáusticas com a água. Não origina um deficit de oxigênio biológico. Perigo para a água potável - Toxicidade nos peixes : Gambusia affinis LC50 : 72 mg/l /96 h - Dados ecológicos adicionais : O seguinte diz respeito aos nitratos em geral : podem contribuir para a eutroficação dos aquíferos. Perigoso para a água potável. Peixes : LC5*E24 > 500 mg/l.

13. Considerações sobre tratamento e disposição Neutralizar e despejar no sistema de efluentes industriais.

No tratamento e disposição do produto, de seus restos e de embalagens usadas, deve-se seguir as orientações da legislação nas esferas municipal, estadual e federal.

14. Informações sobre transporte

O produto deve ser transportado considerando que se trata de produto corrosivo, resguardando as normas e legislação vigentes para transporte da substância.

Para produto classificado como perigoso para o transporte: Número ONU: 3264

Nome apropriado para embarque: Líquido Corrosivo. Classe de risco: 8

Número de risco: 86 Grupo de embalagem: III

Regulamentações nacionais e internacionais Terrestres: ONU 3264 CORROSIVE LIQUID, ACIDIC, INORGANIC. N. O. S., 8, III Fluviais: ADN, ADNR: não testado

Marítimo: IMDG-Code

ONU 3264 CORROSIVE LIQUID, ACIDIC, INORGANIC. N. O. S. , 8, III

Aéreo (IATA/CAO): ONU 3264 CORROSIVE LIQUID, ACIDIC, INORGANIC. N. O. S., 8, III

15. Regulamentações

Dados complementares as informações contidas nas seções anteriores não são conhecidos. Classe de risco: 8

(5)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ

Conforme NBR14725:2009 - 2°ed.

Revisão: 01 Data: 01/05/2011 Página 5 de 5

16. Outras informações Texto completo das frases R e S

R25-48/23: Tóxico por ingestão. Tóxico: risco de efeitos graves para a saúde em caso de exposição prolongada por inalação. R36/37/38: Irritante para os olhos, vias respiratórias e pele.

R35: Provoca queimaduras graves.

R43: Pode causar sensibilização em contacto com a pele.

S3/9/49: Conservar unicamente no recipiente original, em lugar fresco e bem ventilado S37/39: Usar luvas adequadas e proteção para os olhos/rosto

S24/25: Evitar o contacto com os olhos e com a pele

S27/28: Em caso de contacto com a pele, retirar imediatamente toda a roupa contaminada e lavar imediata e abundantemente com água corrente.

S29/35: Não deitar os resíduos no esgoto; não eliminar o produto e o seu recipiente sem tomar as precauções de segurança devidas

Centros de Informações Toxicológicas Belo Horizonte - Serviço de Toxicologia de Minas Gerais - Hospital João XXIII

Fone: (31) 3239.9224/3239.9223 (Hospital) (31) 3239-9308 / 3224-4000 (Tel. CIT) Fax: (31) 3239.9260(CIT) Porto Alegre - Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do Sul

Fone: (51) 3217.1751 (Tel. CIT) Fax: (51) 3217.9067 Atendimento: 0800 78 02 00

Recife - Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco - Hospital da Restauração - 1º andar Fone: (81) 3421.5444 R. 151 (Tel. Hospital) Fax: (81) 3421.5927 / 3423-8263

Rio de Janeiro - Centro de Controle de Intoxicações do Rio de Janeiro - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho Fone: (21) 2573.3244/2290-3344 (Tel. CIT) - Fax: (21) 2573-7079 (CIT)

Salvador - Centro de Informações Anti-Veneno da Bahia - CIAVE - Hospital Geral Roberto Santos Fone: (71) 387.3414/387-4343 e 0800 284 43 43 Fax: (71) 387.3414

São Paulo - Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo - Hospital Municipal Dr. Artur Ribeiro de Saboya Fone/Fax: (11) 5012/2399 (Tel. CIT) (11) 5012-5311 (atendimento médico) Atendimento: 0800 771 37 33 Para mais informações visite o site http://www.anvisa.gov.br/toxicologia/centros.htm

O não cumprimento das informações acima descritas, isenta a Quimlab de responsabilidade pelo uso indevido do produto. As indicações baseiam-se no nível atual de nossos conhecimentos e servem para a caracterização do produto no que se refere às medidas de segurança a tomar. Estas indicações não implicam em qualquer garantia das propriedades do produto acima descrito.

Direitos exclusivos da Quimlab Produtos de Química Fina Ltda. Permitido fazer número ilimitado de cópias físicas, somente para uso interno.

Referências

Documentos relacionados

O exame conjunto dos resultados ob- tidos pelo método de HAMBURGER, em ambos os grupos, mostrou que em apenas 1 das 70 amostras examinadas não foram encontradas

“Com este novo espaço, conseguiremos ampliar a linha de produ- ção da empresa e, consequentemente, atender de forma ainda mais ágil e eficiente nossos clientes, que

Análise: 38% das Faculdades avaliadas que solicitaram credenciamento como Centro Universitário oferecem, de forma sistemática (Muito Bom), apoio didático ao corpo docente, através

Assim, este estudo apresenta o seguinte objectivo: investigar o efeito de processos de revisão ao nível da ortografia, coesão e coerência com ajuda de grelhas de revisão e com

A Mersen é reconhecida mundialmente como fabricante A Mersen é reconhecida mundialmente como fabricante A Mersen é reconhecida mundialmente como fabricante A Mersen é

NOTA • Não conecte cabos e condutores juntos a tomadas de entrada de cabo RCA e terminais de entrada de altifalantes, tendo em vista que isto pode causar o mau funcionamento ou

As informações sobre a saúde, a segurança e o ambiente, são exatas e reais conforme a Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos ( FISPQ ) da Graxa Mineral, revisada

A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) fornece precauções de segurança as quais devem ser observadas quando do manuseio ou armazenagem de