• Nenhum resultado encontrado

Pequenos e eficientes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pequenos e eficientes"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O técnico de hoje é confrontado com uma complexa evolução tecnológica sempre que repara ou efectua a manutenção num veículo. É usual encontrar num veículo de gama média cerca de 15 computadores ou con-troladores. Estes computadores contro-lam o Motor, ABS, Controlo Tracção, Climatização, Painel de Instrumentos e muitos mais. Aproximadamente 20% do custo de fabrico de um veículo é compos-to pela electrónica, cabos e sistemas asso-ciados. Daí que seja muito importante para um técnico efectuar um diagnóstico rápido e correcto. O mercado tem à dis-posição das oficinas um bom naipe de opções que permite a estas os meios para efectuar este trabalho.

São equipamentos para um diagnóstico directo de unidades de controlo do veícu-lo. Sem equipamentos de teste deste tipo até mesmo tarefas de serviço como a mu-dança do óleo ou dos calços de travão deixam de ser possíveis em muitos veícu-los modernos. Todos os interfaces e da-dos que uma oficina precisa para um diagnóstico de confiança, rápido e abran-gente de todos os sistemas electrónicos nos veículos modernos estão disponíveis nos actuais equipamentos.

Nas próximas linhas poderá encontrar alguns bons investimentos para a oficina independente.

O

Pequenos e

eficientes

O mercado tem à disposição das oficinas um bom naipe de opções que permitem

um diagnóstico ao nível do primeiro equipamento. São efectivamente bons

investimentos para a oficina independente.

O Autodiagnos MTPro é um equipamento de diagnóstico para veículos Multimarca, com fá-cil operacionalidade do menu, com acesso a ac-tualizações de Software, cobertura Europeia, e que economiza tempo e dinheiro.

As áreas de cobertura deste equipamento de diagnóstico são os veículos europeus e asiáti-cos. O fabricante Autodiagnos teve as suas ori-gens na Suécia no ano 1986 e foi fornecedor oficial da VOLVO até 1998. Nesta altura apresentou ao mercado internacional o MTPro para veículos europeus e agora é uma das principais escolhas para as oficinas de reparação automóvel devido á sua pro-fundidade e capacidade de diagnóstico. Até aos dias de hoje a Autodiagnos já forneceu mais de 10.000 clientes em todo o mundo com as melhores soluções para as suas ne-cessidades de diagnóstico. O cliente Auto-diagnos pode reportar directamente os seus problemas através de formulários que estão disponíveis online.

A Autodiagnos é uma empresa da divi-são do Grupo Omitec.

Autodiagnos

Multi-Tester Pro

Dados representante: Iberequipe, Lda. Tel.: 212940793 Internet: www.iberequipe.com

O Autologic, fabricado pela empresa Diagnos, é um equipamento de diagnóstico para especialis-tas. O Autologic foi desenhado para possibilitar ás oficinas (que são especialistas na reparação das marcas Mercedes, BMW, VAG, Land Rover, Ja-guar, Volvo e Porsche), efectuarem um diagnósti-co diagnósti-completo diagnósti-com todas diagnósti-codificações e programa-ções das unidades de controlo do veículo, o que as torna independentes do concessionário. Outra facilidade que o equipamento possui é o aumento de binário e potência dos motores Land Rover, BMW, e Jaguar.

A Diagnos providencia todo o apoio técnico necessário, tal como ajuda online, es-quemas eléctricos e de reparação para toda a

gama de veículos acima referida.

A Diagnos é uma empresa de Engenharia de Software Automóvel formada no Reino

Unido no ano de 1999.

Autologic para BMW é uma ferramenta de diagnóstico desenhada para garantir a mesma funcionalidade dos equipamentos dos concessionários. Permite às oficinas in-dependentes fornecer um serviço compreen-sivo para os veículos BMW sem que estejam de-pendentes de terceiros.

Autologic

Dados representante: Iberequipe, Lda. Tel.: 212940793 Internet: www.iberequipe.com

(2)

O DS500E é a solução de diagnóstico mais versátil da gama Delphi: Combina diagnóstico e base de dados técnicos num único equipamento; Facilidade de utilização graças a navegação entre funções simples e user-friendly; Elevada flexibi-lidade, com possibilidade de integração de varia-dos sistemas de software; Possibilidade de opti-mizar equipamento de acordo com necessidade da oficina; Comunicação sem fios – Bluetooth – entre equipamento e caixa de ligação – VCI; Ele-vada qualidade e robustez; Cabos de ligação pré-OBD disponíveis como opcionais.

Características principais: PC portátil (tablet) com ecrã táctil e protecção borracha; Visualiza e elimina códigos de avaria da ECU; Leitura e gra-vação em estrada de valores dinâmicos; Activa-ção de componentes (conforme sistema); Resta-belece avisos e luzes de serviço; Diagnóstico completo em sistemas EOBD; Ajustes e regula-ções em ECU (conforme fabricante); Multímetro e Osciloscópio digitais de 2 entradas; Base de Dados Técnicos Autodata.

PRODUTO

62

Jornal das Oficinas

Setembro 2008

O Brain Bee F-BOX é um interface autodiag-nóstico multi-marcas sem-fios de sistemas elec-trónicos a bordo de automóveis, veículos comer-ciais e veículos pesados, para PC e ST-8000.

O F-BOX é um scan tool evoluído cuja sofisti-cada tecnologia permite realizar com a máxima simplicidade o diagnóstico série de todos os sis-temas electrónicos (rede CAN incluída) monta-dos a bordo de automóveis através de ligação sem fios.

O F-BOX pode ser utilizado com um computador normal, ligando um módulo BT-100 à porta de série, ou com a unidade portátil Brain Bee ST-8000. O F-BOX é wire-less; graças à tecnologia Bluetooth, o F-BOX transmite os dados à unidade central, permitindo assim que o operador trabalhe sem os cabos que usualmente limitam a mobilidade dentro da oficina. O F-BOX é um sistema prático, simples e rico em in-formações técnicas e esquemas eléctricos que ajudam o operador a identificar erros nos diversos sistemas do veículo e até à sua eliminação. O software FAST, integrado com as funções de osciloscópio e multímetro (através da ligação com o D-SCOPE) e base de dados, fazem da F-BOX um aparelho completo,

mo-derno, flexível e sobretudo, de fácil utilização.

O grafismo de ícones facilita a compreensão e a presteza, tornando mais fáceis as operações: Desco-dificação autodiagnósticos; Diagnósticos; Localiza-ção de componentes e tomadas (visualizada on-line); Visualização gráfica on-line de conectores centralizados e conexões; Visualização esque-mas eléctricos (conectada a PC); Informações técnicas e visualização on-line dos compo-nentes a testar; Multiplexagem automática conexão PIN tomada central; Função inte-ractiva multímetro/osciloscópio dupla banda, ondas padronizadas (com módulo opcional); Help de linha.

Brain Bee F-BOX

Dados representante:

Helder - Máquinas & Ferramentas, Lda. Tel.: 244813436 Internet:

www.heldermaquinas.com

Os modelos de equipamentos de diagnóstico Berton “TDU-PC” e “TDU para-PC” são os mais sofisticados da marca catalã.

Ambos integram a função de diagnóstico inte-ligente. Com o novo diagnóstico inteligente Ber-ton, o próprio equipamento diagnostica o auto-móvel por si. Basta conectá-lo ao veículo, selec-cionar a opção diagnóstico inteligente e já está… o utilizador pode ir fazer outra coisa qualquer. No final, a Berton apresenta os resultados, informan-do informan-do que está bem ou mal no veículo e sem que tenha dispendido o mínimo esforço ou perdido horas intermináveis à procura de avarias. Para dar um exemplo, o novo BMW, Série 5, utiliza 63 centrais diferentes. Se demorar apenas 2 minutos a entrar em cada uma delas, terá perdido mais de duas horas de um desespero interminável… só para procurar avarias.

O “TDU PC” inclui ainda o software Windows e dispositivo notável que permite a comunicação, sem fios, via “Bluetooth” entre a viatura e o “TDU-PC”. No menu inicial do software “TDU-PC”, o utilizador poderá conectar-se ao software do diagnóstico Berton, assim como a qualquer outro que te-nha instalado, como, por exemplo, um analisador de gases, uma base de dados, etc. Esta função também se aplica ao “TDU para PC”.

O “TDU para PC” é outra opção avançada de diagnóstico da Berton. Trata-se de um software Berton para aplicar em PC. É que por diversas razões os utilizadores podem ter já um PC portátil e gostar desse formato. O software poderá ser instalado em quantos computadores o utilizador quiser, pagando apenas um.

Uma referência ainda para o Berton “TDU Pad” e o Berton “Gen”, ambos não dis-ponibilizando diagnóstico inteligente mas com todas as potencialidades dos “TDU-PC” e “TDU para “TDU-PC”. Os “TDU Pad” e “Gen” são mais económicos em termos de preço, e estão especialmente talhados para oficinas que não fazem do diagnóstico o seu negócio nuclear, como, por exemplo, os chapeiros e as casas de pneus.

Berton

“TDU-PC” e “TDU para-PC”

Dados representante:

Equiassiste Lda. Tel.: 227877150 / 151 Internet:

www.equiassiste.pt O AVL DiX é uma solução de software de

diagnóstico automóvel produzida pela empresa AVL DiTEST sediada em Graz.

O AVL DiX pode ser instalado numa platafor-ma PC e posteriormente, devido à sua capacidade modular, poderá ser conectado com outros dispo-sitivos tais como analisador de gases, opacímetro, osciloscópio, etc. A cobertura de software abran-ge Veículos liabran-geiros (europeus e asiáticos) e

Veí-culos Pesados.

O Grupo AVL é a maior companhia priva-da do mundo que se dedica ao desenvolvi-mento de engenharia automóvel, equipa-mentos e instruequipa-mentos de medição, pos-suindo mais de 50 anos de experiência no sector de desenvolvimento tecno-lógico. Efectua o desenvolvimento e projecto dos motores de combustão equipados nas várias marcas de construto-res automóveis.

AVL DiX

Dados representante: Iberequipe, Lda. Tel.: 212940793 Internet: www.iberequipe.com

Delphi DS500E

Dados representantes: Europeças S.A. Tel.: 219488936 Internet: www.europecas.pt CS Peças Auto Tel.: 218547000 Internet: www.cs-veiculos.pt

A solução de diagnóstico mais acessível na gama Delphi dá pelo nome de Delphi DS100E. Possui elevada capacida-de capacida-de diagnóstico compactada em PC capacida-de bolso –PDA em caixa protectora; Fácil utilização com navegação entre fun-ções simples e user-friendly; Incorpora software completo e facilmente actualizável; Vasta gama de módulos opcionais

permite personalizar equipamento; Liberdade total de movimentos durante diagnósti-co (tecnologia sem fios Bluetooth); Possui elevada qualidade e robustez; Cabos de li-gação pré-OBD disponíveis como opcionais; Diagnóstico abrangendo mais de 23.000 modelos de 39 fabricantes; Visualiza e elimina códigos de avaria, valores dinâmicos do sistema, apaga luzes de serviço, ajustamentos e programações, activa componen-tes, funcionalidade EOBD total (sistemas multiplexados) – software em Português.

Delphi DS100E

(3)
(4)

O kit de Autodiagnóstico do Uni-Check 2000 foi desenvolvido para poder dialogar com os sis-temas de diagnóstico presentes nas centralinas. A capacidade electrónica do instrumento e a flexibi-lidade do software garantem o funcionamento e a adaptabilidade a todos os sistemas de comunica-ção presentes e futuros de todas as marcas.

Uma característica muito importante do pro-grama de Autodiagnóstico é a de guiar o opera-dor em todas as fases do diagnóstico, partindo da base de dados de marcas, modelos e versões disponíveis, indicando as conexões a efectuar, mostrando a localização da centralina e conector de diagnóstico e sucessivamente indicando as even-tuais anomalias encontradas segundo a capacidade de diagnóstico do próprio sistema.

O Uni-Check 2000, além de oferecer o programa de Au-todiagnóstico, dada a sua versatilidade, permite a sua utiliza-ção como tester multi-diagnósticos. Possui ainda Programa de Reset indicadores.

PRODUTO

64

Jornal das Oficinas

Setembro 2008

O mega macs 50 é um versátil equipamento de diagnóstico de apenas 1100g, concebido es-pecialmente para os profissionais que dão valor à liberdade de trabalho.

Não necessita de módulos adicionais ou de pacotes de software, o que se traduz numa rela-ção preço/qualidade muito vantajosa. Todos os inconvenientes e contra-tempos com códigos de activação, carregamento de software, etc., não

existem com este equipamento.

O pequeno mega macs 50 tem uma série de potencialidades: leitor de có-digos com textos explicativos; indica-ção de parâmetros em forma gráfica e textos de ajuda; actuadores; codifica-ções; multímetro de 2 canais; serviço retroactivo de inspecções; display de alta resolução; possibilidade de integrar a “parceria Gutmann”.

O mega macs 50 indica todos os códigos de avarias em forma de textos explicativos. Desta forma os textos podem ser impressos e utilizados como comprovativos perante o clien-te. Isto aumenta a credibilidade da oficina e facili-ta o esclarecimento das avarias memorizadas ao cliente.

Os 4 parâmetros indicados em simultâneo são visua-lizados em forma numérica e gráfica. Desta forma, o téc-nico alcança com maior rapidez a origem da avaria.

Gutmann

mega macs 50

Dados representante: Gutmann Messtechnik AG Sucursal Portugal Tel.: 223747420 Internet: www.gutmann-messtechnik.com

O Smart Module é uma ferramenta de diag-nóstico potente, desenhado para conectar a UEC de Automóveis, Motociclos e Camiões a qualquer computador quer de secretária quer portátil ou a Ecrã táctil. O software de aplicati-vos do veículo situa-se a bordo do TT5041, en-quanto que o “Host Display”, que pode ser um computador portátil, gira com um software de só visualização com base Java. Isto significa que o SmartModule TT5041 da OTC é total-mente independente face a um típico Sistema Operativo de PC baseado em Microsoft Win-dows como por exemplo Win98, Win2K e WinXP, o que representa um grande passo em matéria de flexibilidade, proporcionando ao uti-lizador uma gama mais ampla de opções de hardware.

OTC

5041 Smart Module

Dados representante: Fortuna Equipamentos Industriais, Lda. Tel.: 227475100 Internet: www.fortuna-lda.pt

Magneti Marelli

Uni-Check 2000

Dados representante:

Stand Asla, S.A. Tel.: 220917000 Internet:

www.stand-asla.pt

O Omiscan é um equipamento de diagnóstico para veículos Multimarca, fabricado pela empre-sa Omitec no Reino Unido.

As funcionalidades do Omiscan vão desde ler e apagar códigos, a activação de componentes, pas-sando por dados reais, adaptações, ajustes, e reset serviço.

A cobertura que o Omiscan proporciona vai desde o motor, ao ABS, passando pelos airbag, transmissão automática, climatização, pneu-máticos, manutenção, e travões eléctricos.

A Omitec tem sido líder e inovadora no diagnóstico automóvel durante mais de 35 anos. Foi a fornecedora do equipamento de diagnóstico original T4 para o Grupo Rover e Land Rover desde 1988 até 2004. A solução Omis-can pretende abranger especificamente as oficinas que requerem um equipamento de diagnóstico simples e de fácil utilização e com uma cobertura de software di-reccionada para as áreas do Motor, Travões, Airbag, Cli-matização e Serviços de Manutenção.

Omitec Omiscan

Dados representante: Iberequipe, Lda. Tel.: 212940793 Internet: www.iberequipe.com O KTS 200 oferece uma introdução simples e

económica ao Diagnóstico ECU Bosch. Com um peso inferir a 1 kg, o compacto e manejável KTS 200 combina um alto rendimento com um uso quase intuitivo para um diagnóstico eficaz, rápi-do e extenso rápi-dos sistemas electrónicos nos veícu-los modernos.

Possui ecrã de 3,5 polegadas a cores LCD 1/4 VGA com 320x240 pixels, teclado de 4 cursores, função de selecção dupla para as operações à es-querda ou à direita, e 2 teclas de funções. A dis-posição das teclas permite ao KTS 200 ser usado de forma fácil por operadores dextros ou esquer-dinos. O mostrador com luz de fundo e a cores, é legível mesmo com condições de iluminação fra-cas. As suas dimensões e peso de apenas 600g, tornam-no extremamente apelativo.

O invólucro de plástico robusto está protegido por um revestimento de borracha pulverizado. Adapta-se confortavelmente à mão, possuindo um comprimento de apenas 22 centímetros, uma profundidade de 4 centí-metros e uma largura de 14 centícentí-metros. A nova interface e operacionalidade do menu, desenvolvido pela Bosch para o KTS 200, também contribuem para uma uti-lização fácil dentro e à volta do veículo.

O KTS 200 utiliza o software ESI(tronic), previamente instalado e ainda mais de-senvolvido. Isto faz com que as operações do KTS 200 sejam ainda mais fáceis e rá-pidas. As funções são apresentadas no ecrã. Para cada um dos pacotes de serviço, toda a informação essencial sobre as unidades de comando e funções especiais, como as do motor e sistema de travões, estão disponíveis.

A sua potência é visível por exemplo na comprovação e ajuste dos sistemas de tra-vões modernos (EPS/ABS), controlo do nível de óleo e a sua qualidade, de uma só vez, ou ainda num ajuste de faróis.

O KTS 200 está pensado para o crescente número de partes electrónicas dos veí-culos modernos.

A especificação de entrega do KTS 200 inclui cabos de ligação USB e de diagnós-tico OBD, uma ligação para o acendedor de cigarros e um alimentador. O “tester” e acessórios vêm armazenados numa prática mala de oficina.

Bosch KTS 200

Dados representante:

Robert Bosch Portugal Tel.: 218500000 Internet:

www.bosch-automotive-pt.com

(5)
(6)

PRODUTO

66

Jornal das Oficinas

Setembro 2008

O Tecnotest Reflex Plus é um Scan Tool Mul-tifuncional e Multimarcas para o diagnóstico pro-fissional de veículos. As características técnicas incluem sistema operativo multitasking (isto é, com possibilidade de utilização de programas si-multaneamente); Alta velocidade na comunica-ção e na elaboracomunica-ção de dados; Slot para memória compact flash, com capacidade de armazenamento extensível ao longo do tempo.

O Autodiagnóstico com software Ecureader é outra característica: Vasta cobertura do software de todo o sistema electrónico; Processos de diagnóstico; Informações técnicas; Multímetro e osciloscópio integrados.

Possui ainda slot de expansão hardware para alojar os módulos piggy-back, mó-dulo de análise de gases, osciloscópio 4 pistas, etc.; Slot de expansão

para comunicação, para conexões wireless (Bluetooth ou WLAN Wi-Fi) com computadores, impressoras e outros dispositivos inteli-gentes; Pegas ergonómicas e ultra resistentes em borracha.

Os opcionais incluem Kit cabos de autodiagnóstico para au-tomóveis e motocicletas; Kit cabos de autodiagnóstico para veículos comerciais; Kit multímetro e osciloscópio; Softwa-re de dados técnicos ECUdat@car; Vasta cobertura softwaSoftwa-re de todo o sistema electrónico.

Tecnotest Reflex Plus

O “Carman Scan VG” é uma ferramenta de diagnóstico para viaturas

Coreanas e Japonesas. É um PC portátil com display “Touch Screen” que permite as funções de Osciloscópio de 4 canais, multímetro e si-mulador de sensores, com base de dados, esque-mas eléctricos, explicação de circuitos, componentes e fotografias.

O Reflex Sintesys é um Scan Tool Multifun-cional e Multimarcas para o diagnóstico de veí-culos a motor destinado às oficinas mecânicas profissionais. As características técnicas incluem sistema operativo multitasking (isto é, com possi-bilidade de utilização de programas simultanea-mente); Alta velocidade na comunicação e na elaboração de dados; Slot para memória compact flash, com capacidade de armaze-namento extensível ao longo do tempo.

OTC Reflex Sintesys

Dados representante:

Fortuna Equipamentos Industriais, Lda. Tel.: 227475100

Internet: www.fortuna-lda.pt O Tecnomotor Socio Collection é um

equipa-mento "all in one", com autodiagnóstico, infor-mações técnicas, análise de emissões, medidas eléctricas e módulo de marketing. Todas as fun-ções que o mecânico de veículo necessita estão integradas e interligadas. Além disso, a capacidade de gerir mais de uma actividade simultaneamente (multi-tarefas) permite passar de uma função a outra sem nenhuma desactivação. Por exemplo: enquanto se encontra em

auto-diagnóstico, podem-se visualizar informações técnicas, pro-ceder-se a medições eléctricas e à análise de emissões.

O Tecnomotor Socio Collection possui ecrã LCD de 7,4” a cores (opção de 8,4” TFT de alta luminosidade) touch-screen, que permite uma perfeita visualização gráfi-ca dos resultados das análises, assim como grande facili-dade de uso e velocifacili-dade nas escolhas das funções. Alternativamente, todas as operações podem ser efectuadas por teclado de membrana com 7 teclas.

Tecnomotor

Socio Collection

Dados representante:

Costa & Garcia S.A. Tel.: 227155300 / 7 Internet: www.costagarcia.pt

A última novidade da Texa é o Axone 3 Mobi-le, instrumento de diagnóstico portátil, multimar-ca e multisector altamente inovador, já que per-mite a gestão de todos os dados necessários para o trabalho quotidiano.

O Axone 3 Mobile oferece manuseamento simples e ampla gama de funções de diagnóstico e de auto-diagnóstico para a assistência e a manutenção periódica; a integração das informações no instrumento de diagnóstico, proporcionando a disponibilidade de to-dos os dato-dos necessários para a reparação; graças ao módulo GSM, transmite as in-formações em tempo real das novas actualizações ou boletins técnicos.

O módulo GSM, integrado de série, permite à oficina receber as comunicações on-line da Texa através de SMS de aviso sobre as novas actualizações, boletins téc-nicos e além disso, a possibilidade de as descarregar em qualquer momento com uma ligação à rede Internet. Desta forma, os boletins recebidos são arquivados auto-maticamente na marca, no modelo e no sistema electrónico ao qual se refere, garan-tindo assim a disponibilidade imediata em caso de

necessidade.

A Texa desenvolveu o software IDC3, previs-to de série na versão IDC3 Plus do Axone 3 Mobile, que propõe um novo ambiente opera-tivo no qual instrumentos e informações são reunidas de modo simples e imediato. A "na-vegação" inicia-se com a selecção do mode-lo do veícumode-lo ou da matrícula do veícumode-lo a controlar (na caso de ter memorizado ante-riormente). A partir desta selecção, pilotam-se todas as opções sucessivas, propondo exclusiva-mente informações e recursos de diagnóstico especifica-mente referentes à marca e ao modelo seleccionado.

Texa

Axone3 Mobile

Dados representante:

Texa Ibérica Diagnosis S.A. Tel.: +34936535099 (Esp) Internet: www.texa.pt

O Launch X431 foi criado para satisfazer a ne-cessidade crescente de uma ferramenta multi-marcas que fosse não só acessível monetariamen-te a todos, mas também capaz de se manmonetariamen-ter actua-lizada face à crescente velocidade tecnológica.

O Launch X431 é um equipamento revolucio-nário no segmento scanner. Um simples toque no visor e o usuário terá acesso aos mais incríveis diagnósticos com scanner automóvel. O Launch X431 possui no seu sistema a opção de dezasseis idiomas incluindo portu-guês em mais de 70% dos construtores. As suas características incluem: Sistema ope-racional - Linux; I/O - Paralelo padrão/relação de série; Potência da unidade principal DC12V 9W; Impressora miniimpressora interna; Visor

320×240 LCD táctil retroiluminado; Cartão de memória (CF) -128MB; CPU de 32 bits

O X431 não é um terminal de diagnostico, é um computa-dor (tipo PDA ou Pocket PC) concebido para o diagnóstico avançado das mais importantes marcas, tanto europeias e asiáticas, como americanas. Realiza o diagnóstico de qua-se todos os sistemas de controlo electrónicos, permite a visualização de componentes, possui grande variedade de conectores, ecrã táctil monocolor, impressora térmi-ca e software e conectores para 31 martérmi-cas, além de permitir actualizações diárias. Os sistemas que diag-nostica são a electrónica de transmissão, EDS, ABS, A/C, electrónica de suspensão, airbag, quadro de instrumentos, imobilizador, iluminação de contro-lo, fecho centralizado, codificação da UCE, codi-ficação das chaves, entre outros sistemas.

Launch X431

Dados representante: Launch Iberica S.L. Tel.: +34938639818 (Esp) Internet: www.launchiberica.com Dados representante: Intermaco, Lda. Tel.: 223745530 Internet: www.intermaco.pt

Nextech

Carman Scan VG

Dados representante: Fortuna Equipamentos Industriais, Lda. Tel.: 227 475 100 Internet: www.fortuna-lda.pt

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

seguir: localização do fragmento no talhão, no projeto e na fazenda, número do fragmento, tipo de vegetação, área, perímetro, tipo de solo, ocorrência de