• Nenhum resultado encontrado

Guerra aberta ao centralismo e dirigismo, os grandes vilões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Guerra aberta ao centralismo e dirigismo, os grandes vilões"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Guerra aberta ao

centralismo e dirigismo,

os grandes vilões

C é lio F ra n c is c o F ra n ç a é b a c h a re l e m D ire ito , p e la U n iv e rs id a d e F e d e ra l d o R io d e J a n e iro , e e m A d m in is tra ç ã o P ú b lic a , p e la E s c o la B ra s ile ira d e A d m in is tra ç ã o P ú b lic a d a F u n d a ç ã o G e tú lio V a rg a s. Ê PH D p e la s u n iv e rs id a d e s d e P itts b u rg e d a C a lifó rn ia , EU A . A u to r d e d iv e rs o s a rtig o s s o b re A d m in is tra ç ã o , in te g ra a e q u ip e d o P ro g ra m a N a c io n a l d e D e s b u ro c ra tiz a ç â o d e s d e 1982

D

entre as reform as pro­m etidas pela Nova R epú­ blica a R eform a Admi­ nistrativa é, sem dúvida, aquela que apresenta o m aior grau de complexi­

dade e de dificuldades de execução e im plantação. A m áquina adm inis­

trativa do Governo, em últim a an á­ lise, com pete a terefa gigantesca de tran sfo rm ar em bens e serviços pú­ blicos ao alcance d a população, inú­ m eros direitos e garan tias inscritas em nossa legislação econômica, po­ lítica e social, que de outra form a perm an eceriam com inscrição for­ m al, sem qualquer alcance prático.

Nesse sentido, a R eform a Admi­ nistrativa não pode ser encarada como u m a tarefa técnica, da res­ ponsabilidade exclusiva de especia­ listas em m étodos ou sistem as ad ­ ministrativos. T rata-se, em últim a instância de responder o m ais ade­ quadam ente possível a um com ple­ xo desafio de engenharia política aonde se busca o equilíbrio entre um a sociedade m ais ávida de servi­ ços públicos essenciais à vida hu­ m ana associada e um sistem a de governo cada vez m ais lim itado tan­ to em term os de recursos quanto em possibilidades de obter altera­ ções necessárias, a curto prazo na realidade que nos cerca.

I

A Natureza

Obsoleta da Adm inistração

• P ú blica F ederal

A Nova R epública é herdeira de um sistem a adm inistrativo cujas bases conceituais e operacionais re ­ m ontam à Revolução de 1930, o qual tem apresentado sinais de obsoles­

cência crescente, face a u m a nova configuração política e histórica do pais, tanto a nível nacional quanto internacional.

A p artir da Revolução de 1930, as­ sistim os a efetiva articulação de no­ vos fundam entos conceituais da atuação governam ental no país, re­ presentados sobretudo pelo fortale­ cim ento do poder central e pela bus­ ca acelerada de m elhoria dos p a­ drões técnicos dos órgãos da A dm i­ nistração Federal. Coube ao DASP, inicialmente, a extraordinária ta re ­ fa de articulação e im plem entação desse novo modelo de ad m in istra­ ção pública.

N as décadas de 1950 e de 1960 in­ corporam os à nossa A dm inistração adaptações significativas, represen­ tadas sobretudo pela expansão das

estru tu ras de fomento e de produ­ ção industrial e pelos esforços de racionalização do setor público.

O ap arato conceituai e operativo da ad m inistração pública em bora m uito m ais complexo, continuava a d em o n strar validade até então. A- liás, o Decreto-Lei n? 200 de 1967 re­ flete de diversas m aneiras essa realidade seja a tra v é s de seus princípios fundam entais ou através da ênfase que atribui à ordenação dos m ecanism os de coordenação e controle a p artir de u m a perspecti­ va centralizadora, seja ainda a tra ­ vés do tratam en to organicista que confere aos sistem as essenciais de nossa ad m inistração pública.

Nos anos de 1970 tornou-se pro­ g ressivam ente m ais difícil m an ter a coerência conceituai de nosso m o­ delo adm inistrativo. E n tre m uitas outras disfunções assistim os ã frag­ m entação do ap arato adm inistrati­ vo central a tra v é s da m ultiplicação de agências governam entais, a im ­ possibilidade real do exercício de supervisão m inisterial, dificultando e m esm o impedindo o cum prim ento de funções essenciais de coordena­ ção governam ental em todos os se­ tores. E a falência d a já p recária política de pessoal por força d a pro­ liferação de regim es jurídicos e sa­ lariais diferenciados.

Tal quadro foi sensivelm ente a- gravado em decorrência da crise econôm ica duradoura que se insta­ lou naquele período, limitando-se, assim , as possibilidades de sobrevi­ vência de um sistem a adm in istrati­ vo cuja exaustão estav a m ascarad a pela prosperidade.

A década de oitenta testem unha um m om ento crucial da vida brasi­ leira e se cara cte riz a pela consoli­ dação de profundas alterações so­ ciais, econôm icas, políticas e

(2)

insti-tucionais que se delinearam na dé­ cad a passada. As am a rg a s realida­ des da economia m undial desfize­ ram sonhos de grandeza longam en­ te acalentados e desnudaram , defi­ nitivam ente, as graves distorções e disfuncionalidades de nosso modelo de desenvolvim ento. A consolidação de u m a econom ia industrial de m as­ sa, predom inantem ente urbana, se contrapõe a rarefação das oportuni­ dades de em prego nos cam pos e nas cidades por força da m odernização tecnológica e d a crise financeira. Novas forças sociais se aglutinam e disputam espaço e atenção no cená­ rio institucional. E o conceito

fede-A

JL

JÉb

Reforma não

pode ser encarada

como tarefa técnica,

de responsabilidade de

especialista. Trata-se

de um complexo desafio

de engenharia política,

a reforma que apresenta

maiores dificuldades de

execução e implantação.

Significa, em suma, a

busca de novos conceitos.

rativo, como é atualm ente p ratic a­ do, com características fortem ente concentradas e concentradoras, é am plam en te questionado.

E m term os analíticos a natureza obsoleta de nosso sistem a adm inis­ trativo pode ser m elhor entendida a p a rtir de duas deform ações essen­ ciais: C entralism o e D irlgism o do Governo F ederal em todos os aspec­ tos essenciais do processo de desen­ volvimento brasileiro.

P rim eiro, a p artir de noções equi­ vocadas de eficiência e controle ge­ rencial, unidade de com ando, p a­ dronização e escalas adm inistrati­ vas erigim os um sistem a adm inis­ trativo v erd adeiram ente unitário, com com plexos interesses organiza­ dos, que dificultam ou im pedem não só o surgim ento de novas form as de p restação de serviços públicos, m as tam b ém o seu efetivo controle po­ lítico pelos canais legítim os em u m a sociedade m ais liberal e dem o­ crática.

Assim. Habitação, M erenda Esco­ lar, Alfabetização, E ducação P ri­ m ária, Saúde, Ciência e Tecnologia e um a centena de outros serviços vi­ tais estão transform ados em siste­ m a unitários de adm inistração pú­ blica cujas necessidades surgem em um a periferia qualquer deste pais, m as cujas ações e decisões ad ­ m inistrativas dependem dos pa­ drões, critérios e instrum entos defi­ nidos in abstrato, em Brasília.

Segundo, os Estados e os Mu­ nicípios estão transform ados, de fa­ to, em .Instâncias executivas do Go­ verno Federal; foram solicitados, a cada m om ento, a com patibilizar a atuação dos seus sistem as adm inis­ trativos com os m ecanism os cen­ trais. Agravou-se o quadro de dis­ torções; subverteu-se a Federação; subordinou-se a autoridade política dos G overnadores às orientações do 4? e do 5? escalão da burocracia fe­ deral. Cerceadas em suas possibili­ dades de atuação m ais legítim a e

autônom a, as adm inistrações esta­ duais ten d eram a ex acerbar, em re ­ lação aos Municípios e às popula­ ções locais, o exercício de um fisca- lismo predatório e de m ecanism os inadequados de controle e de tutela do processo de subalocação dos re ­ cursos públicos, próprios ou transfe­ ridos.

A alteração desse quadro institu­ cional e organizacional é tarefa que req u er o com prom isso de diversas gerações e transcende n aturalm en ­ te q u alquer período governam ental. Sua execução será sensivelm ente facilitada na m edida em que seja­ m os capazes de: a) ex am in ar criti­ cam ente as experiências anteriores de R eform a A dm inistrativa; e b) identificar e operacionalizar al­ gum as diretrizes fundam entais à realização dos processos e dos com ­ prom issos éticos da Nova Repúbli­ ca. As p artes finais desse trabalho p retendem contribuir nessa dire­ ção.

(3)

2

0 Velho P roblem a da R eform a

• Adm inistrativa

Dificilmente tem os conseguido su­ cesso ao ten tar im plem entar as pro­ m essas, os com prom issos e as ex­ pectativas de R eform a A dm inistra­ tiva que costum am adquirir certa prioridade nos períodos eleitorais e no inicio de novos governos.

A experiência latino-am ericana é vasta, porém frustrante. A m edida que os governos se instalam o as­ sunto vai perdendo relevância até que um novo m om ento político ade­ quado o ressuscite.

De um lado, os fracassos dos Go­ vernos em lidar com o problem a re­ fletem a inadequação das teorias e das práticas disponíveis; de outro lado, as freqüentes ressurreições políticas do m esm o tem a indicam a sua atualidade e relevância.

A reconceituação do velho proble­ m a de R eform a A dm inistrativa e o desenho de estratégias m ais efica­ zes de atuação e de im plem entação p erm anecem como um desafio se pretendem os alterar os padrões de funcionam ento dos nossos sistem as de adm inistração pública. A refle­ xão sobre alguns erros essenciais em que tem incidido as estratégias de R eform a nos p arece um razoável ponto de partida.

ERR O N? 1

As reform as adm inistrativas têm, em geral enfatizado os aspectos in­ testinos da organização estatal. Tem procurado, em vão, soluções no âm bito estrito da técnia geren­ cial — m ais racionalização, mais eficiência gerencial, m elhor admi- nistração-m eio, etc. Tem se cara c­ terizado pela ausência de estraté­ gias e de instrum entos operacionais destinados a facilitar um complexo processo de m udança social, políti­ ca e cultural.

ERR O N? 2

As reform as adm inistrativas têm se caracterizado pela ausência de li­ gações e apoios na sociedade e no sistem a político. Tem elegido a pró­ pria burocracia como o seu princi­ pal interlocutor e aliado — reform a da adm inistração p a ra a própria adm inistração. O papel secundário atribuído à sociedade e à classe

política tem dificultado o surgim en­ to de m ecanism os e instrum entos de controle social da burocracia; além, obviam ente da ausência de qual­ quer com prom isso da população re­ lativam ente à s soluções que tem os desejado im plem entar.

ERR O N ? 3

As R eform as A dm inistrativas têm exibido u m a crença ingênua no poder quase sem lim ites do estado moderno. Nesse sentido não seria injusto situá-las ao nível dos contri- buidores expressivos das form as autoritárias e socialm ente injustas dos tem pos m odernos, ainda que co­ bertas de boas intenções.

As teorias e práticas disponíveis se fundam entam ainda, na m aioria das vezes em pseudos critérios cien­ tíficos que insistem em desconhecer a própria realidade. P o r exem plo, a m aior presença do setor público tem sido sem p re associada a aspec­ tos positivos: m ais desenvolvim en­ to; m ais justiça social; m ais servi­ ços públicos; m ais integração regio­ nal, etc. E scassam ente as Refor­ m as têm cuidado de reg ular ou es­ tudar a questão dos lim ites objeti­ vos à intervenção estatal e os aspec­ tos indesejáveis dessa expansão do estado: m ais autoritarism o; m ais burocracias im produtivas de coor­ denação e controle; sistem as adm i­ nistrativos cada vez m aiores e m e­ nos eficientes; m ais restrições ao exercício da cidadania e m aior bu- rocratização dos serviços públicos.

ERR O N? 4

Os reform adores têm preferido abordagens globalizantes da ques­ tão adm inistrativa. Tem pretendido reform as estruturais totais e se es­ quecido de que pequenas reform as p rep aram sem pre o cam inho para as m aiores. Tem desconhecido o fa­ to de que os sistem as sociais cha­ m ados pluralistas aceitam m ais fa­ cilm ente as reform as parciais: sem ­ pre m ais fáceis de serem imple­ m entadas. Os reform adores têm, ainda, desconsiderado as restrições am bientais e culturais, os lim ites da ação governam ental e a escassez dos recursos, sobretudo os de natu­ reza política. E m geral os governos que propõem as R eform as têm ter­ minado antes que os resultados ap a­ reçam .

E R R O N? 5

Os reform adores têm tran sfo rm a­ do a R eform a em m ais u m a função

de governo, privilégio, em geral, de um grupo técnico específico. Tem tentado, de todas as m an eiras exe­ c u ta r a refo rm a e, em co n trap arti­ da, falhado na facilitação e na a rti­ culação descentralizada da m esm a. A conseqüência tem sido u m a enor­ m e dificuldade de institucionaliza­ ção de processos tanto a nivel adm i­ nistrativo do próprio governo quan­ to a nível social e político.

E R R O N? 6

As R efo rm as A dm inistrativas têm exibido u m a tendência atávica de conferir prioridade aos assuntos

e interesses da próp ria ad m in istra­ ção. Não se tem distiguido com cla­ reza se as propostas dizem respeito à refo rm a PARA a adm inistração ou a refo rm a DA adm inistração. Tem exibido ainda desconhecim en­ to quanto aos níveis de autoritaris­ mo em butidos em m u itas estru tu ras e organizações contem porâneas. Tem se despreocupado com a defe­ sa do usuário do serviço público ou do cidadão: inform ações e atendi­ m ento ao público, prazos, exigên­ cias, form ulários, acesso a serviços públicos essenciais e à inform ação, rara m en te tem aparecido n as agen­ das da R eform a A dm inistrativa.

Na p arte final deste trabalho pro­ põe-se a adoção de quatro princí­ pios básicos que deveriam no rtear a execução da R efo rm a A dm inistrati­ va ora reiniciada e cujo objetivo principal seria o de m inim izar as possibilidades de repetição de erros estratégicos de natureza daqueles aqui descritos.

amos examinar

criticamente as

experiências anteriores'

de Reforma. Vamos

identificar algumas

diretrizes fundamentais

à realização dos

compromissos éticos

da Nova República. A

reflexão sobre alguns

erros essenciais é um

bom ponto de partida.

(4)

3

E m buscade Novos # Conceitos

A realização das prom essas e dos com prom issos éticos da Nova R epú­ blica requer a concepção e a opera- cionalização de um novo modelo de A dm inistração Pública cujos con­ tornos poderiam ser a DEM OCRA­ TIZAÇÃO, a DESCENTRALIZA­ ÇÃO, a RESTAURAÇÃO DA CI­ DADANIA, e a REORIENTAÇÀO DO SERVIÇO PUBLICO.

a) D em ocratização da ação ad ­ m inistrativa em todos os níveis de governo atrav és do exercício do po­ der lastreado em resultados obtidos após am plo debate, e de decisões d em ocráticas que incorporem posi­ ções dos diversos segm entos da so­ ciedade.

• D inam ização, desform alização e tran sparên cia dos m ecanism os de controle, am pliando-se os níveis de controle do executivo pelo poder le­ gislativo e pela própria sociedade;

• S egm entação do controle e da participação decisória por cliente­ las organizacionais;

• Institucionalização de novos form atos organizacionais, do tipo Corregedorias, Defensoria do Inte­ resse Público ou O m budsm an.

b) D escentralização da ação ad m inistrativa dentro do próprio go­ verno federal e deste p a ra os E sta ­ dos, p ara os Municípios, p ara a ini­ ciativa com unitária e p ara a inicia­ tiva privada, sim ultaneam ente. A p rática d a D escentralização poderá vir a se r ex traord in ariam en te ace­ lerada m ediante um am plo reexa- m e e debate sobre os P A P E IS que a sociedade deseje exercido em cada nível de governo. A revisão im edia­ ta dos m ecanism os fiscais e finan­ ceiros de alocação de recursos se constituirá igualm ente em alavanca essencial do processo de d escen tra­ lização. Tal revisão independe, em larga escala de u m a reform a tribu­ tária m ais am pla e poderia vir a ser exercida a p a rtir dos próprios m e­ canism os de convênio já existentes.

Ao governo federal cab eria a or­ ganização de serviços públicos so­ m ente em setores ou áreas- problem a de natureza supra-local, bem como de serviços necessários à m anutenção da integridade política e territorial do país e a m ontagem

s reformadores

têm se esquecido

que são as pequenas

reformas que preparam

o caminho para as

maiores. As reformas

parciais são mais fáceis

de ser implementadas. Em

geral, os governos que

propõem reformas têm

terminado antes que

os resultados apareçam.

de grandes sistem as industriais ou de infraestrutura em que a grande escala seja elem ento indispensável para o atingim ento de padrões míni­ mos de rentabilidade e eficiência.

• A organização de serviços pú­ blicos na áre a social (educação de 1? e 2? graus, saúde de m assa, h a­ bitação popular, extensão rural etc.), deveria ser crescentem ente transferida p ara o nível local.

• R eversão da m acrocefalia do governo federal através do enxuga­ m ento dos cham ados órgãos cen­ trais e da redução das funções nor­ m ativas e reguladoras.

• Devolução sistem atizada de

com petências e recursos, pessoal Inclusive, p ara os estados, os m u ­ nicípios e p a ra as organizações in­ term ediárias da própria sociedade. U m a revisão im ediata d a legislação de cessão, transferência, requisição e deslocam ento de pessoal na adm i­ nistração federal poderá contribuir enorm em ente p ara a prática da descentralização.

• E v itar a tentação da Sim etria e da Uniform idade de procedimentos. Na realidade o m inúsculo M inisté­ rio da D esburocratização é diferen­ te do da Fazenda ou do da Previdên­ cia, assim como a FUNAI é diferen­ te da Vale do Rio Doce ou da PETROBRAS.

• Aliviar a escassez de recursos atrav és do estim ulo aos m ecanis­ mos alternativos de prestação de serviços públicos, mobilizando-se inclusive os recursos ociosos exis­ tentes no tecido social.

• G arantir a am pliação dos servi­ ços públicos essenciais e aum en tar a eficiência pela via da participação e da capacidade de resposta quase sem pre descentralizada.

c) R estau ração d a C idadania a-trav és de um esforço prioritário de reorientação e m elhoria daqueles serviços públicos essenciais à reali­ zação de direitos hum anos funda­ m entais, sobretudo p ara a popula­ ção de m ais baixa renda. E sta

(5)

reo-rientação im plicaria na revisão dos sistem as existente de atendim ento, de concessão de benefícios, de sim ­ plificação de exigências e de infor­ m ação ao público. Definir o guichê ou o balcão de atendim ento como objeto prioritário da R eform a Ad­ m inistrativa.

dl R eorientação do Serviço P ú ­ blico com o objetivo de atendim ento sim ultâneo à s necessidades do item anterior e às exigências de um a política de valorização e profissio­ nalização do Servidor Público. Nes­ se sentido torna-se prioritário.

• Consolidar as m u itas práticas de adm inistração de pessoal em um a política m ais coerente, tendo em vista que o governo federal não pode ad m in istrar cerca de 2 m i­ lhões de servidores sem dispor de alguns p arâm etro s básicos, tais co­ mo: critérios de ingresso; progres­ são; treinam ento, rem u neração e benefícios. O conhecimento desses critérios e a credibilidade de sua ob­ servância é essencial p a ra obtenção de um a m otivação adequada e o en­ gajam ento das pessoas nas suas respectivas funções.

• Será igualm ente prioritário re­ conhecer que não podemos m ais fu­ gir à realidade de u m a com pressão injusta, em todos os níveis, da re ­ m uneração, sobretudo do pessoal ci­ vil da adm inistração direta. A crise

A

JL

restauração da

cidadania tem que

ser feita através de

um esforço prioritário

de reorientação e

melhoria dos serviços

públicos essenciais à

realização dos direitos

humanos fundamentais.

Isso, sobretudo

para a população de

renda mais baixa.

dos recursos financeiros escassos deve conduzir ao exam e de outras form as capazes de tornar viável o atendim ento dessa exigência, sobre­ tudo atrav és da redução do des­ perdício em m uitos setores e fun­ ções governam entais m ediante o que poderem os obter os recursos necessários à m elhoria da situação salarial no setor público. Será não só possível como tam bém muito de­ sejável a im plem entação de planos setoriais de incentivo e de realoca- Ção de recursos nessa direção.

Finalm ente, duas outras m edidas facilitariam a reorientação do se r­ viço público em direção às necessi­

dades dos cidadãos: estabelecer políticas diferenciadas de rem u ne­ ração p ara servidores em cargos e funções de atendim ento ao público; e a elaboração de um Código de É ti­ ca do Serviço e do Servidor Público.

CONCLUSÃO

E ste ensaio representa u m a ten­ tativa de ab o rd ar a questão da R e­ form a A dm inistrativa sob um a óti­ ca politica e social reduzindo-se conseqüentem ente a ênfase nos as­ pectos exclusivam ente técnicos que co stu m am ex ercer certo fascínio nos debates sobre esse tem a. E m nenhum m om ento pretendem os re ­ leg ar a im portância dos variados aspectos técnicos e que sâo im pres­ cindíveis ao funcionam ento eficien­ te das organizações públicas e pri­ vadas, cad a dia m ais com plexas.

A pesar de sua extrao rd in ária re ­ levância, as tecnologias organiza­ cionais são despidas de m éritos intrínsecos e devem ser tratad as unicam ente ao nível das ferram en ­ tas e dos instrum entos destinados a facilitar a consecução das a sp ira ­ ções m aiores de desenvolvimento, de resgate social e de am pliação dos espaços de liberdade econôm i­ ca. social e politica. desejados por toda a sociedade brasileira.

O cenário do Brasil de nossos dias, dom inado por u m estim ulante processo de tran sfo rm ação em to­ dos os setores da vida nacional re ­ quer respostas de natureza institu­ cional e organizacional que efetiva­ m ente ap roxim em o estado e o cida-

Jão, mobilizando-se as energias so­ ciais disponíveis em favor d a a m ­ pliação dos lim itados espaços de ci­ dadania ainda existentes.

A velha questão da R eform a Ad­ m inistrativa, se devidam ente recon- ceituada, poderá se constituir em extraordinário veículo p a ra realiza­ ção dessas m udanças. Do contrário nâo irem os além d as tentativas de cooptação d a sociedade em favor dos propósitos inflexíveis do a p a ra ­ to tecnoburocrático. E por isso m es­ m o é m uito im portante continuar ou reco m eçar a fazer perg un tas muito sim ples do tipo R efo rm a p ara a Ad­ m inistração ou R eform a da A dm i­ nistração? Serviço Público ou Servi­ ço ao Público? M ais controle inter­ no ou m ais controle pela sociedade? M ais sigilo ou m ais inform ação ao público.H

Referências

Documentos relacionados

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou

Em 15 de Setembro de 2011 ele criou o Numberphile, um canal com vídeos voltados para a área da Matemática que possui atualmente quase 3 milhões de inscritos e mais de