• Nenhum resultado encontrado

Relação Professor–Aluno e Afetividade :Uma Revisão Integrativa / Teacher-Student Relationship And Affectiveness: An Integrating Review

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Relação Professor–Aluno e Afetividade :Uma Revisão Integrativa / Teacher-Student Relationship And Affectiveness: An Integrating Review"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761

Relação Professor–Aluno e Afetividade :Uma Revisão Integrativa

Teacher-Student Relationship And Affectiveness: An Integrating Review

DOI:10.34117/bjdv6n5-249

Recebimento dos originais: 13/04/2020 Aceitação para publicação: 13/05/2020

Maria Anunciada Leão de Souza

Psicóloga

Instituição: Faculdade Alpha

Rua Gervásio Pires, 826, Santo Amaro Recife, PE E-mail: anunciada.leao@gmail.com

Diógenes José Gusmão Coutinho

Biólogo e Doutor em Biologia pela UFPE Instituição: Faculdade Alpha

Rua Gervásio Pires, 826, Santo Amaro Recife, PE E-mail: gusmão.diogenes@gmail.com

RESUMO

Foi realizada uma revisão integrativa para investigar o quantitativo de tese e dissertação publicadas nos últimos cinco anos, no período de 2015 a 2019, com o objetivo de observa o interesse do público acadêmico na relação professor-aluno e afetividade e importância desta relação para o processo de ensino e aprendizagem, foram selecionados especificamente os trabalhos que abordassem em seu conteúdo tema desta pesquisa. Procurou-se identificar o foco central dos trabalhos, segmentos de ensino e área de conhecimento. Utilizou-se o descritor relação professor aluno e afetividade para atingir o proposito investigação. A metodologia aplicada no desenvolvimento desse artigo foi a pesquisa bibliográfica com foco na revisão integrativa da literatura. A coleta de dados foi realizada a partir de dados secundário, mediante busca eletrônica na Biblioteca Digital de Tese e Dissertação (BDTD). Utilizando-se de três descritores usados isoladamente e em conjunto referentes a professor-aluno e professor-aluno e afetividade, para filtrar e atingir o objetivo desta revisão, para tal, utilizou-se o descritor relação professor aluno e afetividade. Obteve-se 216 trabalhos, entre esses, apenas 13 obedeceram aos critérios pré-estabelecidos, sendo encontrados 1 tese e 12 dissertações, os demais não se enquadraram devido ao descritor utilizado.

Palavras chaves: professor aluno; relação professor aluno; relação professor aluno e

afetividade.

ABSTRACT

An integrative review was carried out to investigate the number of theses and dissertations published in the last five years, in the period from 2015 to 2019, with the aim of observing the

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 interest of the academic public in the teacher-student relationship and the affectivity and importance of this relationship for the process teaching and learning, the works that specifically addressed the subject of this research in their content were selected. We tried to identify the central focus of the works, teaching segments and knowledge area. The descriptor teacher-student relationship and affectivity were used to achieve the research purpose. The methodology applied in the development of this article was bibliographic research with a focus on integrative literature review. Data collection was performed from secondary data, through electronic search in the Digital Library of Thesis and Dissertation (BDTD). Using three descriptors used in isolation and together referring to teacher-student and teacher-student and affectivity, to filter and achieve the objective of this review, for this purpose, the descriptor teacher-student relationship and affectivity was used. 216 papers were obtained, of which only 13 met the pre-established criteria, with 1 thesis and 12 dissertations being found, the others did not fit due to the descriptor used.

Keywords: student teacher; teacher-student relationship; teacher-student relationship and

affectivity.

1 INTRODUÇÃO

A Educação vem sendo objeto de estudo nas universidades no decorrer dos séculos. Muitos são os questionamentos e discursões realizadas com a finalidade de melhorar o sistema educacional no Brasil. A afetividade existente na relação professor aluno assume um ponto de destaque entre pesquisadores, por ser importante no processo ensino aprendizagem. O professor é aquele que pode abrir caminhos, despertando no aluno o interesse pelo conhecimento. Entretanto, para que exista uma relação produtiva e eficaz, faz-se necessário inserir mecanismos que venha propiciando um ambiente salutar e favorável na construção do processo educacional.

Neste sentido, os sentimentos afloram, podendo ser de amor, motivacional, ciúmes, raiva entre outro, as emoções estão surgindo e caminhando aliadas ao processo de ensino e aprendizagem. De acordo com Freire (2018) é importante a generosidade do educador na construção do conhecimento, pois ao utilizar-se um fundamento mais humanista procurando olhar o outro sem descaracterizá-lo, construindo uma relação com respeito mútuo, torna-se prazerosa.

Entende-se que existe diferentes tipos de docentes, alguns sabem o valor de sua presença (Santos 2015), outros procuram realizar apenas suas atividades pedagógica sem ter a preocupação de observar o aluno de uma forma mais profunda e afetuosa. Em uma relação interpessoal é importante o ‘perceber o outro’ ao invés de só olhar. A afetividade é um fator determinante na construção do sujeito que o acompanha em todas as fases de seu

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 desenvolvimento cognitivo comportamental, bem como, nas vivencias que cada um passa na sua própria existência como ser humano. É algo individual que não pode ser repassado e sim vivenciado.

Considera-se a afetividade um ponto de possível ligação entre o professor e aluno que pode auxiliar na construção do processo ensino aprendizagem. A postura do professor mediante o aluno conduz essa relação podendo colaborar ou não na construção dessa relação afetiva e consequentemente no processo de ensino e aprendizagem.

Compreende-se que a escola é a segunda casa do aluno e o professor assume um papel de destaque na construção do saber, tornan-se referência para alguns alunos, dado seu papel de suposta autoridade. Dessa forma, procurou-se investigar nas bibliotecas digitais o quantitativo de trabalhos publicados referentes ao tema, objetivando entender o papel da afetividade e sua importância na relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem.

Fora encontrada 216 produções entre teses e dissertações, destacando a relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem, entretanto, apenas 13 trabalhos enfatizaram a afetividade e mostraram a importância dela na relação professor aluno dentro do contexto ensino aprendizagem. Desta forma, observa-se que houve muitas pesquisas referente a relação professor aluno, no entanto, apenas 6,19% dos trabalhos destacaram a afetividade como peça importante na construção do processo, aparentemente um número sem muita representatividade.

Pode-se afirmar que a afetividade tem um papel de grande importância no processo de desenvolvimento do ser humano, bem como na relação para com o outro, pois é através dela que se forma as construções do sujeito. Portanto, a afetividade pode ser considerada como um fator essencial no processo ensino aprendizagem, pois ambos estão envolvidos nessa construção do desenvolvimento cognitivo comportamental podendo trazer vivencias positivas e corroborar como a aprendizagem do sujeito.

2 PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Este artigo trata-se de uma revisão integrativa que tem por objetivo a relevância que a relação professor aluno e afetividade exerce na classe acadêmica, verificou-se quantidade de tese e dissertações no período de cinco anos, no intervalo de 2015 a 2019, sobre a relação professor aluno e afetividade. Fora analisada a base de dados da Biblioteca Digital de Tese e Dissertação (BDTD).

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 Utilizando-se do descritor relação aluno no primeiro momento, professor-aluno e afetividade como segundo descritor, para filtrar e atingir o objetivo desta pesquisa integrativa utilizou-se descritor relação professor aluno e afetividade. Obteve-se o resultado de 216, sendo que entre elas, apenas 13 obedeceram aos critérios de inclusão. Foram encontrados 1 tese e 12 dissertações, os demais não se enquadraram devido ao descritor que procurou filtra apenas o objetivo da pesquisa.

3 ANÁLISE DE DADOS E RESULTADOS.

Conforme pesquisa efetuada na BDTD, encontrou-se no período de 2015 a 2019 entre teses e dissertações 216 conforme mostra o gráfico I, onde optou-se por utilizar o descritor, relação professor-aluno e afetividade.

A seguir, no Gráfico 1, oferece um panorama geral dos resultados obtidos entre teses e dissertações publicadas no período de 2015 a 2019 referente a relação professor -aluno.

Gráfico I: Seleção dos trabalhos produzidos (2015 a 2019)

Fonte: Autoria própria

Pode-se observar, ainda no Gráfico 1, que houve um certo equilíbrio na quantitativo de publicações de 2015 a 2019, sendo que em 2015 houve 49 publicações e 2019 baixou para 39 produções, ocorreu uma diminuição mediana comparado com os anos anteriores. Entende-se que esta diminuição não traz informações precisas, pode ser decorrente de vários fatores, não sendo possível especificar.

O Gráfico 2, mostra separadamente o quantitativo de teses e dissertações produzidas no período de 2015 a 2019.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761

Gráfico 2: Coletânea de Teses e Dissertações (2015 a 2019)

Fonte: Autoria própria

Percebe-se que nos últimos cinco anos foram produzidos 69 teses e 147 dissertações, tendo como destaque o ano de 2015, com 40,82% teses e 59,18% dissertações produzidos. Nos anos restantes permaneceram equilibrados na produção de dissertações e uma diminuição significativa na construção de teses. No gráfico 2 é o possível observar que de forma gradativa na relação professor aluno começa a se distância dos futuros doutores, onde ocorreu menos produções acadêmicas.

Na seleção dos trabalhos, levou-se em consideração os que deram maior ênfase a afetividade, conforme o critério do descritor, utilizando-se do critério de exclusão e inclusão, então, foram selecionados 13 trabalhos entre teses e dissertações, conforme mostra o gráfico 3.

Gráfico 3: Coletânea de teses e dissertações produzidas com ênfase na afetividade

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 Observa-se no gráfico 3 que nos últimos cinco anos a relação professor-aluno e afetividade não vem recebendo destaques nos núcleos acadêmicos. Em 2015 houve o maior número produções, 6 dissertações produzidas.

Os dados obtidos no gráfico 3, mostra claramente que a afetividade na relação professor-aluno não tem recebido o devido destaque nos trabalhos científicos. Dos 13 trabalhos científicos produzidos dentro do tema, apenas 1 tese de doutorado foi encontrada. Entende-se que o tema foi objeto de pesquisa em outros trabalhos, no entanto, no decorrer dos anos a temática não foi mais discutida.

3.1 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS FOCOS CENTRAIS E SEGUIMENTOS DE ENSINO Procurou-se analisar nos trabalhos se a afetividade representa um fator de relevância na relação professor aluno, para 13 autores a afetividade assuma um papel de suma importância e conseguintemente corrobora no processo de ensino-aprendizagem.

Tabela 1: Foco Central dos trabalhos

A afetividade e suas implicações no processo ensino aprendizagem 01 Afeto e suas implicações no processo de transferências 01 Relevâncias nos aspectos humanos 01 Influências das emoções e sentimentos na prática pedagógica 01 Aspectos motivacionais no processo ensino aprendizagem 01 Movimento afetivo se manifesta na relação professor aluno. 01 A afetividade como facilitador do processo ensino aprendizagem 02 Dimensões afetivas nas práticas pedagógicas 01 Emoções e sentimentos na relação professor aluno 01 Motivação nas atividades em laboratórios 01 A afetividade na relação professor aluno no contexto do ensino médio,

aspectos sociais

01

Afetividade na relação de professor aluno na teoria Piaget e Wallon 01

Fonte: Autoria própria

É importante salientar que a diversidade dos temas abordados enfatiza a importância da afetividade na relação professor-aluno. Destacou-se 2 trabalhos que fazem menção a afetividade como facilitadora no processo ensino-aprendizagem. A maior parte dos trabalhos selecionados trazem a afetividade em diversas dimensões interagindo com vários aspectos que corroboram na formação do indivíduo. Precisa-se entender que as relações humanas estão inseridas no contexto escolar devido a heterogeneidade das turmas, devido construção

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 sociocultural e as peculiaridades que cada uma trás. Neste contexto, observa-se que cada profissional traz consigo uma bagagem construída e vivenciada na sua existência como ser humano, ou seja, sua história de vida que vai encontrar um discente com outra história de vida. (Sanches 2010).

Neste sentido, entende-se a amplitude que a afetividade assume diante da relação professor aluno no processo de ensino aprendizagem e em todas as situações que envolvem o indivíduo no contexto escolar, bem como em outros aspectos de sua vida.

Considera-se fundamental ter conhecimento dos seguimentos de ensino escolhidos pelos autores na construção dos trabalhos, tendo em vista a complexidade das relações nas diversas áreas, pois cada setor tem um olhar sobre relação professor aluno e afetividade de formas diferentes. Sendo assim, a diversidade no universo pedagógico, em seus segmentos de ensino, seja ele municipal, estadual ou particular, com suas peculiaridades de forma subjetiva pode interferir na construção desta relação.

Os trabalhos científicos fazem-se referência ao seguimento de ensino que os pesquisadores utilizam para desenvolverem seus trabalhos.

Tabela 2: Segmento de Ensino

Fonte: Autoria própria

Percebe-se na tabela 2, que foram realizadas 10 pesquisas em escolas públicas de ensino médio, cujo pesquisa visava investigar professores e alunos e suas relações dentro de salas de aula e como essas poderia corroborar com o processo de aprendizagem. O ensino fundamental veio em seguida com 2 trabalhos e 1 na formação de educadores.

Portanto, compreendendo que o ensino fundamental é uma etapa de construção, e ao adentrar no ensino médio onde os conflitos pessoais, emocionais e físicos se fazem presentes no discente mereça uma atenção nessa etapa de construção.

Ensino médio Escolas Públicas 05 Ensino médio (professor) 01 Relações socioafetivas em escolas públicas 01 Formação de educadores 01 Ensino fundamental 02 Professores de escola pública 01 Professores e alunos do ensino médio 02

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 Com o resultado deste levantamento foi possível observar a preocupação com o ensino médio, tendo em vista, a relação professor aluno ser mais intensa devido o aumento de disciplinas, acréscimo de carga horária que torna a relação mais complexas. O discente se depara com uma nova formatação educacional bem diferente do ensino fundamental, bem como, se depara com seus conflitos pessoais que estão aflorando devido a chegada da adolescência. Na maioria dos discentes estão saindo da infância sando início as transformações corpóreas entre outras.

As análises nos mostram que os aspectos educacionais foram mais enfatizados nas pesquisas e a afetividade não foi o foco principal. Os aspectos emocionais que envolvem a relação professor aluno foram discutidas em alguns trabalhos de forma construtiva, com o objetivo de mostrar sua importância e eficácia no processo ensino aprendizagem, isto quando essa relação é concretizada.

A importância da afetividade na construção dos laços que envolve o professor e o aluno podem, possibilita uma harmonia em sala de aula, sendo um fator de determinante no processo ensino aprendizagem. Um instrumento que não deveria ser deixado de lado, por ser uma força capaz de romper barreiras e criando uma mola propulsora que pode impulsionar o aluno para frente. Para Vasconcelos (2002) “a falta de relações humanas entre professor e aluno é um dos grandes entraves do trabalho educativo”. Um ambiente harmonioso é aquele em que seus sujeitos estão envolvidos por laços de respeito e afeto.

3.2 ALGUNS ESTUDOS ENCONTRADOS SOBRE A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO.

A afetiva no processo de ensino e aprendizagem nas pesquisas aqui trabalhadas deram destaque a afetividade na área de educação, buscando assim, minimizar o distanciamento professor aluno, sendo este, um fator favorável que poderia auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

Para obter uma maior compreensão sobre os dados levantados sobre a afetividade na relação professor aluno, destacaram-se 13 produções cientificas que enfatizam a afetividade como sendo uma mola propulsora no processo de ensino aprendizagem. Os aspectos emocionais receberam olhares diferenciados de conformidades com os objetivos específicos que cada autor. Como facilitador e objetivando uma maior compreensão foram divididos em dois quadros, seguido de um esboço de cada produção.

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761

Quadro 4- Resultados Específicos sobre relação professor aluno e afetividade

AUTORE TÍTULO Modalidade

1-Andrade, Milena Andrea Pedral Vanin

de. [USPE] (2015)

A dimensão afetiva nas práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras dos anos

iniciais do ensino fundamental.

Mestrado

2-Santos, David

Almeida dos (2015) Afeto e transferência na constituição do sujeito

Mestrado

3-Santos, Nalzira Medalha dos (2015)

Os processos circulares como instrumento para a investigação dos elementos que contribuem para a relação harmoniosa entre

professor e aluno

Mestrado

4-Rocha, Layla Karoline Tito Alves

(2015)

Investigação de uma disciplina experimental optativa no contexto do PIBID UFG: uma

leitura a partir das relações socioafetivas

Mestrado

5-Benda, Juliana (2015)

A afetividade na prática pedagógica de professores do ensino médio sob a ótica dos

discentes.

Mestrado

6-Lima, Crystiano Robson de Souza

(2015)

A afetividade e o ensino de física: em busca de ações em prol da aprendizagem

Mestrado

Fonte : Autoria própria

A pesquisa de Trindade (2015) enfatiza que a criança evolui intelectualmente quando associa o meio as suas próprias aptidões, diz ainda que "bem como devem ser considerados os esquemas parciais a serem completados diante de cada experiência nova.”. Sua pesquisa traz a temática de Wallon na formação da criança que passas por etapas no seu processo cognitivo até chegar a uma definição de si. Conclui que os elementos afetivos podem estar sociados a vários fatores entre eles à linguagem, à atenção, à percepção e o respeito mais que pode diferenciar de indivíduo para indivíduo.

Por outro lado Santos (2015) diz que “A transferência pode assim caracterizar-se pelo início dos primeiros vínculos do sujeito com o mundo exterior, com a pessoa que lhe provê os cuidados”, procurou analisar o processo de transferências na relação professor aluno dentro da abordagem psicanalítica, foi embasada na teoria de Freud. Fala sobre o desejo que envolve o processo de transferência na relação do aluno com o professor e conclui que “à compreensão de que a ação educativa se cumpre quando o aluno-sujeito investe no professor, ao supor nele um saber desejado; e o professor sustenta essa posição em que é colocado”

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 Na sua dissertação Santos (2015) traz a importância do afeto na relação professor aluno, por esta dentro de um contexto escola e social, onde pede muito mais atenção do professor no transcorrer de sua aula. Entende-se que esta relação de autoridade sai do contexto e surge uma relação mais harmoniosa, participativa e democrática, sem com isso perder o respeito. Enfatiza que a contação da história é “a etapa fundamental no processo circular” por haver liberdade para cada participante contar sua história que no final são várias histórias contadas sobre a vivência de cada um dos sujeitos.

A pesquisa de Rocha (2015) nos remete a uma reflexão sobre a construção do sujeito no contexto familiar que desde o início de sua existência mantem laços sociais pois é primeira relação social vivenciada. Enfatiza o papel de destaque que a emoção exerce no sujeito, diz que Wallon olhar o indivíduo de uma forma completa, o ser social e o ser orgânico. A cognição assume um destaque, enfatiza que “as relações socioafetivas constituídas na escola devem ser consideradas devido a sua importância para o desenvolvimento da criança até a sua constituição como homem adulto.”

Na pesquisa Benda (2015) reporta-se ao ser humano dentro de um contesto histórico, ativo que convive em sociedade a qual constrói sua aprendizagem no decorrer de seus relacionamentos sociais. Levou em consideração os aspectos sociais, culturais e econômicos que estão entrelaçados no processo de aprendizagem. Concluiu que o processo de aprendizagem se torna eficaz quando atrelado a afetividade, por se tornar um facilitador no processo.

Em sua produção Lima (2015) procurou investigar se a afetividade influenciava o processo de aprendizado dos alunos na disciplina de física, por ser na área de exatas, propondo assim uma reflexão sobre a emoção e seu papel na construção do processo de aprendizagem. Diz que ao “adotar outras perspectivas, para transmitir conhecimentos, amplia o campo das possibilidades de práticas pedagógicas.” Entende que as habilidades emocionais e atitudinais devem ser desenvolvidas, pois podem influenciar no futuro o desempenho pessoal e profissional de cada sujeito..

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761

Quadro 5- Resultados Específicos sobre relação professor aluno e afetividade

AUTOR TÍTULO Modalid

ade

7-Trindade, Elizabeth Cristine

Adam. (2016)

Aspectos motivacionais de estudantes em relação às atividades em laboratório de física

Mestrado

8-Carvalho, Elvio de (2016)

A sala de aula de filosofia como espaço de vivências transformadoras: interculturalidade e

amorosidade na formação docente

Mestrado

9-Ribeiro, Rosa dos Santos. (2017)

A afetividade no ensino fundamental: O estado do conhecimento e as contribuições de Piaget e

Wallon.

Mestrado

10-Silva, Ricardo Francelino da.

(2017)

As emoções e sentimentos na relação professor-aluno e sua importância para o processo de ensino e

aprendizagem: contribuições da teoria de Henri Wallon.

Mestrado

11-Silva, Adriana Lúcia Leal da

(2018)

Fatores motivacionais à prática das aulas de educação física dos estudantes do ensino médio, das

escolas públicas estaduais da cidade de Humaitá/AM

Mestrado

12-Carminatti, Bruna (2018)

A relação professor-aluno e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem de ciências no

ensino médio Doutorad o 13-Oliveira, Patrícia Siqueira (2018)

A relevância da afetividade nos processos de aprendizagem

Mestrado

Fonte: Autoria própria

Na pesquisa Trindade (2016) traz uma discussão entre a razão e emoção, tendo como foco as diversas formas existentes na interação do homem com o meio e a reflexão com seu interior (pensamentos, emoções, conhecimento, linguagem e imagens). Diaz que “uma vez permitindo que os grupos se organizassem sem a influência da escolha da professora, permitiu a relação de afeto.” Relata que grupos com um quantitativo menor de pessoas facilita a relação de afeto e a interação entre os participantes.

Na sua dissertação Carvalho (2017) considera os fatores cognitivos, culturais, afetivos entre outros importantes na formação do docente, sendo importante a não fragmentação na formação pois a realidade do indivíduo de ser articulado com sua realidade. Relata “a baixa produtividade do formador de formadores” pois só há um reconhecimento pelo quantitativo de publicação realizada, neste sentido se não houver publicação não se destaca. O autor diz

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 claramente que “os formadores de formadores rompam com essa cultura e sejam mais “anormais.”” Algo para ser refletido.

Por outro lado Ribeiro (2017) teve um olhar sobre a afetividade no ensino fundamental na perspectiva de Piaget e Wallon, procurando conhecer e compreender os trabalhos científicos analisando “os diversos tipos de visão sobre a afetividade na escola e a relação professor-aluno”. Ao trazer Piaget e Wallon o pesquisador quis mostra claramente dois postos fundamentais que se completam, Piaget com o desenvolvimento do ser humano em suas diversas fase e Wallon quando relata a afetividade no processo ensino aprendizagem.

Em sua produção Silva (2017) diz que “a sociedade como um todo, se transforma em velocidade acelerada e a escola é envolta nesse turbilhão”, traz em seu trabalho fatos relevantes sobre violências encontradas nas escolas nos últimos anos e como os profissionais da educação vem tentando conter alguns comportamentos agressivos dos docentes, mudando a realidade que muitos vivem. Realiza sua produção aos olhos da teoria walloniana por mostra o ser humano em suas diversas dimensões.

Para Silva (2018) seria importante mostra aos docentes a importância da disciplina de educação física, que trabalha questões básicas no decorrer dos anos, relata diversas dificuldades que o profissional de educação enfrenta nas escolas, tais como a desmotivação de estudantes, a falta de materiais e infraestrutura. Dever-se-ia destaca a importância que a atividade física tem na vida do indivíduo. A afetividade é importante pois existe muita desmotivação por parte dos alunos e o professor precisa resgatar e fazer com que os alunos despertem interesse, e a postura do professor poderá abrir caminhos nesse processo.

Na sua tese Carminatti (2018) faz uma abordagem dentro da perspectiva sociocultural, que traz consigo as teorias psicológicas que corroboram com o processo de ensino aprendizagem, considerando que os docentes e discentes “são sujeitos sociais e historicamente constituídos”. Cada uma assume seu papel e função pelo qual foi determinado, havendo assim uma troca de saberes entre eles. Ressalta a importância do diálogo entre ele quando traz Paulo Freire na práxis pedagógica horizontal, onde o aluno troca conhecimento com o professor.

Por fim a pesquisa de Oliveira (2018) fala “no desdobramento das relações, um ponto fundamental é a autoestima do aluno com dificuldades no desenvolvimento escolar”, quando sente dificuldade de acompanhar os outros alunos, isso pode causar trauma ou até um afastamento caso não seja percebido. Mostra dentro dessa problemática como a psicologia pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem quando identifica a problemática existente.

(13)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 Segundo Cunha (2004, p.150-156) “as virtudes e os valores do professor que consegue estabelecer laços afetivos com seus alunos repetem-se e intrincam-se na forma como ele trata o conteúdo e nas habilidades de ensino que desenvolve.”

É preciso ter uma consciência de si mesmo para poder perceber o outro, levando em consideração o sujeito como um ser social e todos os fatores que o envolve. Segundo Bastos e Dér (201, p.39) “a consciência corporal é condição fundamental para a tomada da consciência de si, para o processo de diferenciação eu-outro, e pode ser compreendida como o prelúdio da constituição da pessoa”

É importante entender que o professor não é o culpado das respostas negativas ou positivas dos alunos, pois o fracasso e o sucesso dependem de seus esforços. No entanto, a forma como o docente guia sua disciplina pode viabilizar novas caminhos a serem percorridos por seus alunos

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesta revisão integrativa procurou-se estabelecer o quantitativo de trabalhos realizados na BDTD| com o descritor relação professor aluno e afetividade, objetivando detectar o grau de interesse do público acadêmico no tema pesquisado e ao mesmo tempo, averiguar se a afetividade na relação professor aluno tem uma importância significativa no processo ensino-aprendizagem.

Na atual realidade que se encontra a educação e o ensino brasileiro, que está voltado para dados numéricos, ou seja, com o fator produtividade dos profissionais de educação. O docente assume um papel importante na sala de aula, tendo mais amplitude e complexidade em lhe dar com as diversas classes sociais, muitas horas aulas e muitos ainda não consegue perceber as mudanças que estão ocorrendo com os alunos em sala.

As mudanças comportamentais dos alunos se entrelaçam com a metodologia de ensino aplicada no ensino médio, o nível de cobranças que a escola passa reflete no professor e por sua vez atinge o aluno. Os discentes são percebidos apenas como aluno e os problemas vão surgindo por não haver uma percepção do problema que cada sujeito passa.

Hoje não existe apenas o professor que chegar e transmite o conhecimento como Freire fala da educação bancária, esses padrões da educação formal ao logo dos anos sofreram transformações. O docente educado ao mesmo tempo que é agente transformador, aquele que traz um pouco de si para o crescimento do outro.

(14)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 As relações humanas existente nas escolas precisam ser fortalecidas. A afetividade torna-se uma parceira na construção do conhecimento que aos poucos vai favorecendo a implicação de novos saberes e atitudes que possibilitem ao discente integrar no processo de ensino aprendizagem não apenas os conteúdos, mas também nos aspectos cognitivo, afetivo e na formações de ações que viabilizem o fortalecimento do caráter e construção dos saberes..

Percebe-se no material analisados que a afetividade está implícita em as 216 produções acadêmicas no período de 2015 a 2019, no entanto a afetividade aparece como foco principal em 13 produções sendo 1 tese e 12 dissertações. As treze produções cientificas catalogadas neste artigo foram realizadas na área de educação, com ênfase na sua maioria em escolas públicas e no ensino médio.

Entende-se que a afetividade está inserida em vários contextos sociais e não seria diferente na sala de aula, onde o docente assume um papel norteador no processo ensino aprendizagem, pois a relação professor aluno depende da forma que o docente conduz sua aula.

No primeiro momento observou-se que o percentual de produções cientificas no período de cinco anos não enfatizou a afetividade na relação docente discente, não significa que em seu contesto não fora citado. A afetividade fora citada em todos, no então não estava em destaque.

No segundo momento percebeu-se que em cada ano o quantitava de produções cientificas foram diminuído e o mais alarmante que em 2019 não houve publicação que fizesse menção a relação professor aluno e afetividade. Porque este distanciamento dos novos acadêmicos.

Observa-se nos telejornais e jornais os fatos que envolvem a relação professor aluno nas instituições de ensino, percebe-se que em muitos casos existe uma falta de diálogo, houve distanciamento no perceber o outro. Entende-se que os estudantes de ensino médio de hoje, serão os acadêmicos de amanhã. Então vão reproduzir o que receberam. Obviamente não vão ter interesse em pesquisar uma temática como essa se ele não teve representatividade na sua caminha.

Conclui-se que é preciso rever certos conceitos e retornar a construção dos saberes tão falada por Freire, é percebe o alunos, é sair de traz de um birô e construir uma caminho com troca de conhecimento, generosidade e respeito. É ser técnico, mas não deixar de ser humano percebendo as dificuldades e fraquezas, ao mesmo tempo sendo forte e seguro.

(15)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 Precisa-se corrigir os erros e buscar caminhos que venha a abrir novos horizontes para os novos acadêmicos para que estes não sejam reprodutores de uma determinada situação, mais sim, facilitadores de um crescimento continuo e fortalecido na afetividade e respeito entre professores e alunos.

REFERÊNCIAS

Andrade, Milena Andrea Pedral Vanin de Andrade. A dimensão afetiva nas práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do ensino fundamental. UNESP (2015), em URL: http://hdl.handle.net/11449/123929 . Acesso em 23 de março de 2020.

- Bastos, Alice Beatriz B. Izique; Dér, Leila Christina Simões. Estágio do Personalismo. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (organizadoras). Henri Wallon: psicologia e educação. 11. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012

- Benda, Juliana. A Afetividade Na Prática Pedagógica De Professores Do Ensino Médio Sob a ótica Dos Discentes. BDTB (2015), URL: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/NOVE_fa578bde6f613607e278b8e1ddefe1d6#details . Acesso em 23 de março de 2020.

- Carminatti, Bruna. A relação professor-aluno e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem de ciências no ensino médio. Handle (2018), URL: http://hdl.handle.net/10183/188240. Acesso em 23 de março de 2020.

- Carvalho, Elvio de. A Sala De Aula De Filosofia Como Espaço De Vivências Transformadoras: Interculturalidade E Amorosidade Na Formação Docente. 2016. Obtido em http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12049. Acesso em 23 de março de 2020.

- Cunha, Maria Isabel da. Relação professor-aluno. In: VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 2004

- Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56ª ed.-Rio de Janeiro/São Paulo, 2018, Paz e Terra.

- Lima, Crystiano Robson de Souza. A afetividade e o ensino de física: em busca de ações em prol da aprendizagem. (2015) Obtido em: http://localhost:8080/tede/handle/tede/256. Acesso em 23 de março de 2020.

- Oliveira, Patricia Siqueira. Arelevância da afetividade nos processos de aprendizagem. 2018. Obtido em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=35078@1. Acesso em 23 de março de 2020.

- -Rocha, Layla Karoline Tito Alves. Investigação De Uma Disciplina Experimental Optativa No Contexto Do PIBID UFG: Uma Leitura a Partir Das Relações Socio afetivas. (2015)

(16)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.27252-27262 may. 2020. ISSN 2525-8761 Obtido em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6752 . Acesso em 23 de março de 2020.

- Ribeiro, Rosa dos Santos. A Afetividade no ensino fundamental: O estado do conhecimento e as contribuições de Piaget E Wallon. (2017) Obtido em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3940 Acesso em 23 de março de 2020.

- Silva, Adriana Lúcia Leal da, and https://orcid.org/0000-0002-3582-7863. Fatores Motivacionais à Prática Das Aulas De Educação Física Dos Estudantes Do Ensino Médio, Das Escolas Públicas Estaduais Da Cidade De Humaitá/AM. 2018. Obtido em https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6867 . Acesso em 23 de março de 2020.

- Silva, Ricardo Francelino da [UNESP]. As Emoções E Sentimentos Na Relação Professor-aluno E Sua Importância Para O Processo De Ensino E Aprendizagem: Contribuições Da Teoria De Henri Wallon. (2017) Obtido em: http://hdl.handle.net/11449/150708. Acesso em 23 de março de 2020.

-Sanches, Renate Meyer. Psicanálise e educação: Questões do cotidiano – São Paulo : Escuta, 2010 – 2ª ed

- Santos, Nalzira Medalha dos (2015). Os Processos Circulares Como Instrumento Para a Investigação Dos Elementos Que Contribuem Para a Relação Harmoniosa Entre Professor E Aluno.Obtidoem:http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/ITAU_389028f925f0bf1bea2da1197847c 35e Acesso em 23 de março de 2020.

- Santos, David Almeida dos (2015). Afeto e Transferência na Constituição do Sujeito. 2015. Obtido em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18816. Acesso em 23 de março de 2020. -Trindade, Elizabeth Cristine Adam. Aspectos motivacionais me estudantes em relação às atividadesemlaboratóriodefísica.(2016).Obtidoem:https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/12 3456789/175797. Acesso em 23 de março de 2020.

- Vasconcellos, C. S. Planejamento: projeto de ensino e aprendizagem e projeto polí- tico pedagógico. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2002

Imagem

Gráfico I: Seleção dos trabalhos produzidos (2015 a 2019)
Gráfico 3: Coletânea de teses e dissertações produzidas com ênfase na afetividade
Tabela 1:  Foco Central dos trabalhos
Tabela 2: Segmento de Ensino

Referências

Documentos relacionados

O objetivo da minha pesquisa, portanto, é trabalhar questões de didática, com ênfase no aspecto abertamente subjetivo do processo de ensino/aprendizagem - explorando de que modo

Uma vez que as espécies Prunus myrtifolia (Pessegueiro bravo) e Schinus molle (Aroeira) encontradas nas vias públicas do centro possuem limitações de uso por emitirem

In- stead, assuming that queens mated with a single male (Pe- ters et al., 1999; Strassmann, 2001), queen and fathering male genotypes, as well as the social structure (polygyny

No topo da Página Inicial, o usuário encontrará a área de busca (Figura 01), onde poderá pesquisar cursos, notícias, vídeos, projetos ou assuntos relacionados à UCSebrae, que

Cannes, 12 de dezembro de 2014 – A Thales Alenia Space anunciou a construção de um novo edifício na fábrica de Cannes, que será utilizado para integração e

Estimativas das correlações fenotípicas abaixo da diagonal e genética abaixo da diagonal entre os caracteres peso de 100 grãos P100, número de vagens NV, número de grãos

Sob esse contexto de incapacidade dos modelos tradicionais para suprir a demanda pelo incremento das necessidades em infra-estrutura e pela ampliação da qualidade

O problema de pesquisa deste projeto é: O atual planejamento orçamentário e o controle das despesas são eficazes para a empresa High Light Viagens e