• Nenhum resultado encontrado

A biblioteca escolar deseja a todos festas felizes com um bom livro por companhia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A biblioteca escolar deseja a todos festas felizes com um bom livro por companhia"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UM POEMA  

Quando a mulher adormeceu naquela noite de Natal, o homem foi, pé ante pé, pôr um sapato (dela, não seu) com um embrulho de jornal na lareirinha da chaminé. Um casal pobre... um ano mau...

Era um pedaço de bacalhau.  Ora alta noite, pela janela, com fome e frio, entrou um gato que, no escuro, cheirando aquela comida boa no sapato, rasgou o embrulho, comeu, comeu e, quente e farto, adormeceu. De manhã cedo, ela acordou, foi à cozinha e viu o gatinho adormecido no seu sapato. Voltando ao quarto, feliz, falou para o seu homem: - Meu amorzinho,

como soubeste que eu queria um gato?

Leonel Neves, Natal de pobres

...

...

BOLETIM

Informativo

31

Biblioteca Escolar, dezembro 2019

No ano em que se comemoram os 500 anos da circum- navegação, resolvemos embarcar com os alunos do 5.º ano nesta viagem e "Navegar com a Biblioteca Escolar" no âmbito do projeto "Ideias de Mérito"- uma viagem que hoje é comparada à ida à Lua no ano de 1969. O grande protagonista desta fantástica aventura é português e chama-se Fernão de Magalhães.

A viagem não foi fácil: enfrentou a revolta da tripulação, as tempestades, o frio, os confrontos com os ilhéus. Porém, as tentativas frustradas para encontrar a passagem para o Oceano Pacífico foram ultrapassadas com a descoberta do que ficou conhecido para sempre por Estreito de Magalhães.

É esta a mensagem que queremos aprender: o esforço, a dedicação, o compromisso pode fazer de cada um melhor pessoa, melhor cidadão e é esse carácter que realiza os sonhos.

Woman with Cat, Pablo Picasso

in WikiArt

Edição: Ernestina e Maria de Jesus

A biblioteca escolar deseja a todos festas felizes com um bom livro por companhia

(2)

ENCONTRO COM O ESCRITOR PEDRO SEROMENHO

O QUE

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

...

RECITAL DE POESIA "aler+ NO NATAL"

A magia aconteceu...com as palavras e os livros do Pedro Seromenho, que visitou todas as escolas do

Agrupamento. Disse-nos "Fui sempre muito bem recebido e, assim, terminou um périplo que me levou a cinco escolas do Agrupamento Mosteiro e Cávado em Braga. Obrigado pela oportunidade.

É tão bom quando estamos a jogar em casa e reconhecem o nosso trabalho.

as

ATIVIDADES

Após uma pré-seleção dos alunos que se distinguiram nas provas de leitura nas aulas de Português, passaram à fase final a nível de escola 18 alunos de todas a turmas do 2.º e 3.º ciclos e dois alunos do 1.º ciclo por escola.

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o júri composto por docentes de português e da equipa da Biblioteca apurou dois alunos do 1.º ciclo, dois do 2.º ciclo e dois do 3.º ciclo.

Parabéns a todos pelas provas prestadas e em especial aos seis alunos apurados para a fase municipal.

A noite de 13 de dezembro foi especial. Um noite que reuniu trinta e nove alunos para declamar poesia ou cantar, professores, familiares e pais, cento e trinta e cinco, que vieram assistir e outros que acompanharam os seus filhos nas leituras.

Uma noite que ficou ainda mais enriquecida pela participação dos alunos do Clube de Teatro que apresentaram a peça  "O julgamento do Pai Natal" que juntou em palco os vinte e três alunos do Clube de Teatro, convidando todos os presentes a vivenciar o verdadeiro sentido do Natal.

(3)

Oficina de Ilustração com a ilustradora Susana Carvalhinhos, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, com a turma do 6.º A   

Pedro Seromenho, escritor e ilustrador, visitou todas as escolas do agrupamento, num

momento mágico com a leitura e a relação com o escritor/autor.

 

...

...

as

ATIVIDADES

Receção aos pais e encarregados de educação do 5.º ano·    

Formação utilizadores - alunos do pré, 1.º, 2.º 3.º, 4.º e 5.º anos·    

Campanha de Monitores da BE·     Sessões de trabalho com as ferramentas digitais: Padlet e Genially para professores Comemoração do dia da Alimentação

-Sessões de leitura para os alunos do pré-escolar, 1.º ciclo e 5.º ano, em articulação com educadoras, titulares de turma e docentes de português.·    

À roda dos livros - Sessões de apresentação dos livros de leitura autónoma na BE de S. Pedro e BE de S. Paio.·  

Concurso de marcadores  

Olimpíadas da leitura- 3.º e 4.º anos·     Votação de livros na iniciativa "Miúdos a votos" - alunos do 5.º e 7.º anos·     Concurso Nacional de Leitura - 3.º e 4.º anos·    Quem sou eu? Descobre os cientistas·    

Sessões de desenvolvimento das literacias dos média em articulação com Cidadania e

Desenvolvimento e Português com os alunos do 7.º ano

Divulgação/ Formação

Pelos alunos

Com convidados

PROJETOS 

ALer+ Mais leitura, Mais Cidadania 

Leitura em vai e vem - pré-escolar Ideias com Mérito

(4)

...

O QUE

SUGERIMOS

LER

+

as novidades por sugestão da Biblioteca

Magalhães, de Gianluca Barbera

Neste romance, o autor italiano  Gianluca Barbera  faz o relato da circum-navegação a partir da voz de  Juan Sebastián del Cano, um dos poucos sobreviventes da viagem. Quando finalmente regressa à pátria, Sebastián atribui a si próprio o mérito da empresa, denegrindo, assim, a memória de  Fernão de Magalhães.Um romance premiado sobre uma viagem repleta de aventura e adversidades que promete prendê-lo do início ao fim.

Fernão de Magalhães, Eu não sirvo castela, Sirvo o Mundo, João

Manuel Ribeiro

Fernão de Magalhães é sem dúvida uma das mais marcantes personalidades da História de Portugal e da História Universal.Os seus feitos marítimos e a sua sagacidade ainda hoje espantam pela coragem e riqueza de peripécias.Destinado aos jovens e àqueles que procuram uma aproximação à vida de Fernão de Magalhães, este pequeno grande livro, escrito pelo já celebrado Autor de literatura infantil e juvenil João Manuel Ribeiro e ilustrado por Susana Lima, constitui uma excelente porta de entrada para esse conhecimento e (re)descobrimento.

Pequenos Livros sobre Grandes Pessoas - Fernão de Magalhães,

de Isabel Thomas

Quem foi Fernão de Magalhães?Navegador e explorador português, Fernão de

Magalhães ficou famoso por ter comandado a primeira viagem de circum-navegação do globo.É lembrada como uma das mais difíceis e ousadas aventuras de sempre.Inteligente, corajoso e determinado, este homem fez importantes descobertas marítimas e provou que a terra é redonda!De artistas e cientistas, passando por personalidades revolucionárias, esta é uma coleção de biografias para crianças, com um visual moderno e atrativo, repleta de ilustrações muito coloridas.

O Mar de John Banville

Neste romance luminoso sobre o amor, a perda e o incomensurável poder da memória, John Banville apresenta-nos Max Morden, um irlandês de meia-idade que regressa à beira-mar, onde passou as férias da sua infância, para enfrentar a recente perda da sua mulher. Esse é também o regresso ao local onde, pela primeira vez na vida, foi confrontado com o amor e a morte. O mar, o passado e os seus indeléveis efeitos sobre Max estão no centro deste romance elegíaco brilhantemente escrito por um dos mestres contemporâneos da língua inglesa.

(5)

...

...

O QUE

SUGERIMOS

LER

+

as novidades por sugestão da Biblioteca

O recado de Rosie, Maurice Sendak

Publicado em 1960 e ambientado em Brooklyn, o bairro natal de Sendak, a protagonista deste clássico é Rosie, uma menina com uma imaginação delirante que de facto existiu e em quem o autor se inspirou para criar esta cativante obra sobre as brincadeiras infantis, o poder da imaginação e a transformação da realidade como via de evasão e diversão individual e coletiva. Brincar às cantoras, dançarinas, aos bombeiros e cowboys; criar personagens imaginárias ou transformar-se num ruidoso foguete são algumas das divertidas histórias que se desenrolam em  O recado de Rosie, onde Sendak também plasma toda uma série de emoções experimentadas pelas personagens: alegria, tristeza, solidão, fúria, contrariedade, júbilo…

(In Wook)

Nasredin, Odile Weulersse/ Rebecca Dautremer

Nasredin tem um problema: faça o que fizer, as pessoas riem-se dele. A quem deve ele dar ouvidos?  Ao grão-vizir? Às lavadeiras? Ao grupo de anciãos? Às crianças da aldeia? A menos que seja ao seu pai, o sábio Mustafá...  Uma magnífica adaptação da história do Velho, do Rapaz e do burro num cenário exótico. 

Literatura infanto-juvenil 2º ciclo

(In Wook)

A volta ao mundo em 80 dias, Júlio Verne

Uma obra imprescindível de Júlio Verne, um dos escritores mais traduzidos e admirados em todo o mundo.A aventura deste livro começa quando Phileas Fogg, um jovem cavalheiro britânico, dono de uma vida regrada e solitária, aposta com os membros do seu clube que é possível dar a volta ao mundo em oitenta dias. E logo parte, acompanhado apenas do seu fiel criado, Passepartout.Utilizando todos os meios de transporte existentes (do elefante, ao barco e ao comboio), estes dois intrépidos companheiros de viagem vão acompanhar os leitores numa emocionante aventura, cheia de imprevistos e lugares surpreendentes.

Literatura juvenil 3º ciclo

Esta é a história de Yanka, uma menina forte e corajosa, encontrada numa caverna de lobos em bebé. Com 12 anos, sente-se diferente de todos e sonha ser tão forte por dentro quanto é por fora. Desde pequena que sente uma ligação especial à floresta: consegue perceber o rumorejar das árvores quando lhe contam segredos, os cânticos dos pássaros com alertas preciosos, os sussurros de todos os animais a impelirem-na a regressar para o seu verdadeiro lar? um mistério para ela.A sua mãe adotiva brinca com ela dizendo que ela é parte urso, mas Yanka não acredito nisso nem por um segundo... até que acorda um dia e percebe que algo está a mudar no seu corpo. Horrorizada, parte em busca dos seus pais verdadeiros e de alguma forma para impedir a sua transformação.No caminho, conhece uma jovem Yaga que se oferece para a ajudar levando-a até onde crescem as flores de Perun, uma planta com poderes especiais. A menina consegue encontrar o que procura, mas percebe que o segredo exige uma força gigantesca - tanto do lado de fora quanto do lado de dentro.

( in Wook)

(6)

...

O QUE

ADQUIRIMOS

CLASSE 7

CLASSE 8

CLASSE 9

Fernão de Magalhães, Isabel Thomas

Heróis da História de Portugal como nunca foram contados, Pedro Marta Santos Fernão de Magalhães: o circum-navegador, Luísa Ducla Soares

Chamo-me Fernão de Magalhães, José Jorge Letria Fernão de Magalhães, Gianluca Barbera

Fernão de Magalhães - Eu não sirvo Castelo, Sirvo o Mundo, João Manuel Ribeiro A admirável história de Greta Thunberg, Valentina Camerini

As cientistas- 50 mulheres intrépidas que mudaram o mundo, Rachel Ignototofsky Portuguesas com M grande, Lúcia Vicente

Nasredin, Odile Weulersse/ Rebecca Dautremer

Alice no país das sapatilhas, Susana Tavares

Os piores anos da minha vida, James Patterson/Chris Tebbetts A rapariga rebelde, Enid Blyton

A incrível fuga do meu avô, David Walliams Pai sarilho, David Walliams

Avozinha Gangster, David Walliams A volta ao mundo em 80 dias, Júlio Verne O Estranhão, Álvaro de Magalhães A minha vida fora de série, Paula Pimenta

O mundo da Inês - Adolescente em apuros, Sara de Almeida Leite O mundo da Inês - Férias atribuladas, Sara de Almeida Leite O diário de um banana 14, Jeff Kinney

Cartas de Beatriz, Maria Teresa Maia Gonzalez A rapariga que falava com os ursos, Sophie Anderson

Guiness Word Records. 2019

OFERTA DA PORTO EDITORA

As aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain com apresentação de "Alice do País das Maravilhas" Mulherzinhas, Louisa May Ascor com apresentação de "Tom Sawyer"

Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll com apresentação de "Phileas Fogg"

As aventuras de Huckleberry Finn, Mark Twian com apresentação de Jo March "Mulherzinhas" A volta ao mundo em oitenta dias, Júlio Verne com apresentação de "Alice no País das Maravilhas"

(7)

...

...

UM LIVRO

UM FILME

Meggie é uma grande apreciadora de histórias e adoraria que o pai lesse em voz alta para ela. Mas ele não o faz há muitos anos, desde que a mãe desapareceu misteriosamente. O pai possui um dom especial: quando lê um livro em voz alta, as palavras ganham vida na sua boca e coisas e personagens das histórias saltam do livro para o mundo real. O pior é que quando algo salta cá para fora, alguém ou alguma coisa deste mundo entra para dentro do livro... A partir daí, sucede-se um sem-fim de desconcertantes aventuras, mistérios e muito suspense...

Cornelia Funke escreve com mestria, fazendo o leitor sentir que está dentro da história. Talvez ela também tenha o dom... O filme baseado neste livro teve estreia mundial em 2009.

concursos

os

Um leitor com super visão

Matilde Rodrigues, 6ºC- 180 pontos Valentina Los Angels, 5ºE - 100 pontos Dina Marques , 6ºA - 100 pontos

Clube do livro do mês

O livro de Cornelia Funke O filme de Iain Softley

Género: Fantasia, Família, Aventura

Mara Martins - 6.º A - 400 pontos Mariana Veloso- 6.º A- 390 pontos Valentina Los Angels - 6.º A - 300 pontos

Concurso Nacional de Leitura

Beatriz Gomes Semelhe, 4.º ano - EB Carrascal

Rodrigo Filipe Marques Alves, 4.º ano - EB Merelim S. Pedro Ariana Maria Rego Alves, 5.º ano

Mara   Araújo Martins, 6.º ano

Marisa Raquel Rocha Quintas, 7.º ano Ana Filipa Batista Gomes, 9.º ano

...

...

Concurso Nacional de Leitura - livros para a fase municipal

(8)

...

os Livros e DVD

+ lidos

...

A BE

E OS SEUS UTENTES

...

EMPRÉSTIMOS DOMICILIÁRIOS

Mara Araújo Martins, 6.º A - 15 livros Mariana Veloso, 6.º A - 11 livros

Luana Margarida e Silva de Carvalho, 6.º A - 11 livros David Alexandre Coelho Duarte, 6.º A - 10 livros Inês Machado Costa, 5.º A - 8 livros

Inês da Costa Maciel, 7.º A - 8 livros

Dina Teresa da Mota Marques, 6.º A - 7 livros Clara Fernandes Lourenço, 5.º E - 7 livros Diogo Pereira de Lima Gomes, 7.º D - 7 livros Inês Gomes Mota, 5.º A - 7livros

TOP 10 ALUNOS

Maria Clara de Magalhães Machado e Ramos Conceição Silva

Maria Manuela Esperança Ribeiro Ana Maria Gomes Mendes

Dolores da Silva Leite

Isabel Marília Costa Carvalho Mª da Luz Marques Peixoto

Luzia da Conceição Alves Lage Machado Bastos Ernestina Pinheiro

Maria de Jesus Fernandes

(9)

UTILIZAÇAO DA BE e dos RECURSOS EM ATIVIDADES CURRICULARES

...

...

A BE

E OS SEUS UTENTES

EMPRÉSTIMOS DOMICILIÁRIOS - 1.º período

UTILIZAÇAO LIVRE DA BE pelos alunos

Referências

Documentos relacionados

Garras que abrindo vão a minha dor já crua." E o Corvo disse: "Nunca mais.". E o Corvo aí fica; ei-lo trepado No branco

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Com esse horizonte conceitual, os artigos do dossiê “O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema” trazem olhares diversificados sobre as ligações entre

Se no cadastro da administradora, foi selecionado na aba Configurações Comissões, para que as comissões fossem geradas no momento da venda do contrato, já é

- Remover as pastilhas usadas e retornar todo o parafuso de regulagem em seguida montar uma pastilha nova do lado da roda, empurrando com a mão a pinça no sentido do cilindro de

Pela sociedade do nosso tempo: para que as pessoas não se deixem vencer pela tentação do ateísmo, do consumismo e do hedonismo, mas se esforcem por construir a vida de

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o