• Nenhum resultado encontrado

Respostas a algumas perguntas mais frequentes O PLANO DE SEGURO DE GRUPO JUVENTUDE PARA A EUROPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Respostas a algumas perguntas mais frequentes O PLANO DE SEGURO DE GRUPO JUVENTUDE PARA A EUROPA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Juventude

Respostas a algumas perguntas mais frequentes

O PLANO DE SEGURO DE GRUPO

“JUVENTUDE PARA A EUROPA”

Um plano especialmente concebido para garantir aos

participantes protecção de 24 horas por dia e acesso a

serviços médicos e de repatriamento de primeira

qualidade, bem como para garantir aos responsáveis

de grupo e aos pais tranquilidade de espírito.

(2)

Respostas a algumas perguntas mais frequentes

Os intercâmbios culturais de jovens oferecem a jovens de diferentes nacionalidades uma oportunidade única e facilmente acessível de se encontrarem num ambiente que lhes permite explorarem temas comuns e descobrirem culturas diferentes. Os intercâmbios culturais de jovens contribuem para a educação informal dos jovens cidadãos de origem e cultura diferentes que partilham valores comuns de curiosidade, generosidade e tolerância.

A Comissão Europeia decidiu que é necessário um nível mínimo de cobertura e de serviços para proteger correctamente os participantes durante o período de intercâmbio. O Plano de Seguro de Grupo “Juventude para a Europa” foi concebido pela Comissão Europeia no intuito de dar resposta a essa necessidade.

Cada grupo/organização parceiro(a) que envia jovens é livre de inscrever ou não os seus participantes no plano apoiado pela Comissão. Não obstante, os grupos que desejarem utilizar outros planos devem certificar-se de que esses planos proporcionam, no mínimo, os mesmos serviços e o mesmo nível de cobertura oferecidos pelo Plano de Seguro de Grupo “Juventude para a Europa” As exclusões a nível dos cuidados de saúde não devem ultrapassar a pequena lista inserida no Plano “Juventude para a Europa”.

O texto que se segue dá resposta às questões que recebemos dos participantes e dos responsáveis de grupo.

Por que razão a Comissão Europeia apoia um plano de seguro específico a favor dos participantes nos programas de intercâmbios culturais de jovens?

O objectivo deste plano é facultar-lhe acesso a uma rede de seguros que lhe poderá ser útil sempre que surja um problema de natureza médica, dentária, psicológica, de invalidez ou de responsabilidade. O que poderia constituir um incidente ou uma hospitalização de menor importância no seu país poderá parecer-lhe assustador e incontrolável quando se encontra longe de casa, num país estrangeiro.

O papel do Grupo AXA, da AXA Assistance e da European Benefits Administrators é o de lhe proporcionar a segurança financeira de uma apólice de seguros de confiança, os serviços administrativos de um especialista de grupos que se encontrem fora do respectivo país de origem, bem como as informações e os serviços de consulta médica e de repatriamento de uma companhia de assistência que dispõe de 35 centros de atendimento de clientes e de 6 500 correspondentes médicos em 180 países.

A cobertura é válida em todo o mundo, 24 horas por dia, a partir do dia em que deixa o seu domicílio para se dirigir ao país de acolhimento, até ao dia do seu regresso a casa no final do programa de intercâmbio. A cobertura abrange igualmente as reuniões preparatórias e de acompanhamento relacionadas com o intercâmbio em questão.

(3)

Todos os participantes nos programas de intercâmbios de jovens, incluindo os responsáveis de grupo, podem beneficiar da cobertura, desde que cada grupo/organização parceiro(a) inscreva os seus participantes e pague o prémio ao Gestor do Plano, a European Benefits.

Para o efeito, deverá ser preenchido para cada participante um simples formulário de inscrição, quer electronicamente pela Internet, quer em suporte de papel disponível junto do Gestor do Plano.

Existem exclusões decorrentes de condições prévias?

Não existe qualquer exclusão decorrente de condições prévias nem nenhum prazo de espera para se ser segurado. Basta que cada grupo/organização parceiro(a) inscreva os seus participantes para que a aceitação seja automática, sem necessidade de preenchimento de qualquer questionário ou de apresentação de um atestado médico comprovativo de boa saúde.

Quanto custa o Plano?

A cobertura é gratuita para os participantes. As despesas do prémio, subvencionadas pela Comissão Europeia, são pagas por cada grupo/organização parceiro(a) ao Gestor do Plano no momento da inscrição dos participantes.

É contabilizado um prémio único por pessoa para todo o período da actividade de intercâmbio que dura entre 6 e 21 dias, incluindo as reuniões preparatórias e de acompanhamento.

O custo é de 27 euros por pessoa se o grupo/organização parceiro(a) inscrever todos os participantes no Plano de Seguro de Grupo ou de 30 euros por pessoa se o grupo/organização parceiro(a) inscrever apenas uma parte dos participantes.

Na Alemanha, os grupos/organizações parceiros(as) podem optar por pagar 3,58 euros a mais por pessoa para obter uma cobertura complementar por parte da AXA Colonia para os participantes residentes na Alemanha (Krankheitskosten-Vollversicherung,

(4)

Quais são as prestações em matéria de cuidados de saúde?

Ficará coberto no que respeita a despesas de hospitalização, de cirurgia, de tratamentos médicos e dentários em todo o mundo, na condição de esses tratamentos e/ou prestações serem reconhecidos pelas autoridades médicas locais como essenciais para tratar a doença, o ferimento ou, se for o caso, a situação de gravidez.

Não é imposta qualquer restrição quanto à escolha do médico, do laboratório, do hospital, da clínica, etc., desde que esses estabelecimentos estejam homologados e que o tratamento seja ministrado por médicos legalmente qualificados que exerçam no respectivo domínio de competência. Poderá recorrer ao sector público ou privado.

Em caso de hospitalização coberta pelo Plano, a European Benefits pode autorizar previamente as despesas hospitalares e pagar directamente ao hospital. No que se refere a tratamentos ambulatórios, as facturas dos cuidados médicos e dentários são apresentadas à European Benefits para aprovação e os pedidos devidamente justificados serão pagos no prazo de cinco dias úteis.

O Plano paga 100% das despesas normais com tratamentos médicos, psiquiátricos, dentários e oftalmológicos necessários, a saber:

Despesas de hospitalização e custos conexos

Tratamento médico ambulatório, incluindo análises laboratoriais, radiografias e prescrição de medicamentos

Gravidez e parto

Diagnóstico e tratamento de perturbações do foro psiquiátrico, mental, nervoso, ou devidas a álcool ou droga no país de acolhimento (30 dias, no máximo)

Cuidados oftalmológicos, incluindo substituição de um par de óculos partidos (300 euros, no máximo)

Cuidados dentários, incluindo cuidados de base necessários, cirurgia dentária e, em caso de acidente ou de urgência, coroas dentais (até um valor máximo de 500 euros por dente e de 1 000 euros por pessoa)

Os cuidados de saúde não abrangidos pelo Plano são:

Tratamento que não seja considerado necessário do ponto de vista médico Psicanálise

Tratamento de perturbações do foro psiquiátrico, mental, nervoso, ou devidas a álcool ou droga fora do país de acolhimento

Óculos de sol

(5)

Quais são os serviços em matéria de repatriamento e assistência?

A AXA Assistance permite-lhe um acesso de 24 horas por dia aos seguintes serviços: SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

• Informação de carácter médico e administrativo sobre o país de acolhimento (vacinações, situação no domínio médico, medicamentos sujeitos a receita médica, clima, condições de obtenção de um visto, etc.).

• Localização dos hospitais, dos prestadores de cuidados médicos e dentários no país de acolhimento.

• Informação e aconselhamento em caso de furto ou perda de bilhetes de identidade, cartões de crédito, cheques, bilhetes de viagem, incluindo um limite máximo de 400 euros de despesas para substituição desses documentos.

ASSISTÊNCIA EM VIAGEM

• Envio de receitas médicas essenciais não disponíveis no país de acolhimento • Transferência de mensagens urgentes

• Adiantamento de uma caução em caso de acidente rodoviário (num montante máximo de 15 000 euros) no país de acolhimento

• Protecção jurídica em caso de acidente rodoviário (no montante máximo de 770 euros) no país de acolhimento.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS EM CASO DE ACIDENTE OU DE URGÊNCIA MÉDICA NO PAÍS DE ACOLHIMENTO

Em caso de doença súbita e imprevisível, de ferimentos graves ou de morte, estarão disponíveis os serviços a seguir mencionados. De qualquer forma, sempre que considerar ter necessidade de um desses serviços, entre imediatamente em contacto com a AXA Assistance. Ser-lhe-á explicado o que se pode fazer e, se necessário, de acordo com o parecer dos médicos da AXA Assistance, organizar-se-á o transporte.

• Repatriamento para o país de origem por decisão médica.

• Regresso ao país de acolhimento após restabelecimento, a fim de prosseguir o seu programa.

• Despesas de estadia (até 50 euros por dia e até um máximo de 10 dias) caso o seu regresso ao país de origem no final do programa de intercâmbio seja adiado devido a doença grave ou acidente.

• Em caso de hospitalização superior a 10 dias, despesas de viagem de um parente próximo que pretenda fazer-lhe uma visita (bilhetes, despesas de hotel até 50 euros por dia, por um período máximo de 10 dias).

• Em caso de morte ou de doença repentina e de hospitalização (superior a 10 dias) de um membro próximo da sua família, bilhete de regresso ao seu país de origem. • Repatriamento dos restos mortais (1 000 euros, no máximo, para o caixão) e

(6)

A European Benefits cobrirá as despesas médicas após o repatriamento efectuado pela

AXA Assistance com base nas regras de cobertura médica do Plano de Seguro de Grupo

“Juventude para a Europa”.

Quais são as prestações em matéria de invalidez permanente e de seguro de vida?

A seguradora paga uma indemnização fixa em caso de invalidez permanente resultante de doença ou acidente que tenha lugar durante o período coberto pelo seguro, desde que o grau de invalidez seja igual ou superior a 33%. A soma de base eleva-se a 60 000 euros. O montante do pagamento fixo é calculado multiplicando a soma de base pelo grau de invalidez permanente.

Quando um participante morre durante o período coberto pelo seguro na sequência de uma doença ou de um acidente, a seguradora paga um montante fixo de 20 000 euros. A indemnização fixa em caso de morte é paga ao beneficiário mencionado no formulário de inscrição.

Qual é a cobertura em matéria de responsabilidade civil?

A seguradora cobre as consequências financeiras da responsabilidade jurídica do segurado no que respeita a lesões corporais, danos materiais e perdas financeiras consecutivas causadas a um terceiro, desde que nenhum outro seguro local intervenha. A cobertura é mundial sob reserva dos seguintes limites, por sinistro:

• Lesões corporais: 5 000 000 euros

• Danos materiais e perdas financeiras consecutivas: 500 000 euros Estes montantes incluem:

• A sua responsabilidade enquanto locatário, ocupante ou vizinho no que se refere a danos provocados por fogo, por explosão ou danos eléctricos que afectem os locais que alugar ou ocupar ou os locais vizinhos, até um montante de 75 000 euros.

• A responsabilidade relativa aos prejuízos causados ao ambiente, até um montante de 125 000 euros.

• A defesa em tribunal e recursos até um montante de 15 000 euros. A defesa em tribunal compreende tanto a defesa no tribunal penal (a sua defesa contra processos legais) como os recursos legais (o pedido de indemnização por parte de terceiros por perdas em que tenha incorrido), até um limiar de 200 euros por sinistro.

Como inscrever-se no Plano de Seguro de Grupo “Juventude para a Europa”?

Após a aprovação do programa de intercâmbio pela Agência nacional / Comissão Europeia, cada grupo/organização parceiro(a) preenche os formulários de inscrição que

(7)

inscrição e enviar-lhe-á o guia destinado ao participante, constituído por 12 páginas e que descreve o Plano em pormenor. Entregar-lhe-á igualmente um cartão de seguro-assistência que o aconselhamos a ter sempre consigo na carteira durante o programa de intercâmbio. O cartão permitir-lhe-á ser admitido num hospital em caso de urgência e facilitar-lhe-á o acesso aos serviços de repatriamento da AXA Assistance.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Passiflora edulis, popularly known in Brazil as sour passion fruit is the most widely cultivated species of the genus Passiflora, and is of economic importance in Brazil for

a) O modo de aplicação única ou parcelada do regulador de crescimento na densidade populacional de 6 a 14 plantas m -1 não interfere na produção de algodão em caroço das

O presente trabalho aborda a temática trânsito, especificamente seu processo administrativo, tendo por objetivo analisar como este deve se desenvolver, com observância dos

A indústria alimentar recorre usualmente a aditivos sintéticos para garantir ou melhorar as características e propriedades dos alimentos [1]. O sorbato de potássio (E202) é um dos