• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO DE ECONOMIA, INOVAÇÃO, OBRAS PÚBLICAS E HABITAÇÃO ATA NÚMERO 33/XIV/ 1.ª SL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO DE ECONOMIA, INOVAÇÃO, OBRAS PÚBLICAS E HABITAÇÃO ATA NÚMERO 33/XIV/ 1.ª SL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aos 12 dias do mês de maio de 2020, pelas 10:30 horas, reuniu a Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, reuniu, em formato de Mesa e Coordenadores e em contexto de pandemia da doença COVID-19, na sala Senado do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante desta ata, com a seguinte Ordem do Dia:

1ª Parte

Audição do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, sobre as obras no Metropolitano de Lisboa, na sequência de requerimento do PAN2ª Parte

2ª Parte

1. Apreciação e votação do relatório, acerca de "Portugal na União Europeia - 2019", no âmbito do processo de acompanhamento dos assuntos europeus.

2. Outros assuntos

___________________

1ª Parte

Audição do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, sobre as obras no Metropolitano de Lisboa, na sequência de requerimento do PAN

Iniciada a reunião, o Senhor Vice-Presidente da Comissão, o Deputado Pedro Coimbra (PS), deu as boas vindas ao Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Fernandes, e ao Senhor Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.

(2)

Após a intervenção inicial do Senhor Ministro, intervieram, na primeira ronda de perguntas, os Senhores Deputados Inês de Sousa Real (PAN), Carlos Silva (PSD), André Pinotes Batista (PS), Isabel Pires (BE), Bruno Dias (PCP), João Gonçalves Pereira (CDS-PP) e Mariana Silva (PEV), tendo o Senhor Ministro respondido individualmente às perguntas.

Na segunda ronda de perguntas foram solicitados esclarecimentos adicionais pelos Senhores Deputados Filipa Roseta (PSD), Ricardo Leão (PS), Isabel Pires (BE), Bruno Dias (PCP), João Gonçalves Pereira (CDS-PP), Inês de Sousa Real (PAN) e Mariana Silva (PEV), posto que o Senhor Ministro respondeu ao conjunto das questões colocadas.

Na última ronda usaram da palavra os Senhores Deputados Sandra Pereira (PSD), Bruno Dias (PCP), Cristina Rodrigues (PAN), Carlos Silva (PSD) e Jorge Salgueiro Mendes (PSD), tendo o Senhor Ministro e os Senhores Secretários de Estado respondido à globalidade das questões colocadas.

A audição foi objeto de gravação, a qual faz parte integrante da presente ata e pode ser consultada na página da Comissão na Internet.

2ª Parte

1. Apreciação e votação do relatório, acerca de "Portugal na União Europeia - 2019", no âmbito do processo de acompanhamento dos assuntos europeus.

A Senhora Deputada Isabel Lopes (PSD), tomando da palavra, expôs sucintamente o relatório sobre "Portugal na União Europeia - 2019", quanto às matérias de competência da Comissão nele contidas.

O Senhor Vice-Presidente colocou o referido relatório à votação, tendo sido aprovado por maioria, verificando-se a abstenção do GP PCP e a ausência do PEV.

(3)

2. Outros assuntos

O Senhor Vice-Presidente informou que baixaram à Comissão, na especialidade, as seguintes iniciativas: PJL n.º 336/XIV/1ª (PSD) - Garante apoio social extraordinário aos gerentes das empresas; PJL n.º 354/XIV/1ª (PEV) - Garante o apoio extraordinário ao rendimento dos microempresários e trabalhadores em nome individual devido à redução da atividade económica pela epidemia de Covid-19 e PJL n.º 363/XIV/1ª (PAN) - Reforça a proteção dos sócios-gerentes das micro, pequenas e médias empresas.

O Senhor Vice-Presidente colocou à consideração o prazo de entrega das propostas de alteração, tendo sido consensualizado o dia 15 de maio, para a entrega das propostas de alteração aos Projetos de Lei supramencionados, o que foi aceite pelos GP presentes.

A Senhora Deputada Isabel Rodrigues (BE), usando da palavra

,

propôs que o PJL 357/XIV/1ª (BE) fosse discutido, na especialidade, em conjunto com os três PJL supramencionados, dado que as temáticas aí abordadas seriam semelhantes aos restantes PJL.

O Senhor Deputado Bruno Dias (PCP), informou estar de acordo com a agenda proposta, sugerindo que os três PJL fossem votados na especialidade e o PJL 357/XIV/1ª (BE) fosse sujeito a votação indiciária, sugestão que não mereceu oposição por parte dos presentes.

O Senhor Vice-Presidente informou ainda que baixaram à Comissão as seguintes iniciativas, para as quais seria necessário nomear Deputado Relator:

• PJL 343/XIV/1 (PCP) - Estabelece restrições à publicidade nos jogos e apostas (15.ª alteração ao Código da Publicidade, aprovado pelo Decreto-Lei nº 330/90, de 23 de outubro) – cabendo ao GP PSD designar um relator;

(4)

• PJL 345/XIV/1ª (BE) - Nacionalização da TAP – cabendo ao GP CDS-PP designar um relator;

• PJL 347/XIV/1ª (PCP) - Cria o apoio ao rendimento de microempresários e empresários em nome individual no contexto da resposta à epidemia de COVID 19 – cabendo ao GP PAN designar um relator;

• PJL 348/XIV/1ª (PCP) - Estabelece a medida excecional e temporária da admissibilidade da suspensão de contratos de fornecimento de serviços essenciais no contexto das respostas à crise epidémica de COVID-19 – cabendo ao GP PEV designar um relator;

• PJL 349/XIV/1ª (PCP) - Estabelece a rede de contacto e apoio a microempresários e a empresários em nome individual para acesso às medidas de resposta à epidemia por COVID 19 – cabendo ao GP PS designar um relator;

• PJL 351/XIV/1ª (PCP) - Garante o acesso das micro, pequenas e médias empresas e empresários em nome individual aos apoios públicos criados no âmbito da resposta ao surto epidémico de COVID 19 – cabendo ao GP PSD designar um relator;

• PJL 359/XIV/1ª (CH) - Pela introdução de medidas que permitam a reabertura do setor das empresas itinerantes de diversão, cumprindo os pressupostos de segurança sanitária e pela introdução de medidas económicas transitórias que visem minorar os danos e prejuízos causados pela pandemia da doença COVID-19 – cabendo ao GP PS designar um relator.

O Senhor Vice-Presidente informou ainda que baixou à Comissão o PJR n.º 407/XIV/1ª (CDS-PP) - Recomenda ao Governo a isenção de tributação de qualquer remuneração extraordinária paga aos profissionais que se encontram na linha da frente do combate à pandemia causadora da doença Covid-19, durante a vigência do estado de emergência.

(5)

O Senhor Vice-Presidente, tomou da palavra para proceder ao agendamento das seguintes audições e audiências:

• Audição da IAPMEI, a requerimento do GP PS – tendo sido acordado o dia 26 de maio.

• Audição da ANACOM – para apresentação do Plano de Atividades, nos termos do n.º 1 do artigo 49.º da Lei-Quadro das Entidades Administrativas Independentes e a requerimento CDS-PP, sobre o 5G – tendo sido acordado o dia 9 de maio.

A Senhora Deputada Isabel Pires (BE), tomando da palavra, relembrou que o GP BE já tinha apresentado um requerimento, aprovado em fevereiro, para audição da ANACOM e que mantinham interesse em que a audição se realizasse.

O Senhor Deputado João Gonçalves Pereira (CDS), no seguimento da intervenção do GP BE, informou que retirava o requerimento para audição ANACOM, apresentado pelo GP CDS-PP, por redundante e colocou ainda à consideração possíveis entidades a serem convidadas para participar na Conferência sobre o 5G.

• Audiência da AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal – tendo a data da sua realização ficado por definir.

• Audiência do Grupo Nowo/ONI – tendo sido acordado o dia 3 de junho.

O Senhor Vice-Presidente, informou, por fim, sobre os critérios de distribuição das salas da Assembleia da República, para as reuniões das comissões e ainda da entrada de um requerimento, por parte do GP CDS-PP, a solicitar ao Governo o contrato de concessão celebrado entre o Estado Português e a ANA.

A reunião foi encerrada às 14:45 horas, dela se tendo lavrado a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será devidamente assinada.

(6)

Palácio de São Bento, 09 julho 2020.

O VICE-PRESIDENTE

(7)

Folha de Presenças

Estiveram presentes nesta reunião os seguintes Senhores Deputados: André Pinotes Batista

Bruno Dias Cristina Moreira Cristina Rodrigues Cristóvão Norte Emídio Guerreiro Filipa Roseta Hugo Carvalho Hugo Costa Hugo Oliveira Isabel Lopes Isabel Pires

João Gonçalves Pereira Jorge Salgueiro Mendes Nuno Fazenda Pedro Coimbra Ricardo Leão Afonso Oliveira Carlos Silva Filipe Pacheco Inês de Sousa Real Márcia Passos Mariana Silva Sandra Pereira

Faltaram os seguintes Senhores Deputados:

Referências

Documentos relacionados

12:15 - Audiência da EVITA - Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes relacionados com Cancro Hereditário, para exposição das preocupações da Associação

Audiência de uma delegação de Deputados da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, sobre «Políticas de Saúde».. (a audiência

A Presidente da Associação deu os esclarecimentos solicitados, dizendo que os doentes têm tido acesso ao medicamento inovador, embora este não esteja ainda

RESPEITO ÀS PESSOAS E AO MEIO AMBIENTE | Agir sempre de forma correta e justa em relação a seus.. acionistas, profissionais, clientes, fornecedores, governos, às comunidades e

Francisco Ramos sobre o calendário do plano de vacinação e se o país está preparado, sobre o prazo previsto para a primeira fase e fases posteriores, sobre a preparação dos

Na segunda ronda intervieram os Senhores Deputados da Comissão de Assuntos Europeus, Beatriz Dias (BE) que questionou como é que tem sido articulada a definição

Figura 4.20 - Relação entre a variável média na polarização HV e a biomassa estimada por equações alométricas para microbacia do Igarapé Asu, Manaus – AM..

A SECRETÁRIA DE ESTADO DO TRABALHO E BEM-ESTAR SOCIAL, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com os termos do Decreto de nomeação nº. 1º - Designar o servidor