• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 98/XII/ 2.ª SL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 98/XII/ 2.ª SL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aos 19 dias do mês de junho de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 5 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante desta ata, com a seguinte Ordem do Dia:

1. Informações;

2. Apreciação e votação da Ata n.º 96, relativa ao dia 12 de junho de 2013;

3. Discussão e votação do requerimento apresentado pelo PCP para «Audição do Senhor Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde», sobre «problemas recorrentes e persistentes do sistema informático utilizado nos centros de saúde»;

4. Outros assuntos.

10:30 Audiência da Professora Doutora Ana Escoval para «apresentação e explicação do Questionário Europeu sobre Literacia em Saúde».

11:15 Audiência de uma delegação de Deputados da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, sobre «Políticas de Saúde».

12:00 Audiência do Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), para

«apresentação do Grupo, analisar a possibilidade de organizar uma sessão de esclarecimento sobre a doença, destinada a Deputados da Assembleia da República, e Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço».

___________________

1. Informações

A reunião foi presidida inicialmente pelo Vice-Presidente, Deputado Couto dos Santos, que informou que o Deputado João Paulo Correia, do PS, substitui o Deputado Manuel Seabra.

Recordou que a audição do Ministro da Saúde, ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento, terá lugar no dia 26 de junho, às 10 horas.

2. Apreciação e votação da Ata n.º 96, relativa ao dia 12 de junho de 2013

A Ata n.º 96, relativa ao dia 12 de junho de 2013, foi aprovada por unanimidade, registando-se a ausência do CDS-PP, BE e PEV.

3. Discussão e votação do requerimento apresentado pelo PCP para «Audição do Senhor Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde», sobre «problemas recorrentes e persistentes do sistema informático utilizado nos centros de saúde»

A Deputada Paula Santos apresentou o requerimento que solicita a audição do Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, invocando a existência de problemas recorrentes e

(2)

persistentes do sistema informático utilizado nos centros de saúde, o que origina dificuldades relacionadas com a prescrição médica, havendo também informação clínica a que o médico não tem acesso.

A Deputada Luísa Salgueiro disse acompanhar o requerimento, porque lhe têm chegado notícias de falhas que põem em causa o acesso aos cuidados primários de saúde. Os Deputados Nuno Reis e Teresa Caeiro não acompanham o requerimento, mas consideram que se houver quaisquer dúvidas poderá ser questionado o Ministro na próxima audição.

O Presidente em exercício colocou à votação o requerimento do PCP, que foi rejeitado com os votos contra do PSD e CDS-PP e os votos a favor do PS e PCP, registando-se a ausência do BE e PEV.

4. Outros assuntos

A Deputada Paula Santos requereu a discussão em comissão, ao abrigo do n.º 4 do artigo 192.º do Regimento, das Apreciações Parlamentares nºs. 52 e 53, respetivamente sobre o «Decreto-Lei n.º 54/2013, de 17 de abril, que define o Regime Jurídico da Prevenção e Proteção contra a Publicidade e o Comércio das novas Substâncias Psicoativas» e sobre o «Decreto-Lei n.º 68/2013, de 17 de maio, que procede à transferência de competências do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.». A decisão será tomada na próxima reunião.

A Deputada Luísa Salgueiro anunciou que o grupo parlamentar do PS irá entregar um requerimento a solicitar a audição do Presidente do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, sobre o Relatório Primavera 2013, que foi apresentado publicamente no dia anterior.

Audiência da Professora Doutora Ana Escoval para «apresentação e explicação do Questionário Europeu sobre Literacia em Saúde»

(a audiência foi integralmente gravada)

A Presidente, que entretanto assumiu a condução dos trabalhos, deu a palavra à Professora Doutora Ana Escoval, Coordenadora do Projeto Questionário de Literacia em Saúde, que se fez acompanhar pelo Professor Doutor Constantino SaKellarides, Coordenador Científico do Projeto e pela Dr.ª Ana Rita Pedro, Investigadora.

A Professora Ana Escoval e o Professor Constantino SaKellarides agradeceram a oportunidade de dar a conhecer o projeto «Saúde que Conta - Think Tank Capacitação do Cidadão em Saúde».

É reconhecido que a promoção da literacia em saúde dos cidadãos tem assumido importância na facilitação do acesso aos cuidados de saúde e na autogestão de saúde. Não é fácil medir o grau de

(3)

literacia em saúde, mas um grupo de peritos europeus juntou-se para desenvolver, validar e aplicar um questionário, que pretende aferir os níveis de literacia em saúde da população, com o objetivo de utilizar os resultados como suporte às iniciativas de promoção destes conhecimentos. Portugal aderiu ao projeto europeu, que inicialmente era integrado por vários países, nomeadamente a Espanha, Grécia, Holanda, Irlanda, Alemanha, Bulgária, Polónia e Áustria, e que tem trabalhado as questões da literacia e da decisão partilhada. Gostariam de contar com o apoio da Comissão de Saúde para o lançamento desta iniciativa, que desenvolverá uma parceria com as várias escolas de saúde no país (rede académica), para realizar um estudo global e fazer o diagnóstico do nível de literacia em saúde dos portugueses.

A Dr.ª Ana Rita Pedro fez uma apresentação em power point dando conta dos principais pontos abordados no projeto «Saúde que Conta – Think Tank Capacitação do Cidadão em Saúde», que pretende promover em Portugal uma melhor compreensão, pelo cidadão, da informação na área da saúde. Referiu os objetivos do estudo, a metodologia, onde define os requisitos e descreve o processo, as questões abordadas e os principais resultados, identificando os fatores facilitadores da decisão partilhada, as intervenções para promover os fatores facilitadores, as principais barreiras à decisão partilhada e as intervenções para as atenuar.

A Presidente agradeceu a apresentação e felicitou a equipa pelo trabalho desenvolvido, dando de seguida a palavra aos Deputados.

A Deputada Elza Pais cumprimentou todos, reconhecendo que só com base no conhecimento é que se constrói uma cidadania mais ativa. Perguntou quais são os obstáculos encontrados e como foram sendo ultrapassados nos países onde tem sido aplicado o questionário.

A Deputada Luísa Salgueiro agradeceu a exposição e questionou a equipa sobre o impacto dos estudos e de que forma podem ser potenciados.

A Deputada Paula Santos agradeceu as informações e o alerta para um conjunto de medidas para melhorar o conhecimento em saúde, o que será enriquecedor para todos. Perguntou se, ao nível dos cuidados primários de saúde, não deveria haver uma ação planeada e coordenada pelo Ministério da Saúde no sentido de alertar os utentes para a literacia em saúde.

O Deputado Nuno Reis cumprimentou os presentes e felicitou-os pelo trabalho desenvolvido, considerando que os resultados do estudo poderão ser importantes para a definição de políticas públicas e pediu que comentassem os resultados da literacia em saúde nos oito países que integram o consórcio europeu.

A Deputada Teresa Caeiro felicitou a equipa pelo trabalho desenvolvido, trata-se de um assunto que tem inequívoca importância e no qual todos estarão de acordo em colaborar.

(4)

A Deputada Isabel Galriça Neto cumprimentou os presentes pela exposição. Trata-se de uma área que lhe é querida e pensa que devem continuar a ser sensibilizadas as escolas de saúde para a necessidade imperiosa de uma boa comunicação dos profissionais com os utentes.

O Professor Constantino SaKellarides respondeu às questões colocadas, dizendo, designadamente, que se deve olhar para a média e para a distribuição etária dos resultados do estudo europeu sobre literacia em saúde e ver o que se ganha aumentando a percentagem de literacia e o que é preciso fazer para o conseguir. A Professora Ana Escoval e a Dr.ª Ana Rita Pedro complementaram as respostas.

Audiência de uma delegação de Deputados da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, sobre «Políticas de Saúde»

(a audiência foi integralmente gravada)

A Presidente apresentou a delegação da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, composta pelas Vice-Presidentes da Comissão, Filomena Sebastião Santana Monteiro D’Alva e Maria Edith Salvaterra Pinto e pelo Deputado Deolindo Luiz da Trindade Mata e ainda pelo Técnico da Comissão Nelson das Neves Lopes.

A Deputada Maria Edith Salvaterra Pinto agradeceu a oportunidade de vir partilhar a sua pequena experiência, estando aqui, essencialmente, para aprender. Deu nota de que a Comissão de Assuntos Sociais é composta por nove Deputados efetivos e 5 suplentes, abrangendo as áreas da Saúde, Educação, Habitação, Cultura, Emprego e Formação Profissional, Trabalho e Segurança Social, Proteção Social e Solidariedade e Juventude e Desporto.

A Deputada Filomena Sebastião Santana Monteiro D’Alva reconheceu que existem grandes diferenças a nível organizativo entre as duas Comissões, desde logo porque as comissões da Assembleia Nacional de São Tomé não funcionam a tempo inteiro, o que dificulta respostas atempadas, especialmente ao nível das petições. Frisou que a delegação de Deputados da Comissão dos Assuntos veio à Assembleia da República para aprender, solicitando ajuda em alguns aspetos.

Para tecer comentários e colocar questões usaram da palavra os Deputados Isabel Galriça Neto, Laura Esperança, André Figueiredo, Elza Pais e Paula Santos, que agradeceram a presença da delegação de Deputados Santomenses e a partilha de experiências, tendo colocado os respetivos partidos à disposição para essa colaboração. Foram colocadas questões sobre os principais problemas na área da saúde e sobre a cooperação entre os dois países, designadamente o trabalho prestado pela Fundação Marquês de Vale Flôr.

(5)

Antes de dar a palavra à delegação Santomense para responder, a Presidente salientou a grande ligação que existe entre Portugal e São Tomé, enfatizando que é com satisfação que a Comissão de Saúde os recebe, perguntando se existe algum plano sobre o tratamento da malária.

A Deputada Filomena Monteiro D’Alva respondeu que o seu país tem feito um esforço no combate e no tratamento da malária, estando praticamente erradicada da Ilha do Príncipe, mas persistindo ainda em São Tomé. A Fundação Vale Flôr tem apoiado muito os santomenses, mas o Governo atual pretende diminuir as evacuações de doentes para Portugal, porque localmente estão a melhorar a capacidade de resposta. O Deputado Deolindo Mata esclareceu que a Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe (ANSTP) é composta por 55 Deputados, oriundos de quatro partidos políticos, dos quais 26 não estão a participar nos trabalhos, o que lhes tem trazido imensas dificuldades. Existem cinco comissões especializadas com nove membros cada. A Deputada Maria Edith disse que o desemprego em São Tomé também é muito elevado e os jovens formados no exterior, quando regressam, não têm respostas, nem fazem aquilo para que foram preparados.

A Presidente da Comissão de Saúde disse que é com satisfação que toma conhecimento que já reduziram a incidência da malária e convidou a delegação de Deputados Santomenses a continuar a assistir à reunião.

12:00 - Audiência do Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), para

«apresentação do Grupo, analisar a possibilidade de organizar uma sessão de esclarecimento sobre a doença, destinada a Deputados da Assembleia da República, e Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço»

(a audiência foi integralmente gravada)

A Presidente deu as boas vindas e a palavra ao Dr. Jorge Rosa Santos, Diretor do Serviço de Cirurgia da Cabeça e do Pescoço do IPO de Lisboa e Presidente do Grupo de Estudos do Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), que veio acompanhado pelo Dr. Miguel Magalhães, Diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do IPO de Lisboa e Vice-Presidente do GECCP e pela Dr:ª Sofia Coelho Silva, responsável de comunicação do GECCP.

O Dr. Jorge Rosa Santos cumprimentou todos na pessoa da Presidente e também a delegação de Deputados de São Tomé. Lembrou que o GECCP foi criado em julho de 2010 com o objetivo de promover, apoiar e colaborar em iniciativas de caráter formativo e educacional científico, deontológico e ético no âmbito dos tumores da cabeça e do pescoço. Referiu que os carcinomas da cabeça e do pescoço são a 4.ª patologia com maior incidência em Portugal em indivíduos do

(6)

sexo masculino e o sétimo mais comum a nível mundial. Um dos principais problemas prende-se com o facto da doença, que regista 1800 novos casos em Portugal, ainda não estar devidamente reconhecida. Informou que na semana de 23 a 27 de setembro, o GECCP celebra a Semana Europeia de Luta Contra o Cancro da Cabeça e do Pescoço, sendo também celebrada em Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra e com o objetivo de sensibilizar a população, os profissionais de saúde e a comunicação social para uma doença mutilante e que mata cerca de 3 portugueses por dia. Nessa semana pretendem ter várias iniciativas, entre elas, «um dia aberto» de realização do diagnóstico precoce, a fim de que a doença seja detetada o mais cedo possível, para que o tratamento seja mais eficaz.

Para comentar e colocar questões usaram da palavra as Deputados Graça Mota, Isabel Galriça Neto, Luísa Salgueiro, Paula Santos, que agradeceram a exposição que consideram muito útil.

A Deputada Graça Mota pretendeu saber a opinião dos responsáveis do GECCP sobre a rede de referenciação deste tipo de cancro, a Deputada Isabel Galriça Neto falou das situações de doença avançada e da resposta diminuta, onde os cuidados paliativos têm um papel importante para as pessoas terem mais qualidade de vida. Perguntou qual é a composição da equipa multidisciplinar e sugeriu que solicitassem à AR que se associasse à semana de esclarecimento. A Deputada Luísa Salgueiro sublinhou que foi alertada para este tipo de cancro, pois desconhecia o seu alcance e ficou surpreendida com o n.º de casos surgidos e a Deputada Paula Santos disse estar preocupada com a incidência da doença e valoriza muito a campanha que está delineada com vista à prevenção da doença e à promoção da saúde.

O Dr. Jorge Rosa Santos respondeu às questões colocadas, respostas que foram complementadas pelo Dr. Miguel Magalhães.

A Presidente agradeceu os esclarecimentos prestados e fez votos para que a campanha da semana europeia de setembro seja um sucesso e aconselhou-os a contactar a Presidente da Assembleia da República e solicitar colaboração.

A reunião foi encerrada às 13:35 horas, dela se tendo lavrado a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será devidamente assinada.

Palácio de São Bento, 19 junho 2013.

A PRESIDENTE

(MARIA ANTÓNIA DE ALMEIDA SANTOS)

(7)

Folha de Presenças

Estiveram presentes nesta reunião os seguintes Senhores Deputados:

Conceição Bessa Ruão Couto dos Santos Cristóvão Simão Ribeiro Elza Pais

Francisco de Assis Graça Mota

Isabel Galriça Neto Laura Esperança Luís Vales Luísa Salgueiro Manuel Pizarro

Maria Antónia de Almeida Santos Miguel Santos

Nuno André Figueiredo Nuno Reis

Paula Santos

Ricardo Baptista Leite Teresa Caeiro

Ana Oliveira

João Paulo Correia João Prata

Maria da Conceição Caldeira

Faltaram os seguintes Senhores Deputados:

João Semedo

Maria Manuela Tender

Estiveram ausentes em Trabalho Parlamentar os seguintes Senhores Deputados:

Elsa Cordeiro Filipe Neto Brandão José Luís Ferreira

Referências

Documentos relacionados

16:30 Visita ao Centro Hospitalar do Algarve (FARO) e reunião conjunta com as seguintes entidades: - Conselho Administração do CHA (Centro Hospitalar do Algarve), ARS

A Deputada Conceição Bessa Ruão apresentou o Relatório Final da Petição n.º 239/XII (2.ª), na qualidade de Relatora, tendo identificado o objeto da Petição, fazendo

Seguiram-se as intervenções dos grupos parlamentares, tendo usado da palavra a Deputada Carla Rodrigues, que referiu que o PSD considera muito importante o assunto objeto

Discussão do Projeto de Resolução n.º 65/XIII/1ª, do BE, que «Recomenda ao Governo a imediata extinção do Centro Hospitalar do Algarve e a valorização do Hospital

Usaram da palavra, para comentar e colocar questões, os Deputados Manuel Pizarro, Miguel Santos, João Serpa Oliva e Paula Santos, que foram esclarecidas pelo

Discussão e votação dos Requerimentos do BE, que solicitam a «Audição de Luís Cunha Ribeiro, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale

Discussão e votação do Parecer sobre a Petição n.º 367/XII (3.ª) - «Contra a fusão/agregação de cursos das áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica»,

de uma instituição de ensino público federal e sua principal contribuição, tanto na perspectiva prática quanto teórica, reside na análise de aspectos da