• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 93/XII/ 2.ª SL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 93/XII/ 2.ª SL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aos 22 dias do mês de maio de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 3 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante desta ata, com a seguinte Ordem do Dia:

10:00

1. Informações;

2. Apreciação e votação da Ata n.º 92, relativa ao dia 15 de maio de 2013;

3. Outros assuntos.

10:45 - Audição do Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Dr.

João Sequeira Carlos, requerida pelo PSD e CDS-PP, sobre os cuidados de saúde primários.

12:15 - Audiência da EVITA - Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes relacionados com Cancro Hereditário, para exposição das preocupações da Associação e para dar conta dos progressos na área do rastreio do cancro hereditário e de como abordar a questão das famílias com síndrome de cancro hereditário.

___________________

1. Informações

A Presidente informou os Deputados sobre a audiência da Deputada Doris Fiala, Relatora da Comissão das Migrações, Refugiados e Deslocados Internos, da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, realizada no dia anterior, que teve por objeto o Relatório sobre «Migrantes e Refugiados e a Luta Contra o VIH/SIDA», onde estiveram presentes quatro Deputados da Comissão de Saúde. Informou também que a reunião foi gravada, pelo que poderão tomar conhecimento integral do seu conteúdo.

2. Apreciação e votação da Ata n.º 92, relativa ao dia 15 de maio de 2013

A ata n.º 92, relativa ao dia 15 de maio, foi aprovada por unanimidade, registando-se a ausência do BE e PEV.

3. Outros assuntos

A Presidente lembrou que a Comissão tem pendentes várias visitas em território nacional e que poderão ser agendadas para uma terça-feira, pedindo aos coordenadores dos GP que sugiram as que consideram prioritárias. Recordou que as visitas poderão ser realizadas em função da oportunidade, enquadrando-se neste caso, a visita a Coimbra, tendo a Deputada Teresa Caeiro

(2)

apoiado esta visita. Será enviado um email com todas as visitas constantes do Plano de Atividades e as que, entretanto, foram aprovadas.

A Deputada Paula Santos pediu que a Comissão solicite esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre a possibilidade de integração da doença de Sjögren no Despacho 11387-A/2003, para que os portadores dessa doença possam ter acesso à comparticipação de medicamentos essenciais para o seu tratamento.

Audição do Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Dr. João Sequeira Carlos, requerida pelo PSD e CDS-PP, sobre os cuidados de saúde primários.

(a audição foi integralmente gravada)

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) esteve representada pelo seu Presidente, Dr. João Sequeira Carlos, pelo Vice-Presidente, Dr. Rui Nogueira e pelo Vogal da Direção, Dr.ª. Susana Medeiros.

A Presidente informou que o requerimento foi apresentado pelos GP’s do PSD e CDS-PP e deu conta da metodologia de trabalho e da grelha de tempos a utilizar. Começou por dar a palavra ao Dr. João Sequeira Carlos para fazer uma apresentação inicial em power point. O Presidente da APMGF lembrou o que diz o «Memorando de Entendimento» sobre a reorganização dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), onde está previsto o aumento do número de Unidades de Saúde Familiar. As áreas de ação da Associação para os Cuidados Primários tiveram em conta os recursos humanos, os sistemas de informação, a ação estratégica, a articulação de cuidados, a promoção da saúde e prevenção da doença. Deu conta das conclusões de um inquérito realizado aos médicos, onde se diz, designadamente, que é preferível reorganizar do que transferir e que há um peso excessivo de burocracia. Convidou os Deputados da Comissão a assistir à comemoração dos 30 anos da APMGF, que vai ocorrer no dia 25 de maio, às 16 horas, na Torre Vasco da Gama, onde terá lugar uma conferência do Prof. Correia de Campos, seguida de um beberete.

O Dr. Rui Nogueira complementou a informação inicial referindo dados estatísticos que mostram a desertificação dos concelhos do interior, a falta de médicos de medicina geral e familiar no Algarve, na Região Autónoma da Madeira e especialmente na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Há um esgotamento da capacidade formativa dos médicos, que piorará porque estão a sair muitos licenciados em medicina.

A Presidente agradeceu o convite que, infelizmente, não tem disponibilidade para aceitar. Os cuidados de saúde primários continuam a ser essenciais para a população e são uma porta de

(3)

entrada no sistema e fica satisfeita por saber que as políticas são viradas para o cidadão, mas preocupa-a o facto da capacidade formativa dos médicos estar a ficar esgotada.

A Presidente deu a palavra à Deputada Graça Mota para apresentar o requerimento em que solicita esta audição, com o objetivo de debater os CSP. Começou por dar os parabéns à APMGF pela comemoração dos seus 30 anos, no que foi seguida por todos os Grupos Parlamentares.

Agradeceu as informações prestadas e pediu que fosse disponibilizada uma cópia da apresentação com os dados referidos. Salientou a importância do trabalho dedicado da medicina geral e familiar no âmbito da saúde materno-infantil e no tratamento da diabetes. Após a criação de USF, ACES, UCS, UCC e novos modelos de financiamento, perguntou aos responsáveis da APMGF qual a valorização da evolução dos CSP até ao presente, sobre as disparidades remuneratórias entre USF e UCSP, a atualização de ficheiros e o alargamento do horário de funcionamento.

A Deputada Isabel Galriça Neto agradeceu a exposição e relevou a importância desta audição depois de ter sido ouvida a associação USF-AN. Reconheceu a existência de dificuldades, tal como já foi dito pelo Ministro da Saúde e que, apesar de um cenário de políticas restritivas, tem sido dada prioridade aos CSP, designadamente aos cuidados de saúde de proximidade com o envolvimento de outros profissionais.

A Deputada Elza Pais reconheceu que as reformas nesta área são complexas e nunca estão terminadas. Tomou boa nota das áreas de ação estratégica apresentadas ao Ministro e pensa ter sido positivo o inquérito feito aos médicos e as suas conclusões. O PS sempre valorizou o SNS e iniciou a sua reforma com a participação dos profissionais. Perguntou à Associação se está satisfeita com a forma como a reforma tem avançado, como têm sido geridas as dificuldades financeiras, se o Governo tem cumprido o «Memorando» e como tem decorrido o acesso dos cidadãos ao CSP.

A Deputada Paula Santos considera os CSP essenciais e preponderantes para os portugueses, não estando ainda a ser dada a resposta necessária nalguns pontos do país, por falta de profissionais nalgumas zonas e porque a fusão dos agrupamentos de saúde não está a ser feita numa lógica de proximidade. Perguntou como se podem atenuar as desigualdades entre CS e USF e qual o impacto que terão nos CSP as medidas anunciadas pelo Governo para os funcionários públicos.

O Dr. João Sequeira Carlos respondeu que as medidas tomadas permitiram obter ganhos em saúde e que a existência de USF e UCSP poderá não ser negativa, desde que os doentes não sintam diferença de tratamento. O Dr. Rui Nogueira deu conta de que as avaliações realizadas, pelos utentes e pelos profissionais, têm sido positivas e por isso não compreende porque é que o

(4)

Governo está a limitar a criação de USF. A Dr.ª. Susana Medeiros disse acreditar que o aumento de três para quatro anos na formação dos médicos de medicina geral é uma mais-valia e defende que a realização de concursos nacionais ou regionais deve ocorrer imediatamente após os exames de saída do internato.

Na 2ª. ronda usaram da palavra para pedir esclarecimentos os Deputados Isabel Galriça Neto, Paula Santos e João Prata, que foram respondidos pelo Presidente, referindo que vai enviar a sua apresentação, e que foram completadas pelos Vice-Presidente e Vogal da APMGF.

A Presidente agradeceu os esclarecimentos prestados, sublinhando que a reforma dos cuidados de saúde primários está em curso, precisa é de ser aperfeiçoada.

Audiência da EVITA - Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes relacionados com Cancro Hereditário, para exposição das preocupações da Associação e para dar conta dos progressos na área do rastreio do cancro hereditário e de como abordar a questão das famílias com síndrome de cancro hereditário.

(a audiência foi integralmente gravada)

A Presidente cumprimentou a Associação EVITA, esclarecendo que a marcação desta audiência foi proposta por vários coordenadores, de acordo com a oportunidade do tema, e de seguida deu a palavra a Tamara Milagre, que veio acompanhada por Teresa Kay, Virgínia Milagre e Diana Antunes.

Em nome da EVITA, Tamara Milagre agradeceu a oportunidade de ser recebida pela Comissão de Saúde, referindo que a Associação tem como missão melhorar a qualidade de vida de indivíduos e famílias afetadas pelo cancro hereditário. Deu conta das suas preocupações, nomeadamente da necessidade de criar o Dia Nacional do Cancro Hereditário, de promover ações de sensibilização em hospitais, centros de saúde e escolas, de combater a marginalização dos portadores da mutação genética no emprego e nos seguros, de desenvolver um quadro legal no âmbito da PMA, garantido o direito de escolha do casal, da promoção da formação de profissionais de saúde, de incentivar a investigação científica e da angariação de fundos para a EVITA. Considera ainda que seria importante criar uma Base de Dados Nacional de Cancro Hereditário, para se tomar conhecimento do número real de pessoas com cancro hereditário, que poderia ficar registada no Hospital de D. Estefânea, a qual seria fundamental, nomeadamente, para a investigação científica e para aconselhamento mais personificado.

Para tecer considerações e colocar questões intervieram os Deputados Isabel Galriça Neto, André Figueiredo, Paula Santos e João Prata. A Deputada Isabel Galriça Neto agradeceu as informações

(5)

e reconheceu interesse no trabalho prestado. Reiterou disponibilidade para ajudar e perguntou o que gostariam de ver alterado na Lei da PMA. Sobre a criação de dias nacionais informou que não cabe à Comissão tratar essa matéria, pode é apoiar iniciativas promovidas pela Associação.

O Deputado André Figueiredo felicitou a EVITA pelo trabalho benévolo e questionou-a sobre possíveis contactos com o Ministério da Saúde e quais as respostas obtidas e disponibilizou-se para receber a Associação no GP do PS.

A Deputada Paula Santos saudou a Associação pelo trabalho desenvolvido, assinalando que a Comissão de Saúde pode sempre alertar e questionar o Governo sobre os problemas expostos e reconheceu que existe estigma nas relações laborais.

O Deputado João Prata agradeceu a forma concisa e direta com apresentaram as questões, dizendo que o PSD está recetivo às sugestões feitas. Pensa que deveria ser aproveitada a comemoração de um Dia de Luta Contra o Cancro para falar do cancro hereditário. Pretende saber quais os contactos efetuados com outras estruturas de saúde, para além do Ministério da Saúde, e que respostas tiveram. Sobre as questões laborais, aconselhou a Associação a contactar a Comissão de Trabalho e Segurança Social.

A concluir, as representantes da EVITA agradeceram o apoio manifestado pelos vários grupos parlamentares, chamando a atenção para a necessidade de complementar nesta área a formação dos médicos de medicina geral e familiar, propondo a criação de um manual de boas práticas, que seria promovido pela Direção Geral de Saúde.

A Presidente agradeceu a apresentação e os esclarecimentos prestados, salientando que são bem-vindas as propostas de alteração legislativa. Aconselhou a EVITA a consultar a Comissão da Proteção de Dados sobre a criação de uma base de dados de cancro hereditário.

A reunião foi encerrada às 13:55 horas, dela se tendo lavrado a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será devidamente assinada.

Palácio de São Bento, 22 maio 2013.

A PRESIDENTE

(MARIA ANTÓNIA DE ALMEIDA SANTOS)

(6)

Folha de Presenças

Estiveram presentes nesta reunião os seguintes Senhores Deputados:

Conceição Bessa Ruão Couto dos Santos Cristóvão Simão Ribeiro Elsa Cordeiro

Elza Pais

Filipe Neto Brandão Graça Mota

Isabel Galriça Neto Laura Esperança Luís Vales

Maria Antónia de Almeida Santos Maria Manuela Tender

Nuno André Figueiredo Nuno Reis

Paula Santos Teresa Caeiro Ana Oliveira João Prata

Maria da Conceição Caldeira Odete Silva

Faltaram os seguintes Senhores Deputados:

Francisco de Assis João Semedo José Luís Ferreira Luísa Salgueiro Manuel Pizarro Miguel Santos

Esteve ausente em Trabalho Parlamentar o Senhor Deputado:

Ricardo Baptista Leite

Referências

Documentos relacionados

Para agradecer a apresentação, comentar os dados e colocar questões intervieram os Deputados Elsa Cordeiro, que reconheceu a carência de profissionais, designadamente na

16:30 Visita ao Centro Hospitalar do Algarve (FARO) e reunião conjunta com as seguintes entidades: - Conselho Administração do CHA (Centro Hospitalar do Algarve), ARS

A Deputada Conceição Bessa Ruão apresentou o Relatório Final da Petição n.º 239/XII (2.ª), na qualidade de Relatora, tendo identificado o objeto da Petição, fazendo

Seguiram-se as intervenções dos grupos parlamentares, tendo usado da palavra a Deputada Carla Rodrigues, que referiu que o PSD considera muito importante o assunto objeto

Discussão do Projeto de Resolução n.º 65/XIII/1ª, do BE, que «Recomenda ao Governo a imediata extinção do Centro Hospitalar do Algarve e a valorização do Hospital

Usaram da palavra, para comentar e colocar questões, os Deputados Manuel Pizarro, Miguel Santos, João Serpa Oliva e Paula Santos, que foram esclarecidas pelo

Discussão e votação dos Requerimentos do BE, que solicitam a «Audição de Luís Cunha Ribeiro, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale

Discussão e votação do Parecer sobre a Petição n.º 367/XII (3.ª) - «Contra a fusão/agregação de cursos das áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica»,