• Nenhum resultado encontrado

Hoje celebramos o amor de Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hoje celebramos o amor de Deus"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Vai tomar a Santa Ceia?

H

oje celebramos o amor de Deus

por nós! E não existe prova maior desse amor do que o sa-crifício do Seu próprio Filho em nos-so favor. Ao celebrarmos a Santa Ceia, trazemos à nossa memória esse amor incondicional, inexplicável e incompa-rável.

Segundo nossa fundamentação bíbli-ca e teológibíbli-ca, cremos e afi rmamos que os sacramentos – batismo e San-ta Ceia – são meios de graça instituí-dos por Nosso Senhor Jesus Cristo, si-nais visíveis da graça invisível do Espí-rito Santo na vida dos crentes. A Ceia do Senhor é sinal da nossa redenção e memorial perpétuo de Sua paixão e morte. Nos elementos da Ceia, Cristo Se dá aos que são Seus, renovando a comunhão de amor da nova aliança.

A Ceia, ou Comunhão, é uma das experiências mais ricas vividas pelos cristãos. É a expressão concreta do amor de Deus e da experiência de pertencer a uma comunidade de irmãos e irmãs: a comunidade do povo de Deus.

É um momento profundamente amplo, fraterno e de comunhão. Sabemos que os seres humanos constroem muros de separação. Nossa sociedade exclui das mesas ora os pobres, ora os negros, ora as mulheres, ora as crianças. Portan-to, a Santa Ceia simboliza não apenas nossa redenção em CrisPortan-to, mas também nossa reconciliação com toda a Criação, sobretudo com os nossos semelhantes. Ceia é perdão, é salvação, é aliança, é conversão, é comunhão. Diante de tão profundo signifi cado, o apóstolo Paulo alerta a igreja em Corinto – e esse aler-ta ecoa pelos séculos – de que não devemos tomar a Ceia indignamente, sob o risco de atrairmos sobre nós a responsabilidade pela morte do próprio Cristo: “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.” (1 Co 11:27).

A Ceia não é um ato isolado da vida, muito pelo contrário. Ela deve ser nortea-dora e balizanortea-dora de todas as nossas condutas. Partilhar da Ceia em pecado e fi ngir que nada está acontecendo é um ato indigno e reprovado por Deus. Pau-lo também orienta que cada um deve examinar-se a si mesmo:

(2)

se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma deste pão e beba deste cálice” (1 Co 11:28). Ou seja, o que deve determinar se uma pessoa deve ou não tomar a Ceia é sua própria consciência. Não cabe a ninguém dizer quem pode ou não pode partilhar da Comunhão.

Contudo, permitam-me fazer um alerta. Como dissemos, a Ceia está carregada de significados e também de efeitos, mas creio que um dos símbolos maiores da Ceia é a própria comunhão, pois, a Santa Ceia não expressa somente nossa co-munhão com Deus, mas, sobretudo, a coco-munhão entre aqueles que dela parti-lham. Portanto, não vejo nada tão indigno, ao tomar a Ceia, quanto partilhá-la e não estar em comunhão com um irmão ou irmã da igreja. Se o sacrifício de Cris-to foi para nos reconciliar com o Pai, Cris-tomar a Ceia e não perdoar esse irmão ou irmã é pregar novamente o Salvador no madeiro.

Por isso, se você vai tomar a Santa Ceia hoje, mas não está em comunhão com alguém da igreja, procure essa pessoa, perdoe ou peça perdão, reconcilie-se com ela, para que o ato de tomar a Ceia não seja apenas me-ra formalidade religiosa ou a triste expressão de uma hipocri-sia farisaica.

Grato pelo sacrifício de Cristo,

Rev. Tiago Valentin

Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias.

Martinho Lutero, monge alemão, precursor do protestantismo (1483-1546) Reflexão

Não quero me limpar!

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos alivia-rei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11:28-30)

Há pouco mais de um ano, nossa igreja promove o projeto Alimentando Vidas, com pessoas em situa-ção de rua. Ele é realizado todas as segundas-fei-ras, a partir das 20h00, quando um grupo de ir-mãos e irmãs vai até uma praça perto de nossa comunidade para levar alimentos, roupas, abraços, cantar louvores e falar da Palavra de Deus para as pessoas que estão ali pelas mais diversas razões e, de alguma forma, tentar encaminhá-las a algum al-bergue, centro de reabilitação, ou fazer com que elas restabeleçam contato com suas famílias e empregos.

Dentre os frequentadores da praça, existe um senhor de uns 50 anos chamado Roberto, que, infelizmente, por ser viciado em álcool, abandonou sua família, seu emprego e a vida que havia construído.

Ele é inteligente, articulado, mas já perdeu coisas preciosas para sustentar seu vício. Assistentes sociais já tentaram reabilitá-lo para a sociedade diversas vezes, mas o pouco que conseguiram foi dar-lhe um banho de vez em quando e cortar

(3)

suas unhas, cabelo e barba. Seu Roberto alega que o Brasil é um país livre, ga-rantindo o seu direito de ir e vir, e que quem mora na rua é que é livre de verda-de, pois é dono de sua própria vida e não faz parte do sistema.

Numa tarde ensolarada, resolvi passar pela praça para ver como estava o seu Roberto e as outras pessoas. Algo que realmente me incomodava nele eram as longas unhas sujas, a barba com resquícios de comida e o mau odor. Sem fa-lar que ele estava sempre com a mesma calça social e recusava as roupas no-vas que levávamos para ele.

“Seu Roberto”, disse eu naquela tarde, “o que o senhor acha de fazermos uma boa limpeza nas suas mãos? Pelo menos para o senhor poder comer e não fi-car doente.”

Comprei então um pacotão de lenços umedecidos e ali, na minha ingenuidade, achando que aquilo resolveria algo, quebrei minha cara.

“Seu Roberto, olha só. Comprei lenço umedecido para limpar suas unhas. Aí o senhor pode usar quando quiser, pois mata as bactérias e tem um cheirinho su-perbom!”

Ele pegou o pacote de lenços da minha mão e jogou no chão. Fiquei sem reação. Por que ele não queria se limpar? Estava tudo ali, à sua disposição, e ele se ne-gava a usar, como se aquela sujeira fizesse parte dele… Mas fazia, e como fazia! Aquela crosta sobre seu corpo só refletia o vício, a depressão, a falta de amor-próprio. E era um sinal claro de que ele havia desistido da vida e de si mesmo. De forma alguma considero sua atitude uma fraqueza. Na verdade, não consi-go parar de pensar: que prisão emocional e espiritual é essa que torna sua vi-da uma constante busca por uma espécie de anestésico e o leva a negar qual-quer tipo de ajuda ou cura?

Pior do que nadar, nadar e não chegar à praia é perder a vontade de nadar e dei-xar a maré te levar para qualquer lugar ou não chegar a lugar algum e morrer no meio do oceano.

O que acontece com o seu Roberto ocorre com todos nós, pelo menos em al-gum momento da nossa vida. É quando algo em nós está na sombra e não dei-xamos ninguém nos ajudar e muito menos Deus nos curar, talvez por medo, sofri-mento, orgulho, altivez, autossuficiência… A questão é: onde Deus está queren-do te dar um trato e você está mais escorregadio queren-do que sabonete? Você até pe-de para Deus te curar, mas, aí, quando o caldo engrossa, você corre para qual-quer válvula de escape, que te anestesia temporariamente, mas, a longo prazo, só te prende ainda mais.

Jesus está doidinho pra te dar uma lavagem completa, sem julgamentos e sem forçar, somente por amor. Vai haver umas boas esfregadas para arrancar bem a sujeira e um estranhamento de sua parte quando tudo estiver bem limpinho. Mas, sem dúvida, o resultado será incrível!

Pergunte ao Espírito Santo em que parte da sua vida você tem fugido da cura de Deus. Caso você já saiba qual é seu ponto crítico, corra agora mesmo para uma ducha divina, maravilho-sa, e, assim, como um bebê, tire um soninho confiante e bem gostoso no colo do Pai, aliviado por estar limpinho!

(4)

Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando,

vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

Sarah Westphal, escritora catarinense Concílio Local

Desafio para nossa igreja

No último domingo de maio (31/5), nossa igreja, reunida em Concílio, decidiu que, a partir de 2016, pretende assumir a Pra. Laura Costa Valentin em regime integral; ou seja, ela passará a se dedicar exclusivamente às atividades da igreja. Para que essa decisão seja efetivada, passamos por uma necessidade financei-ra, pois a pastora terá de abrir mão de sua atividade profissional secular. E nos-sa igreja, por sua vez, precinos-sará fazer uma correção financeira, para que a pasto-ra possa exercer seu ministério em regime integpasto-ral.

A Igreja Metodista não permite que as igrejas locais comprometam mais do que 35% de sua arrecadação com os pastores e, no caso de nossa igreja, já esta-mos no limite. Portanto, o desafio é que possaesta-mos aumentar a arrecadação da igreja, para que a decisão do Concílio seja viável e concretizada.

Por isso, fazemos um apelo aos que são dizimistas, para que mantenham a re-gularidade de suas contribuições. E, principalmente, àqueles que ainda não são dizimistas, para que assumam esse compromisso com Deus e com sua igreja. Destacamos que, ao aumentarmos a arrecadação, poderemos ter não apenas dois pastores em tempo integral, mas melhores condições de investir na mis-são, nas ações ministeriais e nos projetos desenvolvidos por nossa comunidade. Sabemos que a obra de Deus nunca irá parar por falta de dinheiro, mas, se o ti-vermos com mais constância, faremos mais e melhor.

Procure ainda hoje nosso tesoureiro Weslley, solicite a ele seu envelope de dízi-mo e tenha a alegria de contribuir com o Reino de Deus.

Avisos

Curso: “Haggai na Sua Igreja” – Módulo 2

Está chegando o Módulo 2 do curso “Haggai na Sua Igreja”. Cada módulo dura 8 horas e abrange três matérias. No Módulo 2, estudaremos as bases do planeja-mento, gestão de papéis e argumentos para compartilhar a sua fé.

Quando: O Módulo 2 será no dia 4 de julho (sábado), das 8h30 às 16h30; Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Datas dos próximos módulos: 22 de agosto e 24 de outubro; Valor por módulo: R$ 45,00;

(5)

Aniversariantes

3/6 Eduardo de Barros Silveira;

6/6 Eric Vinícius Amaral Ferreira e Isabella Dias de Souza;

7/6 Lucieni Silva das Chagas;

9/6 Vera Lúcia Martins Sobolevski;

12/6 Carla Stracke Pimentel.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e ir-mãs que passam por enfermidades e proble-mas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Célia, da D. Celina Fonseca (tia da Márcia Li-lian), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Elenice (irmã da d. Neusa), do Enemézio (irmão da Edna), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de San-tana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José) e do Wanderlei;

Pela Clínica Neemias e pelo tratamento do Leandro;

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (7/5) PRÓX. DOMINGO (14/6) FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores GUARDADOR DOS CARROS Cleuton Toninho INTERCESSÃO Manoel/Marilene Tiago/Edward MINISTÉRIO INFANTIL Carol/Mariana/Silvana Roberta/Laura/Rosa

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

OPERADOR DE CAMERA Guto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Sem. Lucas Pra. Laura/Emerson

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

Referências

Documentos relacionados

mas a constante de velocidade numa reação de primeira ordem, por exemplo, como é o 101 caso na Fig. Isto pode ser entendido através da expansão de Taylor, que para uma função f(x)

Mas sim, descobrir como através de uma efetiva ação pastoral a sabe- doria da Igreja pode ajudar a rede de comunicação digital a ser aquilo que deve ser no plano de Deus acerca

POSSIBILIDADE DE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NOMEAR E PREENCHER OS SEUS CARGOS EM COMISSÃO (ART. AGRAVO DE INSTRUMENTO DESPROVIDO. AGRAVO LEGAL PREJUDICADO.. O MPF

A minha fala estará centrada na análise do lugar que ocupa (ou deveria ocupar) a Didática, enquanto ciência, na formação de professores tendo como referência a noção

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

Este mês de outubro foi atípico, o nosso veículo esta com problemas, comprei algumas peças pela internet, dia 10, e ainda não chegaram; o mecânico aconselhou a

As Festas Bíblicas não existem para ser guardadas como lei, pois Jesus já as cumpriu no seu ato redentivo, embora a Igreja Cristã creia em Páscoa, Pentecoste e Tabernáculos?.