• Nenhum resultado encontrado

1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO 31/03/2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO 31/03/2019"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

31/03/2019

Neste caderno, você encontrará um conjunto de quarenta páginas numeradas sequencialmente, contendo sessenta questões das seguintes áreas: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas. A Classificação Periódica dos Elementos.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções

1. CARTÃO DE RESPOSTAS

Nada deve ser escrito ou registrado no cartão, além de sua assinatura, da transcrição da frase e da marcação das respostas. Para isso, use apenas caneta de corpo transparente, azul ou preta.

Após ler as questões e escolher a alternativa que melhor responde a cada uma delas, cubra totalmente o espaço que corresponde à letra a ser assinalada, conforme o exemplo abaixo.

As respostas em que houver falta de nitidez ou marcação de mais de uma letra não serão registradas. O cartão não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado.

2. CADERNO DE QUESTÕES

Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Caso observe qualquer erro, notifique o fiscal.

As questões de números 01 a 11 estão relacionadas com o texto base, apresentado na página 3.

As questões de números 24 a 28, da área de Linguagens, deverão ser respondidas de acordo com sua opção de Língua Estrangeira: Espanhol, ou Inglês.

Informações gerais

O tempo disponível para fazer a prova é de quatro horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal este caderno e o cartão de respostas.

Boa prova!

(2)
(3)

TEXTO BASE

QUESTÃO

01

Observe o trecho retirado de A Gaia Ciência, de Nietzsche:“O homem louco se lançou para o meio deles e trespassou-os com seu olhar. ‘Para onde foi Deus’, gritou ele, ‘já lhes direi! Nós o matamos – vocês e eu. Somos todos seus assassinos! Mas como fizemos isso? Como consegui-mos beber inteiramente o mar? Quem nos deu a esponja para apagar o horizonte? Que fizeconsegui-mos nós, ao desatar a terra do seu sol? Para onde se move agora? Para onde nos movemos nós? Para longe de todos os sóis? Não caímos continuamente? Para trás, para os lados, para a frente, em todas as direções? Existem ainda ‘em cima’ e ‘embaixo’? Não vagamos como que através de um nada infinito? Não sentimos na pele o sopro do vácuo? Não se tornou ele mais frio? Não anoitece eternamente? Não temos que acender lanternas de manhã?”

É impossível negar a relação histórica e conflituosa entre Religião e Ciência. “Deus está morto”, máxima atribuída a Nietzsche reflete essa eterna rixa entre a existência de Divindades – e toda sua simbologia e significado para aqueles que creem – e a Ciência questionadora dessa fé inexplicável e incontestável.

No texto de Marcelo Gleiser, são expostas algumas funções e ações da Ciência para explicar ou não o “como” e o “porquê” das coisas, sem necessariamente se afirmar que há um abismo entre Ciência e Religião.

Traçando uma comparação entre os dois textos, podemos entender que os pontos de vista expressos são:

(A) Complementares, já que um texto se utiliza do outro para se fundamentar e dar continuidade ao pensamento e reflexão.

(B) Opositores, porque apresentam assertivas que se anulam.

(C) Comparativos, porque Gleiser esbarra no questionamento de Nietzsche ao falar sobre a guerra entre Religião e Ciência.

(D) Individuais, porque ao passo que Nietzsche nega a existência de Deus já que não é possível prová-la, Gleiser admite que existem situações que a ciência é ainda incapaz de explicar.

O PORQUÊ E O COMO

Na famigerada guerra entre ciência e religião, uma distinção comum é afirmar que a ciência explica "como" as coisas são e não o "porquê". Mas vale a pena pensar: será que esse é realmente um modo eficiente de discriminar entre ciência e reli-gião? Ou será que confunde as coisas ainda mais?

Para chegar a uma conclusão, talvez seja uma boa ideia começar ilustrando essa distinção com alguns importantes exemplos históricos. Quando Galileu afirmou que objetos em queda livre são acelerados em direção ao chão independentemente de suas massas, não estava preocupado em questionar o "porquê" de os objetos caírem, mas sim o "como".

Através de experimentos detalhados, mostrou que a distância percorrida por um objeto em queda é proporcional ao qua-drado do tempo que ele gasta no percurso, obtendo assim a primeira relação matemática descrevendo um movimento que acontece por causa da gravidade terrestre.

Cerca de 80 anos mais tarde, Isaac Newton elaborou sua importante lei da gravitação universal. Ele mostrou que dois objetos com massa se atraem com uma força que se reduz com o quadrado da distância entre eles.

Logo após a publicação do livro, algumas pessoas fizeram críticas a Newton. Elas afirmavam que essa misteriosa "ação à dis-tância" entre o Sol e a Terra ou entre a Terra e a Lua (ou entre você e seu computador ou jornal) tinha algo de sobrenatural, alguma coisa meio fantasmagórica. Newton, então, respondeu: "Ainda não pude descobrir a causa dessas propriedades da gravidade a partir de fenômenos, e não arrisco qualquer hipótese, pois o que não é deduzido de fenômenos deve ser chama-do de hipótese, e hipóteses não pertencem à filosofia experimental."

Ou seja, hipóteses que não podem ser testadas não são científicas. Portanto, se não temos nada testável a dizer sobre o porquê da atração gravitacional entre duas massas, é suficiente usar a teoria da gravidade para descrever a atração entre as massas sem explicar por que ela ocorre.

Newton usou sua teoria para prever o retorno do cometa Halley, explicar as marés, entender o formato achatado da Terra, calcular a precessão dos equinócios, e muito mais. Essa abordagem de Newton acabou por definir a ciência do "como". Realmente, é difícil contemplar a ciência operando de uma forma diferente. Atribuir causas ocultas a fenômenos naturais, eventos que não podem ser verificados experimentalmente, não acrescenta nada à descrição científica desses fenômenos. Podemos incluir também a teoria da relatividade geral de Albert Einstein. Ele mostrou que a atração entre corpos com massa pode ser interpretada como consequência da curvatura do espaço em torno deles. Mas, mesmo aqui, não sabemos por que os objetos encurvam o espaço à sua volta. Porém, resolvendo as equações da teoria, podemos descrever o quanto ele é encurvado e como objetos se comportam nessa geometria.

Será que a ciência poderia explicar o porquê das coisas? Focando na física, me aventuro a dizer que não poderia. Arrisco até dizer que questões do tipo "por que" sequer conseguem chegar a ser científicas. Se o porquê significa propósito, a física tem pouco a colaborar. Podemos validar experimentalmente as leis da natureza, como "energia é conservada", mas não sabemos por que ela é, afinal, conservada.

Se você afirmar que caso contrário não estaríamos aqui, não estará dizendo muita coisa. A ciência já é bem complexa se ocupando só com o "como" das coisas. Para o porquê, temos todo o resto.

(4)

TEXTO BASE

Vimos no texto base que Galileu afirmou que corpos em queda livre são acelerados em direção ao chão indepen-dentemente de suas massas. Com base nisso e no estudo de grandezas físicas, assinale a alternativa que contem a analise dimensional relacionada à gravidade:

(A) [M]⋅[L]⋅[T]-2

(B) [L]⋅[T]-1

(C) [M]⋅[L]3⋅[T]-2

(D) [L]⋅[T]-2

Dada Lei da Gravitação Universal, na qual a força de atração entre dois corpos é dada pelo produto de suas mas-sas com a constante da gravidade, tudo isso dividido pela distância ao quadrado. Sabe-se que duas bolas de tê-nis que realizam atração mútua distam-se 2 metros, a bola azul está no chão enquanto a amarela, sobre a mesa. Em uma conversa com amigos podemos levantar uma teoria sobre os motivos da nossa grande derrota para a Alemanha na última copa do mundo de futebol, sobre os rumos da crise econômica e outros infinitos temas relevantes. Seriam essas teorias válidas? Claro que sim! Mas não são teorias científicas. Na ciência, chamamos de teoria o que é fortemente embasado por diversas pesquisas feitas de forma independente por cientistas ao longo do tempo. Não é um mero palpite de mesa de bar. [...]

Disponível em: http://cienciahoje.org.br/artigo/qual-a-diferenca-entre-teoria-e-lei-por-que-a-selecao-natural-de-darwin-e-teoria/Acesso em: 03 Jan. 2019

No texto de Gleiser ele cita algumas teorias científicas, a mais popular dentro da biologia é a teoria da evolução. Sobre esta podemos afirmar que:

(A) variações do meio ambiente levam o indivíduo a sentir necessidade de se adaptar.

(B) o uso de um órgão o desenvolve e o seu desuso o atrofia.

(C) a teoria da evolução tem diversas evidências que a fundamentam.

(D) as espécies permanecem imutáveis desde sua criação.

Em seu sentido usual, a conjunção “mas” é indicadora de oposição entre ideias. Entretanto, em determinados contextos, sua colocação permite inferir outros significados.

Nas orações destacadas abaixo, a única que apresenta a conjunção “mas” não indicando contraposição é:

(A) Mas, mesmo aqui, não sabemos por que os objetos encurvam o espaço à sua volta.

(B) [...] mas não sabemos por que ela é, afinal, conservada.

(C) [...] não estava preocupado em questionar o "porquê" de os objetos caírem, mas sim o "como".

(D) Mas vale a pena pensar: será que esse é realmente um modo eficiente de discriminar entre ciência e religião?

QUESTÃO

04

QUESTÃO

05

QUESTÃO

06

QUESTÃO

03

QUESTÃO

03

QUESTÃO

02

Dada descoberta de Galileu, evidencia-se a existência de satélites rotando os planetas. Assinale a quantidade de satélites de Júpiter, que é dado pelo total de satélites, com mais os satélites, a metade deles e um terço do total obtendo-se a metade de 391.

(A) 69

(B) 98

(C) 106

(5)

TEXTO BASE

Os solstícios e os equinócios são fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol. A inci-dência dos raios solares de maneira desigual nos hemisférios define as diferentes estações do ano, e é possibi-litada pelos:

(A) Movimentos de rotação e translação

(B) Movimento de rotação e achatamento da Terra

(C) Movimento de translação e inclinação do eixo terrestre

(D) Movimento de translação e achatamento da Terra

No texto, o autor narra fatos e expõe suas opiniões relacionados à relação conflituosa entre religião e ciência. Uma dessas opiniões está explicitada em:

(A) “Quando Galileu afirmou que objetos em queda livre são acelerados em direção ao chão independente-mente de suas massas, não estava preocupado em questionar o "porquê" de os objetos caírem, mas sim o "como".”

(B) “Ele mostrou que dois objetos com massa se atraem com uma força que se reduz com o quadrado da distân-cia entre eles.”

(C) “Se você afirmar que caso contrário não estaríamos aqui, não estará dizendo muita coisa. A ciência já é bem complexa se ocupando só com o "como" das coisas. Para o porquê, temos todo o resto.”

(D) “Ainda não pude descobrir a causa dessas propriedades da gravidade a partir de fenômenos, e não arrisco qualquer hipótese, pois o que não é deduzido de fenômenos deve ser chamado de hipótese, e hipóteses não pertencem à filosofia experimental."

QUESTÃO

07

QUESTÃO

08

Mesmo com a grande quantidade de evidências do desenvolvimento científico das sociedades pré-colombianas muito se fala a respeito da inferioridade dos povos nativos americanos, ou até mesmo na crença de que seres ex-traterrestres poderiam ter tido contato com essas civilizações, o que supostamente explicaria esse avanço. Essa característica da visão do desenvolvimento científico que influencia essa leitura das sociedades pré-colombianas pode ser encontrada em:

(A) Eugenia (B) Simplismo (C) Eurocentrismo (D) Chauvinismo QUESTÃO

09

Os Maias tinham mais conhecimento que os Europeus da época

Cruzando a matemática com a observação, os Maias conseguiram conhecer, com uma precisão espantosa, a duração dos ciclos lunar, solar e do planeta Vênus. Eles calcularam que Vênus passa pela Terra a cada 583,935 dias – algo espantosamente próximo do número considerado correto hoje, que fica entre 583,920 e 583,940. Também definiram que o ciclo lunar dura 29,53086 dias (atualmente os astrônomos falam em 29,54059).

Os Maias registraram que o Sol completa seu ciclo em 365,2420 dias, enquanto que na atualidade esse número está defini-do em 365,2422. Com base nesses conhecimentos, eles criaram um conjunto de calendários complexos e interligadefini-dos que, juntos, formavam um dos sistemas de contagem do tempo mais precisos de sua época.

(…)

Entre os europeus, a astronomia só começou a avançar mais rápido lá pelo século 17, quando Galileu Galilei se apropriou da invenção do telescópio, registrada pelo fabricantes de lentes holandês Hans Lippershey, para olhar para o espaço.

(6)

TEXTO BASE

A partir da ciência galileana, pôde-se observar um fenômeno temporal no qual a distância entre o Sol e a Terra é paralela ao de Marte à Lua, localizada na órbita terrestre. Sabe-se que a distância da Terra a Lua é de 4 × 10-8

ano-luz e a de Marte ao Sol é de 2,5 × 10-5 ano luz.

A partir do prolongamento desses segmentos encontram-se dois pontos na órbita terrestre, no qual o segmento da distância entre eles é paralelo ao da Terra ao Sol. A razão entre as distâncias do Sol e da Terra à órbita terrestre é, respectivamente, em anos-luz: (A) 1,6 × 10-3 (B) 8 × 10-3 (C) 54 (D) 253 QUESTÃO

10

Conhecido por muitos como o pai da Química Moderna e notado por seus pares por fazer observações deta-lhadas de suas pesquisas, Lavoisier em seus experimentos, media a massa dos materiais antes e depois das transformações químicas. Tais transformações químicas fez com que Lavoisier publicasse a lei de conservação das massas.

Na reação de síntese em que se obtém 360 gramas de água, a partir dos gases hidrogênio e oxigênio, sobre esta síntese é possível afirmar que:

(A) se dá a partir de 20 mols de gás oxigênio

(B) se dá a partir de 20 gramas de gás hidrogênio

(C) se dá a partir de 320 gramas de gás oxigênio

(D) se dá a partir de 10 mols de gás hidrogênio

QUESTÃO

(7)

LINGUAGENS

No trecho “Suéteres e braços cruzados sobre o peito quase nada adiantavam”, a palavra em destaque é acentu-ada pela mesma razão por que se acentua o vocábulo:

(A) mármore, pois são acentuadas as paroxítonas terminadas em -re, seguidas ou não de -s.

(B) pés, pois são acentuados todos os plurais terminados em -es.

(C) coágulos, pois formam hiato com a vogal anterior.

(D) ímpeto, pois são proparoxítonas.

Após a leitura do conto Por dentro, analise a seguinte passagem e responda:

“debruçou-se na beira da cama e, num jato, vomitou os primeiros coágulos de fogo.“

O trecho destacado é uma representação metafórica. Tal figura de linguagem é característica comum de qual função da linguagem presente em todo o conto:

(A) Referencial (B) Apelativa (C) Poética (D) Emotiva QUESTÃO

12

QUESTÃO

13

Os termos destacados no trecho fazem referência a experiências sensoriais. Indique a alternativa que apresenta as sensações transmitidas por eles:

(A) frio e calor

(B) frio e frescor (C) calor e alívio (D) frio e frio QUESTÃO

14

Por dentro

Tão difícil, para ela, se aquecer à noite. Calçava meias, e os pés, de gelo. Vestia pijama felpudo, e as pernas, de mármore. Suéteres e braços cruzados sobre o peito de quase nada adiantavam. E cobertores, cobertores, cobertores. Na noite em que por cima de tudo deitou seu casaco de lã de carneiro, sentiu-se enfim protegida.

Acordou de madrugada, a nuca quente, os cabelos empapados de suor, e uma náusea, um ímpeto que lhe enchia a boca de água e buscava expelir o que havia em si de mais fundo. Sem se importar com o tapete, debruçou-se na beira da cama e, num jato, vomitou os primeiros coágulos de fogo.

Segunda história de insônia

O lobo insone decide contar carneiros. Mas ao ver o primeiro saltando a cerca, não resiste. Lança-se atrás dele, e o persegue até acabá-lo em sangue. Cheio o ventre, adormece saciado.

Observe o trecho:

“Calçava meias, e os pés, de gelo. Vestia pijama felpudo, e as pernas, de mármore.”

Assinale a alternativa que classifica corretamente o vocábulo quanto à tonicidade:

(A) Até – monossílabo

(B) Atrás – oxítona

(C) Acabá-lo – paroxítona

(D) Não – oxítona

QUESTÃO

(8)

LINGUAGENS

De acordo com o dicionário, Verdade é substantivo feminino e significa “propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade.” No conto, o substantivo sofre uma alteração em seu uso comum e recebe novo valor, dado pelos personagens que brigavam por sua posse.

Assinale a alternativa que apresenta essa mudança:

(A) substantivo abstrato para concreto

(B) substantivo concreto para abstrato

(C) substantivo concreto para adjetivo

(D) adjetivo para substantivo.

QUESTÃO

16

Sobre a função da linguagem presente no conto “Um pouco, por amor”, é correto afirmar:

(A) tem por objetivo principal expor um posicionamento pessoal e transmitir as emoções do autor.

(B) tem por objetivo principal a maneira como a mensagem será transmitida, fazendo do texto um trabalho es-tético com palavras.

(C) tem por objetivo principal a imparcialidade e objetividade.

(D) tem por objetivo principal o convencimento do leitor sobre o conteúdo abordado.

O adjetivo “feroz”, por meio de derivação sufixal, forma o substantivo “ferocidade”, destacado no trecho. Esse processo de formação de palavra provocou a mesma mudança de classe gramatical na formação do vocábulo:

(A) Propriedade (B) Infelizmente (C) Quantidade (D) Inexistente QUESTÃO

17

QUESTÃO

18

Direitos de Propriedade

A verdade não estava disponível naquela sala, naquela casa, naquela tarde. No entanto, dois homens discutiram, com irônica elegância a princípio e logo com ferocidade, ambos seguros de possuí-la. Teriam chegado ao duelo, não fosse a intervenção de um terceiro, que ofe-recia a paz através de uma outra opinião.

Recolhidos ao seguro território da civilidade, cada qual mantendo em silêncio seu lote, agora eram três a possuir a verdade inexistente.

Um pouco, por amor

Porque se amavam, abraçaram-se confundindo seus corpos. Quando, findo o amor, se separaram, ele afastou-se mancando um pouco porque, além do ventrículo esquerdo, havia assumido uma tíbia dela, ligeiramente mais curta que a sua própria. E ela se foi, mais alta do que quando o havia encontrado, mas apertando um pouco as pálpebras sobre os cristalinos antes dele, agora seus, e míopes.

Observe o trecho:

(9)

LINGUAGENS

O texto “Um pouco, por amor” explora a temática das relações pessoais. A esse respeito, a palavra que melhor sintetiza o desfecho do conto é:

(A) Empatia

(B) Interdependência

(C) Transmutação

(D) Compaixão

O conto apresenta uma característica comum em tirinhas e outros gêneros textuais que promovem entreteni-mento. A alternativa que apresenta essa peculiaridade é:

(A) humor ácido

(B) rimas (C) personagens (D) quebra de expectativa QUESTÃO

19

QUESTÃO

20

Dentre as diversas funções da linguagem, que visam a um objetivo comunicativo, é possível destacar na narrativa “Tijolo sobre tijolo” a função:

(A) Referencial, pois a crônica relata um aspecto cotidiano comum da vida a dois.

(B) Apelativa, pois o desfecho do conto tem por objetivo despertar emoção no leitor.

(C) Metafórica, pois o título é uma metáfora que simboliza o casamento como um processo de construção diária.

(D) Poética, pois o efeito inesperado do desfecho é resultado da elaboração narrativa.

QUESTÃO

21

Tijolo sobre tijolo

Tantos anos de vida em comum tornaram a separação inevitável. Chamou-se o pedreiro, um muro foi erguido dividindo a casa ao meio. De um lado ficaram os filhos, os empregados, os animais domésticos. Do outro, ele, ela, e a conquistada solidão.

Questão de timing

(10)

LINGUAGENS

A alternativa que apresenta uma palavra cuja formação se deu da mesma forma que “bomba-relógio” é:

(A) girassol – composição por justaposição

(B) hidrelétrico – composição por aglutinação

(C) auto – redução

(D) quinta-feira – composição por aglutinação

Um mesmo texto pode apresentar diferentes funções da linguagem. No conto “História 1”, é possível observar tanto a função poética quanto a referencial, pois:

(A) Ao mesmo tempo em que usa a linguagem figurada, apresenta caráter informativo.

(B) Ao mesmo tempo em que faz menção a fatos da História, busca convencer o leitor sobre a veracidade da narrativa.

(C) Ao mesmo tempo em que é científico, apresenta uma narrativa ficcional.

(D) Ao mesmo tempo em que apresenta acontecimento histórico, evidencia o desapontamento do eu lírico com o choque entre as culturas dos povos.

QUESTÃO

22

QUESTÃO

23

Apesar da

A bomba-relógio nunca chegou a explodir. Apesar da precisão do mecanismo, e sem que seus autores o pudessem prever, minutos antes da hora programada no artefato, o tempo entrou em pane.

História 1

Em tempos que não tiveram registro por falta de escrita, os Citas foram assolados por densos bandos de águias que toldavam o sol e ame-açavam as crianças. Arco e flecha eram, além das lâminas, sua única arma.

Só muitos séculos mais tarde desceram das terras do Norte. E os assírios, que primeiro relataram a presença daqueles bárbaros, nunca entenderam seu estranho costume de disparar setas para as nuvens.

(11)

LINGUAGENS INGLÊS

What kinds of exercise should you do?

(A) Exercises that you like.

(B) Stretching exercises.

(C) Jogging and aerobics.

(D) Walking 15 minutes a day.

“You should choose the kind of exercise that you enjoy”

The typical use of the underlined verb form signals the following aspect of this action:

(A) Strong obligation.

(B) Advice.

(C) Prohibition.

(D) Possibility.

According to the text, which of the following statements is FALSE?

(A) If you prefer to exercise at a health club, you should take an aerobic class.

(B) The same kind of exercise you do at a health club can be done at home.

(C) There are many ways you can exercise without going to a health club.

(D) Most people can walk 15 minutes a day. What generally happens to people who exercise?

(A) They lose weight easily.

(B) They don’t have any health problems.

(C) They don’t get sick.

(D) They feel good.

QUESTÃO

24

QUESTÃO

25

QUESTÃO

26

QUESTÃO

27

Exercising

Everyone should get exercise. People who find the time to exercise every day or several times a week are usually healthier, feel better, and have fewer problems with their weight. There are many ways of getting exercise. You should choose the kind of exercise that you enjoy, and you can exercise at a gym, at home, or even on the street.

Some people prefer gyms where you pay a monthly fee. At a health club, you can do exercises by yourself or take classes where you will do stretching exercises, aerobics etc. You can bike or lift weights at a health club too. Of course, you can also do these kinds of exercises home. If you want to lift weights or ride an exercise bike, though, you will have to buy some equipment, and this might sometimes be expensive. But you don’t need any special equipment to do aerobics or stretching exercises. You can also get exercise by jogging on the streets or in a park.

If it's still hard for you to find the time to exercise, don’t worry. You can get some exercise by walking every day. Most people find it hard to make excuses for not walking 15 minutes a day. The important thing is to do something. And start now. You’ll feel better.

Why is it a good idea to exercise at a health club?

(A) For a small fee, you can take an aerobic class.

(B) They have special equipment that you don’t.

(C) You can do stretching exercises.

(D) You don’t have to buy any expensive equipment.

QUESTÃO

(12)

LINGUAGENS ESPANHOL

Observa que en el texto aparece el adjetivo gentilicio de Salvador Dalí, o sea, aquel adjetivo que demarca su nacionalidad. De acuerdo con ese contenido, marca la opción que está correcta en las dos relaciones de país / nacionalidad.

(A) Brasil – brasileiro(a) / Dinamarca – danés(a)

(B) China – chinés(a) / Francia – francés(a)

(C) Puerto Rico – portoriqueño(a) / Grecia – griego(a)

(D) Colombia – colombiano(a) / Venezuela – venezolano(a)

Em que alternativa se encontram os dois gentilícios que substituem de forma adequada os países destacados no texto?

(A) puertoriceña – colombiano

(B) puertorriceño – colombiana (C) puertorriqueño – colombiano (D) puertorriqueña – colombiana QUESTÃO

25

QUESTÃO

26

Calle 13 es una banda Puerto Rico de raprock y rapfusión, que se caracteriza por su estilo musical ecléctico y que mezcla estilos muy variados, tales como rap, rock, ska, merengue, bossa nova, música balcánica, reguetón alternativo, folclore la-tinoamericano, cumbiaColombia, cumbiavillera, candombe, salsa, afrobeat, electrónica, entre otros, a menudo utilizando instrumentos no convencionales.

BIOGRAFÍA de Calle 13. Musica.com. Disponível em: <http://www.musica.com>. Acesso em: 7 jan. 2015. (Adaptado)

Assinale a alternativa em que há uma estrutura no condicional.

(A) Como hicimos todas las tareas, mi mamá nos dejó ir.

(B) Habrías conocido a Pedro, si hubieras ido al cine conmigo.

(C) Cuando me digas dónde estás, te envío el paquete.

(D) Se buscó muchísimo a una actriz para la pieza.

QUESTÃO

27

La comicidad de la tira está en:

(A) Gaturro hacer siempre lo que quiere y de todas formas pedir permiso a Agatha.

(B) Agatha pedir siempre a Gaturro cosas imposibles de realizar.

(C) Gaturro decir que haría varias cosas por Ágatha y no hacer ninguna.

(D) el hecho de que Ágatha y Gaturro no se soportan ensudía a día.

QUESTÃO

24

Salvador Dalí fue un reconocido pintor surrealista español, conocido por su sentido de la fantasía y su forma excéntrica de ser, demostrada en su forma provocativa de exponer su privacidad y sus pensamientos. Además de la pintura, trabajó en escultura, fotografía y cine.

(13)

MATEMÁTICA

Pedro, em suas férias, estava sem nada para fazer e resolveu observar os aviões que voavam sobre sua casa. Para isso, usou seu celular como Teodolito (instrumento de medição de ângulos). Ele iniciou o cronometro no instante em que o avião estava sobre sua casa. Dez segundos depois o avião estava a 63° de sua casa. Levando em consideração que os aviões seguem uma trajetória horizontal e voam a 5100 m de altitude, como mostrado na figura a seguir, quanto tempo o avião levou para chegar ao terceiro ponto de marcação a 10° do segundo?

Dados: sen(17°) = 0,2 g; tan (17°) = 0,30; cos (27°) = 0,8 g e tan (27°) = 0,51

1º Marcação 3º Marcação 90° 5100m 63° 10° Casa 2º Marcação (A) 8 segundos (B) 7 segundos (C) 9 segundos (D) 10 segundos

Para decorar sua casa, Suzana decidiu reutilizar um espelho velho acrescentando uma faixa de couro para que pudesse suspendê-lo. Prendendo essa faixa em dois pontos tangentes ao espelho e fixando-o a um prego, essa faixa de couro formou um ângulo de 60° no ponto do prego, como na figura a seguir.

30°

Dado o exemplo acima com os pontos de fixação, determine a medida do maior arco do espelho.

(A) 120° (B) 180° (C) 240° (D) 270 QUESTÃO

29

QUESTÃO

30

(14)

MATEMÁTICA

Com as informações acima determine o número de atletas que receberam pontuação máxima

(A) 8

(B) 5

(C) 6

(D) 9

Um grupo de investidores aplicou certa quantia, e ficou acertado que o lucro seria dividido igualmente entre os investidores presentes após certo tempo. Esta aplicação obteve um retorno financeiro de 1200 reais que seria

QUESTÃO

33

QUESTÃO

34

Se p/q é a fração irredutível equivalente à dízima periódica 1,478478… determine quanto vale p.q.

(A) 1.475.523 (B) 1.485.635 (C) 1.869.246 (D) 1.468.978 QUESTÃO

32

Após o falecimento de seu pai, Joaquim, dois irmãos Bento (mais velho) e Chico (mais novo) herdaram um terre-no com formato de um triângulo retângulo e decidiram dividi-lo em dois lotes por uma cerca feita na mediatriz da hipotenusa, conforme mostra figura. Sabe-se que os lados AB e   BC desse terreno medem, respectivamente,  

80 m e 100 m. Dessa forma, Bento receberá o lote de maior perímetro e Bento o de menor. Qual a diferença entre os perímetros dos lotes?

(A) 13 m (B) 14 m (C) 15 m (D) 16 m QUESTÃO

31

O surf é oficialmente um esporte olímpico e será disputado com primeira participação nos jogos olímpicos de Tokyo 2020. Nesse esporte existem 3 tipos de manobras que contam mais pontos dentro da competição, tubo, aéreo e batida no lip, sendo assim o atleta que conseguir realizar as três manobras na mesma onda recebem a maior pontuação. No quadro abaixo veremos as quantidades de atletas que realizaram tais manobras.

§ 22 atletas realizaram um tubo

§ 16 atletas realizaram batida no lip.

§ 24 atletas realizaram aéreo

§ 10 atletas realizaram Tubo e batida no lip.

§ 10 atletas realizaram batida no lip e aéreo

§ 8 atletas realizaram tubo e aéreos.

(15)

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Homologias são estruturas de mesma origem embrionária em organismos distintos que possuem posição similar e não necessariamente tem a mesma função. As homologias são importantes evidências para a evolução pois indicam:

(A) a presença de analogias entre os organismos.

(B) ancestralidade comum entre os organismos.

(C) que órgão similares podem cumprir diferentes funções.

(D) qual dos organismos analisados é o ancestral.

Beatriz acordou de madrugada e precisava preparar um chá para se acalmar, e, para isso, tinha que esquentar a água. Qual a quantidade de energia fornecida à 500 ml de água, em kJ, para uma variação de temperatura em 144°F? (adote 1 cal = 4 J, cágua = 1 cal/g°C, dágua = 1g/ml)

(A) 160

(B) 130

(C) 215

(D) 340

Uma ex aluna do Hexag, que passou para medicina na UERJ, foi do seu ex curso para sua futura faculdade de carro. A distância entre os dois destinos é de 24 km e ela levou 32 min para completar todo o percurso. Qual foi a velocidade média da aluna em m/s ?

(A) 0,75 (B) 12,5 (C) 45,5 (D) 21,1 QUESTÃO

35

QUESTÃO

36

QUESTÃO

37

Na tirinha, Calvin pede ajuda a Susie para criação de nomes científicos para insetos. Essa brincadeira poderia ren-der um bom aprendizado, e se a professora fosse de Biologia, poren-deria ser um tema para a aula. Suponha que um dos insetos de Calvin seja uma espécie do popular besouro titã. Podemos dizer que sua classificação taxonômica e sua nomenclatura cientifica correta são, respectivamente:

(A) Filo Arthropoda e Titanus giganteus

(B) Filo Insecta e Titanus Giganteus

(C) Titanus Giganteus e Filo Arthropoda

(D) Filo Insecta e titanus giganteus

QUESTÃO

(16)

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Dentre as espécies iônicas a seguir, algumas são isoeletrônicas. Al3+; Ca2+; O2-; Na+; Cl-; S

2-A alternativa que apresenta respectivamente as espécies isoeletrônicas de menor raio atômico e de maior raio atômico são:

(A) Cl- e Ca2+

(B) S2- e Na+

(C) Ca2+ e S

2-(D) Al3+ e Cl

-Lolla em viagem com sua família para a Disney, ao sentir frio queria saber a temperatura que estava fazendo na localidade. Para isso olho em um termômetro da região que marcava a temperatura de 50 F. Após isso foi trans-formar a temperatura achada em Fahrenheit para Celsius. Qual foi o valor achado por Lolla nessa conversão?

(A) 20 °C

(B) 10 °C

(C) 15 °C

(D) 5 °C

Observe a imagem a seguir que ilustra a relação entre um vírus e uma célula hospedeira:

A partir da imagem, é possível concluir que se trata de um vírus de:

(A) DNA cadeia simples, e provavelmente é o HVI por ser uma transcrição reversa

(B) RNA, o qual utiliza as proteínas virais para sintetizar DNA celular de cadeia dupla (transcrição reversa).

(C) RNA cadeia simples e do processo de transcrição reversa, que origina cópias de DNA a partir do RNA viral.

(D) DNA que realizou transcrição para RNA com auxílio da enzima transcriptase reversa.

QUESTÃO

39

QUESTÃO

40

QUESTÃO

41

(17)

CIÊNCIAS DA NATUREZA

E g q,m

Fio

Um pêndulo está em equilíbrio, como mostra a figura abaixo e sob a ação do campo gravitacional vertical e um campo elétrico horizontal de amplitude 6,0 kV/m. Sabendo que a massa da corda é desprezível e a do corpo é de 4,0 kg. Qual é a tensão provocada no fio se o corpo está carregado positivamente de 5,0 × 10-3 C ?

(A) 25 N

(B) 50 N

(C) 90 N

(D) 10 N

De acordo com o diagrama de transição de fase apresentado abaixo é correto afirmar:

Temperatura

G

Tempo L

S

(A) representa uma substância pura pois a temperatura de fusão é constante

(B) representa uma mistura eutética pois se comporta como uma substância pura durante a fusão

(C) representa uma mistura azeotrópica pois se comporta como uma substância pura durante a ebulição

(D) representa uma substância pura pois a temperatura de ebulição é constante

Márcio, ao fazer um experimento no laboratório que envolvia replicação do DNA de leveduras, regulou a tem-peratura do meio de forma errada, tornando-o mais quente do que deveria constantemente. Ao final do experi-mento, percebeu que não obteve os resultados esperados, porque a temperatura alta demais:

(A) Não permitiu a abertura da fita dupla do DNA.

(B) Não estava adequada para a DNA polimerase atuar.

(C) Impediu o acesso ao material genético.

(D) Desnaturou a RNA polimerase.

QUESTÃO

42

QUESTÃO

43

QUESTÃO

44

(18)

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Quando reagirmos o acetileto em água, a reação química desse carbeto sempre dará origem a uma base inorgâ-nica e ao gás acetileno (C2H2). Supondo que 200 gramas de uma amostra de acetileto de cálcio são reagidos com excesso de água, produzindo 67,2L de gás acetileno nas condições normais de temperatura e pressão. A reação conforme a equação não-balanceada a seguir:

CaC2 + H2O → Ca(OH)2 + C2H2 A pureza de carbeto na amostra é:

(A) 80% (B) 86% (C) 92% (D) 96% QUESTÃO

45

Dentre os gases citados no texto, aquele (s) que corresponde a uma substância composta é (são) simbolizado (s) por: (A) Apenas CH4 (B) Apenas C2H2 (C) CH3 e C2H2 (D) CH4 e C2H2 QUESTÃO

46

Os carbetos são, de forma geral, substâncias binárias que apresentam o carbono como elemento químico mais eletronegati-vo. Os elementos químicos que formam os carbetos são os ametais de baixa eletronegatividade e metais. Os carbetos podem ser classificados de duas formas, em acetileto e metaneto. Para identificar o carbeto envolvido, basta reagir com água. Se sua reação produzir gás acetileno, este deve ser classificado como acetileto. Caso produza gás metano, este deve ser classificado como metaneto.

DIAS, Diogo Lopes. "Reações químicas com carbetos"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola. uol.com.br/quimica/reacoes-quimicas-com-carbetos.htm>. Acesso em 29 de dezembro de 2018.

(19)

CIÊNCIAS HUMANAS

A escala gráfica é a representação gráfica de várias distâncias no terreno sobre uma linha reta graduada. É constituída de um segmento à direita da referência zero, conhecida como escala primária, e de um segmento à esquerda da origem, conhecida como Talão ou escala de fracionamento, que é dividido em submúltiplos da unidade escolhida graduadas da direita para a esquerda

Adaptado de IBGE. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999

Sabendo que as divisões à direita da origem tem 4 cm cada, a escala numérica do mapa correspondente a esta escala gráfica é:

(A) 1: 25000

(B) 1: 2500

(C) 1: 20000

(D) 1: 250000

“Atualmente, Pernambuco é o décimo estado mais rico do Brasil. Em 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) per-nambucano fechou em R$140,7 bilhões, o equivalente a 2,6% da fatia nacional. No âmbito regional, a produção de Pernambuco é a segunda maior do Nordeste (19,5%), perdendo apenas para o estado da Bahia. Já a razão do PIB pela quantidade de habitantes, ou seja, o PIB per capita atingiu R$15.282,28, o segundo maior valor dentre os estados do Nordeste, atrás apenas de Sergipe.”

Lucas Ebbesen

Atualmente, o Nordeste é a terceira região em produção econômica, e a região de Pernambuco a 15ª econo-mia brasileira, entretanto no século XVII a chegada dos Holandeses fez com que a região se tornasse uma das principais localidades econômicas do mundo. O desenvolvimento econômico da região nordeste no período de Ocupação Holandesa pode ser explicado pelo desenvolvimento do(da):

(A) mercado açucareiro

(B) extração da borracha (C) mineração (D) agropecuária QUESTÃO

47

QUESTÃO

48

“Em 1492, os nativos descobriram que eram índios, Descobriram que viviam na América

Descobriram que estavam nus

Descobriram que deviam obediência a um rei a uma rainha de outro mundo e a um deus de outro céu E que esse deus havia inventado a culpa e o vestido

E que havia mandado que fosse queimado vivo quem adorasse o Sol e a Lua e a terra e a chuva que molha essa terra”

(GALEANO, Eduardo. Os filhos dos dias.L&PM. São Paulo. 2012).

A subversão dos valores culturais dos nativos abordada pelo poema esteve, naquele contexto, intimamente as-sociada aos objetivos ibéricos de:

(A) disseminar doenças epidêmicas na Mesoamérica

(B) introduzir hierarquias internas entre os ameríndios

(C) afirmar a superioridade racional-científica europeia

(D) expandir o cristianismo católico no Novo Continente

QUESTÃO

(20)

CIÊNCIAS HUMANAS

Princípio formulado por Friedrich Ratzel, segundo o qual deve o geógrafo, ao estudar um fato ou área, proceder a sua localização e delimitação, utilizando para tanto os recursos da cartografia.

O princípio da Geografia definido no trecho acima é o da:

(A) causalidade

(B) conexão

(C) atividade

(D) extensão

Em 2015, a invasão de Ceuta pelo Império Português completou 600 anos. Esse acontecimento é considerado o principal marco do pioneirismo lusitano nas chamadas Grandes Navegações do século XV.

Naquele cenário, a expansão marítima portuguesa originou-se, dentre outros aspectos, do seguinte fator:

(A) homogeneidade cultural

(B) proeminência industrial (C) liberdade econômica (D) centralização política QUESTÃO

50

QUESTÃO

51

Apesar do pouco conhecimento acessível a respeito da figura de Zumbi dos Palmares, a recuperação de sua

ima-QUESTÃO

52

“À beira do Douro, no Porto, foram construídas as três naus da armada de Vasco da Gama no século XV. No mesmo lugar, hoje, turistas são convidados a entrar num barco e navegar pelos canais do novo museu e parque interativo World of Discoveries (worldofdiscoveries.com ). [...] Neste ano, Portugal comemora 600 anos da conquista de Ceuta, no norte da África. A jornada passa pelo Cabo das Tormentas, com aparição do monstro Adamastor, e segue com incursões por Índia, China, Japão e Brasil.”

(oglobo.globo.com. 03/08/2015)

Monumento a Zumbi dos Palmares, Rio de Janeiro.

Idealizado por Darcy Ribeiro, o monumento é de autoria de João Figueiras Lima e foi executado pelo engenheiro Humberto Moura e foi inaugurado em 9 de novembro de 1986. A ideia da homenagem tem como objetivo fortalecer a consciência negra. Zumbi dos Palmares, principal líder quilombola da história do Brasil, não teve seu rosto registrado. Para a execução da escultura, o engenheiro usou como molde uma peça em bronze que representa um rei do Benim, do século XII, cujo original encontra-se no British Museum, em Londres.

(21)

CIÊNCIAS HUMANAS

Desde a criação do bloco, existe o projeto de padronizar as placas dos veículos das frotas de cada país pertencen-te ao Mercosul. Tal objetivo possui como propósito:

(A) facilitar a livre circulação de pessoas entre os países membros

(B) aumentar o fluxo comercial entre os países membros

(C) diminuir o fluxo ilegal de pessoas entre as fronteiras

(D) expandir as relações culturais entre os países

QUESTÃO

53

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou nesta sexta-feira (28) um novo adiamento para a implantação das placas do Mercosul. Com o novo prazo, os estados e o Distrito Federal têm até 30 de junho de 2019 para se adequar ao novo padrão. Este é a quinta mudança no cronograma de adoção da placa do Mercosul no Brasil. O padrão já é usado na Argentina e no Uruguai. Ela foi anunciada em 2014, deveria ter entrado em vigor por aqui em janeiro de 2016, foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado.

Disponível em: https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/01/02/placas-do-mercosul-e-multa-para-ciclista-veja-o-que-muda-na-lei-de-transito-em-2019.ghtml

(22)

CIÊNCIAS HUMANAS

Em astronomia, o periélio é o ponto da órbita de um corpo, seja ele planeta, asteroide ou cometa, que está mais próximo do Sol. Calcula-se que a distância entre a Terra e o Sol no periélio é de aproximadamente 147,1 milhões de quilômetros. Entretanto, afélio é o ponto da órbita em que um planeta ou um corpo está mais afastado do Sol. Calcula-se que a distância entre a Terra e o Sol no afélio é de aproximadamente 152,1 milhões de quilômetros.

Ilustração Periélio e Afélio.iptc.org

A partir do que foi evidenciado na imagem ilustrativa e no texto, afirma-se que tanto o periélio quanto o afélio impactam:

(A) a temperatura média da Terra

QUESTÃO

55

Adaptado de MAGNANO, Angélica A. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, v. 57, out./dez. 1995. p. 77

A regionalização acima foi elaborada por Pedro Pinchas Geiger, na década de 1960. Foram estabelecidas três grandes regiões (Centro-Sul, Nordeste e Amazônia), segundo critérios relacionados:

(A) às características morfoclimáticas e aos limites estaduais

(B) aos limites estaduais e à formação socioespacial

(C) à formação socioespacial e às características naturais

(D) aos aspectos socioeconômicos e às heranças do passado

QUESTÃO

(23)

CIÊNCIAS HUMANAS

Sobre a democracia ateniense é correto afirmar que:

(A) Todos aqueles que habitavam em Atenas eram aptos a participar da política

(B) A democracia ateniense copiava o modelo romano de política pois esse surgiu primeiramente

(C) Os escravos estrangeiros, depois de livres, estavam aptos a participar da democracia de Atenas

(D) A democracia ateniense se consolida após as reformas de Clístenes no chamado período clássico

QUESTÃO

56

A charge do cartunista Latuf representa o que ficou conhecida nos anos de 1970 e 1980 como Operação Con-dor. No qual, foi uma aliança político-militar entre vários regimes militares do Cone Sul. Dentre seus objetivos, pode-se destacar:

(A) minimizar a influência soviética – promover auxílio humanitário

(B) manter subserviência aos Estados Unidos – financiar a indústria bélica

(C) eliminar líderes de esquerda – manter o status quo

(D) maximizar a influência estadunidense – enfraquecer movimentos nacionalistas

QUESTÃO

57

“Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da maioria, é democracia. Nela [...] não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos [...]”

(24)

CIÊNCIAS HUMANAS

A partir do fragmento acima, é possível assinalar sobre a economia egípcia:

(A) A atividade agrícola ocorria independente das cheias e vazantes do rio Nilo

(B) Os camponeses trabalhavam sem nenhuma fiscalização do governo e sem precisarem pagar tributos

(C) De tempos em tempos os trabalhadores eram submetidos a trabalhos forçados, denominados de corveia

QUESTÃO

60

(https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/06/exec24his.jpg)

Baseando- se no mapa acima, é correto afirmar que no período destacado o Império Romano:

(A) Estava no auge do seu poderio militar e econômico

(B) Vivia na chamada “Pax Romana”, havendo boa administração dentro e fora do império

(C) Estava vivendo uma crise política e sofria diversos ataques de povos vizinhos

(D) Ainda não havia sido aberto ao cristianismo, fato que só aconteceria após a queda do império

O antagonismo entre os Estados Unidos e União Soviética foi o que marcou a Velha Ordem Mundial. Entretanto, sobre a Nova Ordem Mundial, pode-se afirmar que:

(A) com a diversificação da economia, países emergentes como Brasil, Rússia, Índia e China galgassem maior centralidade nas relações diplomáticas por terem economia planificada

(B) não possui mais uma rígida geometria bipolar, mas sim uma multipolaridade do poder global

(C) através de uma ordem multipolar, fez com que acabassem as diferenças entre países de primeiro e segundo mundo

(D) houve um fortalecimento entre o multilateralismo através do enfraquecimento dos blocos econômicos

QUESTÃO

58

QUESTÃO

59

“No Egito antigo, as atividades agrícolas eram um setor fundamental da economia. Nós as conhecemos bem, do ponto de vista da descrição, em virtude das copiosas cenas representadas nas pinturas e relevos de tumbas”

(25)
(26)
(27)
(28)

Referências

Documentos relacionados

A jornada semanal de 12 horas dos procuradores jurídicos em efetivo exercício será cumprida, alternadamente, entre regime de plantão presencial e trabalho à distância

o São exemplos de atividades institucionais: aulas, reuniões, comissões, conselhos, seminários, encontros, fóruns de discussão, visitas institucionais,

Embora esteja cada vez mais bem documentada a magnitude da dispersão no meio ambiente de poluentes tóxicos produzidos pelo homem, poucas pessoas sabem que esses mesmos compostos

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

A produção de dados ocorreu de maio à setembro de 2016, mediante análise documental inicial dos prontuários dos idosos hospitalizados, para caracterização do

conseqüências de suas atitudes , jogando com a indefinição sempre.. acontecimentos são indefinidos apenas para o lado masculino pois elas se mantém absolutamente cientes de

Se o examinando montar a figura corretamente dentro do limite de tempo, não aplicar a segunda tentativa, passar para a primeira tentativa do item 6. Se o examinando montar a

Assim, este trabalho teve como objetivo principal estudar a influência da incorporação de material reciclado pós-consumo ao PEAD virgem, em diversas porcentagens, quanto as suas