• Nenhum resultado encontrado

Ementa Modelo Padrao

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ementa Modelo Padrao"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

Universidade de Brasília - UnB

Universidade de Brasília - UnB

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação - FACE

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação - FACE

Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais - CCA

Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais - CCA

Página 1 de 3 Página 1 de 3

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO

Disciplina

Disciplina

METODOLOGIA

METODOLOGIA DA

DA PESQUISA

PESQUISA EM

EM CIÊNCIAS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTÁBEIS (187224)

(187224)

Créditos/Horas

Créditos/Horas 002-000-000-003 créditos, 30 horas002-000-000-003 créditos, 30 horas Curso

Curso Bacharelado em Ciências ContábeisBacharelado em Ciências Contábeis Modalidade

Modalidade OptativaOptativa Professor

Professor Responsável Responsável

Cláudio Moreira Santana Cláudio Moreira Santana

cldsantana@unb.br ou claudios@abordo.com.br cldsantana@unb.br ou claudios@abordo.com.br Semestre

Semestre 1º período letivo de 20071º período letivo de 2007 Pré-Requisitos

Pré-Requisitos  Não há Não há Horário de aulas

Horário de aulas Sábados, de 10h00 as 11h40Sábados, de 10h00 as 11h40 Local

Local FA AT 04FA AT 04

Atendimento aos Atendimento aos alunos

alunos Agendar com o professor o horário mais adequadoAgendar com o professor o horário mais adequado Objetivos da

Objetivos da Disciplina

Disciplina Capacitar o aluno ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa científica, tanto no que concerne aos aspectosCapacitar o aluno ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa científica, tanto no que concerne aos aspectostécnicos como nos aspectos práticos.técnicos como nos aspectos práticos. Metodologia de

Metodologia de Ensino

Ensino Aulas expositivas-dialogadas, com utilização de retro-projetor, seminários e discussões em grupo e uso daAulas expositivas-dialogadas, com utilização de retro-projetor, seminários e discussões em grupo e uso daPlataforma Moodle.Plataforma Moodle. Ementa

Ementa Projeto de pesquisa, abordagens metodológicas, tipos e técnicas de pesquisa, coleta e análise de dados, validação,Projeto de pesquisa, abordagens metodológicas, tipos e técnicas de pesquisa, coleta e análise de dados, validação,formatação e apresentação oral e escrita de trabalhos acadêmicos-científicos e processo de orientação de trabalhosformatação e apresentação oral e escrita de trabalhos acadêmicos-científicos e processo de orientação de trabalhos acadêmicos-científicos.

acadêmicos-científicos.

Programa Programa

1.

1. Pesquisa de cunho científicoPesquisa de cunho científico – viabilidade, relevância e originalidade; – viabilidade, relevância e originalidade; 2.

2. Projeto de pesquisaProjeto de pesquisa – preocupações e partes que deve conter; – preocupações e partes que deve conter; 3.

3. ConhecimentoConhecimento – tipos de conhecimento, enquadramento da contabilidade no campo do conhecimento; – tipos de conhecimento, enquadramento da contabilidade no campo do conhecimento; 4.

4. Abordagens metodológicasAbordagens metodológicas  – principais abordagens metodológicas utilizadas na pesquisa em ciências  – principais abordagens metodológicas utilizadas na pesquisa em ciências contábeis (positivismo, estruturalismo, dialética, fenomenologia);

contábeis (positivismo, estruturalismo, dialética, fenomenologia); 5.

5. Tipologia da pesquisaTipologia da pesquisa – quantitativa e qualitativa; exploratória, descritiva e explicativa. Etc; – quantitativa e qualitativa; exploratória, descritiva e explicativa. Etc; 6.

6. Estratégias e técnicas de pesquisaEstratégias e técnicas de pesquisa  – Questionários e escalas de atividade, entrevista, Pesquisa  – Questionários e escalas de atividade, entrevista, Pesquisa documental e análise de conteúdo, estudo de caso, método experimental, pesquisa bibliográfica, etc;

documental e análise de conteúdo, estudo de caso, método experimental, pesquisa bibliográfica, etc; 7.

7. AmostragemAmostragem –  – papel papel da da amostragem amostragem na na pesquisa, pesquisa, tipos tipos de de amostragem, amostragem, cálculo cálculo de de amostras, amostras, erroerro amostral e intervalo de confiança.

amostral e intervalo de confiança. 8.

8. Coleta e análise de dadosColeta e análise de dados  – avaliação quantitativa e qualitativa de coleta de dados e de resultados de  – avaliação quantitativa e qualitativa de coleta de dados e de resultados de  pesquisa empírica;

 pesquisa empírica; 9.

9. ValidaçãoValidação – Validação de instrumentos de coleta de dados; – Validação de instrumentos de coleta de dados; 10.

10. Apresentação, estrutura e formataçãoApresentação, estrutura e formatação –  – partes partes que que deve deve conter conter o o trabalho, trabalho, normas normas ABNT, ABNT, citações citações ee referências.

referências. 11.

11. Apresentação oral e a escrita de trabalhosApresentação oral e a escrita de trabalhos – cuidados  – cuidados na escrita na escrita e na e na apresentação oral apresentação oral de trabalhos de trabalhos dede cunho científico e de cunho didático.

cunho científico e de cunho didático.

Critério de Critério de Avaliação Avaliação

A avaliação da disciplina constará de quatro itens: A avaliação da disciplina constará de quatro itens:

1.

1. Participação do aluno na discussão dos temas apresentados, bem como comportamento no momento daParticipação do aluno na discussão dos temas apresentados, bem como comportamento no momento da apresentação e discussão pelos grupos -10% da menção;

apresentação e discussão pelos grupos -10% da menção; 2.

2. Exercícios, atividades e controles de leitura na plataformaExercícios, atividades e controles de leitura na plataformaMoodleMoodle - 40% da menção; - 40% da menção; 3.

3. Exposição oral de conteúdo – 10% da mençãoExposição oral de conteúdo – 10% da menção 4.

4. Projeto de pesquisa sobre tema na área de ciências contábeis - 40% da menção.Projeto de pesquisa sobre tema na área de ciências contábeis - 40% da menção.

Avaliação do projeto de pesquisa será efetuada com base em 9 (nove) quesitos do trabalho segundo a Escala Likert Avaliação do projeto de pesquisa será efetuada com base em 9 (nove) quesitos do trabalho segundo a Escala Likert (1932) (de 1 a 5). Além disso, nos quesitos cuja nota atribuída tenha sido inferior a três serão feitos comentários (1932) (de 1 a 5). Além disso, nos quesitos cuja nota atribuída tenha sido inferior a três serão feitos comentários construtivos para que os autores saibam o motivo da avaliação.

(2)

Universidade de Brasília - UnB

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação - FACE

Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais - CCA

Página 2 de 3

Nº QUESITOS A SEREM AVALIADOS

1 A abordagem ao tema é atual, relevante e oportuna. 2 O objetivo da pesquisa está claro e bem definido.

3 A base teórico-conceitual é consistente e reflete o estado-da-arte do conhecimento na área. 4 O objeto de pesquisa e a metodologia estão claramente delineados e adequados aos objetivosdo trabalho. 5 As justificativas apresentados revelam a importância da pesquisa.

6 A bibliografia apresentada é coerente com a temática estudada.

7 O projeto representa uma contribuição científica para o conhecimento em Controladoria eContabilidade e/ou para a prática nesta área do conhecimento. 8 O projeto observa adequadamente as normas gramaticais da língua portuguesa.

9 O projeto observa as normas metodológicas adequadas (citações, referências, quadros,tabelas, etc.) Será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez) para os demais itens de avaliação.

A menção final será obtida pelo somatório das notas, ponderadas, de cada item de avaliação. Todas as notas serão individuais, exceto se for atividade do itens 1 proposta em grupo.

O aluno tem direito a 25% de faltas, além desse percentual será automaticamente reprovado (menção SR). O aluno matriculado em uma turma não pode freqüentar a outra.

Conduta esperada

Espera-se dos participantes uma conduta profissional, a qual é construída tendo como fundamento o respeito mútuo. Essa conduta inclui os elementos abaixo, embora não se limite somente a estes:

• Presença nas aulas: cada aula se beneficia da presença e participação de todos. A nota de participação será

afetada negativamente pelas ausências às aulas.

• Pontualidade: quem chega atrasado pode interromper a exposição do professor e as discussões em classe,

além de significar um desrespeito para com os que chegaram na hora.

• Minimizar interrupções:  telefones celulares, pagers  e outros aparelhos eletrônicos devem ser desligados

durante as aulas. Evitar sair e reentrar na sala. Evitar também conversas paralelas com outros alunos, após o início da aula.

• Foco na aula: não usarlap-top ou dispositivos eletrônicos similares, enquanto em sala de aula, para realizar

tarefas não relacionadas com a aula. O acesso à internet, e-mail, mensagens via celular, etc, enquanto em aula, é uma atitudemuito desrespeitosa, que pode interromper os outros colegas e a própria aula.

• Estar preparado para a aula: a cada aula, os alunos devem estar prontos para discutir as leituras exigidas e

a responder as tarefas solicitadas pelo professor.

• Respeito: todos devem agir de maneira respeitosa com todos os participantes da classe.

A menção final reflete a aderência dos alunos a estes princípios, embora não esteja limitada somente a estes.

Calendário de Atividades

Aula Data Item do programa Atividades adesenvolver Bibliografia recomendada 1 17/03 Pesquisa de cunhocientífico Discussão dos objetivosda disciplina CASTRO (2006)

2 24/03 Conhecimento econtabilidade Aula expositiva dialogada BEUREN (2005)

3 31/03 Tipologia da pesquisa Aula expositiva dialogada CASTRO (2006); BEUREN (2005) 07/04 Ponto facultativo Sábado de aleluia

4 14/04 Projetos de pesquisa Aula expositiva dialogada CASTRO (2006), BEUREN (2005) 21/04 Feriado (Tiradentes)

5 28/04 Abordagens metodológicas Aula expositiva dialogada APOLINÁRIO (2006), MARCONIe LAKATOS (2002) 6 05/05 Técnicas de pesquisa Aula expositiva dialogada APOLINÁRIO (2006), MARCONIe LAKATOS (2002) 7 12/05  pesquisaTécnicas e estratégias de Aula expositiva dialogada APOLINÁRIO (2006), MARCONIe LAKATOS (2002) 8 19/05 Estratégias de pesquisa Aula expositiva dialogada APOLINÁRIO (2006),

(3)

Universidade de Brasília - UnB

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação - FACE

Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais - CCA

Página 3 de 3

26/05 Entrega do trabalho em grupo, via MOODLE

10 02/06 Coleta e análise de dados Aula expositiva dialogada APOLINÁRIO (2006), SMITH(2003), FLINCK (2004) 09/06 Feriado (Corpus Christi)

11 16/06 Validação de instrumentos

de pesquisa Aula expositiva dialogada SMITH (2003), FLINCK (2004) 12 23/06 Apresentação eestruturação dos trabalhos Aula expositiva dialogada

23/06 Entrega do artigo via MOODLE

13 30/06 Formatação de trabalhoscientíficos. Aula expositiva dialogada FEITOSA (1991) Calendário acadêmico disponível em http://www.unb.br/graduacao/calendarios/index.php

Bibliografia Recomendada

Básica:

APPOLINARIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Pioneira, 2006.

BEUREN, Ilse Maria (org.). Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: teoria e prática. São Paulo, Atlas. 2003.

CASTRO, Cláudio de Moura.A prática da pesquisa. 2ªed. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2006.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria.Técnicas de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. OLIVEIRA, Antônio Benedito silva (org.) Métodos e técnicas de pesquisa em Contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2003.

FLINCK, Uwe.Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. SMITH, Malcolm. Research methods in accounting. London: Sage, 2003.

Complementar:

BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2002.

CERIBELLI, Marilda Corrêa.Como elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa científica. Rio de janeiro: 7letras, 2003.

CUNHA, Murilo Bastos da.Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2001.

FEITOSA, Vera Cristina. Redação de Textos Científicos, 7ª ed. Campinas, SP: Papirus. 1991.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. (adaptação de SIMAN, Lana Mara) Belo horizonte: Ed. UFMG, Porto Alegre: Artmed. 1999.

Informações Adicionais

Código de acesso ao material da disciplina na plataforma Moodle. 12007187224 (http//:aprender.unb.br).

O Cronograma das atividades pode ser flexibilizado, de acordo com as necessidades da turma e/ ou do professor,  podendo as datas e/ou atividades serem alteradas.

O aluno tem direito a 25% de faltas, além desse percentual será automaticamente reprovado (menção SR); O aluno matriculado em uma turma não pode freqüentar a outra.

É obrigação do alunoa conferência das menções lançadas no Sistema de Administração de Graduação (SIGRA), afixadas no mural do CCA ao final do semestre (ver calendário acadêmico).

Conforme calendário acadêmico da Universidade, a revisão da menção somente poderá ser solicitada dentro do  prazo estabelecido, NÃO serão recebidas revisões após o prazo estabelecido.

Os coordenadores de curso estão à disposição para quaisquer orientações, basta marcar horário pelo e-mail dccagraduacao@unb.br 

Brasília, 12 de março de 2007.

Cláudio Moreira Santana 149942

Referências

Documentos relacionados

A infecção pelo Vaccinia vírus não é totalmente considerada como de ocorrência natural, embora transmissão de ordenhadores para vacas e de vacas para o homem tenham ocorrido,

Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estimar a diversidade genética para o pré-melhoramento de indivíduos de jenipapo procedentes do Estado de Sergipe, e avaliar o

A tendência a uma distribuição nor- mal, observada para o ritmo de emergência dos adultos prove- nientes dos diferentes tipos de fezes recém-emitidas, sofreu mo- dificações

Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética de acessos de Saccharum do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Tabuleiros Costeiros, e caracterizá-los in

1) O sujeito que viveu a experiência real, ou seja, sobreviveu ao cárcere, relacionou-se com outros presos, teve a saúde debilitada, entre outras consequências geradas em

polimorfismo e amplitude de bases, gerados pelas reações de PCR para estudo da diversidade genética entre indivíduos de população de cambuizeiro (Myrciaria tenella O.

O levantamento dos dípteros califorídeos no município de Itaboraí se destinou a identificar as espécies existentes na área, quantificar as predominantes,

Em 29 doentes identificaram-se alterações significativas da condução (definidas como bloqueio aurIculo-ventricular de 2º grau Mobitz II ou de 3º grau, doença do nó sinusal